CAPÍTULO 19 Geopolítica e integração na América Latina
Apesar das semelhanças culturais e do passado de exploração colonial comum que apresentam, historicamente os países latino-americanos mantêm relações comerciais e econômicas mais efetivas com outros países do mundo do que com seus próprios vizinhos.
Entretanto, nas últimas décadas do século passado e também no século atual, inúmeras tentativas de aproximação e integração regional têm sido colocadas em prática entre os países latino-americanos. Isso tem ocorrido tanto no plano político, com acôrdos que reforçam os laços entre os govêrnos da região, quanto no plano econômico, por meio do estabelecimento de parcerias e acôrdos comerciais.
A integração no plano político
No plano político, o processo de integração dos países latino-americanos começa a tomar impulso ainda na metade do século vinte, com a criação de organismos regionais, entre êles, a Organização dos Estados Americanos ( ô ê á), a Organização dos Estados Ibero-americanos ( ó ê Í), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), entre outros.
Veja a seguir as principais características de alguns dêsses organismos.
• ô ê á (Organização dos Estados Americanos): fundada em 1948 com o objetivo de adotar medidas a fim de garantir a integridade territorial e a autonomia dos países-membros. Atualmente, a organização conta com a participação de todos os 35 Estados independentes do continente americano, além de autorizar a participação de outros setenta países na condição de observadores permanentes. Entre os principais objetivos da ô ê á, estão a manutenção e o fortalecimento da democracia, o respeito aos direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento socioeconômico.
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
- Conhecer questões geopolíticas que envolvem a América Latina.
- Reconhecer quais são os principais organismos regionais no plano político e econômico presentes na América Latina.
- Identificar a importância do Mercado Comum do Sul (Mercosul) para a América Latina.
- Analisar os conflitos territoriais na América Latina.
Justificativas
O estudo dos temas abordados no decorrer dêste capítulo auxilia os alunos na compreensão das características políticas, econômicas e geopolíticas dos países da América Latina na atualidade. Dessa fórma, as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero cinco, que trata da utilização do conceito de território para entender conflitos e tensões; ê éfe zero oito gê ê um um, que aborda as questões de conflitos nas fronteiras; ê éfe zero oito gê ê um dois, que aborda organismos de integração no território americano; e, por fim, ê éfe zero oito gê ê dois dois, que discorre sôbre a identificação dos principais recursos naturais da América Latina, são exploradas no capítulo.
- ó ê Í (Organização dos Estados Ibero-Americanos): criada em 1949, a organização tem como objetivo realizar a cooperação nos campos da educação, ciência e cultura. Com séde na Espanha, a organização reúne membros que falam as línguas portuguesa e espanhola, sendo em sua maioria países latino-americanos, incluindo também os dois países da Península Ibérica (Portugal e Espanha), além da Guiné Equatorial, na África.
- Alba (Aliança Bolivariana para as Américas): trata-se de um acôrdo firmado em 2004 entre sete países, entre êles Venezuela, Bolívia, Cuba e Nicarágua, criado com o objetivo de promover a integração social, política e econômica entre os países-membros. Os acôrdos firmados pelos países-membros em áreas como saúde, educação, desenvolvimento social, economia, energia, entre outros, visam superar a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento, adotando posição contrária aos interêssis do grande capital internacional na região, sobretudo dos Estados Unidos.
• Unasul (União de Nações Sul-Americanas): anteriormente chamada Comunidade Sul-Americana de Nações, essa organização reúne doze países da América do Sul. Criada em 2008, a organização abrange conselhos que atuam em diferentes áreas, como educação, saúde, economia, desenvolvimento social, combate ao tráfico de drogas, entre outros.
Respostas e comentários
• Comente com os alunos que as integrações citadas no decorrer do texto desta página são realizadas para o benefício dos países: algumas favorecem o âmbito econômico, outras, a saúde e a educação, e assim por diante.
Algo a mais
• Para saber mais sôbre cada integração desenvolvida nesta página, acesse os links a seguir.
