CAPÍTULO 3 A tecnologia no cotidiano

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

As inovações tecnológicas surgem todos os dias e podem ser observadas em uma infinidade de equipamentos e de aparelhos muito sofisticados, como os computadores portáteis, que cabem na palma da mão; os equipamentos multifuncionais, como os telefones celulares, que acumulam as funções de um computador; as câmeras fotográficas digitais de alta resolução e tantos outros.

Todas essas inovações tecnológicas causaram mudanças significativas na vida da população. Há algumas décadas seria inacreditável uma pessoa se comunicar com outra por telefone celular ou via e-mail, efetuar uma transação bancária em um caixa eletrônico ou assistir a uma aula virtual em um computador conectado à internet.

A grande quantidade de tecnologias disponíveis para a realização das mais variadas tarefas do cotidiano faz com que muitas pessoas chamem o período em que vivemos de era digital.

Ilustração. Destaque para uma pessoa tocando uma tela de onde saem ícones com as figuras de uma casa, uma câmera, um balão de fala, uma pessoa, um envelope, entre outros. Ao lado há um notebook e um monitor.
Representação do grande número de tecnologias que caracterizam a atual era digital.

O acesso desigual às tecnologias

Nas últimas décadas, embora novas tecnologias tenham sido criadas com grande rapidez, o acesso a elas é bastante desigual, sobretudo quando comparamos os países desenvolvidos com os menos desenvolvidos.

Essa desigualdade tecnológica pode ser observada no mapa da próxima página, que mostra a porcentagem de pessoas em cada país com acesso à internet.

Observe, no mapa as côres que representam uma informação relativa, ou seja, a porcentagem de usuários de internet em relação ao número total de sua população. Em alguns países, a informação dos números absolutos dêsse acesso também é mostrada em meio ao mapa.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Analisar como os avanços tecnológicos alteraram o modo de vida de muitas pessoas.
  • Verificar a diferença de acesso às tecnologias entre os países do mundo.

Justificativa

No decorrer dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de reconhecer tecnologias integradas ao dia a dia e como o acesso a elas pêla população é diferente em vários países.

Ainda neste capítulo, êles estudarão a relação entre a globalização e o nível de consumo do ser humano. As abordagens realizadas ao longo do capítulo trabalham partes das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois e ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê.


  • O conteúdo proposto na página 38 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Também explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2, pois promove a análise do mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço.
  • Comente com os alunos o Sistema de Posicionamento Global ou gê pê ésse, sigla de Global Positioning System, que consiste em um sistema de localização composto por um conjunto de satélites que orbitam a Terra a cêrca de 20 mil quilômetros de altitude. Ao transmitir ondas de rádio em direção à superfície terrestre, essa rede de satélites permite identificar a localização e a posição do receptor (aparêlhu eletrônico chamado gê pê ésse) em qualquer local da superfície terrestre, independentemente das condições climáticas.
  • Atualmente, o gê pê ésse é utilizado como instrumento para obtenção de orientação e de localização precisa de qualquer ponto na superfície terrestre. Isso faz com que as representações cartográficas de áreas do espaço geográfico se tornem cada vez mais ricas em detalhes. Por exemplo, com essa tecnologia é possível identificar a localização exata de áreas de mineração, lavouras, construções urbanas, entre outras.
  • êsse recurso também pode ser utilizado para diversos fins, por exemplo, nos aplicativos de trânsito; na navegação aérea e marítima; na prática de esportes radicais, como trilhas, escaladas, balonismo, entre outras aplicações.

População com acesso à internet por país (2021)

Mapa. População com acesso à internet por país (2021). 
Número de usuários de internet em relação ao total da população (em porcentagem). 
Mais de 50: Grande parte da América, Europa, Ásia e Oceania, Marrocos e África do Sul, com as indicações: Estados Unidos: 301 milhões de usuários; Brasil: 173 milhões de usuários. Reino Unido: 64 milhões de usuários; Suécia: 9 milhões de usuários; China: 1013 milhões de usuários.
De 20 a 49,9: países na América Central e oeste da América do Sul, países no norte e centro da África, e sul da Ásia. 
De 0 a 19,9: grande parte da África e países no sul da Ásia. 
Dados não disponíveis: Coreia do Norte. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 1800 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: The Word Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/E33S7s. Acesso em: 9 julho 2022.

Questão 1.

Qual conclusão é possível estabelecer, com base nas informações apresentadas no mapa anterior, em relação ao acesso à internet pelos países do mundo? Anote-a no caderno.

