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Fluxos de informações

Hoje, por meio de uma complexa rede de comunicações, composta, por exemplo, de internet e de transmissões via satélite, as informações circulam com rapidez entre os países e chegam até as pessoas quase instantaneamente.

êsse grande volume de informações que circula pêlo planeta aumenta à medida que diminuem os custos das tecnologias e dos serviços de comunicações, tornando-se mais acessíveis à população.

De maneira geral, os países economicamente desenvolvidos detêm o monopólioglossário das informações que circulam pêlo planeta. Nesses países, encontram-se as grandes agências internacionais de notícias que fornecem informações sôbre os principais acontecimentos ocorridos em todo o mundo. A maioria das notícias internacionais que vemos nos telejornais ou que ouvimos nos programas de rádio é fornecida pelos escritórios dessas agências, espalhados por vários países, de onde enviam e recebem informações via satélite.

O fluxo das informações é desigual entre os países, o que pode ser observado nos gráficos (a seguir e na página seguinte), que mostram, respectivamente, o aumento e a distribuição do número de usuários conectados à internet entre as regiões do planeta.

Evolução do número de usuários da internet no mundo (2002-2021)

Gráfico. Evolução do número de usuários da internet no mundo (2002-2021). 
Usuários de internet (em milhões). 
Começando em 2002 com 700 milhões, aumentando gradativamente até 2016 atingindo 3.500, sofrendo um leve aumento em 2018, e um salto até 4.900 em 2021.

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunicaiton Union. Facts and Figures 2021: Measuring digital development. página 1. Disponível em: https://oeds.link/H2Z2EP. Acesso em: 6 maio 2022.

Questão 3.

Confira o gráfico e verifique como o número de usuários de internet no mundo vem crescendo ao longo das últimas décadas.

Questão 4.

Em sua opinião, êsse crescimento tem sido rápido ou lento? Por quê?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Auxilie os alunos na leitura do gráfico dando destaque ao grande crescimento de usuários de internet no mundo. Em 2002, eram cêrca de 700 milhões de usuários. Em 2021, êsse número chegou a 4,9 bilhões.

Questão 4. Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar a opinião deles sugerindo-lhes que façam cálculos sôbre a quantidade de pessoas a mais a cada ano ou biênio, como apresenta a informação do gráfico.

Comente com os alunos que a internet, popularizada na década de 1990, representou um marco não só nas telecomunicações, mas na cultura como um todo. Informações passaram a ser transmitidas em alta velocidade. Isso fez com que as empresas passassem a depender cada vez mais de uma boa infraestrutura de rede e a custos mais baixos. Em um mundo globalizado, uma boa infraestrutura de internet (representada pêla velocidade média) é um fator de competitividade.

Algo a mais

Para aprofundar o conteúdo Fluxos de informações, recorra ao estudo da chamada Geografia temporal, que tem se dedicado a compreender os fluxos de informações ao longo do tempo. Em uma era de alta conectividade, as redes sociais aparecem como figuras essenciais no processo de socialização e podem servir de exemplo para ser utilizados em sala de aula. Para mais informações, consulte o artigo a seguir:

> FERREIRA, Jorge; CANSEIRO, Soraia; RODRIGUES, David. A Geografia das redes sociais: cartografia e tecnologias de informação em geografia. ín: COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA - AS GEOGRAFIAS IBÉRICAS: ANALISAR O PASSADO E PERSPECTIVAR O FUTURO, 12., 2010, Pôrto. Atas reticências. Pôrto, Portugal: /U pê/, 2011. Disponível em: https://oeds.link/HU7pNI. Acesso em: 28 maio 2022.


  • Na questão 4, promova o desenvolvimento da argumentação. Incentive os alunos a expressar, com base nas informações estudadas e nas próprias vivências, suas conclusões sôbre o aumento da população com acesso à internet, seus benefícios e malefícios e as desigualdades com relação a quem não tem essa condição. Essa atividade possibilita aprimorar habilidades de analisar e elaborar argumentos críticos a respeito do tema.
  • Explore o tema do monopólio das informações exercido pelos países desenvolvidos para promover o exercício de parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê um zero da Bê êne cê cê, destacando o contrôle que essas nações exercem na produção e na circulação de produtos e culturas pêlo mundo.
  • O conteúdo proposto nas páginas 56 e 57 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2, pois possibilita aos alunos analisar o mundo social e o meio técnico-científico-informacional com suas variações no tempo e no espaço, construindo as próprias opiniões.

