Referências bibliográficas comentadas
• ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2010.
A obra apresenta noções básicas e iniciais de Cartografia para crianças, bem como norteia o desenvolvimento de noções de representação do espaço, de acôrdo com a fase de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.
• BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. quinta edição São Paulo: Contexto, 2001.
O autor aborda o processo histórico e atual da globalização, as transformações, os desafios e as potencialidades que ela causa, manifestando-se nos planos econômicos, político e cultural.
• BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 outubro 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta a legislação máxima do país, promulgado em 5 de Outubro de 1988. Nele constam informações sôbre os principais ramos dos direitos brasileiros.
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que regulamenta os conhecimentos essenciais que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Apresenta as habilidades e as competências fundamentais para o ensino no país.
• BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Méqui; sébi; dicêi, 2013. Disponível em: https://oeds.link/eNKdlH. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta os fundamentos normativos para as propostas curriculares da Educação Básica no Brasil.
• castrogiovani, Antonio Carlos ( organizador). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. quinta edição Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2010.
O livro é composto por textos de vários geógrafos brasileiros que discutem os desafios de ensinar geografia nos dias atuais, com os diversos problemas e obstáculos que os estímulos virtuais trouxeram para a sala de aula.
• CAVALCANTI, Lana de Souza ( organizador). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.
êsse livro trata diversos temas relacionados ao ensino de Geografia, como relêvo, solo, rochas, mundo rural, cidade, população, globalização, entre outros, com o intuito de contribuir para a prática docente em sala de aula.
• cristóferson, róbert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2017.
A obra procura explanar sôbre as paisagens terrestres baseando-se no conceito de Geossistemas. São apresentados estudos específicos sôbre as esferas terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a integração entre elas, formando a biosfera.
• COSTA, Rogério raesbér da; -GONÇALVES, Carlos Pôrto . Uálter A nova des-ordem mundial. São Paulo: , 2006. Unésp
Os autores apresentam uma discussão a respeito da nova des-ordem mundial com base em suas múltiplas dimensões (econômica, política, cultural e ambiental), concluindo com uma proposta de regionalização do espaço mundial contemporâneo.
• DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: , 2006.
Nessa obra, o autor trata assuntos técnicos ligados à Cartografia, propondo reflexões acêrca das principais representações cartográficas, questionando a intencionalidade imbuída nelas. Além disso, são discutidos temas como história dos mapas, rede cartográfica, fórmas e dimensões da Terra, fusos horários, entre outros.
• , tédi C. China ésse á: como o crescimento da próxima superpotência desafia os Estados Unidos e o mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
O livro traz um olhar sôbre o futuro da economia no mundo, analisando a trajetória do desenvolvimento econômico chinês e a transformação da antiga nação comunista em superpotência mundial.
• , Denise M. E; , Luiz R.; , Paulo H. Sustentabilidade ambiental. Uma questão de consciência. São Paulo: Moderna, 2014.
Os autores, após discutirem as bases de um desenvolvimento sustentável, apresentam propostas de ações e alterações comportamentais que podem nortear nossa atitudes diárias, e sugerem uma lista de leituras que podem auxiliar professores e alunos a aprofundar seus conhecimentos nos temas do meio ambiente e da preservação ambiental.
• FUSER, Igor. Geopolítica: o mundo em conflito. São Paulo: Salesiana, 2006.
A obra contribui com o debate a cêrca de questões políticas, geográficas e ambientais, auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e críticos referentes aos principais problemas mundiais.
• Rrófman, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. trigésima quarta edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.
O livro aborda o tema avaliação mediadora e busca elucidar como utilizá-la nas atuais condições de ensino e em diversos seguimentos, da educação infantil à universidade.
• CENSO demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011. Disponível em: https://oeds.link/K81SmC. Acesso em: 16 maio 2022.
O documento apresenta várias informações a respeito da população brasileira, número total de habitantes, mortalidade, natalidade, renda, analfabetismo, idade etcétera
• , José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senáqui, 2017.
