Quadro de conteúdos

A seguir, apresentamos os principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, os objetos de conhecimento, as habilidades, as competências gerais e específicas e os temas contemporâneos transversais, organizados de acôrdo com cada tema.

Unidade 1 • A globalização no espaço geográfico

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • A globalização

• Corporações e organismos internacionais.
• Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

EF09GE02
EF09GE05
EF09GE14
EF09GE15

• Competências gerais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
• Competências específicas de Geografia 2, 3, 4 e 5.

• Ciência e tecnologia.
• Vida familiar e social.
• Educação financeira.
• Educação fiscal.

• A globalização e a mundialização.
• Desenvolvimento científico e tecnológico.
• A globalização na história.
• Projeções cartográficas e projeção cilíndrica.

Capítulo 2 • A globalização econômica

• A expansão das multinacionais pelo mundo.
• A Divisão Internacional do Trabalho na globalização.
• A configuração atual da Divisão Internacional do Trabalho.
• O avanço da produção globalizada.
• Símbolos na globalização.
• A importância da educação no mundo globalizado.
• O GPS como uma inovação tecnológica no cotidiano.
• Globalização, consumo e cultura.
• Pessoas conectadas à internet.
• O comércio mundial.

Capítulo 3 • A tecnologia no cotidiano

• A tecnologia no cotidiano.
• O acesso desigual às tecnologias.

Unidade 2 • Os fluxos no espaço globalizado

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 4 • Fluxos de mercadorias, informações e capitais

• Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
• Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

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EF09GE10
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EF09GE12
EF09GE14
EF09GE15

• Competências gerais 1, 4, 6, 7, 8, 9 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 4, 5 e 6.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 5 e 7.

• Trabalho.
• Ciência e tecnologia.
• Educação em direitos humanos.
• Saúde.

• Fluxos de mercadorias, informações e capitais.
• A representação cartográfica dos fluxos comerciais no espaço geográfico.
• Os fluxos do comércio de petróleo.
• Fluxos de informações e capitais.
• As cidades globais.

Capítulo 5 • Fluxos de pessoas

• Fluxos de pessoas.
• Refugiados no mundo.
• A Europa e a crise dos refugiados.
• A imigração ilegal para a Europa.
• Os refugiados no Brasil.

Capítulo 6 • Globalização, pobreza e desigualdade

• Globalização, pobreza e desigualdade.
• A pobreza no mundo atual.
• A desigualdade econômica interna dos países.
• Globalização, trabalho e desemprego.
• A relação entre o desenvolvimento de tecnologia e o desemprego.

Unidade 3 Impactos ambientais e sustentabilidade

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 7 • A ação humana e o meio ambiente

• Corporações e organismos internacionais.
• Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE02
EF09GE05
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EF09GE18

• Competências gerais 2, 3, 4, 5, 7 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 5, 6 e 7.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 4, 6 e 7.

• Saúde.
• Educação ambiental.
• Educação para o consumo.
• Educação financeira.
• Educação fiscal.

• A ação humana e o meio ambiente.
• A chuva ácida.
• A diminuição da camada de ozônio.
• O efeito estufa e o aquecimento global.
• O aquecimento global e suas consequências.
• A questão energética.
• As reservas da biosfera.

Capítulo 8 • O consumo e o meio ambiente

• O consumo e o meio ambiente.
• Consumismo.
• O consumo consciente.
• Pegada ecológica.

Capítulo 9 • A consciência ecológica

• A consciência ecológica.
• Organizações não governamentais.
• O desenvolvimento sustentável.
• As conferências sobre o meio ambiente.
• A responsabilidade de todos os governos com relação aos problemas ambientais.

Unidade 4 • Europa: aspectos naturais e população

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 10 • Aspectos naturais da Europa

• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

EF09GE07
EF09GE08
EF09GE09
EF09GE10
EF09GE14

• Competências gerais 2, 4, 5 e 10.

• Ciência e tecnologia.
• Educação ambiental.

• Aspectos naturais da Europa.
• A poluição e a questão hídrica na Europa.
• Clima e formações vegetais.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 10 • Aspectos naturais da Europa

• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

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EF09GE17

• Competências específicas de Ciências Humanas 6 e 7.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 5 e 7.

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

• Projeções cônicas e planas ou azimutais.

Capítulo 11 • A população da Europa

• A população da Europa.
• Condições de vida na Europa.
• Europa Oriental e os ex-países socialistas.
• Aspectos demográficos do continente europeu.

Unidade 5 • Europa: aspectos econômicos e geopolíticos

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Economia da Europa

• A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.
• Corporações e organismos internacionais.
• As manifestações culturais na formação populacional.