As informações do mapa nos permitem constatar que uma grande distância tecnológica separa os países ricos e desenvolvidos dos pobres ou em desenvolvimento. Isso significa que a revolução tecnológica da atualidade não está ao alcance de milhões de pessoas, sobretudo das que vivem nos países menos desenvolvidos da América Latina, da África e da Ásia. Para efeito de comparação, cêrca de 90% da população que vive em países desenvolvidos têm acesso à internet. Nos países menos desenvolvidos, o número não ultrapassa 20% da população. As diferentes condições de crescimento e infraestrutura urbanas, que também traduzem a desigualdade entre os países, são outros fatores que dificultam o acesso aos avanços tecnológicos nos países mais pobres.

Se os avanços de conhecimentos e de tecnologias continuarem se intensificando nos países desenvolvidos, enquanto os menos desenvolvidos ficarem cada vez mais atrasados tecnologicamente, a diminuição das desigualdades entre êles se tornará cada vez mais difícil.

Questão 2.

Você tem acesso à internet na escola onde estuda? Caso sua resposta seja afirmativa, quais usos você faz da internet no ambiente escolar?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: É possível perceber que há uma grande diferença no acesso à internet entre os países do mundo. A porcentagem de usuários é alta em países desenvolvidos e, em regiões mais pobres, como a África e parte da Ásia, o número de usuários é predominantemente baixo.

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos a observar o mapa e identificar seus elementos. Em seguida, peça que interpretem as informações e levantem hipóteses sôbre os países com maior e os com menor acesso à internet.
  • Questione-os sôbre a porcentagem de acesso à internet do Brasil e quantas vezes ao dia, na semana, ou no mês, êles conseguem acessar à internet. Conduza a reflexão e a troca de ideias sôbre o assunto.
  • O conteúdo apresentado contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao abordar a desigualdade de acesso à tecnologia por meio da análise de mapa temático.
  • A questão 1 explora partes das Competências específicas de Geografia 3 e 4, a Competência específica de Ciências Humanas 2 e a Competência geral 2 da Bê êne cê cê ao utilizar, por meio da linguagem cartográfica, princípios do raciocínio geográfico, como diferenciação, distribuição, localização e ordem. Ela ainda permite que o aluno analise o mundo digital na atualidade e elabore conclusões para o problema proposto.

Resposta

Questão 2. Resposta pessoal. Possível resposta: para fazer pesquisas escolares e consultar sites de notícias, acervo de bibliotecas e museus, informações do tempo atmosférico. Caso a resposta seja negativa, destaque a desigualdade interna dos países.


Comente com os alunos que será desenvolvido um estudo mais profundo sôbre a desigualdade econômica interna dos países na página 71 dêste volume.

Algo a mais

  • Sugira a leitura do livro Tecnologias que mudam nossa vida e, depois, promova uma conversa sôbre a presença das tecnologias no cotidiano das pessoas, destacando seus aspectos positivos e negativos. > SIQUEIRA, Ethevaldo. Tecnologias que mudam nossa vida. São Paulo: Saraiva, 2007.
  • Promova uma seção de cinema para assistirem ao filme O homem bicentenário.

Depois, promova uma roda de conversa para destacarem o que acharam mais interessante no filme. Durante a discussão, peça que identifiquem situações do cotidiano em que utilizamos a tecnologia e o que sabem sôbre recentes invenções tecnológicas realizadas por cientistas.

> O homem bicentenário. Direção de Chris Columbus. Estados Unidos, 1999 (130 min).

Iniciativa pêla educação

Assim como ocorre com as novas tecnologias, o acesso à educação também é bastante desigual entre os países do mundo. No entanto, como previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento formulado pêla Organização das Nações Unidas (ônu) no ano de 1948 e assinado pêla maioria das nações do mundo, a educação é direito de todo ser humano.

No entanto, atualmente, em muitos países, especialmente nos menos desenvolvidos, o direito à educação e ao acesso à tecnologia ainda não é garantido a todas as pessoas, sobretudo às crianças. Diante dessa situação, várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, vêm tomando iniciativas para combater êsseproblema. Um exemplo de iniciativa foi a atitude adotada pêla paquistanesa Malala iuçáfizái. pêla luta para que as meninas de seu país também tivessem direito à educação, acreditando que ela pudesse contribuir para o desenvolvimento de seu país, e por seu ativismo em defesa dos direitos humanos e das mulheres, Malala foi premiada com o prêmio Nobel da Paz em 2014.

Veja, a seguir, um trecho do discurso feito por ela na Assembleia da Juventude das Nações Unidas em 12 de julho de 2013, em Nova York, Estados Unidos.

reticências não devemos esquecer que milhões de pessoas estão sofrendo com a pobreza, a injustiça e a ignorância. Não devemos esquecer que milhões de crianças estão fóra de suas escolas. Não devemos esquecer que nossas irmãs e irmãos estão esperando por um futuro brilhante e pacífico.

