CAPÍTULO 5 Fluxos de pessoas

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

A evolução tecnológica empregada nos meios de comunicação e de transporte, característica do atual mundo globalizado, tem intensificado a dinâmica da migração ao facilitar o deslocamento das pessoas entre países e regiões do planeta.

Estima-se que, a cada ano, centenas de milhões de pessoas se deslocam do país onde vivem para outros por razões diversas: trabalho, busca por melhores condições de vida, fuga de guerras ou perseguições políticas e religiosas etcétera De maneira geral, fluxos envolvem o deslocamento de pessoas que migram de países economicamente menos desenvolvidos em direção aos países mais ricos.

Os principais fluxos migratórios de trabalhadores na atualidade ocorrem dos países mais pobres da América Latina, da África e da Ásia para os Estados Unidos, Canadá, países da Europa (sobretudo, Alemanha, França e Itália), Japão e Austrália. Também podemos dar destaque à migração de trabalhadores asiáticos e africanos em direção aos países produtores de petróleo no Oriente Médio. Veja o mapa a seguir.

Principais fluxos migratórios no mundo (2010-2015)

Mapa. Principais fluxos migratórios no mundo (2010-2015). 
Número de migrantes. 
Migrações externas. 
50.000: da África para Austrália, Nova Zelândia e Pacífico; da América do Norte para Europa e Ásia; do Oriente Médio para Austrália, Nova Zelândia e Pacífico e África; da Ásia para África, e outra região da Ásia; da Austrália, Nova Zelândia e Pacífico para a Europa. 
500.000: da América do Norte para América Latina e Caribe, da América Latina e Caribe para Europa; da Europa para América Latina e Caribe; da Europa para América do Norte, América Latina e Caribe, África e Austrália, Nova Zelândia e Pacífico; da Ásia para Austrália, Nova Zelândia e Pacífico. 
1.000.000: da Ásia para a Ásia, Oriente Médio e Europa; da África para o Oriente Médio e América do Norte; da Europa para Ásia. 
2.000.000: da Ásia para América do Norte, Europa; da África para Europa; da América Latina e Caribe para América do Norte. 
4.500.000: da Ásia para o Oriente Médio. No canto inferior direito, a escala: 2310 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: sáiânce pi ou. Disponível em: https://oeds.link/Ro43ft. Acesso em: 6 maio 2022.

Questão 1.

Cite as regiões de emigração mais intensa e as regiões de imigração mais intensa.

Respostas e comentários

Questão 1. Possíveis respostas: Emigração mais intensa: Oriente Médio, Ásia e África. Imigração mais intensa: Europa, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Pacífico.

Objetivos do capítulo

  • Verificar como o processo de globalização intensificou os fluxos populacionais no mundo.
  • Identificar quem são os refugiados.
  • Compreender a crise dos refugiados na Europa e em outras regiões do mundo.
  • Verificar quais são os principais países de origem dos refugiados.

Justificativa

O estudo das páginas dêste capítulo oferece a oportunidade de os alunos compreenderem diversas razões pêlas quais ocorrem fluxos de pessoas entre países, por exemplo, o processo de globalização que alavancou o avanço tecnológico das comunicações e dos transportes.

Relacionado ao tema, os alunos estudarão também a questão dos refugiados na atualidade, com destaque para a Europa. Com êsse estudo, êles poderão refletir sôbre como outras regiões lidam com a crise que atinge os refugiados no mundo atual.

Os estudos, as análises e as comparações de mapas com diferentes projeções cartográficas auxiliam no desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da .


Oriente os alunos na leitura e interpretação do mapa que mostra os principais fluxos migratórios no mundo. Destaque que as setas indicam os movimentos de saída e destino dos migrantes. Promova a leitura do mapa identificando as principais áreas ou regiões de saída de migrantes, como Índia, China, África e América Latina e Caribe; e as principais áreas de destino dos migrantes, como a América do Norte, em especial, os Estados Unidos e o Canadá, Europa e Oriente Médio.

