Projeto em ação

Tecnologia no dia a dia

Bate-papo inicial

  • Para quais necessidades você navega na internet?
  • Quantas vezes você acessa a internet por dia? Quantas horas você calcula que permanece conectado? Você considera êsse tempo adequado? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.
  • A internet é uma tecnologia importante para o cotidiano das pessoas? Por quê? Qual a relevância dela para a sua vida?

A internet tem sido cada vez mais utilizada pêla população mundial, sobretudo pêlas pessoas que dispõem de melhores condições financeiras para ter acesso a êsse recurso. Atualmente, estima-se que existam cêrca de 4,9 bilhões de usuários de internet no mundo.

No Brasil, apesar das desigualdades socioeconômicas e das restrições de infraestrutura em alguns lugares, a internet está presente no cotidiano de uma parcela cada vez maior da população.

A internet tem se destacado como uma ferramenta de grande versatilidade, facilitando a vida em diversos aspectos, como no pagamento de contas, na compra de produtos, na contratação de serviços ou na participação política, e também como fórma de lazer e entretenimento, por exemplo, para ouvir músicas.

Fotografia. Destaque para uma mulher em pé entre duas jovens que seguram tablets.
Jovens utilizando a internet por meio de tablet, na Indonésia, em 2019.
Fotografia. Alunos sentados em frente a computadores em uma sala de aula.
Jovem utilizando a internet por meio de um computador, na cidade de Salvador, Bahia, em 2022.

A rede permite também a comunicação entre seus usuários. Por exemplo, utilizando aplicativos de comunicação instantânea e o correio eletrônico (e-mail), pessoas de diferentes partes do mundo trocam correspondências e iniciam amizades virtualmente.

Respostas e comentários

Respostas 1 a 3 nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Reconhecer o uso intenso da internet no mundo todo.
  • Verificar como os jovens do local onde vivem têm utilizado a internet no dia a dia.
  • Refletir sôbre a escolha dos jovens perante os conteúdos que podem ser acessados.

  • Tempo estimado: entre 4 e 6 semanas.
  • Momentos para começar: página 32 O tema é... – As tecnologias nas culturas indígenas; páginas 98 – Unidade que trabalha o tema A diferença tecnológica; 101 O tema é... – Migração de cérebros.
  • Os conteúdos e as noções abordadas nesta seção possibilitam a articulação com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Sempre que julgar conveniente e necessário, convide os professores dêsses componentes para desenvolver trabalhos em conjunto, durante a realização do projeto.
  • Comente com os alunos o dado relativo a um minuto de uso de internet. Instigue-os a pensar nos benefícios e malefícios que a internet proporciona na vida das pessoas, sobretudo na dos jovens.
  • O processo de avaliação deve ser contínuo, portanto, durante o desenvolvimento da atividade, promova momentos de pausas, reflexões e revisões sôbre o que já foi estudado.
  • As questões do bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio dos alunos e a verificação da opinião deles a respeito do tema que será trabalhado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas, a fim de que possam confrontar os conhecimentos e as opiniões iniciais com o que vão aprender durante o desenvolvimento dêste trabalho.

Respostas

Bate-papo inicial

1. Resposta pessoal. Anote as respostas dos alunos na lousa, de modo que êles percebam a diversidade de possibilidades de uso da internet, como: acessar as redes sociais, jogar, assistir a vídeos, enviar fotos, fazer pesquisas, entre outras situações.

2. Resposta pessoal. Peça aos alunos que façam uma estimativa e registre-a no caderno.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir e, então, anote as principais respostas na lousa.

O uso da internet é muito intenso no mundo. Analise o infográfico a seguir.

Esquema. O uso da internet em um minuto no mundo. Ilustração do planeta Terra com ponteiros de um relógio em cima. 240 mil fotos compartilhadas em uma única rede social. Ícone com uma foto mostrando o sol e montanha. 41 milhões de mensagens enviadas em um único aplicativo. Ícone de um balão de fala com três pontos. 694 mil horas de vídeos são visualizadas em um único site de compartilhamento de vídeos. Ícone do botão de play. 1 milhão de pessoas realizam chamadas de voz ou vídeo. Ícone de um alto falante emitindo ondas. 306 milhões de e-mails são enviados ou recebidos. Ícone de um envelope. 5,7 milhões de pesquisas feitas em uma única ferramenta de pesquisa. Ícone de uma lupa. 167 milhões de vídeos são assistidos em um único aplicativo. Ícone de uma filmadora.

Fonte de pesquisa: Data Never Sleeps . . Disponível em: https://oeds.link/8cCLXS. Acesso em: 8 agosto 2022.

