CAPÍTULO 2 A globalização econômica

O processo de globalização ocorrido nas últimas décadas foi impulsionado pêla expansão das empresas multinacionais pêlo mundo. A dispersão dessas empresas, favorecida pêla revolução tecnológica e pelos avanços dos transportes, como vimos, criou as condições necessárias para a expansão do capitalismo em escala planetária.

A partir da segunda metade do século vinte, as grandes empresas, que atuavam exclusivamente em seus países de origem – geralmente os mais ricos e industrializados –, passaram a instalar filiais em países menos desenvolvidos economicamente. Muitas dessas empresas, com séde nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Inglaterra, França e Itália, tornaram-se grandes multinacionais, ao se instalarem em países que apresentavam maior potencial de crescimento econômico, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia.

Ao observar o gráfico desta página, é possível verificar que a maioria das grandes empresas multinacionais é originária dos países desenvolvidos.

Origem das 100 maiores empresas (2021)

Gráfico. Origem das 100 maiores empresas (2021).
Estados Unidos: 38 por cento.
China: 31 por cento. 
Japão: 9 por cento.
Alemanha: 6 por cento. 
França: 4 por cento.
Reino Unido: 2 por cento.
Outros: 10 por cento.

Fonte de pesquisa: FORTUNE. Global 500. Disponível em: https://oeds.link/YJinbC Acesso em: 23 maio 2022.

Por que as multinacionais se expandiram pêlo mundo?

A expansão das multinacionais, atualmente também denominadas transnacionais, foi promovida pêla busca de novos mercados consumidores e pêla existência de vantagens oferecidas pelos países onde se instalaram. Entre essas vantagens, estão o menor custo da mão de obra; o baixo custo das matérias-primas; a existência de legislações trabalhistas e ambientais menos rígidas; a concessão de incentivos fiscais (redução ou mesmo isenção dos impostos); e a facilidade para enviar os lucros às matrizes no país de origem.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar o processo de expansão das multinacionais em escala planetária como uma característica do processo de globalização.
  • Compreender que a distribuição das multinacionais alterou a participação de alguns países na atual Divisão Internacional do Trabalho.
  • Identificar os símbolos mundiais característicos do processo de globalização.

Justificativa

Neste capítulo, os alunos conhecerão as características que definem a globalização econômica e como ela se beneficia por meio de multinacionais. êles também estudarão a configuração da Divisão Internacional do Trabalho na economia mundial a partir da expansão das multinacionais por diversos países do planeta.

O capítulo promove o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois, ê éfe zero nove gê ê zero cinco e ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois os alunos analisarão os fatos por meio de gráficos, imagens ê outros recursos para identificar a influência da globalização em várias áreas, sobretudo nas relações econômicas e no consumo.


O conteúdo tratado na página 28 explora aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê ao abordar o papel das corporações internacionais nas relações econômicas mundiais.

Um texto a mais

O texto a seguir explica, resumidamente, o que é uma empresa multinacional. Utilize as informações do texto para complementar as explicações em sala de aula.

MULTINACIONAL. Estrutura empresarial básica do capitalismo dominante nos países altamente industrializados. Caracteriza-se por desenvolver uma estratégia internacional a partir de uma base nacional, sob a coordenação de uma direção centralizada. reticências

reticências O processo teve início no final do século dezenove, quando o capitalismo superou sua fase tipicamente concorrencial e evoluiu para a formação de monopólios, trustes e cartéis – fenômeno que acompanhou a hegemonia do capital financeiro no modo de produção capitalista e se tornou conhecido como imperialismo.

reticências

SANDRONI, Paulo. Novo dicionário de economia. São Paulo: bést céler, 1994. página 235.

Globalização e Divisão Internacional do Trabalho

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

A expansão das multinacionais pêlo mundo, decorrente do crescimento do capitalismo, produziu mudanças significativas nas relações econômicas e comerciais entre os países, alterando a participação deles na Divisão Internacional do Trabalho (díti). A díti representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio internacional, ou seja, como cada país está inserido mundialmente na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.

Até aproximadamente meados do século passado, a produção industrial concentrava-se em um número restrito de países, entre êles Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão. Grande parte dessa produção industrial destinava-se ao abastecimento do mercado interno, enquanto o restante era exportado para os países menos industrializados e de economia primária. A estes cabia, basicamente, a função de fornecer matérias-primas agrícolas e minerais aos países mais industrializados.

