Recursos minerais e energéticos dos Estados Unidos

O crescimento industrial dos Estados Unidos foi beneficiado pêla riqueza de recursos naturais existentes em seu território, sobretudo cobre, carvão, minério de ferro e petróleo.

Atualmente, a abundância de recursos naturais ainda é muito importante para a economia do país, pois gera parte da matéria-prima e da energia utilizadas para o abastecimento de seu parque industrial.

Veja, no mapa a seguir, a localização das principais reservas de minerais do território estadunidense.

Principais recursos minerais dos Estados Unidos (2019)

Mapa. Principais recursos minerais dos Estados Unidos (2019). Porção oeste: prata, chumbo, urânio, ouro, cobre, ferro, zinco e fosfato. Região sul: fosfato, urânio, bauxita (alumínio). Porção oeste: ferro, cobre, zinco, chumbo e fosfato. Carvão mineral: encontrados em grandes áreas no oeste e leste e em uma pequena área no sul. Petróleo e gás: grandes áreas no centro-sul, áreas menores no norte, oeste e nordeste. Na parte superior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 455 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 81.

Questão 2.

Identifique, no mapa, a localização das principais reservas de minério de ferro no território dos Estados Unidos. Identifique também onde estão localizadas as principais reservas de petróleo e gás.

Embora os Estados Unidos possuam uma vasta riqueza mineral, ainda recorrem à importação de vários recursos, pois sua demanda é muito maior que a produção nacional. Mesmo sendo o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, sua produção é insuficiente para abastecer seu parque industrial. Por isso, os Estados Unidos dependem cada vez mais de importações de petróleo de países como Canadá, Arábia Saudita, México e Venezuela.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Verifique se os alunos identificaram que as reservas de ferro estão concentradas principalmente na porção norte e nordeste do país, na região dos Grandes Lagos, enquanto as reservas de petróleo gás estão distribuídas por várias regiões do país, na porção Léste, central e oeste do território.

  • Comente com os alunos que a importação do petróleo pelos Estados Unidos não somente representa o enorme apetite de seu consumo interno, observado pêlas políticas econômicas e pêlo modo de vida consumista, mas também faz parte de uma estratégia geopolítica dos recursos (petróleo é um recurso finito), que procura controlar os preços e as reservas estratégicas.
  • Oriente e auxilie os alunos na leitura do mapa, que mostra os principais recursos minerais e energéticos dos Estados Unidos, como fórma de promover o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove da Bê êne cê cê, analisando informações sôbre o ordenamento territorial, o uso e a ocupação do território estadunidense. A análise dêsse mapa também desenvolve a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero, ao abordar as características dos países da América, no caso específico dos Estados Unidos, no que se refere aos aspectos econômicos e suas riquezas.

Agropecuária estadunidense

A característica mais marcante da atividade agropecuária dos Estados Unidos é sua elevada produtividade, decorrente, principalmente, do emprêgo de mão de obra qualificada, maquinários com elevada tecnologia e técnicas modernas de produção, como irrigação e melhoramento genético.

Além da agropecuária altamente mecanizada, o país apresenta também um grande aproveitamento de seu espaço rural, diferentemente do que ocorre em muitos países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil, nos quais vastas áreas voltadas para a agropecuária, geralmente localizadas em latifúndios, permanecem subaproveitadas, ou seja, não são ocupadas por lavouras ou criações.

Por causa do uso cada vez mais intenso de máquinas nas atividades rurais, a População Economicamente Ativa (péa) ligada ao setor agropecuário dos Estados Unidos é bastante reduzida. Apenas 1,4% de seus trabalhadores estavam, em 2019, efetivamente ocupados no campo, o que não impediu que o país registrasse uma produtividade cada vez mais elevada. Além de abastecer agroindústrias e parte de sua população, os Estados Unidos são os maiores exportadores de produtos agropecuários em todo o mundo, principalmente de grãos.

A tabela a seguir apresenta dados sôbre alguns gêneros agropecuários produzidos no país em 2020.

Milho

Soja

Trigo

Ícone composto por uma espiga de milho em um círculo azul.

Ícone composto por grãos de soja em um círculo vermelho.

Ícone composto por um ramo de trigo em um círculo verde.

