O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. As paisagens da superfície terrestre são modificadas pêla ação de agentes naturais internos e externos. Confira as imagens a seguir.

A.

Fotografia A. Formação rochosa sedimentar semelhante a uma taça. Há arbustos ao redor.
Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, em 2018.

B.

Fotografia. Um vulcão expelindo lava. Há magma escorrendo por sua encosta e muita fumaça saindo dele.
Vulcão fagradásfiat em erupção, na Islândia, em 2021.
  1. Qual é o agente (externo ou interno) que está atuando na transformação da paisagem A? Identifique-o.
  2. Qual é o agente (externo ou interno) que está atuando na transformação da paisagem B? Identifique-o.

2. S os conceitos de território, nação, Estado e país, faça as associações corretas, em uma folha avulsa, a partir das informações apresentadas.

A.

Território

B.

Nação

C.

Estado

D.

País

um.

Conjunto de pessoas que apresentam uma identidade histórico-cultural.

dois.

Nação com território e govêrno soberano.

três.

Área do espaço geográfico sôbre a qual um Estado exerce soberania.

quatro.

Também pode ser chamado de Estado ou Estado-Nação.

3. Em 2019 o í dê agá do Brasil foi calculado em 0,765, já o da Noruega atingiu 0,957. O que significa a sigla í dê agá? Quais são os principais indicadores utilizados no cálculo do í dê agá?

Respostas e comentários

Questão 1. a) Resposta: Agente externo. Nesse caso, identificamos a ação do vento.

Questão 1. b) Resposta: Agente interno. Nesse caso, identificamos a ocorrência de erupções vulcânicas, ocasionadas por fôrças provenientes do interior do planeta.

Questão 2. Resposta: A – três; B – um; C – dois; D – seis.

Questão 3. Resposta: O í dê agá é o Índice de Desenvolvimento Humano, utilizado pêla ônu para medir o nível de desenvolvimento dos países do mundo. êle é calculado com base em três indicadores principais: renda, saúde e educação.

Objetivos das atividades

1. Identificar os agentes internos e externos que atuam na transformação das paisagens terrestres.

2. Compreender o significado dos conceitos: território, nação, povo, Estado e país.

3. Compreender o que significa o í dê agá (Índice de Desenvolvimento Humano).

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos sintam dificuldade em realizar a atividade, complemente as explicações sôbre a dinâmica natural das paisagens, apresentando diferentes imagens com modificações provocadas pêla ação natural, seja de agentes internos ou externos. Essas imagens podem ser aproveitadas para a elaboração de cartazes.

2. Caso os alunos estejam com dificuldades para responder à questão, retome as explicações e promova a realização de uma atividade na fórma de mapa mental. Na lousa, faça um desenho ilustrativo sôbre o tema (o contôrno de um território e bonecos para representar a população) e peça aos alunos que completem o mapa mental escrevendo o nome e o significado dos conceitos apresentados (nação, território, povo, Estado e país). Outra sugestão pode ser a representação de um organograma mostrando conceitos.

3. Se os alunos apresentarem dúvidas, mostre-lhes um planisfério com informações sôbre o í dê agá dos países. A análise dêsse mapa pode ser complementada com informações obtidas em sites da internet que trazem dados socioeconômicos dos países, utilizados para o cálculo do í dê agá, como os indicadores de renda, saúde e educação.

4. Com base no mapa, por que os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos também são chamados de países do Norte e países do Sul, respectivamente?

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Mapa. Países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Países desenvolvidos: porção norte, leste e sudeste do globo com Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Japão e Austrália. Países subdesenvolvidos: porção sul com México, Brasil, África do Sul, Índia e China. Linha Norte-Sul: Linha vermelha separando as duas regiões. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr L. S. (organizador). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011. página 285.

5. Confira a pirâmide etária apresentada. De acôrdo com o que você estudou, essa pirâmide etária representa a população de um país desenvolvido ou subdesenvolvido? Explique como você chegou a essa conclusão destacando o formato da base e do tôpo dessa pirâmide.

Pirâmide etária - 2020

Gráfico. Pirâmide etária – 2020. Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 1 e 3 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 2 a 2,3 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando de 1,5 a 2,2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/2ORqr7. Acesso em: 30 junho 2022.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Porque os países considerados subdesenvolvidos encontram-se no hemisfério Sul, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia. Já os países considerados desenvolvidos estão acima da linha divisória, criando, assim, essa subdivisão territorial para análises econômicas.

Questão 5. Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que se trata de uma pirâmide etária de um país desenvolvido, uma vez que é possível identificar a base estreita da pirâmide (que indica baixas taxas de natalidade) e o tôpo largo da pirâmide (que indica elevada expectativa de vida).