Com a expansão das multinacionais pêlo mundo, a partir da segunda metade do século vinte, muitas dessas empresas se instalaram em países de economia essencialmente agrária, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia. países também investiram no desenvolvimento de suas indústrias, seja por meio de recursos financiados pêlo Estado, seja por investimentos de capitais nacionais privados. Com o desenvolvimento de suas atividades industriais, países também se tornaram produtores e exportadores de bens industrializados.

Fotografia. Aeroporto com aviões parados próximos a construções. Há um veículo acoplado a três engates malas na frente.
No início do século vinte, as exportações brasileiras baseavam-se em produtos primários, principalmente no café. Com a modernização da indústria brasileira, as exportações estão mais diversificadas e são compostas tanto de produtos primários quanto de industrializados. A foto mostra movimentação de aviões no Aeroporto Internacional de Viracopos na cidade de Campinas, São Paulo, em 2019.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para complementar o estudo, sugerimos a leitura do livro a seguir, que contempla a repartição do trabalho no mundo, assim como a situação do desemprêgo no Brasil. > Póxmén, Márcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. São Paulo: Boitempo, 2002.
  • Para ampliar o estudo sôbre a Divisão Internacional do Trabalho, apresente a êles o vídeo a seguir: > díti: Divisão Internacional do Trabalho. Disponível em: https://oeds.link/yVwTin. Acesso em: 3 junho2022.

O conteúdo proposto na página 29 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Também explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 5, pois possibilita refletir a respeito da intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e em eventos ocorridos em tempo e espaços diferentes.

A atual Divisão Internacional do Trabalho

Embora as multinacionais tenham passado a desenvolver suas atividades em vários países, é preciso lembrar que muitas nações com desenvolvimento econômico menor ainda têm economia essencialmente agrária, inserindo-se na atual díti como fornecedoras de produtos primários.

Em geral, o parque industrial dêsses países é insuficiente, pouco desenvolvido e pouco diversificado. Por isso, a maior parte deles depende das atividades primárias (agricultura, pecuária, pesca e mineração). O esquema a seguir resume e ilustra a Divisão Internacional do Trabalho na atual fase de globalização.

Esquema. Quadro à esquerda. Países subdesenvolvidos. Ilustrações de rolos de tecido, cédulas de dinheiro, uma usina com chaminés expelindo fumaça, sacos de café, contêiner com conteúdo cinza e trigo, setas para o lado direito.
Quadro à direita. Países desenvolvidos. Ilustrações de uma antena, fábrica com chaminés expelindo fumaça, um notebook, um celular, um avião, um carro, caixas de remédios e um cifrão, seta para o lado esquerdo.
Este é um esquema simplificado da díti atual. Além dos fluxos representados entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, existem importantes fluxos entre os próprios países desenvolvidos e entre os subdesenvolvidos.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Na atual Divisão Internacional do Trabalho, os países mais desenvolvidos dominam a produção e o comércio das tecnologias de ponta, destacando-se também como fornecedores de capitais para os menos desenvolvidos, na fórma de empréstimos e de investimentos. Embora alguns países em desenvolvimento tenham passado a fornecer produtos industrializados, a maioria continua dependente das exportações de gêneros primários. O envio dos lucros das multinacionais para suas matrizes nos países de origem, o pagamento de juros, de parcelas da dívida externa e dos royaltiesglossário sôbre o uso de tecnologias são as fórmas com que o capital sai dos países subdesenvolvidos e volta para os desenvolvidos.

Respostas e comentários
  • Realize a leitura do texto com os alunos. Em seguida, auxilie-os a interpretar a imagem mostrada na página 30.
  • Peça aos alunos que digam o nome de alguns produtos eletrônicos que possuem e se sabem em qual país foi produzido. Destaque que muitos produtos eletrônicos que usamos no dia a dia são produzidos em países desenvolvidos e importados pêlo Brasil ou, então, produzidos em nosso país por multinacionais estrangeiras.
  • Comente também que existem importantes fluxos entre os próprios países desenvolvidos e entre os subdesenvolvidos. Explique que muitos produtos que consumimos diariamente, como roupas, calçados, produtos eletrônicos e eletrodomésticos, são produzidos na China, país subdesenvolvido com elevado crescimento econômico.

