CAPÍTULO 17 Qualidade de vida na América Latina
De modo geral, uma significativa parcela da população latino-americana tem baixa qualidade de vida, ou seja, não possui acesso a uma moradia digna, sistema de saúde, educação de qualidade etcétera Nessa região, é grande o número de pessoas que vive em situação de pobreza, sem condições de suprir necessidades básicas, como alimentação, vestuário e medicamentos. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2019, na América Latina, cerca de 27 milhões de pessoas viviam com menos de 1,90 dólar por dia.
Da segunda metade do século vinte em diante, a população de alguns países latino-americanos foi beneficiada pêla ampliação de serviços médico-sanitários (como vimos na página 174), mas, mesmo assim, ainda hoje, milhões de pessoas convivem diariamente com um sistema público de saúde ineficiente.
Além dêsses problemas, a elevada concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população é um fator que contribui para a baixa qualidade de vida.
Essa situação, agravada ainda mais pelos baixos salários da maioria dos latino-americanos, dificulta o acesso a alimentação, moradia e serviços básicos adequados, levando-os a viver em condições precárias.
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
- Analisar as condições de vida da população latino-americana, identificando questões como pobreza e desigualdade social no conjunto dessas populações.
- Perceber que o rápido processo de urbanização dos países da América Latina não foi acompanhado pêlo desenvolvimento de serviços básicos e infraestrutura suficientes para atender ao crescimento da população nos centros urbanos.
Justificativas
O estudo dêste capítulo é necessário para a compreensão da situação socioeconômica atual da América Latina, verificando que o desordenamento urbano, a superpopulação e o acúmulo de resíduos sólidos (lixo) são exemplos de consequências que assolam as grandes cidades da América Latina em razão da falta de planejamento urbano.
Dessa fórma, as habilidades ê éfe zero oito gê ê um seis, ê éfe zero oito gê ê um sete e ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê são exploradas no capítulo, uma vez que a questão da segregação espacial também é abordada.
- Comente com os alunos que a falta de médicos, de leitos hospitalares e de campanhas de vacinação eficientes estão entre as principais causas das elevadas taxas de mortalidade, sobretudo, infantil, em muitos países da América Latina.
- Comente também sôbre o chamado Coeficiente de Gini, que mede a desigualdade na distribuição de renda de uma população. êsse número varia entre 0 a 1, sendo que zero representa a completa igualdade, enquanto o número 1 representa o oposto (desigualdade extrema). Para exemplificar, comente sôbre os dados da Eslovênia, país com menor desigualdade na distribuição de renda (0,424), com o Brasil (0,539).
- Se achar interessante, peça-lhes que façam uma pesquisa na internet acêrca do Coeficiente de Gini de outros países latino-americanos.
A baixa qualidade de vida de grande parte da população latino-americana pode ser verificada por meio dos indicadores sociais, como expectativa de vida, analfabetismo, mortalidade infantil e a renda per capita.
O quadro a seguir mostra os indicadores socioeconômicos de alguns países da América Latina em comparação com os de alguns países desenvolvidos.
Grupo A |
|||||
---|---|---|---|---|---|
Países subdesenvolvidos da América Latina |
Expectativa de vida (em anos) 2019 |
Analfabetismo (%) 2018 |
Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2019 |
Renda per capita (US$) 2020 |
IDH 2019 |
Haiti |
64 |
39,3** |
46 |
1.272 |
0,510 |
Uruguai |
77,9 |
1,2 |
5 |
15.419 |
0,817 |
Brasil |
75,9 |
7,6 |
13 |
6.815 |
0,765 |
Grupo B |
|||||
Alguns países desenvolvidos no mundo |
Expectativa de vida (em anos) 2019 |
Analfabetismo (%) 2018 |
Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2019 |
Renda per capita (US$) 2020 |
IDH 2019 |
Austrália |
83,4 |
* |
3 |
51.680 |
0,944 |
Estados Unidos |
78,9 |
* |
5 |
63.028 |
0,926 |
Japão |
84,6 |
* |
2 |
39.918 |
0,919 |
*Nesses países, a taxa de analfabetismo é muito pequena em relação ao total da população.
**Dados de 2016.
Fontes de pesquisa: . cía The World Factbook. Disponível em: https://oeds.link/S8gKbM . penúdi Relatório do desenvolvimento humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. DATABANK: World Development Indicators. The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. POPULATION Prospects. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/1rEATQ. Acessos em: 25 julho 2022.
Questão 1.
Compare os indicadores socioeconômicos dos países latino-americanos (grupo A) com os dos países desenvolvidos (grupo B) e responda às questões a seguir no caderno.
- Qual grupo apresenta os melhores índices de í dê agá?
