O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os aspectos populacionais da América Latina, analise os itens a seguir. Depois, copie em uma folha avulsa as afirmativas, colocando V para as afirmações verdadeiras e F para as informações falsas.
    1. As áreas com maior concentração populacional na América Latina estão situa­das nas zonas costeiras, onde teve início o processo de colonização.
    2. As áreas da floresta Amazônica, as altas montanhas e os desertos são as regiões com menor densidade populacional na América Latina.
    3. Nas últimas décadas, o crescimento populacional da América Latina foi bastante reduzido em razão da mortalidade muito elevada e da baixa natalidade.
    4. A maioria dos países latino-americanos apresenta aspectos demográficos típicos do subdesenvolvimento, como elevadas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida.
  2. Atualmente, os fluxos migratórios de latino-americanos têm se intensificado no interior da própria região. Quais são os três fatores que vêm contribuindo para o aumento dêsses fluxos migratórios entre os países da América Latina?
  3. Analise a manchete a seguir e responda às questões propostas.

Crise levará 28,7 milhões à pobreza na América Latina, diz comissão da ONU

Disponível em: https://oeds.link/Rm4NWr. Acesso em: 28 jul. 2022.

  1. Com base na manchete e no seu conhecimento sôbre o assunto, escreva um texto caracterizando as condições de vida de grande parte da população latino-americana.
  2. Comparando sua resposta anterior com a qualidade de vida no Brasil, você percebe semelhanças ou diferenças?
  1. sôbre o processo de urbanização na América Latina, responda às questões propostas a seguir.
    1. Quais são os fatores que impulsionaram o processo de urbanização na América Latina?
    2. O acelerado processo de urbanização que ocorreu nos países latino-americanos provocou o agravamento de muitos problemas urbanos. Cite três dêsses problemas.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: V.

1. b) Resposta: V.

1. c) Resposta: F.

1. d) Resposta: V.

2. Resposta: Entre as razões que vêm contribuindo para o aumento das migrações internas na América Latina, estão: a adoção de regras mais rígidas para a entrada dos imigrantes latinos nos países desenvolvidos; as características históricas e culturais comuns entre os países da região; e as oportunidades no mercado de trabalho, sobretudo, nos países de maior economia da região, como o Brasil, a Argentina e o Chile.

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: O processo de urbanização na América Latina foi impulsionado pêla intensificação da concentração fundiária. Em países como Brasil, México e Argentina, a urbanização também foi intensificada pêla mecanização do campo e pêlo processo de industrialização.

4. b) Resposta possível: Aumento de moradias precárias, falta de infraestrutura, como rede de esgôto, eletricidade e água encanada, falta de segurança.

Objetivos das atividades

1. Caracterizar aspectos demográficos na América Latina.

2. Identificar e compreender os fluxos migratórios na América Latina.

3. Analisar as condições de vida na América Latina.

4. Analisar o processo de urbanização na América Latina.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos apresentarem dificuldade com a questão, conduza uma prática com a produção de uma mapa-síntese sôbre os aspectos populacionais da América Latina. Para tanto, distribua aos alunos um mapa da América Latina em preto e branco, e oriente-os para representação de dados demográficos, como densidade demográfica, taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, dentre outros. Ao final, solicite-lhes que escrevam uma síntese acêrca dos aspectos representados.

2. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos manchetes de notícias referentes à temática das migrações intrarregionais na América Latina. Oriente-os a perceber a origem e o destino dêsses fluxos. Para complementar, solicite que escrevam uma síntese no caderno.

3. Se a turma demonstrar dificuldade com as respostas, conduza uma prática com imagens que permitam construir significações a respeito da qualidade de vida na América Latina. Apresente imagens de alguns países latino-americanos, as quais demonstrem condições de vida precárias, e outras que retratem melhores condições. Leve-os a perceber as desigualdades sociais e suas implicações no cotidiano das pessoas.

4. Em caso de dúvidas, proponha a realização de uma atividade em fórma de quadro-síntese em que os alunos possam registrar as causas e as consequências do processo de urbanização na América Latina. De um lado do quadro, os alunos devem escrever as causas da urbanização e, no outro lado, as consequências dêsse processo.

Respostas

3. a ) Possíveis respostas: De modo geral, significativa parcela da população latino-americana tem baixa qualidade de vida, ou seja, não tem acesso à moradia digna, ao sistema de saúde, à educação de qualidade etcétera Nessa região, é grande o número de pessoas que vive em situação de pobreza, sem condições de suprir necessidades básicas, como alimentação e vestuário. Essa situação é agravada ainda mais pelos baixos salários da maioria dos latino- -americanos e pêla elevada concentração de renda.

