CAPÍTULO 21 Estados Unidos: potência econômica

Os Estados Unidos são a maior potência econômica do mundo, com uma base de produção diversificada e tecnologicamente avançada. Sua transformação como potência econômica mundial está relacionada aos acontecimentos ocorridos após os conflitos mundiais que abalaram o planeta durante o século vinte: a Primeira Guerra Mundial (19141918) e a Segunda Guerra Mundial (19391945).

A Europa foi um dos continentes mais afetados pêlas guerras mundiais. O fato de grande parte dos conflitos ter ocorrido em território europeu acabou arrasando a economia e a infraestrutura de países que, naquele período, já se encontravam industrializados, como Inglaterra, França e Alemanha. Assim, após a Segunda Guerra, os Estados Unidos já eram os maiores exportadores de gêneros industrializados do mundo. Isso porque a Europa, até então maior exportadora mundial de mercadorias, não conseguia abastecer o mercado internacional com seus produtos industrializados.

A condição de principal fornecedor de gêneros industrializados no mercado internacional permitiu aos Estados Unidos acumular uma grande riqueza e financiar a reconstrução de vários países do mundo. êsse programa de ajuda financeira destinada à Europa ficou conhecido como Plano Marshall.

Tal situação fez com que muitos países endividados pêla guerra, como Inglaterra, França e Itália, tornassem-se dependentes da economia estadunidense. Além disso, o pagamento dessas dívidas ampliou o enriquecimento dos Estados Unidos a médio e longo prazos.

Transcrição do áudio

 [Narrador] A supremacia econômica e geopolítica estadunidense    [Apresentadora]  Olá, ouvintes! Bem-vindos ao nosso podcast. Hoje, vamos estudar a guerra comercial entre Estados Unidos e China, que vem se intensificando nos últimos anos, não é mesmo, Felipe?  [Apresentador]  Oi, Isabela! Olá, ouvintes! Esse assunto é muito interessante, pois estamos falando de duas importantes potências mundiais. Ou seja, os impactos dessa guerra comercial são sentidos em todo o mundo.   [Apresentadora]  Pois é, Felipe. No mundo contemporâneo, estamos acostumados a ver os Estados Unidos liderando a economia mundial.   [Apresentador]  Exatamente. E essa liderança se deve, em parte, ao domínio de tecnologias de ponta, que foram fundamentais, nas últimas décadas, para a formação de um mundo cada vez mais globalizado.    [Apresentadora]  E nesse contexto da globalização, a China vem ganhando destaque. Com uma mão de obra abundante e barata, tornou-se mais vantajoso para muitas empresas produzirem na China, o que atraiu muitos investimentos.  Todo esse movimento é resultado de reformas econômicas que começaram nos anos 1970, as reformas de Deng Xiaoping, que visavam abrir a economia chinesa ao capitalismo, mesmo que o Partido Comunista Chinês continue controlando politicamente o país até hoje.    [Apresentador]  Muito bem lembrado, Isabela. A ideia era aumentar o PIB, o Produto Interno Bruto do país, com investimentos em infraestrutura e mecanismos de atração de indústrias estrangeiras para o território chinês.  [Apresentadora]  Acho que todos nós já vimos algum produto “Made in China”, né? Nas últimas décadas, eles tomaram conta de vários mercados ao redor do mundo e foram se tornando cada vez mais competitivos, ou seja, com qualidade e preço vantajoso para disputar espaço com as melhores empresas do mundo. Isso começou a criar uma concorrência com muitas mercadorias produzidas em vários países do mundo, principalmente as dos Estados Unidos.     [Apresentador]  E olha que para os EUA se sentirem ameaçados economicamente é porque a China está MESMO tomando conta “do pedaço”, nesse contexto dos mercados globais!    [Apresentadora]  Com as indústrias saindo do território estadunidense em direção à China, os Estados Unidos começaram a difundir a ideia do “America First”, que significa algo como “a América em primeiro lugar”, com medidas protecionistas que buscavam priorizar as indústrias nacionais.      [Apresentador]  Uma das primeiras medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos foi a criação de tarifas para mercadorias importadas, deixando os produtos chineses mais caros e por isso menos atraentes para os consumidores estadunidenses.     [Apresentadora]  Como resposta, a China fez o mesmo, taxando os produtos vindos dos Estados Unidos. Isso provocou um recuo na economia mundial, já que estamos falando das duas importantes potências do planeta em conflito comercial, que alguns chamam até de guerra comercial. Não é uma guerra com armas, mas uma disputa de mercados.   [Apresentador]  Sim! Essa disputa é muuuito forte também no campo tecnológico. Na nossa sociedade, dominar tecnologias cada vez mais avançadas é sinal de poder.    [Apresentadora]  De fato, Felipe. A autonomia tecnológica gera domínio de muitos mercados. Essa rivalidade comercial entre Estados Unidos e China envolve tecnologias como a inteligência artificial e a 5G.  [Apresentador]  Ahhh... a tão falada internet 5G! Ela representa um avanço muito expressivo na velocidade da internet!    [Apresentadora]  Nessa guerra comercial, os Estados Unidos provocaram um boicote a uma das maiores marcas de tecnologia da China, que saiu na frente no desenvolvimento da tecnologia 5G.   [Apresentador]  A quinta geração da internet móvel, a 5G, também está presente no Brasil desde 2022. A guerra comercial entre Estados Unidos e China foi sentida na concorrência entre as empresas que negociariam a tecnologia 5G para o Brasil. Na ocasião, os Estados Unidos apoiavam empresas de países europeus aliados, pois não tinham empresas nacionais que pudessem concorrer com a tecnologia chinesa nesse segmento.      [Apresentadora]  No Brasil, essa disputa comercial não foi sentida apenas no 5G.   [Apresentador]  É verdade. No mercado de exportação de produtos agrícolas, o governo chinês colocou tarifas sobre mercadorias estadunidenses e buscou novos parceiros comerciais, entre eles o Brasil.      [Apresentadora]  É importante saber que a maior parte das exportações brasileiras é de produtos primários, como os agrícolas. Com a alta demanda chinesa, o Brasil passou a exportar muitos produtos agrícolas para a China, a exemplo da soja.   [Apresentador] É interessante perceber como o mundo está todo interligado e que essa disputa com a China ameaça a supremacia dos Estados Unidos na economia e na geopolítica.   [Apresentadora] Os exemplos que trouxemos neste podcast mostraram que Estados Unidos e China disputam áreas de influência no mundo. Espero que vocês, ouvintes, fiquem cada vez mais interessados nos desdobramentos dessa disputa comercial, pois ela afeta a economia mundial e, claro, a do Brasil.   [Apresentador e apresentadora] Até mais, pessoal.   [Narrador] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Incompetech.   