> ô ê á – Organização dos Estados Americanos. Disponível em: https://oeds.link/2twVwJ. Acesso em: 7 julho 2020.
> ó ê Í – Organização dos Estados Ibero-Americanos. Disponível em: https://oeds.link/OQbpy5. Acesso em: 7 julho 2020.
A integração no plano econômico
No plano econômico, o processo de integração dos países latino-americanos vem ocorrendo desde a segunda metade do século vinte, por meio do estabelecimento de acôrdos comerciais voltados para o fortalecimento das relações econômicas entre os países da região. acôrdos levaram à formação de blocos econômicos regionais. Veja a seguir as principais características de alguns dêsses blocos econômicos.
- (Mercado Comum Centro-Americano): bloco econômico criado em 1961, que reúne países da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador). Surgiu com o objetivo de criar um mercado comum entre os países-membros.
- Comunidade Andina: bloco econômico criado em 1969, formado por Equador, Bolívia, Colômbia e Peru (o Chile e a Venezuela deixaram o bloco). Entre os objetivos principais do bloco estão: a integração comercial, econômica e política entre os países-membros; a geração de postos de trabalho; e a melhoria da qualidade de vida da população.
Blocos econômicos latino-americanos (2018)
Fontes de pesquisa: ATLAS da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. Tradução: Carlos Roberto Sanchez Milani. São Paulo: Saraiva, 2009. página 57. MERCOSUL. Países do MERCOSUL. Disponível em: https://oeds.link/0Y71fy Associação Latino-americana de Integração. Disponível em: https://oeds.link/R1h2J3. WHO we are. Caricom. Disponível em: https://oeds.link/t4ToxR Andina. Disponível em: https://oeds.link/mIO2kn. Acessos em: 26 julho 2022.
Respostas e comentários
• Oriente os alunos a ler e interpretar o mapa. Peça que leiam a legenda e localizem os blocos econômicos regionais, por países. Solicite que localizem o Brasil no mapa e a quais blocos pertence. Em seguida, questione-os sôbre as características econômicas e sociais dos outros países que fazem parte do mesmo bloco que o Brasil.
Algo a mais
- A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul foi criada em 1996, com a proposta de criar projetos culturais e educacionais na área da arte visual. O intuito dessa instituição, de direito privado e sem fins lucrativos, é reconhecer o trabalho e a produção de obras artísticas e culturais de artistas latino-americanos no mundo e abrir possibilidades de acesso da população à arte contemporânea à população.
- Nos anos em que acontecem os eventos promovidos pêla Bienal do Mercosul são realizadas exposições, que recebem gratuitamente milhares de pessoas. Além disso, por meio da arte latina, pode ocorrer a integração dos países que compõem êsse bloco econômico. > Conheça mais sôbre a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, disponível no site: https://oeds.link/wDcxfQ. Acesso em: 7 julho 2022.
- Caricom (Comunidade do Caribe): antiga Comunidade e Mercado Comum do Caribe, êsse bloco foi criado em 1973 com o objetivo de promover a cooperação econômica e acelerar o processo de desenvolvimento das pequenas economias caribenhas. Ao todo, o bloco reúne 14 países e 4 territórios britânicos da região.
- Aladi (Associação Latino-Americana de Integração): criada em 1980 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos países integrantes para o desenvolvimento futuro de um mercado comum latino-americano. Com treze membros, a Aladi é o bloco econômico que reúne as maiores economias latino-americanas, como o Brasil, a Argentina, o México e o Chile.
Mercosul
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) começou a vigorar em 1991, após a assinatura do Tratado de Assunção para a formação de uma área de livre-comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Desde então, países passaram a eliminar, gradativamente, as barreiras alfandegárias cobradas sôbre as mercadorias comercializadas entre êles. A partir de 2012, a Venezuela se tornou o quinto membro do grupo.
A Colômbia, o Chile, a Bolívia, o Equador, o Peru, a Guiana e o Suriname participam do Mercosul como associados. A Bolívia é um país em processo de adesão ao bloco.
