UNIDADE 1 A globalização no espaço geográfico

Fotografia. Um drone, equipamento com quatro hélices distintas e uma câmera acoplada na parte inferior. Abaixo dele, uma cidade com diversos edifícios e o mar.
Vista de drone sobrevoando e capturando imagens da cidade de Seattle, Estados Unidos, em 2018.

O drone, uma tecnologia desenvolvida há algumas décadas e que vem sendo aprimorada e popularizada mais recentemente, realiza voos controlados remotamente. Os drones são muito utilizados na captação de imagens aéreas para diversas finalidades, como o monitoramento de tráfego urbano e de acidentes ambientais e a inspeção de grandes construções e, até mesmo, de lavouras.

Assim como a criação dos drones, outras inovações tecnológicas, que são desenvolvidas constantemente, caracterizam a atual fase do capitalismo em que vivemos. Também conhecida como globalização, essa fase é marcada, entre outras características, pêla simultaneidade do fluxo de informações pêlo planeta.

Iniciando a conversa

  1. Você conhece situações nas quais os drones podem ser utilizados? Cite-as.
  2. O que você sabe sôbre a globalização?
  3. De que maneira podemos perceber a globalização em nosso dia a dia? Converse com os colegas e o professor e anote suas conclusões no caderno.

Agora vamos estudar...

  • os grandes avanços tecnológicos ocorridos nos meios de transporte e de comunicação;
  • as principais características do processo de globalização;
  • as transformações ocorridas no sistema produtivo mundial pêla globalização econômica;
  • o acesso desigual da população às novas tecnologias.

CAPÍTULO 1 A globalização

Para entendermos o processo de globalização, é preciso recorrer às transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas últimas décadas do século passado. Essas transformações estão ligadas, principalmente, aos aspectos indicados a seguir.

  • Desenvolvimento do capitalismo: a decadência do socialismo no mundo (entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990) deu origem a uma nova fase da economia mundial, marcada pêla expansão e hegemoniaglossário do capitalismo em escala planetária.
  • Avanço científico e tecnológico: a revolução tecnocientífica (ocorrida desde a segunda metade do século vinte), também chamada de Terceira Revolução Industrial, se caracterizou pêla maior integração entre ciência e produção industrial, como mostra a imagem a seguir.
Fotografia. Mulher usando máscara, touca, viseira protegendo o rosto e luvas. Ela está em frente a um maquinário. Atrás dela há outra pessoa com roupas semelhantes.
Laboratório de biotecnologia no estado de Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, em 2020.

A produção industrial e as pesquisas científicas com elevada tecnologia tornaram a economia mundial dinâmica, competitiva e, ao mesmo tempo, mais interligada. Isso ocorreu porque os avanços tecnológicos melhoraram os serviços de comunicação e de transporte, tornando-os mais eficientes e facilitando a integração entre regiões distantes do planeta.

Para muitos estudiosos, a globalização corresponde à fase mais avançada do capitalismo (ver informações na página 20), caracterizada pêlo aumento das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países.

Assim, a globalização vem intensificando as relações econômicas e comerciais entre os países e promovendo a integração cada vez mais efetiva do espaço geográfico mundial.

Ilustração. O planeta Terra com os continentes interligados por linhas de luz. Na superfície também há pontos luminosos nas cidades.
A imagem representa como diferentes regiões do mundo estão interligadas na globalização por meio de rotas aéreas.

Globalização ou mundialização

Desde a década de 1980, o têrmu "globalização", que vem do inglês globalization, tem sido utilizado pelos meios de comunicação e por boa parte dos estudiosos, que a consideram a fase ou o estágio mais avançado da expansão do capitalismo em escala planetária. Nesse sentido, a globalização adquire um caráter bastante abrangente, pois, além da dimensão econômica, tem implicações políticas, culturais e sociais.

Contudo, outros estudiosos preferem utilizar o têrmu "mundialização" por considerar que êle expressa, de maneira mais adequada, o processo que levou o capitalismo a se expandir pêla economia mundial. Para estudiosos, a palavra “mundial” traduz, de fórma mais precisa, a ideia de que a economia se mundializou.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a mundialização está ligada à crescente integração econômica do espaço mundial, o que, historicamente, toma impulso a partir da expansão marítima europeia iniciada no século quinze. Desde então, as rotas comerciais além-mar, que foram sendo abertas entre a Europa e os territórios coloniais na América, na África e na Ásia, contribuíram para a formação de um sistema econômico mundial.

