O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

Leia, com atenção, os enunciados das atividades antes de resolvê-las.

1. Observe o planisfério com os continentes e os oceanos da Terra.

Continentes e oceanos da Terra

Mapa. Continentes e oceanos da Terra. 
Na porção oeste, a América, ao centro, a África, ao norte, a Europa, No nordeste, a Ásia, no sudeste, a Oceania e na porção sul, a Antártida. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34.

Anote uma ou duas informações que você saiba sôbre cada continente, como localização, população, natureza, economia, geopolítica etcétera Depois, leia suas anotações para os colegas.

2. Copie o esquema a seguir, completando-o corretamente com as palavras do quadro.

• Nação • Povo • Cultura • Estado-nação

Esquema.
espaço mais espaço mais Território igual espaço. 
espaço mais Governo igual espaço.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Por meio desta questão, é possível diagnosticar o que os alunos sabem a respeito dos continentes e quais defasagens podem ser enfrentadas.

2. Resposta: Povo + Cultura + Território = Nação. Nação + govêrno = Estado-nação.

Objetivos da atividade

1 Localizar e descrever as principais características dos continentes da Terra.

2. Descrever os conceitos de povo, cultura, território, nação, govêrno e Estado-nação.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, conduza uma prática com a construção de flashcards sôbre os continentes da Terra. O material pode ser composto por cartões recortados de folha de papel sulfite. Em uma das faces, os alunos deverão desenhar o continente; já na outra, êles deverão escrever suas características (na fórma de tópicos), tais como localização, população, natureza, economia, geopolítica etcétera Com todos os flashcards finalizados, êles poderão estudar a respeito do tema em duplas.

2. Em caso de dúvidas com a atividade, realize uma prática com imagens que demonstrem os referidos conceitos: povo, cultura, território, nação, govêrno e Estado-nação. Organize previamente essas imagens, apresente-as aos alunos e solicite que as relacionem aos conceitos. Para complementar, êles deverão escrever no caderno uma síntese de cada conceito.

3. Relacione as frases a seguir, utilizando as letras D e E, conforme o modêlo.

D: para países desenvolvidos.  E: para países em desenvolvimento.
  1. Elevados índices de pobreza e de desemprêgo.
  2. Melhores condições de vida e renda per cápita elevada.
  3. Também chamados países do Norte.
  4. Altas taxas de mortalidade e de analfabetismo.
  5. Também chamados países do Sul.
  6. Baixas taxas de mortalidade e de analfabetismo.

4. sôbre a divisão regional do continente americano, copie as frases completando-as corretamente com as informações a seguir.

América Latina e América Anglo-Saxônica.

América do Norte, América Central e América do Sul.

  1. Do ponto de vista geográfico, o continente americano pode ser regionalizado em...
  2. Do ponto de vista histórico-cultural, o continente americano pode ser regionalizado em...

5. Observe a imagem. Depois, copie a afirmação da página a seguir que indica, corretamente, o fenômeno representado.

Esquema. A Cordilheira dos Andes sobre a placa Sul-Americana. À esquerda, submersa, está a Placa de Nazca, com a Fossa do Peru-Chile ao lado dela. Há magma subindo em direção às montanhas, na placa Sul-Americana.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: Letra E.

3. b) Resposta: Letra D.

3. c) Resposta: Letra D.

3. d) Resposta: Letra E.

3. e) Resposta: Letra E.

3. f) Resposta: Letra D.

4. a) Resposta: América do Norte, América Central e América do Sul.

4. b) Resposta: América Latina e América Anglo-Saxônica.

