O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Escreva em uma folha de papel avulsa o nome das cinco regiões do continente africano identificadas pelos números no mapa.

Divisão regional da África

Mapa. Divisão regional da África. Número 1: Senegal, capital: Dacar, Gâmbia, capital: Banjul, Guiné Bissau, capital: Bissau, Serra Leoa, capital: Freetown, Libéria, capital: Monróvia, Guiné, capital: Conacri, Costa do Marfim, capital: Abidjan, Mali, capital: Bamako, Mauritânia, capital: Nouakchott, Níger, capital: Niamel, Burkina Faso, capital: Ouagadougou, Gana, capital: Acra, Togo, capital: Lomé, Benin, capital: Porto Novo, Nigéria, capital: Abuja, Camarões, capital: Iaundê, Chade, capital: N’djamena, Sudão, capital: Cartum, Sudão do Sul, capital: Juba. Número 2: Saara Ocidental (parte do território do Saara Ocidental está sob controle de Marrocos), capital: El Aaíun, Marrocos, capital: Rabat, Argélia, capital: Argel, Tunísia, capital: Túnis, Líbia, capital: Trípoli, Egito, capital: Cairo. Número 3: Angola, capital: Luanda, Zâmbia, capital: Lusaca, Malauí, capital: Lilongue, Tanzânia, capital: Dodoma, Ruanda, capital: Quigali, Burundi, capital: Bujumbura, Uganda, capital: Campala, Quênia, capital: Nairóbi, Namíbia, capital: Windhoek, Botsuana, capital: Gaborone, Zimbábue, capital: Harare, Moçambique, capital: Maputo, Suazilândia, capital: Mbabane, África do Sul, capital: Bloemfontein, Lesoto, capital: Maseru, Madagascar, capital: Antananarivo, Comores, capital: Moroni, Maurício, capital: Port Louis, Seicheles, capital: Vitória. Número 4: Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, capital: São Tomé, Gabão, capital: Libreville, Congo, capital: Brazaville, Cabinda (território que pertence à Angola), República Centro-Africana, capital: Bangui, República Democrática do Congo, capital: Kinshasa. Número 5: Eritreia, capital: Asmara, Djibuti, capital: Djibuti, Etiópia, capital: Adis Abeba, Somália, capital: Mogadíscio. À direita, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e a escala: 685 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: raesbér, Rogério. (organizador). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Niterói: edúfi, 2001. página 286.

  1. Em uma folha de papel avulsa, de acôrdo com os aspectos naturais do continente africano, assinale: (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as informações falsas.
    1. Na maior parte do continente africano, predominam planaltos desgastados e aplainados por longos processos erosivos, formados por rochas muito antigas, datadas da era Pré-Cambriana.
    2. Rif Valley é uma região conhecida pêla presença de grandes cadeias de montanhas, que se formaram em razão do choque de placas tectônicas convergentes.
    3. Entre os principais rios africanos, destacam-se o rio Nilo, o rio Congo e o rio Níger, situados na porção central do continente, onde predominam os climas chuvosos, equatorial e tropical.
    4. A diversidade de formações vegetais do continente africano é resultante das diferenças climáticas, pois, embora predominem climas com temperaturas elevadas nesse território, êles variam de úmido a extremamente sêco.
Respostas e comentários

1. Resposta: um África Ocidental,

dois África Setentrional,

três África Meridional,

quatro – África Central,

cinco Chifre da África.

2. a) Resposta: V.

2. b) Resposta: F.

2. c) Resposta: V.

2. d) Resposta: V.

Objetivos das atividades

1. Identificar a divisão regional da África baseada na localização geo­gráfica dos países no continente. Exercitar a leitura cartográfica.

2. Compreender as principais características dos aspectos naturais do continente africano (relêvo, hidrografia, clima e vegetação); Identificar a relação entre clima e formação vegetal.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, distribua cópias do mapa político da África e sugira que sejam coloridos, de acôrdo com a divisão regional que considera a localização geográfica. Oriente-os a elaborar a legenda e a inserir o título no mapa.

2. Se os alunos apresentarem dificuldades, sugira a realização de uma pesquisa imagética para formar painéis contendo fotos de paisagens que mostrem os principais aspectos físicos do continente africano: relêvo, hidrografia, clima e vegetação.