Atividade a mais

  • Para ampliar o estudo do tema Fluxos de pessoas, proponha aos alunos uma pesquisa sôbre o número de brasileiros que vivem oficialmente no exterior. êsse trabalho favorece a articulação com o componente curricular de Matemática, pois ele pode auxiliar os alunos nos cálculos da porcentagem de migrantes brasileiros vivendo em cada continente.
  • Para detalhar as informações dos dados coletados, proponha à turma a criação de um gráfico de setores ou barras. Essa atividade promove o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois os alunos vão sintetizar informações e dados referentes ao fluxo de pessoas.
  • Para maiores informações sôbre brasileiros no exterior, acesse o documento Comunidade brasileira no exterior: estimativas referentes ao ano de 2020, publicado pêlo Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: https://oeds.link/FaM08l Acesso em: 2 junho 2022.

Refugiados no mundo

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Em várias regiões do mundo, milhões de pessoas também têm sido obrigadas a migrar em decorrência de guerras, conflitos étnicos, perseguições políticas ou religiosas, entre outros motivos. Essas pessoas, que deixam o lugar onde vivem para buscar abrigo em áreas mais seguras em outros países, são chamadas refugiados. Aqueles que são obrigados a sair de um local, dentro de um mesmo país, são considerados deslocados internos.

Atualmente, de acôrdo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (áquinur), existem mais de 26 milhões de refugiados espalhados pêlo mundo. Grande parte deles encontra-se em regiões assoladas por conflitos armados. Observe, no planisfério a seguir, os países que mais recebem refugiados no mundo.

Refugiados no mundo (2019)

Mapa. Refugiados no mundo (2019). NÚMERO DE REFUGIADOS POR DIA. De 1 a 500: Norte da América do Norte, países no norte e sul da América Central e do Sul, quase toda a Europa, países no oeste e sul da África, sudoeste e sudeste da Ásia e Oceania. De 501 a 10.000: sul da América do Norte, centro da América Central, centro da América do Sul, países no norte, sudoeste e sudeste da África, sul e sudeste da Ásia. De 10.001 a 50.000: norte, oeste e centro da África. Mais de 50.000: oeste e centro da África, norte e sul da Ásia e dois países no norte da América do Sul. Dados não disponíveis: Antártida. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 2065 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: u êne agá cê érre. Global Report 2020. Disponível em: https://oeds.link/ScIDM4. p. 10 - 11. Acesso em: 27 maio 2022.

áquinur

Criado em 1950, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, sigla em inglês para ) atua internacionalmente para proteger e solucionar problemas dos refugiados no mundo. Sua missão principal consiste em oferecer ajuda e garantir os direitos dos refugiados, entre êles, o de conseguir asilo seguro em outro país e o de os ajudar a voltar voluntariamente ao país de origem.

O áquinur é um dos principais organismos humanitários da atualidade, estando presente em mais de 130 países.

Respostas e comentários
  • A fim de iniciar o estudo do tema Refugiados no mundo, proponha à turma a estratégia storytelling. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Inicie a aula lendo para os alunos o relato da refugiada Rana, disponível no link indicado a seguir. Organize-os de modo que todos possam ouvir a história e, depois, instrua-os a compartilhar com a turma suas percepções, relacionando êsse relato ao tema que será estudado. Após a troca de ideias, peça-lhes que ilustrem ou dramatizem a história contada.
  • GUERRA da Síria: 9 histórias emocionantes para refletir sôbre o conflito. áquinur, 9 março 2020. Disponível em: https://oeds.link/Kjjvp4 Acesso em: 2 junho 2022.

Algo a mais

  • Comente com os alunos que em casos de conflitos territoriais historicamente mais problemáticos, como o da Palestina, a Organização das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas) possui uma agência especial para os refugiados da Palestina, conhecida como Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina ().
  • Complemente o estudo sôbre o tema Refugiados no mundo, página 63, com as informações do site da Agência da ônu para refugiados (áquinur), que apresenta os principais países de origem dos refugiados no mundo. > áquinur. Disponível em: https://oeds.link/QK8v3P. Acesso em: 7 junho 2022.