     Assim, travaremos uma batalha gloriosa contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo reticências Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação em primeiro lugar.

iuçáfizái, Malala. Malala iuçáfizái: ‘our books and pens are the most powerful weapons. . 12 julho 2013. Disponível em: https://oeds.link/qMsE0K. Acesso em: 16 agosto 2022. (Tradução nossa).

Fotografia. Malala, jovem de roupas claras com um lenço branco cobrindo a cabeça, discursando em frente a um microfone. Atrás dela há homens sentados atrás de uma bancada.
Malala discursando durante a Assembleia da Juventude das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos, em 2013.

Temos empatia ao nos colocarmos no lugar do outro e, ao percebermos seus sentimentos e suas necessidades, compreendemos melhor suas dificuldades. êsse é o melhor caminho quando buscamos fórmas de ajudar o próximo.

Ícone 'Atividade oral'.

Junto com os colegas, reflitam e descrevam exemplos de algumas situações do dia a dia de vocês em que é possível tomar iniciativas positivas.

Respostas e comentários

Instrução da questão do box Iniciativa pêla educação nas orientações ao professor.

  • No decorrer desta página, promova diferentes dinâmicas de leitura. Verifique o conhecimento prévio dos alunos e, antes de iniciar a leitura, faça-lhes perguntas sôbre o tema. Solicite a êles que identifiquem a ideia principal do texto e, por fim, que conversem com os colegas para compreender outros pontos de vista. Dessa maneira, serão explorados aspectos da competência leitora e a leitura inferencial.
  • Promova uma roda de conversa abordando assuntos como atitudes que podem transformar a realidade tendo a empatia como ponto de apôio. Proporcione um ambiente em que os alunos possam exercitar a empatia e desenvolver o senso crítico para a resolução de problemas, buscando sempre o respeito e o exercício dos direitos humanos. Para isso, durante a conversa, questione-os acêrca das ações que poderiam ser tomadas para resolver certos tipos de problemas (violência, drogas, poluição, corrupção, falta de moradias adequadas etc.). Peça-lhes que reflitam sôbre medidas que poderiam ser tomadas em grupo ou individualmente para tentar sanar ou amenizar problemas. Essa atividade explora as Competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê, pois promove reflexões que visam atitudes de cooperação e tomada de responsabilidade pessoal e coletiva.

Resposta

Comente com os alunos que ter iniciativa é adotar uma atitude positiva diante de uma situação, muitas vezes, ignorada por grande parte das pessoas. Explique a êles que as iniciativas, geralmente, são ações que nascem de alguém sem vínculo com organizações políticas e com disposição e ânimo para colocá-las em prática.

Um texto a mais

Complemente o estudo com o texto a seguir sôbre Malala iuçáfizái.

reticências a paquistanesa Malala iuçáfizái, de 16 anos, não conquistou sua notoriedade de maneira fácil. A jovem se tornou conhecida ao mundo há um ano, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola.

reticências Seu crime foi se destacar entre as mulheres e lutar pêla educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos talibãs, que são contrários à educação das mulheres.

reticências

Seu primeiro pronunciamento público ocorreu reticências nove meses após o ataque, quando fez um discurso na Assembleia de Jovens da ônu.

     Na ocasião, ela reforçou que não será silenciada por ameaças terroristas. “êles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas êles falharam”, disse em um discurso no qual pediu mais esforços globais para permitir que as crianças tenham acesso a escolas. reticências

SAIBA quem é Malala iuçáfizái, a paquistanesa que desafiou os talibãs. G1, 10 outubro 2013. Disponível em: https://oeds.link/8NKYB7. Acesso em: 1 junho 2022.

Globalização, consumo e cultura

A sociedade em que vivemos tem se caracterizado cada vez mais pêla difusão e pêlo acesso às informações, seja pelos meios de comunicação de massa (rádio, televisão e jornais), seja por aparelhos conectados à internet (computadores, tablets, smartphones) via redes sociais, aplicativos de mensagens etcétera

Com os avanços das comunicações, acontecimentos que ocorrem em qualquer lugar do mundo, por exemplo, podem ser transmitidos quase que instantaneamente a milhões de pessoas. O acesso à internet, por sua vez, possibilita a comunicação entre os usuários, às vezes, separados por milhares de quilômetros.