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Fotografia em preto e branco. Homens trabalhando em uma linha de montagem, posicionando a carroçaria de um automóvel sobre o motor. Há estruturas e equipamentos ao lado deles.
Após a Segunda Guerra, houve uma grande expansão da indústria de bens de consumo nos Estados Unidos. A foto mostra o interior de uma indústria de automóveis, nos Estados Unidos, no final da década de 1950.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender a posição dos Estados Unidos como grande potência econômica, política e militar do mundo.
  • Identificar os fatores que contribuíram para o crescimento econômico dos Estados Unidos.
  • Analisar o espaço econômico dos Estados Unidos.
  • Reconhecer a influência cultural estadunidense no mundo.

Justificativas

O estudo do capítulo promove o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero sete e ê éfe zero oito gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, ao analisar os aspectos econômicos (expansão das multinacionais) e geopolíticos (Guerra Fria e Plano Marshall), que contribuíram para a ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial. Também possibilita explorar a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero seis, ao destacar a influência cultural estadunidense no mundo. O estudo sôbre as atividades econômicas (agropecuária, indústria e recursos minerais e energéticos) auxiliará no desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um quatro. Para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê um nove e ê éfe zero oito gê ê dois zero, os alunos contarão com a análise de mapas, tabelas e gráficos relacionados a aspectos demográficos e econômicos.


sôbre o Plano Marshall e a reconstrução da Europa, comente com os alunos que foi um programa criado nos Estados Unidos, em 1947, pêlo então secretário de Estado George C. Marshall. êsse programa buscou fornecer suporte financeiro aos países da Europa Ocidental devastados pêla Segunda Guerra Mundial. Além disso, o Plano Marshall consistia em uma estratégia do govêrno estadunidense para fortalecer o capitalismo nessa região europeia e, ao mesmo tempo, evitar a expansão do socialismo no continente. O Plano Marshall foi executado no período entre 1948 e 1951, e prestou atendimento a um total de 16 países, dos quais os maiores beneficiados foram Reino Unido, França, Alemanha Ocidental e Itália. Durante a estratégia, os Estados Unidos liberaram 11,5 bilhões de dólares para países, sobretudo, na fórma de empréstimos financeiros, bem como fornecendo equipamentos e produtos.