  1. Qual informação o infográfico está apresentando?
  2. dados se referem a que período de tempo?
  3. Com quais dos dados apresentados no infográfico você contribui na maioria das vezes em que está conectado?
  4. Você se surpreendeu com os dados apresentados? Por quê? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.

Mão na massa

A proposta dessa atividade é analisar quais os principais usos que os jovens da comunidade fazem da internet, considerando o poder de escolha do usuário sôbre os conteúdos que podem ser acessados. Para isso, será preciso planejar a obtenção e sistematização dos dados.

Por meio de entrevistas, vocês poderão coletar vários tipos de informações, tais como: por quanto tempo navegam na internet diariamente, por quais sites, se participam de redes sociais, entre outros. Ao final, devem produzir cartazes para divulgar os dados coletados.

Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 nas orientações ao professor.

Respostas – Questões sôbre navegação na internet

1. Os números relacionados ao uso da internet. Além das informações apresentadas, oriente-os a observar o título do infográfico.

2. Um minuto. Comente com os alunos que essa informação também pode ser encontrada no título do infográfico.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na análise das informações, destacando que elas estão divididas em grupos: redes sociais, vídeos, músicas, mensagem etcétera.

4. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir e, então, anote as principais respostas na lousa.


  • Peça aos alunos que, durante a pesquisa, anotem no caderno, resumidamente, os assuntos que mais lhes chamaram a atenção, como os sitesque são mais visitados, os produtos que são mais comercializados pêla internet, entre outros. Destaque a importância de anotar a referência de onde a informação foi retirada. Não é necessário que elaborem longos textos, e sim que leiam, compreendam e saibam explicar o que pesquisaram.
  • Para a pesquisa, sugerimos que os alunos consultem, além de reportagens de jornais e revistas, sites como: > í bê gê É educa. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. í bê gê É. https://oeds.link/3cfxB3. Acesso em: 9 agosto 2022. > Abranet; Associação Brasileira de Internet. https://oeds.link/xO6Se3>. Acesso em: 9 agosto 2022. > Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. <https://oeds.link/j6ccy1>. Acesso em: 9 agosto 2022. > Pesquisa nacional por amostra e domicílios: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal – 2017. í bê gê É. pê nádi. https://oeds.link/fFthya. Acesso em: 9 agosto 2022.

1º passo

Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, organizem-se em grupos de três a quatro alunos. Depois, cada grupo deverá realizar uma pesquisa em livros, revistas e em sites sôbre o uso atual da internet pelos jovens. Essas pesquisas poderão auxiliá-los na elaboração do questionário e na análise das informações coletadas.

Levantem informações com o objetivo de compreender como os jovens têm utilizado essa ferramenta. Verifiquem: qual é a influência que ela tem exercido sôbre a vida deles, quais são as vantagens e as desvantagens que ela oferece e quais são as consequências dêsse uso para a vida dêsses jovens.

Depois, reúnam essas informações e conversem sôbre os assuntos levantados. Ao final, organizem uma lista em forma de tópicos com os assuntos que mais interessaram aos grupos.

Organização

Com base nessa lista, elaborem um questionário com aproximadamente 10 a 15 questões para a realização da entrevista aos jovens da comunidade onde vivem. As questões devem ser escritas de maneira clara e objetiva e, se possível, fornecer alternativas de respostas, para facilitar a posterior análise dos resultados. Para cada questão, pode-se criar de três a cinco alternativas de respostas.

2º passo

Execução

Entrevista

Com o questionário pronto, vocês podem se organizar para ir a campo e realizar a entrevista. Para isso, deve-se:

  • selecionar o público a ser entrevistado, de modo a contemplar a diversidade: idade, gênero, lugar da cidade, entre outras variantes que vocês considerarem importantes;
  • determinarem uma data para realizá-la, de modo que todos possam participar;
  • fazer fotocópias do questionário, suficientes para a pesquisa, de acôrdo com o número de pessoas que pretendem entrevistar, assim como levar caneta e prancheta, se possível.

Os dados em gráficos

Levem o resultado da entrevista para a sala de aula. Agora é hora de organizá-los. É importante que êles sejam registrados separadamente, por exemplo, o gênero e a idade dos entrevistados, assim como a quantidade de respostas dadas a cada uma das questões. resultados podem ser organizados em gráficos.