Em 1995, o livre-comércio entre os quatro países que inicialmente formaram êsse bloco foi estabelecido para cêrca de 90% das mercadorias, que passaram a circular sem cobrança de tarifas comerciais. Alguns impostos, porém, ainda foram mantidos para produtos considerados de setores estratégicos, como o da informática.
A criação do Mercosul promoveu um desenvolvimento significativo do comércio entre os parceiros do bloco, saltando de quase 10 bilhões de dólares, no início do acôrdo, para cêrca de 2,2 trilhões de dólares em 2021. cêrca de 13,5% de todas as exportações e 14,3% das importações realizadas pêlo Mercosul vêm do comércio realizado entre os próprios parceiros, sobretudo entre o Brasil e a Argentina, que possuem as principais economias e os maiores mercados consumidores do bloco.
Respostas e comentários
- Comente que a Venezuela aderiu ao Mercosul em 2012, mas esteve suspensa desde dezembro de 2016, por descumprir seu Protocolo de Adesão, e está novamente suspensa, desde agosto de 2017, por violar a Cláusula Democrática do Bloco.
- Explique aos alunos que, apesar da eliminação das barreiras alfandegárias ter estimulado o comércio entre os países do Mercosul, há dificuldades no processo de integração ao longo dos últimos anos, em virtude das turbulências econômicas internas e externas que, muitas vezes, afetam os países do bloco, gerando consequências diretas sôbre os demais parceiros. Divergências políticas também emperram as negociações entre os parceiros do bloco.
- Explique aos alunos que blocos econômicos do tipo união aduaneira envolvem a livre circulação de mercadorias e um imposto de importação comum para as mercadorias vindas de nações não pertencentes ao bloco. Um exemplo de bloco econômico consolidado é o caso da União Europeia (), que se configura como união econômica e com livre circulação de mercadorias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, e moeda única, o Euro. u ê
- Este tema favorece a exploração da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois dois ao tratar da cooperação entre países-membros do Mercosul.
Um texto a mais
Apresente as informações do texto a seguir para os alunos. Elas tratam de benefícios dos cidadãos que vivem em países pertencentes ao Mercosul.
acôrdo sôbre Documentos de Viagem: os cidadãos dos Estados Partes e dos Estados Associados do MERCOSUL não precisam de passaporte ou visto para circular pêla região, bastando a carteira de identidade nacional ou outro documento considerado válido . reticências
acôrdo de Residência: reticências concede o direito à residência e ao trabalho para os cidadãos sem outro requisito que não a nacionalidade. Cidadãos dos Estados que integram o acôrdo gozam de trâmite facilitado para a solicitação de visto de residência, desde que tenham passaporte válido, certidão de nascimento e certidão negativa de antecedentes penais. reticências
acôrdo Multilateral de Seguridade Social: reticências permite que trabalhadores migrantes e suas famílias tenham acesso aos benefícios da seguridade social, possibilitando que os cidadãos de um Estado Parte tenham contabilizado o tempo de serviço em outro Estado Parte para fins de concessão de benefícios por aposentadoria, invalidez ou morte.
Integração Educacional: O MERCOSUL possui protocolos para a integração educacional, os quais preveem a revalidação de diplomas, certificados, títulos e o reconhecimento de estudos nos níveis fundamental e médio, técnico e não técnico. Os protocolos abrangem, ainda, estudos de pós-graduação. reticências
O MERCOSUL na vida do cidadão. Mercosul. Disponível em: https://oeds.link/QBl22j. Acesso em: 7 julho 2022.
Veja a seguir algumas informações sôbre os países-membros do Mercosul.
Países membros |
PIB (em bilhões de U$$) 2020 |
População (em milhões de habitantes) 2021 |
Área (em km²) 2021 |
---|---|---|---|
Argentina |
491 |
45 |
2.780.400 |
Brasil |
1.449 |
213 |
8 515.759 |
Paraguai |
35 |
6 |
406.750 |
Uruguai |
54 |
3 |
176.220 |
Venezuela |
482* |
28 |
912.050 |
Total |
2.329 |
295 |
12.802.589 |
*Dado de 2014.