Objetivos das atividades

4. Reconhecer a regionalização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos por meio de representação cartográfica.

5. Identificar as características demográficas dos países desenvolvidos por meio da análise de pirâmide etária.

Como proceder nas atividades

4. Em caso de dúvidas, leve um mapa-múndi para a sala de aula e, com os alunos, tracem sôbre o mapa a linha que estabelece a divisão entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Após concluir o traçado, oriente-os a observar no mapa que países estão localizados ao norte e quais estão localizados ao sul dessa linha.

5. Se os alunos apresentarem dificuldades, promova uma apresentação comparativa de pirâmides etárias características de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Mostre exemplos dessas pirâmides e conduza a análise comparando o formato (mais largo ou mais estreito) da base, do corpo e do ápice. Exemplos de pirâmides etárias de todos os países do mundo podem ser consultadas em sites da internet, como as que estão disponíveis no enderêço https://oeds.link/W7GRPl. Acesso em: 9 agosto 2022.

6. sôbre a divisão do continente americano, reescreva as frases a seguir no caderno completando-as corretamente com as palavras a seguir.

• América Latina • América Anglo-Saxônica

  1. : colônias de mais inglesa e francesa.
  2. : colônias de espanhola e portuguesa.

7. Analise as imagens a seguir, que mostram duas paisagens do continente americano.

1.

Fotografia 1. Encosta de uma montanha coberta por pinheiros. No topo, há áreas com neve.
Paisagem localizada no oeste do Canadá, em 2022.

2.

Fotografia 2. Uma estrada de terra cercada por árvores e arbustos. Há uma árvore seca à direita.
Paisagem localizada na porção central do Brasil, em Pirenópolis, Goiás, em 2022.
  1. Escreva os nomes das formações vegetais apresentadas nas fotos 1 e 2.
  2. Essas formações vegetais se desenvolvem em quais tipos de clima, respectivamente?
  1. sôbre as regiões polares, copie em uma folha avulsa a informação incorreta.
    1. O Ártico e a Antártida são as regiões mais frias do planeta.
    2. O Ártico se localiza no hemisfério Norte e a Antártida no hemisfério Sul.
    3. A Antártida é um continente coberto por uma extensa calota de gêlo, enquanto o a superfície do Ártico é uma plataforma de gêlo sôbre o oceano.
    4. Tanto no Ártico quanto na Antártida, as atividades econômicas são proibidas por tratados internacionais.
Respostas e comentários

Questão 6. a) América Anglo-Saxônica; b) América Latina.

Questão 7. a) Resposta: 1: Floresta de coníferas (também chamada boreal ou taiga); 2: Cerrado.

Questão 7. b) Resposta: Floresta de coníferas: Clima frio; Cerrado: Clima tropical.

Questão 8. Resposta: d.

Objetivos das atividades

6. Identificar as características que diferenciam a América Latina da América Anglo Saxônica.

7. Analisar e comparar diferentes aspectos da vegetação e clima do continente americano.

8. Conhecer e identificar as características das regiões polares (Ártico e Antártida).

Como proceder nas atividades

6. Caso os alunos tenham dúvidas com relação às características da divisão histórico-cultural do continente americano, elabore uma atividade com o uso de um mapa em preto e branco com a divisão política do continente americano. Distribua dois dêsses mapas para cada aluno e oriente-os a pintá-los com lápis de côr destacando, em um dos mapas, a divisão físico-geográfica do continente (América do Norte, América Central e América do Sul) e no outro a divisão histórico-cultural do continente americano (América Anglo-Saxônica e América Latina). Depois de prontos, os mapas podem ser colados no caderno.

7. Em caso de dificuldades, leve para a sala de aula um mapa da vegetação do continente americano e outro mapa dos tipos de clima do continente. Providencie também fotos de cada tipo de vegetação encontrada em cada domínio climático (tundra - clima polar; coníferas - clima frio; floresta temperada - clima temperado; floresta equatorial - clima equatorial; cerrado - clima tropical típico; entre outros). Coloque os mapas lado a lado deixando um espaço entre êles. Apresente as imagens dos tipos de vegetação e peça aos alunos que identifiquem o tipo de clima em que essa vegetação se desenvolve. Após cada resposta, cole a imagem entre os dois mapas, conforme a área onde a vegetação se desenvolve.

