UNIDADE 3 Impactos ambientais e sustentabilidade

Fotografia. Uma mulher de máscara andando de bicicleta em uma rua movimentada com árvores.
Ciclista usando máscara contra poluição do ar em Xangai, China, em 2018.

Desmatamentos, queimadas, poluição atmosférica, contaminação das águas e do solo, caça predatória, extinção de espécies... são alguns dos problemas ambientais que atingem os mais variados ecossistemas terrestres e ameaçam o equilíbrio natural do planeta.

Essa degradação ambiental pode ser observada em escala local, como na contaminação de um córrego que atravessa o bairro de uma cidade. Também ocorre em escala global, como é o caso do fenômeno do aquecimento global, provocado, segundo muitos estudiosos, pêla emissão e concentração de gases que intensificam o efeito estufa na atmosfera terrestre.

Iniciando a conversa

  1. Identifique qual problema ambiental está retratado na foto.
  2. Como êsse problema afeta a qualidade de vida das populações?
  3. Você identifica problemas ambientais onde vive? Quais?

Agora vamos estudar...

  • os impactos ambientais que as atividades humanas provocam na natureza;
  • a relação entre o aumento do consumo e o agravamento dos problemas ambientais;
  • a diferença entre consumismo e consumo consciente;
  • o despertar da consciência ecológica e a importância do desenvolvimento sustentável para a preservação do planeta.

CAPÍTULO 7 A ação humana e o meio ambiente

Com o domínio de técnicas cada vez mais avançadas, o ritmo e a intensidade das atividades econômicas desenvolvidas pêlo ser humano atingiram um nível sem precedentes na história da humanidade. No entanto, êsse modêlo de desenvolvimento econômico, voltado para a exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais do planeta, vem provocando o agravamento e o surgimento de novos problemas ambientais.

Casos de degradação ambiental, por exemplo, são noticiados com grande frequência nos mais diferentes meios de comunicação, seja aqueles que ocorrem no lugar onde vivemos ou em outras partes do nosso país ou do mundo.

Embora alguns problemas ambientais sejam intensos em algumas regiões, muitos dêsses impactos podem ser observados nas mais diversas partes do planeta. Os desmatamentos são questões ambientais muito mais preocupantes em países que abrigam extensas florestas tropicais, como o Brasil. A poluição atmosférica atinge intensamente países como a China, que tem uma matriz energética apoiada principalmente na queima de carvão mineral.

Veja, a seguir, alguns problemas ambientais da atualidade.

Extensas áreas de floresta são destruídas todos os anos por conta do avanço de desmatamentos e queimadas. A devastação dessas florestas vem sendo provocada principalmente em razão do aumento das atividades agropecuárias e da exploração madeireira.

Fotografia. Vista de cima. Área coberta por vegetação com local desmatado e em chamas. Há estradas de terra, por onde passa um veículo.
Extensa área de desmatamento da Floresta Amazônica, no estado de Rondônia, em 2021.

O descarte inadequado dos resíduos sólidos (lixo) tem se tornado um problema ambiental que afeta tanto os países mais ricos quanto os mais pobres do mundo. Nos centros urbanos de grande parte dos países subdesenvolvidos, é comum ver resíduos sendo despejados diretamente em rios e esgôto doméstico sem tratamento.

Fotografia. Margem de um rio repleto de lixo. Ao fundo, dois pequenos barcos e a outra margem com mais lixo, construções e árvores.
Poluição decorrente do acúmulo de resíduos sólidos no rio Buringanga, na cidade de Dacca, bãngladéch, em 2022.

Em muitos centros urbanos, outro problema preocupante é a ocupação indevida de encostas e fundos de vales, com a retirada da vegetação e a impermeabilização do solo. êsse tipo de ocupação pode causar deslizamentos de terra e alagamentos, em ocasião de chuvas fortes, tendo como consequências prejuízos materiais e, sobretudo, humanos.

Fotografia. Deslizamento de um morro com árvores e destroços. Acima dele, construções.
Área de encosta de morro ocupada com habitações na cidade de Franco da Rocha, São Paulo, em 2022.