- Com base no quadro, podemos dizer que a população haitiana possui a mesma condição de vida da população brasileira? Por quê?
Conforme podemos perceber, o quadro nos mostra que os indicadores socioeconômicos dos países latino-americanos são mais baixos quando comparados com os indicadores dos países desenvolvidos. Além disso, ele também nos mostra que existe um grande contraste socioeconômico entre os próprios países. Verifique, por exemplo, que a renda per capita de um haitiano é aproximadamente doze vezes menor que a de um uruguaio.
Respostas e comentários
Questão 1. a) Resposta: O grupo B, de países desenvolvidos.
Questão 1. b) Resposta: Não, pois os indicadores socioeconômicos do Haiti são inferiores.
Atividade a mais
Trabalho de campo
- Providencie, antecipadamente, autorização dos pais ou dos responsáveis para que os alunos realizem a atividade fóra da escola.
- Organize um roteiro, a fim de percorrer áreas onde os alunos possam observar e perceber a qualidade de vida dos moradores. Durante o percurso, comente alguns problemas relacionados à baixa qualidade de vida, como: moradias construídas com materiais inadequados; em áreas de risco, como fundo de vales e encostas de morros; transportes públicos precários e ineficientes; falta de policiamento; terrenos baldios com lixo acumulado; despejo de esgôto industrial ou doméstico nos rios ou lagos; queimadas ou derrubada de matas etcétera Se possível, registre as observações com fotos e/ou croquis.
- Após a realização do trabalho de campo, peça aos alunos que façam um relatório utilizando as fotos e/ou croquis produzidos. Em seguida, promova um debate em que os alunos conversem sôbre o que observaram.
• Aproveite a proposta de trabalho de campo para desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa em observação e produção de relatório. Essa proposta permite ao aluno identificar problemas e entender relações estabelecidas no momento da observação, analisando-as. Explique aos alunos que as observações realizadas durante a etapa de desenvolvimento devem ser anotadas em uma caderneta, desenvolvendo, assim, a tomada de nota. Destaque que essa etapa é muito importante, pois é o momento em que é anotado tudo aquilo que é observado no trabalho de campo. Na sequência, os alunos devem fazer a produção de um relatório, contendo: texto introdutório de apresentação, texto descritivo do que foi observado, conclusão a que chegaram e, se achar interessante também, a elaboração de um croqui de alguma paisagem observada.
A concentração de renda no Brasil
A elevada concentração de renda é uma realidade em muitos países do mundo, sobretudo nos países subdesenvolvidos. O texto a seguir trata da concentração de renda existente no Brasil. Leia-o com atenção.
reticências Por volta de 1990, os 10% mais ricos ficavam com mais da metade da renda nacional enquanto os 10% mais pobres recebiam 0,6% dela. Essas proporções significam que o que um representante médio daqueles mais ricos recebia e gastava em quatro dias era igual ao valor que, em média, um representante dos 10% mais pobres levava todo um ano para ganhar.
A melhora havida na distribuição de renda brasileira, em especial neste início de século, nos tirou do último lugar. Entretanto, ainda estamos em uma das piores posições. Atualmente, o que um típico representante dos 10% mais ricos ganha em pouco mais de uma semana equivale àquilo que um dos representes dos mais pobres leva um ano para ganhar. reticências
HELENE, Otaviano. Concentração de renda no Brasil: educação e desigualdade. Le Monde Diplomatique, 20 fevereiro 2015. Disponível em: https://oeds.link/m4tWXK. Acesso em: 29 julho 2022.
Distribuição de renda e desigualdade social no Brasil (2015)
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/Fx6uw1. Acesso em: 25 julho 2022.
• Com os colegas e o professor, promovam um debate sôbre as desigualdades sociais existentes em geral no Brasil e também no município onde vocês vivem. Conversem sôbre as causas e as consequências dessas desigualdades sociais e o que poderia ser feito para diminuir a grande distância econômica que separa ricos e pobres.
Respostas e comentários
Resposta do boxe A concentração de renda no Brasil nas orientações ao professor.
• A proposta de debate explora as habilidades ê éfe zero oito gê ê um sete e ê éfe zero oito gê ê dois zero da , ao promover a análise e a discussão Bê êne cê cê sôbre a desigualdade social e a segregação socioespacial. Também desenvolve aspectos das Competências específicas de Geografia 5 e 7 e da Competência específica de Ciências Humanas 6, ao abordar procedimentos de defesa de ideias com base em questões que envolvem princípios éticos, democráticos e solidários.
Algo a mais
- A Folha de S.Paulo traz uma discussão nesse podcast acêrca da desigualdade de renda.