8. Em caso de dúvidas, complemente as explicações apresentando aos alunos outras informações sôbre o tema. Como proposta, sugere-se a apresentação do vídeo indicado a seguir que aborda, de fórma clara e objetiva, as principais questões da Antártida, como as disputas e reivindicações territoriais, os acôrdos internacionais e os interêssis envolvidos na disputa pêlo continente gelado. êsse vídeo pode ser acessado no enderêço eletrônico https://oeds.link/elvc0C. Acesso em: 9 agosto 2022.

  1. sôbre a economia dos países latino-americanos, copie as afirmações a seguir em uma folha avulsa escrevendo V para as informações verdadeiras ou F para as informações falsas.
    1. A mineração tem grande importância para os países da América Latina.
    2. A economia dos países latino-americanos apoia-se na exportação de produtos primários, como gêneros agropecuários, recursos minerais e energéticos.
    3. O espaço agrário dos países latino-americanos caracteriza-se pêla distribuição das terras entre os proprietários, o que explica a reduzida concentração fundiária e também a inexistência de conflitos pêla posse de terras.
    4. Em geral, os países latino-americanos apresentam economias industrializadas e voltadas para a exportação de produtos tecnologicamente avançados.
  2. Com relação à economia dos Estados Unidos, copie as frases em uma folha de papel avulsa completando-as corretamente com as palavras a seguir.

Corn belt Manufacturing belt Cotton belt Sun belt

  1. :Região produtora de algodão. : Região produtora de algodão.
  2. : Região que concentra indústrias de alta tecnologia.
  3. : Região produtora de milho.
  4. : Região industrial em decadência, também conhecida como cinturão da ferrugem.

11. sôbre o continente africano, em uma folha avulsa, relacione corretamente as informações apresentadas.

A.

Rift Valley

B.

Sael

C.

África Subsaariana

D.

Plantations

E.

Apartháide

F.

Conferência de Berlim

um.

Região onde vive cêrca de 82% da população africana, com predomínio de populações negras e grande diversidade étnico-cultural.

dois.

Conjunto de falhas tectônicas localizadas na parte oriental do continente africano.

três.

Extensas lavouras monocultoras de exportação cultivadas principalmente na África Subsaariana.

quatro.

Região de transição entre as terras mais úmidas ao sul e o deserto extremamente árido do Saara ao norte.

cinco.

acôrdo assinado em 1885 que dividiu o território africano entre as potências europeias.

seis.

Política de segregação racial que existiu na África do Sul durante a segunda metade do século vinte.

Respostas e comentários

Questão 9. Resposta: a – V; b – V; c – F; d – F.

Questão 10. Resposta: a) Cotton belt; b) Sun belt; c) Corn belt; d)Manufacturing belt.

Questão 11. Resposta: A – II; B – IV; C – I; D – III; E – VI; F – V.

Objetivos das atividades

9. Conhecer as principais características econômicas dos países latino-americanos.

10. Identificar as principais características da produção econômica no território dos Estados Unidos.

11. Analisar e compreender as características naturais, econômicas e históricas do continente africano.

Como proceder nas atividades

9. Se os alunos sentirem dificuldades para responder à questão, sugira-lhes a realização de uma pesquisa sôbre as características econômicas dos países latino-americanos. Nesse caso, planeje previamente a pesquisa organizando a turma em grupos. Cada um deles pode ficar responsável pêla pesquisa de um determinado tema, como: as características do espaço rural latino-americano; a economia dos países latino-americanos; a produção industrial na América Latina, e assim por diante. Os grupos podem buscar informações na fórma de imagens, manchetes de jornais, sites da internet, podcast, vídeos etcétera Após a conclusão da pesquisa, organize a turma para uma apresentação das informações encontradas.

10. Se os alunos sentirem dificuldades para identificar o nome dos belts, providencie mapas econômicos que representem a distribuição das atividades agropecuárias e industriais nos Estados Unidos. Utilize mapas em sala de aula e peça aos alunos que identifiquem as informações neles apresentadas. Oriente os alunos na leitura e interpretação das côres e símbolos da legenda, identificando a espacialização dessas informações.

11. Em caso de dúvidas, promova uma dinâmica de perguntas e respostas com a turma na fórma de um quizz. Para isso, providencie primeiramente um conjunto de perguntas sôbre as diferentes características naturais, históricas, culturais e econômicas do continente africano. Para cada pergunta, escreva uma resposta que dever ser colocada na fórma de lista. Para realizar a atividade, divida os alunos em grupos e distribua a lista com as respostas impressas. Em seguida, explique a dinâmica do desafio: de maneira aleatória, você vai ler uma pergunta e os grupos precisarão encontrar nas listas qual é a resposta correta. Em caso de acêrto, o grupo ganha um ponto. Em caso de êrro, o grupo perde um ponto. Vence o grupo que fizer o maior número de pontos.