UNIDADE 2 Os fluxos no espaço globalizado

Fotografia. Muitas pessoas reunidas em um aeroporto. Eles estão em uma fila em frente a guichês. Ao fundo há placas.
Pessoas aguardam, no aeroporto internacional de , na cidade de São Petersburgo, Rússia, a permissão das autoridades para ingressar no país, em 2021.
Respostas e comentários

Aproveite a foto de abertura nas páginas 50 e 51 para iniciar uma conversa com os alunos sôbre o tema de estudo. Destaque os principais fluxos globais (mercadorias, pessoas, informações e capitais) existentes atualmente no mundo. Para isso, pergunte aos alunos o que sabem sôbre êsse intercâmbio entre os países; quais tecnologias auxiliam nos fluxos de informações e capitais; e quais são os principais tipos de migração internacional que êles conhecem. Torne a discussão ainda mais instigante pedindo que reflitam sôbre as seguintes questões: Com fluxos, podemos pensar a respeito do futuro da globalização? O que êles nos revelam? fluxos são resultados do processo de globalização?.

O estudo do tema Os fluxos no espaço globalizado, proposto nesta unidade, propicia aos alunos o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, pois analisa fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural). Os temas abordados também contemplam a Competência específica de Geografia 5 da Bê êne cê cê, uma vez que a turma utiliza meios investigativos para compreender fatos que requerem conhecimentos específicos de Geografia.

Peça aos alunos que analisem a foto de abertura e, depois, faça os seguintes questionamentos: que países mais recebem imigrantes? O lugar onde você vive abriga imigrantes? De onde êles vieram? Você conhece pessoas que deixaram o Brasil e migraram para outros países? Para onde essas pessoas foram? Por quais motivos elas migraram?

Uma das principais características da globalização é a intensificação dos fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas no espaço geográfico mundial.

Os meios de comunicação e de transporte são responsáveis pêla formação dessa rede de fluxos, que não atinge todos os lugares nem beneficia todas as pessoas do mesmo modo. Por isso, questionamos: qual é o futuro da globalização?

Iniciando a conversa

  1. Você conhece alguma pessoa que migrou de seu país de origem? Quais foram os motivos que a levaram a migrar? Conte para os colegas.
  2. Em sua opinião, como a evolução dos meios de comunicação e de transporte passou a interferir na vida das pessoas? Conte para os colegas e para o professor exemplos que você conhece ou já vivenciou.

Agora vamos estudar...

  • os fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas na globalização;
  • o que são cidades globais e megacidades;
  • as representações cartográficas de fluxos;
  • os fluxos migratórios e de refugiados no mundo e no Brasil;
  • a relação entre globalização, pobreza e desigualdade;
  • os impactos da globalização no mercado de trabalho e no desemprêgo.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Comente que o desenvolvimento tecnológico-científico proporcionou uma grande expansão das redes de comunicação de longa distância. Devido a avanços tecnológicos, foi possível, por exemplo, instalar cabos de fibra óptica cruzando vários países, interligando os diferentes continentes permitindo assim a rápida comunicação entre êles.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha à turma a estratégia papel de minuto (one minute paper). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Distribua para os alunos fichas feitas de folha de papel sulfite de tamanho padrão e elabore questões sôbre a evolução dos meios de comunicação e de transporte e sua interferência na vida das pessoas. êles terão um minuto para escrever o que já sabem do assunto, sem a necessidade de identificação. Após êsse tempo, peça-lhes que entreguem a você os papéis. Na sequência, você deve ler em voz alta todas as respostas para que êles opinem a respeito delas, dando pareceres contrários ou favoráveis. Se preferir, proponha a elaboração de uma tela de slides, que pode ser usada como recurso em futuros estudos ou em um feedback de finalização da unidade.

Respostas

1. Resposta pessoal. Caso conheça algum imigrante, convide-o para participar da discussão da página de abertura. Oriente os alunos a perguntar ao entrevistado quais foram os motivos que o levaram a migrar; quais foram as dificuldades encontradas ao chegar ao país; se deseja retornar ao país de origem e por qual motivo seria. Incentive os alunos a elaborar ainda outras questões. Destaque a importância de organizar bem as ideias a fim de elaborar as questões com clareza.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam situações coerentes, que demonstrem, por exemplo, o contato melhorado e facilitado entre pessoas e lugares, onde haja o acesso à internet e à telefonia celular.

CAPÍTULO 4 Fluxos de mercadorias, informações e capitais

O processo de globalização vem ampliando, de maneira significativa, os fluxos, ou seja, a circulação de mercadorias, informações, capitais e pessoas no espaço geográfico mundial. Todos fluxos circulam pêlo emaranhado de redes de transportes e de comunicações que envolvem o mundo inteiro.