A expansão das multinacionais pêlo mundo

Com o crescimento de sua economia a partir da segunda metade do século vinte, os Estados Unidos passaram a promover uma expansão de suas empresas no mundo. Muitas delas abriram filiais no exterior como fórma de dominar novos mercados e ampliar os lucros.

De maneira geral, a expansão dessas empresas iniciou-se, principalmente, em países desenvolvidos da Europa. No entanto, várias multinacionais procuraram atuar nos países subdesenvolvidos que se industrializavam, como Brasil, Argentina, México e África do Sul, pois ofereciam mão de obra barata, abundância de matéria-prima, concessões fiscais (isenção de impostos, por exemplo), um mercado consumidor em expansão, além de legislações ambientais e trabalhistas pouco rígidas no contrôle de suas atividades.

A tabela a seguir apresenta as oito maiores multinacionais do mundo em 2021. Conheça o ramo de atuação de cada uma delas e quais são os países de origem.

Ramo de atuação das 8 maiores multinacionais do mundo em 2021

Colocação

Multinacional

País de origem

Faturamento (em bilhões de dólares)

Empresa de lojas de departamento

Estados Unidos

559

Empresa de energia elétrica

China

386

Empresa de comércio virtual

Estados Unidos

386

Empresa produtora de petróleo e gás natural

China

283

Empresa petroquímica

China

283

Empresa de produtos eletrônicos e softwares

Estados Unidos

274

Empresa de produtos farmacêuticos

Estados Unidos

268

Empresa de produtos farmacêuticos

Estados Unidos

257

Fonte de pesquisa: Global 500. Fortune. Disponível em: https://oeds.link/SjUFjY. Acesso em: 26 julhoponto 2022.

Conforme podemos perceber, entre as oito maiores multinacionais do mundo, cinco são estadunidenses. A expansão das multinacionais estadunidenses possibilitou aos Estados Unidos estabelecer relações comerciais com grande parte dos países do mundo, intensificando assim o fluxo de mercadorias importadas e exportadas pêlo país e, sobretudo, garantindo o seu acelerado ritmo de crescimento econômico.

De certa maneira, podemos dizer que a expansão das multinacionais, ao abastecer o mercado mundial com produtos estadunidenses, acabou fortalecendo a supremacia econômica dos Estados Unidos.

Respostas e comentários
  • Debata com a turma como os Estados Unidos, além da forte influência econômica no mundo, disseminaram valores culturais em vários países, inclusive no Brasil, como língua, hábitos, vestimentas e alimentação. Essa expansão cultural intensificou-se a partir da segunda metade do século vinte, por causa do destacado crescimento econômico do país. Hoje, vários hábitos foram influenciados pêlo american way of life, ou seja, pelo estilo de vida americano, propagado como um modêlo de progresso e modernidade.
  • Comente com os alunos que as multinacionais são corporações internacionais que mantêm sua séde (matriz) no país de origem, mas operam uma rede de filiais, com parte de sua produção ou serviços em outras nações. Isso gera enorme crescimento de poder econômico e as torna um dos principais atores nas economias locais, nas políticas governamentais e no lobby político.
  • Explique que muitos dos investimentos de grupos empresariais dos Estados Unidos foram implantados no Brasil por meio de multinacionais, que atuam nos mais variados ramos de atividades, como na produção industrial (produtos de higiene e limpeza, bebidas, automóveis, medicamentos etcétera), no comércio e nos serviços (redes de supermercados, bancos, seguradoras, entre outros).
  • Comente com os alunos que, de acôrdo com dados de 2019, o Produto Interno Bruto (Píbi) dos Estados Unidos é aproximadamente 30% maior do que o da China, segunda colocada no ranking mundial, sendo o Píbi estadunidense de US$ 21vinte e um reais trilhões, e o chinês, de US$ 14quatorze reais trilhões.
  • O estudo do tema A expansão das multinacionais pêlo mundo propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero seis da Bê êne cê cê, ao abordar a atuação das organizações (corporações internacionais) nos processos de integração cultural e econômica no contexto americano. êsse estudo também favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao analisar os processos de desconcentração e recentralização das atividades econômicas por meio do capital estadunidense.