Fontes de pesquisa: Países. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/oVlWzH ( US$). The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/pqxzwF. WORLD population prospects 2022. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/aS0gaJ. Acessos em: 25 julho 2022.
Distribuição do Píbi entre os países do Mercosul – em % (2021)
Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/O072Js. Acesso em: 25 julho 2022.
Distribuição da população entre os países do Mercosul – em % (2021)
Fonte: WORLD population prospects tuenti tuenti tchu. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/cAXXsi. Acesso em: 25 julho 2022.
Questão 1.
Com base na leitura dos gráficos, como você destacaria o papel do Brasil no Mercosul? Troque ideias com os colegas.
Questão 2.
Elabore um mapa da distribuição da população entre os países do Mercosul. Para isso, utilize os dados apresentados no gráfico anterior.
Versão adaptada acessível
Questão 2. Junte-se a um colega e elaborem um mapa da distribuição da população entre os países do Mercosul. Para isso, utilizem os dados apresentados no gráfico anterior.
Orientação para acessibilidade
Questão 2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos e peça-lhes que utilizem um mapa mudo da América Latina do tamanho de uma folha de sulfite. Oriente-os a perceber o importante papel econômico desempenhado pelo Brasil em relação aos demais países-membros do Mercosul.
Respostas e comentários
Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.
- A leitura e a interpretação dos gráficos, na questão 1, são imprescindíveis para a compreensão do tema. Promova a reflexão sôbre o Píbi (Produto Interno Bruto) dos países que fazem parte do Mercosul. Se possível, apresente o Píbi dêsses países nos anos anteriores e compare-os. Indague-os sôbre o desempenho positivo ou negativo dêsses países e quais fatores os levaram a êsse desempenho.
- As questões propostas favorecem a exploração da Competência geral 7 da , ao incentivar os alunos a construir argumentações baseadas em dados e informações confiáveis. Bê êne cê cê
- Este tema possibilita a aplicação das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero cinco e ê éfe zero oito gê ê um oito da , uma vez que, por meio da elaboração de um mapa, os alunos poderão compreender as questões geopolíticas na América Latina. Bê êne cê cê
Respostas
Questão 1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos concluíram que o Brasil desempenha papel de destaque no Mercosul, fato constatado pêlo valor do Píbi brasileiro, que desponta ao ser comparado ao Píbi dos demais países do bloco. Além disso, por possuir a maior população, o Brasil apresenta um mercado consumidor maior.
Questão 2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos e peça-lhes que utilizem um mapa mudo da América Latina do tamanho de uma folha de sulfite. Oriente-os a perceber o importante papel econômico desempenhado pêlo Brasil frente aos demais países-membros do Mercosul.
Conflitos e tensões na América Latina
Embora os países latino-americanos tenham se empenhado em promover a integração política e econômica, tais iniciativas ainda não foram capazes de superar a existência de certas tensões políticas e militares na região. Muitas dessas tensões envolvem questões territoriais ligadas principalmente ao traçado de fronteiras.
Mas, ao contrário do que ocorre em outras regiões do mundo, essas questões têm sido tratadas geralmente no campo da diplomacia internacional, sem o uso de fôrças militares. O último conflito armado na região, por exemplo, ocorreu em 1995, quando o Equador e o Peru entraram em guerra pêlo contrôle de territórios fronteiriços. Os confrontos duraram pouco mais de um mês, e os dois países chegaram a um acôrdo após uma mediação internacional que contou com a participação do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Este mapa mostra algumas questões fronteiriças que ainda são alvo de disputa na região.
1.
Colômbia e Venezuela
A Colômbia reivindica a posse de uma área com importantes reservas de petróleo, atualmente localizada no litoral venezuelano.
Conflitos por fronteiras recentes na América Latina (2019)
Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 178. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. edição 35. São Paulo: Ática. 2019. página 39.
1.
