Apresentação

Cara aluna, caro aluno,

Você já percebeu que em muitos momentos de nosso dia a dia procuramos respostas para dúvidas que surgem em relação a acontecimentos que ocorrem ao nosso redor e, até mesmo, em outros lugares do mundo?

No local onde vivemos, por exemplo, observamos transformações já realizadas pêlas pessoas ao longo do tempo e outras que estão ainda acontecendo. A construção de vários prédios na área central e de condomínios de luxo na periferia das cidades, a instalação de indústrias no município, bem como a degradação de um lugar que poderia ser uma área de lazer, são algumas maneiras de se transformar um espaço, e, muitas vezes, não compreendemos como e por que elas ocorrem.

Em relação ao espaço mundial, também temos muito o que descobrir. Apesar de o início do século vinte e um estar caracterizado pelos mais diversos avanços tecnológicos que “encurtam as distâncias” entre os lugares mais longínquos do mundo, as diferenças existentes entre os aspectos naturais e culturais do nosso planeta nos levam constantemente à busca de explicações.

O estudo da Geografia nos auxilia a compreender melhor a dinâmica do mundo em que vivemos. Esta coleção pretende auxiliá-lo em seus estudos e mostrar a você que o conhecimento geográfico tem um significado bastante concreto e que está presente em seu dia a dia mais do que você imagina.

Bom ano e bons estudos!

Conheça seu livro

Esta coleção aborda assuntos interessantes e atuais, que o auxiliarão a desenvolver autonomia, criticidade e outras habilidades e competências importantes para a sua aprendizagem. Veja a seguir como seu livro está organizado.

1.

O que eu já sei?

Nessa seção, presente no início de cada volume, você tem a oportunidade de refletir sôbre o que já sabe a respeito de assuntos relacionados com aqueles que estudará no volume em questão.

Página de referência 1 da seção O que eu já sei? com questões e mapa.

2.

Abertura da unidade

Essas páginas marcam o início de cada unidade. Elas apresentam uma imagem um texto instigante, que se relacionam aos assuntos da unidade.

Página de referência 2 da abertura de capítulo, com título, imagem e os boxes Iniciando a conversa e Agora vamos estudar.

3.

Iniciando a conversa

êsse boxe apresenta atividades que incentivam você a saber mais sôbre a imagem de abertura, a relembrar os conhecimentos que já tem sôbre o tema e a se aprofundar nos assuntos da unidade.

Página de referência 3 do boxe Iniciando a conversa contendo texto.

4.

Agora vamos estudar

êsse boxe apresenta os principais assuntos que você estudará em cada unidade.

Página de referência 4 do boxe Agora vamos estudar contendo texto.

5.

Os conteúdos são organizados por títulos e subtítulos e, sempre que necessário, são propostas questões que incentivam a interação entre você e seus colegas. Tudo isso contribui para a sua participação ativa no processo de aprendizagem.

Página de referência 5 contendo título, texto e foto.

6.

Boxe complementar

êsse boxe trata de assuntos que complementam o tema estudado.

Página de referência 6 de um boxe com cor lilás contendo texto.

7.

Geografia e...

Essa seção aborda assuntos que possibilitam estabelecer relações entre Geografia e outros componentes curriculares, como História, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Página de referência 7 da seção Geografia e... contendo texto.

8.

Geografia em representações

Essa seção é dedicada ao estudo de representações gráficas, principalmente as relacionadas aos mapas e à Cartografia.

Página de referência 8 da seção Geografia em representações com mapas, texto e questões.

9.

Atividades

Essa seção contém atividades que vão auxiliá-lo a refletir sôbre os conteúdos estudados, a organizar os conhecimentos e a conectar ideias.

Página de referência 9 da seção Atividades com questões e ilustração.

10.

Vocabulário

Os significados de algumas palavras que talvez você não conheça serão apresentados na página para que você se familiarize com elas. Essas palavras estão destacadas nos textos.

Página de referência 10 do Vocabulário com uma palavra em destaque.

11.

Competências socioemocionais

êsse boxe destaca algumas competências socioemocionais que são desenvolvidas nos assuntos da página. Essas competências ajudam você a conviver em sociedade e atuar como sujeito ativo na construção de um mundo mais justo e solidário.

Página de referência 11 do boxe Competências socioemocionais com texto em um quadro rosado.

12.

O tema éreticências

Essa seção contém informações que o incentivarão a refletir criticamente sôbre assuntos relevantes e a estabelecer relações entre diversos temas, contribuindo para sua formação cidadã. Os assuntos dessa seção são baseados nos temas contemporâneos transversais.

Página de referência 12 da seção O tema é... com texto, imagens e questões.

13.

O que eu estudei?

Nessa seção, você pode avaliar sua aprendizagem por meio de atividades que o farão refletir sôbre o que você estudou na unidade.

Página de referência 13 da seção O que eu estudei? com questões.

14.

O que eu aprendi?

Nessa seção, presente ao final de cada volume, você pode verificar o que aprendeu sôbre os principais assuntos estudados no volume.

Página de referência 14 da seção O que eu aprendi? com questões e foto.

15.

Projeto em ação

Nessa seção, você vai se engajar no desenvolvimento de um projeto que envolve os colegas, a comunidade escolar e a externa. As atividades que fazem parte dêsse projeto permitem que você e seus colegas atuem de fórma ativa na resolução de problemas locais ou na reflexão de questões mais amplas, que influencia a vida de muitas pessoas. Então, mãos à obra!

Página de referência 15 da seção Projeto em ação com texto, ilustrações e questões.

16.

Sugestões complementares

Essa seção apresenta sugestões de livros, filmes e sites. Aproveite essas dicas para aprender mais sôbre o conteúdo estudado.

Página de referência 16 da seção Sugestões complementares com uma lista.

17.

Referências bibliográficas comentadas

Essa seção apresenta, ao final de cada volume, as principais referências bibliográficas que foram usadas na elaboração do livro, com um breve comentário sôbre cada uma delas.

Página de referência 17 da seção Referências bibliográficas comentadas com uma lista.

Ícones

Ícone 'Em grupo'. Ícone composto por duas mãos próximas com uma pequena estrela acima delas.

Em grupo

Atividades que devem ser realizadas em duplas ou em grupos.

Ícone 'Atividade oral'. Ícone composto por um balão de fala com três pontos em seu interior.

Atividade oral

Atividades que devem ser respondidas oralmente.

Ícone 'Ciências humanas em foco'. Ícone composto por uma engrenagem no interior de uma pessoa de perfil.

Ciências Humanas em foco

Temas que permitem um trabalho integrado com História e Geografia.