UNIDADE 6 América Anglo-Saxônica

Fotografia. Vista de cima. Construção ampla e circular com árvores, um lago e estruturas coloridas em arco ao centro dele. Ao redor há mais árvores, vias e estacionamento bem iluminados, quadra e campo aberto. Ao fundo, muitas casas, entre vias e árvores.
Foto da região conhecida como Vale do Silício, no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2021. No Vale do Silício, estão localizados importantes polos de pesquisas de grandes empresas de alta tecnologia.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura mostra indústrias de alta tecnologia instaladas no Vale do Silício, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Aproveite para conversar com os alunos sôbre o tema de estudo, que aborda os países desenvolvidos do continente americano. Para isso, peça que digam o que conhecem a respeito dos Estados Unidos e do Canadá, como a qualidade de vida da população, a fôrça econômica, os traços culturais, entre outros aspectos.
  • O conteúdo desta unidade está associado às Competências gerais 1 e 8 da Bê êne cê cê, pois trabalha temas relacionados com as atividades econômicas, o desenvolvimento tecnológico e as características do tecido social das nações da América do Norte.
  • Os conteúdos desta unidade também se associam à Competência específica de Geografia 3, pois auxiliam na compreensão e na aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e da produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e pêlo Canadá, dois países com características histórico-culturais semelhantes. São países de economias desenvolvidas que têm grande expressividade no cenário internacional, principalmente os Estados Unidos. Atualmente, êsse país detém a maior economia do mundo, estando à frente das principais transações comerciais, além de exercer grande influência política e ter forte poderio militar.

 

Iniciando a conversa

  1. Comente com os colegas sôbre o que vocês sabem sôbre a economia dos Estados Unidos e do Canadá.
  2. Quais são as características histórico-culturais semelhantes entre os países que formam a América Anglo-Saxônica?
  3. Será que uma região próspera como a Anglo-Saxônica não enfrenta problemas?

 

Agora vamos estudar...

  • as características populacionais da América Anglo-Saxônica;
  • a formação étnico-cultural;
  • as condições de vida da população;
  • a potência econômica dos Estados Unidos;
  • o domínio militar dos Estados Unidos no mundo;
  • aspectos da economia do Canadá.
Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Comente com os alunos que grande parte da fronteira terrestre entre o Canadá e os Estados Unidos é formada não por elementos naturais, como rios, serras ou montanhas, mas por linhas imaginárias entre os dois países: a mais extensa, com 6 414 quilômetros de comprimento, estabelece o paralelo 49º Norte como limite entre o sul do Canadá e o norte dos Estados Unidos; a outra, com 2 477 quilômetros de extensão, determina o meridiano 141º oeste como limite entre o oeste do Canadá e o Alasca, um dos cinquenta estados dos Estados Unidos. Com 8 891 quilômetros de extensão total, essa é a mais longa fronteira terrestre entre dois países.

Respostas

1. Resposta pessoal. Investigue o que os alunos sabem, por exemplo, sôbre as atividades industriais e a agropecuária desenvolvida por países, bem como o respectivo destaque como grandes potências econômicas. Caso considere oportuno, promova uma roda de conversa, incentivando a participação de todos.

2. Verifique se os alunos reconhecem que tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá predominam a língua inglesa e a religião protestante, uma vez que foram colonizados por povos cuja língua tinha origem saxônica, em especial os ingleses.

3. Resposta pessoal. Questione-os sôbre países, como seus aspectos socioeconômicos e culturais e sôbre problemas enfrentados por êles. Incentive a participação de todos e verifique o conhecimento prévio da turma a respeito dessa questão.

CAPÍTULO 20 População da América Anglo-Saxônica

Quando tratamos da demografia da América Anglo-Saxônica, uma característica marcante é a grande diferença entre a população absoluta de seus países. Enquanto os Estados Unidos possuem uma população de 337 milhões de habitantes, a população do Canadá é de aproximadamente 38 milhões de habitantes. Essa diferença se reflete também na densidade demográfica: 34 e 4 , respectivamente.

Observe, no mapa a seguir, como a população dos países da América Anglo-Saxônica está distribuída de maneira desigual pêlo território.

