UNIDADE 2 Os fluxos no espaço globalizado

Fotografia. Muitas pessoas reunidas em um aeroporto. Eles estão em uma fila em frente a guichês. Ao fundo há placas.
Pessoas aguardam, no aeroporto internacional de , na cidade de São Petersburgo, Rússia, a permissão das autoridades para ingressar no país, em 2021.

Uma das principais características da globalização é a intensificação dos fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas no espaço geográfico mundial.

Os meios de comunicação e de transporte são responsáveis pêla formação dessa rede de fluxos, que não atinge todos os lugares nem beneficia todas as pessoas do mesmo modo. Por isso, questionamos: qual é o futuro da globalização?

Iniciando a conversa

  1. Você conhece alguma pessoa que migrou de seu país de origem? Quais foram os motivos que a levaram a migrar? Conte para os colegas.
  2. Em sua opinião, como a evolução dos meios de comunicação e de transporte passou a interferir na vida das pessoas? Conte para os colegas e para o professor exemplos que você conhece ou já vivenciou.

Agora vamos estudar...

  • os fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas na globalização;
  • o que são cidades globais e megacidades;
  • as representações cartográficas de fluxos;
  • os fluxos migratórios e de refugiados no mundo e no Brasil;
  • a relação entre globalização, pobreza e desigualdade;
  • os impactos da globalização no mercado de trabalho e no desemprêgo.

CAPÍTULO 4 Fluxos de mercadorias, informações e capitais

O processo de globalização vem ampliando, de maneira significativa, os fluxos, ou seja, a circulação de mercadorias, informações, capitais e pessoas no espaço geográfico mundial. Todos fluxos circulam pêlo emaranhado de redes de transportes e de comunicações que envolvem o mundo inteiro.

Mesmo que os fluxos da globalização possam circular em todo o planeta, êles ocorrem com mais intensidade entre os locais servidos pêla infraestrutura de transportes e de comunicações (estradas, portos, aeroportos, redes de transmissão, como canais de televisão, telefonia celular, redes 3G, 4G e, até mesmo, 5G, provedores de internetglossário etcétera).

O crescimento do comércio internacional, impulsionado pêla melhoria dos transportes e expansão das multinacionais no mundo, fez aumentar significativamente os fluxos de matérias-primas e de mercadorias (bens industrializados, gêneros agrícolas, recursos minerais e energéticos etcétera) entre países e continentes.

Atualmente, a maior parte dêsses fluxos ocorre pêlas vias marítimas, pêlas quais circulam cêrca de 72% do volume de cargas transportadas em todo o mundo. O transporte aéreo, por sua vez, também vem crescendo e aumentando sua participação nos fluxos de mercadorias entre os países. Em razão de sua maior eficiência, sobretudo pêla velocidade, os aviões cargueiros são empregados no transporte de cargas que exigem rapidez e pontualidade, como no caso dos alimentos perecíveis.

Fotografia. Um avião parado ao lado de caixas embaladas, com uma rede sobre elas. Ao fundo, veículos estacionados.
Embarque de mercadorias em avião cargueiro no aeroporto internacional da cidade de dãblin, Irlanda, em 2021. êsse é um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Fluxos marítimos no mundo (2011)

Mapa. Fluxos marítimos no mundo (2011). 
Porto – capacidade de embarque e desembarque (em milhões de toneladas anuais). 
Até 100: Santos e outras três cidades na América do Sul; cinco cidades na América do Norte; três cidades na África; quatro cidades na Europa; três cidades na Ásia, Sydney e outra cidade na Oceania. 
De 100 a 200: Nova York, Nova Orleans e Chiba. 
Acima de 200: Cingapura e Roterdã.
Rotas principais: interligando todas as cidades citadas. 
Rotas secundárias: cinco rotas ligando pontos na América do Norte, África, Ásia e Oceania às rotas principais. No canto inferior direito, a escala: 2725 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BOCHICCHIO, Raffaele Vicenzo. Atlas do mundo atual. segunda edição São Paulo: Atual, 2009. página 39.

Fluxos aéreos no mundo (2013)

Mapa. Fluxos aéreos no mundo (2013). 
Muito importante: Interligando Los Angeles, Dallas, Chicago, Nova York e Londres. 
Importante: Interligando Los Angeles, Sydney, Tóquio, Hong Kong, Cingapura, diversas cidades no sul da Ásia, Paris e outras cidades na Europa, cidades na América Central, São Paulo, Rio de Janeiro, Lima e outras cidades na América do Sul. 
Outros relevantes: Interligando Rio de Janeiro, cidades na África, entre elas: Lagos e Cairo; Lima a Paris; Cingapura a Sydney. 
Principais aeroportos: encontrados nas cidades já citadas. No canto inferior direito, a escala: 2725 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Maria Graça Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quarta edição São Paulo: Moderna, 2013. página 55.

