CAPÍTULO 9 A consciência ecológica

Conforme estudamos no início desta unidade, a sociedade vem provocando uma série de impactos ao meio ambiente, o que tem levado a humanidade a enfrentar uma grave crise ambiental. De maneira geral, podemos dizer que a crise ambiental contemporânea começou a se agravar a partir do século dezoito, com o desenvolvimento da atividade industrial pêlo mundo.

Os problemas ambientais decorrentes da atividade industrial, como o despejo de resíduos industriais em rios e a emissão de CO2

na atmosfera, foram se disseminando pêlo mundo conforme os países se industrializavam.

No entanto, a preocupação com a natureza em razão dos malefícios causados pêla poluição ambiental, ou seja, o desenvolvimento de uma consciência ambiental, ocorreu apenas no século vinte, quando os grandes desastres ambientais tornaram-se mais frequentes.

Diante do agravamento dêsses problemas, a sociedade tem se organizado para discutir e exigir ações em tôrno das causas que envolvem a conservação do planeta, como veremos a seguir.

Questão 1.

Em favor de qual causa o grupo de pessoas retratado na imagem a seguir está se mobilizando?

Questão 2.

Você considera importante a ação organizada por essas pessoas? Exponha o seu ponto de vista e verifique a opinião dos colegas.

Fotografia. Uma manifestação com muitas pessoas, uma delas segura um cartaz com a frase: SALVE A FLORESTA.
Mobilização na cidade de Brasília, Distrito Federal, em 2019, contra o desmatamento das florestas.

Organizações não governamentais

À medida que os problemas ambientais foram se agravando e sendo divulgados pelos meios de comunicação, a sociedade foi tomando conhecimento e se conscientizando de que estava vivendo uma crise ambiental. Muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a conservação do planeta, e, entre as décadas de 1960 e 1970, começaram a surgir os primeiros movimentos em defesa do meio ambiente.

Desde então, um número crescente de pessoas vem participando de movimentos ambientalistas ou ecológicos que atuam em favor das mais variadas causas, como a conservação das florestas, a proteção da vida silvestre, o combate às mais diversas fórmas de poluição etcétera

Os movimentos ambientalistas atuam, geralmente, por meio de organizações não governamentais (ônguis). As ônguis são entidades sem fins lucrativos, formadas por representantes da sociedade civil, com autonomia e independência política em relação aos governos. As imagens a seguir mostram algumas das principais ônguis ambientais que atuam no Brasil e no mundo.

Logotipo S O S MATA ATLÂNTICA composto pelo nome abaixo de uma bandeira do Brasil com a parte verde incompleta.
Logotipo Sete Vidas – Grupo de Apoio Animal composto pelo nome abaixo da ilustração de um gato.
Logotipo INSTITUTO BALEIA JUBARTE composto por uma baleia sobre o globo terrestre.
Logotipo GREENPEACE composto pelo nome em verde.

As ônguis ambientalistas vêm desempenhando um papel muito importante em nossa sociedade, sobretudo na disseminação da consciência ecológica. É por meio dessa consciência que governos de muitos países têm sido forçados a criar leis ambientais mais severas para garantir a proteção da natureza, aumentando a fiscalização e punindo com rigor os crimes praticados contra o meio ambiente.

Pressionados para que respeitem as legislações ambientais vigentes, muitas empresas também já estão assumindo um compromisso no que diz respeito à conservação da natureza.

O desenvolvimento sustentável

A disseminação da consciência ecológica pêlo mundo e a pressão política exercida pêla opinião pública em favor da conservação da natureza levaram os governos de muitos países a assumirem maiores compromissos em relação às questões ambientais. Assim, a discussão dos problemas relacionados ao meio ambiente passou a fazer parte da agenda política mundial, tornando-se alvo de preocupação de governos e organismos internacionais.

Entre um conjunto de propostas de ações que deveriam ser colocadas em prática para amenizar os impactos ambientais em nível global, destaca-se um ambicioso programa cujas metas levariam à implantação do chamado desenvolvimento sustentável. êsse modêlo de desenvolvimento econômico deveria atender às necessidades da sociedade atual, sem colocar em risco a sobrevivência das futuras gerações. A implantação de um modêlo de desenvolvimento sustentável em escala planetária exigirá mudanças profundas em toda a humanidade, estabelecendo novas relações nos campos político e social.

Construindo um novo modêlo de sociedade

Construir um novo modêlo de sociedade exige ações concretas de todos os governos – no sentido de adequar as legislações vigentes, fiscalizar e punir com mais rigor as agressões e os crimes cometidos contra a natureza, promover campanhas para incentivar e disseminar a consciência ecológica, entre outras atitudes.