Usuários de internet por regiões do mundo – em % (2020)

Gráfico. Usuários de internet por regiões do mundo – em porcentagem (2020). 
África: 33 por cento.
Mundo Árabe: 66 por cento. 
Ásia e Pacífico: 61 por cento.
CEI: 82 por cento.
Europa: 87 por cento. 
América: 81 por cento.

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunication Uniton (ITU). Measuring digital development: facts and figures 2020. página 7. Disponível em: https://oeds.link/FZil09. Acesso em: 22 junho 2022.

Questão 5.

De acôrdo com o gráfico sôbre usuários de internet, como o Brasil está inserido nessa distribuição?

Fluxos de capitais

Por meio das redes de comunicações, circulam os chamados fluxos de capitais, que envolvem as transações financeiras realizadas entre países, como a compra e a venda de ações de empresas e de moedas, por exemplo, o dólar dos Estados Unidos; o euro da União Europeia; e o iene, moeda do Japão.

Em grande parte, fluxos são gerados pêlas operações financeiras realizadas nas principais bolsas de valoresglossário do mundo, sediadas em importantes metrópoles: como as cidades de Nova Iorque e Chicago (Estados Unidos), Fránquifut (Alemanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Tóquio (Japão), São Paulo (Brasil), (China) e Seul (Coreia do Sul).

A movimentação do fluxo de capitais no mundo ocorre de fórma rápida e intensa, e, assim, a economia de um país pode se desestabilizar quando muitos investimentos são retirados de uma só vez. Por outro lado, pode-se criar expectativas positivas quando um país atrai muitos investimentos.

Fotografia. Escultura de um touro com chifres de cor marrom. Ao redor dele há edifícios e ao fundo, árvores.
Escultura Charging Bull, localizada nas proximidades da Bolsa de Valores de Nova Iorque (), uma das principais bolsas de valores no mundo, em 2021. A escultura representa otimismo e prosperidade financeira.
Respostas e comentários

Questão 5. Resposta: Está inserido no grupo da América, que soma 81% do total mundial de usuários de internet.

  • Comente com os alunos que a escultura do touro em bronze foi produzida pêlo artista italiano di , em 1989.
  • Comente com êles que as principais bolsas de valores se encontram em países desenvolvidos e que a bolsa de valores de São Paulo também é conhecida como B3.
  • Explique aos alunos que entre os operadores das bolsas de valores e no linguajar do mercado financeiro são comuns as associações entre os fenômenos financeiros e a vida natural. Nos períodos em que os negócios estão em alta, por exemplo, os analistas dizem que o mercado está em touro, isso porque o touro usa seus chifres para atacar de baixo para cima, atirando os negócios para o alto. Por outro lado, quando os negócios estão em baixa, os analistas dizem que o mercado está sendo atacado pêla patada do urso, que empurra os negócios de cima para baixo.

As cidades globais

As metrópoles que sediam as bolsas de valores mais importantes do mundo também concentram as sédes administrativas ou filiais das grandes multinacionais, os maiores bancos e instituições financeiras, entre outros. Assim, elas funcionam como centros para onde converge e propaga-se a maior parte dos fluxos gerados pêla globalização e, por isso, são chamadas cidades globais ou metrópoles mundiais.

As cidades globais configuram-se como centros de poder e comando das decisões econômicas e financeiras mundiais. Também formam os polos de uma rede mundial, que se articulam por meio de uma infraestrutura que possibilita a circulação dos fluxos da globalização. dêsse modo, o espaço geográfico das cidades globais destaca-se por abrigar:

  • os mais altos e modernos edifícios, nos quais se encontram as sédes das maiores corporações empresariais, dos grandes bancos, das bolsas de valores e das companhias financeiras, que movimentam os fluxos de capitais;
  • as grandes redes de telecomunicações (emissoras de televisão e rádio, agências de notícias e empresas de telefonia e provedores de internet), que possibilita a circulação dos fluxos de informações;
  • as melhores infraestruturas de transportes (rede rodoviária, ferroviária e aeroportuária), pêlas quais circulam os fluxos de pessoas e de mercadorias.

Embora algumas cidades globais também estejam localizadas em países subdesenvolvidos, devemos ressaltar que a distribuição dos fluxos é bastante desigual entre países ricos e pobres.

