O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. sôbre os aspectos econômicos do continente africano, copie as afirmativas a seguir em uma folha avulsa, escrevendo V para as afirmações verdadeiras ou F para as informações falsas.
    1. A maioria dos países africanos tem a economia baseada nas atividades secundárias, contendo polos industriais ligados ao setor metalúrgico.
    2. A maioria dos países africanos tem a economia apoiada basicamente nas atividades primárias, relacionadas à produção agropecuária e a recursos minerais, como petróleo, carvão mineral e gás natural.
    3. Durante o período colonial, a economia africana baseava-se nas ­plantations.
    4. Vários países da África estão inseridos na Divisão Internacional do Trabalho (díti) como exportadores de gêneros agrícolas, como café, cacau, borracha e algodão, e de recursos minerais e energéticos.
  2. sôbre a produção agropecuária do continente africano, reescreva as frases a seguir em uma folha avulsa, completando-as corretamente com as palavras do quadro.

• Lavouras tradicionais •Plantations

  1. : voltadas para a produção de alimentos para o consumo da população local.
  2. : extensas lavouras monocultoras cultivadas com a utilização de fertilizantes, agrotóxicos.
  3. : praticadas em pequenas propriedades que se destacam no cultivo de arroz, feijão e batata.
  4. : cultivo de produtos tropicais voltados para a exportação, como café, cacau, chá e amendoim.
  5. : utilizam, geralmente, grande quantidade de mão de obra ­assalariada.
  6. : utilizam técnicas mais tradicionais de cultivo.

3. “Além do nível tecnológico, as características climáticas também interferem nas atividades agrárias praticadas no continente africano”.

De acôrdo com a informação anterior, cite dois exemplos que indicam como as características climáticas interferem nas atividades agrárias praticadas no continente africano.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: F.

1. b) Resposta: V.

1. c) Resposta: V.

1. d) Resposta: V.

2. a) Resposta: Lavouras tradicionais.

2. b) Resposta: Plantations.

2. c) Resposta: Lavouras tradicionais.

2. d) Resposta: Plantations.

2. e) Resposta: Plantations.

2. f) Resposta: Lavouras tradicionais.

3. Possível resposta: No norte e no extremo sul do continente, o clima mais ameno favorece o desenvolvimento da agricultura mediterrânea, (cultivo de frutas cítricas e oliveiras). Nas áreas de clima desértico, como no Saara, encontramos a prática do pastoreio nômade e a agricultura realizada, ocorre em áreas de oásis ou por meio de irrigação.

Objetivos das atividades

1. Identificar os principais aspectos da economia africana a fim de perceber que as atividades ligadas ao setor primário são predominantes no continente africano.

2. Diferenciar as características entre lavouras tradicionais e plantations no continente africano.

3. Identificar a relação entre clima e atividades agrárias no continente africano.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos apresentem dúvidas, sugira a realização de uma pesquisa sôbre os principais aspectos da economia de alguns países africanos, tanto da África do Norte quanto da África Subsaariana. Incentive a apresentação dos resultados, na fórma de textos síntese para compartilhar com os colegas.

2. Se os alunos tiverem dúvidas, proponha a realização de uma pesquisa imagética sôbre o assunto e a elaboração de cartazes, comparando as diferenças entre os dois sistemas de produção agropecuária.

3. Caso tenham dificuldades, incentive a reflexão sôbre a relação entre clima e agricultura, utilizando um mapa físico da África para localizar, com os alunos, o Egito e a Etiópia, bem como o rio Nilo e o mapa de Climas da África. Se possível, mostre imagens da prática da agricultura irrigada, do pastoreio nômade, em outros países africanos.

  1. Vários fatores explicam o desenvolvimento industrial bastante restrito no continente africano. Leia as afirmações a seguir e copie em uma folha avulsa aquela que não apresenta um fator que contribui para o baixo nível de industrialização no continente africano.
    1. A falta de infraestrutura (vias de transporte, energia elétrica etcétera).
    2. A escassez de mão de obra qualificada.
    3. A existência de um mercado consumidor com baixo poder aquisitivo.
    4. A grande disponibilidade de recursos naturais.
  2. Leia as manchetes a seguir.