Também será preciso substituir as tecnologias “sujas”, que causam grandes danos ao meio ambiente, pêlas tecnologias “limpas”, compatíveis com a conservação da natureza.

Fotografia. Uma grande quantidade de painéis solares dispostos em círculos ao redor de uma construção com uma torre iluminada no deserto.
Painéis solares utilizados para geração de energia limpa, na África do Sul, em 2020.

A utilização de fontes alternativas de energia, em substituição ao uso de combustíveis fósseis, cuja queima responde por grande parte da poluição atmosférica, caminha em direção a uma sociedade ambientalmente sustentável.

A sustentabilidade e a participação do cidadão

O desenvolvimento sustentável também depende diretamente da participação ativa e consciente de todos os cidadãos. Veja, a seguir, algumas atitudes que todas as pessoas podem tomar no dia a dia para contribuir com a busca pêlo desenvolvimento sustentável.

Ilustração. Três setas verdes formando um triângulo em um ciclo.

Participar de campanhas de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos (lixo). Se não houver êsse tipo de serviço no lugar onde vive, a pessoa deve solicitar sua implantação à prefeitura. Por exemplo, se for descartado em local inadequado, um copo plástico leva até 50 anos para se decompor naturalmente, uma tampa de garrafa leva 150 anos e um pneu leva 600 anos.

Fotografia. Uma torneira prateada pingando.

Reduzir o consumo desnecessário de água nos hábitos e nas tarefas cotidianos, assim como evitar o desperdício fechando bem as torneiras. Por exemplo, uma torneira gotejando consome aproximadamente 46 litros de água por dia, e um pequeno vazamento pode desperdiçar até 3 mil litros por mês. Limpar as calçadas com vassoura, em vez de lavá-las com a mangueira, significa uma economia de até 300 litros de água.

Fotografia. Uma lâmpada fluorescente espiralada.

Economizar energia elétrica aproveitando a iluminação natural durante o dia e acender as luzes apenas quando necessário. Procurar utilizar lâmpadas com maior eficiência energética, como as fluorescentes ou Light Emitting Diode (léd), que, em português, significa Diodo Emissor de Luz. Elas representam, respectivamente, uma economia de aproximadamente 80% e 90% em relação às lâmpadas comuns.

Fotografia. Destaque para uma mão segurando o fone de um telefone cinza.

Denunciar os crimes cometidos contra a natureza aos órgãos responsáveis, exigindo o cumprimento da lei e a punição dos infratores. A denúncia pode ser feita pessoalmente ou por meio de correspondências.

Questão 3.

Cada um de nós contribui para a construção de uma sociedade sustentável praticando ações como essas. Converse com os colegas sôbre a importância dessas atitudes em nosso dia a dia e como elas podem ser colocadas em prática também na escola.

As conferências temáticas sôbre o meio ambiente

A partir da década de 1970, a Organização das Nações Unidas (ônu) começou a promover reuniões, encontros internacionais e conferências temáticas para tratar de questões como meio ambiente, pobreza, fome etcétera eventos contam com a participação de líderes e representantes de governos do mundo todo, além de ônguis.

No caso das conferências ambientais, são estabelecidas propostas e ações a fim de superar a crescente degradação do meio ambiente.

Símbolo da ONU composto pela figura de um globo terrestre com ramos de folhas ao lado dele.
Símbolo da ONU.

1972

Nesse ano, ocorreu a Primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na cidade de , Suécia. Nessa conferência, os participantes debateram questões como o crescimento da população mundial, a poluição atmosférica (a chuva ácida e o contrôle da poluição do ar) e o uso de recursos naturais.

Símbolo da UNEP composto por uma pessoa em um círculo azul com ramos de folhas nas laterais.
Símbolo e sigla do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

1992

Vinte anos mais tarde, a ônu organizou a Segunda Conferência Mundial. Realizada na cidade do Rio de Janeiro, essa conferência ficou conhecida como Rio-92 ou Eco-92 e contou com a participação de representantes de 175 países. Nesse encontro, foram debatidas fórmas de conciliar o desenvolvimento social e econômico com a conservação e a proteção do meio ambiente, e foram aprovadas duas convenções: a Convenção da Biodiversidade, com o objetivo de conservar a biodiversidade e utilizar seus recursos de fórma sustentável, e a Convenção sôbre Mudanças Climáticas, que fundamentou o Protocolo de Kyoto, estabelecendo metas para redução de emissão de gases do efeito estufa.

Símbolo Rio 92 com uma estrutura circular com o mar e orla ao centro. Ao fundo, morros.
Símbolo da Rio 92.