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade repleta de edifícios com uma antena grande e laranja ao centro.
Paisagem de parte de Tóquio, Japão, considerada uma cidade global, em 2019.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O estudo sôbre As cidades globais apresenta as mais importantes características econômicas e financeiras dos principais centros urbanos do mundo. Amplie a compreensão dêsse assunto com a leitura do texto a seguir, que aborda as diferenças entre cidades globais e megacidades.

reticências

 Aqui uma distinção conceitual torna-se importante. Deve ser lembrado que as cidades globais, uma definição qualitativa, não coincidem necessariamente com as megacidades, aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes, de acôrdo com a ônu, definidas por um critério quantitativo. Zurique, na Suíça, em 2000, tinha 939 mil habitantes (World urbanization prospects: the 2001 revision), mas é uma cidade global pêlo papel de comando que desempenha na rede urbana mundial. É séde de importantes empresas e apresenta alta densidade de objetos técnicos conectando-a aos fluxos globalizados. Há poucas pes­- soas marginalizadas nessa cidade suíça. Por outro lado, a região metropolitana de dáca, em bãngladéch, no mesmo ano tinha 12,5 milhões de pessoas, sendo, portanto, uma megacidade, mas não uma cidade global, devido à carência de objetos técnicos e à sua reduzida importância em têrmus de serviços globais – financeiros, comerciais, turísticos, etcétera Além disso, uma grande parcela de sua população está abandonada, desconectada, marginalizada dos fluxos globais.

reticências

SENE, Eustáquio de. Globalização e espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2003. página 135.

Atividade a mais

A partir do conteúdo estudado nesta página, proponha a questão a seguir aos alunos:

Descreva três características das cidades globais.

Resposta

As cidades globais destacam-se por abrigar: os mais altos e modernos edifícios, onde se encontram as sédes das maiores corporações empresariais; as grandes redes de telecomunicação, que permitem a circulação dos fluxos de informações; as melhores infraestruturas de transporte, por onde circulam os fluxos de pessoas e de mercadorias.

As megacidades

As megacidades são metrópoles muito populosas, com mais de 10 milhões de habitantes, comuns, sobretudo, em países menos desenvolvidos. Essas megacidades resultaram de um intenso e rápido processo de urbanização, cuja infraestrutura, muitas vezes, é insuficiente para atender às necessidades da população. De modo geral, as megacidades exercem um papel secundário na economia mundial e na articulação dos fluxos globais devido à sua menor importância financeira, comercial, política etcétera

Observe o mapa a seguir que mostra a distribuição das megacidades e das cidades globais pêlo mundo.

Principais cidades globais e megacidades (2021)

Mapa. Principais cidades globais e megacidades (2021). 
Cidades globais: Nova York, San Francisco, Toronto, Chicago, Washington e outras no oeste, sul e leste da América do Norte, Cidade do México, Bogotá, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Santiago e outras duas na América do Sul; Frankfurt, Londres, Bruxelas, Paris, Madri e outras na Europa; Cairo, Lagos, Johanesburgo e outras duas na África; Istambul, Moscou, Karachi, Nova Délhi, Mumbai, Calcutá, Kuala Lumpur, Jacarta, Manila, Hong Kong, Guangzhou, Shangai, Osaka, Tóquio, Tianjin, Beijing na Ásia e Sydney e outra cidade na Oceania. 
Megacidades: Los Angeles, Nova York, Cidade do México, Bogotá, Lima, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Londres, Paris, Lagos, Kinshasa, Cairo, Moscou, Istambul, Dubai, Nova Délhi, Mumbai, Bangalore, Chenai, Shenzhen, Dacca, Chogqing, Beijing, Tóquio, Osaka, Shangai, Manila e Jacarta. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 1890 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: UNITED Nations. World urbanization prospects. World Cities Report 2020: the value of sustainable urbanizations. Disponível em: https://oeds.link/6yfOhN. Acessos em: 5 maio 2022.

Questão 6.

As megacidades estão concentradas nos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos?

Questão 7.

Há no Brasil cidades dêsse tipo? Quais? Com os colegas, cite as características que vocês conhecem das cidades globais ou megacidades brasileiras.

Fotografia. Vista de cima. Curso de um rio com avenidas nas laterais e pontes que o cruzam. Há áreas com vegetação, e construções nas margens.
Paisagem da cidade de São Paulo, capital do estado, em 2020. São Paulo é o maior centro financeiro do Brasil e da América Latina, sendo considerado tanto uma cidade global como uma megacidade.
Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: As megacidades encontram-se em maior número nos países subdesenvolvidos.

Questão 7. Resposta nas orientações ao professor.

  • Comente com os alunos que em cidades como São Paulo existem espaços associados a determinadas etnias ou nacionalidades, como o bairro da Liberdade (muito associado aos japoneses) ou os chamados chinatowns, bairros que concentram grande população de chineses fóra da China. Os exemplos mais conhecidos são as chinatowns em cidades como Los Angeles e Nova Iorque (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Paris (França), Toronto (Canadá), entre outros.
  • No estudo das páginas 58 e 59, se considerar necessário, retome com os alunos a explicação que distingue os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. Relembre-os de que o mundo subdesenvolvido abrange um conjunto de países onde vive a maior parte da população mundial. Tais países apresentam características muito distintas, principalmente em relação aos aspectos culturais e à realidade socioeconômica de suas populações. Já o mundo desenvolvido é formado por países ricos, devido ao elevado nível de desenvolvimento econômico, ao diversificado parque industrial e à elevada qualidade de vida da população. países concentram grande parte das riquezas mundiais.

