CAPÍTULO 22 China

Com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo, representando um quinto da população mundial. Sua densidade demográfica, em tôrno de 146 , não chega a ser tão elevada por causa da grande extensão de seu território: 9,6 milhões de quilômetros (o território chinês é o quarto mais extenso do mundo).

A maior parte da população chinesa está concentrada na faixa Léste do território, onde estão localizadas as principais áreas agrícolas, urbanas e industriais do país. A presença de áreas montanhosas e extensos desertos contribuem para as baixas densidades demográficas na porção oeste do Japão. O mapa mostra a distribuição da população no território chinês.

Densidade demográfica da China (2015)

Mapa. Densidade demográfica da China (2015). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 1: áreas no oeste. 1,1 a 10: centro-oeste e norte. 10,1 a 25: nordeste e região central. 25,1 a 100: áreas no sul, centro e nordeste. Acima de 100: porção leste, com as cidades: Jinan, Shangai e Chongqing e a capital: Beijing. Na parte superior, mapa de localização, o planisfério destacando a região descrita, e a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 180.

A economia chinesa

Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico, destacando-se como a mais nova grande potência emergente no cenário mundial.

Desde a implantação do socialismo na China, em 1949, os dirigentes do Partido Comunista Chinês (pê cê cê), liderados por Mao Tsé-Tung, buscaram acelerar o crescimento econômico do país, investindo no desenvolvimento da atividade industrial, sobretudo na implantação das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras).

No entanto, as grandes mudanças econômicas ocorreram a partir do final da década de 1970, quando o govêrno de dãn chiáo pín (que assumiu o poder após a morte de Mao Tsé-Tung) promoveu um amplo conjunto de reformas nas áreas da agricultura, ciência, tecnologia e defesa. Conhecidas como as “quatro modernizações”, essas reformas também foram acompanhadas pêla abertura econômica do país, mesmo sob o rígido controle político do partido comunista.

As chamadas Zonas Econômicas Especiais (zê ê ês), criadas nas províncias litorâneas da costa Léste do país, como chiamên, Shantou e Shenzen, permitiram a entrada de grandes empresas estrangeiras (estadunidenses e europeias), que, além de aproveitarem os impostos reduzidos e a mão de obra barata, trouxeram enormes investimentos em capital e tecnologia à região.

Ao mesmo tempo, os chineses investiram amplamente em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico (educação, ciência e tecnologia, infraestrutura de transportes e comunicações, fontes de energia).

Com essas reformas econômicas, o país passou a adotar um sistema político-econômico chamado de economia socialista de mercado, ou seja, que mistura a política socialista com economia de mercado.

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade com diversos edifícios. Ao fundo, o mar.
Vista de edifícios modernos de chiamên, na China, em 2021.

Governo de partido único

O govêrno socialista controla o país de modo autoritário e antidemocráticoglossário . O único partido existente na China, chamado Partido Comunista Chinês (pê cê cê), centraliza sob o seu comando todas as questões políticas que envolvem o país, estabelecendo intenso controle sôbre os meios de comunicação e reprimindo a realização de manifestações sociais.

Indústria, agropecuária e extrativismo

Essas medidas trouxeram grande prosperidade econômica ao país, marcada pêla expansão dos empreendimentos nos mais diversos setores da economia, pêla expansão dos empregos, da renda e do mercado consumidor interno e também pêlo expressivo crescimento das exportações. Ao longo dos últimos anos, a economia chinesa vem crescendo em média 8% ao ano, bem acima da média mundial, que não ultrapassou 3,6% ao ano. Com êsse ritmo de crescimento elevado, a China já se tornou a segunda maior economia mundial, superada apenas pelos Estados Unidos.

Crescimento econômico chinês (19652020)

Gráfico. Crescimento econômico chinês (1965-2020). Crescimento econômico (em porcentagem). 1965: 17 por cento. 1970: 19 por cento. 1975: 9 por cento. 1980: 8 por cento. 1985: 13 por cento. 1990: 4 por cento. 1995: 11 por cento. 2000: 8 por cento. 2005: 11 por cento. 2010: 11 por cento. 2015: 7 por cento. 2020: 2,3 por cento, a queda da taxa de crescimento econômico da China em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pela pandemia da covid-19.

* A queda da taxa de crescimento econômico da China em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pêla pandemia da côvid dezenóve.

Fonte de pesquisa: DATABANK. The World Bank Disponível em: https://oeds.link/7muPqT. Acesso em: 30 junho 2022.

Questão 1.

De acôrdo com o gráfico, em que ano a China apresentou maior crescimento econômico?

O setor industrial chinês, responsável por grande parte dêsse crescimento econômico, é composto tanto por profissionais altamente qualificados que atuam em indústrias de alta tecnologia quanto por profissionais com menor qualificação, cuja mão de obra se torna mais barata, destinada a setores nos quais não é necessário o conhecimento especializado.