Fotografia. Destaque para um homem utilizando uma espécie de caneta em um tablet. Ao lado dele há um notebook aberto.
Pessoa utilizando computador portátil na cidade de Lima, Peru, em 2020.
Fotografia. Duas meninas reunidas, uma delas segura dois celulares. Ao lado, uma pessoa em um ponto de ônibus.
Pessoas utilizando aparêlhu celular, na cidade de Moscou, Rússia, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Com a turma, convidem uma pessoa mais velha, com pêlo menos mais de 50 anos, e elaborem questões para fazerem uma entrevista com ela. Perguntem-lhe sôbre o local e a data de nascimento e como era a comunicação entre as pessoas no dia a dia durante a infância. Questione-a também a respeito das mudanças que ela observou ao longo do tempo nessa comunicação entre pessoas, no trabalho ou no cotidiano, com a inserção de aparelhos e sistemas tecnologicamente avançados, como fax, internet e telefones celulares. Com as respostas, elaborem um texto coletivo, sintetizando-as.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na escolha da pessoa, que pode ser um membro da comunidade escolar ou algum parente ou conhecido deles. A entrevista deve ter de cinco a dez perguntas, e a turma deve solicitar ao entrevistado a autorização para gravar, em áudio ou em vídeo, a entrevista. Depois, êles devem redigir um texto para resumi-la.

Professor, professora: O conteúdo Globalização, consumo e cultura está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação. Dessa maneira, ela poderá ajudar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

  • Comente com os alunos que o uso das redes sociais, por exemplo, torna-se cada vez mais presente na vida de muitas pessoas. Com apenas alguns cliques no mouse as pessoas podem comprar produtos, acessar sites de notícias, consultar acervos de bibliotecas e museus, instituições governamentais e financeiras, entre tantas outras tarefas.
  • Este tema contempla a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê, pois aborda questões relacionadas ao consumo e à cultura da população.

Resposta

3. Sugira que os alunos elaborem as questões em sala e façam as entrevistas em casa, caso não seja possível trazer um entrevistado para a escola. Combine o modo de apresentação das produções.


Aproveite a proposta da questão 3 para desenvolver com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em construção e uso de questionários. Para isso, oriente os alunos nos seguintes procedimentos: reconhecer as características da pessoa que responderá ao questionário, evitando, assim, perguntas que não alcancem os objetivos da pesquisa; ter claro os objetivos do estudo e apresentar respostas com hipóteses correspondentes para garantir que ela seja clara e objetiva; elaborar questões claras, objetivas e imparciais a fim de não influenciar respostas; revisar as questões para que sejam objetivas e ordenadas; produzir um cabeçalho de apresentação para o questionário. Após aplicar o questionário, os alunos devem analisar as respostas (dados) e, nesse caso, produzir o texto solicitado.

O consumo cada vez mais padronizado

Embora os avanços das comunicações possam ser considerados inquestionáveis, quais transformações culturais êles provocam na era da globalização? O mundo estaria passando por um processo de padronização cultural?

Para muitos estudiosos, os grandes conglomerados midiáticosglossário da atualidade atuam no sentido de difundir a cultura ocidental (capitalista) pêlo mundo todo, disseminando ideias que enaltecem o modo de vida caracterizado pêla modernidade e pêlo consumismo exagerado.

Nesse sentido, a grande mídiaglossário se coloca a serviço do poder econômico, sobretudo das grandes empresas multinacionais. Sendo assim, os meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e, especialmente, a internet) promovem padrões de consumo em escala mundial. Isso pode ser observado, por exemplo, quando milhões de pessoas em todo o mundo consomem a mesma marca de um refrigerante ou os sanduíches de uma mesma rede de lanchonetes, assistem aos mesmos filmes lançados pêla indústria cinematográfica etcétera

Fotografia. Uma mulher caminhando pelo corredor de um supermercado, olhando um produto. Ela carrega uma cesta em um dos braços.
Na imagem, pessoa em um supermercado no estado de Oregon, Estados Unidos, em 2019, rodeada por produtos constantemente ofertados a partir de campanhas publicitárias e consumidos por grande parcela da população.

Questão 4.

Com os colegas e o professor, identifiquem conglomerados midiáticos que atuam na transmissão de informações para a população brasileira atualmente. Avaliem propagandas ou notícias e tentem reconhecer ações de influência de opinião ou consumo. Compartilhem essas informações com a turma em sala de aula e façam um debate crítico a respeito dos problemas que tipos de influência podem ocasionar em jovens ou adultos.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta nas orientações ao professor.

  • Antes de introduzir o tema O consumo cada vez mais padronizado, solicite aos alunos que façam uma pesquisa em casa sôbre o que são os conglomerados midiáticos e que compartilhem na aula seguinte as informações que encontraram. Se possível, peça-lhes que levem imagens com exemplos. No dia da aula, inicie perguntando o que descobriram a respeito do tema proposto e aproveite as imagens para aprofundar o conteúdo.
  • Ao incentivar os alunos a expor de maneira consistente as suas respostas em debate, a questão 4 promove o desenvolvimento da prática de argumentação.

Resposta

Questão 4. Resposta pessoal. Acompanhe o processo de busca dos alunos e certifique-se de que há respeito durante o debate, pois é imprescindível que êles aprendam a lidar com opiniões distintas. Para a realização do debate, organize a turma de maneira que todos participem.

