CAPÍTULO 15 Conflitos territoriais no mundo
No mundo atual, podemos observar inúmeros conflitos por territórios. Muitos deles estão ligados à existência de movimentos nacionalistas-separatistas, que lutam pêla criação de Estados independentes.
Outros conflitos envolvem disputas pêla redefinição de fronteiras nacionais, sobretudo em regiões onde os limites territoriais não foram claramente definidos ou aceitos pelos países vizinhos. São exemplos de disputas por zonas de fronteiras os conflitos entre Peru e Equador, na América do Sul; Egito e Sudão, na África; e entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, na Ásia.
De maneira geral, conflitos são desencadeados por países que buscam ampliar seus domínios territoriais, resgatar territórios que historicamente já lhes pertenceram ou mesmo dominar territórios com grande importância estratégico-militar ou que sejam ricos em recursos naturais.
Movimentos separatistas
Alguns povos e minorias nacionais almejam conquistar autonomia sôbre seus territórios para formar um Estado livre e soberano. Em alguns casos, essas reivindicações são lideradas por grupos radicais, que realizam ações terroristas na tentativa de alcançar seus objetivos.
Em contrapartida, muitas dessas minorias nacionais também são violentamente perseguidas e reprimidas, pois o govêrno dos países onde vivem não aceita perder partes de seus territórios. Essa repressão, por sua vez, desperta ainda mais o desejo de liberdade das minorias nacionais e estimula a atuação de movimentos separatistas que lutam pêla independência, inclusive com o uso da fôrça e da resistência armada.
Diversos focos de tensão espalhados pêlo mundo são reflexos dêsses movimentos separatistas. Conheça alguns dêsses conflitos nesta página e na página seguinte.
Movimentos separatistas no mundo
Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. edição São Paulo: Moderna, 2013. página 59. raesbér, Rogério ( organizador). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Niterói: edúfi, 2001. página 35.
1. Irlanda do Norte: conflito entre maioria protestante em favor da manutenção dos laços com a Grã-Bretanha e a minoria católica que luta pêla incorporação dêsse território à Irlanda. Desde a década de 1960, o (Exército Republicano Irlandês), movimento da minoria católica, realizou diversos atentados na região. Um acôrdo de paz foi firmado em 1998.
2. País Basco: região localizada entre a Espanha e a França, ocupada pêlopovo basco. O grupo terrorista êta (Pátria Basca e Liberdade) lutou pêla independência dêsse território durante algumas décadas, mas em 2011 declarou o fim da luta armada.
3. Tibete: território de povo tibetano de tradição budista, foi anexado pêla China em 1950. Desde então, os chineses combatem a cultura e a religião dêsse povo, perseguindo monges e destruindo monastérios e templos budistas.
4. Curdos: grupos separatistas reivindicam a criação de um Estado independente, o Curdistão, na região ocupada por maioria curda em áreas dos territórios da Turquia, Síria, Irã, Iraque, Armênia e Azerbaijão. grupos encontram forte resistência dos governos locais, que não pretendem perder territórios ricos em petróleo e água.
Além de grande número de perdas materiais e humanas, outra consequência dos conflitos é o elevado número de pessoas que passam a viver como refugiados em acampamentos improvisados.
5. Sri Lanka: a minoria étnica tâmil, de religião hindu, luta contra as tropas cingalesas, de religião budista, pêla formação de um Estado independente no norte do país.
6. Kosovo: província sérvia de maioria albanesa que reivindica independência da região sob o contrôle dos sérvios. Em 2008, o Parlamento de Kosovo declarou independência unilateral da Sérvia. Porém, essa independência ainda não foi reconhecida por alguns países, como Brasil, Espanha e Rússia.
7. Chechênia: separatistas chechenos intensificaram a luta contra o exército russo a partir da década de 1990. Após uma declaração de independência (1991), o govêrno russo invadiu o território checheno, atacando violentamente os movimentos separatistas, que contra-atacaram com ações terroristas. Desde então, a região sofre com períodos de violentos conflitos interrompidos por acôrdos temporários de paz.
8. Ucrânia: desde 2014, grupos separatistas, formados em grande parte por cidadãos russos, lutam pêla independência dos territórios do Léste e sul da Ucrânia. Os conflitos se intensificaram no início de 2022, quando fôrças militares da Rússia invadiram o território da Ucrânia (assunto que será tratado no capítulo 20 da unidade 7).