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EF09GE15

• Competências gerais 1, 2, 5, 7, 8, 9 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 4, 5, 6 e 7.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4 e 6.

• Educação em direitos humanos.
• Educação para o trânsito.
• Trabalho.
• Vida familiar e social.

• Economia da Europa.
• Atividade industrial.
• Agropecuária.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 13 • A União Europeia

• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
• Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

• A União Europeia.
• A história da formação da União Europeia.
• O poderio econômico da União Europeia.
• Xenofobia no continente europeu.

Capítulo 14 • Imperialismo e geopolítica: a Europa no mundo

• Imperialismo e geopolítica: a Europa no mundo.
• Europa: territórios e fronteiras em movimento.
• O cenário geopolítico atual.
• Projeção de Peters e projeção de Mercator.

Capítulo 15 • Conflitos territoriais no mundo

• Conflitos territoriais no mundo.
• Movimentos separatistas.
• A ONU e a paz no mundo.

Unidade 6 • Ásia: aspectos naturais e população

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 16 • Aspectos naturais da Ásia

• As manifestações culturais na formação populacional.
• A divisão do mundo em Ocidente e Oriente.

EF09GE04
EF09GE06
EF09GE09
EF09GE14

• Competências gerais 4 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 6.

• Diversidade cultural.

• Aspectos naturais da Ásia
• Relevo e hidrografia.
• Clima e formações vegetais.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 16 • Aspectos naturais da Ásia

• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15
EF09GE16
EF09GE17

• Competências específicas de Geografia 1, 3 e 4.

• As monções e o cultivo de arroz.

Capítulo 17 • A população da Ásia

• A população da Ásia.
• Crescimento demográfico.
• Urbanização.
• Os contrastes na qualidade de vida.
• Anamorfose.
• Ásia: um berço de religiões.

Unidade 7 • Ásia: aspectos econômicos e geopolíticos

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 18 • Oriente Médio

• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.

EF09GE07
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EF09GE09
EF09GE10
EF09GE13
EF09GE14
EF09GE15
EF09GE17
EF09GE18

• Competências gerais 1, 4, 5, 7 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 4, 5 e 7.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 4, 5 e 6.

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
• Educação ambiental.
• Educação alimentar e nutricional.
• Educação em direitos humanos.
• Saúde.
• Educação para o consumo.

• O petróleo no Oriente Médio.
• Riqueza e desigualdade social.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 19 • A questão Palestina

• Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

• A tentativa de acordos de paz.
• A tomada da Cisjordânia por Israel.
• Jerusalém: cidade sagrada.

Capítulo 20 • Rússia

• Economia.
• Relações geopolíticas.

Capítulo 21 • Japão

• A potência econômica japonesa.
• Indústria japonesa.
• Agropecuária.
• A vida de estrangeiro e a determinação para vencer as dificuldades.

Capítulo 22 • China

• Economia (indústria, agropecuária e extrativismo).
• Problemas ambientais na China.

Capítulo 23 • Índia

• Economia (indústria, agropecuária e extrativismo).
• A importância da produção de alimentos e a fome no mundo.
• A fome: um problema complexo.
• Mapa batimétrico.

Capítulo 24 • Tigres Asiáticos

• Economia dos Tigres Asiáticos e dos Novos Tigres Asiáticos.

Unidade 8 • Oceania

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 25 • Aspectos naturais da Oceania

• As manifestações culturais na formação populacional.
• Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
• Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE03
EF09GE04
EF09GE09
EF09GE15
EF09GE16
EF09GE17

• Competências gerais 3, 5, 9 e 10.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 5.
• Competências específicas de Geografia 4 e 5.

• Ciência e tecnologia
• Diversidade cultural.

• Aspectos naturais da Oceania.
• Relevo e hidrografia.
• Clima e formações vegetais.
• Testes nucleares na Oceania.
• O mundo visto a partir da Oceania.

Capítulo 26 • População e economia da Oceania

• População e economia da Oceania.
• A população e seus contrastes socioeconômicos.
• Atividades econômicas.
• O turismo na Oceania.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de modo a permitir a autonomia em sua prática pedagógica. Assim, você pode analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos junto aos alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada da fórma que achar mais conveniente.

Bimestral

1º bimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Trimestral

1º trimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4
Unidade 5
Unidade 6

3º trimestre

Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE Learning. bârclei fór énd lãrnin. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa em seu processo de ensino e aborda metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula, diferentes recursos que podem ser trabalhados e planejados.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia).

Nesse livro, a autora aborda como o aluno, por meio de seus desenhos, pode desenvolver noções de conceitos geográficos, dando ênfase aos elementos básicos de Cartografia.

