O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. No mundo globalizado, existe um intenso fluxo de capital. Sabendo disso, analise a notícia a seguir e responda às questões.

Bolsa sobe pêlo terceiro dia e atinge maior nível desde outubro

MÁXIMO, . Bolsa sobe pêlo terceiro dia e atinge maior nível desde outubro. Agência Brasil, 27 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/uFeeoG. Acesso em: 1º junho 2022.

  1. O que são e como ocorrem os fluxos de capitais?
  2. O que são bolsas de valores?
  3. Explique a relação entre bolsa de valores e fluxo de capital.

2. Em uma folha de papel avulsa, relacione os itens a seguir aos seus respectivos conceitos.

1.

Cidade Global

2.

Megacidade

  1. Concentra as maiores corporações empresariais, bancos, bolsas de valores e companhias financeiras do mundo.
  2. Metrópole muito populosa com mais de 10 milhões de habitantes.
  3. Exerce influência sôbre outros centros urbanos em diferentes partes do mundo.
  4. Seu crescimento descontrolado e sem planejamento ocasiona diversos problemas sociais e urbanos, por exemplo, a poluição.
  5. Centro de poder econômico e financeiro mundial.
  1. sôbre a dinâmica dos fluxos de pessoas na atualidade, assinale a alternativa correta.
    1. Os fluxos migratórios da Europa para a América Latina têm sua origem nas crises econômicas do continente europeu e na prosperidade econômica e grande oferta de empregos nos países latino-americanos.
    2. As catástrofes naturais são as principais causas das migrações internacionais.
    3. Nos últimos anos, tem se intensificado o número de refugiados, que são pessoas obrigadas a deixar seu país de origem em decorrência de guerras, perseguições políticas, religiosas, entre outras.
    4. O Brasil tem atraído poucos migrantes devido às políticas restritivas adotadas para reduzir o número de estrangeiros no país.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Fluxos de capitais são transações financeiras realizadas entre distintos países. Essas negociações ocorrem em tempo real, devido à complexa rede de telecomunicações (especialmente a internet) que passou a integrar as principais nações em um mercado financeiro internacional.

1. b) Resposta: São instituições que negociam as ações de empresas públicas ou privadas.

1. c) Resposta: As bolsas de valores concentram grande parte dos fluxos de capitais no mundo globalizado.

2. a) Resposta: (1)

2. b) Resposta: (2)

2. c) Resposta: (1)

2. d) Resposta: (2)

2. e) Resposta: (1)

3. Resposta: A alternativa c é a correta.

Objetivos das atividades

1. Compreender as dinâmicas envolvidas no fluxo de capital no mundo globalizado.

2. Diferenciar cidade global de me­gacidade.

3. Identificar e descrever as dinâmicas envolvidas no fluxo de pessoas no mundo globalizado.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos apresentem dúvidas, conduza um tour virtual pêlo site da Bolsa de Valores do Brasil (). Para tanto, êles poderão utilizar seus smartphones ou o laboratório de informática. Nesse tour, incentive-os a explorar o boletim diário, a encontrar a variação do índice Ibovespa, a pesquisar o desempenho de empresas locais (buscando por setor de atuação) e a investigar outros aspectos. Ao final, êles deverão elaborar um texto com a síntese dos dados encontrados.

2. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos uma relação contendo o nome das principais cidades globais e megacidades, mas sem identificar como cada uma é classificada. Solicite a êles que descrevam a localização geográfica dessas cidades, assim como os aspectos relacionados às suas dinâmicas econômicas, sociais e demográficas. Por fim, êles deverão indicar em qual classificação cada cidade se enquadra: cidade global, megacidade ou em ambos.

3. Em caso de dificuldades, proponha à turma a elaboração de mapas temáticos sôbre as migrações internacionais. Inicie distribuindo aos alunos um mapa-múndi em preto e branco. Em seguida, oriente-os a traçar os principais fluxos migratórios internacionais. Por fim, êles deverão indicar as causas relacionadas aos fluxos migratórios representados.

4. Leia o texto a seguir.

     Desde o final do século vinte, o Brasil tem desenvolvido uma reestruturação em seu modêlo produtivo, incorporando novas fórmas tecnológicas e organizacionais aos setores industrial, agropecuário e de serviços. Se por um lado essa automatização dos processos favoreceu a produtividade e a diminuição dos custos de produção, por outro gerou fortes impactos no mundo do trabalho, como o expressivo aumento dos níveis de desemprêgo e da precarização das relações de trabalho.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século vinte e um. segunda edição Rio de Janeiro: recór, 2001. (Texto adaptado).

  • Com base nas informações do texto, explique por que tem aumentado o número de trabalhadores informais.

5. Ao longo dos últimos anos, a sociedade brasileira tem enfrentado uma crise econômica com consequências diretas sôbre o emprêgo e a renda da população. Observe as informações mostradas a seguir.

Brasil volta a ter mais de 65 milhões de inadimplentes

Disponível em: https://oeds.link/XeWLs9. Acesso em: 2 junho 2022.

Evolução do desemprêgo no Brasil (2014 - 2021)

Gráfico. Evolução do desemprego no Brasil (2014 - 2021). 
2014: pouco acima de 6 por cento, subindo gradativamente até 2016 quando chega a quase 12 por cento, variando pouco no próximo ano, subindo para 13 por cento em 2018 e se mantendo assim até 2021.

Fonte de pesquisa: BRASIL. desemprêgo no país cai para 11,1% no quarto trimestre. Agência do Brasil. 24 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/WU9d4i. Acesso em: 5 agosto 2022.

  1. De acôrdo com o gráfico, descreva a evolução da taxa de desemprêgo no Brasil.
  2. Relacione o aumento do desemprêgo no país com a informação destacada na manchete.
Respostas e comentários

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. a) e 5. b): Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

4. Reconhecer o fenômeno do desemprêgo no mundo globalizado.

5. Relacionar, no contexto brasileiro, a crise econômica, o aumento da pobreza e a elevação da quantidade de desempregados.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos apresentarem dúvidas, realize uma prática com imagens que permitam a comparação entre os modos de produção tradicionais e os modernizados, por exemplo, dos setores agropecuário, industrial ou de serviços. Chame a atenção deles para o fato de que a tecnologia impulsionou a produção e a mão de obra humana foi substituída por essa automação. Por fim, solicite-lhes que produzam uma síntese com as ideias apreendidas.

5. Em caso de dificuldades, proponha aos alunos a construção de uma história em quadrinhos. Diga a êles que, nessa história, os personagens e o enrêdo deverão abordar o desemprêgo, a pobreza e as consequências dêsses aspectos na vida das pessoas.

Respostas das atividades

4. Resposta pessoal. Oriente os alunos a estabelecer relações adequadas entre a automação dos processos produtivos e o aumento da quantidade de desempregados. êles devem compreender que, principalmente nos países subdesenvolvidos, desempregados têm dificuldade em se reinserir no mundo do trabalho devido às exigências quanto ao grau de qualificação, restando, para muitos, a alternativa de adentrar no mercado de trabalho informal.

5. a) Resposta: A taxa de desemprêgo no Brasil vem crescendo desde 2014, quando era um pouco mais de 6%, chegando a atingir quase 14% em 2021.

5. b) Resposta: Devido ao aumento do desemprêgo, os brasileiros ficaram mais endividados. Com isso, a crise econômica tem provocado o crescimento da pobreza no país.