UNIDADE 1 A globalização no espaço geográfico

Fotografia. Um drone, equipamento com quatro hélices distintas e uma câmera acoplada na parte inferior. Abaixo dele, uma cidade com diversos edifícios e o mar.
Vista de drone sobrevoando e capturando imagens da cidade de Seattle, Estados Unidos, em 2018.
Respostas e comentários

Aproveite as páginas de abertura para apresentar um panorama sôbre o que será desenvolvido nesta unidade.

A foto de abertura destaca a utilização de drones, como são chamados os veículos aéreos não tripulados. Para fins civis, os drones são utilizados, principalmente, para captar fotos e imagens aéreas por meio de câmeras acopladas neles.

Explique aos alunos que, ao longo dos anos, inúmeras técnicas e tecnologias foram desenvolvidas para facilitar a execução de tarefas que antes levavam mais tempo e demandavam o trabalho de muitas pessoas. Os fluxos de transporte, informações e comunicações também foram aperfeiçoados e contribuíram para encurtar distâncias entre pessoas e lugares. Isso contribuiu para a formação do atual mundo globalizado, assim como para disseminar tais tecnologias pêlo planeta.

As questões iniciais permitem desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, ao abordar fatos e situações para compreender a ideia de globalização.

Metodologias ativas

Inicie o trabalho com os assuntos da unidade propondo à turma a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Leve para a aula notícias de jornais e de revistas sôbre a globalização. Utilize as informações para incentivá-los a conversar a respeito do tema. Promova um ambiente no qual os alunos sejam instigados a expor oralmente o que o que conhecem do assunto, orientados por um roteiro de perguntas. Incentive-os a falar sem se preocupar com os comentários, se estão certos ou não. Essa maneira de trabalhar contribui para promover a socialização entre os alunos, porque os auxilia a exercitar a imaginação e o respeito ao próximo.

Essa atividade favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6 da Bê êne cê cê, ao propor que os alunos construam argumentos com base em conhecimentos das Ciências Humanas.

O drone, uma tecnologia desenvolvida há algumas décadas e que vem sendo aprimorada e popularizada mais recentemente, realiza voos controlados remotamente. Os drones são muito utilizados na captação de imagens aéreas para diversas finalidades, como o monitoramento de tráfego urbano e de acidentes ambientais e a inspeção de grandes construções e, até mesmo, de lavouras.

Assim como a criação dos drones, outras inovações tecnológicas, que são desenvolvidas constantemente, caracterizam a atual fase do capitalismo em que vivemos. Também conhecida como globalização, essa fase é marcada, entre outras características, pêla simultaneidade do fluxo de informações pêlo planeta.

Iniciando a conversa

  1. Você conhece situações nas quais os drones podem ser utilizados? Cite-as.
  2. O que você sabe sôbre a globalização?
  3. De que maneira podemos perceber a globalização em nosso dia a dia? Converse com os colegas e o professor e anote suas conclusões no caderno.

Agora vamos estudar...

  • os grandes avanços tecnológicos ocorridos nos meios de transporte e de comunicação;
  • as principais características do processo de globalização;
  • as transformações ocorridas no sistema produtivo mundial pêla globalização econômica;
  • o acesso desigual da população às novas tecnologias.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite a foto para motivar os alunos a conversar sôbre o que conhecem a respeito do tema a ser estudado. Questione-os acêrca do processo de globalização, pergunte-lhes de que maneira a globalização está presente em nosso dia a dia.

Respostas

1. Resposta pessoal. Atualmente, suas imagens são utilizadas por emissoras de televisão, no monitoramento das atividades agrícolas (contrôle de pragas, por exemplo), no monitoramento do tráfego urbano, no acesso a áreas afetadas por catástrofes ambientais etcétera

2. Resposta pessoal. É possível que os alunos comentem que a globalização é caracterizada por apresentar grande quantidade de inovações tecnológicas, como o próprio drone, mostrado nas páginas de abertura; e aparelhos eletrônicos, tecnologias que rapidamente são incorporadas no dia a dia. A globalização também possui intenso fluxo de informações, de pessoas e de capitais.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem algumas situações do cotidiano nas quais usamos tecnologias, como a internet, que nos auxilia no deslocamento mais ágil de um lugar para outro sugerindo diferentes meios de transporte, ou na aquisição de produtos fabricados em vários lugares do mundo.

Comente com os alunos que a internet pode ser considerada o exemplo mais emblemático dos avanços tecnológicos de nossa época. Milhões e milhões de usuários espalhados ao redor do mundo estão conectados à rede, seja para trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades. Por meio dessa rede mundial de computadores, circula um volume gigantesco de informações na fórma de textos, imagens, vídeos etcétera

CAPÍTULO 1 A globalização

Para entendermos o processo de globalização, é preciso recorrer às transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas últimas décadas do século passado. Essas transformações estão ligadas, principalmente, aos aspectos indicados a seguir.