A dependência econômica e tecnológica

Ainda que as empresas multinacionais tenham ajudado a promover o crescimento econômico dos países subdesenvolvidos onde se instalaram, a dependência econômica e tecnológica dêsses países vem se acentuando cada vez mais em relação aos países desenvolvidos.

Isso porque os países subdesenvolvidos continuam dependentes, em grande parte, das exportações de produtos tradicionais de baixo valor comercial e das importações de mercadorias mais avançadas tecnologicamente e, por isso, mais valorizadas. modo, países não conseguem obter os recursos necessários para promover o crescimento de suas economias e investir no desenvolvimento de tecnologias.

Economias baseadas na exportação de gêneros primários (minérios, petróleo, gêneros agrícolas e pecuários) é uma característica marcante da dependência econômica dos países subdesenvolvidos.

Fotografia. Um porto repleto de barcos e navios sendo carregados com contêineres.
Pôrto localizado na cidade de Valparaíso, Chile, em 2020.

Devemos lembrar, ainda, que grande parte dos lucros das empresas multinacionais que atuam nos países subdesenvolvidos tem sido enviada às suas matrizes no país de origem. Somente uma parcela reduzida dos lucros é investida efetivamente nos países onde suas filiais atuam.

Além disso, grande parte das multinacionais que se instalam nos países menos desenvolvidos atua em setores tradicionais, como têxtil, alimentício, siderúrgico e petroquímico. As empresas de alta tecnologia (informática, microeletrônica, biotecnologia e aeroespacial) continuam concentradas nos países ricos e desenvolvidos.

Respostas e comentários
  • Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa sôbre os produtos industrializados que o Brasil necessita importar por não produzi-los internamente, como produtos da indústria farmacêutica, fertilizantes e adubos. Se necessário, explique a êles os têrmus exportação e importação.
  • Exportação: saída, envio, venda, remessa etcétera de produtos ou serviços de um país para outro.
  • Importação: entrada, chegada, compra etcétera de produtos ou serviços de um país para outro.
O avanço da produção globalizada

O processo de globalização da economia também gerou mudanças significativas na organização do sistema produtivo das grandes empresas.

As multinacionais, além de expandirem suas atividades no mundo, passaram a dividir as diferentes etapas de fabricação e montagem de seus produtos entre suas filiais espalhadas pêlo mundo ou transferiram parcelas inteiras do processo de produção para empresas sediadas em outros países. As etapas de fabricação de um automóvel, por exemplo, podem ocorrer, simultaneamente, em diferentes países, cada qual encarregado de produzir um conjunto de peças para a montagem final do veículo.

Com a possibilidade de produzir simultaneamente em diversos países, as multinacionais diminuíram os custos de produção e ampliaram significativamente os seus lucros, pois puderam desenvolver suas atividades nos países que apresentam condições mais vantajosas. Assim, se a produção de um determinado produto torna-se onerosa e, portanto, menos rentável em um determinado país, a empresa pode transferir sua produção para outros lugares, onde os custos (mão de obra, matéria-prima, impostos etcétera) são reduzidos e os lucros, consequentemente, podem ser maiores. Veja o exemplo a seguir.

Uma grande empresa estadunidense de roupas, calçados e acessórios esportivos concentra a maior parte da fabricação de tênis e de materiais esportivos em países asiáticos, como Taiwan, Indonésia e Tailândia, onde os operários recebem salários bem menores do que aqueles que seriam pagos aos operários que trabalhassem nas mesmas funções, porém, em fábricas instaladas nos Estados Unidos.

Fotografia. Pessoas em um galpão, costurando. Elas estão sentadas em frente a máquinas de costura com tecidos brancos.
Operários de indústria têxtil que produzem roupas para uma renomada empresa estadunidense, na província de , Indonésia, em 2020.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que as empresas multinacionais, geralmente, buscam locais que cobram menos impostos e onde encontram mão de obra barata.
  • Oriente-os a localizar os países citados na página no planisfério político localizado no final dêste volume.
  • Se julgar pertinente, peça a êles que pesquisem algum produto fabricado no Brasil a partir de peças importadas de outros países, como automóveis.

Algo a mais

Para ampliar o conhecimento sôbre as multinacionais, sugerimos a leitura do livro:

> , Bernardo. O que são multinacionais. décima quarta edição São Paulo: Brasiliense, 1996.