  • Converse com os alunos sôbre as dificuldades e os riscos enfrentados pelos refugiados durante suas viagens até chegar ao destino final. Destaque também que, mesmo após encontrar abrigo no país de destino, os refugiados ainda enfrentam muitas outras dificuldades, tanto em relação às suas condições financeiras e socioeconômicas, quanto em relação às questões de adaptação aos costumes e à cultura local.
  • O conteúdo proposto nas páginas 62 a 65 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4, pois leva os alunos a reconhecer seu pertencimento a uma sociedade plural, além de entender e reconhecer a diversidade de indivíduos sem preconceitos de qualquer natureza.

Imigração ilegal na Europa: a rota do Mediterrâneo

Ao longo das últimas décadas, o continente europeu tem atraído muitos imigrantes, inclusive grande número de refugiados, vindos, sobretudo, dos países mais pobres da África e da Ásia. São pessoas que buscam oportunidades de trabalho mais bem remunerado e melhores condições de vida. A pobreza e a fome estão entre as principais causas que fazem os imigrantes deixarem seus países de origem. Os refugiados, por sua vez, fogem de guerras civis, conflitos armados e perseguições políticas ou religiosas.

Diante das políticas restritivasglossário à imigração adotadas pelos países europeus, muitos migrantes procuram os serviços de contrabandistas, que, em troca de dinheiro, prometem ajudá-los na travessia das fronteiras, mesmo sabendo que essa é uma prática ilegal. A maneira mais utilizada por migrantes para chegar à Europa é cruzar o mar Mediterrâneo em embarcações irregulares, a partir do norte da África (de países como Eritreia, Somália e Nigéria) e do Oriente Médio (de países como Síria e Afeganistão).

Na tentativa de fugir da vigilância europeia, os contrabandistas de pessoas (também conhecidos como coiotes) abandonam as embarcações lotadas de imigrantes. Porém, até a chegada do resgate, algumas dessas embarcações naufragam, ocasionando a morte de muitas pessoas.

Fotografia. Vista de cima. Pessoas em um bote salva-vidas, usando coletes laranjas e capacetes brancos. Há uma pessoa se segurando em uma coluna em frente a ele.
Resgate de imigrantes libaneses no mar Mediterrâneo, em 2019.

Com os colegas, reflitam sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. De acôrdo com as informações apresentadas, quais são os principais locais de origem dos migrantes que fazem a rota do Mediterrâneo para a Europa?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Quais são as principais causas que fazem essas pessoas migrarem para a Europa?

Ícone 'Atividade oral'.

3. De que fórma o contrabando de pessoas para o continente europeu poderia ser evitado? Troque ideias com os colegas sôbre isso.

Respostas e comentários

1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades propostas incentivam a solidariedade, contribuindo para o trabalho com as Competências gerais 9 e 10 da , uma vez que os alunos exercitam a empatia ao trabalhar com questões sociais e direitos humanos. Por meio dêsse estudo, espera-se que êles desenvolvam valores como respeito ao outro e se solidarizem com relação à diversidade cultural e à responsabilidade social.
  • Explique aos alunos que uma das principais rotas de refugiados africanos que se dirigem para a Europa passa estreito de Gibraltar, trilhando uma rota que inclui as Ilhas Canárias e as cidades espanholas de e Melilha. A ilha de , por sua vez, está na rota que conduz os refugiados do Norte da África ao Sul da Itália, via Mediterrâneo.
  • O estudo sôbre os refugiados proporciona a abordagem do tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos a respeito da situação dos refugiados e as políticas que precisam ser implementadas pelos governos para garantir o direito à vida, ao bem-estar, à segurança e à dignidade dessas pessoas.

Respostas

1. Os principais locais de origem são países do Norte da África, como , Somália e Nigéria; e do Oriente Médio, como Síria e Afeganistão.

2. As principais causas da imigração são pobreza e fome. Os refugiados fogem de guerras civis, conflitos armados e perseguições políticas ou religiosas.

