UNIDADE 5 Europa: aspectos econômicos e geopolíticos

Fotografia. À esquerda, porto com navios ancorados e gruas sobre eles. Ao lado, no porto, pátio com caminhões e à direita, muitos contêineres agrupados.
Vista aérea do Pôrto de Barcelona, na Espanha, em 2019.

O desenvolvimento econômico é uma característica marcante de muitos países europeus. É nesse continente que estão algumas das maiores potências econômicas mundiais, como Alemanha, França, Inglaterra e Itália. Elevado nível da atividade industrial, grande produção agropecuária, ampla infraestrutura de transporte e intensa atividade comercial são alguns dos aspectos que caracterizam a forte atividade econômica da Europa.

Nas últimas décadas, o crescimento econômico e o fortalecimento das relações comerciais no continente têm sido impulsionados por acôrdos comerciais firmados entre os países que compõem a chamada União Europeia.

Além do poderio econômico, alguns dêsses países desempenham um importante papel no cenário geopolítico internacional, por participarem ativamente das decisões de ordem econômica, política, ambiental e militar, inclusive em escala mundial.

Iniciando a conversa

  1. Você sabe quais são os países considerados desenvolvidos da Europa?
  2. Que característica econômica do continente europeu você conhece?
  3. Você já ouviu falar em União Europeia? O que você sabe sôbre ela? Comente.

Agora vamos estudar...

  • as características econômicas dos países europeus;
  • a União Europeia e seus principais desafios;
  • a imigração e o aumento da xenofobia no continente;
  • o papel geopolítico da Europa no mundo;
  • os movimentos separatistas e os conflitos territoriais no mundo.

CAPÍTULO 12 Economia da Europa

Embora no continente europeu estejam localizadas algumas das maiores economias do planeta, o nível de desenvolvimento econômico entre seus países é bem diferente.

De modo geral, os países da Europa mais desenvolvidos economicamente, como Alemanha, Reino Unido e França, têm elevado nível de desenvolvimento industrial e agropecuária moderna. Já os menos desenvolvidos nesse aspecto, como Grécia e Portugal, e também grande parte dos países da Europa Oriental, em geral apresentam atividade industrial menor e agropecuária baseada, principalmente, em técnicas tradicionais de produção.

Essa diferença de níveis de desenvolvimento econômico entre os países europeus deve-se a questões político-econômicas e históricas ocorridas no continente. Como já estudamos, após a Segunda Guerra Mundial o Léste Europeu adotou o sistema político e econômico socialista. No entanto, nas últimas décadas do século vinte, êsse modêlo começou a mostrar sinais de crise econômica, culminando no fim do socialismo e da União Soviética na Europa Oriental.

Isso ajuda a explicar os grandes contrastes econômicos entre as economias europeias, como pode ser verificado nas informações a seguir, que mostram o valor do Produto Interno Bruto (pê i bê) de alguns países.

País da Europa Ocidental

PIB (em bilhões de US$) 2021

Alemanha

4.223

Reino Unido

3.186

França

2.937

País da Europa Oriental

PIB (em bilhões de US$) 2021

Romênia

284

Ucrânia

200

Belarus

68

Fonte de pesquisa: THE WORLD Bank. Gross domestic product 2021. Disponível em: https://oeds.link/3PZLWk. Acesso em: 27 junho 2022.

Questão 1.

Qual grupo de países europeus mostrados na tabela apresenta os menores ? E qual grupo de países apresenta os maiores ?

Atividade industrial

O continente europeu apresenta atividade industrial bastante expressiva, pois foi o berço da Revolução Industrial, iniciada no século dezoito na Inglaterra, e que posteriormente se expandiu para o mundo.

Naquele período, a queima de carvão era a principal fonte de energia usada no funcionamento das máquinas a vapor das fábricas. Por isso, as primeiras áreas industriais da Europa se desenvolveram nas proximidades das bacias carboníferas do continente, onde era fácil o acesso a êsse recurso fóssil. Como consequência dêsse fato, a partir do século dezenove, regiões como o vale do rúr, na Alemanha, ricas em jazidas de carvão, tornaram-se importantes áreas industriais europeias.

