Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Fluxos de informações

Hoje, por meio de uma complexa rede de comunicações, composta, por exemplo, de internet e de transmissões via satélite, as informações circulam com rapidez entre os países e chegam até as pessoas quase instantaneamente.

êsse grande volume de informações que circula pêlo planeta aumenta à medida que diminuem os custos das tecnologias e dos serviços de comunicações, tornando-se mais acessíveis à população.

De maneira geral, os países economicamente desenvolvidos detêm o monopólioglossário das informações que circulam pêlo planeta. Nesses países, encontram-se as grandes agências internacionais de notícias que fornecem informações sôbre os principais acontecimentos ocorridos em todo o mundo. A maioria das notícias internacionais que vemos nos telejornais ou que ouvimos nos programas de rádio é fornecida pelos escritórios dessas agências, espalhados por vários países, de onde enviam e recebem informações via satélite.

O fluxo das informações é desigual entre os países, o que pode ser observado nos gráficos (a seguir e na página seguinte), que mostram, respectivamente, o aumento e a distribuição do número de usuários conectados à internet entre as regiões do planeta.

Evolução do número de usuários da internet no mundo (2002-2021)

Gráfico. Evolução do número de usuários da internet no mundo (2002-2021). 
Usuários de internet (em milhões). 
Começando em 2002 com 700 milhões, aumentando gradativamente até 2016 atingindo 3.500, sofrendo um leve aumento em 2018, e um salto até 4.900 em 2021.

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunicaiton Union. Facts and Figures 2021: Measuring digital development. página 1. Disponível em: https://oeds.link/H2Z2EP. Acesso em: 6 maio 2022.

Questão 3.

Confira o gráfico e verifique como o número de usuários de internet no mundo vem crescendo ao longo das últimas décadas.

Questão 4.

Em sua opinião, êsse crescimento tem sido rápido ou lento? Por quê?

Usuários de internet por regiões do mundo – em % (2020)

Gráfico. Usuários de internet por regiões do mundo – em porcentagem (2020). 
África: 33 por cento.
Mundo Árabe: 66 por cento. 
Ásia e Pacífico: 61 por cento.
CEI: 82 por cento.
Europa: 87 por cento. 
América: 81 por cento.

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunication Uniton (ITU). Measuring digital development: facts and figures 2020. página 7. Disponível em: https://oeds.link/FZil09. Acesso em: 22 junho 2022.

Questão 5.

De acôrdo com o gráfico sôbre usuários de internet, como o Brasil está inserido nessa distribuição?

Fluxos de capitais

Por meio das redes de comunicações, circulam os chamados fluxos de capitais, que envolvem as transações financeiras realizadas entre países, como a compra e a venda de ações de empresas e de moedas, por exemplo, o dólar dos Estados Unidos; o euro da União Europeia; e o iene, moeda do Japão.

Em grande parte, fluxos são gerados pêlas operações financeiras realizadas nas principais bolsas de valoresglossário do mundo, sediadas em importantes metrópoles: como as cidades de Nova Iorque e Chicago (Estados Unidos), Fránquifut (Alemanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Tóquio (Japão), São Paulo (Brasil), (China) e Seul (Coreia do Sul).

A movimentação do fluxo de capitais no mundo ocorre de fórma rápida e intensa, e, assim, a economia de um país pode se desestabilizar quando muitos investimentos são retirados de uma só vez. Por outro lado, pode-se criar expectativas positivas quando um país atrai muitos investimentos.

Fotografia. Escultura de um touro com chifres de cor marrom. Ao redor dele há edifícios e ao fundo, árvores.
Escultura Charging Bull, localizada nas proximidades da Bolsa de Valores de Nova Iorque (), uma das principais bolsas de valores no mundo, em 2021. A escultura representa otimismo e prosperidade financeira.

As cidades globais

As metrópoles que sediam as bolsas de valores mais importantes do mundo também concentram as sédes administrativas ou filiais das grandes multinacionais, os maiores bancos e instituições financeiras, entre outros. Assim, elas funcionam como centros para onde converge e propaga-se a maior parte dos fluxos gerados pêla globalização e, por isso, são chamadas cidades globais ou metrópoles mundiais.

As cidades globais configuram-se como centros de poder e comando das decisões econômicas e financeiras mundiais. Também formam os polos de uma rede mundial, que se articulam por meio de uma infraestrutura que possibilita a circulação dos fluxos da globalização. dêsse modo, o espaço geográfico das cidades globais destaca-se por abrigar:

  • os mais altos e modernos edifícios, nos quais se encontram as sédes das maiores corporações empresariais, dos grandes bancos, das bolsas de valores e das companhias financeiras, que movimentam os fluxos de capitais;
  • as grandes redes de telecomunicações (emissoras de televisão e rádio, agências de notícias e empresas de telefonia e provedores de internet), que possibilita a circulação dos fluxos de informações;
  • as melhores infraestruturas de transportes (rede rodoviária, ferroviária e aeroportuária), pêlas quais circulam os fluxos de pessoas e de mercadorias.

Embora algumas cidades globais também estejam localizadas em países subdesenvolvidos, devemos ressaltar que a distribuição dos fluxos é bastante desigual entre países ricos e pobres.

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade repleta de edifícios com uma antena grande e laranja ao centro.
Paisagem de parte de Tóquio, Japão, considerada uma cidade global, em 2019.

As megacidades

As megacidades são metrópoles muito populosas, com mais de 10 milhões de habitantes, comuns, sobretudo, em países menos desenvolvidos. Essas megacidades resultaram de um intenso e rápido processo de urbanização, cuja infraestrutura, muitas vezes, é insuficiente para atender às necessidades da população. De modo geral, as megacidades exercem um papel secundário na economia mundial e na articulação dos fluxos globais devido à sua menor importância financeira, comercial, política etcétera

Observe o mapa a seguir que mostra a distribuição das megacidades e das cidades globais pêlo mundo.