Densidade populacional da América Anglo-Saxônica (2021)

Mapa. Densidade populacional da América Anglo-Saxônica (2021). Habitantes por quilômetros quadrados. Menos de 10: quase todo Alasca (território pertencente aos Estados Unidos), grande parte do Canadá, norte, centro e sul dos Estados Unidos. De 10 a 50: leste e sul do Alasca, área no sudoeste e leste do Canadá. De 50 a 200: centro-sul e sudeste do Canadá, oeste, sul e leste dos Estados Unidos. Mais de 500: áreas dispersas no sudeste e centro do Canadá, oeste, centro e leste dos Estados Unidos. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 890 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 180. REFERENCE World Atlas décima primeira edição Londres: dórlin , 2021. página vinte e quatro vinte e cinco.

Questão 1.

Analise o mapa e escreva no seu caderno quais são as áreas mais densamente povoadas e as áreas menos ocupadas da América Anglo-Saxônica.

De modo geral, nas áreas menos povoadas (que apresentam menos de 10 ), predominam condições naturais adversas, como os climas frio e polar do norte do Canadá e do Alasca; as áreas de deserto do sudoeste dos Estados Unidos; e também as áreas de relêvo íngreme das Montanhas Rochosas no oeste do mesmo território.

A costa Léste, por sua vez, apresenta maior concentração populacional em relação às outras áreas. Isso se deve a fatores históricos relacionados à colonização europeia, que se iniciou no litoral atlântico, motivo que também levou essa região a apresentar maior desenvolvimento econômico. Veja a foto na página seguinte.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: As áreas mais povoadas estão localizadas na costa Léste da América Anglo-Saxônica. Já as áreas menos povoadas estão no norte do Canadá e no Alasca, e também nas áreas sudoeste e oeste do território.

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer como os fatores naturais e econômicos influenciaram a distribuição da população nos países da América Anglo-Saxônica.
  • Identificar quais grupos étnicos participaram da composição étnico-cultural da população anglo-saxônica.
  • Verificar as condições socioeconômicas da América Anglo-Saxônica.

Justificativas

Com o estudo dêste capítulo, os alunos conhecerão aspectos geográficos, histórico-culturais e econômicos dos Estados Unidos e do Canadá, países que formam a chamada América Anglo-Saxônica, explorando, assim, a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê. êles também reconhecerão os aspectos demográficos dêsses países, analisando temas como a distribuição da população no território e as migrações. Por fim, analisarão os aspectos socioeconômicos dessas populações, incluindo questões como a intolerância e o preconceito contra os imigrantes, o que explora as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero três e ê éfe zero oito gê ê zero quatro da Bê êne cê cê.


  • O estudo do tema População da América Anglo-Saxônica, ao analisar as características dos países da América no que se refere aos aspectos demográficos e socioeconômicos de suas populações, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê.
  • Relembre os alunos de que as denominações América Anglo-Saxônica e América Latina se devem à regionalização do continente, com base nas diferenças históricas e culturais entre essas regiões. Caso necessário, retome o conteúdo da página 131.
  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação do mapa, que mostra a distribuição da população na América Anglo-Saxônica. Se necessário, retome as explicações sôbre os mapas de densidade, destacando que as áreas representadas pêlas tonalidades mais claras têm densidades demográficas menores, e as representadas pêlas tonalidades mais escuras apresentam maior densidade demográfica.
  • Mostre as semelhanças entre as dinâmicas populacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Ambos receberam muitos imigrantes e escravizados africanos e tiveram conflitos com as populações nativas.
Fotografia. Vista do alto. Cidade com muitos edifícios de tamanhos variados.
Vista de parte da cidade de Nova York, localizada na costa Léste dos Estados Unidos, em 2022.

Formação étnico-cultural

A população da América Anglo-Saxônica é composta, em sua maioria, de descendentes de colonizadores europeus e de uma pequena parte de descendentes de africanos, asiáticos, hispânicos e povos nativos.