Respostas e comentários
- O tema Conflitos e tensões na América Latina, abordado nesta página, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um um da , ao analisar áreas de conflitos e tensões nas fronteiras dos países latino-americanos. Bê êne cê cê
- A leitura do mapa apresentado explora a Competência específica de Geografia 4, ao propiciar a leitura de linguagem cartográfica e desenvolve aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê um oito da , destacando a utilização de fontes cartográficas para análise dos conflitos na América Latina. Bê êne cê cê
- Peça aos alunos que, em duplas, elaborem um esquema a respeito dos conflitos por fronteiras na América Latina a partir das informações apresentadas no mapa.
Atividade a mais
• Divida a turma em grupos e, se possível, leve-os ao laboratório de informática. Oriente-os a pesquisar notícias atuais sôbre conflitos e tensões na região da América Latina. Após a pesquisa, peça para cada um dos grupos discutir com os colegas de outro grupo os motivos dêsses conflitos e o que poderia ser feito para evitá-los ou resolverem definitivamente a questão de impasse. Para finalizar, solicite que os grupos exponham suas pesquisas para o restante da turma.
2.
2.
Chile e Bolívia
A Bolívia reivindica a posse sôbre uma faixa de terras que daria a ela acesso ao mar. O Chile se apossou dessa área após vitória na Guerra do Pacífico, em 1879, quando venceu fôrças bolivianas e peruanas.
3.
3.
Argentina e Reino Unido
Os argentinos reivindicam a posse do arquipélago das Malvinas, controlado desde 1833 pêlo Reino Unido. Em 1982, essa disputa levou os dois países a se enfrentarem diretamente em um conflito armado, em que os britânicos saíram vitoriosos garantindo até hoje a posse dessas ilhas.
4.
4.
Nicarágua e Colômbia
A Nicarágua reivindica a posse de um conjunto de ilhas que foram passadas para o contrôle colombiano após decisão da Corte Internacional de Haiaglossário .
5.
5.
Venezuela e Guiana
A Venezuela contesta um acôrdo feito com o Reino Unido em 1899 que definiu os atuais limites territoriais do país com a Guiana. O govêrno venezuelano reivindica a posse de cêrca de 75% do território da Guiana.
6.
6.
Guatemala e Belize
Os dois vizinhos da América Central divergem sôbre a posse de inúmeras ilhas oceânicas localizadas nas proximidades dos dois países.
7.
7.
El Salvador, Honduras e Nicarágua
Os três países divergem sôbre os traçados fronteiriços que determinam os limites oceânicos entre êles no litoral.
8.
8.
Cuba e Estados Unidos
O govêrno cubano cobra a desativação da base militar de Guantánamo que os Estados Unidos mantêm em território daquele país desde 1898.
No âmbito externo, as relações entre os países latino-americanos têm sido afetadas por diversas causas. A instalação de bases militares estadunidenses em alguns países da região, por exemplo, é vista como uma ameaça pelos governos de certos países, que se opõem à influência estrangeira na região. O govêrno venezuelano, por exemplo, tem se mostrado contrário a um acôrdo militar assinado entre Colômbia e Estados Unidos que permite a utilização de tropas estadunidenses para o combate ao narcotráfico em território colombiano.
Respostas e comentários
- Comente com os alunos que a visão dos governos latino-americanos em relação aos Estados Unidos é ambígua e oscila entre enfrentamentos, alianças estratégicas e interêssis comerciais.
- Ao citar o caso de Guantánamo, relembre os confrontos indiretos entre as superpotências durante a Guerra Fria.
- Comente também que conflitos (entre outros fatores) podem ser as causas de muitos deslocamentos populacionais e produzir um contingente cada vez maior de refugiados.
Algo a mais
• Oriente os alunos na produção de um podcast para explicar os conflitos apresentados na página. Peça-os que, em duplas, cada uma escolha um conflito e faça, primeiramente, uma pesquisa sôbre o tema. Em seguida, êles devem gravar o podcast. Ao se organizarem e gerenciarem as etapas da pesquisa, selecionarem os dados relevantes e organizá-los em fórma de texto para gravação do podcast, os alunos desenvolverão o pensamento computacional. As culturas juvenis também são exploradas nesta atividade, pois êles terão a oportunidade de expressar suas habilidades por meio de recursos tecnológicos, que integram seu dia a dia.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- De acôrdo com o que você estudou, que medidas os países latino-americanos vêm tomando para promover a integração regional:
- no plano político?