O capitalismo

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

O sistema político-econômico capitalista ganhou fôrças a partir da Revolução Industrial, nos séculos dezoito e dezenove, na Europa, sobretudo em países como Inglaterra, Alemanha e França. Depois de passar por várias fases de desenvolvimento, atualmente o capitalismo é o sistema político-econômico predominante na maioria dos países do mundo.

Veja, a seguir, um resumo com algumas características gerais do capitalismo:

  • sociedade dividida em classes sociais: no modêlo capitalista de produção, existem duas classes sociais básicas: os trabalhadores e os capitalistas (donos dos meios de produção). Os trabalhadores vendem sua fôrça de trabalho em troca de salário. Os capitalistas, donos dos meios de produção (ferramentas, máquinas, estabelecimentos industriais e comerciais etcétera), contratam os trabalhadores para produzir mercadorias que futuramente vão gerar lucros;
  • propriedade privada dos meios de produção: os capitalistas detêm a propriedade dos meios de produção. Com estes, os capitalistas exploram a mão de obra dos trabalhadores com o objetivo de obter lucros;
  • livre concorrência e busca do lucro: os preços de produtos e de bens e serviços são livres e definidos pêlo mercado. Isso explica, por exemplo, porque um mesmo produto pode ser encontrado com diferentes preços;
  • economia de mercado: o aumento ou a diminuição dos preços tende a variar pêla lei da oferta e da procura. Assim, quando a oferta de um produto é maior que a sua procura, o preço tende a cair. Ao contrário, quando a procura é maior que a oferta, o preço tende a aumentar.
Fotografia. Bancada com notas de 100, 50 e 5 reais, junto a moedas, atrás delas há uma calculadora.
Calculadora, moedas e cédulas de dinheiro.

Questão 1.

Vivemos em um sistema político e econômico capitalista no Brasil. dêsse modo, podemos reconhecer as características gerais do capitalismo em diferentes atividades realizadas pêlas pessoas no lugar onde vivemos. Com mais dois colegas, descrevam um ou mais exemplos para cada uma das características dêsse sistema citadas nesta página e que estejam presentes no dia a dia de vocês. Anotem os exemplos no caderno e, depois, apresentem-nos ao restante da turma.

Desenvolvimento científico e tecnológico

Desde a segunda metade do século vinte, uma verdadeira revolução tecnológica, impulsionada pelos avanços da ciência e das técnicas, levou o capitalismo a ingressar em uma nova fase, chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica. êsse desenvolvimento científico e tecnológico, fruto dos investimentos maciços realizados por governos e grandes empresas privadas, em países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Alemanha, atingiu as mais variadas áreas do conhecimento, principalmente as tecnologias da informação, como a informática e as telecomunicações.

O desenvolvimento dessas tecnologias proporcionou a grande expansão das redes de comunicação de longa distância, constituídas por um complexo conjunto de satélites artificiais colocados na órbita do planeta, cabos de transmissões intercontinentais instalados no fundo dos oceanos, redes de fibras ópticasglossário , além de inúmeras centrais de rádio e televisão e de sistemas de telefonia fixa e móvel (celulares) espalhados por todo o mundo.

A expansão das telecomunicações integrada à informática, sobretudo por meio da internet, a rede mundial de computadores, também tornou possível a transmissão quase instantânea de um gigantesco volume de informações.

Todas essas inovações tecnológicas aumentaram, de maneira rápida, a velocidade e a capacidade de transmissão das informações em todo o planeta, promovendo, consequentemente, a integração efetiva do espaço geográfico mundial.

Fotografia. Vista de baixo para cima. Antenas de telecomunicações em meio a árvores. No céu há nuvens.

As torres de transmissão (de rádio e de telefonia) e as antenas de televisão, como mostradas na foto do município de Matureia, Paraíba, em 2020, podem ser observadas tanto nas cidades quanto no campo. Elas compõem uma das partes visíveis da complexa rede de comunicação, que leva informações a todas as partes do planeta.

Geografia e História

A globalização é um fenômeno da atualidade?

Ainda que a globalização seja uma palavra relativamente nova, utilizada para caracterizar a ideia de um mundo interligado, a integração entre povos e países começou a ocorrer efetivamente há alguns séculos. Por isso, sempre que necessário, a História pode nos ajudar a compreender o processo de globalização, como mostra o texto a seguir.