Porcentagem na produção mundial

36%

Porcentagem na produção mundial

32%

Porcentagem na produção mundial

6%

Ranking mundial

Ranking mundial

Ranking mundial

Suíno

Galináceos

Bovino

Ícone composto por um porco em um círculo roxo.

Ícone composto por um galo em um círculo verde.

Ícone composto por um boi em um círculo laranja.

Porcentagem na produção mundial

8%

Porcentagem na produção mundial

9%

Porcentagem na produção mundial

6%

Ranking mundial

Ranking mundial

Ranking mundial

Fonte de pesquisa: faostát. fáo. Disponível em: https://oeds.link/WLRIrD. Acesso em: 26 julho 2022.

Respostas e comentários
  • Explore as informações sôbre a produção agropecuária dos Estados Unidos apresentadas na tabela. Ressalte a liderança alcançada por êsse país na produção de gêneros agrícolas e também na pecuária e destaque a participação dêsses produtos no total e no ranking de produção mundial.
  • No estudo do tema Agropecuária estadunidense, retome com os alunos as explicações sôbre as barreiras alfandegárias e o protecionismo abordados na página 96. Ressalte a êles que, além do desenvolvimento tecnológico, o protecionismo e as barreiras alfandegárias, assim como os subsídios agrícolas, são fatores que contribuem diretamente para o crescimento das atividades agropecuárias nos Estados Unidos.
  • O estudo dêsse tema também favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove da Bê êne cê cê, ao analisar os padrões econômicos de distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas, tendo os Estados Unidos da América como referência.

Cinturões agrícolas

Assim como as áreas industriais, a denominação belt também é usada para a organização do espaço agrário dos Estados Unidos. Os belts, ou cinturões, são regiões especializadas na produção de um tipo específico de cultivo ou criação.

A distribuição dos belts varia conforme as características naturais de clima e solo de cada região. Por exemplo, no oeste do território, onde predomina o clima semiárido, estão localizadas as regiões voltadas para a pecuária leiteira e o cultivo de frutas tropicais. Já na região central do território, dominada pêlo clima temperado e pêlas extensas planícies que possibilitam o uso de maquinários, observa-se a existência das monoculturas de trigo.

Os principais belts do país são do algodão (cotton belt), do milho (corn belt) e do trigo (wheat belt). Observe o mapa a seguir e verifique a organização do espaço agrário dos Estados Unidos.

Agropecuária dos Estados Unidos (2020)

Mapa. Agropecuária dos Estados Unidos (2020). Principais cultivos e criações: Cereais, milho, arroz, uva, beterraba açucareira, tabaco, soja, cana-de-açúcar, algodão, amendoim, extração de madeira, aves, bovinos e suínos, encontrados dispersos por todo o território. Ranching belt – Pecuária extensiva: norte, centro, sul e área no sudeste. Wheat belt – Cinturão de trigo: áreas no norte e no centro. Cotton belt – Cinturão de algodão: áreas no sul e no sudeste. Dairy belt – Pecuária leiteira e policultura: áreas no noroeste, norte e nordeste. Corn belt – Cinturão de milho: área no norte na porção leste e área central. Culturas tropicais – Cinturão de arroz, frutas cítricas e cana-de-açúcar: áreas sudoeste, sul e sudeste. Policultura – Vários cultivos como tabaco, milho e amendoim: áreas no sudeste. Na parte superior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: national geographic: América do Norte e Central. São Paulo: Abril, 2008. página 37. REFERENCE World Atlas. décima primeira edição Londres: dórlin quínderslei, 2021.

Questão 3.

Identifique, no mapa, a localização dos belts de algodão, milho e trigo.

A agropecuária é amparada por uma política protecionista, que cobre os prejuízos dos agricultores, e, ao mesmo tempo, por barreiras alfandegárias, que os protegem das eventuais concorrências externas.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Verifique se os alunos reconhecem que o belt do algodão está localizado nas partes sul e sudeste do território dos Estados Unidos, o belt do milho, na parte central, e o belt do trigo, nas partes central e norte.