  1. sôbre o avanço da desertificação na região do Sael, escreva em uma folha avulsa as principais causas que têm agravado êsse problema:
    1. Causas naturais:
    2. Causas antrópicas:
  2. sôbre as divisões histórica, étnica e cultural do continente africano, copie as afirmativas a seguir em uma folha avulsa separando-as em dois grupos, I para África Islâmica e S para África Subsaariana.
    1. Abrange os países localizados mais ao norte do continente.
    2. Concentra cêrca de 80% da população africana.
    3. Predomínio de população branca, religião islâmica e línguas árabes.
    4. Abrange os países localizados ao sul do deserto do Saara.
    5. Região ocupada e colonizada por povos árabes a partir do século dezessete.
    6. Predomínio de população negra e grande diversidade étnico-cultural.
  3. Certas condições naturais explicam as baixas densidades demográficas em determinadas regiões do continente africano. Que condições naturais são essas e em que regiões do continente elas se localizam?
  4. “Embora cêrca de 60% da população africana ainda se concentre no espaço rural, nas últimas décadas, foi grande o número de pessoas que migrou do campo para as cidades, sobretudo para os maiores centros urbanos”. Escreva os três principais fatores que impulsionaram as migrações do campo para as cidades no continente africano.
  5. Leia a manchete a seguir.

fáo pede US$ 172cento e setenta e dois reais milhões para evitar catástrofe humanitária e fome na África

PORTAL Nações Unidas. ONU News, 18 jun. 2022. Disponível em: https://oeds.link/V6ISYD. Acesso em: 12 jul. 2022.

Com base no que você estudou e na manchete, responda às questões a seguir.

  1. Aponte as principais causas da fome na África.
  2. Indique uma medida que poderia combater êsse problema.
Respostas e comentários

3. a) As grandes sêcas das últimas décadas e os ventos que empurram as dunas do deserto do Saara em direção ao Sael.

3. b) O aumento do desmatamento, provocado pêlo avanço das atividades agropecuárias, e também pêla utilização de lenha para produzir carvão, fazer moradias, cêrcas, currais etcétera

4. a) Resposta: I.

4. b) Resposta: S.

4. c) Resposta: I.

4. d) Resposta: S.

4. e) Resposta: I.

4. f) Resposta: S.

5. Resposta: As vastas áreas dominadas pelos desertos (do Saara, ao norte, e do kalarrári, ao sul) e as regiões dominadas pêlas densas florestas (no centro).

6. Resposta: Aumento da concentração de terras, desgaste e empobrecimento dos solos e ocorrência de guerras e conflitos.

7. a) As principais causas da fome são a falta de renda de boa parte da população e a forte tendência de elevação no preço dos alimentos.

7. b) Resposta pessoal: Espera-se que os alunos mencionem como medida de combate à fome o aumento do poder aquisitivo (renda) da população para conseguir comprar os alimentos.

Objetivos das atividades

3. Identificar as causas naturais e antrópicas que têm promovido o avanço da desertificação na região do Sahel.

4. Diferenciar características históricas, étnicas e culturais entre a África Islâmica e a África Subsaariana.

5. Identificar os fatores naturais que influenciam a distribuição da população no continente africano.

6. Identificar os fatores que contribuem para a migração rural-urbana no continente africano.

7. Refletir sôbre a questão da fome no continente africano e sôbre possíveis soluções.

Como proceder nas atividades

3. Caso os alunos tenham dúvidas, providencie novas imagens da desertificação do Sael e exiba para êles. Após a exibição dessas imagens, solicite que escrevam, em fórma de tópicos, as principais causas do avanço da desertificação na região do Sael.

4. Se os alunos tiverem dificuldades, sugira a realização de uma pesquisa sôbre os costumes e hábitos das populações de alguns países africanos de cada uma das regiões estudadas. Providencie uma cópia do mapa político da África, ampliada, e oriente a elaboração de um painel com os resultados, contendo imagens dêsses grupos durante manifestações culturais típicas.

5. Caso os alunos tenham dúvidas, apresente em sala de aula dois mapas do continente: um mapa físico (que destaque a localização das florestas e desertos africanos) e um mapa da densidade demográfica no continente. Peça-lhes que comparem o mapa e estabeleçam relações entre os aspectos naturais e a distribuição da população na África.

6. Se persistirem dúvidas, sugira uma pesquisa sôbre os três fatores que impulsionam as correntes migratórias no continente africano, de modo que os alunos busquem informações como: o avanço dos latifúndios monocultores no continente; as técnicas de cultivo que degradam o solo; os principais conflitos internos e guerras no continente. Oriente a organização dos dados na fórma de cartazes e a apresentação deles.

7. Caso os alunos apresentem dúvidas, proponha a elaboração de charges ou desenhos que ilustrem o problema da fome no continente africano, bem como a apresentação dos trabalhos.