Atualmente, parte dos modernos e diversificados parques industriais do mundo está localizada na Europa. No entanto, êsse setor da economia emprega cada vez menos a população economicamente ativa (péa) europeia, em razão da intensa automatização do processo produtivo industrial, o que diminui a oferta de empregos. O mapa a seguir mostra a distribuição das áreas industriais no continente europeu.

Áreas industriais na Europa (2021)

Mapa. Áreas industriais na Europa (2021). Áreas na Espanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Hungria, Romênia, Ucrânia e Rússia. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala:  370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE World Atlas: Encyclopedia in an atlas 11. edição London: dórlin , 2021. página 90.

As características da industrialização pêlo continente

Embora a Europa seja considerada um dos continentes mais industrializados do mundo, nem todos os países que dela fazem parte estão no mesmo estágio de industrialização.

Os mais avançados nessa área estão entre os mais desenvolvidos do mundo, como Alemanha, França e Reino Unido. O parque industrial dêsses países é diversificado e moderno, com indústrias de base (siderúrgica e metalúrgica) e de alta tecnologia (aeroespacial, robótica e eletrônica). É nele que está localizada grande parte das sédes de importantes multinacionais, dos ramos alimentício, automobilístico e eletrônico.

Fotografia. Vista do alto. À esquerda, rio com embarcações. À direita, indústria com construções e chaminés.
Área industrial em Haarlem, na Holanda, em 2020.

Outros países europeus, como Portugal, Espanha e Grécia, têm nível de industrialização intermediário. Isso se deve principalmente ao fato de que tiveram um processo de industrialização relativamente tardio quando comparado aos demais países do continente.

Há também países com baixa atividade industrial, sendo a maior parte os ex-socialistas da Europa Oriental, como Romênia, Croácia (parte da ex-Iugoslávia) e Albânia. Nessas nações, a industrialização esteve mais voltada para indústrias de base e menos para as de bens de consumo.

Fotografia. Vista do alto. Prédios e galpões entre torres e estruturas de ferro.
Área industrial em Targu Mures, na Romênia, em 2022.

Atividade agropecuária

O continente europeu em sua totalidade apresenta uma grande produção agropecuária, com predomínio de pequenas e médias propriedades rurais. Em razão das diferentes condições naturais em seu espaço geográfico, a produção agrícola se diferencia da seguinte maneira:

  • nas áreas central e norte, caracterizadas por temperaturas baixas, as produções agrícolas que mais se destacam são as de beterraba e cereais, como trigo, aveia e milho;
  • na área sul, onde as temperaturas são mais amenas na maior parte do ano, as propriedades agrícolas estão voltadas, sobretudo, para a agricultura mediterrânea, com a produção de frutas cítricas e uvas.

Apesar de a maioria dos países europeus ter elevada produtividade agrícola, apenas uma pequena parcela dessa produção é destinada à exportação, pois muito do que se produz no continente é destinado ao abastecimento do mercado interno.

O mapa a seguir mostra a distribuição das principais atividades agropecuárias na Europa.

Atividades agropecuárias na Europa (2021)

Mapa. Atividades agropecuárias na Europa (2021). Áreas florestais: sudeste da Noruega, Suécia e Finlândia, e grande parte da Rússia (parte europeia), oeste da Irlanda e do Reino Unido, Andorra, oeste da Itália, sul da Áustria, oeste da Eslovênia, centro da Bósnia-Herzegovina, leste de Montenegro, sul da Sérvia, Macedônia, leste da Albânia, oeste da Grécia, norte e centro da Geórgia, sul de Belarus, Lituânia e Letônia. Pântano: sul da Rússia (parte europeia). Tundra: norte da Noruega. Região de montanhas: sul da Noruega, norte da Islândia, leste e sul da Rússia e sul da Geórgia. Pecuária intensiva: costa da Noruega e áreas dispersas entre Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Belarus, Romênia, Sérvia, Bulgária, Holanda e sul da Rússia. Agricultura intensiva/policultura: Áreas dispersas entre Portugal, Irlanda, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Belarus, Romênia, Sérvia, Bulgária, Holanda Ucrânia, Moldávia, Itália e sul da Rússia. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 225 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE World Atlas: Encyclopedia in an atlas 11. edição London: dórlin , 2021. página 90.

