A crise ambiental e a questão energética
A crise ambiental da época em que vivemos tem sido agravada pêla utilização de fontes energéticas potencialmente poluidoras, sobretudo pêlo uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
A queima dêsses combustíveis em larga escala tem aumentado enormemente a concentração de poluentes atmosféricos, sobretudo dos gases que provocam alguns dos mais graves problemas ambientais que já estudamos nas páginas anteriores, como a formação de chuvas ácidas, a diminuição da camada de ozônio e o aquecimento global.
Veja o gráfico a seguir, que mostra quais são as fontes energéticas mais utilizadas atualmente no mundo.
Matriz energética mundial (2021)
Fonte de pesquisa: ih eh ah ( internéchional énérdji êidjenci). Data and statistics. Disponível em: https://oeds.link/rY8dHP. Acesso em: 31 maio 2022.
Questão 6.
De acôrdo com o gráfico, qual a participação dos combustíveis fósseis no total de energia gerada no mundo?
Questão 7.
Quais são as fontes renováveis de energia? Qual é a participação dessas fontes no total de energia gerada no mundo?
A queima de combustíveis fósseis vem aumentando de maneira crescente desde o início da Revolução Industrial, ocorrida no século dezoito. A partir de então, o avanço da industrialização, dos meios de transportes e demais atividades econômicas tem se apoiado principalmente na utilização de combustíveis de origem fóssil (veja novamente, no gráfico da matriz energética mundial, que essas fontes representam 86% do total da energia consumida atualmente no mundo).
Como os combustíveis fósseis continuam sendo as fontes energéticas mais utilizadas no mundo, e provavelmente vão continuar sendo exploradas para sustentar o crescimento econômico em muitos países, podemos dizer que a sociedade contemporânea está diante de um grande desafio: como manter o crescimento econômico e o aumento do consumo de energia ao longo das próximas décadas e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão dos poluentes atmosféricos provenientes do uso dêsses recursos?
êsse desafio pode ser enfrentado pêla utilização de fontes renováveis e alternativas de energia, que geram baixo impacto ambiental, como a solar, a eólica, o biogás, a biomassa, a hidráulica, entre outras.
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Transcrição do áudio
[Narrador] Fontes renováveis de energia [Apresentadora] Olá! Sejam bem-vindos ao nosso podcast! Tenho uma pergunta para vocês, ouvintes. Já imaginaram como seria a sua vida sem a energia? [Apresentador] Nossa, Juliana, até esse podcast precisa da eletricidade para ser transmitido, não é mesmo? [Apresentadora] É verdade, Lucas. Quando a gente pensa em energia, logo imagina a eletricidade. No entanto, há outras formas de energia, como a dos motores de combustão dos carros, por exemplo. [Apresentador] É muito interessante estudar como a utilização da energia aumentou ao longo do tempo. O surgimento das indústrias é um bom exemplo de como intensificamos o uso da energia. [Apresentadora] Esses dias assisti a um documentário sobre a Revolução Industrial, que mostrava as máquinas a vapor. Elas utilizavam como fonte energética o carvão mineral para aquecer uma caldeira com água e gerar vapor, que, por sua vez, movimentava as peças das máquinas. [Apresentador] O que antes era feito por artesãos, em pequena escala, passou a ser produzido em larga escala por essas máquinas a vapor, nas indústrias. Esse é um exemplo de como o desenvolvimento energético transforma o mundo. [Apresentadora] Mas há o lado negativo dessa história toda. A humanidade passou a produzir em uma velocidade muito mais rápida que a capacidade de regeneração da natureza. [Apresentador] E não podemos esquecer que toda energia que utilizamos vem da natureza, de formas muito variadas. [Apresentadora] Desde a Revolução Industrial, precisamos de cada vez mais energia. Mas nem todas as fontes energéticas podem ser exploradas para sempre. Existem as fontes que podem se esgotar, não é mesmo? [Apresentador] Isso significa dizer que são fontes não renováveis, ou seja, que seu uso constante pode provocar o esgotamento das reservas, que não são regeneradas em uma escala de tempo humana. [Apresentadora] O