O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Quando os europeus iniciaram o processo de colonização da América, no século dezesseis, essas terras já eram habitadas por muitos povos nativos. De acôrdo com seu conhecimento sôbre o tema, escreva um texto comparando o que ocorreu com povos, tanto na América Anglo-Saxônica quanto no Brasil, após a chegada dos colonizadores europeus.
  2. sôbre as questões sociais na América Anglo-Saxônica, analise as afirmações a seguir. Depois, copie-as em uma folha avulsa, escrevendo V para as informações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
    1. De maneira geral, a população dos países da América Anglo-Saxônica apresenta qualidade de vida semelhante a dos países subdesenvolvidos.
    2. Durante décadas, o Canadá e os Estados Unidos adotaram a política do estado de bem-estar social, conhecida como welfare state, com medidas que asseguraram o desenvolvimento social.
    3. Os países da América Anglo-Saxônica não enfrentam problemas sociais.
    4. Apesar das políticas de combate à imigração ilegal, o fluxo migratório continua intenso para os Estados Unidos.
    5. O preconceito contra os imigrantes, denominado xenofobia, é um dos problemas sociais enfrentados pelos Estados Unidos, sobretudo em relação aos latino-americanos.
  3. A tabela a seguir apresenta os oito países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) do continente americano e também o do Brasil.

Colocação*

País

IDH (2019)

Canadá

0,929

Estados Unidos

0,926

Chile

0,851

Argentina

0,845

Uruguai

0,817

Panamá

0,815

Barbados

0,814

Bahamas

0,814

18º

Brasil

0,765

* com relação ao continente americano.

Fonte de pesquisa: FREIRE, Diego. Veja o ranking completo dos 189 países por í dê agá. cê êne êne Brasil, 15 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/NqWK4Q. Acesso em: 27 julho 2022.

Com base na análise e comparação dêsses dados, o que se pode concluir sôbre a qualidade de vida nos países da América Anglo-Saxônica, da América Latina e do Brasil?

Respostas e comentários

1. Possível resposta: Os colonizadores europeus, ao chegarem à América, buscaram se apossar das terras e, para isso, travaram confrontos contra os povos nativos. Durante a colonização da América Anglo-Saxônica, muitos dêsses povos foram dizimados, como os Apache, os siôúquis e os tcherôquí, nos Estados Unidos, e os Algonquinos, no Canadá. O mesmo ocorreu em terras brasileiras, com a dizimação dos povos indígenas, como os Tupi-Guarani, Jê e Aruaque.

2. a) Resposta: F.

2. b) Resposta: V.

2. c) Resposta: F.

2. d) Resposta: V.

2. e) Resposta: V.

3. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Compreender e comparar os aspectos relacionados aos povos nativos no processo de colonização da América Anglo-Saxônica e do Brasil.

2. Reconhecer questões sociais nos países da América Anglo-Saxônica.

3. Compreender as condições de vida da população da América Anglo-Saxônica e estabelecer comparações com os países da América Latina e Brasil.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos apresentarem dúvidas com a questão, elabore, junto com êles, um mapa mental destacando as principais causas que provocaram o massacre dos povos nativos, como as doenças trazidas pelos colonizadores, os conflitos e as guerras travadas com os europeus e a escravização dos povos nativos. Destaque que essa violência ocorreu tanto nas colônias de povoamento (América Anglo-Saxônica) quanto nas de exploração (América Latina).

2. Em caso de dificuldades, proponha a realização de uma pesquisa de imagens sôbre o tema. Para tanto os alunos poderão consultar a internet, reunindo imagens que retratem os aspectos sociais na América Anglo-Saxônica. Os alunos deverão construir uma legenda para cada imagem, identificando sua localização e o aspecto social destacado. Ao final, as imagens poderão ser impressas e reunidas na fórma de painel para exposição.

3. Em caso de dúvidas, faça um estudo acerca do tema a partir da produção de um mapa do í dê agá dos países da América. Para tanto, distribua aos alunos um mapa da América em branco e o ranking global do í dê agá. Para a representação e legenda utilize a distribuição do í dê agá nas faixas Baixo (0 a 0,549); Médio (0,550 a 0,699); Alto (0,700 a 0,799); Muito Alto (0,800 e 1). Com dados e o apôio do atlas escolar, oriente-os na representação cartográfica. Para complementar, solicite que escrevam uma síntese do mapa, destacando as condições de vida na América Anglo-Saxônica, na América Latina e no Brasil.