Geografia em representações

A linguagem matemática nos mapas

Nos estudos geográficos, deparamos-nos com diferentes fórmas de representações cartográficas. Muitas vezes, a distribuição espacial dos fenômenos é analisada por meio de mapas com informações que se apresentam em dados numéricos, como dados estatísticos, índices econômicos, taxas de crescimento etcétera

Observe o mapa a seguir, que representa os países de origem das 100 maiores empresas do mundo em 2021. Veja que os valores estão representados por figuras geométricas proporcionais, nesse caso, círculos.

Países de origem das 100 maiores empresas (2021)

Mapa. Países de origem das 100 maiores empresas (2021). Número de empresas multinacionais dentre as 100 maiores do mundo. Círculos de tamanhos diferentes indicam quantidades de empresas: 1: Brasil, Noruega, Espanha, Suíça, Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Arábia Saudita e Rússia. 2: Reino Unido e Holanda; 3: Itália. 4: França; 6: Alemanha. 9: Japão; 31: China. 38: Estados Unidos. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 1300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: Global 500. Fortune. Disponível em: https://oeds.link/SjUFjY. Acesso em: 26 julho 2022.

  1. O que informa cada círculo representado no mapa?
  2. De acôrdo com o mapa, o que se pode concluir sôbre a quantidade de empresas dos Estados Unidos?
  3. Após os Estados Unidos, qual é o país que se destaca por ser séde das maiores empresas do mundo?
  4. Quais países europeus se destacam como séde das maiores empresas.
  5. Ao analisar a posição dos países africanos sôbre êsse tema, o que se pode concluir?
Respostas e comentários

Questões 1 a 5. Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Desenvolver a leitura cartográfica.
  • Analisar as informações representadas em cartogramas.

  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação do mapa. Ressalte que o tamanho dos círculos é proporcional à quantidade de empresas multinacionais por país de origem.
  • O estudo desta seção propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove da Bê êne cê cê, ao promover a interpretação de cartogramas com informações acêrca da origem das maiores empresas multinacionais do mundo, com destaque para as corporações estadunidenses.

Respostas

1. O número de empresas entre as cem maiores do mundo, de cada um dos países destacados no mapa.

2. Verifique se os alunos percebem que, entre as cem maiores empresas do mundo, 38 pertencem aos Estados Unidos, ou seja, é o país que tem o maior número de empresas no mundo.

3. A China.

4. A Alemanha, com seis empresas, e a França, com quatro empresas.

5. Pode-se concluir que nenhuma das 100 maiores empresas do mundo tem séde na África. Isso revela que êsse continente ocupa uma posição de pouco destaque na economia mundial.

Atividade industrial dos Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem grande importância no mercado mundial de gêneros industrializados. Observe o gráfico a seguir, que mostra os dez principais países exportadores de produtos industrializados do mundo.

Principais exportadores de produtos industrializados do mundo (2020)

Gráfico. Principais exportadores de produtos industrializados do mundo (2020). China: 20 por cento. Alemanha: 10 por cento. Estados Unidos: 8 por cento. Japão: 4 por cento. Holanda: 4 por cento. Coreia do Sul: 4 por cento. Itália: 3 por cento. França: 3 por cento. México: 3 por cento. Bélgica: 3 por cento. Outros: 38 por cento.

Fonte de pesquisa: Trade Profiles 2021. dáblio tê ó. Disponível em: https://oeds.link/AzgyUH. Acesso em: 26 julho 2022.

Questão 1.

De acôrdo com o gráfico, qual a posição dos Estados Unidos entre os dez maiores países exportadores de produtos industrializados do mundo?

O processo de industrialização dos Estados Unidos ganhou fôrça a partir da segunda metade do século dezenove e início do vinte, especialmente na região nordeste, onde teve início o processo histórico de ocupação do território. A presença abundante de recursos naturais, como reservas de carvão, próximas aos Apalaches, e de jazidas de minério de ferro, próximas aos Grandes Lagos, também favoreceu o crescimento das atividades industriais, sobretudo dos ramos siderúrgico e metalúrgico, no nordeste do país.

