Globalização, trabalho e desemprêgo

Se, por um lado, os avanços tecnológicos foram essenciais para impulsionar o atual processo de globalização; por outro, as novas tecnologias tiveram um impacto direto sôbre o emprêgo.

A onda de inovações, apoiada nas tecnologias da informação, da microeletrônica e da robótica, sobretudo a partir da década de 1970, foi cada vez mais incorporada ao processo produtivo, principalmente nas linhas de produção e montagem das indústrias, eliminando milhares de postos de trabalho, como ocorreu nas indústrias automobilísticas, com a substituição dos trabalhadores por máquinas. Veja a foto a seguir.

Fotografia. Uma linha de produção com carroçarias de carros passando por braços mecânicos. Há diversos equipamentos nas laterais.
Foto de linha de montagem de automóvel na cidade de Munique, Alemanha, em 2021.

Nas últimas décadas, as novas tecnologias da informação também alcançaram outros setores de atividades econômicas, sobretudo o de serviços, promovendo a informatização em bancos, escritórios, companhias telefônicas, empresas de transporte, redes de supermercados, lojas de departamentos etcétera

A expansão dessas novas tecnologias nos diversos setores da economia faz parte da própria lógica capitalista, na qual as empresas se modernizam para aumentar a produtividade e os lucros, ao mesmo tempo que buscam reduzir os custos da produção, como mão de obra (gastos com salários, encargos trabalhistas e benefícios sociais), energia, transporte, entre outros.

Respostas e comentários
  • O estudo favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove gê ê um dois e ê éfe zero nove gê ê um um da Bê êne cê cê, ao relacionar as mudanças técnicas e científicas, decorrentes do processo de industrialização, com as transformações no mundo do trabalho, em diferentes regiões do mundo, e ao relacionar o aumento do desemprêgo estrutural às mudanças ocorridas no processo produtivo.
  • O estudo proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Questione os alunos sôbre os efeitos do desenvolvimento tecnológico no mercado de trabalho. Comente que o desenvolvimento tecnológico pode provocar a geração de novos postos de trabalho em atividades até então inexistentes, como a dos motoristas de aplicativos, os web-designers (pessoas que desenvolvem e realizam a manutenção de home pages, página principal de sites da internet), programadores de computadores e desenvolvedores de softwares etcétera Por outro lado, os avanços tecnológicos podem provocar o aumento do desemprêgo, como ocorre nas linhas de montagens automatizadas e robotizadas das fábricas. Depois, pergunte aos alunos como êles avaliam os impactos das tecnologias no mercado de trabalho, se os seus efeitos são mais positivos ou mais negativos.

Atividade a mais

  • Explore a realidade próxima dos alunos propondo a realização de uma entrevista com um profissional da área de tecnologia. Essa é uma oportunidade de desenvolver com êles noções introdutórias de prática de pesquisa. Nesse caso, oriente-os a elaborar previamente as questões, a fim de que obtenham a resposta clara para aquilo que pretendem saber.
  • êles também devem informar ao entrevistado o motivo da pesquisa e fazer perguntas pertinentes e objetivas, como: Qual é a sua formação profissional? Como é o seu local de trabalho? Quais são os principais instrumentos de trabalho que você utiliza? Qual é o produto ou o serviço resultante do seu trabalho?. Peça-lhes que escolham o recurso para a gravação da entrevista ou de sua anotação.
  • Depois de encerrada a entrevista, promova com os alunos uma roda de conversa para que reflitam a respeito das informações coletadas. Pergunte a êles o que acharam mais interessante na entrevista; se, depois dela, êles gostariam de trabalhar, quando adultos, na área de tecnologia; quais transformações êles acreditam que ainda podem acontecer nas profissões relacionadas à tecnologia etcétera