Os signos da globalização no dia a dia

Com a globalização econômica e a dispersão das grandes multinacionais pêlo mundo, os produtos dessas empresas se difundiram pêlo planeta, sendo comercializados simultaneamente em grande número de países. Entre produtos que se tornaram mundialmente conhecidos, podemos dar destaque a algumas marcas de refrigerantes, certos tipos de sanduíches vendidos em rede de lanchonetes, algumas marcas de tênis e artigos esportivos.

As marcas dêsses produtos podem ser consideradas, portanto, signos de uma linguagem mundial que atinge, ainda que de maneiras distintas, todas as sociedades envolvidas pêla globalização.

Além dos signos mundiais, o processo de globalização vem se caracterizando pêla difusão de têrmus e expressões do idioma inglês pêlo mundo, que acabam sen­do incorporados ao cotidiano de milhões de pessoas. A influência do inglês em outras línguas foi ampliada pelos meios de comunicação de massa, ­sobretudo em razão do predomínio do cinema e da música estadunidenses na cultura mundial e, mais recentemente, por causa do desenvolvimento e do alcance da internet.

No Brasil, por exemplo, observamos o uso cada vez mais frequente de palavras e expressões originárias do inglês, como fast-food (comida rápida), self-service (autosserviço, autoatendimento), delivery (entrega em domicílio), e-mail (correio eletrônico), entre muitas outras.

Ilustração. Destaque para uma pessoa segurando um celular com a figura de um hambúrguer e a inscrição: GET. Ao fundo, uma van com a inscrição: FAST FOOD DELIVERY, com a figura de um hambúrguer ao lado de um copo de refrigerante com canudo. A van passa por uma rua com árvores e construções ao fundo.
Imagem mostrando o oferecimento de serviços de fast-food e delivery.

Com os colegas, responda às questões a seguir.

  1. O que as palavras presentes na imagem significam?
  2. Anote, no caderno, outras palavras do inglês que você utiliza em seu dia a dia. Pesquise o significado daquelas que você não conhece.
  3. Converse com os colegas e o professor e compartilhem músicas, jogos, animações ou aplicativos que vocês conhecem e que tenham influência de outros povos ou países, que utilizem línguas estrangeiras ou que façam parte de culturas diferentes. Juntos, analisem o papel das redes sociais e da internet na disseminação dessas influências estrangeiras na cultura, no lazer e em diversas atividades dos jovens brasileiros.
Respostas e comentários

1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

A questão 3 explora as culturas juvenis, além de auxiliar no desenvolvimento de aspectos da Competência geral 3 da Bê êne cê cê, pois aborda a diversidade cultural mundial por meio das atividades externas dos alunos.

Metodologias ativas

Proponha à turma a estratégia gallery walk. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Oriente os alunos a pesquisar imagens que retratem símbolos da globalização. Organize-os em equipes e reserve a sala de informática da escola ou solicite-lhes que façam a pesquisa em casa. Em sala de aula, oriente-os a produzir painéis com as imagens a fim de que êles sejam expostos para que todos possam caminhar pêla sala de aula e apreciá-los.

Respostas

1. Fast-food: comida rápida. Delivery: entrega em domicílio. Get: adquira.

2. Resposta pessoal. Caso considere interessante, realize um trabalho articulado com a componente curricular de Língua Estrangeira referente às palavras de outros idiomas que são utilizadas em nosso cotidiano. Exemplos na língua inglesa: hot dog (cachorro-quente); happy hour (encontro ou comemoração informal com colegas de trabalho ou de estudo); home office (escritório de trabalho em casa); breakfast (café da manhã) etcétera

3. Resposta pessoal. Se considerar pertinente, faça uma tabela na lousa com os elementos apontados pelos alunos, destacando o país de origem (como uma música coreana ou um filme canadense). Providencie para quadros e um mapa-múndi (individual ou coletivo) e oriente-os a indicar com os , no mapa-múndi, os países de origem de cada elemento. Conclua a atividade mostrando-lhes o impacto da globalização.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir e complemente o estudo do tema Símbolos na globalização.

Todas as mensagens, ideias, informações, enfim, todo processo de comunicação é mediado por signos. signos são os agentes que portam a tradução do pensamento de um ou vários emissores para determinada linguagem; têm a função de tornar inteligível êssepensamento para os receptores. Os signos são construídos ou escolhidos de acôrdo com o teor das ideias a transmitir, o meio a ser utilizado para a transmissão, a finalidade e determinado repertório social, cultural e linguístico dos receptores.

reticências

DUARTE, Fábio. Global e local no mundo contemporâneo: integração e conflito em escala global. São Paulo: Moderna, 1998. página 48.