  • Desenvolvimento do capitalismo: a decadência do socialismo no mundo (entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990) deu origem a uma nova fase da economia mundial, marcada pêla expansão e hegemoniaglossário do capitalismo em escala planetária.
  • Avanço científico e tecnológico: a revolução tecnocientífica (ocorrida desde a segunda metade do século vinte), também chamada de Terceira Revolução Industrial, se caracterizou pêla maior integração entre ciência e produção industrial, como mostra a imagem a seguir.
Fotografia. Mulher usando máscara, touca, viseira protegendo o rosto e luvas. Ela está em frente a um maquinário. Atrás dela há outra pessoa com roupas semelhantes.
Laboratório de biotecnologia no estado de Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, em 2020.

A produção industrial e as pesquisas científicas com elevada tecnologia tornaram a economia mundial dinâmica, competitiva e, ao mesmo tempo, mais interligada. Isso ocorreu porque os avanços tecnológicos melhoraram os serviços de comunicação e de transporte, tornando-os mais eficientes e facilitando a integração entre regiões distantes do planeta.

Para muitos estudiosos, a globalização corresponde à fase mais avançada do capitalismo (ver informações na página 20), caracterizada pêlo aumento das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Entender a globalização como um processo de integração do espaço geográfico mundial.
  • Verificar como o desenvolvimento das telecomunicações e dos meios de transporte, impulsionado pêla Revolução Tecnocientífica, tem promovido a integração do espaço geográfico.
  • Conhecer o que são projeções cartográficas cilíndricas.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar e de entender alguns aspectos do processo de globalização e conhecer momentos históricos que colaboraram para seu avanço, além de compreender o têrmu mundialização.

Ainda neste capítulo, êles perceberão como ocorreu a Revolução Tecnocientífica por meio da leitura de mapas e fotos e da realização de atividades.

Os conteúdos abordados são pertinentes para que os alunos compreendam que o desenvolvimento tecnológico e científico foi imprescindível para o progresso em áreas como a comunicação e a saúde. Dessa fórma, êles poderão explorar aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero cinco e ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê.

Um texto a mais

O texto a seguir serve de apôio teórico para o tema globalização.

É possível discordar quanto à denominação e às características do atual período histórico. Nós o vivemos, e nada é mais difícil que definir o presente.

Porém já sabemos que nossa época implicou uma revolução global não totalmente acabada, mas cujos efeitos são perceptíveis em todos os aspectos da vida. Como disse Lucien (1978, página 185186), “a partir da Segunda Guerra Mundial, torna-se cada vez mais evidente para os pesquisadores sérios que temos um terceiro tipo de capitalismo, para o qual se emprega toda uma série de expressões: capitalismo de organização, sociedade de massa etcétera Trata-se, sempre, do capitalismo, sem dúvida, mas mudanças essenciais surgiram”. ]

Acreditamos, como tantos outros, que as perturbações que caracterizam esta fase da história humana decorrem em grande parte dos extraordinários progressos no domínio das ciências e das técnicas. Estaríamos no período do capitalismo tecnológico, segundo (1972), ou sociedade tecnológica, conforme (1971).

reticências

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Ucitéc, 1997. página 1516.

Assim, a globalização vem intensificando as relações econômicas e comerciais entre os países e promovendo a integração cada vez mais efetiva do espaço geográfico mundial.

Ilustração. O planeta Terra com os continentes interligados por linhas de luz. Na superfície também há pontos luminosos nas cidades.
A imagem representa como diferentes regiões do mundo estão interligadas na globalização por meio de rotas aéreas.

Globalização ou mundialização

Desde a década de 1980, o têrmu "globalização", que vem do inglês globalization, tem sido utilizado pelos meios de comunicação e por boa parte dos estudiosos, que a consideram a fase ou o estágio mais avançado da expansão do capitalismo em escala planetária. Nesse sentido, a globalização adquire um caráter bastante abrangente, pois, além da dimensão econômica, tem implicações políticas, culturais e sociais.

Contudo, outros estudiosos preferem utilizar o têrmu "mundialização" por considerar que êle expressa, de maneira mais adequada, o processo que levou o capitalismo a se expandir pêla economia mundial. Para estudiosos, a palavra “mundial” traduz, de fórma mais precisa, a ideia de que a economia se mundializou.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a mundialização está ligada à crescente integração econômica do espaço mundial, o que, historicamente, toma impulso a partir da expansão marítima europeia iniciada no século quinze. Desde então, as rotas comerciais além-mar, que foram sendo abertas entre a Europa e os territórios coloniais na América, na África e na Ásia, contribuíram para a formação de um sistema econômico mundial.

Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que a imagem representa as rotas aéreas. Questione-os sôbre a importância dêsse meio de transporte para o desenvolvimento de um país e de que fórma isso está relacionado à globalização.
  • O conteúdo A globalização explora aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, pois os alunos entenderão as configurações da globalização por meio de elementos históricos, como o capitalismo e o avanço científico, e de que maneira ela se difere da mundialização.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre mundialização e globalização.

O estudo da globalização é marcado por algumas discussões terminológicas. Alguns autores defendem, por exemplo, uma distinção entre o têrmu mundialização e a palavra globalização.

O têrmu globalização seria utilizado preferencialmente por aqueles que querem enfatizar o caráter inédito dêsse processo. De acôrdo com Manuel Castéls, “uma economia global é uma nova realidade histórica, diferente de uma economia mundial”.

Isso porque, embora a economia mundial exista no mínimo desde o século dezesseis e o modo capitalista de produção tenha sempre se caracterizado por uma expansão contínua, foi apenas no final do século vinte que a economia mundial conseguiu tornar-se verdadeiramente global, com base na nova infraestrutura propiciada pêlas tecnologias de informação e comunicação. Assim, a existência de mercados financeiros integrados faria que a economia global tivesse a capacidade de funcionar “como uma unidade em tempo real, em escala planetária”.

A utilização de um novo adjetivo – “global” – seria, portanto, preferível, porque evidenciaria que o processo que êle qualifica teria características inéditas na história da humanidade.

     No entanto, muitos autores defendem que a globalização não apresenta nada de novo. E, por isso, seria importante não confundir a globalização com a simples internacionalização da economia.

MATIAS, Eduardo Felipe Pérez. A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005. página 104.

O capitalismo

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

O sistema político-econômico capitalista ganhou fôrças a partir da Revolução Industrial, nos séculos dezoito e dezenove, na Europa, sobretudo em países como Inglaterra, Alemanha e França. Depois de passar por várias fases de desenvolvimento, atualmente o capitalismo é o sistema político-econômico predominante na maioria dos países do mundo.

Veja, a seguir, um resumo com algumas características gerais do capitalismo:

  • sociedade dividida em classes sociais: no modêlo capitalista de produção, existem duas classes sociais básicas: os trabalhadores e os capitalistas (donos dos meios de produção). Os trabalhadores vendem sua fôrça de trabalho em troca de salário. Os capitalistas, donos dos meios de produção (ferramentas, máquinas, estabelecimentos industriais e comerciais etcétera), contratam os trabalhadores para produzir mercadorias que futuramente vão gerar lucros;
  • propriedade privada dos meios de produção: os capitalistas detêm a propriedade dos meios de produção. Com estes, os capitalistas exploram a mão de obra dos trabalhadores com o objetivo de obter lucros;
  • livre concorrência e busca do lucro: os preços de produtos e de bens e serviços são livres e definidos pêlo mercado. Isso explica, por exemplo, porque um mesmo produto pode ser encontrado com diferentes preços;
  • economia de mercado: o aumento ou a diminuição dos preços tende a variar pêla lei da oferta e da procura. Assim, quando a oferta de um produto é maior que a sua procura, o preço tende a cair. Ao contrário, quando a procura é maior que a oferta, o preço tende a aumentar.
Fotografia. Bancada com notas de 100, 50 e 5 reais, junto a moedas, atrás delas há uma calculadora.
Calculadora, moedas e cédulas de dinheiro.

Questão 1.

Vivemos em um sistema político e econômico capitalista no Brasil. dêsse modo, podemos reconhecer as características gerais do capitalismo em diferentes atividades realizadas pêlas pessoas no lugar onde vivemos. Com mais dois colegas, descrevam um ou mais exemplos para cada uma das características dêsse sistema citadas nesta página e que estejam presentes no dia a dia de vocês. Anotem os exemplos no caderno e, depois, apresentem-nos ao restante da turma.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

O conteúdo proposto na página 20 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Também explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois possibilita refletir a respeito da intervenção do ser humano na natureza e na sociedade com base no trabalho e nos conhecimentos adquiridos pêlas sociedades ao longo de sua história.

Resposta

Questão 1. Resposta pessoal. Possíveis respostas: Sociedade dividida em classes: os alunos podem citar os cargos ocupados por familiares ou conhecidos, como patrões ou empregados. Propriedade privada: os alunos podem descrever estabelecimentos industriais, comerciais ou de prestação de serviços que pertencem a um proprietário conhecido por êles ou não, mas que se tratam de empresas privadas. Livre concorrência: os alunos podem descrever mais de um estabelecimento do mesmo tipo, como supermercado, açougue ou loja de roupas ou calçados, em que podem pesquisar e optar por preços ou mercadorias melhores. Economia de mercado: os alunos podem citar a variação de preços de determinados produtos de acôrdo com a época (ventiladores ficam mais caros em períodos de mais calor; preço de algum tipo de alimento que fica mais baixo quando sua produção está elevada etc.).