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Transcrição do áudio

 [Narrador] O desemprego estrutural   [LOCUTOR E LOCUTORA]  Olá, ouvintes! [tom de voz animado]    [Locutora] [tom de voz explicativo] Neste podcast, vamos falar sobre trabalho, ou melhor, sobre a falta dele. Ter um emprego pode garantir a fonte de renda necessária à sobrevivência. Muitas pessoas passam a infância, a adolescência e até um período da vida adulta estudando e se preparando para ter uma profissão. Mas o que acontece quando não há vagas suficientes no mercado de trabalho? Por que será que isso ocorre?   [Locutor] [tom de voz explicativo] Pois é, Maria! Nem sempre existe trabalho para todo mundo que precisa. O Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes, e uma parte dessas pessoas forma a População Economicamente Ativa, conhecida pela sigla PEA. A PEA engloba pessoas entre 10 e 65 anos, aptas ao trabalho. Desse grupo fazem parte as pessoas que se encontram empregadas em alguma atividade econômica e que recebem uma remuneração e as pessoas que estão à procura de emprego, isto é, as que estão temporariamente desempregadas. Você sabe quantas pessoas fazem parte da PEA em nosso país, Maria?    [Locutora] [tom de voz explicativo] Sei sim, João! E olha, é bastante gente, viu? Dos mais de 210 milhões de habitantes que você mencionou, o IBGE apontou que pertenciam à PEA, no final de 2021, mais de100 milhões de pessoas. É bastante gente disponível para trabalhar, não é verdade? O restante da população não está empregado por uma série de motivos: são crianças, são pessoas que já se aposentaram, gente que não procura emprego por não precisar ou que, infelizmente, desistiu porque não consegue uma vaga no mercado de trabalho ou não tem condições de saúde para trabalhar.    [Locutor] [tom de voz explicativo e preocupado] É, Maria... Na vida adulta, as pessoas precisam de algum trabalho digno que as sustente. Mas nem sempre é possível. Desses mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros prontos para exercer alguma atividade, ter uma ocupação, 12 milhões estavam desocupados em 2021, mais de 10% da PEA. Isso é quase a mesma quantidade de habitantes de uma cidade como São Paulo, a mais populosa do Brasil.    [Locutora] [tom de voz preocupado] A situação do desemprego é sempre muito desafiadora para países e cidades e, é claro, principalmente para as pessoas desempregadas. E o desafio acontece porque quem precisa trabalhar nem sempre encontra um emprego, um meio de ter dinheiro. Isso não significa que todo mundo que trabalha tenha salário suficiente para viver de forma digna, mas, sem emprego e sem renda, a vida pode ficar ainda mais difícil, João.    [Locutor] [tom de voz explicativo] Verdade, Maria. E a situação fica pior porque não existem opções de emprego à disposição de todo mundo que precisa. A situação da economia, quando não está favorável, é um dos motivos por que não se criam postos de trabalho suficientes. Porém, outros fatores podem contribuir para que o desemprego persista. Um dos problemas que afetam o Brasil e outros países é o chamado desemprego estrutural. Mas o que isso significa?    [Locutora] [tom de voz explicativo] Então, João, problemas econômicos como uma crise, por exemplo, podem trazer falta de vagas, como você já disse. Mas no desemprego estrutural, os motivos têm mais a ver com a estrutura da economia e, também, com a qualidade da educação.   [Locutor] [tom de voz explicativo] Isso mesmo, Maria. Entre esses motivos, as mudanças tecnológicas chamam a atenção. O uso de robôs nas fábricas, a mecanização de tarefas no campo e outras formas de automatização das atividades acabam, por um lado, aumentando a produtividade, mas, por outro, reduzindo a necessidade de pessoas que exerçam o serviço. Com isso, alguns tipos de empregos ficam obsoletos e empresas menos preparadas para enfrentar essas mudanças tecnológicas podem fechar ou procurar outras regiões e países com condições mais favoráveis. A fim de enfrentar a concorrência, tornando o custo de produção mais baixo ou elaborando produtos de melhor qualidade, não é incomum que empresas saiam do Brasil e continuem suas atividades em outras partes do mundo.    [Locutora] [tom de voz explicativo] Sabe, João, o Brasil é um país que tem muitos desafios a serem enfrentados no sentido de reduzir o desemprego e melhorar as condições de trabalho. A educação, sem dúvida, está entre eles. Quando as pessoas estão mais bem preparadas para exercer uma profissão, existem mais chances de conseguir um emprego. A evolução tecnológica, ao mesmo tempo em que torna certas funções obsoletas, cria novos tipos de trabalho para quem possui qualificação. Os países mais desenvolvidos conseguem enfrentar a concorrência e o desemprego oferecendo uma série de incentivos à população: educação de qualidade, incentivos públicos em favor da modernização das empresas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, melhores condições de trabalho e salário, entre outros.    [Locutor] [tom de voz indagativo e tranquilo] Bem, Maria, neste podcast nossos ouvintes conheceram os efeitos do desemprego estrutural e como é possível contorná-lo.    [LOCUTOR E LOCUTORA]  [tom de voz animado] Até mais, pessoal!   [Narrador] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.   