Nos Estados Unidos, a população foi formada em grande parte por imigrantes europeus em virtude de sua colonização ter ocorrido com o desenvolvimento de colônias de povoamento, conforme vimos na unidade 4, as quais contavam com maior número de imigrantes europeus. Apenas a menor porção ao sul do território dos Estados Unidos apresentou colônias de exploração, que empregaram principalmente o trabalho de negros africanos escravizados no cultivo de produtos tropicais, como o algodão e o tabaco.

No Canadá, a origem étnica de grande parte de sua população é de colonizadores europeus, sobretudo ingleses e franceses. A presença predominante dêsses colonizadores explica o fato de as línguas francesa e inglesa serem consideradas idiomas oficiais do país.

Durante a colonização da América Anglo-Saxônica, muitos povos nativos foram dizimados, como os Apache, os siôúquis e os tcherôquí, nos Estados Unidos, e os Algonquinos, no Canadá. Atualmente, o número de descendentes das populações tradicionais é extremamente pequeno.

Fotografia. Homem com cabelos trançados, usando camisa branca, colete azul com uma faixa felpuda com emblemas e adornos nas orelha e em um dos ombros.
Nativo do povo Apache, nos Estados Unidos, em 1899.
Respostas e comentários

No estudo sôbre o tema Formação étnico-cultural da América Anglo-Saxônica, peça aos alunos que observem o mapa da página 133 para identificar a distribuição dos principais povos pré-colombianos no século dezesseis.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir que aborda os conflitos entre povos nativos americanos e os colonizadores.

reticências Nessa época [a partir da segunda metade do século dezenove] começaram os conflitos com as nações indígenas – , chéroquís, chaiênes, siôúquis, apaches – que, em seu modo comunitário de vida, necessitavam de grandes extensões de terra para caça, o que representava um obstáculo para a expansão capitalista.

     A penetração nas planícies e montanhas, por mineiros, migrantes, diligências e ferrovias constituiu uma das páginas mais tristes da história norte-americana e foi responsável pêla continuidade, nas últimas décadas do século dezenove, da tragédia indígena que se arrastava desde os na Virgínia do século dezessete, até , em 1890, quando se desenrolou o último grande confronto entre as tropas do exército americano e os indígenas.

     O aperfeiçoamento das armas de fogo e a caça indiscriminada de búfalos pelos colonizadores destruíram a base de sustentação dos povos indígenas, e foram pouco a pouco empurrados para as áreas de reservas do Estado. Lá, as precárias condições de vida levaram à extinção grande parte das tribos.

reticências

PORTELA, Fernando; RUA, João. Estados Unidos. São Paulo: Ática, 2005. página 41.

O conteúdo da página 219 explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4 da Bê êne cê cê, pois possibilita refletir a respeito do convívio em uma sociedade plural, acolhendo as diferenças e respeitando-as. Amplie o trabalho com as Ciências Humanas, utilizando a Carta ao Presidente Americano (1855), elaborada pêlo chefe siôúquis Touro Sentado, de Ciátou, ao presidente frãnklin pírce. Reproduza o texto e peça-os que leiam a carta para discutir o tema em grupo. Disponível no seguinte link: https://oeds.link/kJvGL4. Acesso em: 16 agosto 2022.

A elevada qualidade de vida da população Anglo-Saxônica

De maneira geral, a população dos países da América Anglo-Saxônica apresenta elevada qualidade de vida, resultado de diversos fatores, entre êles os grandes investimentos dos governos em setores sociais.

A política do estado de bem-estar social, ou welfare state, adotada pelos países desenvolvidos, inclusive Canadá e Estados Unidos, a partir da segunda metade do século vinte, priorizou o bem-estar da sociedade com medidas que favoreceram o desenvolvimento de diversas áreas, como educação, saúde, previdência e assistência social.

A renda média mais elevada de parte da população também contribui para que as pessoas tenham acesso à moradia adequada, a uma alimentação equilibrada, usufruam de atividades culturais e de lazer, o que consequentemente melhora a qualidade de vida, impactando significativamente no desenvolvimento social e econômico.

