CAPÍTULO 3 A tecnologia no cotidiano

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

As inovações tecnológicas surgem todos os dias e podem ser observadas em uma infinidade de equipamentos e de aparelhos muito sofisticados, como os computadores portáteis, que cabem na palma da mão; os equipamentos multifuncionais, como os telefones celulares, que acumulam as funções de um computador; as câmeras fotográficas digitais de alta resolução e tantos outros.

Todas essas inovações tecnológicas causaram mudanças significativas na vida da população. Há algumas décadas seria inacreditável uma pessoa se comunicar com outra por telefone celular ou via e-mail, efetuar uma transação bancária em um caixa eletrônico ou assistir a uma aula virtual em um computador conectado à internet.

A grande quantidade de tecnologias disponíveis para a realização das mais variadas tarefas do cotidiano faz com que muitas pessoas chamem o período em que vivemos de era digital.

Ilustração. Destaque para uma pessoa tocando uma tela de onde saem ícones com as figuras de uma casa, uma câmera, um balão de fala, uma pessoa, um envelope, entre outros. Ao lado há um notebook e um monitor.
Representação do grande número de tecnologias que caracterizam a atual era digital.

O acesso desigual às tecnologias

Nas últimas décadas, embora novas tecnologias tenham sido criadas com grande rapidez, o acesso a elas é bastante desigual, sobretudo quando comparamos os países desenvolvidos com os menos desenvolvidos.

Essa desigualdade tecnológica pode ser observada no mapa da próxima página, que mostra a porcentagem de pessoas em cada país com acesso à internet.

Observe, no mapa as côres que representam uma informação relativa, ou seja, a porcentagem de usuários de internet em relação ao número total de sua população. Em alguns países, a informação dos números absolutos dêsse acesso também é mostrada em meio ao mapa.

População com acesso à internet por país (2021)

Mapa. População com acesso à internet por país (2021). 
Número de usuários de internet em relação ao total da população (em porcentagem). 
Mais de 50: Grande parte da América, Europa, Ásia e Oceania, Marrocos e África do Sul, com as indicações: Estados Unidos: 301 milhões de usuários; Brasil: 173 milhões de usuários. Reino Unido: 64 milhões de usuários; Suécia: 9 milhões de usuários; China: 1013 milhões de usuários.
De 20 a 49,9: países na América Central e oeste da América do Sul, países no norte e centro da África, e sul da Ásia. 
De 0 a 19,9: grande parte da África e países no sul da Ásia. 
Dados não disponíveis: Coreia do Norte. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 1800 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: The Word Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/E33S7s. Acesso em: 9 julho 2022.

Questão 1.

Qual conclusão é possível estabelecer, com base nas informações apresentadas no mapa anterior, em relação ao acesso à internet pelos países do mundo? Anote-a no caderno.

As informações do mapa nos permitem constatar que uma grande distância tecnológica separa os países ricos e desenvolvidos dos pobres ou em desenvolvimento. Isso significa que a revolução tecnológica da atualidade não está ao alcance de milhões de pessoas, sobretudo das que vivem nos países menos desenvolvidos da América Latina, da África e da Ásia. Para efeito de comparação, cêrca de 90% da população que vive em países desenvolvidos têm acesso à internet. Nos países menos desenvolvidos, o número não ultrapassa 20% da população. As diferentes condições de crescimento e infraestrutura urbanas, que também traduzem a desigualdade entre os países, são outros fatores que dificultam o acesso aos avanços tecnológicos nos países mais pobres.

Se os avanços de conhecimentos e de tecnologias continuarem se intensificando nos países desenvolvidos, enquanto os menos desenvolvidos ficarem cada vez mais atrasados tecnologicamente, a diminuição das desigualdades entre êles se tornará cada vez mais difícil.

Questão 2.

Você tem acesso à internet na escola onde estuda? Caso sua resposta seja afirmativa, quais usos você faz da internet no ambiente escolar?

Iniciativa pêla educação

Assim como ocorre com as novas tecnologias, o acesso à educação também é bastante desigual entre os países do mundo. No entanto, como previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento formulado pêla Organização das Nações Unidas (ônu) no ano de 1948 e assinado pêla maioria das nações do mundo, a educação é direito de todo ser humano.

No entanto, atualmente, em muitos países, especialmente nos menos desenvolvidos, o direito à educação e ao acesso à tecnologia ainda não é garantido a todas as pessoas, sobretudo às crianças. Diante dessa situação, várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, vêm tomando iniciativas para combater êsseproblema. Um exemplo de iniciativa foi a atitude adotada pêla paquistanesa Malala iuçáfizái. pêla luta para que as meninas de seu país também tivessem direito à educação, acreditando que ela pudesse contribuir para o desenvolvimento de seu país, e por seu ativismo em defesa dos direitos humanos e das mulheres, Malala foi premiada com o prêmio Nobel da Paz em 2014.

