CAPÍTULO 20 Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, com um território de cêrca de 17 milhões de quilômetros2, quase duas vezes o tamanho do Brasil. Uma parte está localizada na Europa e outra na Ásia. Embora a maior parte do território russo se localize na Ásia, suas principais cidades estão no continente europeu. Analise o mapa.

Rússia (2018)

Mapa. Rússia (2018). Na porção oeste: Rússia (parte europeia, com a capital: Moscou e as cidades: São Petersburgo, Nijni Novgorov, Samara, Rostov-na-Donu e Volgogrado. Na porção centro-leste: Rússia (parte asiática), com as cidades: Yekaterinburg, Chelyabinsk, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkoutsk, Yakutsk, Khabarovsk e Vladivostok. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. À direita, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 185 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Economia

Como era a mais importante das repúblicas soviéticas, a Rússia se tornou a principal herdeira da União Soviética e, após o colapso do regime socialista, no final da década de 1980, enfrentou uma série de dificuldades econômicas no período de transição para a economia capitalista. Uma delas foi a necessidade de modernizar o setor industrial, sobretudo o de bens de consumo, sucateado ao longo do tempo.

Com o fim do socialismo soviético, a economia russa passou por um período de transição para o sistema capitalista, no qual privatizou empresas estatais e abriu negociações comerciais com outros países do mundo. Para consolidar sua economia de mercado, a Rússia fez elevados empréstimos financeiros internacionais e começou a investir em seu crescimento econômico.

Indústria, recursos minerais e energéticos

Com a obtenção de empréstimos financeiros internacionais, o govêrno russo investiu na modernização do parque industrial do país e também na exploração das riquezas minerais e energéticas encontradas em seu subsolo. Com isso, a economia russa passou a crescer de maneira acelerada.

A maior parte de sua produção industrial se concentra na parte europeia do país, principalmente nas cidades de Moscou e São Petersburgo. Suas indústrias são voltadas, sobretudo, para o beneficiamento de seus recursos naturais, como as indústrias petroquímicas. Além disso, a modernização industrial permitiu um grande desenvolvimento de atividades voltadas ao setor aeroespacial.

Fotografia. Construções com estruturas cilíndricas e torres em vermelho e branco.
Refinaria de petróleo na cidade de Moscou, Rússia, em 2021.

Atualmente, a Rússia também apresenta um papel de destaque na economia internacional, principalmente porque seus recursos naturais fazem do país um dos maiores fornecedores mundiais de recursos energéticos, como carvão mineral, petróleo e gás natural.

Na agricultura, a Rússia se destaca no cultivo de batata, trigo e aveia; no entanto, precisa importar alimentos para suprir o consumo de sua população, principalmente de carne.

Fotografia. Vista do alto. Colheitadeiras e caminhões em uma vasta plantação.
Plantação de trigo nas proximidades da cidade de Kazan, região localizada na porção europeia da Rússia, em 2021.

O mapa a seguir mostra a organização econômica do espaço geográfico russo.

Atividades econômicas da Rússia (2020)

Mapa. Atividades econômicas da Rússia (2020). Floresta: toda a porção central de leste a oeste e sul. Lavoura: região sudoeste. Pastagem: áreas pequenas no sul e sudeste. Áreas congeladas: toda a porção norte de oeste a leste. Região montanhosa: áreas dispersas no sul, sudeste e nordeste. Rodovias principais: no leste, sul e oeste. Aeroportos internacionais: em São Petersburgo. Indústria. Aeronáutica, Automóveis, Química, Mecânica, Metalurgia, Têxtil, Extração de madeira aparecem ocupando a porção oeste, sul e em menores quantidades no sudeste e leste. Principais áreas industriais: na porção oeste entre as cidades: São Petersburgo, capital: Moscou, Nijni, Novgorod, Kazan, Perm, Samara, Volgogrado, Chelyabinsk, Novosibirsk, Irkutsk no sul e Yakutsk no leste e Khabarovsk e Vladivostok no sudeste. Na parte inferior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 190 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa : ATLAS national geographic: Europa dois. São Paulo: Abril, 2008. página 54. REFERENCE atlas of the world décima primeira edição Lôndon: dórlin , 2021. página 123.

Questão 1.

Identifique no mapa onde estão localizadas:

  1. as principais áreas industriais no território russo.
  2. as principais regiões de produção agrícola e pecuária na Rússia.