- CAFÉ da Manhã. A desigualdade no Brasil. Folha de S.Paulo, 20 agosto 2019. Disponível em: https://oeds.link/6eDTpH. Acesso em: 7 julho 2022.
Resposta
Resposta pessoal. Durante o debate, incentive a participação de todos os alunos e o respeito às diferentes opiniões e ideias.
A urbanização dos países latino-americanos
A urbanização é uma tendência mundial e mais da metade da população do mundo vive em cidades. Segundo dados da ônu, em 2020, a América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo, tendo 90% da sua população total morando em áreas urbanas. Observe o quadro a seguir.
País |
População (em mil habitantes) |
Taxa de urbanização (em %) |
---|---|---|
Brasil* |
213.317 |
87 |
Argentina |
45.277 |
92 |
Uruguai |
3.426 |
96 |
Chile |
19.493 |
88 |
Fontes de pesquisa: * í bê gê É. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação 2021. Disponível em: https://oeds.link/9n7wrh UNITED Nations. World urbanization prospects. Disponível em: https://oeds.link/UaURuz. Acessos em: 26 julho 2022.
O processo de urbanização da América Latina ganhou fôrça a partir da metade do século vinte. Naquele período, a intensificação da concentração fundiária tornou cada vez mais difícil a vida dos pequenos agricultores, que se viram obrigados a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida.
Em alguns países, como Brasil e Argentina, a mecanização do campo e o processo de industrialização intensificaram a migração. Nesses países, a inserção de ferramentas e maquinários modernos no campo substituiu grande parte da mão de obra rural; com isso, muitos trabalhadores rurais desempregados passaram a buscar emprêgo nas fábricas das cidades.
Respostas e comentários
- O conteúdo apresentado nas páginas 189 e 190 tratam das habilidades ê éfe zero oito gê ê um seis e ê éfe zero oito gê ê um sete da , ao abordar as principais problemáticas decorrentes da urbanização dos países latino-americanos. Bê êne cê cê
- Comente com os alunos que o ritmo acelerado de urbanização na América Latina também elevou o número de grandes aglomerados urbanos, alguns com mais de cinco milhões de habitantes. Entre , São Paulo, no Brasil, e Cidade do México, no México. êles
- No estudo do tema, relembre os alunos de que o processo de migração da população do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida é conhecido como êxodo rural, e que caracteriza muitas cidades que tiveram rápido crescimento populacional na América Latina.
O crescimento urbano desordenado
O processo de urbanização da América Latina, assim como em outras regiões, adquiriu um ritmo muito acelerado e desordenado, que não foi acompanhado pêlodesenvolvimento de serviços básicos urbanos, como ampliação de sistemas de transportes, de abastecimento de água e de coleta de resíduos sólidos (lixo) e esgôto.
Com o passar do tempo, em várias cidades latino-americanas, começaram a se agravar os problemas urbanos, como o aumento de moradias precárias em áreas sem infraestrutura – rede de esgôto, eletricidade e água encanada, por exemplo; a falta de segurança; a intensificação do trânsito de veículos e de pessoas; e a insuficiência de rede de transportes coletivos públicos.
O acelerado processo de urbanização da América Latina acarreta ainda diversos problemas de ordem ambiental. Entre problemas, que também afetam outras grandes cidades do mundo, podemos citar:
- a poluição da atmosfera, que compromete a qualidade do ar e contribui para intensificar o efeito estufa;
- a impermeabilização dos solos, que pode provocar enchentes – isso ocorre porque, em decorrência da grande quantidade de construções (casas, edifícios, ruas etcétera), a água das chuvas não consegue se infiltrar naturalmente no solo e acaba provocando alagamentos;
- a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros, que podem provocar deslizamentos de terra;
- a geração crescente de lixo e o descarte inadequado de resíduos domésticos e industriais, que podem causar doenças.
Respostas e comentários
• Comente com os alunos que, embora algumas ações tenham sido realizadas para sanar muito dos problemas urbanos, elas ainda são urgentes na América Latina.
Atividade a mais
- É possível estabelecer um diálogo com os alunos a respeito da sustentabilidade ambiental na cidade onde êles moram. Para isso, sugira que a turma pesquise quais são os problemas ambientais de sua cidade ou mesmo distrito onde está localizada sua residência e/ou escola, e tragam para discussão em sala de aula. Peça-lhes que, se possível, registrem por meio de fotos ou vídeos, imagens que retratem os problemas ambientais na cidade onde moram. êsse registro contempla aspectos da Competência geral 4 da . Bê êne cê cê
- Em sala de aula, promova uma apresentação da pesquisa realizada pelos alunos e conversem a respeito do que puderam observar. Ela pode ser realizada por meio das fotos em vídeo em um programa de computador que aceite imagens, sons e textos. Essa atividade aborda as culturas juvenis, pois aborda a criatividade dos alunos, dando-lhes oportunidade de mostrar o que são capazes de fazer usando recursos tecnológicos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Quais são as principais causas da baixa qualidade de vida da população latino-americana?