A tecnologia e o desemprêgo

Uma das consequências da expansão de novas tecnologias nos diversos setores da economia é que muitos postos de trabalho acabam sendo fechados, agravando a tendência de aumento da taxa de desemprêgo entre a população economicamente ativa (péa). A péa compreende o conjunto de pessoas que desenvolve alguma atividade econômica, recebendo uma remuneração (salário) pêlo trabalho realizado. Compreende também os trabalhadores que se encontram temporariamente desempregados.

A tabela a seguir apresenta as taxas de desemprêgo de alguns países desenvolvidos e de alguns subdesenvolvidos. Observe-a.

Taxa de desemprego de alguns países (2020)

País

Taxa de desemprego (em % do total da PEA*)

África do Sul

29

Alemanha

4

Austrália

6

Brasil

14

Chile

11

Colômbia

16

Egito

8

Espanha

16

Finlândia

8

Israel

4

Itália

9

Japão

3

México

4

Noruega

4

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/8TVsWS. Acesso em: 22 maio de 2022. *O Banco Mundial considera como população economicamente ativa pessoas com 15 anos ou mais.

Questão 3.

Ao observar os dados de desemprêgo apresentados na tabela, o que podemos concluir? Converse com os colegas sôbre essa questão.

Por meio do autoconhecimento somos capazes de conhecermos nossas capacidades, habilidades, limitações, ou seja, conhecimentos importantes para definirmos nossa vida profissional.

Nos países ricos, o processo de inovação tecnológica é rápido e intenso, e as novas tecnologias reduzem, drasticamente, a utilização da mão de obra. O que essas inovações tecnológicas criam são novos postos de trabalho em áreas de alta tecnologia, como informática, computação e robótica. Ainda que em menor número, postos requisitam mão de obra altamente qualificada.

No entanto, em geral, a incorporação de novas tecnologias no sistema produtivo tem efeito negativo sôbre o número de empregos. Isso acontece porque o aumento do número de desempregados não é compensado pêla abertura de novos postos de trabalho em outros setores de atividades, já que a economia não cresce tão rapidamente como seria necessário para absorver a mão de obra disponível.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que tanto os países desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos apresentam parte da população desempregada.

  • Utilize as informações apresentadas na tabela para destacar que o desemprêgo é um problema que atinge tanto os países desenvolvidos (Espanha e Itália, por exemplo), quanto os países subdesenvolvidos (Brasil, África do Sul e Chile).
  • O tema contemporâneo transversal Trabalho é discutido com ênfase nas páginas 72 a 74. Ao trabalhar as relações entre o trabalho das pessoas e a produção de alguns produtos, ressalte aos alunos a importância do trabalho para a realização pessoal. Relacionem algumas profissões e trabalhos que podem desaparecer ou diminuir por causa dos avanços tecnológicos.
  • No estudo do tema A tecnologia e o desemprêgo, nas páginas 73 e 74, comente com os alunos que a grande quantidade de trabalhadores brasileiros no mercado informal desencadeia um défícíti previdenciário no país. Reproduza na lousa o quadro a seguir para que êles visualizem as informações a fim de analisar e expor suas conclusões a respeito.
Previdência social do Brasil Arrecadação e benefícios (2019)

Arrecadação

R$ 421 bilhões

Benefícios pagos

R$ 639 bilhões

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Economia. Resultado do regime geral de Previdência social 2019. Disponível em: https://oeds.link/4tgQUb. Acesso em: 4 junho 2022.