Questão 1.

Identifique, no mapa, a localização dos principais portos e das principais rotas marítimas no mundo.

Questão 2.

Localize, no mapa de fluxos aéreos, as rotas de maior importância.

Geografia em representações

A representação dos fluxos no espaço geográfico

O fluxo do comércio internacional pode ser representado em um planisfério por meio de setas. Essas setas retratam proporcionalmente o volume comercializado entre as diferentes regiões do mundo. Veja o mapa a seguir.

A. A maioria dêsses fluxos ocorre entre os países desenvolvidos economicamente e que dominam a maior parte do comércio mundial, como Estados Unidos, Canadá, Europa (especialmente Alemanha, Reino Unido e França), Ásia e Oceania.

B. Devido ao crescimento econômico ocorrido nos últimos anos em países como China, Índia, Malásia e Cingapura, a Ásia vem ganhando destaque no comércio mundial.

Principais fluxos do comércio mundial (2019)

Mapa. Principais fluxos do comércio mundial (2019). 
Comércio de mercadorias (em bilhões de dólares). 
Comércio Intrarregional. 
100 bilhões de dólares: África, Comunidade dos Estados Independentes e América do Sul e Central. 
200 bilhões de dólares: América do Norte.
500 bilhões de dólares: Ásia 
e acima de 500 bilhões de dólares: Europa. 
Comércio Inter-regional. 
50 bilhões de dólares: da América do Sul e Central para Oriente Médio, Ásia e Europa; da América do Norte para Europa, Oriente Médio, África e Comunidade dos Estados Independentes; da Europa para o Oriente Médio e África; do Oriente Médio para Europa e América do Sul e Central; da África para o Oriente Médio e Europa. 
100 bilhões de dólares: da América do Sul e Central para Europa; da Europa para América do Sul e Central, América do Norte, África e Ásia; da África para Europa e Ásia; da Ásia para Europa, Oriente Médio e África; da América do Norte para Europa. 
200 bilhões de dólares: da América do Norte para Europa e Ásia; da Europa para América do Norte e Ásia. 
500 bilhões de dólares: da Ásia para América do Norte; da Comunidade dos Estados Independentes para Europa. 
No canto inferior direito, a escala: 2400 quilômetros por centímetro.
Indicações com letras sobre os continentes, letra A: América do Norte, letra B: Ásia e letra C: África.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quarta edição São Paulo: Moderna, 2013. página 53.

C.

C. Já os países economicamente menos desenvolvidos da América Latina e da África têm uma participação reduzida nos fluxos do comércio global.

Como se pode verificar no mapa, os fluxos de produtos e mercadorias ocorrem de maneira bastante desigual entre países e regiões do planeta.

Os fluxos do comércio de petróleo

O petróleo está entre os produtos mais comercializados no mundo. Diariamente, cêrca de 91 milhões de barris de petróleo viajam acomodados em gigantescos navios-tanques.

De maneira geral, os grandes fluxos de petróleo no mundo ocorrem entre as principais áreas de exploração, como o golfo Pérsico, onde se encontram as maiores reservas conhecidas, e os grandes centros consumidores, como Estados Unidos, Europa e Japão.

Observe atentamente o planisfério a seguir e veja como êle apresenta os principais fluxos de petróleo no espaço mundial.

Principais fluxos de petróleo no mundo (2020)

Mapa. Principais fluxos de petróleo no mundo (2020) (em milhões de toneladas). 
Até 50: da Europa e CEI para os Estados Unidos e África; dos Estados Unidos para o Canadá, México e América Central e do Sul; da África para Ásia; do Oriente Médio para África; da Ásia e Pacífico para outras regiões da Ásia e Pacífico. 
De 51 a 140: dos Estados Unidos para Europa e CEI, para Ásia e Pacífico; da América Central e do Sul para os Estados Unidos e Ásia e Pacífico; da África para Europa e CEI e para Ásia e Pacífico; da Europa e CEI para Ásia e Pacífico; do Oriente Médio para Europa e CEI; da Ásia e Pacífico para Europa. 
De 141 a 199: da Europa e CEI para Europa e CEI; do Oriente Médio para Ásia e Pacífico; 
Mais de 200: do Canadá para os Estados Unidos; do Oriente Médio para Ásia e Pacífico. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: . Statistical Review 2021. página 33. Disponível em: https://oeds.link/uZ2eSH. Acesso em: 6 maio 2022.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.
  1. Identifique no mapa da página 54:
    1. as regiões que têm o maior volume de comércio mundial;
    2. as regiões que apresentam o menor volume nesse comércio.
  2. Identifique, no mapa desta página, a principal região exportadora de petróleo e o país e/ou região que mais importa êsse produto.

Glossário

Provedor de internet
: instituição ou empresa que fornece a conexão para o acesso do usuário à internet.
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