Veja, a seguir, um trecho do discurso feito por ela na Assembleia da Juventude das Nações Unidas em 12 de julho de 2013, em Nova York, Estados Unidos.

reticências não devemos esquecer que milhões de pessoas estão sofrendo com a pobreza, a injustiça e a ignorância. Não devemos esquecer que milhões de crianças estão fóra de suas escolas. Não devemos esquecer que nossas irmãs e irmãos estão esperando por um futuro brilhante e pacífico.

     Assim, travaremos uma batalha gloriosa contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo reticências Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação em primeiro lugar.

iuçáfizái, Malala. Malala iuçáfizái: ‘our books and pens are the most powerful weapons. . 12 julho 2013. Disponível em: https://oeds.link/qMsE0K. Acesso em: 16 agosto 2022. (Tradução nossa).

Fotografia. Malala, jovem de roupas claras com um lenço branco cobrindo a cabeça, discursando em frente a um microfone. Atrás dela há homens sentados atrás de uma bancada.
Malala discursando durante a Assembleia da Juventude das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos, em 2013.

Temos empatia ao nos colocarmos no lugar do outro e, ao percebermos seus sentimentos e suas necessidades, compreendemos melhor suas dificuldades. êsse é o melhor caminho quando buscamos fórmas de ajudar o próximo.

Ícone 'Atividade oral'.

Junto com os colegas, reflitam e descrevam exemplos de algumas situações do dia a dia de vocês em que é possível tomar iniciativas positivas.

Globalização, consumo e cultura

A sociedade em que vivemos tem se caracterizado cada vez mais pêla difusão e pêlo acesso às informações, seja pelos meios de comunicação de massa (rádio, televisão e jornais), seja por aparelhos conectados à internet (computadores, tablets, smartphones) via redes sociais, aplicativos de mensagens etcétera

Com os avanços das comunicações, acontecimentos que ocorrem em qualquer lugar do mundo, por exemplo, podem ser transmitidos quase que instantaneamente a milhões de pessoas. O acesso à internet, por sua vez, possibilita a comunicação entre os usuários, às vezes, separados por milhares de quilômetros.

Fotografia. Destaque para um homem utilizando uma espécie de caneta em um tablet. Ao lado dele há um notebook aberto.
Pessoa utilizando computador portátil na cidade de Lima, Peru, em 2020.
Fotografia. Duas meninas reunidas, uma delas segura dois celulares. Ao lado, uma pessoa em um ponto de ônibus.
Pessoas utilizando aparêlhu celular, na cidade de Moscou, Rússia, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Com a turma, convidem uma pessoa mais velha, com pêlo menos mais de 50 anos, e elaborem questões para fazerem uma entrevista com ela. Perguntem-lhe sôbre o local e a data de nascimento e como era a comunicação entre as pessoas no dia a dia durante a infância. Questione-a também a respeito das mudanças que ela observou ao longo do tempo nessa comunicação entre pessoas, no trabalho ou no cotidiano, com a inserção de aparelhos e sistemas tecnologicamente avançados, como fax, internet e telefones celulares. Com as respostas, elaborem um texto coletivo, sintetizando-as.

O consumo cada vez mais padronizado

Embora os avanços das comunicações possam ser considerados inquestionáveis, quais transformações culturais êles provocam na era da globalização? O mundo estaria passando por um processo de padronização cultural?

Para muitos estudiosos, os grandes conglomerados midiáticosglossário da atualidade atuam no sentido de difundir a cultura ocidental (capitalista) pêlo mundo todo, disseminando ideias que enaltecem o modo de vida caracterizado pêla modernidade e pêlo consumismo exagerado.

Nesse sentido, a grande mídiaglossário se coloca a serviço do poder econômico, sobretudo das grandes empresas multinacionais. Sendo assim, os meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e, especialmente, a internet) promovem padrões de consumo em escala mundial. Isso pode ser observado, por exemplo, quando milhões de pessoas em todo o mundo consomem a mesma marca de um refrigerante ou os sanduíches de uma mesma rede de lanchonetes, assistem aos mesmos filmes lançados pêla indústria cinematográfica etcétera

Fotografia. Uma mulher caminhando pelo corredor de um supermercado, olhando um produto. Ela carrega uma cesta em um dos braços.
Na imagem, pessoa em um supermercado no estado de Oregon, Estados Unidos, em 2019, rodeada por produtos constantemente ofertados a partir de campanhas publicitárias e consumidos por grande parcela da população.