- no plano econômico?
- Quando foi criada e quais são os principais objetivos da ô ê á (Organização dos Estados Americanos)?
- Que blocos econômicos foram criados para promover a integração entre os países:
- da América Andina?
- do Caribe?
- da América Central?
- Como a formação do Mercosul modificou as relações comerciais entre os países do bloco?
- Identifique algumas das questões territoriais e fronteiriças na América Latina mostradas no mapa da página 210. Escolha duas delas e descreva o que está em disputa nessas questões.
Aprofundando os conhecimentos
6. Os gráficos a seguir apresentam informações sôbre o comércio entre os países do Mercosul e também sôbre o comércio externo brasileiro (exportações e importações). Analise as informações e depois responda ao que se pede.
A.
A.
Evolução do comércio entre países do Mercosul (1990-2021)
Fonte de pesquisa: CENTRO de Economía Internacional. Disponível em: https://oeds.link/4b9znz. Acesso em: 26 julho 2022.
Respostas e comentários
1. a) Resposta: No plano político, a integração regional na América Latina vem ocorrendo por meio da criação de organismos internacionais, entre a ô ê á (Organização dos Estados Americanos), a ó ê Í (Organização dos Estados Ibero-Americanos), a Alba (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América) e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
1. b) Resposta: No plano econômico, o processo de integração dos países latino-americanos vem ocorrendo desde a segunda metade do século vinte por meio do estabelecimento de acôrdos comerciais voltados para o fortalecimento das relações econômicas entre êles.
2. Resposta: A ô ê á (Organização dos Estados Americanos) foi criada em 1948, e entre seus principais objetivos estão a manutenção e o fortalecimento da democracia, o respeito aos direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento socioeconômico.
3. a) Resposta: Comunidade Andina.
3. b) Resposta: Caricom (Comunidade do Caribe).
3. c) Resposta: Mercado Comum Centro-Americano.
4. Resposta: A criação do Mercosul promoveu um aumento significativo do comércio entre os parceiros do bloco.
5. Possível resposta: Colômbia e Venezuela (a Colômbia reivindica a posse de uma área com importantes reservas de petróleo, atualmente localizada no litoral venezuelano). Chile e Bolívia (a Bolívia reivindica a posse sôbre uma faixa de terras que daria a ela acesso ao mar. O Chile se apossou dessa área após vitória na Guerra do Pacífico, em 1879, quando venceu fôrças bolivianas e peruanas).
- Na questão 3, recorde o fato de que um país pode fazer parte de mais de um bloco ou acôrdo econômico ao mesmo tempo. O Chile, por exemplo, é parte da Comunidade Andina e da Aliança do Pacífico.
- As questões propostas nas páginas de atividades são propícias para a aplicação das habilidades ê éfe zero oito gê ê um um e ê éfe zero oito gê ê um dois da , pois abordam questões geopolíticas na região e também a participação de organismos na integração do território. Bê êne cê cê
Atividade a mais
- Como fórma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, proponha aos alunos a realização das atividades a seguir.
- Com base nos conhecimentos que você adquiriu no estudo do capítulo, escreva no caderno qual das palavras do quadro completa corretamente cada frase a seguir.
Peru – união – Brasil – Assunção – livre-comércio – econômicos
a ) A formação de blocos * pode ser considerada uma característica da organização do espaço geográfico globalizado.
b ) Chile e * são os únicos países da América do Sul que fazem parte da Apec.
c ) O *, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela formam o bloco econômico Mercosul.
d ) O estágio mais inicial de integração de um bloco econômico é a zona de *.
e ) A assinatura do Tratado de * foi o marco histórico que deu início ao Mercosul.
f ) O estágio mais completo de integração entre os países de um bloco econômico é conhecido como * econômica e monetária.
Respostas
a. Econômicos.
b. Peru.
c. Brasil.
d. Livre-comércio.
e. Assunção.
f. União.
B.