Assim como em grande parte dos países desenvolvidos, a elevada qualidade de vida promove o aumento da expectativa de vida dos estadunidenses e canadenses. Essa situação, aliada à diminuição das taxas de natalidade, vem provocando o envelhecimento da população, ou seja, o aumento do número de adultos e idosos no total da população.

Observe, na tabela a seguir, alguns indicadores socioeconômicos dêsses países.

Alguns indicadores socioeconômicos da América Anglo-Saxônica

País

Renda per capita (US$) 2020

Expectativa de vida (em anos) 2019

Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2021

IDH 2019

Estados Unidos

63.028

79

6

0,926

Canadá

43.258

82

4

0,929

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. DATABANK: World Development Indicators. The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/pqxzwF. WORLD Population Prospects. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/bO0BKn. Acessos em: 26 julho 2022.

Respostas e comentários
  • O estudo do tema A elevada qualidade de vida da população Anglo-Saxônica propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, ao analisar os aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando as características da população.
  • Destaque as informações da tabela solicitando aos alunos que comparem os indicadores socioeconômicos dos Estados Unidos e do Canadá. Informe a êles que os indicadores da renda per capita, da expectativa de vida, da mortalidade infantil e do í dê agá se referem ao elevado desenvolvimento socioeconômico alcançado por países.
  • Se necessário, retome as explicações sôbre o í dê agá, na unidade 2, comentando que êsse índice é calculado com base em três indicadores principais: renda, saúde e educação.
  • Comente com os alunos que a elevada qualidade de vida da população e o desempenho da sua economia fazem dos Estados Unidos um país muito procurado por imigrantes do mundo todo. Segundo a ônu, em 2021, abrigava aproximadamente 51 milhões de imigrantes, que chegavam a representar aproximadamente 15% da população total dêsse país.
  • Explique aos alunos que os inuítes são nativos que vivem no extremo norte do Canadá. Informe que êsse povo representa uma parcela minoritária da população canadense, chamada de “esquimó” pelos europeus, o que significa “comedor de carne crua”. Hoje, o modo de vida dos inuítes é muito diferente daquele que os colonizadores europeus encontraram nos primeiros contatos. A expansão de inovações tecnológicas no mundo atual tem modificado diversos hábitos dêsse povo.

Os problemas sociais

Os países da América Anglo-Saxônica enfrentam problemas sociais como desemprêgo, pobreza e fome, mas em menores proporções que os países subdesenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento dos impostos e a diminuição das verbas destinadas às áreas sociais (habitação, educação e saúde) provocaram o empobrecimento de partes da população, em especial, dos menos favorecidos, como os afrodescendentes e os imigrantes.

Outro problema social presente principalmente nos Estados Unidos é o preconceito étnico e a discriminação contra os imigrantes, sobretudo latino-americanos. Os latino-americanos, maior grupo de imigrantes que entram todos os anos nos Estados Unidos, buscam oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida. Os mexicanos representam a maioria dos imigrantes ilegaisglossário nos Estados Unidos.

Por causa do preconceito e da condição de ilegalidade de parte dos imigrantes, muitos são inseridos em atividades informais e pouco valorizadas da economia, atividades que, na maioria das vezes, exigem pouca qualificação profissional e geralmente oferecem baixa remuneração.

Para o govêrno dos Estados Unidos, as imigrações ilegais refletem na elevação dos gastos públicos na área social, como assistência médica e programas de assistência alimentar aos mais carentes. Apesar das políticas de combate à imigração ilegal, como patrulhamento das fronteiras e restrição de vistos de passaporte, o fluxo migratório continua intenso nos Estados Unidos.

Fotografia A. Algumas pessoas em uma rua, ao lado de barracas com tecidos e objetos espalhados. Algumas delas estão sentadas.
Fotografia B. Pessoas correndo na margem de um rio. Ao fundo, muro, grades e uma construção com colunas.
Vista de moradores de rua em Denver, Estados Unidos, em 2020 (foto A), e imigrantes cruzando ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos, em 2022 (foto B).
Respostas e comentários
  • O estudo do tema Os problemas sociais na América Anglo-Saxônica propicia o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero três e ê éfe zero oito gê ê zero quatro da Bê êne cê cê, ao analisar, respectivamente, a dinâmica demográfica, considerando as características da população, e os fluxos de migração gerados por fatores de atração e de repulsão.
  • Comente com os alunos que, de acôrdo com o govêrno dos Estados Unidos, em 2020, cêrca de 156 mil mexicanos foram deportados do país.