Explorar o hábito de refletir sôbre nossas capacidades, limitações, emoções e aspirações, possibilita adquirirmos um autoconhecimento, ou seja, compreendermos a nós mesmos. A partir do autoconhecimento podemos identificar melhor possíveis potenciais para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo nos dias atuais. Essa reflexão explora aspectos da Competência geral 8 da Bê êne cê cê pois estimula que os alunos se conheçam para melhor cuidarem de sua própria vida física e emocional.

Nos países pobres, os desempregados também enfrentam mais dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, e, por isso, muitos deles passam a engrossar o contingente de trabalhadores do mercado informal. Inúmeros trabalhadores que ingressam na economia informal são pouco qualificados e mal remunerados. Além disso, não têm vínculo empregatício, ou seja, não têm acesso aos direitos trabalhistas, como, no caso do Brasil, férias remuneradas, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviçoglossário , licença maternidade etcétera

Fotografia. Diversas pessoas em uma fila ao lado de um edifício. Elas usam máscaras nos rostos.
A foto mostra fila de pessoas desempregadas em agência de empregos no estado da Flórida, Estados Unidos, em 2021.

No Brasil, de acôrdo com o í bê gê É, em 2021 cêrca de 40% dos trabalhadores estavam empregados na economia informal, exercendo as mais diversas atividades, como prestadores de serviços, vendedores de doces caseiros, costureiras, vendedores ambulantes, catadores de papel e sucata etcétera

Fotografia. Um vendedor ambulante de água de coco, com um carrinho acoplado a uma bicicleta. Há algumas pessoas ao redor dele, e ao fundo, uma praia.
Vendedores ambulantes em praia na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2021.

Questão 4.

Converse com seus responsáveis e anote o nome de trabalhadores inseridos em atividades informais que vocês conhecem. Conte para seus colegas qual é a atividade exercida.

A resiliência é a capacidade que temos de nos adaptarmos a situações adversas, como as enfrentadas por indivíduos que estão desempregados. Pessoas resilientes são mais aptas a superar situações de dificuldade. Você é resiliente? Em que situações?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal. Aproveite a oportunidade para promover a valorização dos diferentes tipos de profissões.

  • O estudo das páginas 73 e 74 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um um da Bê êne cê cê, ao relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no mundo do trabalho.
  • Comente com os alunos que, segundo o í bê gê É, trabalho informal refere-se a todo trabalho sem carteira assinada, incluindo os trabalhadores domésticos, empregadores e trabalhadores autônomos que não contribuem para a previdência social, trabalhadores não remunerados, bem como os trabalhadores que produzem para o próprio consumo e constroem para o próprio uso.
  • Explique que o éfe gê tê ésse (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo de garantia consolidado na cê éle tê (Consolidação das Leis do Trabalho), estabelecida pêlo govêrno Getúlio Vargas (1943).
  • Fale para os alunos que, em períodos de crise e aumento do desemprêgo, o número de trabalhadores nas atividades informais tende a aumentar.
  • Incentive reflexões a respeito das dificuldades vividas por pessoas que se encontram desempregadas, muitas vezes sem renda para suprir suas necessidades. êsse tipo de reflexão favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 10 da Bê êne cê cê, pois incentiva os alunos a ser empáticos e a agir com autonomia, flexibilidade e resiliência na busca de solucionar problemas, como a falta de empregos, com base em princípios éticos e democráticos. Agindo com resiliência temos condições de nos adaptar a situações diversas superando desafios do cotidiano.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, em que regiões do mundo se localizam os países com maiores índices de pobreza? Do que são privadas as milhões de pessoas que vivem nesses países?
  2. Nas últimas décadas, tem sido cada vez menor o número de operários que trabalham nas linhas de montagem das indústrias. O que leva as empresas a substituir a mão de obra pêla automação de suas linhas de produção?

Aprofundando os conhecimentos

3. As informações a seguir apresentam um panorama da condição socioeconômica da população mundial em 2020, que contava com cêrca de 7,8 bilhões de pessoas. Observe-as com atenção.