  • Oriente e auxilie os alunos na leitura do mapa, que mostra a distribuição da produção agropecuária dos Estados Unidos, como fórma de promover o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, analisando informações sôbre o ordenamento territorial, o uso e a ocupação do território estadunidense.
  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação das informações do mapa, em especial a localização dos belts (cinturões agropecuários). Ressalte, por exemplo, a correlação entre os cultivos e os tipos climáticos e mostre que nas áreas ao norte do país predominam os cultivos de clima frio, como o trigo, assim como a pecuária leiteira, enquanto as lavouras de climas mais quentes, como o milho, o algodão e as culturais tropicais, são cultivadas na porção ao sul do território.

O poderio militar dos Estados Unidos

Além do domínio econômico, os Estados Unidos exercem forte influência militar e política sôbre o restante do mundo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o país passou a investir grandes somas de dinheiro no desenvolvimento de sua indústria bélicaglossário , assim como em treinamento e manutenção do exército e em pesquisas nesse setor. O objetivo era impedir a expansão política e econômica de seu principal opositor político, a União Soviética.

Sem realizar embates diretos, essas duas potências militares buscaram intimidar uma à outra por meio de ações que demonstrassem o poder de seus armamentos, principalmente com mísseis e armas nucleares. Com o fim da União Soviética, em 1991, os Estados Unidos se consolidaram como a maior potência militar do planeta, sem nenhuma nação que se equiparasse a sua indústria bélica.

Atualmente, os Estados Unidos possuem bases militares em diversas regiões do mundo, e, na maioria das vezes, por meio dessas bases, o govêrno estadunidense intervém em diferentes conflitos pêlo mundo. O país também apresenta o maior gasto com questões militares. Observe as informações na tabela a seguir, que mostra o poderio militar dos Estados Unidos.

Países com o maior número de bases norte-americanas (2020)

Quantidade de bases militares norte-americanas

Países com o maior número de soldados norte-americanos (2020)

Quantidade de soldados norte-americanos

Japão

120

Japão

53.713

Alemanha

119

Alemanha

33.948

Coreia do Sul

73

Coreia do Sul

26.414

Guam (EUA)*

54

Itália

12.247

Itália

44

Reino Unido

9.274

Porto Rico

34

Guam (EUA)*

6.140

Reino Unido

25

Iraque

5.200

Portugal

21

Barein

3.731

Turquia

13

Espanha

3.180

Barein

12

Kuait

2.169

Bélgica

11

Turquia

1.685

Panamá

11

Bélgica

1.147

Ilhas Marshall

11

Austrália

1.085

Kuait

10

Noruega

733

Fonte de pesquisa: russên, morramédi; Adádi, morramédi. Infographic: US military precense around the World. . 10 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/fNad80. Acesso em: 27 julho 2022.

* é um território norte-americano localizado na Micronésia (Oceania).

Respostas e comentários

Algo a mais

  • A hegemonia dos Estados Unidos tem sido posta em xeque por conta da ascensão de novas potências regionais, como a China, e pêlo fortalecimento do poder político e militar da Rússia no cenário internacional. sôbre o possível declínio ou a possível perda da supremacia estadunidense no cenário geopolítico contemporâneo, indicamos a leitura a seguir. > férgusson, . Colosso: ascensão e queda do império americano. São Paulo: Planeta, 2011.
  • Complemente o estudo do tema O poderio militar dos Estados Unidos e questione-os sôbre os imensos gastos da indústria bélico-militar dos Estados Unidos e também como recursos poderiam ser utilizados para combater a pobreza e a fome no mundo e reduzir os desmatamentos e os demais problemas ambientais.

O tema é reticências

Diversidade cultural

Cultura

O cinema e a cultura estadunidense

Você tem o hábito de ir ao cinema? Ou mesmo de ver filmes em casa? Essa atividade de lazer e entretenimento agrada multidões pêlo mundo. Prova disso é a grande quantidade de pessoas que assistem a filmes, inclusive com o aumento de provedores on-line, cada vez mais populares, e a quantidade crescente de lançamentos no mercado.

Atualmente, os Estados Unidos detêm a maior parte do mercado mundial de produção de filmes. Com as produções cinematográficas, o país espalha sua cultura pêlo mundo.

Conheça a seguir algumas informações referentes à influente indústria cinematográfica estadunidense.