2002

Uma década após a Conferência Rio-92, a ônu realizou outro grande encontro, na cidade de joanesbúrgo, na África do Sul, conhecido como . Os participantes reuniram-se para realizar um balanço geral das ações propostas na última conferência, com a pretensão de rever as metas estabelecidas em 1992 e trabalhar para executar o que já estava em andamento.

Símbolo composto por um pássaro abaixo de um globo com ramos de folhas. Ao redor, a inscrição: WORLD SUMMIT ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT – JOHANNESBURG 2002.
Símbolo da Conferência para o Meio Ambiente realizada em joanesbúrgo.

2012

Em 2012, realizou-se a Conferência , novamente na cidade do Rio de Janeiro, que contou com a participação de aproximadamente 90 países. O objetivo dêsse encontro foi dar continuidade às propostas da Eco-92 e definir os rumos do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas, discutindo temas como segurança alimentar, economia verde, acesso à água e uso de energia.

Símbolo composto por um uma folha e uma pessoa compondo um círculo com degraus entre eles. Ao lado, a inscrição: RIO mais 20. Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Símbolo da .

A implantação de um modêlo de desenvolvimento sustentável em escala planetária tem ocupado papel central na pauta de discussões da ônu. Na agenda de 2030, que define as metas e os planos de ação para alcançar os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse), o intuito é incentivar atitudes e desenvolver hábitos de combate à pobreza, além de proteção ao meio ambiente e ao clima, para que as pessoas desfrutem uma vida de paz e prosperidade. São 17 planos no total, mas vamos refletir sôbre alguns, especificamente os voltados às questões ambientais.

  • Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas.
  • Energia limpa e acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível da energia para todos.
  • Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir, de fórma sustentável, as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Questão 4.

Dividam-se em grupos de até quatro alunos e escolham um dos ó dê ésse para pesquisar. Vocês também podem trabalhar apenas com os objetivos citados nesta página. Pesquisem o que trata cada objetivo e elaborem uma proposta de ação que as pessoas podem tomar, individual ou coletivamente, para colaborar com êsse objetivo. A proposta também pode envolver ações de governos ou empresas. Combinem com o professor o dia e como fazer a apresentação.

Problemas ambientais: responsabilidade de todos os governos

Os países economicamente desenvolvidos são os principais responsáveis pelos problemas ambientais na atualidade. Apesar de terem apenas 16% da população mundial, ou cêrca de 1,3 bilhão de pessoas, países são os maiores consumidores dos recursos naturais do planeta, que são utilizados para abastecer seus amplos parques industriais e para suprir o elevado nível de consumo da população. Consequentemente, países, ricos e industrializados, são responsáveis por grande parte dos lançamentos de gases tóxicos na atmosfera terrestre e do lixo industrial que polui e contamina o meio ambiente, entre outros problemas (foto A).

No entanto, os problemas ambientais não ficam restritos apenas a países. Brasil, China e Índia, por exemplo, também respondem por inúmeras agressões ao meio ambiente. Entre essas agressões, realizadas em diversas áreas do planeta, podemos citar a devastação de ecossistemas (derrubada ou queimada de florestas); a utilização excessiva de agrotóxicos; a erosão dos solos; o assoreamentoglossário dos rios; a poluição atmosférica e das águas, entre outras (foto B).

A.

Fotografia A. Destaque para chaminés compridas expelindo uma grande quantidade de fumaça no céu. Há construções ao redor.
Intensa poluição atmosférica na cidade de Karlshamn, na Suécia, em 2021.
Fotografia B. Rio poluído repleto de lixo flutuando. Na margem à esquerda há lixo empilhado e casas agrupadas e algumas árvores.
Trecho de rio poluído devido ao despejo de resíduos sólidos (lixo) e esgoto em Kathmandu, no Nepal, em 2022.

Geografia e Língua Portuguesa

Cartum: informação e humor

O cartum é um gênero veiculado em jornais, revistas e sites e apresenta uma ilustração humorística e algumas vezes irônica, por meio da qual o cartunista critica algum aspecto da sociedade, propondo, assim, uma reflexão ao leitor. êsse gênero pode ou não apresentar linguagem verbal.

O cartum que você vai ler foi produzido pêlo cartunista Arionaldo e aborda a temática ecológica por meio de uma linguagem humorística, chamando a atenção das pessoas para a questão ambiental em nosso planeta.

Observe o cartum, cuja leitura tem por objetivo conhecer a crítica do autor sôbre essas questões, levando-nos a refletir sôbre elas.

Cartum. Uma menina abaixada na margem de um rio esticando o braço com uma máscara de oxigênio em direção a peixes que estão nadando em uma água cinzenta. Atrás da menina há um cilindro com a indicação: GÁS OXIGÊNIO. Ao fundo, há casas e edifícios.

