O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Dois fatores foram essenciais para a consolidação do processo de globalização. Leia as alternativas a seguir e copie, em uma folha de papel avulsa, a que apresenta fatores.
    1. O desenvolvimento do capitalismo em escala mundial e os avanços científicos e tecnológicos.
    2. O colapso do capitalismo e a diminuição do comércio entre os países.
    3. A expansão do socialismo e o desenvolvimento tecnológico.
    4. O desenvolvimento do capitalismo e a expansão do socialismo pêlo mundo.
  2. Observe a foto, a ilustração e a manchete apresentadas a seguir, as quais se referem a algumas características da economia capitalista.
Fotografia A. Vista de cima. Uma comunidade com pequenas casas precárias com tijolos expostos. Ao fundo, um rio com edifícios modernos na margem oposta.
Vista de parte da cidade de São Paulo, ésse pê, em 2020.
Ilustração B. Vitrines com televisores expostos com as indicações: Loja A. 2500 reais, Loja B: 2750 reais, Loja C: 3000 reais.

C.

Frio e geada provocam aumento nos preços de hortifrutis na Capital

Disponível em: https://oeds.link/BSr0Qp. Acesso em 31 maio 2022.

Agora, relacione as informações mostradas anteriormente com as características do capitalismo descritas a seguir. Registre a resposta na folha de papel avulsa.

um Livre concorrência.

dois Economia de mercado.

três Sociedade dividida em classes sociais.

3. Descreva as principais características da chamada Terceira Revolução Industrial.

Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa a.

2. Resposta: A – três; B – um; C – dois.

3. Resposta: A Terceira Revolução Industrial foi impulsionada pêlo desenvolvimento científico e tecnológico que atingiu as mais variadas áreas do conhecimento, principalmente as tecnologias da informação, como a informática e as telecomunicações.

Objetivos das atividades

1. Identificar fatores do processo de globalização.

2. Reconhecer características do capitalismo.

3. Compreender os aspectos da Terceira Revolução Industrial.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldade na realização da atividade, organize-os em quatro grupos e distribua uma afirmativa para cada grupo. Em seguida, oriente-os de modo que seja criada uma defesa para cada uma das alternativas, explicando por que ela é correta ou incorreta. Para finalizar, organize os alunos de modo que êles consigam apresentar seus argumentos para toda a turma. De acôrdo com o que forem comentando, se houver situações inadequadas, corrija as respostas.

2. Verifique se os alunos compreendem as características da economia capitalista. Se houver dificuldade, construa na lousa um mapa mental tendo a palavra capitalismo como ponto de partida. Questione-os sôbre os principais pontos. Se necessário, permita a êles que façam buscas na internet, desde que sejam fontes confiáveis.

3. Se os alunos tiverem dificuldade nesta atividade, promova uma roda de conversa na qual todos possam expressar suas dúvidas e obter respostas. Se necessário, retome o conteúdo.

  1. Como são chamadas as grandes empresas que têm filiais espalhadas pelo mundo? Cite três fatores que incentivaram a expansão dessas empresas nos países em que elas se instalaram.
  2. A figura a seguir ilustra a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Esquema. Quadro à esquerda, indicado com a letra A. Ilustrações de rolos de tecido, cédulas de dinheiro, uma usina com chaminés expelindo fumaça, sacos de café, contêiner com conteúdo cinza e trigo, setas para o lado direito.
Quadro à direita, indicado com a letra B. Ilustrações de uma antena, fábrica com chaminés expelindo fumaça, um notebook, um celular, um avião, um carro, caixas de remédios e um cifrão, seta para o lado esquerdo.
As letras A e B indicadas nessa figura se referem, respectivamente, a:
  1. metrópoles e colônias.
  2. países desenvolvidos e países subdsenvolvidos.
  3. países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.
  4. países capitalistas e países socialistas.

6.  Observe a imagem. Ela se refere à qual característica da sociedade em que vivemos?

Fotografia. Carros de mesmo modelo, estacionados enfileirados. Ao fundo, árvores secas e prédios.
Carros modêlo em uma concessionária em Belarus, em 2021. Atualmente, êsse tipo de veículo é comercializado em vários países do mundo.
  1. Diversificação do consumo.
  2. Pluralidade cultural.
  3. Diversidade cultural.
  4. Padronização do consumo.

7. Leia a frase a seguir.

“Embora o processo de globalização tenha se caracterizado pêlo desenvolvimento científico e tecnológico cada vez mais acelerado, o acesso a essas novas tecnologias é bastante desigual pêlo mundo”.

Com base nessa informação, escreva um texto explicando se os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos estão inseridos da mesma maneira no processo de globalização.

Respostas e comentários

4. Resposta: Essas empresas são chamadas de multinacionais. Entre os fatores que incentivaram a expansão dessas empresas nos países em que se instalaram, podemos citar o menor custo da mão de obra, o baixo custo das matérias-primas; e a existência de legislações trabalhistas e ambientais menos rígidas.

5. Resposta: Alternativa b.

6. Resposta: Alternativa d.

7. Resposta. Os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos estão inseridos de maneira muito desigual no processo de globalização, pois os avanços tecnológicos estão concentrados nos países desenvolvidos, enquanto os países subdesenvolvidos ficam cada vez mais atrasados tecnologicamente.

Objetivos das atividades

4. Identificar o que são multinacionais.

5. Distinguir os aspectos da Divisão Internacional do Trabalho.

6. Reconhecer características da sociedade do consumo.

7. Descrever o processo de globalização em países com desenvolvimentos distintos.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos tiverem dúvidas, identifiquem com êles algumas multinacionais conhecidas em seu dia a dia. Escreva na lousa os nomes mencionados e faça apontamentos sôbre os fatores e faça apontamentos sôbre êles, ou apresente-lhes slides com as imagens.

5. Caso os alunos tenham dificuldade para identificar a díti, sugira-lhes a criação de uma história em quadrinhos que a represente. Auxilie-os na confecção da agá quê.

6. Para auxiliar a compreensão dos alunos, leve para a aula mais imagens que apresentam padronização do consumo. Questione-os sôbre o que há em comum em todas as imagens. Verifique se êles compreenderam e, se necessário, retome o conteúdo.

7. Se houver dificuldade na realização da atividade, organize-os em duas equipes: uma pesquisará a globalização em países desenvolvidos e, a outra equipe, em países subdesenvolvidos. Para finalizar, promova um debate, mantendo sempre o respeito pêla diversidade de argumentos. Verifique o aprendizado dos alunos por meios das respostas.