Algo a mais

Para complementar o estudo sôbre o capitalismo, apresente aos alunos o vídeo a seguir, que aborda o tema de maneira rápida e objetiva.

> POLITIZE! Capitalismo: o que é e como surgiu?. Disponível em: https://oeds.link/jQzW2J. Acesso em: 3 junho 2022.

Desenvolvimento científico e tecnológico

Desde a segunda metade do século vinte, uma verdadeira revolução tecnológica, impulsionada pelos avanços da ciência e das técnicas, levou o capitalismo a ingressar em uma nova fase, chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica. êsse desenvolvimento científico e tecnológico, fruto dos investimentos maciços realizados por governos e grandes empresas privadas, em países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Alemanha, atingiu as mais variadas áreas do conhecimento, principalmente as tecnologias da informação, como a informática e as telecomunicações.

O desenvolvimento dessas tecnologias proporcionou a grande expansão das redes de comunicação de longa distância, constituídas por um complexo conjunto de satélites artificiais colocados na órbita do planeta, cabos de transmissões intercontinentais instalados no fundo dos oceanos, redes de fibras ópticasglossário , além de inúmeras centrais de rádio e televisão e de sistemas de telefonia fixa e móvel (celulares) espalhados por todo o mundo.

A expansão das telecomunicações integrada à informática, sobretudo por meio da internet, a rede mundial de computadores, também tornou possível a transmissão quase instantânea de um gigantesco volume de informações.

Todas essas inovações tecnológicas aumentaram, de maneira rápida, a velocidade e a capacidade de transmissão das informações em todo o planeta, promovendo, consequentemente, a integração efetiva do espaço geográfico mundial.

Fotografia. Vista de baixo para cima. Antenas de telecomunicações em meio a árvores. No céu há nuvens.

As torres de transmissão (de rádio e de telefonia) e as antenas de televisão, como mostradas na foto do município de Matureia, Paraíba, em 2020, podem ser observadas tanto nas cidades quanto no campo. Elas compõem uma das partes visíveis da complexa rede de comunicação, que leva informações a todas as partes do planeta.

Respostas e comentários

Comente com os alunos que alguns estudos costumam dividir o desenvolvimento do capitalismo em três períodos:

Primeira Revolução Industrial: período que compreende os séculos dezoito e dezenove, caracterizado pêla utilização da máquina a vapor na produção fabril. O carvão consistia na principal fonte de energia nesse período.

Segunda Revolução Industrial: período que compreende o final do século dezenove até metade do século vinte. Nele, houve a inserção do petróleo e da energia elétrica nas atividades industriais.

Terceira Revolução Industrial: período que se inicia em meados do século vinte e se estende até os dias atuais, caracterizado pêlo emprêgo de elevadas tecnologias no sistema industrial.

Atividade a mais

  • Organize a turma em duplas e solicite que cada dupla faça uma pesquisa sôbre diferentes linguagens que tratam da globalização. Sorteie para as duplas as linguagens que deverão ser pesquisadas: letras de músicas, anúncios publicitários, charges etcétera
  • Marque previamente uma data para que as duplas façam a apresentação da pesquisa realizada.
  • Caso considere interessante, êsse material pode ser utilizado para a confecção de um painel com o tema globalização.
  • A atividade promove o pensamento computacional ao propor que os alunos organizem as fases da pesquisa e as informações mais pertinentes com base em fontes confiáveis e, por fim, que façam a apresentação da pesquisa e/ou a confecção do painel.
  • Essa atividade promove o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 5 e da Competência geral 4 da Bê êne cê cê, pois promove práticas de investigação com o uso de diferentes linguagens.

Geografia e História

A globalização é um fenômeno da atualidade?

Ainda que a globalização seja uma palavra relativamente nova, utilizada para caracterizar a ideia de um mundo interligado, a integração entre povos e países começou a ocorrer efetivamente há alguns séculos. Por isso, sempre que necessário, a História pode nos ajudar a compreender o processo de globalização, como mostra o texto a seguir.

É a globalização um fenômeno inédito, que surge nas últimas décadas do século vinte, trazendo consigo uma transformação fundamental no funcionamento das sociedades humanas? Ou trata-se antes de um processo histórico de longa maturação, que deixa seus primeiros rastros no início da Idade Modernaglossário , confundindo-se com a própria expansão do capitalismo?

A resposta a essa questão não é simples. Isso porque existe uma controvérsia entre duas interpretações bastante difundidas da globalização. Alguns autores tendem a vê-la como um fenômeno revolucionário, uma ruptura com relação ao passado, enquanto outros a encaram como uma continuação da história de expansão dos mercados. reticências

reticências

BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo: Contexto, 2001. página 2022.