Arionauro Cartuns. Poluição do rio. Arionauro, 8 abril 2016. Disponível em: https://oeds.link/k5tHN5. Acesso em: 6 junho 2022.

Com os colegas, realizem as atividades propostas a seguir.

  1. Qual é a crítica apresentada no cartum? O que o levou a essa conclusão?
  2. Por que os peixes estão recebendo oxigênio?
  3. Depois de refletir sôbre as questões ambientais, você se sente motivado a mudar alguns de seus hábitos cotidianos para contribuir com a conservação do meio ambiente? Por quê? Em caso afirmativo, compartilhe com os colegas algumas dessas possíveis mudanças e busque conhecê-las.
  4. Crie um cartum que trate de um problema ambiental existente em nosso planeta, seja em escala local, regional ou global. Depois de pronto, apresente aos colegas e confira os cartuns elaborados por êles. Para finalizar, montem uma exposição no mural da escola.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que significa desenvolvimento sustentável?
  2. Que medidas podemos tomar para a construção de uma sociedade sustentável?
  3. Com base no que você estudou, explique a relação entre a crise ambiental contemporânea e o despertar da consciência ecológica.
  4. Imagine que você faz parte de um grupo de pessoas que formou um movimento ambientalista ou uma ôngui. Em favor de qual causa você atuaria? Por quê?
  5. Em seu caderno, faça uma síntese dos principais aspectos sôbre o meio ambiente debatidos em cada uma das conferências temáticas da ônu.

Aprofundando os conhecimentos

6. A imagem a seguir apresenta o cartaz de uma campanha ecológica promovida pêla Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica. Observe-a com atenção.

Cartaz com a inscrição: A NOSSA ONÇA-PINTADA NÃO PODE FICAR SÓ NO PAPEL. AJUDE A PRESERVÁ-LA. 29 de novembro DIA NACIONAL DA ONÇA-PINTADA. Ao fundo, foto de uma onça caminhando em uma floresta. No canto inferior direito, símbolo: S O S MATA ATLÂNTICA.
Campanha ecológica da Fundação SOS Mata Atlântica, 2021.
  1. Qual mensagem a Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica procurou transmitir nessa campanha?
  2. Em sua opinião, ônguis que formam movimentos ambientalistas existentes atualmente contribuem para o fortalecimento da consciência ecológica? Justifique sua resposta.
  3. Pesquise em livros e revistas ou na internet outros exemplos de campanhas ecológicas promovidas por ônguis, movimento ambientalista, governos ou empresas. Desenhe a imagem dessa campanha no caderno ou em uma folha avulsa e escreva um texto dando destaque à mensagem que ela busca transmitir.
Versão adaptada acessível
  1. Qual mensagem a Fundação SOS Mata Atlântica procurou transmitir nessa campanha?
  2. Em sua opinião, ONGs que formam movimentos ambientalistas na atualidade contribuem para o fortalecimento da consciência ecológica? Justifique sua resposta.
  3. Pesquise em livros e revistas ou na internet outros exemplos de campanhas ecológicas promovidas por ONGs, movimentos ambientalistas, governos e empresas. Descreva uma imagem que represente essa campanha e escreva um texto dando destaque à mensagem que ela busca transmitir.

7. Observe a imagem a seguir, de uma campanha ecológica em defesa da preservação da camada de ozônio do planeta, promovida pêlo ministério do Meio Ambiente, em 2014.

Cartaz com a inscrição: 16 de setembro. Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Preservar a camada de ozônio é cuidar do nosso planeta. Ao centro, ilustração do planeta Terra entre nuvens em um céu azul. Abaixo, logotipo DNOC, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Disponível em: https://oeds.link/pQUC27 Acesso em: 6 junho 2022.

  1. Qual é a mensagem transmitida pêla imagem dêsse cartaz?
  2. Agora, com dois colegas, imagine que vocês foram escolhidos para criar o símbolo de uma campanha de conscientização ecológica sôbre algum dos problemas ambientais que estudamos neste capítulo. Criem, além do símbolo, um sloganglossário para a campanha e montem um cartaz para divulgá-la. Se possível, complementem o trabalho acrescentando informações sôbre o problema ambiental escolhido. Essas informações podem ser pesquisadas em livros, jornais, revistas ou na internet.

Glossário

Assoreamento
: processo de acumulação de sedimentos que provoca a obstrução do curso de um rio ou lago, diminuindo a sua profundidade e reduzindo sua vazão.
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Slogan
: expressão objetiva e simples de uma mensagem que, geralmente, é facilmente lembrada.
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