Resposta da atividade

3. Resposta pessoal: Verifique se os alunos reconhecem as diferenças existentes nos níveis de desenvolvimentos econômico e social entre os países do continente americano. Conforme o í dê agá, as melhores condições de vida estão presentes nos países da América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos), enquanto as condições de vida são piores na América Latina, onde o Brasil se destaca negativamente, apresentando í dê agá bem inferior ao de vários países latinos.

  1. Copie em uma folha avulsa a alternativa que apresenta uma informação incorreta acêrca da história do desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
    1. Os Estados Unidos foram os pioneiros no processo de industrialização, dominando o mercado internacional com seus produtos desde o século dezoito.
    2. Após a Segunda Guerra, houve uma grande expansão da indústria de bens de consumo nos Estados Unidos.
    3. Com o crescimento de sua economia, os Estados Unidos passaram a promover a expansão de suas grandes empresas pêlo mundo.
  2. sôbre a distribuição das produções agrícola e industrial no território dos Estados Unidos, escreva em uma folha avulsa as associações corretas entre as informações a seguir.

A.

Manufacturing Belt

B.

Sun Belt

C.

Cotton Belt

D.

Corn Belt

E.

Wheat Belt

um.

Cultivo de algodão – porção sul e sudeste.

dois.

Cultivo de milho – porção central.

três.

Cultivo de trigo – porções norte e central.

quatro.

Região industrial mais antiga – também conhecida como rust belt (cinturão da ferrugem).

cinco.

Concentra indústrias de alta tecnologia – porções sul e oeste.

  1. A imagem faz referência aos três países que formam o u ésse ême cê á. êsse tema, responda às questões a seguir.
    1. O que é o u ésse ême cê á?
    2. Quando êsse bloco foi criado? Em que consiste êsse acôrdo econômico?
Ilustração. Bandeiras dos Estados Unidos, Canadá e México, sobre a inscrição: U S M C A.
Imagem ilustrativa dos países membros no u ésse ême cê á.

7. Considere as seguintes afirmações:

um - A economia do Canadá é, em grande parte, dependente dos Estados Unidos.

dois - No Canadá, o setor agropecuário ainda permanece com técnicas tradicionais de cultivo, o que explica a baixa produtividade nesse setor.

três - A grande variedade e riqueza dos recursos minerais no território canadense favoreceu o crescimento da atividade industrial do país.

quatro - O Canadá está entre os maiores produtores de hidroeletricidade do mundo.

Escreva em uma folha avulsa a alternativa correta.

    1. e quatro.
    1. e três.
    1. e quatro.
    1. , três e quatro.
Respostas e comentários

4. Resposta: A.

5. Resposta: A - quatro; B - cinco; C - um; D - dois; E - três.

6. a) Resposta: O u ésse ême cê á (acôrdo Estados Unidos, México e Canadá) é um bloco econômico criado entre os países da América do Norte e que substituiu o antigo náfta.

6. b) êsse bloco econômico foi criado em 2020. Assim como o antigo náfta, o bloco consiste em uma zona de livre-comércio na qual os países buscam eliminar gradativamente as taxas alfandegárias cobradas sôbre mercadorias e produtos comercializados entre êles.

Objetivos das atividades

4. Compreender o processo de industrialização e desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.

5. Identificar a produção econômica dos Estados Unidos e a organização dos belts.

6. Conhecer as principais características do u ésse ême cê á.

7. Reconhecer aspectos importantes da economia do Canadá.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas, faça uma prática com a produção de uma linha do tempo referente ao processo de industrialização dos Estados Unidos da América.

5. Em caso de dificuldades, conduza os alunos para a produção de um jôgo da memória sôbre os belts dos Estados Unidos da América. O material do jôgo é formado por cartões, os quais são construídos aos pares. Nesse par, um dos cartões deve ser ilustrado e escrito o nome do belt, já o seu par deve conter a descrição com as características dêsse belt. Com o material finalizado, os alunos poderão jogar em duplas. O jôgo tem início com os cartões virados com a face para baixo, o jogador da vez tem a tentativa de encontrar o cartão e seu respectivo par. Em caso de acêrto, o jogador ganha uma nova tentativa, caso erre, passa-se a vez para o próximo jogador.

6. Se os alunos não apresentarem a resposta correta, proponha uma pesquisa de manchetes de notícias sôbre o tema. Para tanto, os alunos deverão consultar na internet notícias vinculadas à temática do u ésse ême cê á. Oriente-os a selecionar de 3 a 5 notícias, e que escrevam uma síntese sôbre o assunto tratado. Ao final, os alunos poderão ler para a turma as notícias encontradas.

7. Em caso de dúvidas, esboce na lousa com giz colorido um mapa mental sôbre a economia do Canadá. Solicite que os alunos copiem êssemapa mental no caderno, e que escrevam uma síntese sôbre o tema.