Nesse período, também foram encontradas importantes jazidas de petróleo na região dos Grandes Lagos, no Texas e na região do Golfo do México. Com essas descobertas, o país passou a desenvolver também ramos ligados à indústria química, responsável pêla fabricação de produtos como combustível, solvente, plástico e borracha sintética. Outro fator que contribuiu para a expansão da atividade industrial na região nordeste dos Estados Unidos foi a proximidade do oceano Atlântico, facilitando o transporte marítimo das mercadorias para outras regiões, sobretudo para o continente europeu.

Atualmente, a produção industrial estadunidense é bastante diversificada e apresenta indústrias de diversos ramos, como siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, automobilístico, aeronáutico, da informática, eletrônica, têxtil e alimentício.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os Estados Unidos são o terceiro país que mais exporta produtos industrializados do mundo.

Explique aos alunos que os grandes investimentos em pesquisas científicas financiadas pêlo govêrno e por empresas privadas permitem um constante aperfeiçoamento das atividades industriais dos Estados Unidos.

Atividade a mais

Com o intuito de resgatar noções históricas e geográficas dos Estados Unidos, sugere-se um debate em conjunto com o componente curricular de História. Nesse debate, você e o professor dêsse componente vão fazer uma apresentação histórico-geográfica e cronológica dos Estados Unidos. Como sugestão, destacamos uma sequência e alguns temas para auxiliá-los.

> Período de colonização: condicionantes geográficas de ocupação do território (as colônias no litoral) e povos indígenas.

> Período de independência: escravização, sistema de plantation e expansão para o oeste (traçado dos estado).

> Período da guerra civil e primeiros expansionismos: formação dos cinturões agrícolas, dois projetos de país (norte versus sul) e conflitos com Espanha e México (anexação do Texas e do Novo México).

> Primeiras ações geoestratégicas: política do Big Stick, construção do canal do Panamá e “contrôle do mar”.

> Do pós-guerra até hoje: Guerra Fria, consolidação como potência hegemônica e intervenções militares e políticas.

Algo a mais

Para ampliar o conhecimento a respeito dêsse tema, recomenda-se a leitura dos livros a seguir. Com êles, você pode iniciar uma discussão a respeito dos aspectos formativos da dinâmica econômica estadunidense.

> TOTA, Antonio Pedro. Os americanos. São Paulo: Contexto, 2009.

> KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2012.

Regiões industriais

A concentração da atividade industrial em determinadas regiões do território favoreceu a formação de imensas aglomerações urbanas industriais. A expansão dessas aglomerações deu origem a importantes megalópolesglossário estadunidenses: na região , a Bos-Wash (); na região dos Grandes Lagos, a (); e na costa do Pacífico, a San-San (San Diego–San Francisco).

Observe, no mapa a seguir, a distribuição das atividades industriais no território dos Estados Unidos.

Atividade industrial dos Estados Unidos (2019)

Mapa. Atividade industrial dos Estados Unidos (2019). Aeronáutica: Seattle, San Diego, Los Angeles, Boston. Automóveis: Los Angeles, Kansas City, Chicago, Pittsburgh, Detroit. Indústria química: Los Angeles, Denver, Cincinnati, Nova Orleans, Houston, Dallas, Washington, Nova York, Buffalo. Carvão: área norte e leste. Eletrônica: Phoenix, Orlando, Miami, Pittsburgh. Engenharia: San Francisco, Denver, Minneapolis, Pittsburgh, Buffalo, Cincinnati, St. Louis, Atlanta. Produtos alimentícios: Seattle, Portland, San Francisco, Denver, Kansas City, St. Louis, Nashville, Jacksonville, Dallas, Nova Orleans, Orlando, Miami e área no sudeste. Alta tecnologia: San Francisco, Dallas, Phoenix, Boston e área nordeste. Petroquímica: San Diego, centro e sul. Pesquisa e desenvolvimento: San Francisco, Washington, Chicago, Pittsburgh, Nova York, Boston, Raleigh, Dallas, Denver. Têxtil: San Francisco, Los Angeles, Atlanta, Boston, Raleigh. Turismo: San Francisco, Los Angeles, Greensboro, Raleigh, Washington, Nova York, Orlando, Miami, Orlando. Manufacturing belt: área nordeste. Sun belt: noroeste, oeste, sul, áreas no sudeste. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior, esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: REFERENCE World Atlas. décima primeira edição Londres: dórlin , 2021. página 16. FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 81.