Resposta

Questão 7. Resposta: No Brasil, existem duas megacidades e cidades globais: São Paulo e Rio de Janeiro. Os alunos podem citar como características os meios de transporte e comunicação, existência de atividades econômicas muito diversificadas e modernas, como indústria de ponta, assim como elevada população, acima de 10 milhões de habitantes.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Leia a afirmação a seguir e, com base no que você estudou, comente-a.

O espaço geográfico atual está conectado também por redes e fluxos.

  1. Relacione o desenvolvimento das tecnologias da informação com a intensificação dos fluxos de capitais no mercado financeiro mundial.
  2. Leia o texto a seguir.

Nas cidades globais contemporâneas, estão concentrados os principais mercados financeiros do mundo e a séde de grandes empresas multinacionais. Por isso, essas cidades desempenham um importante papel nas articulações dos fluxos que circulam no mundo.

  1. De acôrdo com o texto e com o que foi estudado neste capítulo, como você descreveria a configuração do espaço geográfico das cidades globais?
  2. Explique qual é a diferença entre cidade global e megacidade.

Aprofundando os conhecimentos

4. O cartograma a seguir representa, com figuras geométricas, a participação de paí­ses, regiões e continentes no comércio mundial em 2021, de acôrdo com a Organização Mundial do Comércio. Observe-o com atenção e responda às questões propostas.

Comércio mundial (2021)

Mapa. Comércio mundial (2021). 
América do Norte: 12 por cento.
América do Sul, América Central e Caribe: 3 por cento.
Europa: 36 por cento.
CEI (Comunidade dos Estados Independentes): 3 por cento.
África: 2 por cento. 
Oriente Médio: 6 por cento.
Ásia e Oceania: 38 por cento. 
No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2775 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: dábliu tíu ôu. dábliu tíu ôu . Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 6 maio 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: O espaço geográfico atual é permeado por tecnologias que possibilitaram a formação de redes de transporte e de comunicação, pêlas quais circulam, de maneira intensa, os fluxos de pessoas, informações e mercadorias.

2. Resposta: O desenvolvimento de tecnologias propiciou o surgimento de equipamentos como computadores conectados à internet, fax, satélites orbitais etc., que favorecem a circulação dos fluxos de capitais por meio de transações financeiras realizadas entre os países.

3. a) Resposta: Por serem centros de comando mundial, o espaço geográfico das cidades globais caracteriza-se por ter uma infraestrutura avançada com modernos edifícios para abrigar as bolsas de valores e as sédes de multinacionais, pêla concentração das grandes redes de telecomunicações e por uma grande estrutura de transportes.

3. b) Resposta: As cidades globais caracterizam-se, principalmente, por abrigar a séde de multinacionais e as bolsas de valores e pêla melhor infraestrutura física, pêlas quais circulam os fluxos mundiais de pessoas, mercadorias e informações. As megacidades são centros urbanos muito populosos, com mais de 10 milhões de habitantes.

  • Aproveite as atividades das páginas 60 e 61 para verificar o aprendizado dos alunos. Caso perceba alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que êles atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante a realização dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades para realizá-las. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades propostas nas páginas 60 e 61 contemplam a Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê, pois os alunos utilizam conhecimentos geográficos para compreender a relação entre sociedade e natureza e também investigam soluções para problemas sociais, e a Competência específica de Ciências Humanas 2 da Bê êne cê cê, ao levá-los a analisar o mundo social, cultural e digital, a fim de que desenvolvam estratégias de posicionamento diante de problemas do mundo contemporâneo.
  • A realização da atividade 4 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao promover a interpretação de cartogramas para analisar informações sôbre o espaço mundial. Explique aos alunos que o tamanho das figuras geométricas que representam cada uma das regiões do planeta é proporcional à participação dessas regiões no volume do comércio mundial. Aproveite a oportunidade para comparar as regiões que dominam o comércio mundial (Europa, Ásia, Oceania e América do Norte) com as regiões que possuem participação secundária nesse comércio (África; América do Sul, Central e Caribe; cê ê í; Oriente Médio).
  1. Identifique o país ou a região que detém a maior participação no comércio mundial de mercadorias.
  2. Com base no que você estudou neste capítulo, explique como ocorre o fluxo de mercadorias entre os países do mundo, dando destaque à participação das redes de transportes.