Esquema. Indicações com letras. Rolo de um filme com letreiro escrito Hollywood em um morro, indicado com a letra A; dois ingressos de cinema; uma mulher loira de cabelos curtos e um homem de cabelos pretos com topete, indicado com a letra B; e hambúrguer, batata frita, um copo de refrigerante, um copo de café, um donut, um aparelho celular e orelhas do Mickey Mouse, com a letra C.

A.

As marcas apresentadas são utilizadas para fins estritamente didáticos, portanto não representam divulgação de qualquer tipo de produto ou empresa.

A.

Roliuúdi, distrito da cidade de los angêlis, localizado no estado da Califórnia, possui a maior concentração de empresas cinematográficas estadunidenses.

B.

B.

Entre as décadas de 1940 e 1950, os filmes estadunidenses que foram distribuídos para o Brasil e para outros países potencializaram entre os jovens o chamado American Way of Life, o “estilo de vida americano”. Muitos procuravam parecer com seus ídolos, imitando seu modo de se vestir, seus acessórios e penteados, além de incorporar os trejeitos de suas personagens preferidas. Dessa maneira, novos padrões de beleza e comportamento foram estabelecidos pêlo cinema.

C.

A grande disseminação dos filmes de Roliuúdi pêlo mundo contribui para despertar o gôsto de outras sociedades pêlo modo de vida estadunidense, na intenção de ampliar potenciais mercados consumidores pêlo mundo.

C.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Refletir sôbre a influência cultural dos Estados Unidos ao redor do mundo.
  • Compreender os mecanismos político-ideológicos da indústria cinematográfica estadunidense.

  • O tema desta seção está associado à Competência específica de Ciências Humanas 2 da Bê êne cê cê, pois favorece refletir sôbre a sociedade e de suas tecnologias, permitindo aos alunos se posicionarem diante delas.
  • O estudo favorece o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Para isso, converse com a turma sôbre a influência da indústria cinematográfica dos Estados Unidos na cultura de vários países, inclusive na do Brasil. Comente que, por meio do cinema, foram difundidos vários produtos estadunidenses, como bens de consumo de massa (refrigerantes e cigarro); além de valores e costumes, como o uso de expressões em inglês e comportamentos. Com isso, hábitos culturais nacionais e tradicionais foram modificados por influência do cinema, interferindo também no modo de vestir da população. Com o surgimento do rock and roll, na década de 1950, a ruptura nos costumes dos jovens estadunidenses chegou aqui representada pelos cabelos curtos, topetes e camisetas de malha, como as utilizadas nos filmes pêlo ator James Dean. Até a linguagem foi influenciada, com vários têrmus divulgados pêlo cinema sendo incorporados ao nosso vocabulário, como self-service, breakfast, delivery, hot dog, hamburger, milk-shake, fitness, top model, fashion, pet shop, outdoor e e-mail.
  • Aproveite o tema abordado e desenvolva a noção introdutória de prática de pesquisa em entrevista para a atividade proposta. Nesse caso, os alunos poderão organizar o processo da pesquisa desde o seu início, seguindo os seguintes passos: definição do objetivo de sua pesquisa a partir do tema a ser pesquisado; escolha do público a ser entrevistado; definição do método da pesquisa, quantitativa ou qualitativa; produção do roteiro de perguntas; escolha do recurso para a gravação da entrevista ou de sua anotação; realização da entrevista. Oriente os alunos a elaborar perguntas, em que os entrevistados possam mencionar os três últimos filmes assistidos ou os três filmes de que mais gostaram. Após a captação das informações, oriente os alunos a criar uma tabela com os nomes dos filmes e a origem deles, ou seja, onde foram criados. A intenção é que verifiquem se a maioria dos filmes é produzida nos Estados Unidos. Após a análise dos dados, promova uma roda de conversa para que êles utilizem as informações das entrevistas como conteúdo para estudar a indústria cinematográfica estadunidense.

D.

E.

F.

Esquema. Continuação do rolo de filme com a bandeira da França, ao lado da torre Eiffel, indicado com a letra D; escudos de super-heróis, como: Batman, Super-homem, Homem-Aranha, Capitão América e Flash, letra E; a bandeira dos Estados Unidos, letra F.

D.

Para proteger as produções nacionais, alguns países, como a França, utilizam-se de medidas restritivas para evitar a invasão das produções estadunidenses. Com isso, o govêrno francês conseguiu que, atualmente, apenas um terço dos filmes lançados no país sejam provenientes dos Estados Unidos.