Sugestão de avaliação

Leve para aula os equipamentos necessários para se ouvir a música “pêla internet”, de Gilberto Gil. Essa música apresenta várias palavras em inglês, muitas delas presentes no cotidiano dos alunos.

A princípio, trabalhe com os alunos os significados dessas palavras. Em seguida, peça-lhes para realizem a interpretação da letra e produzam um pequeno texto com a inter-relação da música com a globalização, a cultura e o consumo.

Ao usar a música para o processo de ensino e aprendizado do aluno, exploram-se as culturas juvenis.

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos argumentem que, em vários momentos, a letra de música aborda têrmus próprios do mundo tecnológico, sobretudo da internet, fazendo referência à intensa conexão promovida pêla realidade virtual que vivemos.

Comunidades isoladas

Como estudamos, nem todas as pessoas estão conectadas ou fazem parte da atual rede articulada que caracteriza a globalização no mundo. Os fatores envolvem questões socioeconômicas e culturais. O texto a seguir nos faz refletir um pouco mais sôbre o fator cultural, a exemplo de povos isolados que habitam regiões da América do Sul e seu modo de vida.

reticências. Essa noção de isolamento, voluntário ou obrigatório, se relaciona com o ato de evitar a interação com agentes da civilização e das sociedades nacionais.

A decisão de isolamento dêsses povos é resultado dos encontros com efeitos negativos para suas sociedades, como infecções, doenças, epidemias e morte, atos de violência física, espoliação de seus recursos naturais ou eventos que tornam vulneráveis seus territórios e entôrno natural, ameaçando suas vidas, seus direitos e sua continuidade histórica.

COMEGNA, Maria Angela. Políticas de proteção aos povos indígenas isolados no Brasil e na Bolívia. Anais... X Coloquio Internacional de Geocrítica, Universidade de Barcelona, Diez años de cambios en el Mundo, en la Geografía y en las Ciencias Sociales, 19992008. 26-30 maio 2008. Disponível em: https://oeds.link/l0EFm9. Acesso em: 23 maio 2022.

Fotografia. Vista do alto. Algumas moradias indígenas dispersas entre áreas cobertas por vegetação rasteira, em segundo plano, área coberta por vegetação densa.
Vista do Parque Indígena do Xingu, no município de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, em 2021.
Respostas e comentários
  • Organize os alunos em semicírculo e solicite-lhes que leiam o texto. Nesse momento, explore o exercício da competência leitora e a leitura inferencial com a turma. Para isso, inicie, antes da leitura, o resgate de conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto do texto, ou seja, das comunidades indígenas isoladas. Para isso, peça-lhes que reflitam a respeito do assunto, perguntando o que esperam que o texto aborde. Durante a leitura, questione-os sôbre a ideia principal do texto, dos significados dos têrmus isolados, encontro com efeitos negativos e cultura globalizada, das palavras que êles não conhecem etcétera Após a leitura, pergunte se as expectativas do texto foram confirmadas, pedindo-lhes que troquem ideias entre si sôbre suas percepções e que escutem-nas respeitosamente.
  • O tema Comunidades isoladas possibilita explorar parte das Competências específicas de Ciências Humanas 4 e 5 da Bê êne cê cê ao trabalhar o respeito diante de diferentes culturas e a coexistência entre elas no mesmo momento histórico e de comunidades vivendo isoladamente.
  • O conteúdo proposto na página 43 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Também explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 1 ao exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos, pois favorece a análise do mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço.
  • Nesta coleção, utilizamos o têrmu indígena, no entanto índio eventualmente pode aparecer em títulos de obras, em textos citados de terceiros, no nome do órgão indigenista oficial do Estado brasileiro (Funái). Atualmente, o uso dessa palavra tem sido contestado pêla própria população indígena e por historiadores, que entendem que tais têrmus produzem interpretações errôneas sôbre êsse grupo social. Ao se deparar com essa palavra, explique aos alunos que índio é uma criação dos colonizadores e não representa a pluralidade dos povos indígenas.

Algo a mais

Comente que podem existir comunidades isoladas em várias partes do mundo. No Brasil, há povos indígenas com pouco ou nenhum contato externo. Para conhecer mais sôbre êles, acesse o site da Fundação Nacional do Índio (Funái) no link a seguir:

> POVOS isolados. Funái, 12 fevereiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/oGUohl. Acesso em: 3 junho 2022.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Internet das coisas

Hoje em dia, a internet tem possibilitado circular diversas informações entre os mais diferentes locais da superfície terrestre. Por meio dela, é possível conhecer um local distante sem sair de casa, acessar redes sociais para conversar com amigos próximos ou distantes, vender produtos e/ou fazer compras on-line, entre outras atividades.

Recentemente, tem se popularizado a expressão “internet das coisas”. Ela é empregada para fazer referência aos objetos do dia a dia que estão conectados em rede e que, por isso, são acessíveis à distância e têm suas possibilidades de utilização ampliadas.