5. Leia o texto a seguir e responda, no caderno, à questão proposta.

O espaço geográfico está repleto de desigualdades, principalmente se visto sob a ótica da globalização. Enquanto alguns países estão no centro dos fluxos mundiais de mercadorias, outros estão às margens dessa dinâmica global, principalmente os países mais pobres.

O texto afirma que os fluxos mundiais de mercadorias não ocorrem de maneira homogênea por todo o espaço geográfico mundial. Com base no que você estudou, caracterize a distribuição dêsses fluxos atualmente entre os países do mundo.

6. Analise a tabela a seguir e, depois, responda às questões no caderno.

País

Usuários de internet (em cada grupo de 100) 2020

Linhas de celular (em cada grupo de 100) 2020

Linhas telefônicas (em cada grupo de 100) 2020

Japão

90

154

49

Estados Unidos

91

106

31

México

72

95

19

Mianmar

35

144

1

Etiópia

24

39

1

Fonte de pesquisa: . Individuals using the Internet. Disponível em: https://oeds.link/D7kv7J. Acesso em: 9 julho 2022.

  1. De acôrdo com as informações da tabela e com o que você estudou, é possível afirmar que os meios de comunicação e os fluxos de informações estão distribuídos de maneira desigual no mundo? Explique.
  2. O que se pode concluir em relação ao número de linhas telefônicas, em cada grupo de 100 pessoas, entre os países apresentados na tabela?
  3. Qual dos meios de comunicação mostrados na tabela você mais utiliza no seu dia a dia? Converse com os colegas e verifique quais êles mais utilizam.
Respostas e comentários

4. a) Resposta: A Europa, que participa com 36% do comércio total.

4. b) Resposta: O fluxo ocorre pêlas redes de transportes formadas por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos do mundo. Na atualidade, a circulação de mercadorias acontece mais intensamente pêlas vias marítimas, devido à grande capacidade de carga dos navios.

5. Resposta: O processo de globalização contribuiu para deixar mais dinâmicos os fluxos mundiais de mercadorias, porém não de maneira uniforme por todo o planeta. Nos países desenvolvidos, fluxos são mais intensos. Já nos países subdesenvolvidos, os fluxos são menos intensos.

6. a) Resposta: As informações mostram o acesso desigual aos meios de comunicação entre os países desenvolvidos (Japão e Estados Unidos) e subdesenvolvidos (México, miãnmár e Etiópia). Por exemplo, enquanto o Japão tem 90 usuários de internet em cada grupo de 100 habitantes, na Etiópia êsse número é de apenas 24 a cada 100 habitantes.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a exporem suas experiências com meios de comunicação.

Oriente os alunos na leitura e interpretação das informações apresentadas na tabela da atividade 6. Aproveite as informações para ressaltar as diferenças tecnológicas entre os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos economicamente.

Atividade a mais

  • Para complementar os estudos sôbre o tema, proponha à turma a produção de um mapa retratando a realidade mundial de acesso à internet, como os países onde as pessoas ficam mais tempo on-line. Para isso, distribua aos alunos um mapa-múndi em preto e branco e peça-lhes que utilizem as informações apresentadas na reportagemindicada a seguir. Lembre-os de que a representação cartográfica produzida deve ter os elementos básicos de um mapa, como título, legenda, escala, rosa dos ventos e fonte, para facilitar a leitura. Após a confecção do mapa, sugira a êles a produção de um breve texto com uma análise que sirva de explicação para as informações contidas nele.
  • MUNDO se aproxima da marca de 5 bilhões de usuários de internet, 63% da população. Insper, 15 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/5tthDK. Acesso em: 2 junho 2022.

Algo a mais

Para ampliar o conhecimento da temática abordada neste capítulo, recomenda-se a leitura dos seguintes livros:

> BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2001.

> , Deivid; , . Prós e contras da globalização. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2001.

> Xéfer, Neiva Otero êti áli Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2003.

> SENE, Eustáquio de. Globalização e espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.

Resposta

6. b ) Resposta: Pode-se concluir que os países desenvolvidos têm maior número de linhas telefônicas em cada grupo de 100 pessoas. Entre os países subdesenvolvidos, o México tem maior quantidade de linhas telefônicas no grupo mencionado, porém miãnmár e Etiópia tem apenas 1 linha telefônica em cada grupo de 100 pessoas.

Glossário

Monopólio
: neste caso, significa exclusividade de obtenção e transmissão de informações.
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Bolsa de valores
: instituição que negocia as ações de empresas públicas ou privadas.
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