Fotografia. Um astrolábio, equipamento dourado, circular com hastes e uma lupa, com inscrições ao redor.
Astrolábio.

A linha do tempo, apresentada na página a seguir, mostra os principais acontecimentos históricos dos últimos séculos, que culminaram na integração de todo o mundo.

Questão 2.

Em casa, converse com uma ou mais pessoas que sejam pêlo menos 20 anos mais velhas do que você e pergunte a elas quais inventos tecnológicos mais alteraram seu dia a dia ou transformaram o modo de realizar algumas atividades. Sugira à pessoa que pense, por exemplo, nos meios de comunicação, nos utensílios domésticos ou de trabalho, nos meios de transporte etcétera Após a conversa, escreva um texto no caderno sintetizando as informações obtidas. Depois, apresente seu texto aos colegas.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

  • Para o trabalho com o tema A globalização é um fenômeno da atualidade?, promova a articulação com a componente curricular de História. Organize a sala de aula em semicírculo e realize a leitura com os alunos.
  • Aproveite o texto citado e promova a prática de leitura inferencial com os alunos. Para isso, resgate, antes da leitura, os conhecimentos prévios deles acerca da questão proposta na página: “A globalização é um fenômeno da atualidade?” perguntando-lhes o que esperam que o texto aborde. Durante a leitura, realize diferentes dinâmicas, como leitura silenciosa, individual, em duplas, em grupos, coletiva etc. Questione-os a respeito da ideia principal do texto, das palavras que eles não conhecem etc. Após a leitura, pergunte a eles se as expectativas do texto foram confirmadas, pedindo-lhes que troquem ideias entre si sobre suas percepções e que escutem os colegas respeitosamente.
  • Em seguida, com o suporte do professor do componente curricular de História, complemente as informações sobre o modo de vida de alguns períodos históricos mencionados nas páginas 22 e 23.
  • Incentive os alunos a refletir sobre como o avanço no desenvolvimento das técnicas trouxe mudanças no modo de vida das sociedades ao longo do tempo.
  • A questão 2 contempla aspectos da Competência geral 6 da BNCC ao buscar a vivência com a tecnologia no passado e no presente, de modo que seja possível entender a percepção do outro.

Resposta

Questão 2. Auxilie os alunos na organização necessária para a realização da pesquisa proposta. Organize a turma para que todos tenham oportunidade de expor os textos produzidos. Incentive-os a conversar sobre o tema.

Resposta

Linha do tempo com figuras e informações. 
1492 Chegada dos europeus à América. Imagem de um navio a velas. 
1521 Primeira circum-navegação da Terra por um barco da frota de Fernão de Magalhães. 
1825 Construção da primeira ferrovia do mundo, na Grã-Bretanha. 
1876 Alexander Graham Bell patenteia o telefone. Foto de um equipamento com um fone acoplado a uma estrutura circular. 
1901 Surge o rádio. 
1919 Primeiro voo que cruzou o oceano Atlântico sem paradas. Foto em preto e branco de um avião pequeno com duas asas paralelas. 
1936 Primeira transmissão da história de programa de televisão no Reino Unido. 
1957 Lançamento do primeiro satélite artificial. 
1969 Criação da Arpanet, precursora da internet. 
1970 Invenção do telefone celular. Foto de um telefone em formato retangular preto. 
1973 Surge o computador pessoal (P C). Foto de um computador com um monitor pequeno e teclado grande. 
1992 Invenção do smartphone. 
1995 Criação da T V digital. 
2010 Invenção do tablet. Foto de uma pessoa organizando um gráfico em um tablet.

Fonte de pesquisa: , Djék. (edição). 1001 invenções que mudaram o mundo. Tradução de Carolina Alfaro, Pedro e Paulo Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Respostas e comentários
  • As fotos desta página representam descobertas tecnológicas ao longo do tempo e não correspondem necessariamente à imagem de cada uma delas na época em que foram criadas.
  • Comente com os alunos que o córte apresentado na linha do tempo na página 23 corresponde a um intervalo maior de tempo que não seria possível representar graficamente.
  • Explique aos alunos que os avanços tecnológicos criados nos países mais ricos e desenvolvidos, como os computadores, a telefonia móvel e a internet, começaram a chegar ao Brasil somente entre as décadas de 1970 e 1990.

Algo a mais

Para saber mais sôbre o tema apresentado, leia o texto a seguir.