Questão 4.

Com os colegas e o professor, identifiquem conglomerados midiáticos que atuam na transmissão de informações para a população brasileira atualmente. Avaliem propagandas ou notícias e tentem reconhecer ações de influência de opinião ou consumo. Compartilhem essas informações com a turma em sala de aula e façam um debate crítico a respeito dos problemas que tipos de influência podem ocasionar em jovens ou adultos.

Comunidades isoladas

Como estudamos, nem todas as pessoas estão conectadas ou fazem parte da atual rede articulada que caracteriza a globalização no mundo. Os fatores envolvem questões socioeconômicas e culturais. O texto a seguir nos faz refletir um pouco mais sôbre o fator cultural, a exemplo de povos isolados que habitam regiões da América do Sul e seu modo de vida.

reticências. Essa noção de isolamento, voluntário ou obrigatório, se relaciona com o ato de evitar a interação com agentes da civilização e das sociedades nacionais.

A decisão de isolamento dêsses povos é resultado dos encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como infecções, doenças, epidemias e morte, atos de violência física, espoliação de seus recursos naturais ou eventos que tornam vulneráveis seus territórios e entôrno natural, ameaçando suas vidas, seus direitos e sua continuidade histórica.

COMEGNA, Maria Angela. Políticas de proteção aos povos indígenas isolados no Brasil e na Bolívia. Anais... X Coloquio Internacional de Geocrítica, Universidade de Barcelona, Diez años de cambios en el Mundo, en la Geografía y en las Ciencias Sociales, 19992008. 26-30 maio 2008. Disponível em: https://oeds.link/l0EFm9. Acesso em: 23 maio 2022.

Fotografia. Vista do alto. Algumas moradias indígenas dispersas entre áreas cobertas por vegetação rasteira, em segundo plano, área coberta por vegetação densa.
Vista do Parque Indígena do Xingu, no município de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, em 2021.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Internet das coisas

Hoje em dia, a internet tem possibilitado circular diversas informações entre os mais diferentes locais da superfície terrestre. Por meio dela, é possível conhecer um local distante sem sair de casa, acessar redes sociais para conversar com amigos próximos ou distantes, vender produtos e/ou fazer compras on-line, entre outras atividades.

Recentemente, tem se popularizado a expressão “internet das coisas”. Ela é empregada para fazer referência aos objetos do dia a dia que estão conectados em rede e que, por isso, são acessíveis à distância e têm suas possibilidades de utilização ampliadas.

Conheça, a seguir, alguns casos em que já é adotado o conceito de internet das coisas e outros que poderão fazer parte do cotidiano das pessoas no futuro.

O que já está ao alcance…

Ilustração. Indicações com letras. Um carro passando por uma cancela que está abrindo, com a letra A, ao lado, uma pessoa caminhando com um carrinho de bebê, com a letra B, em uma pista de caminhada, a frente, uma pessoa correndo, indicada com a letra C.

A.

Os veículos podem ser equipados com um dispositivo que permite transitar sem parar em cancelas de estacionamentos ou pedágios. Quando o veículo se aproxima, o dispositivo transmite informações para o sistema de recepção instalado na guarita, e a cancela se abre. A cobrança é feita diretamente na conta do proprietário do dispositivo.

B.

Algumas roupas para bebês contam com sensores que transmitem, em tempo real, informações sobre sua respiração, temperatura, posição para dormir e o nível de atividade da criança. Dessa forma, os responsáveis pelo bebê podem monitorar esses dados à distância.

C.

Ao realizar uma atividade física, como caminhada ou corrida, tênis especiais podem registrar diversos dados: o número de passos, a distância percorrida, o trajeto, a velocidade, os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, entre outros. Essas informações podem ser analisadas e contribuir para um melhor desempenho da prática de atividades esportivas e podem ser compartilhadas nas redes sociais e/ou com alguns profissionais de saúde, como médico, treinador, fisioterapeuta etc.

Se tornando realidade…

Ilustração D. Uma geladeira com a inscrição: INGREDIENTES FALTANDO com a figura de três ovos e uma garrafa.
Ilustração E. Construção com janelas de vidro.
Ilustração F. Uma pessoa empurrando um carrinho de compras, acima dele há produtos como uma garrafa e latas.

Representações sem proporção de tamanho. Cores-fantasia.

D.