A intolerância com os imigrantes

O preconceito contra os imigrantes, sobretudo latino-americanos, é um dos problemas sociais enfrentados pelos Estados Unidos. A falta de tolerância, ou seja, a restrição em aceitar que outras pessoas tenham maneiras de pensar e de agir diferentes de si mesmo, causa diferentes problemas de convivência. Quando essa intolerância se volta contra imigrantes resulta em xenofobia, um sentimento de aversão ao estrangeiro.

A intransigência também ocorre na fórma de racismo, quando pessoas nutrem preconceito extremado contra indivíduos de outras etnias, culturas e religiões, julgadas inferiores. Muitas vezes, sentimentos são manifestados por meio de perseguição, violência física e discriminação contra essas pessoas.

Os Estados Unidos constantemente são palco de situações que envolvem a intolerância aos imigrantes. A foto a seguir mostra uma manifestação contra o racismo no país.

Fotografia. Destaque para uma manifestação repleta de pessoas. Em destaque, um cartaz com a inscrição: Immigrant. Ao fundo, edifícios e algumas árvores.
Manifestantes contra o racismo, em lôs Angêlis, Estados Unidos, em 2020.
  1. Você já vivenciou alguma situação em que presenciou atos de intolerância contra outras pessoas? Conte para seus colegas.
  2. O que é possível e necessário que a sociedade faça para combater êsse tipo de problema?

Adotar atitudes de combate à intolerância, assim como qualquer tipo de discriminação, significa agir com responsabilidade e respeito, condições necessárias para construir uma sociedade melhor para todos.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Os temas das páginas 221 e 222 trabalham aspectos da Competência específica de Geografia 6 da Bê êne cê cê, pois promovem o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar situações vivenciadas ou conhecidas. Verifique se compreenderam a importância do respeito à diversidade de culturas e crenças.

2. Resposta pessoal. Investigue se os alunos reconhecem que algumas maneiras de combater êsse problema são o repúdio ao preconceito, a valorização da pluralidade cultural e religiosa e a liberdade de expressão. Esteja atento para problematizar radicalismos e ou ou preconceitos.


  • Promova uma roda de conversa com a turma para abordar o tema A Intolerância com os imigrantes e as discriminações étnico-raciais. Durante a conversa, questione os alunos sôbre ações que podem ser tomadas para enfrentar questões como racismo estrutural, preconceitos quanto à côr da pele e às questões de gênero etcétera Peça-os que identifiquem medidas que podem ser tomadas em grupo ou individualmente. Essa atividade explora as Competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê, pois promove reflexões que visam a desenvolver atitudes de cooperação, e as competências socioemocionais respeito e responsabilidade, tanto pessoal quanto coletivamente.
  • As manifestações contra o racismo, apresentadas nesta página, estão relacionadas à Competência geral 3 da Bê êne cê cê, pois incentiva o respeito a outras identidades, promovendo o respeito à diferença em uma sociedade plural e os direitos humanos.
  • O estudo dêsse tema proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Aproveite as informações apresentadas e os questionamentos propostos para promover um diálogo que aborde temas como racismo, intolerância e xenofobia, de fórma a valorizar a condição humana e promover o repúdio a qualquer tipo de discriminação.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com base no mapa da página 218, sôbre a distribuição da população no território da América Anglo-Saxônica, explique:
    1. quais fatores históricos estão relacionados à concentração da população na porção Léste da América Anglo-Saxônica?
    2. quais fatores naturais influenciam a existência de áreas de baixa densidade demográfica na América Anglo-Saxônica?
  2. Explique as razões que levaram ao predomínio de europeus na formação étnico-cultural dos Estados Unidos e do Canadá.