> gruzínski, . A passagem do século: 14801520 – as origens da globalização. Tradução: Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre a importância do contato entre europeus e os habitantes da América.

reticências

     Se essa passagem de século tem sentido para nós, um sentido que talvez não tinha nos séculos anteriores, é porque vemos que aí é que surgem as primícias da globalização. E essa globalização é mais que um processo de expansão de origem ibérica, mesmo se o papel da península foi dominante. A globalização que se esboça entre o fim do século quinze e o início do século dezesseis corresponde a um fenômeno global de “desencravamento” reticências.

reticências No limiar do século dezesseis, a globalização corresponde ao fato de setores do mundo que se ignoravam ou não se frequentavam diretamente serem postos em contato uns com os outros. reticências Colombo realiza, assim, o “desencravamento” de uma América isolada do resto do mundo há milênios, ao passo que Vasco da Gama faz da África o elo que une Portugal à Ásia. reticências

     As expedições ibéricas inauguram de outra fórma o processo de globalização: aceleram e intensificam os contatos com as populações distantes. reticências

     Mas o fato é que o contato é feito, o palco dos enfrentamentos mundiais é progressivamente armado, os continentes deixam definitivamente de se ignorar ou de viver à distância. Incontestavelmente, essa é uma das novidades decisivas que traz a passagem do século quinze ao século dezesseis.

reticências

gruzínski, . A passagem do século: 1480-1520 – as origens da globalização. Tradução: Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. página 9799, 104.

Geografia em representações

Projeções cartográficas

A maneira usual de representar o mundo e seus territórios é por meio dos planisférios, como os observados nas páginas dêste livro, que têm toda a superfície do planeta representada em um plano.

Nesses planisférios, porém, a superfície terrestre pode estar representada de diversas maneiras. Isso é possível pêlo fato de que os territórios podem ser traçados a partir de diferentes projeções cartográficas. Cada uma dessas projeções, criadas pelos cartógrafos seguindo cálculos matemáticos, tenta representar a superfície do planeta com maior rigor e exatidão possível.

No entanto, como é possível representar a superfície esférica do planeta em uma superfície plana? Isso seria como esticar a casca de uma laranja em cima de uma mesa. Algumas partes dessa casca certamente se rasgariam, não é mesmo?

Nas projeções cartográficas, isso também ocorre, dando origem às chamadas distorções, ou seja, deformações que podem alterar a fórma, o tamanho ou o ângulo das áreas representadas. Veja as imagens a seguir.

Da esfera ao plano

A projeção da fórma esférica do globo terrestre em uma superfície plana pode ser feita dividindo a superfície do planeta como se fossem os gomos de uma grande laranja. Depois dessa divisão, temos a superfície terrestre sôbre um plano, mas com várias alterações na fórma e no tamanho dos continentes e dos oceanos. Podemos perceber que as áreas mais próximas aos polos sofrem mais deformações, como mostra o mapa da próxima página.

Ilustração. À esquerda, globo terrestre. À direita, o mesmo globo em camadas com os oceanos e continentes, sendo descoladas.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Entender o que são projeções cartográficas.
  • Verificar o que são distorções cartográficas.
  • Compreender o que são projeções cilíndricas.

  • Inicie o estudo do tema mostrando aos alunos diferentes projeções cartográficas: cilíndrica, cônica e azimutal. A princípio, não comente suas diferenças. Solicite a êles que apontem o que diferencia cada projeção e analise as hipóteses levantadas. Peça aos alunos que registrem no caderno as hipóteses sôbre as diferenças que identificam entre as projeções. Se considerar necessário, durante o estudo das projeções ao longo do volume, êles podem retomar as hipóteses e verificar se estão adequadas ou não. Incentive-os a estudar essas projeções.
  • Chame a atenção dos alunos para a explicação da ilustração apresentada. Comente que a passagem da projeção esférica para a projeção plana provoca distorções na representação cartográfica.
  • O tema abordado nas páginas 24 e 25 explora aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, ao tratar de projeções cartográficas.

Algo a mais

Para complementar o estudo, apresente aos alunos diversas informações a respeito das projeções cartográficas no link a seguir.

> O QUE é cartografia. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/OPI8vn. Acesso em: 2 junho 2022.

Projeção cilíndrica

Nesse tipo de projeção cartográfica, a superfície esférica da Terra, com as linhas dos paralelos e meridianos, é representada na parte interna de um cilindro, como mostra a ilustração A.

Esquema A. Globo terrestre com uma folha retangular ao redor dele em formato cilíndrico.

A projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica. Veja, a seguir, essa representação.

Projeção de Mercator

Mapa. Projeção de Mercator. 
Planisfério com os seguintes países demarcados: Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina, França, Argélia, África do Sul, Arábia Saudita, Rússia, China, Japão e Austrália. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 2900 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 23.

Na representação, podemos observar que a projeção cilíndrica de Mercator apresenta áreas com maior distorção e outras com maior exatidão em relação aos territórios representados. Veja a imagem B.

Mapa. B. Planisfério com a indicação: Distorções. 
Baixa: na porção central do globo. 
Média: faixa acima e abaixo da porção central, e; 
Alta: faixas no norte e no sul do mapa.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 23.