3. Resposta pessoal. Incentive a reflexão por meio da análise de diferentes aspectos da questão. Para isso, explore seus conhecimentos prévios e peça que levantem hipóteses a respeito. Anote as principais observações para serem discutidas por toda a turma. Comente que a vigilância nas fronteiras e o aumento da repressão contra os migrantes podem não ser a melhor estratégia para evitar o tráfico de pessoas na União Europeia. Uma alternativa seria uma coalizão entre os países europeus com o objetivo de melhorar a vida dos migrantes em seus países de origem, oferecendo ajuda humanitária e intercedendo pêlo fim dos conflitos armados.

Os refugiados no Brasil

Assim como vários países, o Brasil também recebe, todos os anos, imigrantes refugiados, embora em quantidade bem menor do que países mais desenvolvidos, como Inglaterra, França e Alemanha. De acôrdo com o áquinur e com o Ministério das Relações Exteriores, em 2020 havia, no Brasil, cêrca de .57099 refugiados. Veja, no gráfico, os principais grupos de refugiados no Brasil.

Refugiados no Brasil por nacionalidade (2007-2020)

Gráfico. Refugiados no Brasil por nacionalidade (2007-2020). 
País de origem: Venezuela; Número de refugiados: 57.025 (76 por cento). 
País de origem: Senegal; Número de refugiados: 3.487 (5 por cento). 
País de origem: Haiti; Número de refugiados: 2.848 (4 por cento). 
País de origem: Síria; Número de refugiados: 2.364 (3 por cento). 
País de origem: Angola; Número de refugiados: 1.336 (2 por cento). 
País de origem: Cuba; Número de refugiados: 1.293 (2 por cento). 
País de origem: Outros; Número de refugiados: 5.876 (8 por cento).

Fonte de pesquisa: (Ministério da justiça e Segurança Pública). Refúgio em números. 6. edição Disponível em: https://oeds.link/Bheggf. Acesso em: 27 maio 2022.

Em geral, os refugiados que chegam em maior número no Brasil são pessoas que fogem de guerras em seus países ou que buscam melhores oportunidades de vida, muitas vezes impulsionados pela ideia de que conseguirão trabalho e renda para o sustento de suas famílias.

No entanto, a realidade tem sido bem diferente para muitos desses estrangeiros, pois encontram inúmeros problemas que vão desde a adaptação à nossa sociedade, sobretudo pela barreira da língua, da religião e dos costumes, até dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Com a atual crise econômica e o aumento do desemprego em nosso país, muitos desses refugiados acabam ingressando nas atividades informais da economia, enquanto outros são contratados por salários muito baixos, às vezes de forma ilegal, sem que tenham direitos trabalhistas assegurados.

Questão 2.

Faça uma pesquisa na internet ou em telejornais sôbre notícias que informam a situação de grupos de refugiados que recentemente vieram para o Brasil. Investigue de qual país êles vêm e quais motivos os levaram a deixar seu lugar de origem. Se possível, busque informações a respeito de como êles têm sido recebidos em nosso país e quais têm sido suas principais dificuldades.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Oriente os alunos a buscar informações em sites ou telejornais fidedignos. Promova momentos de análise das informações obtidas e solicite-lhes que façam inferências a respeito da situação vivida pelos refugiados no Brasil.

O Brasil tem sido reconhecido internacionalmente por adotar políticas de acolhimento aos estrangeiros que, por causas diversas, buscam refúgio em nosso país.

Algo a mais

Para complementar o estudo sôbre os refugiados no Brasil, leia o artigo indicado a seguir.

> MOREIRA, Julia Bertino. Refugiados no Brasil: reflexões acêrca do processo de integração local. - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, volume 22, número 43, página 8598, jul./dezembro 2014. Disponível em: https://oeds.link/DQNJHb. Acesso em: 28 maio 2022.


Comente com os alunos que, de acôrdo com a áquinur, em 2020 os refugiados reconhecidos no Brasil, incluindo os recenseados, englobavam 121 nacionalidades, dêsse total, 38% são mulheres. Observe outras informações no rodapé a seguir.

