CAPÍTULO 2 A globalização econômica

O processo de globalização ocorrido nas últimas décadas foi impulsionado pêla expansão das empresas multinacionais pêlo mundo. A dispersão dessas empresas, favorecida pêla revolução tecnológica e pelos avanços dos transportes, como vimos, criou as condições necessárias para a expansão do capitalismo em escala planetária.

A partir da segunda metade do século vinte, as grandes empresas, que atuavam exclusivamente em seus países de origem – geralmente os mais ricos e industrializados –, passaram a instalar filiais em países menos desenvolvidos economicamente. Muitas dessas empresas, com séde nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Inglaterra, França e Itália, tornaram-se grandes multinacionais, ao se instalarem em países que apresentavam maior potencial de crescimento econômico, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia.

Ao observar o gráfico desta página, é possível verificar que a maioria das grandes empresas multinacionais é originária dos países desenvolvidos.

Origem das 100 maiores empresas (2021)

Gráfico. Origem das 100 maiores empresas (2021).
Estados Unidos: 38 por cento.
China: 31 por cento. 
Japão: 9 por cento.
Alemanha: 6 por cento. 
França: 4 por cento.
Reino Unido: 2 por cento.
Outros: 10 por cento.

Fonte de pesquisa: FORTUNE. Global 500. Disponível em: https://oeds.link/YJinbC Acesso em: 23 maio 2022.

Por que as multinacionais se expandiram pêlo mundo?

A expansão das multinacionais, atualmente também denominadas transnacionais, foi promovida pêla busca de novos mercados consumidores e pêla existência de vantagens oferecidas pelos países onde se instalaram. Entre essas vantagens, estão o menor custo da mão de obra; o baixo custo das matérias-primas; a existência de legislações trabalhistas e ambientais menos rígidas; a concessão de incentivos fiscais (redução ou mesmo isenção dos impostos); e a facilidade para enviar os lucros às matrizes no país de origem.

Globalização e Divisão Internacional do Trabalho

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A expansão das multinacionais pêlo mundo, decorrente do crescimento do capitalismo, produziu mudanças significativas nas relações econômicas e comerciais entre os países, alterando a participação deles na Divisão Internacional do Trabalho (díti). A díti representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio internacional, ou seja, como cada país está inserido mundialmente na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.

Até aproximadamente meados do século passado, a produção industrial concentrava-se em um número restrito de países, entre êles Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão. Grande parte dessa produção industrial destinava-se ao abastecimento do mercado interno, enquanto o restante era exportado para os países menos industrializados e de economia primária. A estes cabia, basicamente, a função de fornecer matérias-primas agrícolas e minerais aos países mais industrializados.

Com a expansão das multinacionais pêlo mundo, a partir da segunda metade do século vinte, muitas dessas empresas se instalaram em países de economia essencialmente agrária, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia. países também investiram no desenvolvimento de suas indústrias, seja por meio de recursos financiados pêlo Estado, seja por investimentos de capitais nacionais privados. Com o desenvolvimento de suas atividades industriais, países também se tornaram produtores e exportadores de bens industrializados.

Fotografia. Aeroporto com aviões parados próximos a construções. Há um veículo acoplado a três engates malas na frente.
No início do século vinte, as exportações brasileiras baseavam-se em produtos primários, principalmente no café. Com a modernização da indústria brasileira, as exportações estão mais diversificadas e são compostas tanto de produtos primários quanto de industrializados. A foto mostra movimentação de aviões no Aeroporto Internacional de Viracopos na cidade de Campinas, São Paulo, em 2019.

A atual Divisão Internacional do Trabalho

Embora as multinacionais tenham passado a desenvolver suas atividades em vários países, é preciso lembrar que muitas nações com desenvolvimento econômico menor ainda têm economia essencialmente agrária, inserindo-se na atual díti como fornecedoras de produtos primários.

Em geral, o parque industrial dêsses países é insuficiente, pouco desenvolvido e pouco diversificado. Por isso, a maior parte deles depende das atividades primárias (agricultura, pecuária, pesca e mineração). O esquema a seguir resume e ilustra a Divisão Internacional do Trabalho na atual fase de globalização.