Quando praticamos atitudes voltadas para a conservação da natureza, estamos agindo com responsabilidade, como cidadãos que pensam e se preocupam com o bem-estar de todos. Você está cuidando do planeta? Reflita sôbre suas atitudes.

Questão 1.

Cite exemplos de problemas ambientais causados pêlas atividades humanas.

Questão 2.

Identifique atitudes que a sociedade pode tomar para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas ambientais como desmatamento, poluição das águas e do ar e contaminação dos solos. Como as pessoas do lugar onde você vive podem contribuir?

Vivemos uma crise ambiental

Ao longo das últimas décadas, a exploração dos recursos naturais tem aumentado, e isso vem agravando a degradação do meio ambiente em diferentes regiões do planeta. À medida que problemas foram se intensificando no planeta, os seus efeitos passaram a ter consequências não apenas locais ou regionais, mas também em escala global.

De acôrdo com várias pesquisas, os gases tóxicos lançados na atmosfera pelos escapamentos dos veículos e pêlas chaminés das fábricas, por exemplo, ao mesmo tempo que agravam a poluição do ar, contribuem para a intensificação do efeito estufa, fenômeno que pode interferir no clima do planeta. No entanto, para outros especialistas, as alterações no clima do planeta são fenômenos naturais e não consideram as alterações humanas a principal causa.

Para os estudos que aceitam a responsabilidade das atitudes humanas na natureza, as ações da sociedade têm gerado sérios impactos ao meio ambiente, afetando a dinâmica natural da Terra e os mecanismos que regulam e sustentam a vida no planeta. Nos últimos dois séculos, os problemas ambientais se agravaram de maneira tão alarmante que, segundo alguns estudiosos, estamos vivendo uma intensa crise ambiental. Entre os principais problemas ambientais de nossa época, destacam-se:

A perda da biodiversidade (fauna e flora), provocada pêla devastação dos grandes ecossistemas terrestres e aquáticos, que já ocasionou a extinção de espécies e ameaça a existência de muitas outras.

Ilustração. Uma árvore repleta de folhas.

A diminuição da camada de ozônio da atmosfera, que protege o planeta dos nocivos raios ultravioleta emitidos pêlo Sol. Estudos indicam que êsseproblema pode ser provocado por um gás chamado clorofluorcarbono (cê éfe cê), utilizado na indústria química e em aparelhos de refrigeração como geladeiras, refrigeradores e condicionadores de ar.

Ilustração. Um termômetro.

A poluição das águas por resíduos domésticos, industriais e pêlo derramamento de óleo dos navios e de vazamentos em plataformas de petróleo.

Ilustração. Uma mancha atrás de um grande navio.

O aumento da poluição atmosférica, provocado pêla emissão excessiva de gases tóxicos pêlas fábricas e escapamentos dos veículos automotores, movidos a combustíveis fósseis, intensificando o efeito estufa e ocasionando o aquecimento global.

Ilustração. Um carro soltando fumaça.

O aumento da desertificaçãoglossário em locais que já apresentam clima árido ou semiárido, devido ao uso inadequado dos solos por meio de técnicas de cultivo, como as queimadas, acabam reduzindo a fertilidade da terra, poluindo a atmosfera e, consequentemente, afetando a dinâmica climática global.

Ilustração. O planeta Terra.

O aquecimento global, que, de acôrdo com muitos cientistas, tem causado anomalias climáticas, como mudanças na distribuição e no regime das chuvas e aumento ou diminuição anormal das temperaturas, observadas em diversas regiões do planeta.

Ilustração. Uma árvore em chamas.

Nas próximas páginas, estudaremos melhor alguns dos mais graves problemas ambientais provocados pêla poluição do ar: a chuva ácida, que já afeta extensas regiões da superfície terrestre, a diminuição da camada de ozônio, que atinge principalmente a região antártica, e o aquecimento global, que tem consequências diretas sôbreo clima de todo o planeta.

Glossário

Desertificação
:processo em que áreas férteis, principalmente em regiões de clima árido são transformadas em desertos devido a variações climáticas e a ações humanas, como degradação do solo, retirada da cobertura vegetal, exploração de recursos hídricos, entre outros.
Voltar para o texto