Uma produção agropecuária de contrastes

Vários países da Europa apresentam grande produtividade agropecuária, e isso está diretamente relacionado à intensa mecanização e ao uso de sistemas de irrigação, de fertilizantes e de sementes selecionadas. No caso da pecuária, os rebanhos recebem cuidados especiais, como acompanhamento veterinário, vacinação e melhoramento genético. Entre os principais rebanhos, destacam-se as criações de suínos, ovinos e bovinos.

Outro fator que favorece a produção agropecuária da Europa são os elevados subsídios agrícolas oferecidos pelos governos, benefícios que custeiam parte dos gastos com a produção, tornando-a mais barata para o agricultor e possibilitando que este possa negociar com preços menores no mercado. Além disso, muitos impostos taxados sôbre produtos importados tornam o produto europeu mais vantajoso, o que também leva a um investimento contínuo na modernização das propriedades.

Algumas áreas do Léste Europeu, sobretudo na Ucrânia e na Rússia, destacam-se mundialmente pêlo cultivo de cereais, especialmente o trigo. Isso ocorre devido à presença do solo tchernoziomglossário .

Fotografia. Uma colheitadeira em uma vasta plantação.
Colheita de trigo em Smolensk, na Rússia, em 2021.

Apesar do avançado nível tecnológico, a agropecuária tradicional continua sendo praticada em vários países do continente europeu, sobretudo nas economias menos industrializadas e desenvolvidas, como Portugal, Grécia e Albânia. No espaço agrário dêsses países, muitas propriedades ainda desenvolvem suas atividades apoiadas no trabalho manual, com reduzida mecanização e baixo nível tecnológico, o que resulta em pouca produtividade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou sôbre a economia da Europa, caracterize os diferentes níveis de desenvolvimento econômico no continente.
  2. Observe novamente o mapa da página 151 e descreva a localização de três importantes áreas industriais no continente europeu.
  3. Explique como as condições naturais interferem na produção agrícola no continente europeu.
  4. O que diferencia a agropecuária praticada na maioria dos países da Europa Ocidental da empregada na Europa Oriental, tendo como base o nível tecnológico de cada um?

Aprofundando os conhecimentos

5. Verifique as tabelas a seguir. Uma delas apresenta a composição das exportações de um país em desenvolvimento do continente africano; a outra, as exportações de um país da Europa desenvolvida. Sabendo disso, responda às questões.

Composição das exportações − País A (2020)

Produtos agrícolas e outros

1%

Produtos manufaturados

7%

Combustíveis e produtos minerais

91%

Composição das exportações − País B (2020)

Produtos agrícolas e outros

7%

Produtos manufaturados

88%

Combustíveis e produtos minerais

5%

Fonte de pesquisa das tabelas: dábliu tíu ôu. WTO Stats. Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 27 junho 2022.

  1. A tabela do país A representa a composição das exportações de qual dos países citados no enunciado? Justifique sua resposta.
  2. A tabela do país B representa a composição das exportações de qual dos países citados no enunciado? Explique sua resposta.

6. Analise a foto a seguir. Com base nela e no que você estudou neste capítulo, responda à questão a seguir.

Fotografia. Linha de produção com carroçarias de carros entre braços mecânicos e equipamentos.
Robôs em fábrica de automóveis em Munique, na Alemanha, em 2021.

Por que é baixa a participação da péa (população economicamente ativa) na atividade industrial da Europa Ocidental?

Glossário

Tchernoziom
: solo de coloração escura, com alta concentração de argila e rico em húmus. êsse tipo de solo é considerado excelente para a prática da agricultura por ser levemente alcalino, em razão de a evaporação ser maior do que a precipitação, e pêla presença do lençol freático a poucos metros da superfície.
Voltar para o texto