Aprofundando os conhecimentos

3. De acôrdo com o que você estudou, explique por que a pirâmide etária dos Estados Unidos mostrada possui:

Pirâmide etária dos Estados Unidos (2021)

Gráfico. Pirâmide etária dos Estados Unidos (2021). Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 5 e 10 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 25 a 29 até 55 a 59 anos, variando de 10 a 12 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 20 a 24 anos, variando de 10 a 11 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: WORLD Population Prospects. United Nations Disponível em: https://oeds.link/mnguVR. Acesso em: 26 julho 2022.

  1. a base estreita.
  2. o tôpo largo.

4. Leia a manchete de jornal a seguir.

Caminhão com 76 imigrantes é encontrado por policiais no Texas

êles saíram do México, Honduras, El Salvador e Guatemala para tentar entrar nos EUA

O Globo, 30 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/bjfHFK. Acesso em: 26 julho 2022.

  1. Qual é o tema dessa manchete de jornal?
  2. Por que todos os anos milhares de pessoas migram para os Estados Unidos?
  3. Que medidas o govêrno dos Estados Unidos vem adotando para conter o intenso fluxo de imigrantes ilegais para êsse país?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: A porção Léste da América Anglo-Saxônica apresenta a maior concentração populacional pêlo fato de a colonização europeia ter se iniciado pêlo litoral atlântico.

1. b) Resposta: As áreas de baixa densidade demográfica estão localizadas nas porções do território onde predominam os climas frio e polar mais ao norte do Canadá e no Alasca, nas áreas de deserto no sudoeste dos Estados Unidos e ainda nas áreas de relêvo acidentado das Montanhas Rochosas.

2. Resposta: Isso se deve ao fato de grande parte da colonização dêsses países ter ocorrido com o desenvolvimento de colônias de povoamento, que contavam com maior número de imigrantes europeus.

3. a) Resposta: A pirâmide apresenta a base estreita em razão das baixas taxas de natalidade registradas no país.

3. b) Resposta: O tôpo largo da pirâmide é resultado da elevada qualidade de vida dos estadunidenses que, por sua vez, promove o aumento da expectativa de vida da população.

4. a) Resposta: A imigração ilegal de pessoas oriundas do México, Honduras, El Salvador e Guatemala para os Estados Unidos.

4. b) Resposta: Em virtude da elevada qualidade de vida da população e da fôrça da economia do país.

4. c) Resposta: O govêrno estadunidense vem adotando o patrulhamento das fronteiras e a restrição de vistos de passaportes.

  • Verifique a aprendizagem dos alunos e, em caso de dificuldades, proponha novas discussões e exercícios para que atinjam os objetivos esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • A atividade 1 explora a Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê, ao mobilizar conhecimentos e saberes geográficos e cartográficos para ler o mapa e analisar os dados sôbre a densidade populacional da América Anglo-Saxônica.
  • Na atividade 5, os alunos desenvolverão conhecimentos voltados à Competência específica de Ciências Humanas 5, ao fazer comparações, entre os saberes aprendidos e os fatos apresentados em manchetes de jornais.
  • A análise da pirâmide etária proposta na atividade 3 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, ao propiciar a interpretação do perfil etário da população dos Estados Unidos. Oriente os alunos na leitura e na interpretação dessa pirâmide. Se necessário, retome as explicações sôbre as partes que a compõem. > Lado esquerdo da pirâmide: representa a população masculina. > Lado direito da pirâmide: representa a população feminina. > Base da pirâmide: população de crianças e jovens. > Corpo da pirâmide: população de adultos. > Ápice da pirâmide: população de idosos.

Metodologias ativas

Para finalizar os assuntos dêsse capítulo, proponha aos alunos a estratégia . Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento dessa estratégia, organize a turma em grupos de observação e um subgrupo de verbalização, para que todos os alunos possam argumentar com base nos temas previamente selecionados (racismo, discriminação racial, de gênero, intolerância religiosa, racismo estrutural etcétera). Ao fazerem uso de conhecimentos prévios desenvolver a dinâmica, os alunos exercitarão a fala e a escuta ativa.

Glossário

Imigrante ilegal
: pessoa que entra ou permanece ilegalmente em outro país, desrespeitando as leis de imigração existentes.
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