As multinacionais e o comércio mundial

Ao promover a expansão das multinacionais pêlo mundo, o processo de globalização ocorrido nas últimas décadas também gerou o aumento crescente do comércio internacional, formado pêlas exportações e importações de bens e serviços.

De acôrdo com dados de 2021 da Organização Mundial do Comércio (ó ême cê), o comércio internacional movimenta anualmente mais de 45 trilhões de dólares. No início da década de 1950, o valor dêsse comércio representava, aproximadamente, 0,3% dêsse valor, cêrca de 126 bilhões de dólares. O gráfico a seguir apresenta a evolução do comércio mundial nas últimas décadas.

Evolução do comércio mundial (19532019)

Gráfico. Evolução do comércio mundial (1953-2019). Em bilhões de dólares.
1953. Exportação: 84; Importação: 85 bilhões de dólares. 
1963. Exportação: 157; Importação: 164  bilhões de dólares.
1973. Exportação: 579; Importação: 594 bilhões de dólares.
1983. Exportação: 1838; Importação: 1882 bilhões de dólares.
1993. Exportação: 3676; Importação: 3786 bilhões de dólares.
2003. Exportação: 7377; Importação: 7695 bilhões de dólares.
2013. Exportação: 18956; Importação: 19021 bilhões de dólares.
2019. Exportação: 18259; Importação: 18449 bilhões de dólares.

Fonte de pesquisa: dábliu tíu ôu. dábliu tíu ôu . Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 24 maio 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Somando o valor total das exportações e das importações, qual era o valor total do comércio internacional em 1953?

Questão 5.

Qual foi o valor total movimentado por êsse comércio em 2019?

Nas últimas décadas, a expansão do comércio internacional foi favorecida pelos avanços nos meios de transporte, sobretudo pêlo desenvolvimento de grandes ­aviões cargueiros e de navios de grande porte (petroleiros, graneleiros, porta-contêineres), que são capazes de transportar milhares de toneladas de produtos variados.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta. O valor total do comércio internacional em 1953 somava cêrca de 169 bilhões de dólares (84 bilhões de dólares em exportações e 85 bilhões de dólares em importações).

Questão 5. Resposta. 2019, o valor do comércio internacional atingiu cêrca de 37 trilhões de dólares (aproximadamente 18 trilhões de dólares em exportações e 18 trilhões de dólares em importações).

  • A Sugestão de avaliação desenvolve aspectos da Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê, ao propor que os alunos reconheçam a importância dos objetos técnicos e o uso que o ser humano faz deles ao longo da História.
  • O assunto abordado nesta página propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois promove a interpretação de gráfico de barras no tratamento dos conteúdos estudados.

Sugestão de avaliação

A atividade a seguir pode ser utilizada como ferramenta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

O gráfico a seguir mostra o aumento na velocidade média de locomoção ao longo do tempo, com base no desenvolvimento dos meios de transporte.

Gráfico. Velocidade de locomoção (em quilômetros). 
1400. Homem a pé: abaixo de 16 quilômetros.
1600. Pequenos barcos a vela: abaixo de 16 quilômetros.
1800. Transporte de tração animal: 16  quilômetros.
1900. Locomotiva a vapor: acima de 16 quilômetros. Automóvel: abaixo de 160 quilômetros; Primeiro voo transatlântico: 160 quilômetros; Primeiro avião a jato: 1400 quilômetros; Avião ultrassônico: 1.600 quilômetros.
2000. Satélites pilotados: 160.000 quilômetros.

Fonte de pesquisa: , greém; sélbi, Deivid. Educação global: o aprendizado global. São Paulo: Textonovo, 1999. volume 1. página 34.

Produza um texto que estabeleça relação entre as informações apresentadas no gráfico e o processo de globalização. Destaque aspectos como: o aumento da velocidade média de locomoção ao longo dos últimos séculos; a contribuição do desenvolvimento tecnológico para êsse aumento; a aceleração no processo de globalização que vivemos atualmente por causa dêsse aumento de velocidade.