Em 2020, o Píbi da Rússia alcançava cêrca de 1,4 trilhão de dólares, o que colocava o país entre as 11 maiores economias do planeta.

Nos últimos anos, porém, a Rússia vem passando por uma crise econômica provocada por vários fatores, entre êles a elevação das taxas de juros, o aumento da inflação e a crescente dependência econômica do país em relação às exportações de petróleo e gás natural.

Além disso, a Rússia sofre sanções impostas por vários países em razão do seu envolvimento em conflitos civis e militares, ocorridos em diferentes locais do mundo, como no conflito da Síria (2011), na anexação da região da Crimeia (2014), território pertencente à Ucrânia, e, mais recentemente, na invasão da Ucrânia (2022), como estudaremos nas páginas seguintes.

Relações geopolíticas

Ao longo dos últimos anos, a Rússia vem buscando reafirmar seu papel de grande liderança no cenário geopolítico mundial. Herdeira da grande fôrça militar da extinta União Soviética (dissolvida em 1991), o país dispõe de um poderoso arsenal nuclear em seu território. As informações apresentadas na tabela a seguir mostram o poderio das principais fôrças militares no mundo, no ano de 2022.

Países

Aeronaves de combate

Recursos navais

Tanques de combate

Ogivas nucleares

China

3.285

7.77

5.250

350

Estados Unidos

13.247

484

5.884

5.428

França

1.055

180

406

290

Índia

2.182

295

4.614

160

Reino Unido

939

75

227

225

Rússia

4.173

605

12.420

5.977

Fontes de pesquisa: tuenti tuenti tchu MILITARY Strenght Ranking Global Fire Power Disponível em: https://oeds.link/aq3hhh. Acesso em: 19 junho 2022. STATUS of world nuclear forces. Federation of American Scientists. Disponível em: https://oeds.link/LJ7o5h. Acesso em: 30 junho 2022.

Um exército poderoso

As informações apresentadas na tabela mostram que a Rússia possui um dos arsenais militares mais poderosos do planeta.

Aproveitando-se da posição de grande potência militar, nos últimos anos, a Rússia passou a adotar uma política externa mais agressiva, envolvendo-se direta e indiretamente em vários conflitos regionais, alguns com grandes repercussões no cenário internacional. Nas páginas seguintes, vamos estudar alguns dêsses conflitos.

Fotografia. Um desfile com soldados e tanques de guerra passando por uma via em frente e uma construção ampla com diversas janelas com faixas com brasões. Há uma arquibancada com pessoas assistindo.
Vista de desfile militar na Praça Vermelha em Moscou, capital da Rússia, em 2022. Desfiles como êsse servem para demonstrar o poderio bélico das potências militares frente aos demais países do mundo.

Guerra na Síria

Em 2011, por exemplo, após a eclosão de uma violenta guerra civil na Síria, país do Oriente Médio, a Rússia deu apôio ao govêrno sírio do ditador . A guerra teve início quando as tropas do exército sírio atacaram violentamente os opositores do govêrno que se manifestavam nas ruas clamando por liberdade pêlo fim do autoritarismo político naquele país.

O apôio militar do govêrno russo foi decisivo e ajudou o ditador a permanecer no poder, mesmo contrariando o posicionamento de parte da comunidade internacional, que se posicionou na ônu contra a opressão exercida pêlo govêrno sírio.

Fotografia. Veículos de guerra verdes trafegando enfileirados. Há soldados nos últimos carros. Nas laterais há carros e caminhões.
Na foto, observam-se tropas russas se deslocando pêla Síria, em 2016.

Anexação da península da Crimeia

Em 2014, uma série de protestos contra o govêrno da Ucrânia eclodiu na península da Crimeia (território ucraniano). Aproveitando-se da instabilidade política na região e, ao mesmo tempo, visando ampliar sua influência militar e estratégica na região, o govêrno russo autorizou a realização de ataques militares contra os ucranianos. Vitoriosos, os russos anexaram a península da Crimeia ao seu território, passando a controlar importantes portos e bases militares, além de gasodutos e oleodutos existentes na região.