3. b ) Resposta pessoal: verifique se os alunos percebem que a desigualdade social e seus problemas relacionados também estão presentes na sociedade brasileira, afetando principalmente a parcela mais pobre da população. Por sua vez, êles também devem destacar que o Brasil apresenta índices socioeconômicos melhorados quando comparado a outros países latino-americanos (por exemplo, o Haiti).

  1. sôbre a economia dos países latino-americanos, explique a relação entre o processo de exploração colonial e a participação dêsses países na atual Divisão Internacional do Trabalho (díti)?
  2. Com base na manchete a seguir e em seu conhecimento sôbre o assunto, escreva em uma folha de papel avulsa a alternativa correta.

Região da América Latina e Caribe apresenta a maior desigualdade na distribuição de terra

Disponível em: https://oeds.link/sCMuyG. Acesso em: 28 jul. 2022.

  1. Apesar da distribuição desigual das terras, os conflitos pêla posse da terra são praticamente inexistentes nos países latino-americanos.
  2. Na maioria dos países latino-americanos, as terras do espaço agrário estão bem distribuídas entre os proprietários rurais.
  3. Nos países latino-americanos, a maior parte das terras do espaço agrário está nas mãos dos pequenos proprietários rurais.
  4. A concentração de terras no espaço agrário dos países latino-americanos se explica por razões históricas e também por políticas governamentais que beneficiam os grandes latifundiários.
  1. O processo de industrialização de países latino-americanos, como Brasil, Argentina e México, é conhecido por industrialização:
    1. recente
    2. tardia
    3. inexistente
    4. regional
  2. sôbre os conflitos geopolíticos na América Latina, escreva em uma folha avulsa as associações corretas entre os dois quadros.

Países envolvidos

A - Colômbia e Venezuela

B - Argentina e Reino Unido

C - Chile e Bolívia

D - Cuba e Estados Unidos

Descrição da disputa ou conflito

I - Desativação da base militar em Guantánamo.

II - Posse sobre faixa de terras com acesso ao mar.

III - Disputa pelo arquipélago das Malvinas.

IV - Posse de uma área com importantes reservas de petróleo.

Respostas e comentários

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: D.

7. Resposta: Tardia.

8. Resposta: A - quatro; B - três; C - dois; D - um.

Objetivos das atividades

5. Estabelecer relações entre a exploração colonial e a inserção dos países latino-americanos na atual Divisão Internacional do Trabalho (díti).

6. Analisar a questão fundiária na América Latina, a concentração das terras e sua relação com os conflitos agrários.

7. Compreender as características do processo de industrialização na América Latina.

8. Identificar conflitos e tensões geopolíticas na América Latina.

Como proceder nas atividades

5. Se os alunos encontrarem dificuldade com as respostas, proponha uma atividade de produção e interpretação de gráficos com dados econômicos dos países latino-americanos. Para tanto, selecione alguns países e organize essas informações previamente em tabelas (exportações e importações). Apresente dados aos alunos e oriente-os na produção dos gráficos. Poderão ser explorados os diversos tipos, entre êles os gráficos de setores, barras e linhas. Ao final, incentive os alunos a tecer relações entre os dados dos gráficos produzidos e a inserção dos países latino-americanos na díti.

6. Em caso de dúvidas, retome as explicações sôbre o tema apresentando aos alunos manchetes acêrca da questão fundiária nos países latino-americanos (concentração de terras, terras improdutivas, grilagem de terras, conflitos no campo, reformas agrárias etcétera). Utilize essas informações para revisar os estudos e finalize solicitando aos alunos a elaboração de um texto-síntese sôbre os temas apresentados. O texto pode ser feito na fórma de tópicos.

7. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas, proponha a realização de uma pesquisa sôbre o tema. Oriente-os a pesquisarem acêrca da história da industrialização na América Latina, e que destaquem, nesse contexto, o caso brasileiro.

8. Em caso de dificuldades, direcione a turma na confecção de um mapa referente aos conflitos e as tensões geopolíticas na América Latina. Para tanto, distribua aos alunos um mapa da região em preto e branco. Oriente-os na representação dos conflitos, explorando aspectos da linguagem cartográfica, entre êles os símbolos, côres e legendas etcétera

Resposta

5. Resposta: Durante o período colonial, a economia dos países latino-americanos era baseada na produção e exportação de gêneros agrícolas e minerais para os países colonizadores, situação que, de certa fórma, se mantém até os dias de hoje. Na díti, êsse modêlo econômico exportador de produtos primários coloca a América Latina na posição de fornecedora de matéria-prima às nações mais desenvolvidas e de compradora de produtos industrializados.