Os autores tratam sôbre a metodologia de competências, reunindo diversos métodos de ensino e aprendizagem, visando o protagonismo do aluno.
• LACOSTE, íve. Os países subdesenvolvidos. Tradução: Américo E. Bandeira. décima nona edição Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 1988.
O livro faz uma reflexão sôbre diversas características do subdesenvolvimento, contextualizado em vários países do mundo.
• LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: êduspi, 2003.
O tema central dessa obra é o conceito de Região. Partindo de um resgate histórico, a autora mostra que Região é um tema muito atual nos estudos geográficos.
• MARTIN, André R. Fronteiras e nações. terceira edição São Paulo: Contexto, 1997.
O autor apresenta questionamentos sôbre o papel das fronteiras na organização política mundial e qual a participação das nações em suas delimitações.
• MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
O livro oferece informações para pessoas que buscam maiores conhecimentos a respeito da Cartografia e a produção de mapas e gráficos.
• MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
Essa obra apresenta conceitos básicos sôbre climatologia e meteorologia. Além disso, discorre a respeito de domínios climáticos e sistemas atmosféricos que influem no tempo e clima do Brasil e do continente sul-americano.
• MORAES, Marcos Antonio de; FRANCO, Paulo Sérgio Silva. Geopolítica: uma visão atual. quarta edição Campinas: Átomo, 2014.
Os autores trabalham nesse livro os principais acontecimentos da Geopolítica do século vinte e vinte e um, possibilitando a compreensão dos problemas contemporâneos em um complexo mundo globalizado.
• olítch, Nelson bacíqui. Visões geopolíticas do mundo atual. São Paulo: Moderna, 2017.
O livro apresenta-se dividido em duas grandes partes: “Cenários e imagens contemporâneas” e “Olhares sôbre o Brasil”, composto de diversos mapas e gráficos atualizados que permitem o entendimento do momento atual de um mundo globalizado, fragmentado e dinâmico.
• OLIVEIRA, Flávia Martins de ( organizador). Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: Unésp, 1999.
Essa obra reúne diversos estudos e análises que buscam a compreensão das mudanças estruturais que atingiram o final do século vinte decorrentes do fenômeno da globalização.
• PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
O livro trata da metodologia da alfabetização cartográfica e mostra como são os processos que levam à construção do conhecimento que desenvolve a habilidade representativa do espaço nos alunos.
• Rós, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: êduspi, 2008.
êsse livro é composto por textos de diferentes autores que trabalham temas essenciais da Geografia, como natureza e sociedade, o solo, o clima, a vegetação, os problemas ambientais, a geopolítica, o capitalismo, a agricultura, as cidades, entre outros, tendo sempre o Brasil como foco e estabelecendo relações com o contexto mundial.
• saíd, éduard. W. A questão da palestina. São Paulo: Unésp, 2012.
Nessa obra, o autor apresenta as raízes e os desdobramentos do embate entre palestinos e israelenses, bem como a influência determinante exercida pêlo Ocidente para a continuidade dêsse conflito.
• SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. trigésima segunda edição Rio de Janeiro: recór, 2021.
O autor aborda discussões teóricas e reflexões sôbre papel da ideologia na produção, disseminação, reprodução e manutenção da globalização atual, e propõe uma globalização humana baseada em uma rede de solidariedade com o uso das técnicas a serviço dos fundamentos sociais e políticos de todos.
• SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século vinte e um. décima nona edição São Paulo: Ucitéc, 2001.
Nesse livro, os autores apresentam uma reflexão a respeito do dinamismo do território brasileiro diante do meio técnico-científico-informacional e como êsse mesmo território teve a necessidade de uma reorganização ao longo do tempo.
• TEIXEIRA, Uílson . ( organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
O livro é uma importante introdução à Geologia, com conceitos básicos explicados com o auxílio de imagens.