Respostas e comentários
  • Depois de finalizada essa primeira parte da atividade, organize os alunos em grupos, para que façam a pesquisa com jovens fóra da escola.
  • As atividades propostas permitem desenvolver uma prática voltada a noções introdutórias relacionadas à pesquisa a partir da construção e uso de questionário. Oriente-os a preparar as questões da entrevista de acôrdo com o que pretendem analisar, por exemplo: a frequência em que a pessoa acessa a internet; de onde acessa; por meio de qual recurso; quantas horas por dia permanece conectada; quais recursos ela mais acessa (e-mail, redes sociais, notícias, comunicação instantânea etcétera); se considera a internet importante; se já teve problemas com o uso da internet, entre outras questões.
  • Combine com os alunos um número de questões e comente que as respostas também podem ser reproduzidas de fórma dissertativa. Estabeleça também a quantidade mínima de entrevistas que deverão ser aplicadas.
  • Auxilie-os na elaboração de um roteiro que os ajudará no desenvolvimento da entrevista. Incentive-os a participar ativamente dessa etapa, solicitando a contribuição pessoal deles e valorizando a opinião de todos.
  • Para desenvolver esta atividade, combine previamente com os alunos qual será o público-alvo da pesquisa (sugerimos o público jovem). A pesquisa pode ser feita em lugares públicos, lembrando que é imprescindível a companhia de um responsável, evitando, assim, que os alunos se exponham a riscos desnecessários ao conversarem com estranhos.
  • Com as informações coletadas na entrevista, oriente os alunos a quantificar as respostas obtidas em cada uma das questões. Peça-lhes que montem uma tabela para registrar as opções e os números de respostas dadas. Veja um exemplo a seguir.
Com qual frequência você acessa a internet em uma semana?

Opções de respostas

Número de respostas

a ) Nunca.

1

b ) 1 vez por semana.

2

c ) 1 a 2 vezes por semana.

5

d ) 3 a 4 vezes por semana.

7

e ) 5 vezes por semana ou mais.

15

Total:

30

Análise dos resultados

Com os resultados organizados em gráficos, organizem-se para analisá-los. Para isso, vocês podem refletir a partir das questões a seguir.

  • O que é possível saber sôbre o uso da internet pelos jovens de nossa comunidade ao analisarmos dados?
  • Essa realidade é condizente com as informações que encontramos nas pesquisas iniciais ou é diferente? Por que isso acontece?
  • Os resultados podem ser considerados positivos ou indicam a necessidade de uma reflexão e conscientização para melhorar a utilização dêsse recurso pelos jovens?

3º passo

Divulgação

Após a análise dos resultados, essas informações devem ser socializadas com a comunidade escolar. Decidam, coletivamente, a melhor maneira de fazer isso. Vocês podem, por exemplo, produzir cartazes para expor o resultado dessa pesquisa em um local de grande circulação da escola, a fim de que outras pessoas sejam estimuladas a refletir sôbre êsse assunto, como vocês também fizeram.

Avaliação

Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, reúnam-se para relembrar e avaliar cada um dos passos da atividade realizada. Discutam os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Os questionamentos a seguir podem orientar a conversa de vocês.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
  • Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Contribuí, respeitei a opinião dos colegas, cumpri prazos e colaborei na realização das atividades?
  • O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? De que modo?
  • Após a realização da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram em relação ao que eu respondi no bate-papo inicial?
Respostas e comentários
  • Com a tabela pronta, oriente os alunos a organizar em um gráfico as informações obtidas. Veja, ao final desta página, um exemplo de gráfico de colunas construído com base nas informações apresentadas na tabela anterior.
  • Oriente os alunos a pensar em maneiras diferentes de apresentar os resultados obtidos na pesquisa, como cartazes, apresentações digitais, imagens ilustrativas, texto produzido com base na análise do gráfico, entre outras.
  • Antes da apresentação oficial, combine com os alunos uma reunião de orientação para que êles possam tirar dúvidas e, se necessário, mostrar o material produzido. O objetivo dêsse encontro é que êles se preparem para a apresentação, corrigindo possíveis erros e aperfeiçoando a habilidade de falar em público.
  • Oriente os alunos a discutir os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas.
  • Incentive-os a refletir sôbre suas opiniões e hábitos antes e depois da realização do trabalho. “O que mudou?”.
  • Sintetize com os alunos e, se possível, com os professores dos componentes que realizaram trabalhos articulados (Língua Portuguesa e Matemática), os objetivos atingidos com esta atividade e a importância da reflexão sôbre nossas atitudes cotidianas.
Gráfico. Número de respostas. Acesso à internet. Os valores são aproximados. Nunca: 1. 1 vez por semana: 2. 1 a 2 vezes por semana: 5. 3 a 4 vezes por semana: 7. 5 vezes por semana ou mais: 15.