Regiões do Brasil

Concentração de refugiados (2020)

Norte

75,5%

Sudeste

9,9%

Centro-Oeste

7,8%

Sul

6,1%

Nordeste

0,7%

SILVA, G. J; CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; COSTA, L. F. L; MACEDO, M. Refúgio em Números, 6ª Edição. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Comitê Nacional para os Refugiados. Brasília, Distrito Federal: óbêmigra, 2021.

O tema é reticências

Saúde

Fluxos de pessoas e a pandemia da côvid dezenóve

Atualmente, o fluxo de pessoas entre os mais diferentes lugares do mundo é enorme e incessante. Por rotas marítimas e, principalmente, aéreas, circulam milhões de pessoas todos os dias. Nesse contexto de intensa integração do espaço mundial, podemos compreender como foi possível a rápida disseminação do vírus da côvid dezenóve (sárs cóv dois) e a formação de uma pandemia.

A pandemia ocorre quando há situação de disseminação de algum tipo de doença infectocontagiosa nova, deixando de afetar apenas uma região (epi­demia) para afetar diferentes continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Acompanhe, no esquema a seguir, como ocorreu essa disseminação.

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (organização mundial da saúde -, órgão subordinado à ônu), declara a propagação do coronavírus como uma pandemia.

Mapa. Planisfério com indicações de números nos seguintes países: 
Número 1. China; 
Número 2. Itália; 
Número 3. Noruega, Dinamarca, Holanda, Rússia, Irlanda do Norte, Estônia, Romênia, Grécia, Geórgia, Macedônia do Norte e Brasil. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2200 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , bernd Sebástian. . Reference. Cronologia. Disponível em: https://oeds.link/iMzdfe. Acesso em: 27 maio 2022.

1.

1

dezembro de 2019

China admite surto de um novo coronavírus.

2.

2

fevereiro de 2020

É reconhecida a epidemia na Itália.

3.

3

fevereiro e março de 2020

Países como Noruega, Dinamarca, Holanda, Rússia, Irlanda do Norte, Estônia, Romênia, Grécia, Geórgia, Macedônia do Norte e Brasil relatam os primeiros casos.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Verificar a relação entre o fluxo de pessoas e a pandemia de côvid dezenóve.
  • Compreender os motivos da rápida disseminação do vírus pêlo mundo.
  • Analisar ideias referentes à disseminação em tempos de globalização.
  • Expressar suas percepções em relação à pandemia.

  • Comente com os alunos que a côvid dezenóve é uma infecção respiratória aguda causada pêlo coronavírus sárs cóv dois. Ela apresenta intensa transmissibilidade e foi descoberta na cidade de urran, província de , China, em dezembro de 2019.
  • Esta seção aborda o tema contemporâneo transversal Saúde, pois remete a diálogos e discussões a respeito de questões urgentes da sociedade. A côvid dezenóve é um tema relacionado à saúde individual e coletiva e favorece o trabalho com as Competências gerais 8 e 9 da , pois contribui para o desenvolvimento de habilidades voltadas à tomada de decisão responsável e à consciência social.

Um texto a mais

O texto apresentado a seguir pode auxiliar no trabalho com o tema côvid dezenóve em sala de aula em relação à saúde pessoal e coletiva.

Como educadores podem falar sôbre a côvid dezenóve

Ensino Fundamental – anos finais

Ouça os estudantes e suas preocupações e responda às suas perguntas.

Enfatize que êles podem contribuir muito para sua própria segurança e para a segurança de outros. Por exemplo, introduza o conceito de distanciamento social; enfoque em hábitos saudáveis, como cobrir o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com água e sabão com frequência. reticências

Lembre aos estudantes que êles podem compartilhar comportamentos saudáveis com seus familiares.

Estimule os estudantes a prevenir e lidar com estigma. reticências

Incentive o Grêmio Estudantil a promover ações sôbre saúde pública.

Estimule os estudantes a produzir seus próprios Anúncios de Saúde para divulgação no ambiente escolar.