Na projeção cilíndrica, quais áreas da superfície terrestre são representadas com maiores distorções? E com menores distorções?

Respostas e comentários

Resposta da seção Geografia em representações nas orientações ao professor.

Atividade a mais

  • Solicite aos alunos que folheiem o livro de Geografia e encontrem outros mapas que apresentem a projeção cilíndrica. Peça-lhes que verifiquem quais temas mapas representam. Relembre a êles que os mapas temáticos podem abordar vários tipos de informações.
  • Esta atividade contempla a Competência específica de Geografia 4 e a Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, ao promover a utilização da linguagem cartográfica no desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio espaço-temporal.

Resposta

Com maiores distorções, as re­giões polares. As áreas com menores distorções são as áreas próximas à linha do Equador. Peça aos alunos que analisem e comparem a representação do Brasil e da Groenlândia, que aparentemente é mais extensa do que o Brasil, contudo, sabemos que de fato tem apenas um quarto da área do nosso país.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que o desenvolvimento do capitalismo e o progresso científico e tecnológico foram fundamentais para o desencadeamento da globalização?
  2. Além da internet, nos últimos tempos, quais outros avanços tecnológicos contribuíram para intensificar as redes de comunicação de longa distância no planeta?
  3. Com base neste capítulo, escreva, no caderno, um texto explicando o que você entende por globalização.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete o texto a seguir.

A terceira Revolução Industrial é a revolução tecnocientífica

reticências A terceira Revolução Industrial, ou revolução tecnocientífica, começou a alterar o panorama produtivo mundial na década de 1970. Os fundamentos dessa nova era industrial repousam sôbre a emergência das tecnologias da microeletrônica e da transmissão de informações, de um lado, e sôbre a automatização e a robotização dos processos produtivos, de outro. Um conjunto de novos ramos industriais — computadores e softwares, telecomunicações, química fina, robótica, biotecnologia — e de mercadorias revolucionárias deslocou o núcleo da acumulação de riquezas, marginalizando as indústrias tradicionais [alimentícias, têxteis, calçadistas, etcétera].

MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997. página 2021.

Ilustração. Uma mão humana sobre uma mão robótica. Há uma marca luminosa no braço da pessoa.
Imagem ilustrativa que representa a evolução tecnológica.
  1. Caracterize a revolução tecnocientífica.
  2. Cite um exemplo de como a revolução tecnocientífica tem modificado a vida das pessoas nas últimas décadas.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta: A comunicação de longa distância tornou-se mais intensa a partir da utilização dos satélites artificiais, dos cabos de transmissões internacionais, dos cabos de fibra óptica, da telefonia móvel etcétera

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos responderam de acôrdo com o tema proposto.

4. a). Resposta. A revolução tecnocientífica ganhou fôrça sobretudo após 1970 e foi proporcionada pêlo desenvolvimento tecnológico e científico, como o da microeletrônica e o da transmissão de informações. Fruto dos investimentos maciços realizados por governos e grandes empresas privadas, em países como Estados Unidos e Canadá, atingiu as mais variadas áreas do conhecimento, principalmente as tecnologias da informação, como a informática e as telecomunicações.

4. b). Resposta pessoal. Os alunos podem citar exemplos como a telefonia celular e a internet, que facilitaram a comunicação entre as pessoas em diferentes regiões do planeta; a biotecnologia, que tem propiciado melhoria na produção de alimentos, como na produção de gêneros agrícolas mais resistentes a diversos tipos de pragas etcétera

Utilize as atividades propostas como fórma de avaliação do processo de ensino e aprendizagem e do nível de conhecimento dos alunos sôbre os temas estudados e, caso haja dúvidas, retome o assunto utilizando abordagens diferentes.

Resposta

1. Resposta: dois processos tornaram a economia mundial mais dinâmica, competitiva e, ao mesmo tempo, mais interligada. Isso ocorreu porque os avanços tecnológicos melhoraram os serviços de comunicação e de transporte, tornando-os mais eficientes e facilitando a integração entre regiões distantes do planeta. A Revolução Tecnocientífica foi proporcionada pêlo desenvolvimento tecnológico e científico.


  • A atividade 3 favorece o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, pois aborda o entendimento da globalização relacionada à ideia de integração mundial, envolvendo as áreas econômica, política e cultural.
  • Proponha aos alunos que adaptem a resposta da atividade 3 para um podcast. Assim, será possível ampliar a criatividade e o conhecimento deles. Instrua-os em todas as etapas da produção, orientando-os na busca por informações, que deve ser realizada em fontes confiáveis, no registro feito de fórma organizada e na elaboração do roteiro. Ao desenvolver essa atividade, exploram-se aspectos das culturas juvenis, pois viabiliza uma abordagem mais tecnológica por meio da qual os alunos podem se expressar e compartilhar informações.
  • Aproveite o texto citado na atividade 4 e promova a prática de leitura inferencial com os alunos. Para isso, resgate, antes da leitura, os conhecimentos prévios deles acêrca do assunto do texto, pedindo-lhes que reflitam sôbre o título e perguntando-lhes o que esperam que o texto aborde. Durante a leitura, questione-os a respeito da ideia principal do texto, das palavras que êles não conhecem etcétera Após a leitura, pergunte a êles se as expectativas a respeito do texto foram confirmadas, pedindo-lhes que troquem ideias entre si sôbre suas percepções e que escutem-nas respeitosamente.

