UNIDADE 7 Ásia: aspectos econômicos e geopolíticos

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade com muitos edifícios em frente a um porto com iates ancorados.
Vista de arranha-céus na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 2022.

O continente asiático destaca-se pêla presença de países que apresentam características econômicas e geopolíticas de grande relevância mundial. Entre países, estão grandes produtores de petróleo e potências industriais, econômicas e militares.

Os interêssis políticos e estratégicos de tais países têm sido capazes de provocar grandes repercussões no cenário mundial contemporâneo, a exemplo do expansionismo econômico chinês pêlo mundo, das ações militares implementadas na região pêlo govêrno russo ou, ainda, da capacidade de certos países árabes de interferir no preço do petróleo.

Iniciando a conversa

  1. A foto mostra uma característica comum a muitos países asiáticos: o acelerado crescimento econômico ocorrido ao longo das últimas décadas. Após observar atentamente a foto, cite os aspectos que mais chamam a sua atenção.
  2. O que você sabe sôbre o continente asiático? Que países se destacam nesse continente?
  3. Que outras características do continente asiático você conhece? Compartilhe as respostas com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • as características econômicas dos países asiáticos;
  • as principais questões geopolíticas e os conflitos recentes na Ásia;
  • o Oriente Médio e a questão Palestina;
  • as características dos principais países asiáticos, como a Rússia, o Japão, a China, a Índia e os chamados Tigres Asiáticos.

CAPÍTULO 18 Oriente Médio

O Oriente Médio localiza-se na porção sudoeste do continente asiático, estendendo-se do Afeganistão (ao Léste) ao norte da África e ao sudeste da Europa. Do ponto de vista físico-geográfico, a região destaca-se pêla presença da península Arábica, limitada pêlas águas de importantes mares (Mediterrâneo, Vermelho e Arábico) e golfosglossário (Pérsico, Áden, Omã). Confira novamente o mapa da página 190.

No Oriente Médio, predominam paisagens desérticas e semiáridas. Os trechos mais úmidos localizam-se nas áreas litorâneas ou nos oásis, espalhados em meio aos desertos, e também nos vales dos principais rios (Tigre, Eufrates, Jordão), que foram o berço das primeiras civilizações na região, conhecida como crescente fértil.

Em razão das condições climáticas desfavoráveis, a população do Oriente Médio está distribuída de maneira bastante desigual. Verifique novamente o mapa da página 204. As maiores densidades demográficas concentram-se no litoral e nas áreas mais úmidas do interior.

Nas áreas áridas ou semiáridas, a principal ocupação humana é o pastoreio nômade, principalmente a criação de ovinos e caprinos; nas poucas áreas agricultáveis, desenvolve-se uma agricultura tradicional. Já nas áreas mais úmidas, como nas zonas litorâneas e nos vales fluviais, plantam-se trigo, arroz, algodão e frutas cítricas, cultivados com técnicas de irrigação.

Fotografia. Ovelhas em um morro desértico. Ao fundo há um homem montado em um cavalo.
Pastoreio de ovelhas em região árida no vale do Rio Jordão, localizado entre Israel, Jordânia e Palestina, em 2021.

O petróleo no Oriente Médio

O Oriente Médio detém cêrca de 48% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, fato que explica a grande importância econômica e estratégica da região. Confira o gráfico seguinte e verifique que os países do Oriente Médio possuem importantes reservas mundiais de petróleo.

Maiores reservas e produção de petróleo no Oriente Médio (2020)

Gráfico. Maiores reservas e produção de petróleo no Oriente Médio (2020), em porcentagem. Irã. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 9,1 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 3,5 por cento. Iraque. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 8,4 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 4,7 por cento. Kuait. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 5,9 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 3 por cento. Omã. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 0,3 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 1,1 por cento. Catar. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 1,5 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 2 por cento. Arábia Saudita. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 17,2 por cento.  Produção de petróleo em relação ao total mundial: 12,5 por cento. Emirados Árabe Unidos. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 5,6 por cento.  Produção de petróleo em relação ao total mundial: 4,1 por cento.

Fonte: bê pê. Statistic Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. pponto 33. Acesso em: 4 julho 2022.

As principais jazidas e áreas de exploração petrolíferas situam-se nos países localizados em tôrno do golfo Pérsico (Arábia Saudita, Irã, Iraque, , Emirados Árabes Unidos, Omã e Catar), como podemos ver no mapa.

Depois de extraído, o petróleo em estado bruto ou já processado nas refinarias segue por oleodutos aos portos litorâneos, instalados no golfo Pérsico e também no mar Mediterrâneo, de onde é transportado ao seu destino por imensos navios petroleiros.