É a globalização um fenômeno inédito, que surge nas últimas décadas do século vinte, trazendo consigo uma transformação fundamental no funcionamento das sociedades humanas? Ou trata-se antes de um processo histórico de longa maturação, que deixa seus primeiros rastros no início da Idade Modernaglossário , confundindo-se com a própria expansão do capitalismo?

A resposta a essa questão não é simples. Isso porque existe uma controvérsia entre duas interpretações bastante difundidas da globalização. Alguns autores tendem a vê-la como um fenômeno revolucionário, uma ruptura com relação ao passado, enquanto outros a encaram como uma continuação da história de expansão dos mercados. reticências

reticências

BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo: Contexto, 2001. página 2022.

Fotografia. Um astrolábio, equipamento dourado, circular com hastes e uma lupa, com inscrições ao redor.
Astrolábio.

A linha do tempo, apresentada na página a seguir, mostra os principais acontecimentos históricos dos últimos séculos, que culminaram na integração de todo o mundo.

Questão 2.

Em casa, converse com uma ou mais pessoas que sejam pêlo menos 20 anos mais velhas do que você e pergunte a elas quais inventos tecnológicos mais alteraram seu dia a dia ou transformaram o modo de realizar algumas atividades. Sugira à pessoa que pense, por exemplo, nos meios de comunicação, nos utensílios domésticos ou de trabalho, nos meios de transporte etcétera Após a conversa, escreva um texto no caderno sintetizando as informações obtidas. Depois, apresente seu texto aos colegas.

Linha do tempo com figuras e informações. 
1492 Chegada dos europeus à América. Imagem de um navio a velas. 
1521 Primeira circum-navegação da Terra por um barco da frota de Fernão de Magalhães. 
1825 Construção da primeira ferrovia do mundo, na Grã-Bretanha. 
1876 Alexander Graham Bell patenteia o telefone. Foto de um equipamento com um fone acoplado a uma estrutura circular. 
1901 Surge o rádio. 
1919 Primeiro voo que cruzou o oceano Atlântico sem paradas. Foto em preto e branco de um avião pequeno com duas asas paralelas. 
1936 Primeira transmissão da história de programa de televisão no Reino Unido. 
1957 Lançamento do primeiro satélite artificial. 
1969 Criação da Arpanet, precursora da internet. 
1970 Invenção do telefone celular. Foto de um telefone em formato retangular preto. 
1973 Surge o computador pessoal (P C). Foto de um computador com um monitor pequeno e teclado grande. 
1992 Invenção do smartphone. 
1995 Criação da T V digital. 
2010 Invenção do tablet. Foto de uma pessoa organizando um gráfico em um tablet.

Fonte de pesquisa: , Djék. (edição). 1001 invenções que mudaram o mundo. Tradução de Carolina Alfaro, Pedro e Paulo Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Geografia em representações

Projeções cartográficas

A maneira usual de representar o mundo e seus territórios é por meio dos planisférios, como os observados nas páginas dêste livro, que têm toda a superfície do planeta representada em um plano.

Nesses planisférios, porém, a superfície terrestre pode estar representada de diversas maneiras. Isso é possível pêlo fato de que os territórios podem ser traçados a partir de diferentes projeções cartográficas. Cada uma dessas projeções, criadas pelos cartógrafos seguindo cálculos matemáticos, tenta representar a superfície do planeta com maior rigor e exatidão possível.

No entanto, como é possível representar a superfície esférica do planeta em uma superfície plana? Isso seria como esticar a casca de uma laranja em cima de uma mesa. Algumas partes dessa casca certamente se rasgariam, não é mesmo?

Nas projeções cartográficas, isso também ocorre, dando origem às chamadas distorções, ou seja, deformações que podem alterar a fórma, o tamanho ou o ângulo das áreas representadas. Veja as imagens a seguir.

Da esfera ao plano

A projeção da fórma esférica do globo terrestre em uma superfície plana pode ser feita dividindo a superfície do planeta como se fossem os gomos de uma grande laranja. Depois dessa divisão, temos a superfície terrestre sôbre um plano, mas com várias alterações na fórma e no tamanho dos continentes e dos oceanos. Podemos perceber que as áreas mais próximas aos polos sofrem mais deformações, como mostra o mapa da próxima página.

Ilustração. À esquerda, globo terrestre. À direita, o mesmo globo em camadas com os oceanos e continentes, sendo descoladas.