Questão da Caxemira
Uma região de intensos conflitos territoriais e fronteiriços no mundo está situada no extremo norte da Índia, nas encostas da cordilheira do Himalaia, entre o Paquistão e a China. Nessa região, ocorrem conflitos pêla posse da Caxemira desde a época em que a Índia e o Paquistão deixaram de ser colônias do Reino Unido, em 1947, e grande parte da Caxemira foi incorporada ao território indiano.
Como a maioria da população da Caxemira é muçulmana, o govêrno islâmico do Paquistão considera inaceitável a Índia, de maioria hinduísta, ocupar essa área e reivindica a anexação da região ao seu território. A Índia, por sua vez, rejeita a proposta do Paquistão e acusa-o de patrocinar grupos guerrilheiros favoráveis ao separatismo. Além disso, teme que a perda da Caxemira possa resultar em uma eventual onda de movimentos separatistas em diferentes regiões do país habitadas por outras minorias étnicas, como a dos síquis, que reivindicam a autonomia a província do .
Caxemira (2013)
Fontes de pesquisa: Ismíf, Dan. Atlas dos conflitos mundiais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. página 78. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. trigésima quarta edição São Paulo: Ática, 2013. página 93.
Desde que conquistaram a independência, países já se enfrentaram em três guerras pêla posse da Caxemira: em 1948, 1965 e 1971. Milhares de pessoas morreram nesses conflitos. A questão territorial da Caxemira complicou-se ainda mais quando a China ocupou parte de seu território, em 1959, e travou uma guerra com os indianos em 1962.
A possível ocorrência de um novo conflito armado na região tem se tornado um grande foco de tensão e instabilidade geopolítica, sobretudo após a Índia e o Paquistão realizarem testes com armas nucleares, mostrando que dispõem de bombas atômicas em seus arsenais. Uma eventual guerra na região, portanto, poderia ter consequências imprevisíveis.
A ônu
Em um mundo constantemente redesenhado por guerras e conflitos, o cenário geopolítico internacional conta com a participação de influentes organismos supranacionais – entre os mais importantes deles está a Organização das Nações Unidas ( ônu).
Criada em 1945, na Conferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional, realizada em São Francisco, Estados Unidos, a ônu surgiu com o propósito principal de promover a busca pêla paz no mundo e evitar a repetição dos conflitos armados de grandes proporções, como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Grande Guerra (1939-1945).
Sendo o mais importante e atuante organismo supranacional, a ônu conta com a participação de 192 países-membros, entre êles o Brasil, que participa da organização desde seu início.
A ônu realiza operações em todo o mundo, atuando simultaneamente nas mais diferentes frentes, em projetos dirigidos ao combate da pobreza e da exclusão social; ao desenvolvimento econômico e social; à proteção da infância; ao fortalecimento da democracia e dos direitos humanos; ao progresso da educação, da ciência e da cultura; à defesa do meio ambiente; à melhoria da alimentação e da saúde; e à busca pêla paz.
Agências, órgãos e programas da ônu
As agências das Nações Unidas, localizadas em vários países, trabalham no desenvolvimento de programas criados para melhorar as condições socioeconômicas das populações, sobretudo nos locais menos desenvolvidos. Veja alguns exemplos:
fáo: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, agência que atua em ações voltadas para o combate e a erradicação da fome no mundo.
unicéfi: Fundo das Nações Unidas para a Infância, desenvolve programas que visam à proteção e ao bem-estar infantil.
pênúma: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que atua na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.
A ônu e a paz no mundo
Como fórma de garantir a paz, a ônu conferiu poder especial ao seu Conselho de Segurança, formado por cinco membros permanentes (Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia) e outros dez membros rotativos, eleitos a cada dois anos. Com a pretensão de ampliar seu poder político no cenário internacional, vários países do mundo, entre êles o Brasil, pleiteiam o aumento do número de membros permanentes para ocupar uma cadeira naquele conselho.
Entre as atribuições do Conselho de Segurança, está o poder de autorizar o uso da fôrça e a intervenção militar em países assolados por conflitos territoriais, guerras civis ou, ainda, controlados por governos ditatoriais acusados de genocídioglossário . Para tanto, a ônu conta com um permanente exército, que faz parte das chamadas fôrças de Paz. êsse exército age na ocupação dos territórios em conflitos e na mediação das negociações para o restabelecimento da paz, objetivo nem sempre alcançado com êxito.