Mesmo que os fluxos da globalização possam circular em todo o planeta, êles ocorrem com mais intensidade entre os locais servidos pêla infraestrutura de transportes e de comunicações (estradas, portos, aeroportos, redes de transmissão, como canais de televisão, telefonia celular, redes 3G, 4G e, até mesmo, 5G, provedores de internetglossário etcétera).

O crescimento do comércio internacional, impulsionado pêla melhoria dos transportes e expansão das multinacionais no mundo, fez aumentar significativamente os fluxos de matérias-primas e de mercadorias (bens industrializados, gêneros agrícolas, recursos minerais e energéticos etcétera) entre países e continentes.

Atualmente, a maior parte dêsses fluxos ocorre pêlas vias marítimas, pêlas quais circulam cêrca de 72% do volume de cargas transportadas em todo o mundo. O transporte aéreo, por sua vez, também vem crescendo e aumentando sua participação nos fluxos de mercadorias entre os países. Em razão de sua maior eficiência, sobretudo pêla velocidade, os aviões cargueiros são empregados no transporte de cargas que exigem rapidez e pontualidade, como no caso dos alimentos perecíveis.

Fotografia. Um avião parado ao lado de caixas embaladas, com uma rede sobre elas. Ao fundo, veículos estacionados.
Embarque de mercadorias em avião cargueiro no aeroporto internacional da cidade de dãblin, Irlanda, em 2021. êsse é um dos aeroportos mais movimentados do mundo.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer o processo de globalização como intensificador das redes e dos fluxos no espaço geográfico mundial.
  • Identificar as vias marítimas e aéreas como as principais redes de intercâmbio de mercadorias.
  • Entender que o desenvolvimento das tecnologias de informação intensificou os fluxos de capitais e de informações em escala planetária.
  • Conhecer as principais características das cidades globais e das megacidades.
  • Diferenciar cidades globais de megacidades.

Justificativa

Neste capítulo, os alunos reconhecerão as consequências da globalização para os fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações no espaço geográfico mundial, compreendendo que existe um emaranhado de redes que conectam diferentes lugares da superfície terrestre.

Estudar o aperfeiçoamento das tecnologias e as suas contribuições para a ampliação dos fluxos de capitais e informações auxilia os alunos a perceber que os países mais desenvolvidos economicamente são os maiores detentores de informações.

êles também compreenderão as configurações geográficas das cidades globais ou metrópoles mundiais diferenciando-as das megacidades.

O estudo dêste capítulo também contribui para o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero cinco e ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê.

Algo a mais

Incentive os alunos a conhecer o mapa ilustrativo dos fluxos marítimos do mundo, do ano de 2012. êles verificarão as principais rotas marítimas do mundo dos navios tanker, que são os petroleiros, além dos navios de cargas de cereais, de gás e de veículos.

> . Disponível em: https://oeds.link/TAs5N0. Acesso em: 7 junho 2022.

Fluxos marítimos no mundo (2011)

Mapa. Fluxos marítimos no mundo (2011). 
Porto – capacidade de embarque e desembarque (em milhões de toneladas anuais). 
Até 100: Santos e outras três cidades na América do Sul; cinco cidades na América do Norte; três cidades na África; quatro cidades na Europa; três cidades na Ásia, Sydney e outra cidade na Oceania. 
De 100 a 200: Nova York, Nova Orleans e Chiba. 
Acima de 200: Cingapura e Roterdã.
Rotas principais: interligando todas as cidades citadas. 
Rotas secundárias: cinco rotas ligando pontos na América do Norte, África, Ásia e Oceania às rotas principais. No canto inferior direito, a escala: 2725 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BOCHICCHIO, Raffaele Vicenzo. Atlas do mundo atual. segunda edição São Paulo: Atual, 2009. página 39.

Fluxos aéreos no mundo (2013)

Mapa. Fluxos aéreos no mundo (2013). 
Muito importante: Interligando Los Angeles, Dallas, Chicago, Nova York e Londres. 
Importante: Interligando Los Angeles, Sydney, Tóquio, Hong Kong, Cingapura, diversas cidades no sul da Ásia, Paris e outras cidades na Europa, cidades na América Central, São Paulo, Rio de Janeiro, Lima e outras cidades na América do Sul. 
Outros relevantes: Interligando Rio de Janeiro, cidades na África, entre elas: Lagos e Cairo; Lima a Paris; Cingapura a Sydney. 
Principais aeroportos: encontrados nas cidades já citadas. No canto inferior direito, a escala: 2725 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Maria Graça Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quarta edição São Paulo: Moderna, 2013. página 55.

Questão 1.

Identifique, no mapa, a localização dos principais portos e das principais rotas marítimas no mundo.

Questão 2.