Território da Ucrânia (2016)

Mapa. Território da Ucrânia (2016). Território da Ucrânia: Região que faz fronteira com Rússia, Belarus, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia. Destaque para a capital: Kiev e as cidades: Chernobyl, Lviv, Mykolayiv, Kherson, Mariupol, Donetsk, Luhansk e Kharkov. Península da Crimeia: região ao sul, no Mar Negro. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 150 quilômetros por centímetro.
O mapa mostra o território da Ucrânia com destaque para a península da Crimeia, anexada pêlas fôrças russas em 2014.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 98.

Invasão da Ucrânia

Em fevereiro de 2022, após alguns meses de intensa mobilização de fôrças militares russas na fronteira com a Ucrânia, o govêrno de Vladimir Putin (Rússia) declarou guerra à Ucrânia, dando início à ocupação do país vizinho. O govêrno da Rússia justificou o uso da fôrça militar como fórma de proteger os grupos separatistas pró-Rússia que atuavam nas províncias de e Lurránsc, no Léste do território ucraniano. Além disso, a invasão acabaria com os planos da Ucrânia de ingressar na Otanglossário (Organização do Atlântico Norte), aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Na opinião de vários especialistas, no entanto, e outros conflitos em que a Rússia tem se envolvido na região mostram claramente o projeto político e estratégico implementado pêlo presidente Vladimir Putin, que, há vários anos, governa a Rússia. êsse projeto consiste em reincorporar ao território russo parte dos territórios que, no passado, formavam a antiga União Soviética.

Fotografia. Destroços de construções em meio a prédios em ruínas. Há bombeiros fardados sobre o entulho.
Destroços de edifícios causados por ataques das tropas russas na Ucrânia, em 2022.

Em represália aos ataques, as maiores potências ocidentais, principalmente os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Reino Unido, passaram a aplicar uma série de sanções econômicas sôbre a Rússia. A aplicação dessas sanções, que incluíram o confisco de bens, o congelamento de valores depositados em bancos e a suspensão das importações de produtos russos, como petróleo e gás natural, visava minar a economia russa e, com isso, forçar o país a desistir dos planos de ocupação e anexação de partes do território ucraniano.

O estabelecimento dessas sanções foi a maneira encontrada pêlas potências ocidentais de evitar um confronto direto com a Rússia, o que certamente levaria a uma guerra de proporções sem precedentes, inclusive com a utilização de armas nucleares. Mesmo com o endurecimento das sanções, mais de cinco meses após o início do conflito as tropas russas continuaram suas ações para a tomada dos territórios no Léste da Ucrânia.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Ampliando os conhecimentos

  1. Caracterize a situação econômica russa após o colapso do regime socialista e o fim da União Soviética, no final da década de 1980.
  2. Por que a Rússia apresenta papel de destaque na economia internacional?
  3. O que a Rússia fez para consolidar sua economia de mercado?
  4. Como se caracteriza a produção industrial russa?
  5. Como se caracteriza a produção agrícola russa?
  6. Qual é o interêsse da Rússia em apoiar as tropas do govêrno sírio?

Aprofundando os conhecimentos

7. Leia a manchete de jornal e responda às questões no caderno.

Rússia diz que cidade ucraniana no Léste está sob seu total contrôle

     O Ministério da Defesa da Rússia disse neste sábado (28) que a cidade ucraniana de , no Léste, está sob total contrôle dos russos e de fôrças apoiadas por russos na região.

reticências

RÚSSIA diz que cidade ucraniana no Léste está sob seu total contrôle. Agência Brasil, 28 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/kr1DOG. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. O texto trata de um conflito regional envolvendo quais países?
  2. Escreva no caderno qual foi a justificativa russa para invadir a Ucrânia.
  3. Com base no que você estudou, explique por que a Europa e os Estados Unidos anunciaram sanções contra a Rússia. Você concorda com essas sanções? Converse sôbre isso com os colegas.

8. Pesquise em jornais, revistas ou na internet informações sôbre o conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022. Organize as informações pesquisadas e em duplas, produzam um cartaz contendo texto explicativo e imagens (mapas e fotos). Depois de pronto, apresente o cartaz aos demais colegas da turma.

Glossário

Otan
: aliança militar internacional criada em 1949 sob a liderança dos Estados Unidos e seus aliados. Por meio dessa aliança, seus integrantes firmaram um acôrdo de defesa mútua em caso de serem atacados militarmente por países inimigos. Criada no início da Guerra Fria, a otâm também atuou para conter o avanço da influência socialista, sobretudo sôbre a Europa.
Voltar para o texto