Principais cidades globais e megacidades (2021)

Mapa. Principais cidades globais e megacidades (2021). 
Cidades globais: Nova York, San Francisco, Toronto, Chicago, Washington e outras no oeste, sul e leste da América do Norte, Cidade do México, Bogotá, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Santiago e outras duas na América do Sul; Frankfurt, Londres, Bruxelas, Paris, Madri e outras na Europa; Cairo, Lagos, Johanesburgo e outras duas na África; Istambul, Moscou, Karachi, Nova Délhi, Mumbai, Calcutá, Kuala Lumpur, Jacarta, Manila, Hong Kong, Guangzhou, Shangai, Osaka, Tóquio, Tianjin, Beijing na Ásia e Sydney e outra cidade na Oceania. 
Megacidades: Los Angeles, Nova York, Cidade do México, Bogotá, Lima, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Londres, Paris, Lagos, Kinshasa, Cairo, Moscou, Istambul, Dubai, Nova Délhi, Mumbai, Bangalore, Chenai, Shenzhen, Dacca, Chogqing, Beijing, Tóquio, Osaka, Shangai, Manila e Jacarta. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 1890 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: UNITED Nations. World urbanization prospects. World Cities Report 2020: the value of sustainable urbanizations. Disponível em: https://oeds.link/6yfOhN. Acessos em: 5 maio 2022.

Questão 6.

As megacidades estão concentradas nos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos?

Questão 7.

Há no Brasil cidades dêsse tipo? Quais? Com os colegas, cite as características que vocês conhecem das cidades globais ou megacidades brasileiras.

Fotografia. Vista de cima. Curso de um rio com avenidas nas laterais e pontes que o cruzam. Há áreas com vegetação, e construções nas margens.
Paisagem da cidade de São Paulo, capital do estado, em 2020. São Paulo é o maior centro financeiro do Brasil e da América Latina, sendo considerado tanto uma cidade global como uma megacidade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Leia a afirmação a seguir e, com base no que você estudou, comente-a.

O espaço geográfico atual está conectado também por redes e fluxos.

  1. Relacione o desenvolvimento das tecnologias da informação com a intensificação dos fluxos de capitais no mercado financeiro mundial.
  2. Leia o texto a seguir.

Nas cidades globais contemporâneas, estão concentrados os principais mercados financeiros do mundo e a séde de grandes empresas multinacionais. Por isso, essas cidades desempenham um importante papel nas articulações dos fluxos que circulam no mundo.

  1. De acôrdo com o texto e com o que foi estudado neste capítulo, como você descreveria a configuração do espaço geográfico das cidades globais?
  2. Explique qual é a diferença entre cidade global e megacidade.

Aprofundando os conhecimentos

4. O cartograma a seguir representa, com figuras geométricas, a participação de paí­ses, regiões e continentes no comércio mundial em 2021, de acôrdo com a Organização Mundial do Comércio. Observe-o com atenção e responda às questões propostas.

Comércio mundial (2021)

Mapa. Comércio mundial (2021). 
América do Norte: 12 por cento.
América do Sul, América Central e Caribe: 3 por cento.
Europa: 36 por cento.
CEI (Comunidade dos Estados Independentes): 3 por cento.
África: 2 por cento. 
Oriente Médio: 6 por cento.
Ásia e Oceania: 38 por cento. 
No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2775 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: dábliu tíu ôu. dábliu tíu ôu . Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 6 maio 2022.

  1. Identifique o país ou a região que detém a maior participação no comércio mundial de mercadorias.
  2. Com base no que você estudou neste capítulo, explique como ocorre o fluxo de mercadorias entre os países do mundo, dando destaque à participação das redes de transportes.

5. Leia o texto a seguir e responda, no caderno, à questão proposta.

O espaço geográfico está repleto de desigualdades, principalmente se visto sob a ótica da globalização. Enquanto alguns países estão no centro dos fluxos mundiais de mercadorias, outros estão às margens dessa dinâmica global, principalmente os países mais pobres.

O texto afirma que os fluxos mundiais de mercadorias não ocorrem de maneira homogênea por todo o espaço geográfico mundial. Com base no que você estudou, caracterize a distribuição dêsses fluxos atualmente entre os países do mundo.

6. Analise a tabela a seguir e, depois, responda às questões no caderno.

País

Usuários de internet (em cada grupo de 100) 2020

Linhas de celular (em cada grupo de 100) 2020

Linhas telefônicas (em cada grupo de 100) 2020

Japão

90

154

49

Estados Unidos

91

106

31

México

72

95

19

Mianmar

35

144

1

Etiópia

24

39

1

Fonte de pesquisa: . Individuals using the Internet. Disponível em: https://oeds.link/D7kv7J. Acesso em: 9 julho 2022.

  1. De acôrdo com as informações da tabela e com o que você estudou, é possível afirmar que os meios de comunicação e os fluxos de informações estão distribuídos de maneira desigual no mundo? Explique.
  2. O que se pode concluir em relação ao número de linhas telefônicas, em cada grupo de 100 pessoas, entre os países apresentados na tabela?
  3. Qual dos meios de comunicação mostrados na tabela você mais utiliza no seu dia a dia? Converse com os colegas e verifique quais êles mais utilizam.

Glossário

Monopólio
: neste caso, significa exclusividade de obtenção e transmissão de informações.
Voltar para o texto
Bolsa de valores
: instituição que negocia as ações de empresas públicas ou privadas.
Voltar para o texto