As principais áreas industriais no território dos Estados Unidos encontram-se agrupadas em duas grandes regiões, são elas:

Cinturão da manufatura, também conhecida por manufacturing belt: é a região industrial mais antiga, localizada no nordeste do país, entre os Grandes Lagos e a costa atlântica. Foi onde teve início o processo de industrialização dos Estados Unidos e onde estão localizadas importantes cidades do país, como Chicago e uóshinton, e também importantes portos marítimos, como os de bóston, Filadélfia e Nova York.

Respostas e comentários
  • Estudar a dinâmica da atividade industrial nos Estados Unidos favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao analisar os processos de desconcentração e recentralização das atividades econômicas por meio do capital estadunidense.
  • Comente com os alunos a respeito de outras regiões industriais ao redor do globo, como o vale do rio Reno, na Alemanha, as planícies da China (Costa Léste) e o norte industrial italiano. No Brasil, as regiões mais industrializadas localizam-se no Sudeste, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, na Grande Rio (região metropolitana do Rio de Janeiro) e na Grande Belo Horizonte.
  • Comente com os alunos que o desenvolvimento dos ramos siderúrgico e metalúrgico, citado nesta página, foi extremamente importante para alavancar as atividades industriais dos Estados Unidos, pois a partir disso é que outros ramos industriais, como o automobilístico e o da construção civil, passaram a ser desenvolvidos.
  • O estudo sôbre as atividades econômicas nos Estados Unidos, abordadas ao longo dêste capítulo, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê, ao analisar as características dos países da América no que diz respeito aos seus aspectos econômicos e às suas riquezas.

Embora o manufacturing belt seja o maior parque industrial dos Estados Unidos, há algumas décadas essa região vem passando por uma crise industrial, decorrente de fatores como a dificuldade de competir com empresas que utilizam mão de obra barata, altos impostos, envelhecimento dos maquinários industriais e ainda intensa competitividade dos produtos industrializados fabricados na Europa e, sobretudo, na Ásia.

Essa crise industrial vem provocando o fechamento de várias fábricas, como as automobilísticas e siderúrgicas. E vem provocando também a queda da participação do nordeste na produção industrial estadunidense. Em razão dêsses fatos, o cinturão da manufatura está sendo chamado de rust belt, ou seja, cinturão da ferrugem.

Fotografia. Um prédio amplo abandonado. Suas janelas estão quebradas e ao redor há um pátio aberto com entulho e arbustos.
Construção que abrigava uma indústria automobilística, atualmente abandonada, na cidade de detróit, Estados Unidos, em 2019.

Cinturão do sol ou sun belt: é a região industrial mais recente, que ganhou fôrça simultaneamente à crise industrial da região nordeste. O sun belt se estende da região sudoeste do território estadunidense, passando pêla região do Golfo do México, indo até a região oeste do território e, de modo geral, abriga as indústrias de elevada tecnologia dos Estados Unidos. Na porção sul, as principais atividades industriais são ligadas ao ramo petroquímico, em razão da proximidade das jazidas de petróleo, e também ao ramo aeroespacial, em virtude da presença do Centro Espacial Djón , Pôrto espacial da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (Nasa). Já na região oeste, destacam-se as indústrias de alta tecnologia, como informática, robótica, biotecnologia e microeletrônica.

De modo geral, as indústrias do cinturão do Sol foram impulsionadas pêla proximidade que possuem de importantes tecnopolos, ou seja, centros de pesquisas de alta tecnologia associados a importantes universidades, como o Vale do Silício, no estado da Califórnia.

Fotografia. Três pessoas de jaleco, touca, máscara e luvas. Uma delas manuseia um equipamento retangular que está sobre uma bancada. Outro ao lado dela segura uma prancheta e o último, observa. Ao fundo, equipamentos e um computador.
Na foto, fabricação de componentes eletrônicos na Califórnia, Estados Unidos, em 2022.
Respostas e comentários

Comente com os alunos que Detroit foi uma das maiores e mais prósperas cidades do nordeste dos Estados Unidos, sendo conhecida como a “capital da indústria automobilística” e representação do chamado “sonho americano”. Hoje, é uma “cidade fantasma”, por conta das muitas fábricas abandonadas e da perda de grande número de moradores.