A agropecuária também é uma importante atividade econômica chinesa. Os principais cultivos são algodão, milho, trigo, sorgo, soja, cana-de-açúcar, com destaque para a produção de arroz, com a qual o país ocupa a posição de maior produtor mundial, veja foto na próxima página. Na criação animal, os chineses se destacam como os maiores produtores mundiais de suínos, sendo o país o segundo maior criador de equinos. Também são numerosos os rebanhos de ovinos e bovinos.

A grande disponibilidade de recursos minerais e energéticos existentes no território chinês contribuiu de maneira significativa para o crescimento econômico do país. Suas mais diversas formações geológicas concentram reservas minerais (minério de ferro, bauxita, cobre, níquel, urânio) e de recursos energéticos fósseis (carvão, petróleo, gás natural). A exploração dêsses recursos supre parte das matérias-primas e fontes energéticas que abastecem o parque industrial chinês.

Fotografia. Vista do alto. Morros com áreas de plantação em degraus. Há pessoas caminhando entre elas. Ao fundo, há árvores.
Cultivo de arroz em terraçosglossário , em Longji, sul da China, em 2021.

A matriz energética da China está apoiada no uso do carvão mineral. cêrca de 86% da energia elétrica no país é gerada em usinas termelétricas movidas pêla queima de carvão mineral, recurso encontrado com abundância em grandes jazidas espalhadas pêlo país.

Embora essa energia seja bastante atrativa do ponto de vista econômico, em virtude dos baixos custos de exploração, a queima do carvão tem grandes impactos ambientais, motivo pêlo qual o país também vem investindo em fontes energéticas renováveis. No rio Yang-tsé, por exemplo, foi construída a usina de Três Gargantas, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em geração de energia. Confira a foto.

Fotografia. Uma extensa barragem no curso de um rio. Há estruturas vermelhas posicionadas sobre a barragem.
Barragem e usina hidrelétrica de Três Gargantas, em Sandouping, China, em 2019.

O tema é reticências

Educação ambiental

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Problemas ambientais na China

    Os investimentos aplicados no desenvolvimento industrial da China contribuíram para que êsse país se destacasse no cenário econômico mundial, tornando-se a mais nova potência emergente.

    No entanto, a prosperidade econômica da China, proporcionada pêla expansão do setor industrial, também é responsável por vários problemas ambientais. Confira a seguir alguns dêsses problemas gerados pêlo intenso processo de industrialização chinês.

    Esquema. Indiciações por letras. Uma cidade com indústrias com torres expelindo fumaça, com a letra A, seguido por vias com carros, casas e edifícios, ao lado, letra B, área com árvores e plantações, cercados por um rio que passa próximo das indústrias, letra C, e sobre o rio há espuma, letra D.

    A.

    A poluição ambiental tem sido motivo de grande descontentamento e protestos da população chinesa, tanto a rural quanto a urbana, que passaram a rejeitar as fábricas e usinas poluentes.

    B.

    Grande parte das águas subterrâneas da China, assim como mais da metade de seus grandes lagos e reservatórios, está contaminada e inadequada para o uso humano segundo dados do govêrno chinês.

    C.

    Indústrias químicas, farmacêuticas e de energia têm criado zonas mortas no trajeto dos cursos d’água, onde são despejados poluentes que contaminam e até matam vários rios.

    D.

    Segundo estudos de pesquisadores chineses, israelenses e americanos, publicados em 2013, a expectativa de vida dos habitantes do norte da China foi reduzida em 5,5 anos por causa da poluição do ar.

    O govêrno chinês está consciente da situação e tem anunciado medidas para combater a poluição no país. No entanto, apesar dos grandes investimentos realizados na área ambiental, os especialistas não estão certos de que investimentos são suficientes para mudar a situação.

    Ilustração. No primeiro plano, mulher de cabelos presos, usando máscara, casaco e luvas. Ela está de olhos fechados e aperta a máscara contra o rosto. Atrás dela, um carro expelindo fumaça e ao fundo, há edifícios.
    Ícone 'Em grupo'.

    1. Qual das informações apresentadas mais chamou a sua atenção? Por quê? Converse com os colegas e conheça o ponto de vista deles.

    Ícone 'Em grupo'.
    1. O desenvolvimento industrial trouxe inúmeros prejuízos ambientais para a China. Em sua opinião, os objetivos econômicos devem ser buscados a qualquer custo? Deve-se priorizar a preservação ambiental e impedir a instalação de indústrias, por exemplo? Troque ideias com seus colegas.
    2. No Brasil, com a chamada Lei de Crimes Ambientais, os órgãos ambientais e o Ministério Público têm mecanismos para punir infratores do meio ambiente. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais atuam na concessão e na fiscalização de licença ambiental, buscando garantir a conservação do meio ambiente antes da instalação de qualquer empreendimento.
      1. Como a concessão e a fiscalização de licença podem contribuir para a proteção do meio ambiente?
      2. A existência de leis garante que não ocorram crimes ambientais no Brasil? Caso sua resposta seja negativa, o que mais é necessário para que elas sejam efetivas?
    3. Realize uma pesquisa sôbre a Lei de Crimes Ambientais buscando conhecer a classificação dos crimes ambientais, assim como os canais e as maneiras de realizar denúncias. Depois, em grupos, organizem uma campanha de divulgação dessas informações para a comunidade escolar. Podem ser elaborados cartazes, vídeos, letras de música ou encenações teatrais, de acôrdo com a criatividade de vocês.