Localize, no mapa de fluxos aéreos, as rotas de maior importância.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Auxilie os alunos na identificação dos principais portos e rotas marítimas no mundo. Alguns dos principais portos marítimos são: Roterdã, na Europa; Cingapura e Chiba, na Ásia; Nova Iorque, na América do Norte. As principais rotas marítimas ligam os portos localizados nos diferentes continentes.

Questão 2. Resposta: As principais rotas aéreas são as que ligam a América do Norte e a Europa, além das que se estabelecem dentro dos Estados Unidos.

  • Oriente os alunos na leitura e interpretação dos mapas apresentados. No mapa que mostra os fluxos marítimos no mundo, peça que analisem a distribuição das principais rotas marítimas que fazem a interligação entre os portos localizados em cada continente. Ressalte que o mapa apresenta apenas os portos mais movimentados e, no caso do Brasil, por exemplo, além do Pôrto de Santos, outros portos importantes do país, como o de Paranaguá (Paraná), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Itajaí (Santa Catarina), Vitória (Espírito Santo), Salvador (Bahia), entre outros, não aparecem representados.
  • No mapa que mostra os fluxos aéreos no mundo, ressalte que os fluxos mais intensos estão representados por linhas mais espessas, enquanto os fluxos menos intensos estão mostrados por linhas mais estreitas.
  • A análise dos mapas da página 53 favorece o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, ao propiciar a interpretação e a comparação entre diferentes regiões do mundo com base em informações econômicas. Os questionamentos promoverão o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, ao destacar o papel dos fluxos marítimos e aéreos na integração econômica do espaço mundial.

Sugestão de avaliação

A fim de auxiliar a aprendizagem do conteúdo das páginas 52 e 53, proponha aos alunos as atividades a seguir.

a ) Quais são as redes e os fluxos que integram o atual espaço globalizado?

b ) Escreva dois exemplos do uso de algumas das mais avançadas tecnologias da informação de que dispomos atualmente.

Respostas

a ) As redes são as vias de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias) e as vias de comunicação (sistemas de satélites, linhas de telefonia, antenas parabólicas, provedores de internet etc.). Por essas redes circulam os fluxos de pessoas, informações, capitais, produtos e mercadorias pêlo mundo inteiro.

b ) Resposta pessoal. Os alunos podem citar a realização de teleconferências; o uso da internet; o uso do telefone celular etcétera

Geografia em representações

A representação dos fluxos no espaço geográfico

O fluxo do comércio internacional pode ser representado em um planisfério por meio de setas. Essas setas retratam proporcionalmente o volume comercializado entre as diferentes regiões do mundo. Veja o mapa a seguir.

A. A maioria dêsses fluxos ocorre entre os países desenvolvidos economicamente e que dominam a maior parte do comércio mundial, como Estados Unidos, Canadá, Europa (especialmente Alemanha, Reino Unido e França), Ásia e Oceania.

B. Devido ao crescimento econômico ocorrido nos últimos anos em países como China, Índia, Malásia e Cingapura, a Ásia vem ganhando destaque no comércio mundial.

Principais fluxos do comércio mundial (2019)

Mapa. Principais fluxos do comércio mundial (2019). 
Comércio de mercadorias (em bilhões de dólares). 
Comércio Intrarregional. 
100 bilhões de dólares: África, Comunidade dos Estados Independentes e América do Sul e Central. 
200 bilhões de dólares: América do Norte.
500 bilhões de dólares: Ásia 
e acima de 500 bilhões de dólares: Europa. 
Comércio Inter-regional. 
50 bilhões de dólares: da América do Sul e Central para Oriente Médio, Ásia e Europa; da América do Norte para Europa, Oriente Médio, África e Comunidade dos Estados Independentes; da Europa para o Oriente Médio e África; do Oriente Médio para Europa e América do Sul e Central; da África para o Oriente Médio e Europa. 
100 bilhões de dólares: da América do Sul e Central para Europa; da Europa para América do Sul e Central, América do Norte, África e Ásia; da África para Europa e Ásia; da Ásia para Europa, Oriente Médio e África; da América do Norte para Europa. 
200 bilhões de dólares: da América do Norte para Europa e Ásia; da Europa para América do Norte e Ásia. 
500 bilhões de dólares: da Ásia para América do Norte; da Comunidade dos Estados Independentes para Europa. 
No canto inferior direito, a escala: 2400 quilômetros por centímetro.
Indicações com letras sobre os continentes, letra A: América do Norte, letra B: Ásia e letra C: África.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quarta edição São Paulo: Moderna, 2013. página 53.

C.

C. Já os países economicamente menos desenvolvidos da América Latina e da África têm uma participação reduzida nos fluxos do comércio global.