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín: PAQUAY, Léopold êti áli. (organizador). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? segunda edição Pôrto Alegre: Artmed, 2001.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

ARAÚJO, Ulisses F. êti áli. Adoção da estratégia de mentoria fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. Disponível em: https://oeds.link/ZFmza4. Acesso em: 21 fevereiro 2022.

êsse documento relata a experiência da aprendizagem de alunos por meio da metodologia ativa fishbowl, que norteou os passos da construção de projetos e da aprendizagem por meio da solução de problemas, demonstrando também a relação de trabalho com outras metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem.

Blum, Benjamin S.; , J. Thomas; MADAUS, George F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1971.

No livro, o professor encontra modos de como avaliar e o que melhorar no processo de avaliação, considerando as diversas fórmas de avaliação propostas na obra, que foram pensadas se preocupando também com os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 17 dez. 2021.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora para o professor ensinar a ler com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Contudo, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e o uso da escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas e o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e alguns modos de avaliar a metodologia aplicada.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista cedida ao Portal Brasil. ê bê cê, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e aborda o papel do professor em meio a êsse recurso. Todas as informações estão apresentadas de maneira sucinta, porém clara.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Ucitéc, 1996.

A autora apresenta nesse livro o conceito de lugar, utilizando, para isso, análises espaciais em meio ao mundo moderno onde vivemos.

CASTELLAR, Sonia (organizador). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

Essa obra traz uma série de pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia, desde Biogeografia até Psicologia. Aborda a importância de ensinar a ciência geográfica, o papel do educador e a relevância de colocar as teorias em prática, assim como sugere o título.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Pôrto Alegre: Mediação, 2000.

Nesse livro, os autores trazem abordagens para ensinar Geografia partindo do espaço vivido e do diálogo com os alunos, com práticas de ensino mais criativas e que buscam viabilizar a formação do conhecimento geográfico, tornando-o mais atraente.

CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos, são apresentados temas que procuram incluir distintas culturas e modalidades de ensino.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. décima terceira edição Campinas: Papirus, 1998.

Os autores dêsse livro analisam a interdisciplinaridade que se articula com as questões pedagógicas e expõem suas reflexões a respeito dêsse assunto.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix, Rio Grande do Sul, , ano 3, volume 3, número 4, outubro a dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa como estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. Canoas: Centro Universitário , 2005.

Obra que explana os principais conceitos da Cartografia por meio de ilustrações gráficas, projeções, mapas e outras variantes, para que, assim, profissionais de diferentes áreas possam compreender êsse campo da ciência geográfica.

FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Coleção Como Eu Ensino).

Nesse livro, são contempladas importantes características da evolução da Cartografia, além de serem abordadas variadas possibilidades de representações do mundo e como estas são cabíveis para representar os elementos da Geografia.

FONTELLES, Mauro José êti áli. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 abril 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para a prática de pesquisa. Os autores apontam o levantamento do problema, a descrição e a elaboração dos objetivos a serem alcançados, o método utilizado para a resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos que se estruturam uma pesquisa.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Pôrto Alegre: Mediação, 2001.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualize com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. terceira edição Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

Nesse livro, o autor usa seu conhecimento como professor para instigar os educadores a refletir sôbre como o ato de ensinar está muito além de transmitir conteúdo. Para Nestor Kaercher, o docente deve também ensinar o educando a olhar para o outro.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

Livro que aponta a importância dos elementos que viabilizam o processo de ensinar e aprender, como os materiais escolares, com destaque para o livro didático e a participação da comunidade e da família, em uma relação recíproca com a escola.

córh, inguedór G. Villaça. Argumentação e linguagem. décima segunda edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso. Assim, ela apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir acêrca da noção da argumentação oral e escrita.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, volume 10, número , página 3745, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, expondo seu conceito, traz as características do método, como êle deve ser organizado e os objetivos que devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. décima oitava ediçãoSão Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro, são apresentados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de maneira autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

êsse livro tem como proposta o ensino da produção de gráficos e mapas, não apenas como ilustrações, mas também como instrumentos que auxiliam a coletar informações potencializadas para adquirir novos conhecimentos.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. vigésima primeira edição São Paulo: Annablume, 2007.

Nesse livro, o autor buscar explicar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, inclusive no Brasil.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; bêrrãns, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor enquanto mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar.

Compreende-se a necessidade do uso dela no decorrer das aulas, mas é necessária a clareza de como utilizá-la para que a aprendizagem não seja voltada para a diversão, sem o devido proveito.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

O autor busca fazer nesse livro uma análise da Geografia na contemporaneidade, traçando um perfil histórico desde sua sistematização como ciência, caminhando por importantes transformações junto à sociedade.

PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del; PRETTE, Almir Del (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: EdUFSCar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e as competências sociais. Além disso, êle conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. sexta edição São Paulo: Edusp, 2014.

Milton Santos aborda nesse livro os principais conceitos e categorias da ciência geográfica, como espaço, território, região, lugar e paisagem. No decorrer de suas páginas, o autor trabalha as transformações espaciais realizadas pêlo ser humano, influenciadas principalmente pêlo período técnico-científico-informacional.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura e como essa ação é necessária para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no decorrer da leitura de diferentes textos.

TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

êsse livro apresenta temas essenciais para compreender a formação da Terra ao longo do tempo geológico, bem como as dinâmicas interna e externa no decorrer de sua história.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

O autor aborda nesse livro o conceito de topofilia, enfatizando a relação do ser humano com o ambiente em espaços onde há culturas distintas.

VON, Cristina. A cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível, todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e o modo como isso pode ser trabalhado nos alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas

CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia (organizador). A necessidade da geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

Essa obra responde a questionamentos essenciais sôbre a necessidade de saber Geografia nos dias atuais e justifica a importância dessa área de conhecimento para as Ciências Humanas. Seus textos deixam claro o papel que a Geografia tem para compreendermos a realidade que nos cérca, abordam conceitos fundamentais para a análise geográfica e trazem temas relativos às transformações da natureza e debates sôbre os assuntos que envolvem a problemática ambiental. Assim, essa é uma obra voltada a alunos e professores da área, além de geógrafos.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia?: das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, página 109124, janeiro até junho 2010. Disponível em: https://oeds.link/o9F7ki. Acesso em: 15 junho 2022.

O texto em questão dá ênfase à preocupação em trabalhar a Geografia com os alunos. Metodologias e práticas pedagógicas alinhadas aos conhecimentos prévios deles são itens pontuados. É sugerido que, em meio à metodologia, haja uma ascensão da abstração para o concreto, com relação tanto aos conhecimentos prévios da turma quanto aos próprios conhecimentos geográficos, cada um em suas particularidades, mas ambos com as devidas qualidades. Juntos, saberes devem se entrelaçar para construir o conhecimento concreto (conceitos e conteúdos) relativo a essa área.

FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. (organizador). Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. Brasília: Editora ú êne bê, 2021. volume 1.

A obra analisa a infância, a juventude e as famílias mediante uma perspectiva do conhecimento geográfico, enfatizando que essas vertentes compõem um vasto campo científico de grande importância para as Ciências Humanas.

FIGUEIREDO, Adma Hamam de (organizador). Uma visão geográfica e ambiental no início do século vinte e um. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

Obra organizada em nove capítulos que mostra assuntos antigos de fórma atualizada, apresentando aos seus leitores a formação do território brasileiro, o processo demográfico, a evolução do espaço rural, várias questões ambientais e uma diversidade de assuntos que caracterizam nosso país. Para isso, seus textos tomam como base diferentes pontos de vista: global, nacional, regional e local. Tais vertentes auxiliam a compreender o presente para pensar no futuro. êsse livro dialoga com os assuntos “Sujeito e seu lugar no mundo” e “Conexões e escalas”, trazidos pêla Bê êne cê cê.

FONSECA, Eugênio Pacceli da. Cartografia escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.

O autor apresenta em seu livro as variadas fórmas de o professor trabalhar em sala de aula as representações cartográficas buscando desenvolver em seus alunos habilidades e competências de leitura e interpretação de mapas. Além disso, exemplifica como reproduzir representações cartográficas por meio de diversos recursos didáticos.

NOVA Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/8dHQn5. Acesso em: 15 junho 2022.

O site traz diversos conteúdos como projetos, revistas, livros, pesquisas, artigos e cadernos cartográficos e bibliográficos sôbre a Cartografia Social da Amazônia.

RIZZATTI, Maurício; CASSOL, Roberto; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Cartografia escolar e inteligências múltiplas. Curitiba: Appris, 2020.

O livro aponta a relação entre a teoria de inteligências múltiplas, abrangendo todas as habilidades cognitivas, e o ensino da Cartografia escolar. Os autores apresentam exemplos de atividades e dão sugestões de recursos tecnológicos e geotecnológicos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da aprendizagem das representações cartográficas.

TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo; CUBAS, Monyra Guttervill; FOGAÇA, Thiago Kich. Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Essa obra apresenta a situação de escassez de recursos naturais que constantemente tem aumentado mundialmente. Por essa preocupação, os autores trazem à reflexão ações emergenciais de preservação e conservação da natureza, uma vez que essas atitudes são urgentes para a sustentabilidade dêsses recursos.