E.

Os filmes baseados em heróis de quadrinhos se tornaram uma rentável fatia do mercado cinematográfico, com exemplos como Super-Homem, Capitão América, Homem Aranha, Batman e Homem de Ferro. De modo geral, as características dêsses heróis iam ao encontro dos anseios da população, de acôrdo com o contexto da época de suas criações.

F.

Muitas produções cinematográficas dos Estados Unidos buscam evidenciar o domínio do conhecimento científico e militar do país diante de outras nações do mundo. êsse fato pode ser reconhecido em vários filmes em que o poder bélico estadunidense é demonstrado por meio de guerras ou conflitos diplomáticos em que, na maioria das vezes, os Estados Unidos são vitoriosos.

  1. De que fórma o cinema é capaz de influenciar o modo de vida das pessoas?
  2. Você considera importante que as pessoas conheçam e reflitam sôbre a origem e o conteúdo dos filmes a que assistem? Por quê?
  3. Atualmente, as pessoas ainda são estimuladas ao consumo de produtos vinculados à imagem de artistas, de personagens do cinema ou de outras mídias? Converse com os colegas a respeito.
  4. Com os colegas e o auxílio do professor, façam uma lista de alguns filmes produzidos recentemente pêla indústria estadunidense. Selecionem alguns títulos e façam uma votação para escolher um que deverá ser assistido por toda a turma em uma data previamente combinada.

Assistam ao filme com atenção para identificar se há nele aspectos referentes à disseminação da cultura estadunidense e qual ideia êle busca transmitir nesse sentido. Elaborem uma lista dêsses aspectos e, depois do filme, conversem sôbre êles. Avaliem como elementos do filme podem influenciar a vida das pessoas que o assistirem.

Respostas e comentários

1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1 a 4 exploram a prática de argumentação ao oportunizar a participação dos alunos para expressarem ideias e opiniões sôbre a indústria cinematográfica.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive-os a refletir sôbre o assunto, retomando exemplos citados no texto. Ressalte que toda manifestação cultural carrega intenções e valores de quem a produz. Por isso, é preciso estar informado para identificar elementos, filtrar os conteúdos e agir de fórma consciente, evitando adotar ideias e comportamentos sem reflexão.

2. Resposta pessoal. Proponha aos alunos que considerem a importância do senso crítico diante de qualquer fonte de informação, abordagem ou exposição de assuntos. Comente a necessidade de filtrarmos o que vemos, lemos e ouvimos, de modo que elaboremos nossas conclusões, desenvolvendo a autonomia, a fim de não nos comportarmos passivamente em relação às mensagens e aos acontecimentos. Discutir a influência do cinema na vida é uma maneira de contribuir para êsse processo, incentivando a criticidade e a elaboração das próprias convicções.

3. Resposta pessoal. Atualmente, o cinema, a televisão e a publicidade exercem grande influência sôbre o consumo. Muitas marcas e produtos são vinculados a celebridades, que “emprestam” seu prestígio como influenciadores, principalmente do público jovem.

4. Auxilie os alunos na seleção dos títulos para votação. Incentive-os a identificar aspectos como os apresentados no texto e outros que podem surgir. Se necessário, antes do filme, revise os conteúdos estudados para os usar na análise fílmica. Sugerimos os longas-metragens a seguir.

> INDEPENDENCE . Direção de rolân . Estados Unidos, 1996 (153 minutos). > CAPITÃO América: o primeiro Vingador. Direção de djou . Estados Unidos, 2011 (97 minutos).

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual é a relação entre os recursos minerais presentes nos Estados Unidos e a atividade industrial do país?
  2. Caracterize a agropecuária desenvolvida nos Estados Unidos.
  3. Relacione a agropecuária e a política protecionista nos Estados Unidos.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe os gráficos a seguir e depois responda às questões.

Cinco maiores produtores de petróleo do mundo (2020)

Gráfico. Cinco maiores produtores de petróleo do mundo (2020). Mil barris de petróleo (por dia). Estados Unidos: 16476. Rússia: 11066. Arábia Saudita: 11039. Canadá: 5135. Iraque: 4114.