Algo a mais

Para complementar informações, sugira aos alunos que acessem o site a seguir. Nele, há uma reportagem a respeito do Sun Belt, que trata do desenvolvimento tecnológico no Vale do Silício, na Costa Oeste dos Estados Unidos. O texto aponta alguns fatores que contribuíram para transformar o local em um dos maiores polos de inovação tecnológica do planeta. Disponível em: https://oeds.link/aIY38K. Acesso em: 11 julho 2022.

Nafta

O acôrdo de Livre Comércio da América do Norte (náfta, sigla em inglês de North American Free Trade Agreement) foi uma zona de livre-comércio formada pelos países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México que durou 26 anos. êsse acôrdo começou a vigorar em 1994, quando os países-membros decidiram eliminar gradativamente as taxas alfandegárias cobradas sôbre mercadorias e produtos comercializados entre êles.

Após muitas críticas envolvendo o náfta, os três países membros da América do Norte decidiram então, em julho de 2020, substituir o antigo náfta pêlo novo u ésse ême cê á (sigla do acôrdo Estados Unidos, México e Canadá).

Mantendo diversas características do náfta, o novo bloco econômico trouxe algumas mudanças, sobretudo no que envolve as relações comerciais entre seus membros. No entanto, os Estados Unidos, a maior potência econômica do mundo, continuam ocupando uma posição privilegiada no u ésse ême cê á. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2021, os Estados Unidos responderam por cêrca de 87% do Píbi total do bloco, enquanto Canadá e México participaram com apenas 8% e 5%, respectivamente. Essa posição ampliou a dependência do México e do Canadá em relação à economia estadunidense.

Observe o mapa e a tabela com informações sôbre o u ésse ême cê á.

Comércio entre os membros do USMCA (2021)

Mapa. Comércio entre os membros do U S M C A (2021). Fluxos comerciais (em porcentagem). Importações: dos Estados Unidos para o Canadá (49 por cento); e para o México (44 por cento); do Canadá para os Estados Unidos (12 por cento); e para o México (1,4 por cento); do México para os Estados Unidos (15 por cento); e para o Canadá (6 por cento). Exportações: do Canadá para os Estados Unidos (73 por cento); e para o México (1 por cento); dos Estados Unidos para o Canadá (18 por cento); e para o México (3 por cento); do México para os Estados Unidos (80 por cento); e para o Canadá (3 por cento). À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 1110 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: TRADE Profiles 2021. WTO. Disponível em: https://oeds.link/AzgyUH. Acesso em: 26 julhoponto 2022.

USMCA

Países Membros

PIB (em bilhões de dólares) 2020

População 2021

Área (em km²) 2021

Canadá

1.645

38.155.012

9.984.670

México

1.087

126.705.138

1.964.375

Estados Unidos

20.894

336.997.624

9.833.517

Total

23.626

501.857.774

21.782.562

Fontes de pesquisa: Países. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/v9mKio. WORLD Population Prospects2022. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/wKmVrL WORLD Development Indicatos. The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/WoxLoc. Acessos em: 26 julho 2022.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que blocos econômicos são, basicamente, uniões de países com interêssis mútuos de crescimento econômico e que, em alguns casos, podem representar interêssis sociais e políticos em comum. Além do u ésse ême cê á, são exemplos de blocos econômicos a União Europeia (u ê) e o Mercosul.
  • O estudo do tema Do náfta ao u ésse ême cê á, nesta página, contempla o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um dois da Bê êne cê cê, ao abordar os objetivos e a importância dos organismos internacionais de integração do território americano, com destaque para êsse bloco econômico norte-americano.
  • A análise do mapa que mostra o comércio entre os membros do u ésse ême cê á também favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove ao promover a interpretação de cartogramas e mapas esquemáticos com informações geográficas acêrca da América.

Sugestão de avaliação

Transcreva, na lousa, a atividade a seguir e peça aos alunos que respondam no caderno.

1. Baseado em qual dado da tabela da página 230 podemos concluir que os Estados Unidos são a maior potência econômica do bloco?