Resposta

Resposta pessoal. Verifique se as informações mencionadas nos textos estão adequadas. Certifique-se de que os alunos destacaram o grande aumento na velocidade de locomoção ocorrida ao longo dos últimos séculos e o desenvolvimento tecnológico caracterizado pêla evolução dos meios de transportes cada vez mais rápidos. Além disso, analise se êles comentaram que o processo de globalização no qual vivemos caracteriza-se pêla rapidez e pêla intensidade com que ocorrem os fluxos de pessoas e de mercadorias no espaço mundial.

O desenvolvimento de meios de transporte mais eficientes ajudou a diminuir significativamente os custos do transporte de produtos, impulsionando as relações comerciais entre os países e o aumento do comércio em escala mundial. Atualmente, o custo médio da tonelada transportada por um navio, por exemplo, é três vezes menor do que era cobrado há cêrca de quatro ou cinco décadas.

Além disso, a diminuição das tarifas alfandegáriasglossário , decorrente da abertura das economias nacionais ao mercado global, acarretou uma redução no preço das mercadorias comercializadas mundialmente.

A redução drástica dessas tarifas incentivou ainda mais as trocas comerciais entre os países. Para se ter uma ideia do imenso volume dêsse comércio, basta observar que somente pêlas vias marítimas que ligam os principais portos do mundo circulam diariamente cêrca de 29 milhões de toneladas de mercadorias.

Entre as mercadorias mais comercializadas estão os produtos industrializados (automóveis, máquinas e aparelhos eletroeletrônicos), os gêneros agropecuários (café, açúcar, soja, milho, arroz, carne), os recursos minerais (ferro, cobre, níquel, manganês) e os energéticos (petróleo, gás natural, carvão mineral).

Questão 6.

A aquisição de um produto importado com preço competitivo em uma loja, por exemplo, pode ser possível, em parte, devido à globalização. Com os colegas, pensem em outros exemplos de como a globalização está presente em nosso cotidiano.

Fotografia. Vista de cima. Porto com contêineres empilhados em um pátio amplo com gruas. Ao lado, navio ancorado, carregado e na outra margem, outros contêineres e navios ancorados. Ao fundo, área com vegetação e prédios.
Terminal de contêineres no Pôrto de Cingapura, em 2020.
Respostas e comentários

Questão 6. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na resposta dessa questão, citando outros exemplos de influência da globalização no cotidiano deles, de acôrdo com a realidade em que vivem, por exemplo, contato com livros, músicas, revistas, filmes etcétera, produzidos em outros países; contato com pessoas de diferentes países, entre outros.

  • Comente com os alunos as compras individuais de pequenos comércios em sites internacionais que realizam vendas de seus produtos com entrega para outros países. Um exemplo são produtos da China.
  • O tema desenvolvido contempla a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, ao tratar da integração mundial da economia por meio da expansão do comércio mundial.

Algo a mais

O livro O mundo é plano: uma breve história do século vinte e um, apresenta as transformações provocadas pêla globalização, sobretudo, decorrentes dos avanços dos meios de transportes e telecomunicações.

> , Tômas O mundo é plano: uma breve história do século vinte e um. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.


  • Na questão 6, promova uma conversa sôbre sites de compras on-line. Pergunte aos alunos se a família ou algum conhecido deles costuma fazer compras por êsse meio. Comente que essa prática acontece devido aos avanços das tecnologias, que foram promovidas pêla globalização, além de ela se tornar mais popular em razão da pandemia da côvid dezenóve. Essa conversa favorece o exercício de aspectos da Competência geral 2 da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos vão buscar respostas para acontecimentos na Ciência e em outras áreas do conhecimento.
  • Aproveite a oportunidade e explore os temas contemporâneos transversais Educação fiscal e Educação financeira comentando sôbre os impostos embutidos nos produtos que consumimos, sobretudo os importados. Amplie a conversa falando sôbre a importância de refletirmos sôbre o consumo de produtos sem necessidade, pois além de influenciar nas finanças pessoais, pode estimular o hábito do consumismo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Que fatores impulsionaram a expansão das empresas multinacionais pêlo mundo?
  2. O que a Divisão Internacional do Trabalho (díti) representa?
  3. Caracterize, de maneira geral, a díti entre os países do mundo na atual fase da globalização.
  4. Qual é a relação entre a díti atual e a condição de subdesenvolvimento de muitos países do mundo?
  5. Escreva um pequeno texto que relacione a globalização, o comércio internacional e o desenvolvimento dos meios de transporte.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a tabela a seguir, ela mostra a quantidade de empresas multinacionais estadunidenses, com rendimento anual superior a 25 milhões de dólares, localizadas em diferentes regiões do mundo.