Cinco maiores importadores de petróleo do mundo (2020)

Gráfico. Cinco maiores importadores de petróleo do mundo (2020). Mil barris de petróleo (por dia). China: 11158. Estados Unidos: 5883. Índia: 4084. Europa: 3079. Japão: 2474.

Fonte de pesquisa dos gráficos: bê pê. statistical review of world energy june 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. Acesso em: 26 julho 2022.

  1. Qual é a posição dos Estados Unidos em relação aos maiores produtores de petróleo do mundo?
  2. E em relação aos maiores importadores?
  3. De acôrdo com o que você estudou, o que justifica a grande quantidade de petróleo importada pelos Estados Unidos?

5. Relacione a foto com a seguinte afirmação:

O espaço agrário estadunidense está organizado por cinturões agropecuários.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação Ao fundo, silos e morro com árvores.
Colheita de trigo no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, em 2020.
Respostas e comentários

1. Resposta: O crescimento da atividade industrial dos Estados Unidos foi beneficiado pelos recursos naturais existentes em seu território, sobretudo cobre, carvão, minério de ferro e petróleo.

2. Resposta: A característica mais marcante da atividade agropecuária nos Estados Unidos é sua elevada produtividade, decorrente, principalmente, do emprêgo de mão de obra qualificada, maquinários com elevada tecnologia e técnicas modernas de produção, como irrigação e melhoramento genético. O país apresenta também um grande aproveitamento de seu espaço rural.

3. Resposta: A agropecuária dos Estados Unidos é amparada por uma política protecionista, que cobre os prejuízos dos agricultores, e, ao mesmo tempo, por barreiras alfandegárias, que os protegem de eventuais concorrências externas.

4. a) Resposta: Os Estados Unidos ocupam a 1ª posição entre os maiores produtores de petróleo do mundo.

4. b) Resposta: Os Estados Unidos ocupam a 2ª posição entre os maiores importadores de petróleo do mundo.

4. c) Resposta: A demanda de petróleo pelos Estados Unidos é muito maior que sua produção, daí a necessidade de importação dêsse recurso.

5. Resposta: A foto retrata uma lavoura de trigo em Idaho, município localizado na área do cinturão de trigo estadunidense. Os cinturões agropecuários, ou belts, são áreas especializadas em um tipo de cultivo ou criação. Grande parte do espaço agrário dos Estados Unidos está dividida em belts, que são desenvolvidos considerando-se principalmente as características naturais de cada região, como o clima e o solo.

  • As atividades 1 a 6 abordam a Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê, ao promover a análise da sociedade estadunidense e a influência dêsse país na economia de outras nações.
  • As atividades 1, 3 e 5 exploram a habilidade ê éfe zero oito gê ê um três, ao solicitar aos alunos que analisem a questão do desenvolvimento científico e tecnológico nos Estados Unidos.
  • Aproveite a atividade 4 para ressaltar a importância do petróleo na economia dos Estados Unidos. Explique aos alunos que o desenvolvimento da economia estadunidense está apoiado diretamente na utilização de recursos energéticos fósseis, sobretudo, do petróleo.

Sugestão de avaliação

1. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

Atualmente, os Estados Unidos se tornaram um dos maiores exportadores de armas e munições para outras nações do mundo.

Apesar de todo o potencial militar e de ser um dos principais exportadores de materiais bélicos, os Estados Unidos são um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da o êne u, criado para garantir a paz mundial.

Texto elaborado pelos autores.

a ) Vocês consideram contraditória a presença dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da o êne u?

b ) A grande produção e a venda de armamentos no mundo promovem a paz? Justifique sua resposta.

c ) Na opinião de vocês, a paz no mundo depende da diminuição da venda de armas?

Respostas

a ) Resposta pessoal. Oriente os alunos a refletir sôbre a postura dos Estados Unidos de ocupar um importante papel no Conselho de Segurança da o êne u e, ao mesmo tempo, ser um grande fornecedor de armas para diversos países.

b ) Resposta pessoal. Leve os alunos a refletir sôbre a facilidade de uma pessoa em comprar armas em mercados populares em vários países, como ocorre em boa parte dos Estados Unidos.

c ) Resposta pessoal. Oriente-os a respeitar as opiniões dos colegas.

Glossário

Indústria bélica
: indústria de equipamentos militares, como armas e munições, tanques, navios e aviões de guerra.
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