Conheça, a seguir, alguns casos em que já é adotado o conceito de internet das coisas e outros que poderão fazer parte do cotidiano das pessoas no futuro.

O que já está ao alcance…

Ilustração. Indicações com letras. Um carro passando por uma cancela que está abrindo, com a letra A, ao lado, uma pessoa caminhando com um carrinho de bebê, com a letra B, em uma pista de caminhada, a frente, uma pessoa correndo, indicada com a letra C.

A.

Os veículos podem ser equipados com um dispositivo que permite transitar sem parar em cancelas de estacionamentos ou pedágios. Quando o veículo se aproxima, o dispositivo transmite informações para o sistema de recepção instalado na guarita, e a cancela se abre. A cobrança é feita diretamente na conta do proprietário do dispositivo.

B.

Algumas roupas para bebês contam com sensores que transmitem, em tempo real, informações sobre sua respiração, temperatura, posição para dormir e o nível de atividade da criança. Dessa forma, os responsáveis pelo bebê podem monitorar esses dados à distância.

C.

Ao realizar uma atividade física, como caminhada ou corrida, tênis especiais podem registrar diversos dados: o número de passos, a distância percorrida, o trajeto, a velocidade, os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, entre outros. Essas informações podem ser analisadas e contribuir para um melhor desempenho da prática de atividades esportivas e podem ser compartilhadas nas redes sociais e/ou com alguns profissionais de saúde, como médico, treinador, fisioterapeuta etc.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Refletir sôbre algumas aplicações da internet.
  • Verificar a presença da tecnologia no cotidiano.

  • Esta seção, ao tratar da tecnologia presente no dia a dia das pessoas, contempla os temas contemporâneos transversais Ciência e tecnologia e Vida familiar e social.
  • Oriente os alunos na leitura da seção Internet das coisas, em que, nesta página, é apresentada a internet na atualidade e, na página seguinte, no possível futuro.
  • Complemente as explicações sôbre a expressão Internet das coisas, esclarecendo que ela se refere à tecnologia agregada aos objetos que passaram a desenvolver tarefas sem a interferência humana, apenas por comando de programações computadorizadas.
  • Incentive os alunos a refletir sôbre a utilização das informações geradas por dispositivos. Elas são úteis? Para quê? Qual é o lado positivo de sua utilização? Ela apresenta algum aspecto negativo? Qual? Incentive-os a manifestar suas opiniões, de modo a despertar o senso crítico.
  • Comente que êsse tipo de monitoramento também ocorre com idosos que moram sozinhos.
  • O tema abordado nas páginas 44 e 45 apresenta noções básicas sôbre a internet das coisas, mostrando como o ser humano utiliza as tecnologias a seu favor ao longo do tempo e as possibilidades para o futuro, abordando, assim, parte das Competências gerais 1 e 5 e a Competência específica de Ciências Humanas 2 da Bê êne cê cê, além de usar tecnologias e internet, que fazem parte das culturas juvenis.

Se tornando realidade…

Ilustração D. Uma geladeira com a inscrição: INGREDIENTES FALTANDO com a figura de três ovos e uma garrafa.
Ilustração E. Construção com janelas de vidro.
Ilustração F. Uma pessoa empurrando um carrinho de compras, acima dele há produtos como uma garrafa e latas.

Representações sem proporção de tamanho. Cores-fantasia.

D.

A geladeira poderá identificar a falta de algum ingrediente no momento de programar uma refeição. Assim, ela transmitirá essa informação para o supermercado, que, por sua vez, realizará a entrega mediante autorização do proprietário. Além disso, a geladeira poderá reconhecer o prazo de validade dos alimentos, avisando seu proprietário e evitando o desperdício.

E.

A internet das coisas possibilitará às pessoas que realizem atividades domésticas à distância. A expectativa é que, por meio de dispositivos, seja possível realizar funções como acionar o preparo de alimentos e ativar aparelhos de limpeza.

F.

Nos supermercados, os códigos de barra dos produtos serão lidos pelos carrinhos de compras, que realizarão o débito diretamente na conta do cliente, evitando as filas nesses estabelecimentos.

Com os colegas, respondam às questões a seguir.

  1. O que é a internet das coisas? Ela faz parte do seu cotidiano?
  2. A assimilação da internet das coisas e de seus recursos no dia a dia é positiva? Você acha que ela tende a aumentar? Por quê? Compartilhe suas ideias com os colegas e conheça as deles.
  3. Selecione algumas atividades do seu cotidiano que utilizem o conceito da internet das coisas. Depois, converse com seus familiares e descubra como êles realizavam essas tarefas antes da invenção dêsses recursos e quais ferramentas utilizavam no cotidiano. Em sala de aula, compartilhe o que você descobriu e conheça os resultados obtidos pelos colegas.
Respostas e comentários

Respostas das questões 1 a 3 nas orientações ao professor.