África é o novo campo de disputa entre Rússia e China por influência comercial e política

Disponível em: https://oeds.link/BRSwV3. Acesso em: 18 jul. 2022.

EUA se aproximam de líderes africanos para barrar avanço de China e Rússia

Disponível em: https://oeds.link/brXgES. Acesso em: 04. agosto 2022.

Com base nas manchetes apresentadas e no que você estudou sôbre o tema, quais são os interêssis que países como Rússia, China e Estados Unidos têm em relação ao continente africano?

6. A respeito da exploração colonial e dos conflitos étnicos na África, escreva um texto utilizando as palavras do quadro a seguir.

• Recursos naturais • Metrópoles europeias • Conferência de Berlim

• Fronteiras arbitrárias • Conflitos étnicos • Desorganização social

7. Com base na imagem e no que você estudou, explique o que foi o regime conhecido como Apartháide.

Fotografia. Um banco de madeira com a inscrição: NON-WHITES ONLY. Ao fundo, uma parede.
Na foto, um banco com a inscrição Non-Whites Only (somente brancos), exposto em rua da Cidade do Cabo, África do Sul, para relembrar a segregação racial na época do Apartháide. Criação do artista rôdric .
Respostas e comentários

4. Resposta: D.

5. Resposta: A exploração dos recursos naturais, como petróleo e gás natural, o estabelecimento de novas rotas comerciais, o uso da mão de obra barata para produzir com menor custo.

6. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem no texto as seguintes informações: na Conferência de Berlim, as metrópoles europeias dividiram entre si o continente africano com o objetivo de explorar os recursos naturais existentes no continente.*

*Para isso, traçaram fronteiras arbitrárias que causaram a desorganização social dos povos nativos, o que acabou provocando inúmeros conflitos étnicos.

7. Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que o Apartháide foi uma política de segregação racial que existiu na África do Sul, na segunda metade do século XX, que dividia a população sul-africana em quatro grupos: brancos, bantos (negros), mestiços e asiáticos. Embora a população branca, de origem europeia, fosse a minoria, era ela que governava o país e estabelecia as leis do Apartháide, que discriminavam as pessoas pêla côr da pele.

Objetivos das atividades

4. Reconhecer os fatores que dificultam o desenvolvimento da atividade industrial na África.

5. Refletir sôbre o interêsse estrangeiro acêrca dos recursos naturais da África a fim de desenvolver o pensamento crítico.

6. Relacionar a exploração colonial à desorganização social e aos conflitos existentes em várias regiões do continente africano.

7. Compreender as características do regime de segregação racial imposto pêlo Apartháide na África do Sul.

Como proceder nas atividades

4. Se persistirem dúvidas, apresente aos alunos um mapa que represente a distribuição das atividades econômicas no continente africano. êsse mapa pode ser obtido no acervo da escola, em atlas ou ainda em sites da internet. Durante a leitura das informações apresentadas no mapa, peça aos alunos que identifiquem quais são as principais atividades econômicas praticadas no continente africano, em especial a reduzida concentração de áreas industriais pêlo continente.

5. Em caso de dúvidas, disponibilize as matérias, na íntegra, para a leitura e interpretação dos alunos e exiba documentários como: “Uganda se divide entre a produção de petróleo e a proteção ambiental”, exibido no canal da “TV Cultura” em: https://oeds.link/Ie7Oimagosto 2022. Após a leitura dessas informações, promova uma conversa sôbre os temas abordados.

6. Se os alunos apresentarem dificuldades, sugira a leitura de livros como: , diéri. Meninos em guerra – história de amizade e conflito na África. segunda edição São Paulo: Ática, 2021. Selecione alguns trechos do livro para a leitura e, depois, promova uma roda de conversa sôbre as questões abordadas.

7. Caso os alunos tenham dúvidas, exiba o filme “Mandela - Luta pêla Liberdade” (2007), duração de 58 minutos e direção de ógust. Após a apresentação do filme, promova uma roda de conversa sôbre os principais temas abordados.