carvão mineral, muito usado desde a Revolução Industrial, é um exemplo de fonte energética não renovável. Aliás, o carvão, assim como todos os demais combustíveis fósseis, não é renovável. [Apresentador] Os combustíveis fósseis são formados por um processo natural de decomposição de organismos ao longo de milhões de anos. O gás natural, o carvão mineral, o petróleo e o xisto betuminoso são exemplos de combustíveis fósseis. [Apresentadora] Além disso, os combustíveis fósseis são muito poluentes! [Apresentador] E, além de poluentes e não renováveis, os combustíveis fósseis são a fonte energética que mais contribui com as mudanças climáticas globais, que têm intensificado extremos climáticos como chuvas mais fortes e concentradas, temperaturas recordes, longos períodos de seca... [Apresentadora] Há muitos motivos para que o mundo pense em outras formas de gerar energia e deixe de lado fontes não renováveis e poluentes, Lucas. [Apresentador] Alternativas não faltam, Juliana. Há, inclusive, fontes renováveis que são repostas naturalmente. Vamos dar alguns exemplos? [Apresentadora] Claro! Começando com o uso do vento para gerar energia. Os aerogeradores são estruturas capazes de transformar a força dos ventos em energia elétrica. Esse tipo de energia é conhecido como eólica. [Apresentador] Há algumas áreas no mundo com parques eólicos bastante grandes. No Brasil, o Rio Grande do Norte, na região Nordeste, é um destaque na geração de energia eólica. [Apresentadora] Existe também a energia solar, obtida, por exemplo, com painéis formados por células fotovoltaicas, que transformam o a radiação solar em energia elétrica. [Apresentador] Em um país como o nosso, predominantemente tropical, não podemos esquecer que a energia solar é abundante, e deve, por isso, ser valorizada como uma fonte de energia renovável! [Apresentadora] E as hidrelétricas? Não podemos deixar de falar delas. São uma importante fonte de energia renovável, constituindo a maior parte da matriz elétrica brasileira. [Apresentador] A construção de hidrelétricas se aproveita dos desníveis de relevo de alguns rios caudalosos. O fluxo das águas é utilizado para girar enormes turbinas, que transformam esse movimento em energia elétrica. [Apresentadora] Há ainda outras fontes renováveis, como a biomassa, que transforma matéria orgânica das plantas em energia. No Brasil, se destaca o etanol, que é um tipo de combustível proveniente da cana-de-açúcar! [Apresentador] Embora essas fontes sejam renováveis, vale lembrar que elas também geram impactos. A construção de hidrelétricas, por exemplo, causa uma série de consequências, como a construção de barragens, provocando a inundação de áreas de floresta ou mesmo de áreas onde existiam cidades, ribeirinhos, indígenas. Essas populações perdem os seus territórios e são realocadas, num processo que pode ser bastante traumático. [Apresentadora] Lucas, acho que os nossos ouvintes gostaram de saber que existem muitas formas de gerar energia, inclusive usando fontes que a natureza consegue renovar. [Apresentador] Nesse podcast, demos vários exemplos de fontes que, além de renováveis, não geram poluentes atmosféricos, como a eólica e a solar. [Apresentadora] [Tom de voz animado] Agora vamos todos incentivar o uso de fontes energéticas renováveis e não poluentes em nossas comunidades? [Apresentador e Apresentadora] [Tom de voz animado] Tchau, ouvintes! [Narrador]Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Incompetech.
Fontes de energia alternativas e renováveis
Questão 8.
Junte-se a mais três colegas e pesquisem uma das fontes de energia apresentadas nesta página. Produzam cartazes com imagens e pequenos textos, mostrando como essa fonte de energia tem sido utilizada no Brasil e no mundo. Apresentem o cartaz para a turma ou o exponham em um local da escola onde todos possam ler e aprender mais sôbre êsse assunto.
Geografia em representações
Mapa-síntese
A destruição das florestas, a contaminação das águas, a poluição do ar, a desertificação dos solos e os acidentes nuclearesglossário são alguns exemplos da intensa degradação ambiental provocada por ações dos seres humanos, que pode ser observada em diferentes partes do planeta.