Filiais de multinacionais estadunidenses com rendimento anual superior a 25 milhões de dólares - 2019

Regiões

Quantidade

América do Norte

3.883

Europa

19.283

América Latina

5.219

África

970

Oriente Médio

700

Ásia e Pacífico

8.692

Fonte de pesquisa: Activities of iú éss Multinational Enterprises, 2019. Bureau of Economic Anlysis. 12 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/g4NYIt. Acesso em: 28 julho 2022.

  1. Em qual região do mundo as empresas estadunidenses estão mais presentes? Onde elas estão em menor quantidade?
  2. Observando a tabela, podemos afirmar que a atuação das multinacionais estadunidenses no mundo é um exemplo de globalização? Converse com os colegas e o professor, e anote as conclusões no caderno.
Respostas e comentários

1. Resposta: A expansão das empresas multinacionais pêlo mundo foi motivada por diversos fatores, entre êles, a busca de novos mercados consumidores e as vantagens oferecidas pelos países onde se instalaram, como menor custo de mão de obra, baixo custo das matérias-primas, existência de legislações trabalhistas e ambientais menos rígidas, concessão de incentivos fiscais e facilidade para enviar os lucros às matrizes no país de origem.

2. Resposta: A díti representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio internacional, ou seja, como países estão inseridos mundialmente na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. a) Resposta: As empresas estadunidenses estão mais presentes na Europa (19 283). Elas estão em menor quantidade no Oriente Médio (700).

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Verifique se os alunos têm dúvidas a respeito dos temas abordados ao longo do capítulo. êsse é um importante momento para se avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Caso considere necessário, retome algum assunto estudado nas páginas anteriores.
  • Para produzir o texto da atividade 5, proponha aos alunos que utilizem um programa de computador de edição de texto. Organize-os em duplas, se possível. Depois dos textos produzidos e impressos, instrua as duplas a trocar os textos entre si, de modo que cada dupla leia a produção textual de outra, fazendo as considerações necessárias. Durante a apresentação, atente para que os alunos desenvolvam o hábito de respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying. Ao utilizar um editor de texto para a produção textual, exploram-se as Competências gerais 4 e 5 da Bê êne cê cê.

Respostas

3. No atual processo de globalização, os países mais ricos e desenvolvidos inserem-se na díti como detentores dos processos de produção mais avançados tecnologicamente e como fornecedores de recursos financeiros. Já os países pobres, ainda que muitos deles tenham passado por um processo de industrialização e forneçam alguns produtos industrializados, continuam dependentes das exportações de gêneros primários para os países mais desenvolvidos.

4. A relação está na dependência econômica e tecnológica dos países subdesenvolvidos, que exportam produtos de baixo valor comercial e importam mercadorias tecnologicamente mais avançadas. Como essas mercadorias são mais caras, os países despendem mais recursos para adquiri-las e deixam de investir em suas economias e em novas tecnologias, acentuando seu subdesenvolvimento. Outro fator são os lucros das multinacionais que, em grande parte, são enviados às suas sédes nos países de origem, e somente uma parcela reduzida é aplicada nos países em que as filiais atuam.

5. O processo de globalização está diretamente ligado ao aumento crescente do comércio internacional, que tem sido favorecido pelos avanços nos meios de transporte, sobretudo pêlo desenvolvimento de grandes aviões cargueiros e de navios de grande porte. O desenvolvimento de meios de transporte mais eficientes ajudou a diminuir significativamente os custos do transporte de produtos, incentivando as relações comerciais entre os países e o aumento do comércio em escala mundial.

6. b) Os alunos devem concluir que sim, pois a instalação de empresas multinacionais no mundo, favorecida pelos avanços tecnológicos, é uma das características da globalização. Essa característica é fortalecida pêlo modêlo da díti atual, em que as partes da produção podem ser realizadas em diferentes lugares do mundo onde as empresas conseguem reduzir custos.

  1. Quantas filiais de empresas multinacionais existem na região onde o Brasil está localizado?
  2. Explique como as multinacionais provocaram mudanças nas relações econômicas, comerciais e também culturais entre os países do mundo.