Esquema. Quadro à esquerda. Países subdesenvolvidos. Ilustrações de rolos de tecido, cédulas de dinheiro, uma usina com chaminés expelindo fumaça, sacos de café, contêiner com conteúdo cinza e trigo, setas para o lado direito.
Quadro à direita. Países desenvolvidos. Ilustrações de uma antena, fábrica com chaminés expelindo fumaça, um notebook, um celular, um avião, um carro, caixas de remédios e um cifrão, seta para o lado esquerdo.
Este é um esquema simplificado da díti atual. Além dos fluxos representados entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, existem importantes fluxos entre os próprios países desenvolvidos e entre os subdesenvolvidos.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Na atual Divisão Internacional do Trabalho, os países mais desenvolvidos dominam a produção e o comércio das tecnologias de ponta, destacando-se também como fornecedores de capitais para os menos desenvolvidos, na fórma de empréstimos e de investimentos. Embora alguns países em desenvolvimento tenham passado a fornecer produtos industrializados, a maioria continua dependente das exportações de gêneros primários. O envio dos lucros das multinacionais para suas matrizes nos países de origem, o pagamento de juros, de parcelas da dívida externa e dos royaltiesglossário sôbre o uso de tecnologias são as fórmas com que o capital sai dos países subdesenvolvidos e volta para os desenvolvidos.

A dependência econômica e tecnológica

Ainda que as empresas multinacionais tenham ajudado a promover o crescimento econômico dos países subdesenvolvidos onde se instalaram, a dependência econômica e tecnológica dêsses países vem se acentuando cada vez mais em relação aos países desenvolvidos.

Isso porque os países subdesenvolvidos continuam dependentes, em grande parte, das exportações de produtos tradicionais de baixo valor comercial e das importações de mercadorias mais avançadas tecnologicamente e, por isso, mais valorizadas. modo, países não conseguem obter os recursos necessários para promover o crescimento de suas economias e investir no desenvolvimento de tecnologias.

Economias baseadas na exportação de gêneros primários (minérios, petróleo, gêneros agrícolas e pecuários) é uma característica marcante da dependência econômica dos países subdesenvolvidos.

Fotografia. Um porto repleto de barcos e navios sendo carregados com contêineres.
Pôrto localizado na cidade de Valparaíso, Chile, em 2020.

Devemos lembrar, ainda, que grande parte dos lucros das empresas multinacionais que atuam nos países subdesenvolvidos tem sido enviada às suas matrizes no país de origem. Somente uma parcela reduzida dos lucros é investida efetivamente nos países onde suas filiais atuam.

Além disso, grande parte das multinacionais que se instalam nos países menos desenvolvidos atua em setores tradicionais, como têxtil, alimentício, siderúrgico e petroquímico. As empresas de alta tecnologia (informática, microeletrônica, biotecnologia e aeroespacial) continuam concentradas nos países ricos e desenvolvidos.

O avanço da produção globalizada

O processo de globalização da economia também gerou mudanças significativas na organização do sistema produtivo das grandes empresas.

As multinacionais, além de expandirem suas atividades no mundo, passaram a dividir as diferentes etapas de fabricação e montagem de seus produtos entre suas filiais espalhadas pêlo mundo ou transferiram parcelas inteiras do processo de produção para empresas sediadas em outros países. As etapas de fabricação de um automóvel, por exemplo, podem ocorrer, simultaneamente, em diferentes países, cada qual encarregado de produzir um conjunto de peças para a montagem final do veículo.

Com a possibilidade de produzir simultaneamente em diversos países, as multinacionais diminuíram os custos de produção e ampliaram significativamente os seus lucros, pois puderam desenvolver suas atividades nos países que apresentam condições mais vantajosas. Assim, se a produção de um determinado produto torna-se onerosa e, portanto, menos rentável em um determinado país, a empresa pode transferir sua produção para outros lugares, onde os custos (mão de obra, matéria-prima, impostos etcétera) são reduzidos e os lucros, consequentemente, podem ser maiores. Veja o exemplo a seguir.

Uma grande empresa estadunidense de roupas, calçados e acessórios esportivos concentra a maior parte da fabricação de tênis e de materiais esportivos em países asiáticos, como Taiwan, Indonésia e Tailândia, onde os operários recebem salários bem menores do que aqueles que seriam pagos aos operários que trabalhassem nas mesmas funções, porém, em fábricas instaladas nos Estados Unidos.

Fotografia. Pessoas em um galpão, costurando. Elas estão sentadas em frente a máquinas de costura com tecidos brancos.
Operários de indústria têxtil que produzem roupas para uma renomada empresa estadunidense, na província de , Indonésia, em 2020.

Os signos da globalização no dia a dia

Com a globalização econômica e a dispersão das grandes multinacionais pêlo mundo, os produtos dessas empresas se difundiram pêlo planeta, sendo comercializados simultaneamente em grande número de países. Entre produtos que se tornaram mundialmente conhecidos, podemos dar destaque a algumas marcas de refrigerantes, certos tipos de sanduíches vendidos em rede de lanchonetes, algumas marcas de tênis e artigos esportivos.

As marcas dêsses produtos podem ser consideradas, portanto, signos de uma linguagem mundial que atinge, ainda que de maneiras distintas, todas as sociedades envolvidas pêla globalização.