O tema é reticências
Educação em direitos humanos
Cultura de paz
No mundo, há muitas situações de divergências que levam as partes envolvidas a travar guerras e conflitos armados. No entanto, a opção pêla violência geralmente tende a agravar ainda mais a situação, pois tal caminho dispensa o diálogo, o acôrdo, o entendimento, a compreensão e a tolerância.
Contudo, também há várias iniciativas que buscam promover uma cultura de paz mundial. Elas são desenvolvidas com base em um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida, que visam ao respeito, ao fim da violência, à liberdade e à promoção da igualdade.
Essa cultura de paz também se manifesta nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia, quando, por exemplo, o diálogo, a tolerância e a solidariedade tornam-se meios de evitar conflitos. Observe a seguir alguns exemplos dessas situações.
A.
No trânsito, há regras com o objetivo de que todos se locomovam com segurança: pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e caminhões. Para que possam circular nessa condição, é preciso haver respeito. Em alguns casos, há pessoas que ignoram essas regras, esquecendo da coletividade e agindo como se não estivessem sujeitas às normas que regulamentam o trânsito, optando por desobedecer ao que é estabelecido.
B.
Para que a convivência familiar seja a melhor possível, é preciso que as pessoas se respeitem e colaborem umas com as outras, de modo a minimizar possíveis problemas cotidianos, que podem gerar desgastes nas relações.
Quando as pessoas decidem agir pensando apenas em si mesmas, podem prejudicar a boa convivência familiar, pois não conseguem dialogar nem compreender umas às outras.
C.
As escolas são espaços de convivência de alunos, professores, pais e demais funcionários. No entanto, infelizmente, podem se tornar um lugar desagradável, com situações de desrespeito e agressões entre estudantes e também entre funcionários e professores. Em consequência disso, podem ocorrer problemas, como baixo desempenho escolar dos alunos, crianças e adolescentes isolados, interrupção da frequência escolar, professores e funcionários desmotivados para desenvolver suas atividades e gestores sobrecarregados.
D.
O trabalho é uma atividade que faz parte do cotidiano de um grande número de pessoas. Geralmente, no local de trabalho, é preciso que haja interação entre as pessoas e o tratamento deve ser gentil, cordial, de cooperação e colaboração. Quando isso não acontece, a convivência pode se tornar desagradável.
Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
- Em seu dia a dia, quais situações provocam divergências e discussões? Como você costuma resolvê-las? Converse a respeito disso com os colegas.
- Por que as divergências entre países, algumas vezes, são enfrentadas por meio de guerras e conflitos? Que outras fórmas poderiam ser utilizadas para resolver essas situações?
- Se todas as pessoas fossem comprometidas para promover uma cultura de paz, quais seriam algumas das consequências perceptíveis no cotidiano? Como os desentendimentos seriam resolvidos?
4. Em grupos, elaborem uma lista de ações que vocês poderiam incluir no dia a dia, com o intuito de promover uma cultura de paz. Organizem-na de acôrdo com a realidade e o interêsse de vocês, podendo ser ações realizadas com os pais, irmãos, colegas, professores, desconhecidos, entre outros. Anotem essa lista no caderno e, periodicamente, retomem-na para conversarem sôbre as ações e verificarem se elas foram colocadas em prática e se isso mudou, de alguma , a realidade de vocês. fórma
Adotar atitudes voltadas para a cultura da paz significa agir com respeito, mostrando a capacidade de valorizar e agindo de maneira correta nas diferentes situações do dia a dia.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- É possível afirmar que as disputas por fronteiras em muitos lugares do mundo têm sido marcadas pêla ocorrência de conflitos? Dê exemplos.
- De acôrdo com o que você estudou, identifique o que há de incorreto na afirmação a seguir.
Os conflitos por fronteiras ocorrem somente quando um país deseja ampliar seus domínios territoriais.
- Leia a afirmação a seguir. Muitos conflitos territoriais da atualidade são movidos por questões étnico-religiosas. Com base nessa afirmação, explique as razões dos conflitos travados entre a Índia e o Paquistão pêla disputa da Caxemira.
- Você considera importante a atuação da ônu no mundo de hoje? Por quê?
- Quais são as principais agências da ônu? Onde se localizam e qual objetivo de trabalho têm em comum?