    Made in China

    Quando você estiver em sua casa, observe a etiqueta de suas roupas, os aparelhos eletrônicos, os utensílios de cozinha, entre outros. Não raro, você encontrará a frase Made in China” gravada nesses produtos. Isso acontece porque, nos últimos anos, a produção industrial da China, bem como o comércio internacional dêsses produtos, tomou grandes proporções. Dos mais simples brinquedos aos mais sofisticados produtos eletrônicos, mercadorias de diversos tipos são enviadas das fábricas chinesas para vários países do mundo.

    No entanto, para sustentar essa elevada produção industrial, muitas vezes os trabalhadores enfrentam condições precárias de trabalho, com extensas jornadas e baixa remuneração. Além disso, o intenso funcionamento fabril eleva os índices de poluição atmosférica, ocasionando problemas ambientais e de saúde à população. Verifique, a seguir, a participação dos principais produtos exportados pêla China.

    Representação ilustrativa sem escala.

    Participação dos principais produtos exportados pêla China – em bilhões de dólares (2020)

    Mapa. Participação dos principais produtos exportados pela China – em bilhões de dólares (2020). Com a bandeira da China sobreposta ao território, de onde partem setas para ícones e informações. Ícone de uma camiseta – 3 por cento. Produtos têxteis retalhos de roupas e tecidos (79,4 bilhões). Ícone de um trator – 2,81 por cento. Automóveis, tratores e outros veículos terrestres (74,6 bilhões). Ícone de um celular – 29,6 por cento. Aparelhos eletrônicos e de transmissão de rádio e TV, câmeras e gravadores de vídeo (783 bilhões). Ícone de uma bola de basquete – 2,75 por cento. Jogos, brinquedos e materiais esportivos (73 bilhões). Ícone de uma garrafa – 3,66 por cento, Artigos plásticos (96,9 bilhões). Ícone de um equipamento com um braço mecânico – 17,8 por cento. Reatores nucleares e aparelhos eletrônicos de uso doméstico (472 bilhões). Ícone de um armário – 3,67 por cento. Móveis e produtos de cama, mesa e banho (97 bilhões). Ícone de uma placa retangular – 2,73 por cento, Artigos de ferro e aço (72,3 bilhões). Ícone de uma câmera fotográfica – 3,13 por cento. Aparelhos de medição ópticos (82,8 bilhões).

    Fonte de pesquisa: CHINA. The Observatory of Economic Complexity. Disponível em: https://oeds.link/QfsA6m. Acesso em: 30 junho 2022.

    Questão 2.

    Pesquise entre os objetos que você utiliza diariamente, como aparelhos eletrônicos, roupas, materiais escolares, entre outros, se algum deles foi fabricado na China. Conte o resultado da sua pesquisa a seus colegas.

    Atividades

    Faça as atividades no caderno.

    Organizando os conhecimentos

    1. De que maneira o Partido Comunista Chinês buscou acelerar o desenvolvimento econômico do país?
    2. Reescreva as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente com as palavras seguintes:

    capital e tecnologia • agricultura • impostos reduzidos • defesa • quatro modernizações

    1. A partir da década de 1970, o govêrno de Deng chiáo pín promoveu reformas na , ciência, tecnologia e , que ficaram conhecidas como as “”.
    2. A criação das zê ê ês permitiu a entrada de grandes empresas estrangeiras que, além de aproveitarem os e a mão de obra barata, trouxeram investimentos em .
    1. Por que a China passou a ser considerada um país que adota um sistema político-econômico chamado de economia socialista de mercado?
    2. Explique a importância do carvão mineral para a economia chinesa e a questão ambiental envolvida nisso.

    Aprofundando os conhecimentos

    5. Confira o mapa a seguir.

    relêvo e hidrografia da China

    Mapa. Relevo e hidrografia da China. Altitude (em metros). 0 a 200: porção leste com as cidades: Jinan e Shangai. 201 a 500: áreas dispersas na porção leste. 501 a 1.000: áreas dispersas no leste, norte e sul. 1.001 a 3.000: norte e sul com Deserto de Gobi e Himalaia. Acima de 3.000: centro-oeste e sudoeste com o Planalto do Tibet. Pico: K2 – 8.611 metros, EVEREST – 8.848 metros. Na parte superior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 550 quilômetros por centímetro.

    Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 46.

    Compare este mapa com o mapa da página 244, observando a distribuição da população chinesa no território. Qual relação você estabelece entre as características físicas do território da China com a distribuição da sua população? Explique a sua resposta.

    Glossário

    Antidemocrático
    : atitude que, por ser contrária à democracia, restringe a liberdade de expor opiniões, o direito de escolhas individuais, entre outros.
    Voltar para o texto
    Terraços
    : técnica de nivelamento do relêvo por meio da construção de curvas de nível, que retêm a água das chuvas, impedindo a formação das enxurradas e, consequentemente, a ocorrência ou o aumento da erosão.
    Voltar para o texto