Além dos signos mundiais, o processo de globalização vem se caracterizando pêla difusão de têrmus e expressões do idioma inglês pêlo mundo, que acabam sen­do incorporados ao cotidiano de milhões de pessoas. A influência do inglês em outras línguas foi ampliada pelos meios de comunicação de massa, ­sobretudo em razão do predomínio do cinema e da música estadunidenses na cultura mundial e, mais recentemente, por causa do desenvolvimento e do alcance da internet.

No Brasil, por exemplo, observamos o uso cada vez mais frequente de palavras e expressões originárias do inglês, como fast-food (comida rápida), self-service (autosserviço, autoatendimento), delivery (entrega em domicílio), e-mail (correio eletrônico), entre muitas outras.

Ilustração. Destaque para uma pessoa segurando um celular com a figura de um hambúrguer e a inscrição: GET. Ao fundo, uma van com a inscrição: FAST FOOD DELIVERY, com a figura de um hambúrguer ao lado de um copo de refrigerante com canudo. A van passa por uma rua com árvores e construções ao fundo.
Imagem mostrando o oferecimento de serviços de fast-food e delivery.

Com os colegas, responda às questões a seguir.

  1. O que as palavras presentes na imagem significam?
  2. Anote, no caderno, outras palavras do inglês que você utiliza em seu dia a dia. Pesquise o significado daquelas que você não conhece.
  3. Converse com os colegas e o professor e compartilhem músicas, jogos, animações ou aplicativos que vocês conhecem e que tenham influência de outros povos ou países, que utilizem línguas estrangeiras ou que façam parte de culturas diferentes. Juntos, analisem o papel das redes sociais e da internet na disseminação dessas influências estrangeiras na cultura, no lazer e em diversas atividades dos jovens brasileiros.

As multinacionais e o comércio mundial

Ao promover a expansão das multinacionais pêlo mundo, o processo de globalização ocorrido nas últimas décadas também gerou o aumento crescente do comércio internacional, formado pêlas exportações e importações de bens e serviços.

De acôrdo com dados de 2021 da Organização Mundial do Comércio (ó ême cê), o comércio internacional movimenta anualmente mais de 45 trilhões de dólares. No início da década de 1950, o valor dêsse comércio representava, aproximadamente, 0,3% dêsse valor, cêrca de 126 bilhões de dólares. O gráfico a seguir apresenta a evolução do comércio mundial nas últimas décadas.

Evolução do comércio mundial (19532019)

Gráfico. Evolução do comércio mundial (1953-2019). Em bilhões de dólares.
1953. Exportação: 84; Importação: 85 bilhões de dólares. 
1963. Exportação: 157; Importação: 164  bilhões de dólares.
1973. Exportação: 579; Importação: 594 bilhões de dólares.
1983. Exportação: 1838; Importação: 1882 bilhões de dólares.
1993. Exportação: 3676; Importação: 3786 bilhões de dólares.
2003. Exportação: 7377; Importação: 7695 bilhões de dólares.
2013. Exportação: 18956; Importação: 19021 bilhões de dólares.
2019. Exportação: 18259; Importação: 18449 bilhões de dólares.

Fonte de pesquisa: dábliu tíu ôu. dábliu tíu ôu . Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 24 maio 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Somando o valor total das exportações e das importações, qual era o valor total do comércio internacional em 1953?

Questão 5.

Qual foi o valor total movimentado por êsse comércio em 2019?

Nas últimas décadas, a expansão do comércio internacional foi favorecida pelos avanços nos meios de transporte, sobretudo pêlo desenvolvimento de grandes ­aviões cargueiros e de navios de grande porte (petroleiros, graneleiros, porta-contêineres), que são capazes de transportar milhares de toneladas de produtos variados.

O desenvolvimento de meios de transporte mais eficientes ajudou a diminuir significativamente os custos do transporte de produtos, impulsionando as relações comerciais entre os países e o aumento do comércio em escala mundial. Atualmente, o custo médio da tonelada transportada por um navio, por exemplo, é três vezes menor do que era cobrado há cêrca de quatro ou cinco décadas.

Além disso, a diminuição das tarifas alfandegáriasglossário , decorrente da abertura das economias nacionais ao mercado global, acarretou uma redução no preço das mercadorias comercializadas mundialmente.

A redução drástica dessas tarifas incentivou ainda mais as trocas comerciais entre os países. Para se ter uma ideia do imenso volume dêsse comércio, basta observar que somente pêlas vias marítimas que ligam os principais portos do mundo circulam diariamente cêrca de 29 milhões de toneladas de mercadorias.

Entre as mercadorias mais comercializadas estão os produtos industrializados (automóveis, máquinas e aparelhos eletroeletrônicos), os gêneros agropecuários (café, açúcar, soja, milho, arroz, carne), os recursos minerais (ferro, cobre, níquel, manganês) e os energéticos (petróleo, gás natural, carvão mineral).