  • Comente com os alunos sôbre fechaduras eletrônicas, aspiradores de pó, geladeiras com funções que podem ser controladas por meio da internet etcétera
  • As questões 1, 2 e 3 exploram a prática de argumentação, pois os alunos deverão indicar as suas respectivas opiniões sôbre o tema e ouvir as dos colegas.
  • A questão 3 possibilita explorar parte da Competência específica de Ciências Humanas 4 e a Competência geral 6 da Bê êne cê cê ao valorizar e ao acolher as diferentes culturas existentes.

Respostas

1. Trata-se de um conceito relacionado aos objetos que estão conectados em rede e que, por isso, podem ser acessados a distância e têm suas possibilidades de utilização ampliadas.

2. Resposta pessoal. Incentive o debate e a troca de ideias entre os alunos. É comum a atração por vários tipos de novidades tecnológicas. Peça-lhes que reflitam sôbre as consequências no modo de vida das pessoas mediante utilização dêsses recursos, como: o isolamento; a dependência; o distanciamento nas relações interpessoais; a substituição de pessoas por máquinas nas empresas, gerando desemprêgo; entre outros aspectos. No entanto, destaque que, se bem utilizados, recursos podem ser muito úteis para o dia a dia das pessoas.

3. Esta atividade favorece o contato dos alunos com pessoas mais velhas, além de despertar o interêsse por histórias relacionadas ao passado de conhecidos e familiares. Ela pode ser muito interessante na medida em que os alunos percebam modos diferentes de desenvolver as atividades cotidianas. Procure destacar que essas diferentes fórmas podem trazer suas dificuldades, mas também trazem vantagens.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Podemos dizer que vivemos em uma era digital? Explique.
  2. Inúmeros produtos que as pessoas utilizam no dia a dia foram aperfeiçoados por meio do avanço tecnológico. Sabendo disso, imagine que você tem como missão aperfeiçoar ou criar um produto para facilitar o cotidiano das pessoas. Qual produto você escolheria ou criaria? Descreva as características dêsse produto e explique de que maneira êle seria útil às pessoas. Depois de desenvolver a ideia do seu produto, apresente-o para os colegas e conheça o que êles produziram.
  3. De acôrdo com o que você estudou, explique os efeitos da globalização na padronização cultural. Dê exemplos de como isso ocorre.

Por meio da criatividade, somos capazes de, com pensamento inovador, criar algo para tornar mais prática situações do cotidiano das pessoas.

Aprofundando os conhecimentos

4. As fotos a seguir mostram escolas em diferentes países. Compare-as.

Fotografia. Sala de aula repleta de pessoas sentadas em frente a uma tela e uma mulher que escreve em uma lousa.
Alunos de uma escola em Kênbridi, Reino Unido, em 2018.
Fotografia. Crianças sentadas em uma construção de tábua, com telhado de palha e chão de terra.
Alunos de uma escola na Indonésia, em 2018.
  1. Qual a porcentagem de usuários de internet que países apresentam no mapa da página 39?
  2. Converse com os colegas sôbre o que as fotos revelam a respeito da distância tecnológica que separa os países do mundo. Anote, no caderno, uma síntese dessa conversa.
Respostas e comentários

1. Sim, pois a época em que vivemos tem sido marcada pêla grande quantidade de tecnologias disponíveis para a realização das mais variadas tarefas.

2. Auxilie os alunos no desenvolvimento de suas ideias. Se possível, organize uma apresentação para que possam expor os produtos imaginados por êles.

3. A globalização tem provocado mudanças na cultura, sobretudo com a disseminação da cultura de massa, que tem como uma de suas principais características a expansão do consumo de certos produtos e serviços em escala mundial. Isso pode ser observado, por exemplo, quando milhões de pessoas em todo o mundo consomem a mesma marca de um refrigerante ou os sanduíches de uma mesma rede de lanchonetes, assistem aos mesmos filmes lançados pêla indústria cinematográfica etcétera

4. a) Reino Unido: Mais de 50%. Indonésia: 20-49,9%.

4. b) Verifique se os alunos reconhecem que os alunos do Reino Unido podem usar tecnologias em sala de aula, enquanto as crianças da Indonésia estudam em condições precárias e sem acesso a êsse tipo de tecnologia.