Projeção cilíndrica

Nesse tipo de projeção cartográfica, a superfície esférica da Terra, com as linhas dos paralelos e meridianos, é representada na parte interna de um cilindro, como mostra a ilustração A.

Esquema A. Globo terrestre com uma folha retangular ao redor dele em formato cilíndrico.

A projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica. Veja, a seguir, essa representação.

Projeção de Mercator

Mapa. Projeção de Mercator. 
Planisfério com os seguintes países demarcados: Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina, França, Argélia, África do Sul, Arábia Saudita, Rússia, China, Japão e Austrália. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 2900 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 23.

Na representação, podemos observar que a projeção cilíndrica de Mercator apresenta áreas com maior distorção e outras com maior exatidão em relação aos territórios representados. Veja a imagem B.

Mapa. B. Planisfério com a indicação: Distorções. 
Baixa: na porção central do globo. 
Média: faixa acima e abaixo da porção central, e; 
Alta: faixas no norte e no sul do mapa.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 23.

Na projeção cilíndrica, quais áreas da superfície terrestre são representadas com maiores distorções? E com menores distorções?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que o desenvolvimento do capitalismo e o progresso científico e tecnológico foram fundamentais para o desencadeamento da globalização?
  2. Além da internet, nos últimos tempos, quais outros avanços tecnológicos contribuíram para intensificar as redes de comunicação de longa distância no planeta?
  3. Com base neste capítulo, escreva, no caderno, um texto explicando o que você entende por globalização.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete o texto a seguir.

A terceira Revolução Industrial é a revolução tecnocientífica

reticências A terceira Revolução Industrial, ou revolução tecnocientífica, começou a alterar o panorama produtivo mundial na década de 1970. Os fundamentos dessa nova era industrial repousam sôbre a emergência das tecnologias da microeletrônica e da transmissão de informações, de um lado, e sôbre a automatização e a robotização dos processos produtivos, de outro. Um conjunto de novos ramos industriais — computadores e softwares, telecomunicações, química fina, robótica, biotecnologia — e de mercadorias revolucionárias deslocou o núcleo da acumulação de riquezas, marginalizando as indústrias tradicionais [alimentícias, têxteis, calçadistas, etcétera].

MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997. página 2021.

Ilustração. Uma mão humana sobre uma mão robótica. Há uma marca luminosa no braço da pessoa.
Imagem ilustrativa que representa a evolução tecnológica.
  1. Caracterize a revolução tecnocientífica.
  2. Cite um exemplo de como a revolução tecnocientífica tem modificado a vida das pessoas nas últimas décadas.

5. Leia os textos e observe as imagens.

     Impulsionado pêlo avanço dos transportes e das comunicações, o processo de globalização tem se caracterizado pêla “diminuição das distâncias” que separam os mais longínquos lugares da superfície terrestre. Isso, obviamente, não significa que os lugares ficaram mais próximos uns dos outros, mas que as viagens entre êles tornaram-se muito mais rápidas.

Gráfico com planisférios em tamanhos diferentes. Eles aumentam gradativamente.

De 1500 a 1840

A melhor média de velocidade das carruagens e dos barcos a vela era de 16 quilômetros por hora.

De 1850 a 1930

As locomotivas a vapor alcançavam em média 100 quilômetros por hora; os barcos a vapor, 57 quilômetros por hora.

Década de 1950

Aviões a propulsão conseguiam atingir velocidades entre 480-640 quilômetros por hora.

Década de 1960

Jatos de passageiros “reduziram” ainda mais as distâncias entre as diversas partes do mundo, chegando a velocidades variáveis entre 800-.1100 quilômetros por hora.

Fonte de pesquisa: Rrárvi, Deivid. Condição pós-moderna: uma pesquisa sôbre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992. página 220.

Agora, responda às questões propostas.

  1. Que relação pode ser estabelecida entre o esquema e o processo de globalização? Converse com os colegas.
  2. Em sua opinião, como o esquema está retratando o “encolhimento” do mundo?

Glossário

Hegemonia
: o mesmo que domínio, superioridade, supremacia (política ou econômica).
Voltar para o texto
Fibra óptica
: material muito fino e de alta resistência, composto, principalmente, de fibras de vidro. É muito utilizada na transmissão de informações, em alta velocidade e a grandes distâncias, como os sinais de rádio e de televisão (som e imagem).
Voltar para o texto
Idade Moderna
: período histórico que compreende de meados do século quinze ao final do século dezoito.
Voltar para o texto