Questão 6.

A aquisição de um produto importado com preço competitivo em uma loja, por exemplo, pode ser possível, em parte, devido à globalização. Com os colegas, pensem em outros exemplos de como a globalização está presente em nosso cotidiano.

Fotografia. Vista de cima. Porto com contêineres empilhados em um pátio amplo com gruas. Ao lado, navio ancorado, carregado e na outra margem, outros contêineres e navios ancorados. Ao fundo, área com vegetação e prédios.
Terminal de contêineres no Pôrto de Cingapura, em 2020.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Que fatores impulsionaram a expansão das empresas multinacionais pêlo mundo?
  2. O que a Divisão Internacional do Trabalho (díti) representa?
  3. Caracterize, de maneira geral, a díti entre os países do mundo na atual fase da globalização.
  4. Qual é a relação entre a díti atual e a condição de subdesenvolvimento de muitos países do mundo?
  5. Escreva um pequeno texto que relacione a globalização, o comércio internacional e o desenvolvimento dos meios de transporte.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a tabela a seguir, ela mostra a quantidade de empresas multinacionais estadunidenses, com rendimento anual superior a 25 milhões de dólares, localizadas em diferentes regiões do mundo.

Filiais de multinacionais estadunidenses com rendimento anual superior a 25 milhões de dólares - 2019

Regiões

Quantidade

América do Norte

3.883

Europa

19.283

América Latina

5.219

África

970

Oriente Médio

700

Ásia e Pacífico

8.692

Fonte de pesquisa: Activities of iú éss Multinational Enterprises, 2019. Bureau of Economic Anlysis. 12 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/g4NYIt. Acesso em: 28 julho 2022.

  1. Em qual região do mundo as empresas estadunidenses estão mais presentes? Onde elas estão em menor quantidade?
  2. Observando a tabela, podemos afirmar que a atuação das multinacionais estadunidenses no mundo é um exemplo de globalização? Converse com os colegas e o professor, e anote as conclusões no caderno.
  1. Quantas filiais de empresas multinacionais existem na região onde o Brasil está localizado?
  2. Explique como as multinacionais provocaram mudanças nas relações econômicas, comerciais e também culturais entre os países do mundo.

7. Observe a imagem a seguir. Ela mostra a origem de algumas peças utilizadas na montagem de uma aeronave comercial muito usada no mundo.

Esquema. Fotografia de um avião branco e azul com números de 1 a 8 espalhados. 
Número 1. Cone de cauda. 
Número 2. Borda móvel. 
Número 3. Parte central da fuselagem. 
Número 4. Motor. 
Número 5. Fuselagem traseira. 
Número 6. Trem de aterrissagem.
Número 7. Porta de acesso de cargas. 
Número 8. Porta de entrada de passageiros.
Número 1. Ilustração da bandeira dos Estados Unidos com a indicação Cone de cauda, Estados Unidos.

Cone de cauda

Estados Unidos

Número 2. Ilustração da bandeira da Austrália com a indicação: Borda móvel,   Austrália.

Borda móvel

Austrália

Número 3. Ilustração da bandeira da Itália com a indicação: Parte central da fuselagem, Itália.

Parte central da fuselagem

Itália

Número 4. Ilustração da bandeira dos Estados Unidos e Reino Unido com a indicação: Motor, Estados Unidos e Reino Unido.

Motor

Estados Unidos e Reino Unido

Número 5. Ilustração da bandeira da Coreia do Sul com a indicação: Fuselagem traseira, Coreia do Sul.

Fuselagem traseira

Coreia do Sul

Número 6. Ilustração da bandeira do Reino Unido com a indicação: Trem de aterrissagem, Reino Unido.

Trem de aterrissagem

Reino Unido

Número 7. Ilustração da bandeira da Suécia com a indicação: Porta de acesso de cargas, Suécia.

Porta de acesso de cargas

Suécia

Número 8. Ilustração da bandeira da França com a indicação: Porta de entrada de passageiros, França.

Porta de entrada de passageiros

França

Fonte de pesquisa: MCGILL University. Boeing . Disponível em: https://oeds.link/rVGTuS. Acesso em: 8 agosto 2022.

  1. De acôrdo com a imagem, quais são os países envolvidos na produção de peças para a fabricação dessa aeronave?
  2. A imagem anterior é um exemplo de como a globalização modificou a organização do sistema produtivo mundial. Explique como ela retrata essa modificação.

Glossário

Royalty
: valor cobrado pêlo proprietário que detém a patente de um produto, de uma marca ou de um processo de produção para autorizar o seu uso ou comercialização.
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Tarifa alfandegária
: imposto cobrado por um país sôbre os produtos que êle importa; é também chamada tarifa aduaneira.
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