Incorpore a outras disciplinas aspectos relevantes de educação em saúde. reticências

COMO educadores podem falar sôbre a côvid dezenóve. Unicef - Brasil, 18 março 2020. Disponível em: unicef.org/brazil/historias/como-educadores-podem-falar-sobre-coronavirus. Acesso em: 20 junho 2022.

Com o reconhecimento do vírus e a declaração da pandemia, os institutos de pesquisa e os grandes laboratórios passaram a investir e a realizar uma verdadeira corrida pêlo desenvolvimento de vacinas que imunizassem as pessoas, combatendo a disseminação e, principalmente, as fórmas mais graves da doença.

Em março de 2021, as primeiras vacinas puderam ser distribuídas e passaram a combater e amenizar os efeitos da doença.

Vamos refletir sôbre alguns números da pandemia de côvid dezenóve.

Os números da covid-19 (2019 a 2022*)

Mundo

Brasil

Estados Unidos

França

Itália

População total

7.577.130.400

212.559.409

331.002.647

65.273.512

60.461.828

Contaminados

555.493.226

32.896.464

88.594.118

32.318.670

19.439.501

Mortos

6.351.360

673.610

1.020.863

151.056

169.106

Vacinas aplicadas

11.773.168.902

458.522.879

593.906.115

149.219.948

138.429.561

Fontes de pesquisa: . rrópquins Iunivêrsiti. Center for Systems Science and Engineering (). côvid dezenóve Dashboard. Disponível em: https://oeds.link/4h56Zq. Acesso em: 11 julho 2022. países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1. Acesso em: 11 julho 2022. * Dados referentes até o mês de julho de 2022.

Com os colegas, conversem sôbre as questões a seguir.

  1. Quais são as principais informações trazidas pêla tabela desta página?
  2. O que mais chama a sua atenção em relação aos números da côvid dezenóve apresentados na tabela?

Todos vivemos as diferentes circunstâncias dessa pandemia: paralisação de atividades econômicas, distanciamento social, cuidados para evitar a contaminação (uso de máscaras e higienização constante), fechamento de escolas e implementação de aulas remotas.

Fotografia. Pessoas usando máscaras cobrindo seus narizes e bocas. Elas caminham em uma calçada.
Pessoas caminhando com máscara, na cidade de Cascavel, Paraná, em 2020.
Respostas e comentários

1. Resposta: A tabela apresenta números da população mundial e de alguns países, assim como número de contaminados e de vítimas da côvid dezenóve, entre 2019 e 2022.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expressar suas análises e inferências a respeito dos dados. Peça-lhes que façam cálculos para chegarem a diferentes conclusões, como a porcentagem de mortalidade no Brasil e no mundo e a diferença dêsses números entre os países.

  • O trabalho com o tema favorece o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 3 e 7, uma vez que incentiva o raciocínio geográfico envolvendo princípios como analogia, distribuição e ordem. Além disso, leva os alunos a aprimorar o senso crítico, promovendo a prática de atitudes responsáveis.
  • O trabalho com o tema fluxo de pessoas e a pandemia da côvid dezenóve também contribui para o desenvolvimento das Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 6, uma vez que incentiva a reflexão e a comparação de eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, favorecendo a construção de argumentos baseados em fatos.

Atividade a mais

Organize os alunos em duplas ou trios e peça-lhes que escrevam, em uma folha de papel avulso, uma frase que sintetize a percepção ou a vivência deles a respeito da pandemia. Recolha os papéis e leia aleatoriamente cada frase. Incentive a turma a comentar e a relatar suas experiências. Ao final, proponha a produção de um texto que resuma a atividade realizada.

Resposta

Resposta pessoal. Organize os grupos de acôrdo com a quantidade de alunos da turma para limitar o número de frases e o tempo dedicado à atividade. Incentive-os a participar. É importante que todos respeitem as experiências e as opiniões, de modo que ninguém sofra constrangimento e jamais ocorra bullying.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De maneira geral, quais são os fluxos migratórios internacionais de trabalhadores no mundo atualmente?
  2. O que são refugiados?
  3. Explique qual é a missão do áquinur.
  4. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, cite quais são os prin­cipais países de origem dos refugiados na Europa.