A intensidade dêsses problemas, no entanto, varia de uma região para outra. A devastação das florestas tropicais, por exemplo, tem ocorrido em países como Brasil e Venezuela (na América do Sul), Congo e Nigéria (na África) e Indonésia (na Ásia). A poluição atmosférica causada pêla queima de combustíveis fósseis, por sua vez, é intensa em países mais industrializados e urbanizados, como Estados Unidos, Alemanha, China e Japão.
Observe como essas informações foram agrupadas e apresentadas no mapa da página seguinte. êsse tipo de mapa é chamado mapa-síntese, e, nele, estão representados os principais problemas ambientais ocorridos no planeta.
- De acôrdo com o mapa da página seguinte, responda às questões a seguir no caderno.
- De que maneira o mapa representa a emissão de CO2?
- Qual côr no mapa representa a devastação florestal?
- O que a côr laranja representa no mapa?
- Com os colegas, interprete, analise e identifique no mapa:
- as áreas do planeta que mais contribuem para o lançamento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera;
- as áreas do planeta que podem ser afetadas pêla desertificação;
- onde estão localizadas as florestas com elevado grau de devastação;
- as áreas onde se verifica que as águas oceânicas estão poluídas;
- os lugares que foram atingidos, mais recentemente, por grandes acidentes nucleares ou químicos;
- os problemas ambientais que afetam o Brasil.
Principais problemas ambientais no mundo (2019)
Fontes de pesquisa: ê í á ( u ésse Energy Information Agency). Disponível em: https://oeds.link/U7MZ3r. Acesso em: 30 maio 2022. SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 28. FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 29.
Geografia e Ciências
As reservas da biosfera
As reservas da biosfera são áreas que abrigam importantes ecossistemasglossário terrestres e marinhos caracterizados por uma grande biodiversidade, ou que estejam sofrendo ameaça de degradação, ou que, devido à sua raridade, precisam ser preservadas.
Essas reservas foram criadas pêla Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o objetivo de conciliar a conservação da natureza com a exploração sustentável dos recursos naturais.
As reservas da biosfera são administradas conjuntamente pelos governos dos países, por ó êne gês e por centros de pesquisa. Nelas, são desenvolvidos projetos de preservação da natureza, de pesquisa científica, de educação ambiental e de manejo sustentável dos recursos naturais, visando beneficiar o desenvolvimento das atividades das populações locais.
Veja, a seguir, a localização das reservas da biosfera na superfície terrestre.
Reservas da biosfera no mundo (2020)
Fonte de pesquisa: Unesco. World Network of Biospheres Reserves Disponível em: https://oeds.link/kQJ1Td. Acesso em: 22 maio 2022.
As reservas da biosfera no Brasil
Em 1992, foi criada a primeira reserva da biosfera no Brasil na área ocupada pelos remanescentes de Mata Atlântica com o intuito de salvar o que restava dessa formação vegetal. Daí em diante, mais seis reservas foram criadas.
Atualmente, o Programa Internacional Homem e a Biosfera ( Mábi), da Unesco, identifica sete reservas da biosfera no Brasil. Observe, no mapa a seguir, quais são e a localização dessas reservas no território brasileiro.
Reservas da biosfera no Brasil (2020)
Fonte de pesquisa: Unesco. World Network of Biospheres Reserves. Disponível em: https://oeds.link/kQJ1Td. Acesso em: 22 maio 2022.
A criatividade é a capacidade que nos ajuda em muitas situações do dia a dia. Explore sua criatividade para criar cartazes, podcasts ou vídeos, sugeridos nesta atividade.
- Com a orientação do professor, reúna-se com os colegas para realizar uma pesquisa. Vamos conhecer algumas características de cada uma das reservas da biosfera no Brasil.
- Dividam-se em grupos de três a quatro alunos. Cada dois ou três grupos devem optar por uma reserva da biosfera do nosso país e dividir a pesquisa sôbre a diversidade de animais, as formações vegetais, a ocupação humana por meio de exploração econômica e as medidas de conservação.
- A pesquisa deve ser feita em livros, em revistas especializadas e na internet. As informações precisam ser sintetizadas, e uma fórma de apresentação tem de ser escolhida (cartazes, podcast, vídeo etcétera)
- Combinem a data de apresentação dos trabalhos. Conheça e analise as informações de todos os grupos e tire suas dúvidas com os colegas pesquisadores ou com o professor.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Qual problema ambiental estudado neste capítulo mais chamou a sua atenção? Por quê?