A geladeira poderá identificar a falta de algum ingrediente no momento de programar uma refeição. Assim, ela transmitirá essa informação para o supermercado, que, por sua vez, realizará a entrega mediante autorização do proprietário. Além disso, a geladeira poderá reconhecer o prazo de validade dos alimentos, avisando seu proprietário e evitando o desperdício.

E.

A internet das coisas possibilitará às pessoas que realizem atividades domésticas à distância. A expectativa é que, por meio de dispositivos, seja possível realizar funções como acionar o preparo de alimentos e ativar aparelhos de limpeza.

F.

Nos supermercados, os códigos de barra dos produtos serão lidos pelos carrinhos de compras, que realizarão o débito diretamente na conta do cliente, evitando as filas nesses estabelecimentos.

Com os colegas, respondam às questões a seguir.

  1. O que é a internet das coisas? Ela faz parte do seu cotidiano?
  2. A assimilação da internet das coisas e de seus recursos no dia a dia é positiva? Você acha que ela tende a aumentar? Por quê? Compartilhe suas ideias com os colegas e conheça as deles.
  3. Selecione algumas atividades do seu cotidiano que utilizem o conceito da internet das coisas. Depois, converse com seus familiares e descubra como êles realizavam essas tarefas antes da invenção dêsses recursos e quais ferramentas utilizavam no cotidiano. Em sala de aula, compartilhe o que você descobriu e conheça os resultados obtidos pelos colegas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Podemos dizer que vivemos em uma era digital? Explique.
  2. Inúmeros produtos que as pessoas utilizam no dia a dia foram aperfeiçoados por meio do avanço tecnológico. Sabendo disso, imagine que você tem como missão aperfeiçoar ou criar um produto para facilitar o cotidiano das pessoas. Qual produto você escolheria ou criaria? Descreva as características dêsse produto e explique de que maneira êle seria útil às pessoas. Depois de desenvolver a ideia do seu produto, apresente-o para os colegas e conheça o que êles produziram.
  3. De acôrdo com o que você estudou, explique os efeitos da globalização na padronização cultural. Dê exemplos de como isso ocorre.

Por meio da criatividade, somos capazes de, com pensamento inovador, criar algo para tornar mais prática situações do cotidiano das pessoas.

Aprofundando os conhecimentos

4. As fotos a seguir mostram escolas em diferentes países. Compare-as.

Fotografia. Sala de aula repleta de pessoas sentadas em frente a uma tela e uma mulher que escreve em uma lousa.
Alunos de uma escola em Kênbridi, Reino Unido, em 2018.
Fotografia. Crianças sentadas em uma construção de tábua, com telhado de palha e chão de terra.
Alunos de uma escola na Indonésia, em 2018.
  1. Qual a porcentagem de usuários de internet que países apresentam no mapa da página 39?
  2. Converse com os colegas sôbre o que as fotos revelam a respeito da distância tecnológica que separa os países do mundo. Anote, no caderno, uma síntese dessa conversa.
  1. O comércio eletrônico é um exemplo que reúne várias características da globalização na atualidade. No caderno, elabore uma explicação para cada uma dessas características, citadas a seguir, com base no exemplo do comércio eletrônico.
    1. desenvolvimento tecnológico;
    2. desenvolvimento dos meios de comunicação;
    3. integração do espaço mundial.
Fotografia. Uma mulher sentada em um sofá segurando um cartão de crédito em frente a um notebook. No sofá ao lado dela, há sacolas coloridas.
Mulher realizando compras pêla internet.

6. Observe as imagens a seguir.

Fotografia A. Duas pessoas em uma rua observando um mapa. Nas laterais há construções e plantas com flores.
Pessoa utilizando um mapa impresso para se localizar na Croácia, em 2020.
Fotografia B. Duas pessoas em um carro apontando para uma tela de G P S no painel do veículo.
Pessoas utilizando sistema gê pê ésse para se localizar na Eslovênia, em 2020.
  1. Qual atividade as pessoas estão realizando em cada foto?
  2. Qual é a principal diferença entre dois modos de realizar a mesma atividade?
  3. Qual a relação entre essa evolução, mostrada entre as duas fotos, e a influência da globalização no modo de vida das pessoas?
  4. Converse com pessoas mais velhas da sua família e descreva um ou mais exemplos de como a globalização influenciou o modo de vida das pessoas. Descreva no caderno e depois apresente aos colegas.

Glossário

Conglomerado midiático
: grupo econômico que detém o contrôle de vários meios de comunicação de massa (televisão, rádio, publicações, cinema, internet etcétera).
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Grande mídia
: expressão usada para as mídias que atingem um grande público e são capazes de influenciar elevado número de pessoas.
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