7. Observe a imagem a seguir. Ela mostra a origem de algumas peças utilizadas na montagem de uma aeronave comercial muito usada no mundo.

Esquema. Fotografia de um avião branco e azul com números de 1 a 8 espalhados. 
Número 1. Cone de cauda. 
Número 2. Borda móvel. 
Número 3. Parte central da fuselagem. 
Número 4. Motor. 
Número 5. Fuselagem traseira. 
Número 6. Trem de aterrissagem.
Número 7. Porta de acesso de cargas. 
Número 8. Porta de entrada de passageiros.
Número 1. Ilustração da bandeira dos Estados Unidos com a indicação Cone de cauda, Estados Unidos.

Cone de cauda

Estados Unidos

Número 2. Ilustração da bandeira da Austrália com a indicação: Borda móvel,   Austrália.

Borda móvel

Austrália

Número 3. Ilustração da bandeira da Itália com a indicação: Parte central da fuselagem, Itália.

Parte central da fuselagem

Itália

Número 4. Ilustração da bandeira dos Estados Unidos e Reino Unido com a indicação: Motor, Estados Unidos e Reino Unido.

Motor

Estados Unidos e Reino Unido

Número 5. Ilustração da bandeira da Coreia do Sul com a indicação: Fuselagem traseira, Coreia do Sul.

Fuselagem traseira

Coreia do Sul

Número 6. Ilustração da bandeira do Reino Unido com a indicação: Trem de aterrissagem, Reino Unido.

Trem de aterrissagem

Reino Unido

Número 7. Ilustração da bandeira da Suécia com a indicação: Porta de acesso de cargas, Suécia.

Porta de acesso de cargas

Suécia

Número 8. Ilustração da bandeira da França com a indicação: Porta de entrada de passageiros, França.

Porta de entrada de passageiros

França

Fonte de pesquisa: MCGILL University. Boeing . Disponível em: https://oeds.link/rVGTuS. Acesso em: 8 agosto 2022.

  1. De acôrdo com a imagem, quais são os países envolvidos na produção de peças para a fabricação dessa aeronave?
  2. A imagem anterior é um exemplo de como a globalização modificou a organização do sistema produtivo mundial. Explique como ela retrata essa modificação.
Respostas e comentários

6. c) Resposta: Na América Latina existem 5219 filiais de empresas estadunidenses.

6. d) Resposta: A partir da segunda metade do século vinte, muitas empresas multinacionais se instalaram em países de economia essencialmente agrária, como o Brasil. Paralelamente à chegada das multinacionais, países também investiram no desenvolvimento de suas indústrias, seja por meio de recursos financiados pêlo Estado, seja por investimentos de capitais nacionais privados. Desde então, países tiveram um desenvolvimento significativo na produção industrial, deixando, assim, de serem apenas exportadores de gêneros primários para se tornarem, também, produtores e exportadores de bens industrializados. Com relação à cultura, as multinacionais realizaram a dispersão de produtos que passaram a ser consumidos em diferentes lugares do planeta, ou seja, foram incorporadas a várias culturas

7. a). Resposta: Coreia do Sul, Austrália, Estados Unidos, Itália, Suécia, França e Reino Unido.

7. b). Resposta. Por meio dessa imagem, é possível perceber que, atualmente, muitas empresas dividem as etapas de fabricação e montagem de seus produtos ou mesmo transferem parcelas do processo de produção para outras empresas, sediadas em diferentes países do mundo.

  • A questão 6, proposta na página anterior, explora aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê, ao analisar a atuação das corporações internacionais na vida da população em relação ao consumo.
  • Comente com os alunos que a aeronave mostrada na página é fabricada nos Estados Unidos.
  • Com os alunos, localize no planisfério político, disposto no final dêste volume, os países citados nesta página, onde são produzidas algumas das peças utilizadas na montagem da aeronave.
  • A questão 7 promove o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 7 da Bê êne cê cê, ao solicitar aos alunos que, mediante informações apresentadas na atividade, construam argumentos e defendam suas ideias.

Glossário

Royalty
: valor cobrado pêlo proprietário que detém a patente de um produto, de uma marca ou de um processo de produção para autorizar o seu uso ou comercialização.
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Tarifa alfandegária
: imposto cobrado por um país sôbre os produtos que êle importa; é também chamada tarifa aduaneira.
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