  • Oriente os alunos a perceber, por meio das imagens, que o acesso às tecnologias avançadas é bastante desigual e revela que há uma distância tecnológica separando uma parcela da população mundial, sobretudo a que vive nos países ricos, de outra que vive nos países pobres e que não tem condições de usufruir dessas tecnologias.
  • A atividade 2 tem uma linguagem que busca apôio na tecnologia, explorando o pensamento computacional, pois os alunos precisam identificar as informações, analisá-las, reorganizá-las, identificar possíveis soluções e, por fim, apresentá-las aos colegas.
  • A atividade 2 também favorece o trabalho com o tema criatividade e, assim, explora aspectos das Competências gerais 5, 7 e 9 da Bê êne cê cê, pois busca desenvolver nos alunos o exercício de criar algo em benefício coletivo sob a ótica da tecnologia. Além disso, promove a resolução de problemas por meio do diálogo, exercitando a cooperação e promovendo o respeito pêla opinião dos colegas.
  • Para ampliar o tema, proponha aos alunos que exponham a resposta da atividade 2 por meio de alguma tecnologia, como vídeo e apresentador de slides.
  • A questão 4 favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê, pois aborda eventos semelhantes ocorridos em espaços distintos.
  1. O comércio eletrônico é um exemplo que reúne várias características da globalização na atualidade. No caderno, elabore uma explicação para cada uma dessas características, citadas a seguir, com base no exemplo do comércio eletrônico.
    1. desenvolvimento tecnológico;
    2. desenvolvimento dos meios de comunicação;
    3. integração do espaço mundial.
Fotografia. Uma mulher sentada em um sofá segurando um cartão de crédito em frente a um notebook. No sofá ao lado dela, há sacolas coloridas.
Mulher realizando compras pêla internet.

6. Observe as imagens a seguir.

Fotografia A. Duas pessoas em uma rua observando um mapa. Nas laterais há construções e plantas com flores.
Pessoa utilizando um mapa impresso para se localizar na Croácia, em 2020.
Fotografia B. Duas pessoas em um carro apontando para uma tela de G P S no painel do veículo.
Pessoas utilizando sistema gê pê ésse para se localizar na Eslovênia, em 2020.
  1. Qual atividade as pessoas estão realizando em cada foto?
  2. Qual é a principal diferença entre dois modos de realizar a mesma atividade?
  3. Qual a relação entre essa evolução, mostrada entre as duas fotos, e a influência da globalização no modo de vida das pessoas?
  4. Converse com pessoas mais velhas da sua família e descreva um ou mais exemplos de como a globalização influenciou o modo de vida das pessoas. Descreva no caderno e depois apresente aos colegas.
Respostas e comentários

5. a), 5. b) e 5. c): Respostas nas orientações ao professor. 

6. a) Na imagem a, as pessoas estão se localizando por meio de um mapa impresso. Na imagem B, as pessoas estão se localizando por meio de gê pê ésse.

6. b) O mapa digital disponível no aparêlhu eletrônico permite ao indivíduo uma representação mais atualizada e ágil.

6. c) A globalização influenciou a vida das pessoas, modificando o modo como elas realizam diferentes atividades, por exemplo, localizar-se por meio de mapas.

6. d) Resposta pessoal.

O item d da atividade 6 promove o desenvolvimento da prática argumentativa ao solicitar que os alunos exponham suas opiniões acêrca do tema.

Sugestão de avaliação

Organize os alunos em duplas e proponha-lhes que criem uma paródia com o conteúdo estudado até o momento. Oriente-os a escolher uma música e a buscar as principais ideias do conteúdo. Em seguida, êles devem reescrever a música utilizando êsse conteúdo. Ao finalizarem as paródias, se considerar pertinente, organize apresentações. Se os alunos se sentirem à vontade, sugira a êles que registrem as produções por meio de mídias, como vídeos ou áudios. A música é uma linguagem muito próxima das culturas juvenis e, assim, pode alcançar ótimos resultados quando inserida no processo de ensino-aprendizagem.

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos abordem em suas paródias temas como globalização, economia, multinacionais, tecnologia, internet, comunicação, entre outros temas estudados. Atente para que tenha um ambiente respeitoso e descontraído durante a apresentação. Essa atividade contribui para desenvolver a Competência geral 3 da Bê êne cê cê ao propiciar que êles aproveitem a atividade por meio de manifestações artísticas.

Respostas

5. a) O desenvolvimento tecnológico, por meio de computadores e da internet, é que permitiu que o comércio eletrônico fosse realizado.

5. b) A internet, um dos principais exemplos do desenvolvimento dos meios de comunicação, possibilitou a comunicação entre as pessoas por meio de e-mails, sites, redes sociais etcétera

5. c) Por meio da rede mundial de computadores, a internet, uma pessoa em um determinado país pode se comunicar ou comprar produtos de empresas localizadas em países distantes.

Glossário

Conglomerado midiático
: grupo econômico que detém o contrôle de vários meios de comunicação de massa (televisão, rádio, publicações, cinema, internet etcétera).
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Grande mídia
: expressão usada para as mídias que atingem um grande público e são capazes de influenciar elevado número de pessoas.
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