Ilustração. Uma torneira pingando água. 2 bilhões de pessoas não têm acesso
à água encanada. Ilustração. Uma lata de lixo verde com setas formando um ciclo triangular. 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso ao saneamento básico. Ilustração. Um lápis amarelo com uma borracha na ponta. 781 milhões de adultos são analfabetos. Ilustração. Um bebê com fralda. De cada 1.000 crianças nascidas, 36 morrem antes de completar cinco anos. Ilustração. Um prato entre um grafo e uma faca. 768 milhões de pessoas são subnutridas. Ilustração. Um saco de dinheiro com um cifrão. 507 milhões de pessoas estão desempregadas.

Fontes de pesquisa: Relatório de desenvolvimento humano de 2020. A próxima fronteira: O desenvolvimento humano e o Antropoceno. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. United Nations. Disponível em: https://oeds.link/FGw4YCnicef. Progress on Household Drinking Water, ênd 2000-2020. Disponível em: https://oeds.link/zPeIV9. Acessos em: 27 maio 2022.

De acôrdo com essas informações, escreva um texto no caderno relacionando-as aos assuntos estudados até o momento, abordando as condições de vida de grande parte da população mundial. Depois, apresente seu texto para os colegas e verifique o que êles escreveram.

Respostas e comentários

1. Resposta: países estão localizados na América Latina, na África e na Ásia; as pessoas são privadas de seus direitos básicos, como o de ter uma alimentação equilibrada, uma moradia adequada, acesso aos serviços de saúde e educação etcétera

2. Resposta: Os avanços tecnológicos foram incorporados ao processo produtivo, substituindo muitos trabalhadores por máquinas e, assim, aumentando o desemprêgo. Com a automação, as indústrias aumentam sua produção e seus lucros, além de reduzirem os custos para manter um empregado, como salário, encargos trabalhistas e benefícios sociais.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos em suas dúvidas e em um roteiro para o texto. Essa atividade pode ser realizada em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, contemplando o eixo de produção escrita.

Avalie o aprendizado dos alunos por meio das atividades propostas. Em caso de dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que êles atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.

Sugestão de avaliação

Escreva na lousa a atividade a seguir.

Globalização: só temos motivos para comemorar?

Leia a questão e responda destacando três consequências negativas geradas pêlo processo de globalização.

Resposta

Não. Apesar de ter trazido vários benefícios, como a internet e os meios de transporte mais eficientes, que facilitaram a vida de uma parcela da população mundial, a globalização também trouxe várias consequências negativas, como o aumento das desigualdades, da exclusão social e do desemprêgo no mundo.

Atividade a mais

Complemente o estudo do capítulo com a atividade a seguir.

Escreva que fatores podem ser utilizados para explicar:

a ) o aumento da pobreza em regiões menos desenvolvidas, como na América Latina, na África e no Sul da Ásia.

b ) a redução da pobreza ocorrida no Lésteda Ásia.

Respostas

a ) A estagnação econômica, o aumento do endividamento externo, a escassez de investimentos, o desvio dos recursos públicos por governos corruptos ou para a compra de armamentos.

b ) Investimentos em educação, ciência e tecnologia e o crescimento econômico impulsionado pêla liberação do comércio e pêloaumento dos investimentos estrangeiros na região.

  • A atividade 3 favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 2 e da Competência geral 7 da Bê êne cê cê, pois requer dos alunos a reflexão sôbre os problemas do mundo contemporâneo com base em informações confiáveis e, por meio delas, a defesa de ideias e pontos de vista que promovam os direitos humanos.
  • Na atividade 3, são explorados a prática da argumentação e o pensamento computacional, pois, para produzir o texto, os alunos precisarão organizar as ideias e formar argumentos com base em conhecimentos geográficos e na análise de dados estatísticos, podendo expressar suas opiniões.

Glossário

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
: fundo monetário aberto pêla empresa, em nome do trabalhador, a fim de acumular saldo que funciona como uma garantia financeira em caso de demissão sem justa causa.
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