Aprofundando os conhecimentos
6. A imagem a seguir é a reprodução de um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Nessa gravura, êle retratou a paz por meio de uma pomba branca, símbolo universal que representa a harmonia e a convivência pacífica entre os povos.
- Qual é a sua impressão ou sensação ao analisar essa gravura? O que mais chama a sua atenção?
- A paz é possível no mundo de hoje? Justifique sua resposta.
- Como seria se vivêssemos em um mundo onde a paz prevalecesse? Converse com os colegas sôbre essa questão; depois, produzam um texto coletivo com as principais ideias.
7. Imagine que você foi convidado para participar de uma campanha que visa promover a cultura da paz no mundo. Essa campanha será realizada por meio da distribuição de cartazes com desenhos que ilustrem o tema. Em uma folha em branco, faça um desenho para ilustrar essa campanha. Depois de pronto, mostre o seu desenho aos colegas e veja o que êles desenharam.
Versão adaptada acessível
7. Junte-se a um colega e imaginem que vocês foram convidados para participar de uma campanha que visa promover a cultura da paz no mundo. Essa campanha será realizada por meio da distribuição de cartazes, com desenhos que ilustrem o tema. Em uma folha em branco, façam um desenho para ilustrar essa campanha. Depois de pronto, mostrem o desenho aos colegas e veja o que eles desenharam.
8. Analise o mapa e a foto a seguir. Depois, responda no caderno às questões propostas.
Área ocupada pelos curdos (2019)
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 100.
- O que o mapa está representando?
- Os curdos são um exemplo de minoria nacional? Explique a sua resposta.
- De acôrdo com o que você estudou, explique a relação entre minorias nacionais e movimentos separatistas e estabeleça uma relação também com a foto.
O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
- Caracterize, de maneira resumida, os contrastes econômicos entre os países do continente europeu.
- No continente europeu, estão localizados alguns dos mais modernos e diversificados parques industriais do mundo. No entanto, a indústria europeia emprega cada vez menos trabalhadores. Copie a alternativa que explica corretamente por que ocorre essa situação.
- devido os baixos salários pagos aos trabalhadores das indústrias.
- em razão da falta de mão de obra, decorrente do envelhecimento da população.
- por causa da intensa automação (uso de máquinas) no processo produtivo industrial.
- em razão do fechamento das fábricas, devido ao agravamento da crise econômica.
- Cite os fatores que contribuem para a elevada produtividade agropecuária no continente europeu.
- Leia a manchete a seguir.
União Europeia propõe córte de subsídios agrícolas, mas França considera inaceitável
Disponível em: https://oeds.link/RPJdSl. Acesso em: 27 junho 2022.
O que são subsídios agrícolas e como isso favorece o desenvolvimento da produção agropecuária no continente europeu?
- Em uma folha de papel avulsa, relacione corretamente as informações a seguir.
- –Imperialismo.
- –Eurocentrismo.
- –Conferência de Berlim.
- – acôrdo selado em 1885 entre as potências europeias para dividir entre si a ocupação e a exploração do continente africano.
- – Período histórico marcado pêla ocupação e pêla exploração mais efetiva dos continentes africano e asiático.
- – Visão de mundo que propagou a suposta superioridade dos povos europeus em relação aos demais povos do mundo.
- O que são os movimentos separatistas? Por que movimentos têm sido causas de conflitos em várias partes do mundo?
7. Analise a foto a seguir. De acôrdo com o que você estudou, copie a alternativa que se relaciona corretamente com a mensagem destacada na imagem.
- Movimento de caráter xenofóbico que atua em defesa dos imigrantes que vivem no continente europeu.
- Campanha antixenofobia, visando combater a discriminação e promover a inserção dos imigrantes na sociedade.
- Protesto em defesa dos imigrantes como fórma de suprir a falta de mão de obra nos países do continente europeu.
- Campanha promovida por grupos xenófobos que promovem o preconceito e o racismo contra a presença dos imigrantes no continente europeu.
- Leia e responda às questões a seguir.
- O que é a ônu e quando foi criada?
- Qual é o principal propósito da ônu?
- Cite três exemplos de operações ou projetos que a ônu realiza no mundo.
Glossário
- Genocídio
- : crime que pode exterminar, parcial ou totalmente, um grupo ou uma minoria nacional, étnica, racial ou religiosa.
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