- Quais fatores foram responsáveis pêlo acelerado processo de urbanização registrado na América Latina a partir da metade do século vinte?
- Segundo dados da ônu, “a América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo”. Explique essa afirmação.
Aprofundando os conhecimentos
4. Observe a foto.
- A foto retrata um dos problemas gerados pêlo rápido e desordenado processo de urbanização da América Latina. Qual é êsse problema?
- Quais problemas relacionados ao crescimento desordenado das cidades existem no município onde você mora?
5. O gráfico mostra o modo como a renda gerada no Brasil é distribuída entre a população. Observe-o atentamente.
Distribuição de renda no Brasil (2015)
Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/PdKY9J. Acesso em: 29 julho 2022.
- Como o gráfico retrata a desigualdade social existente no Brasil?
- De acôrdo com o que você estudou, qual é a relação entre a distribuição de renda e os problemas sociais existentes no Brasil e em outros países da América Latina?
Respostas e comentários
1. Resposta: A principal causa da baixa qualidade de vida da população latino-americana se deve, sobretudo, à ineficiente saúde pública e à elevada concentração de renda.
2. Resposta: A intensa concentração fundiária dificultou a vida dos pequenos agricultores, que passaram a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida. Em alguns países como Brasil e Argentina, a mecanização do campo e o processo de industrialização intensificaram êsse processo de migração.
3. Resposta: A maior parte da população da América Latina vive em áreas urbanas.
4. a) Resposta: O aumento das áreas de moradias precárias em locais sem infraestrutura e também a baixa renda de parcelas da população.
4. b) Resposta: Resposta pessoal. Os alunos podem citar problemas de ordem ambiental, como poluição atmosférica, enchentes, deslizamento de encostas ocupadas irregularmente e aumento da geração de lixo.
5. a) Resposta: No gráfico, enquanto 27% dos brasileiros vivem com apenas um salário-mínimo, 1% vive com mais de 20 salários-mínimos.
5. b) Resposta: A distribuição desigual de renda associada aos baixos salários impede que as pessoas tenham acesso a itens básicos para uma boa qualidade de vida, como medicamentos, alimentação e moradias adequadas. Por isso as condições de vida de milhões de pessoas na América Latina são precárias.
- As atividades 1 a 5 exploram as habilidades ê éfe zero oito gê ê um seis e ê éfe zero oito gê ê um sete da , ao analisarem e compreenderem a problemática urbana decorrente da urbanização da América Latina, bem como a dinâmica populacional relacionada à condição de vida e de trabalho. Bê êne cê cê
- As atividades 4 e 5 exploram a Competência específica de Geografia 4 da , pois usam diferentes gêneros textuais para desenvolver o pensamento geográfico e a resolução de problemas. Bê êne cê cê
- Na questão 5, retome as discussões das páginas 186 a 188. Reforce a natureza exploratória do processo de colonização da América Latina.
Atividade a mais
- Para finalizar o conteúdo, proponha à turma a produção de um grafite. êle deve retratar aspectos da condição de vida dos países da América Latina. A atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente. Instigue os alunos a pensar em elementos que são relevantes e que deveriam estar evidenciados no grafite. Instrua-os a desenhá-lo em uma folha de sulfite.
- Esta atividade pode ter dois desfechos: o primeiro, com a exposição dos grafites em um mural onde todos da escola possam apreciá-los; o segundo, por meio de um concurso para escolher o melhor grafite. Nesse último caso, as produções devem ser avaliadas por todos da escola. Depois de eleger uma delas, com a ajuda de um profissional e com o consentimento do diretor, o grafite pode ser pintado nos muros da escola.
- Essa proposta explora o pensamento computacional, uma vez que os alunos deverão dividir as etapas da produção do grafite, selecionar os assuntos que serão abordados e, por fim, realizar a tarefa. Esta atividade também aborda as culturas juvenis, pois permite aos alunos utilizar a criatividade e expressar suas identidades por meio da arte, testando os seus limites.
- As Competências específicas de Ciências Humanas 2 e 7 da Bê êne cê cê também são exploradas com esta atividade, pois permitem aos alunos compreender o mundo social e cultural por meio de diferentes gêneros textuais, relacionando noções de localização e conexão. Ao valorizar as diversas manifestações culturais e tornar-se sujeito ativo de suas produções, explora-se a Competência geral 3 da . Bê êne cê cê