5. Leia os textos e observe as imagens.

     Impulsionado pêlo avanço dos transportes e das comunicações, o processo de globalização tem se caracterizado pêla “diminuição das distâncias” que separam os mais longínquos lugares da superfície terrestre. Isso, obviamente, não significa que os lugares ficaram mais próximos uns dos outros, mas que as viagens entre êles tornaram-se muito mais rápidas.

Gráfico com planisférios em tamanhos diferentes. Eles aumentam gradativamente.

De 1500 a 1840

A melhor média de velocidade das carruagens e dos barcos a vela era de 16 quilômetros por hora.

De 1850 a 1930

As locomotivas a vapor alcançavam em média 100 quilômetros por hora; os barcos a vapor, 57 quilômetros por hora.

Década de 1950

Aviões a propulsão conseguiam atingir velocidades entre 480-640 quilômetros por hora.

Década de 1960

Jatos de passageiros “reduziram” ainda mais as distâncias entre as diversas partes do mundo, chegando a velocidades variáveis entre 800-.1100 quilômetros por hora.

Fonte de pesquisa: Rrárvi, Deivid. Condição pós-moderna: uma pesquisa sôbre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992. página 220.

Agora, responda às questões propostas.

  1. Que relação pode ser estabelecida entre o esquema e o processo de globalização? Converse com os colegas.
  2. Em sua opinião, como o esquema está retratando o “encolhimento” do mundo?
Respostas e comentários

5. a) Resposta: O esquema sintetiza o avanço do processo de globalização ocorrido ao longo dos últimos séculos, que se manifesta pêla “diminuição” relativa das distâncias no espaço mundial a partir do desenvolvimento de meios de transportes cada vez mais velozes.

5. b) Resposta pessoal. À medida que a velocidade dos meios de transporte aumentou, o tamanho do mundo foi “diminuindo”; em outras palavras, as distâncias foram encurtando.

A atividade 5 proporciona aos alunos o desenvolvimento e a exploração da prática de argumentação ao indicarem suas opiniões, respeitando os colegas e as divergências que podem surgir.

Sugestão de avaliação

Apresente as questões a seguir para os alunos como fórma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

1. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o processo de globalização.

a ) A globalização é um processo ainda restrito, pois, mesmo com o desenvolvimento de meios de transporte e de comunicação mais eficientes, continuam existindo grandes obstáculos para que haja uma integração efetiva do espaço mundial.

b ) O processo de globalização, que vem transformando o mundo em uma aldeia global, nada tem a ver com a expansão e a hegemonia do capitalismo em escala planetária.

c ) A globalização corresponde à fase mais avançada do capitalismo, caracterizada pêla intensificação das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países.

d ) O processo de globalização, que está ligado à expansão do capitalismo em escala planetária, caracteriza-se pêlo pequeno volume de trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países do mundo.

2. A integração cada vez mais efetiva entre os países tem se apoiado em três condições fundamentais. Quais são essas condições?

3. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

a ) A Revolução Tecnocientífica resultou em uma nova era industrial, apoiada na implantação das tecnologias da microeletrônica e da robotização nos processos produtivos.

b ) As inovações tecnológicas ocorridas com a chamada Terceira Revolução Tecnocientífica aumentaram a velocidade e a capacidade de transmissão das informações pêlo planeta.

c ) A expansão das telecomunicações integrada à informática, sobretudo por meio da internet, possibilitou a transmissão de informações pêlo planeta, porém, não de fórma instantânea e com volume limitado.

d ) Antes da globalização, não havia nenhuma integração entre os povos.

Respostas

1. c.

2. As condições são: o desenvolvimento tecnológico, como no caso das telecomunicações; o crescente aumento do comércio internacional; o desenvolvimento dos meios de transporte.

3. a ) V; b ) V; c ) F; d ) F.

Glossário

Hegemonia
: o mesmo que domínio, superioridade, supremacia (política ou econômica).
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Fibra óptica
: material muito fino e de alta resistência, composto, principalmente, de fibras de vidro. É muito utilizada na transmissão de informações, em alta velocidade e a grandes distâncias, como os sinais de rádio e de televisão (som e imagem).
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Idade Moderna
: período histórico que compreende de meados do século quinze ao final do século dezoito.
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