Como se pode verificar no mapa, os fluxos de produtos e mercadorias ocorrem de maneira bastante desigual entre países e regiões do planeta.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o que são mapas de fluxos.
  • Interpretar as informações nos mapas de fluxos internacionais.
  • É importante que os alunos verifiquem que a diferença na espessura das setas do mapa está proporcionalmente relacionada à quantidade de mercadorias e de produtos comercializados no mundo.
  • Auxilie-os a interpretar as informações dos mapas da seção. Para isso, mostre as setas orientando-os a analisar a diferença na espessura delas. Explique que essa espessura aumenta conforme a intensidade dos fluxos e ressalte que fluxos de produtos e de mercadorias são importantes para a geração de riquezas no mundo.
  • Explique que, na projeção polar, classificada como plana ou azimutal, o centro da representação cartográfica fica localizado em um dos polos da Terra. Dessa fórma, essa projeção possibilita representar melhor os fluxos comerciais entre as diferentes regiões do planeta, sendo possível, por exemplo, mostrar sem interrupção os fluxos que saem da Ásia para o continente americano, sobretudo pêlo oceano Pacífico.
  • Para ampliar o conhecimento dos alunos, proponha a êles uma conversa sôbre compras realizadas pêla internet. Pergunte-lhes se já fizeram compras usando essa modalidade e como foi a experiência, se foi uma compra nacional ou internacional, se foi segura, qual foi o tempo de entrega, entre outras questões que surgirem com base nos argumentos deles.
  • O estudo proposto na seção Geografia em representações está relacionado ao aprendizado de cartografia temática, conforme as Competências gerais 4 e 6 da Bê êne cê cê. As representações cartográficas utilizadas para representar os fluxos comerciais pêlo mundo contemplam o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao destacar a análise de mapas temáticos com informações sôbre desigualdades mundiais; e o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, ao destacar informações econômicas do espaço mundial por meio de diferentes tipos de projeções cartográficas.

Os fluxos do comércio de petróleo

O petróleo está entre os produtos mais comercializados no mundo. Diariamente, cêrca de 91 milhões de barris de petróleo viajam acomodados em gigantescos navios-tanques.

De maneira geral, os grandes fluxos de petróleo no mundo ocorrem entre as principais áreas de exploração, como o golfo Pérsico, onde se encontram as maiores reservas conhecidas, e os grandes centros consumidores, como Estados Unidos, Europa e Japão.

Observe atentamente o planisfério a seguir e veja como êle apresenta os principais fluxos de petróleo no espaço mundial.

Principais fluxos de petróleo no mundo (2020)

Mapa. Principais fluxos de petróleo no mundo (2020) (em milhões de toneladas). 
Até 50: da Europa e CEI para os Estados Unidos e África; dos Estados Unidos para o Canadá, México e América Central e do Sul; da África para Ásia; do Oriente Médio para África; da Ásia e Pacífico para outras regiões da Ásia e Pacífico. 
De 51 a 140: dos Estados Unidos para Europa e CEI, para Ásia e Pacífico; da América Central e do Sul para os Estados Unidos e Ásia e Pacífico; da África para Europa e CEI e para Ásia e Pacífico; da Europa e CEI para Ásia e Pacífico; do Oriente Médio para Europa e CEI; da Ásia e Pacífico para Europa. 
De 141 a 199: da Europa e CEI para Europa e CEI; do Oriente Médio para Ásia e Pacífico; 
Mais de 200: do Canadá para os Estados Unidos; do Oriente Médio para Ásia e Pacífico. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: . Statistical Review 2021. página 33. Disponível em: https://oeds.link/uZ2eSH. Acesso em: 6 maio 2022.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.
  1. Identifique no mapa da página 54:
    1. as regiões que têm o maior volume de comércio mundial;
    2. as regiões que apresentam o menor volume nesse comércio.
  2. Identifique, no mapa desta página, a principal região exportadora de petróleo e o país e/ou região que mais importa êsse produto.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Na leitura do mapa Principais fluxos de petróleo no mundo (2020), verifique se os alunos identificam que grande parte dos fluxos ocorrem no Oriente Médio, que é a maior região produtora de petróleo do mundo. Essa produção é destinada, principalmente, às economias mais industrializadas, como Japão, Europa, Estados Unidos, China e países do sul e sudeste asiático.

Respostas

1. a) As regiões com maior volume de comércio mundial são Europa, América do Norte e Ásia.

1 b) A região com menor volume é a África.

2. A região que mais exporta é o Oriente Médio. Já os principais importadores são os Estados Unidos e Ásia e Pacífico.

Algo a mais

Para enriquecer o estudo sôbre os fluxos de mercadorias e o comércio mundial, recomendamos a leitura do livro a seguir. Esta obra trata da distribuição do dinheiro e do poder entre as nações e do papel que a riqueza possui para a estabilidade do sistema financeiro internacional.

> COHEN, Benjamin. Geografia do dinheiro. São Paulo: Unésp, 2014.

Glossário

Provedor de internet
: instituição ou empresa que fornece a conexão para o acesso do usuário à internet.
Voltar para o texto