Resposta

1. Espera-se que os alunos analisem a tabela e constatem que de acôrdo com o Píbi, os Estados Unidos são a maior economia entre os países do bloco, além da influência sôbre seus parceiros comerciais, Canadá e México, estes economicamente dependentes.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Elabore um texto utilizando as expressões do quadro para contextualizar a potência econômica dos Estados Unidos.

produção diversificada • exportador mundial • avançada tecnologia

  1. Quais foram os principais fatores que influenciaram a expansão da atividade industrial na região nordeste dos Estados Unidos a partir da segunda metade do século dezenove e início do vinte?
  2. Quais são as megalópoles existentes no território estadunidense? Onde elas estão localizadas?
  3. Quais fatores causaram a crise industrial vivida no manufacturing belt?
  4. De acôrdo com o que você estudou, explique o significado do têrmu rust belt utilizado por várias pessoas.
  5. De acôrdo com o que você estudou, escreva em uma folha avulsa o que melhor distingue as economias dos países do u ésse ême cê á.

Aprofundando os conhecimentos

7. Observe o mapa a seguir.

População de algumas aglomerações urbanas dos Estados Unidos (2015-2030*)

Mapa. População de algumas aglomerações urbanas dos Estados Unidos (2015-2030 em projeção). População (em milhões de habitantes). 2015. 4 milhões de habitantes: Phoenix, Minneapolis, Dallas, Houston, Atlanta, Miami, Washington, Filadélfia e Boston. Até 20 milhões de habitantes: Los Angeles, Chicago e Nova York. 2030 (em projeção): com aumento em todas as cidades, em menor quantidade em Los Angeles. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 620 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: WORLD urbanization prospects 2018. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/UaURuz. Acesso em: 26 julho 2022.

  1. Que informação o mapa está representando?
  2. Qual aglomeração urbana apresentará menor proporção de crescimento entre 2015 e 2030?
  3. Como você chegou a essa conclusão?
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Verifique se no texto produzido pelos alunos são abordados os seguintes aspectos da economia estadunidense: grande exportador mundial e produção diversificada com emprego de avançada tecnologia.

2. Resposta: O processo histórico de ocupação do território e a presença de recursos naturais na região nordeste do país. Além disso, a proximidade dessa região do oceano Atlântico, que tornava mais fácil o transporte marítimo das mercadorias.

3. Resposta: Na região leste, a Bos-Wash (Boston-Washington); na região dos Grandes Lagos, a Chi-Pitts (Chicago-Pittsburgh); e na costa do Pacífico, a San-San (San Diego-San Francisco).

4. Resposta: Dificuldade em competir com empresas que utilizam mão de obra barata, altos impostos, envelhecimento dos maquinários industriais e ainda intensa competitividade dos produtos industrializados fabricados na Europa e, sobretudo, na Ásia.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: Os Estados Unidos, a maior potência econômica do planeta, ocupa uma posição privilegiada no bloco, e o Canadá e o México apresentam uma dependência econômica em relação aos Estados Unidos.

7. a) Resposta: A população das maiores aglomerações urbanas dos Estados Unidos nos anos de 2015 e 2030 (projeção).

7. b) Resposta: Los Angeles.

7. c) Resposta: Pela observação da mudança no tamanho dos círculos que indicam a quantidade da população absoluta nesses dois períodos.

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar a aprendizagem dos alunos. Caso haja alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante o desenvolvimento dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados nas páginas anteriores.
  • As atividades desta página exploram a Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê, ao proporcionar a utilização dos conhecimentos geográficos para compreender e exercitar o interêsse pêla resolução de problemas voltados ao conteúdo estudado.
  • Nas atividades 4 e 5, traduza o significado das palavras, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem – manufacturing: fábrica, produção; rust: ferrugem; belt: cinturão.
  • Na atividade 7, oriente os alunos na leitura e na interpretação do mapa. Ressalte que se trata de um mapa quantitativo, em que o tamanho dos círculos é proporcional à quantidade de habitantes das cidades de acôrdo com o ano (representado pêla côr). Se possível, complemente as explicações sôbre os mapas quantitativos levando para a sala de aula outros exemplos.
  • O item c da atividade 7 explora a prática da argumentação dos alunos, promovendo uma situação em que necessitam elaborar sua resposta com base nos conhecimento adquiridos e na interpretação do mapa.

Resposta

5. A crise industrial presente na Região Nordeste vem provocando o fechamento de várias fábricas e, também, uma queda na participação da região na produção industrial norte-americana. Por isso, o cinturão da manufatura vem sendo chamado por muitas pessoas de , ou seja, cinturão da ferrugem.

Glossário

Megalópole
: extensa área formada pêlo encontro das áreas urbanas de duas ou mais metrópoles – mega significa “grande”, e polis, “cidade”.
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