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe a foto a seguir e responda às questões.

Fotografia. Pessoas reunidas em uma área aberta, com chão de terra. Algumas delas estão sentadas em mesas, com notebooks. E muitas estão reunidas ao fundo.
Profissionais da ônu cadastrando informações de refugiados, na Líbia, África, em 2021.
  1. Qual dos fluxos migratórios populacionais a foto está retratando?
  2. Quais são os principais motivos que levam milhões de pessoas em todo o mundo a essas condições?
  1. Pesquise, na áquinur, a Agência da ônu para Refugiados, a Cartilha para Solicitantes de Refúgio no Brasil. Em seguida, responda às questões.
    1. Quais são os direitos dos solicitantes de refúgio no Brasil?
    2. Quais são as obrigações dos solicitantes de refúgio no Brasil?
Respostas e comentários

1. Resposta: São aqueles que ocorrem entre os países pobres da América Latina, da África e da Ásia para os Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália. Também se destacam os trabalhadores asiáticos e africanos que seguem para os países do Oriente Médio e para outros países da Ásia.

2. Resposta: São pessoas que deixam o lugar onde vivem para buscar abrigo em áreas mais seguras, em outros países, em decorrência de guerras, conflitos étnicos, perseguições políticas ou religiosas, entre outros motivos.

3. Resposta: Sua missão principal consiste em oferecer ajuda e garantir os direitos dos refugiados, entre êles, o de conseguir asilo seguro em outro país e de ajudá-los a voltar voluntariamente ao seu país de origem.

4. Resposta: Síria, Afeganistão, Eritreia, Somália e Nigéria.

5. a) Resposta: O fluxo de refugiados.

5. b) Resposta: As guerras por território, os conflitos étnicos e religiosos, as perseguições políticas e ideológicas são algumas causas que levam pessoas a se refugiar.

6. a) Resposta: Não devolução ao país de origem; não penalização pêla entrada irregular; documentação; trabalho; livre trânsito pêlo território brasileiro; educação; saúde; não ser discriminado(a); não sofrer violência sexual ou de gênero; e praticar livremente sua religião.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

Professor, professora. Se possível, leve a cartilha para a sala de aula; leia e discuta com os alunos cada um dos direitos dos solicitantes de refúgio no Brasil.

  • As atividades contribuem para o desenvolvimento de parte da Competência geral 1, pois os alunos devem empregar os conhecimentos adquiridos nos estudos dêste capítulo para compor as respostas, explicando fatos e conscientizando-se de convenções que favorecem a justiça e a humanidade.
  • Caso considere interessante, peça aos alunos que realizem as atividades da página em duplas. Dessa maneira, êles são levados a trocar ideias entre si. Na sequência, organize uma dinâmica em que as duplas apresentem suas respostas para toda a turma.

Atividade a mais

Buscando explorar a cultura juvenil associada às expressões artística e cultural, solicite aos alunos que criem uma paródia utilizando como tema principal: Refugiados no mundo. Para a execução da atividade, deixe que escolham o ritmo da música que mais se familiarizarem. Oriente-os a utilizar, na letra da paródia, informações que conheceram durante o estudo do capítulo ou, então, de alguma situação real de refugiados que conheceram por meio das mídias ou pessoalmente.

Resposta

6. b ) Resposta: Respeitar todas as leis; respeitar as pessoas, entidades e organismos públicos e privados; renovar seu protocolo provisório de solicitação de refúgio nas delegacias de polícia federal e mantê-lo sempre atualizado; informar seu domicílio e mantê-lo atualizado nas delegacias de polícia federal e junto ao Comitê Nacional para os Refugiados ().

Glossário

Políticas restritivas
: Conjunto de normas que regulamentam a entrada de imigrantes nos países e tem, entre outras finalidades, reduzir o fluxo de estrangeiros ao país.
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