B
Principais destinos das exportações brasileiras (2020)
C.
C
Principais origens das importações brasileiras (2020)
Fonte de pesquisa dos gráficos: dáblio tê ó. Trade profiles. Disponível em: https://oeds.link/vpsmAY. Acesso em: 25 julho 2022.
- De acôrdo com as informações do gráfico A, descreva a evolução do comércio entre os países do Mercosul nas últimas décadas.
- Quais são os principais destinos das exportações brasileiras, de acôrdo com o gráfico B?
- No gráfico C, identifique quais países mais vendem produtos para o Brasil.
- De acôrdo com essa análise, pode-se dizer que o Brasil tem privilegiado suas relações comerciais com os seus parceiros do Mercosul ou com outros países do mundo?
7. Leia o texto a seguir.
Simón Bolívar e o sonho da integração latino-americana
Simón Bolívar nasceu em 1783, na Venezuela, e faleceu em 1830, na Colômbia, e até hoje é um dos maiores símbolos de tentativa de integração na América Latina. Sua trajetória ficou marcada por liderar lutas e revoluções que promoveram a independência de países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, até então colônias espanholas.
Além de lutar pelos ideais de libertação, Simón Bolívar também sonhava com unir todas as colônias em uma grande nação. Seus esforços, porém, foram impedidos pelos interêssis das elites locais, que, ao chegarem ao poder, priorizaram o estabelecimento de relações econômicas e comerciais com os Estados Unidos e também com a Europa.
Texto elaborado pelos autores.
De acôrdo com o texto responda no caderno:
- Qual era objetivo de Simón Bolívar ao lutar contra a exploração das colônias espanholas? Essas lutas culminaram na independência de quais países?
- Além de lutar pêla independência, com que Simón Bolívar também sonhava? Por que êsse sonho não foi concretizado?
Respostas e comentários
6. a) Resposta: O comércio cresceu gradativamente desde 1990. Em 1998, houve um pico do comércio no Mercosul. Entre 1998 e 2002, ocorreu uma queda. Após essa data, houve um grande crescimento até 2010. A partir desta data apresenta um declínio.
6. b) Resposta: China, União Europeia e Estados Unidos.
6. c) Resposta: União Europeia, China e Estados Unidos.
6. d) Resposta: Os gráficos mostram que o comércio do Brasil com o Mercosul, embora importante, ainda é menos intenso do que as exportações e importações que nosso país realiza com outras nações do mundo.
7. a) Resposta: Com o objetivo de promover a independência das colônias espanholas. Essas lutas promoveram a independência de países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
7. b) Resposta: Simón Bolívar também sonhava em unir todas as colônias em uma grande nação. êsse sonho foi impedido pelos interêssis das elites locais, que, ao chegarem ao poder, priorizaram o estabelecimento de relações econômicas e comerciais com os Estados Unidos e também com a Europa.
- Os gráficos trabalhados na questão 6 favorecem a habilidade , enquanto os indicadores econômicos e as relações entre países dentro do ê éfe zero oito gê ê um nove Mercosúl favorecem a habilidade ê éfe zero oito gê ê um dois da . Bê êne cê cê
- A análise e a interpretação do texto proposto na atividade 7 exploram a habilidade EF08GE11 da , pois abordam as áreas de conflitos históricos na América Latina. Bê êne cê cê
Atividade a mais
- Complemente a atividade sôbre Simón Bolívar com uma pesquisa acêrca de outros líderes que lutaram contra a exploração colonial promovida pelos portugueses e espanhóis na América. Entre líderes, podemos citar: Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, que liderou um movimento separatista contra o domínio português no Brasil; José de San Martín, general argentino que lutou pêla independência de Argentina, Chile e Peru; e Bernardo oôu ríguins , militar que lutou no movimento de independência chileno.
- Oriente os alunos a apresentar a pesquisa por meio de cartaz e, depois, exponha as produções no mural da escola.
Glossário
- Corte Internacional de Haia
- : órgão das Nações Unidas com séde na cidade de Haia (Holanda), que tem como principal função resolver conflitos jurídicos entre países.
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