- De acôrdo com o que você estudou, como a poluição tem intensificado a ação do efeito estufa natural? Qual é o nome dado ao fenômeno intensificado?
- Explique o que são reservas da biosfera.
Aprofundando os conhecimentos
4. Leia e interprete o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Há três meses, setecentos cientistas de mais de trinta países reuniram-se em , na Carolina do Sul, Estados Unidos, para discutir um problema que está literalmente caindo sôbre a cabeça de todos: a chuva. Não bastasse provocar um rombo na camada de ozônio da alta atmosfera e ameaçar o planeta de superaquecimento, a poluição, nas suas diversas modalidades, também envenena a chuva – algo tão benfazejo e essencial à vida como o próprio ar. Em consequência, 10 mil lagos na Suécia estão praticamente mortos. Na Noruega, outros 2 mil perderam seus peixes. Na Alemanha Ocidental, 35 por cento das florestas estão doentes. O , um dos mais belos monumentos hindus, está perdendo sua imaculada côr branca. E na Península de Yucatán, ao sul do México, a chuva está rapidamente destruindo obras da civilização maia, que floresceu ali pêlo menos 1500 anos antes da chegada do homem branco.
No Brasil, a poluição da chuva quase não é estudada. Isso não quer dizer que os aguaceiros que aqui desabam sejam sempre limpos. Há quatro anos, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense constataram que a vegetação da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, estava sendo afetada pela sujeira da chuva. reticências
Além de poluir rios e lagos e acabar com a flora e a fauna aquática, a chuva ácida se infiltra no solo liberando certos metais potencialmente tóxicos, como alumínio, chumbo e cádmio. Estes podem se introduzir na cadeia alimentar através de plantas e acabar prejudicando a saúde do homem. reticências
FRANÇA, sân Ruán. Castigo do céu. Superinteressante, 31 outubro 2016. Disponível em: https://oeds.link/oM2Fxg. Acesso em: 31 maio 2022.
- O texto refere-se, principalmente, a qual problema ambiental?
- Por que êsse fenômeno tem ocorrido em nosso planeta?
- Quais são as principais consequências dêsse fenômeno?
5. Observe o mapa a seguir e compare-o com o mapa da página 85. Depois, responda às questões no caderno.
Regiões industriais do mundo (2019)
Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 33.
- Com base nos dois mapas, identifique e anote no caderno as áreas mais afetadas pêla chuva ácida no mundo e as áreas de alto grau de industrialização do planeta.
- Ao comparar as informações dos mapas, podemos dizer que existe relação entre a distribuição dos fenômenos representados? Explique.
6. Diante dos vários problemas ambientais que a Terra vem sofrendo, é preciso que nossas atitudes, mesmo que individuais, estejam voltadas para a conservação do nosso planeta. Veja, a seguir, alguns exemplos de atitudes que podemos tomar.
Algumas atitudes que contribuem para a conservação do planeta |
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Procure manter-se informado sobre notícias recentes relacionadas ao meio ambiente. |
Converse com sua família ou grupos de amigos e identifique atitudes que podem ser adotadas para economizar água, como evitar banhos demorados, consertar torneiras com gotejamento etc. |
Verifique o que você pode fazer para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica em sua casa. |
Quando possível, não utilize o carro e prefira caminhar ou utilizar bicicleta. |
Cuide da natureza preservando animais e vegetais. |
Plante uma árvore em local adequado, pois ela pode ser o abrigo de aves que vivem por perto. |
• Com base nas informações, reúna-se com dois colegas e desenvolvam uma campanha para divulgar essas atitudes, de modo que conscientizem as pessoas a contribuir para a conservação do nosso planeta. Para isso, produzam cartazes com frases e imagens e os espalhem pêla escola.
Glossário
- Acidente nuclear
- : contaminação por material radioativo, cujas propriedades podem causar grandes danos ao meio ambiente e ao ser humano.
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- Ecossistema
- : conjunto de relações existentes entre os elementos físicos da natureza (água, clima, relêvo, solo etcétera) e os seres vivos (animais e plantas) em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
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