5. Resposta: Alternativa a.

Objetivos das atividades

3. Identificar e comparar aspectos relacionados aos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

4. Identificar os diferentes tipos de regionalização do continente americano.

5. Compreender e descrever a tectônica de placas e seus aspectos relacionados.

Como proceder nas atividades

3. Se os alunos não adquirirem noções adequadas, realize uma prática com a produção de um jôgo de dados que relacione as características dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para tanto, oriente-os na elaboração de um dado, o qual pode ser construído por meio de dobraduras em uma folha de papel até formar um cubo geométrico. Em cada face dêsse cubo, os alunos deverão escrever determinada característica, por exemplo: pobreza, desemprêgo, melhores condições de vida, renda per cápita elevada, altas taxas de mortalidade, baixas taxas de analfabetismo, entre outras, até completar as seis faces do dado. Ao final, êles poderão jogar em duplas. O jogador da vez deverá lançar o dado e responder se a característica sorteada pertence a um país desenvolvido ou em desenvolvimento.

4. Em caso de dúvidas, realize uma prática cartográfica com a produção de mapas do continente americano. Em um dêsses mapas, explore a regionalização pêlo ponto de vista geográfico, identificando assim a América do Norte, América Central e América do Sul. Já no outro mapa, a regionalização deverá ser realizada pêlo ponto de vista histórico-cultural, identificando a América Anglo-Saxônica e América Latina. Em todos os mapas, os alunos deverão atribuir um título e construir a legenda.

5. Se os alunos demonstrarem alguma incompreensão sôbre a temática, apresente vídeos, animações ou outras produções visuais que ilustrem a tectônica de placas. Para complementar, solicite a êles que escrevam uma síntese a respeito do movimento das placas tectônicas, abordando sua influência na configuração do relêvo e seus aspectos relacionados (por exemplo, terremotos).

  1. Cordilheira resultante do movimento de colisão (choque) entre duas placas tectônicas.
  2. Formação rochosa resultante do movimento de afastamento entre duas placas tectônicas.

6. Relacione, lado a lado, em uma folha avulsa, cada tipo de vegetação ao seu respectivo clima.

VEGETAÇÃO: Tundra, floresta Equatorial, Cerrados e savanas, floresta de taiga, Estepes, floresta temperada.

CLIMA: Equatorial, Semiárido, Polar, Temperado, Frio, Tropical.

7. Com base no climograma, responda às questões a seguir.

Muzuzu, maláui

Gráfico. Muzuzu, Malawi. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius).  
A precipitação varia entre 10 e 220 milímetros, atingindo 10 milímetros em agosto e setembro e 220 milímetros em março. A temperatura varia entre 5 e 20 graus Celsius, ficando acima de 15 graus Celsius em janeiro, fevereiro e março, caindo gradativamente chegando em 6 em julho, voltando a subir, ficando acima de 15 graus Celsius em outubro, novembro e dezembro.

Fonte de pesquisa: . World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/0tIUMR. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

  1. O que as barras azuis indicam?
  2. O que a linha vermelha indica?
  3. Quais são os meses mais chuvosos indicados no climograma? E quais são os meses mais secos?
  4. Nesse lugar, os meses mais quentes do ano são mais chuvosos ou mais secos?
Respostas e comentários

6. Resposta: Tundra e clima polar; floresta equatorial e clima equatorial; cerrados e savanas e clima tropical; floresta de taiga e clima frio; estepes e clima semiárido; floresta temperada e clima temperado.

7. a) Resposta: Volume de precipitação ao longo do ano.

7. b) Resposta: A temperatura ao longo do ano.

7. c) Resposta: Os meses mais chuvosos são dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Os meses mais secos são junho, julho, agosto, setembro e outubro.

7. d) Resposta: Os meses mais quentes são mais chuvosos.

Objetivos das atividades

6. Relacionar e comparar os diferentes tipos de vegetação e seus respectivos tipos climáticos.

7. Interpretar e compreender as variáveis climáticas por meio de climogramas.

Como proceder nas atividades

6. Em caso de dificuldade, oriente os alunos a construírem um jôgo da memória ilustrado, que tenha como tema os tipos de vegetação e seus respectivos tipos climáticos. O material do jôgo pode ser confeccionado por meio de cartões recortados de folha de papel sulfite. Os cartões serão produzidos aos pares, sendo que em um deles deverá ser ilustrado e ter o nome de determinado tipo de vegetação, e no seu par, seu respectivo tipo climático. Ao final, com o material do jôgo finalizado, os alunos poderão jogar em duplas ou trios. Inicia-se o jôgo com todos os cartões distribuídos com a face para baixo. Um jogador por vez tem a chance de encontrar os cartões que relacionam corretamente a vegetação e seu tipo climático. Em caso de êrro, os cartões são devolvidos e passa-se a vez para o próximo jogador; se o participante acertar, êle ganha mais uma tentativa.

7. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, conduza uma prática com a construção de climogramas, os quais poderão ser da cidade ou do estado que o aluno mora. Para tanto, organize previamente os dados climáticos que serão representados e distribua aos alunos uma folha de papel vegetal. Os alunos deverão partir a folha ao meio e, em uma das partes, oriente-os para representar a pluviosidade utilizando o gráfico de colunas. Na outra metade da folha, será representada a variação da temperatura por meio do gráfico de linhas. Ao final, as informações climáticas poderão ser cruzadas mediante a sobreposição das folhas. Para complementar, solicite que escrevam no caderno uma síntese do perfil climático representado.

8. Leia as manchetes a seguir.

Emissão de gases do efeito estufa sobe 3,5% no país

Disponível em: https://oeds.link/S0MJjE. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século, alerta ONU

Disponível em: https://oeds.link/y46vKd. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Escreva um texto explicando a relação que se pode estabelecer entre as informações mostradas nas manchetes. Destaque também, no texto, algumas consequências provocadas pêlo aquecimento global.

9. Observe e compare as pirâmides etárias mostradas a seguir.

País desenvolvido

Gráfico A. País desenvolvido. 
Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 500 e 1200 mil habitantes. 
Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 1200 a 1500 mil habitantes. 
Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, se mantendo até 1000 mil habitantes.

País subdesenvolvido

Gráfico B. País subdesenvolvido. 
Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 100 e 200 mil habitantes. 
Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 200 a 900 mil habitantes. 
Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando de 900 a 1300 mil habitantes. Todos os valores vão diminuindo conforme a idade aumenta.

Fonte de pesquisa: Iunáited . World population prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/kN5ZbP/. Acesso em: 16 agosto 2022.

  1. Qual pirâmide etária mostra um país com taxas de natalidade mais elevadas? Que parte da pirâmide etária mostra essa informação?
  2. Qual pirâmide etária mostra um país com maior expectativa de vida? Que parte da pirâmide etária mostra essa informação?
Respostas e comentários

8. Resposta: De acôrdo com as manchetes pode se estabelecer uma relação de que o aumento da poluição do ar tem provocado um aumento das temperaturas no planeta (o chamado efeito estufa artificial). Entre as consequências dêsse fenômeno, estão as mudanças climáticas e o aumento no nível do mar.

9. a) Resposta: O país representado na pirâmide etária B. A taxa de natalidade pode ser observada na parte inferior (base) da pirâmide etária.

9. b) Resposta: O país representado na pirâmide etária A. A expectativa de vida pode ser observada na parte superior (ápice ou tôpo) da pirâmide etária.

Objetivos das atividades

8. Compreender o fenômeno do efeito estufa e seus aspectos relacionados.

9. Compreender e relacionar as dinâmicas demográficas em países desenvolvidos e subdesenvolvidos; identificar e interpretar dados demográficos por meio de pirâmides etárias.

Como proceder nas atividades

8. Em caso de dúvidas sôbre a temática, peça aos alunos uma atividade com a produção de um desenho esquematizando os aspectos relacionados ao efeito estufa e ao aquecimento global. Oriente-os também para destacar,no desenho, as consequências dêsse fenômeno. Para complementar, solicite que escrevam no caderno uma síntese explicativa dêsse fenômeno.

9. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, conduza uma prática com a construção da pirâmide etária do Brasil. Antes, organize os dados necessários. Para complementar, após os alunos finalizarem suas produções, apresente a êles uma pirâmide etária do Brasil de décadas passadas. Incentive-os a comparar as duas figuras. Solicite que textualizem no caderno as diferenças percebidas na dinâmica demográfica do país, relacionando as taxas de natalidade, mortalidade e de expectativa de vida.