Grande parte do petróleo explorado nos países do Oriente Médio abastece o mercado internacional, especialmente as importantes potências econômicas (Estados Unidos, países da Europa e Japão), e demais países dependentes dessa fonte energética.

A exploração de petróleo no Oriente Médio (2018)

Mapa. A exploração de petróleo no Oriente Médio (2018). Petróleo e gás natural: oeste do Irã, sul do Iraque e Kuwait, leste da Arábia Saudita, Barein, Catar, norte e sul de Omã e leste do Iêmen. Oleoduto e gasoduto: Turquia, Síria, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen e Irã. Terminal de petróleo: Turquia, Síria, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque, Irã, Emirados Árabes Unidos e Omã. Países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo no Oriente Médio): Irã, Iraque, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Principais jazidas e áreas de exploração petrolíferas: norte do Iraque, sul do Irã, leste do Iraque, da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e oeste de Omã. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 420 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 102.

Questão 1.

Com base no que você estudou, explique por que o Oriente Médio tem importância estratégica no espaço mundial.

Riqueza e desigualdade social

A economia alicerçada na produção de petróleo proporcionou o enriquecimento dos países do Oriente Médio. Os lucros obtidos com a exploração e a exportação de petróleo abasteceram a economia dos países da região com cifras muito altas.

Ao longo de décadas, porém, boa parte dessa riqueza foi apropriada por uma pequena elite, servindo, principalmente, ao enriquecimento da nobreza política (reis, xeiques, sultões) e dos altos funcionários ligados ao govêrno. A concentração de riqueza em poder dessas elites explica por que parcela significativa da população dêsses países ainda vive em condições precárias.

Nos últimos anos, a enorme riqueza gerada pêlo petróleo vem impulsionando o desenvolvimento de outros setores da economia em diversos países do Oriente Médio. Concentrando boa parte dessa riqueza, algumas cidades transformaram-se em verdadeiros polos de desenvolvimento.

Grandes investimentos realizados em cidades como Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, transformaram centros urbanos em metrópoles modernas.

Fotografia. Edifícios altos em frente ao mar. À direita há árvores.
Vista de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em 2021.

O petróleo e a Opep

O Oriente Médio é uma região de interêsse estratégico no cenário geopolítico internacional. êsse interêsse aumentou quando os maiores produtores de petróleo do Oriente Médio criaram, em 1960, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (ôpép), com o objetivo de manter o contrôle da exploração dêsse produto. Com isso, a ôpép passou a interferir diretamente no preço do petróleo, ou seja, no valor pago pêlo barril no mercado internacional.

Atualmente, a ôpép é formada por um grupo de treze países: Arábia Saudita, Argélia, Angola, Congo, Emirados Árabes, Gabão, Guiné Equatorial, Irã, Iraque, , Líbia, Nigéria e Venezuela.

Bandeira azul com um símbolo branco composto por uma haste vertical com dois círculos de cada lado na parte superior e dois círculos com pequenos recortes na parte inferior.
Símbolo da ôpép.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Ampliando os conhecimentos

  1. Caracterize a distribuição geográfica da população no Oriente Médio destacando como os aspectos naturais influenciam nessa distribuição.
  2. Que relações existem entre as atividades agropecuárias e as condições climáticas predominantes no Oriente Médio?
  3. Explique por que, embora a economia do Oriente Médio seja dependente da produção de petróleo, parcela significativa da população de seus países vive em condições precárias.
  4. De acôrdo com o que você estudou, qual foi o objetivo dos países produtores de petróleo do Oriente Médio ao criar a ôpép?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a manchete e confira o gráfico. Depois, responda às questões propostas.

ôpép tenta novo acôrdo para frear produção de petróleo, apesar das tensões políticas

Disponível em: https://oeds.link/AUyg9u. Acesso em: 30 junho 2022.

Maiores produtores mundiais de petróleo (2020)

Gráfico. Maiores produtores mundiais de petróleo (2020). Estados Unidos: 19 por cento. Rússia: 12 por cento. Arábia Saudita: 13 por cento. Canadá: 6 por cento. Irã: 4 por cento. Iraque: 5 por cento. China: 4 por cento. Emirados Árabes Unidos: 4 por cento. Kuait: 3 por cento. Outros: 30 por cento.

Fonte de pesquisa: bê pê. bê pê Statistical Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. p. 18. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. De que maneira os países da ôpép conseguem interferir no preço internacional do petróleo?
  2. De que maneira a alta do petróleo pode afetar a economia?
  3. De acôrdo com o gráfico, quais são os maiores produtores mundiais de petróleo?
  4. Quais países da ôpép são representados no gráfico? Qual a participação de cada um deles na produção mundial de petróleo?

Glossário

Golfo
: grande reentrância da costa preenchida pêlo mar.
Voltar para o texto