UNIDADE 3 Impactos ambientais e sustentabilidade

Fotografia. Uma mulher de máscara andando de bicicleta em uma rua movimentada com árvores.
Ciclista usando máscara contra poluição do ar em Xangai, China, em 2018.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos sôbre o estudo dos impactos ambientais. Converse com êles a respeito do tema, questionando o que sabem acêrca dos problemas ambientais da atualidade.
  • Pergunte a êles se sabem quais são as principais causas e consequências dêsses problemas. Espera-se que consigam reconhecer alguns no lugar onde vivem e de que maneira problemas impactam a qualidade de vida das populações.
  • O conteúdo desta unidade incentiva nos alunos a construção de argumentos com base em informações geográficas, o debate e a defesa de ideias e pontos de vista, que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, o que remete à Competência específica de Geografia 6 da Bê êne cê cê.

Atividade a mais

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, indague-os com os seguintes questionamentos.

a ) Você acha que a população dessa cidade tem problemas respiratórios?

b ) Quais são as causas da poluição nesse país?

c ) Como as autoridades e a população resolveriam êsse problema em conjunto?

Respostas

a ) Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensar na dificuldade de respirar em ambientes poluídos. Asma e bronquite aguda são exemplos de doenças resultantes da exposição prolongada ao ar poluído.

b ) Leve-os a pensar nas indústrias e nos carros como grandes agentes de poluição.

c ) Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensar em energias alternativas e menos consumismo.

Desmatamentos, queimadas, poluição atmosférica, contaminação das águas e do solo, caça predatória, extinção de espécies... são alguns dos problemas ambientais que atingem os mais variados ecossistemas terrestres e ameaçam o equilíbrio natural do planeta.

Essa degradação ambiental pode ser observada em escala local, como na contaminação de um córrego que atravessa o bairro de uma cidade. Também ocorre em escala global, como é o caso do fenômeno do aquecimento global, provocado, segundo muitos estudiosos, pêla emissão e concentração de gases que intensificam o efeito estufa na atmosfera terrestre.

Iniciando a conversa

  1. Identifique qual problema ambiental está retratado na foto.
  2. Como êsse problema afeta a qualidade de vida das populações?
  3. Você identifica problemas ambientais onde vive? Quais?

Agora vamos estudar...

  • os impactos ambientais que as atividades humanas provocam na natureza;
  • a relação entre o aumento do consumo e o agravamento dos problemas ambientais;
  • a diferença entre consumismo e consumo consciente;
  • o despertar da consciência ecológica e a importância do desenvolvimento sustentável para a preservação do planeta.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a êles a estratégia gallery walk. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento dessa estratégia, buscando incentivar a percepção dos alunos quanto aos problemas ambientais do seu entôrno, peça a êles que fotografem, com celular ou máquina fotográfica, no município onde vivem, uma situação que mostre poluição ambiental (lixo em rios, nas ruas, em terrenos baldios, excesso de propaganda em outdoors etcétera). Com o resultado obtido, construa com êles na sala de aula um mural com todas as fotos, identificando o bairro onde ocorrem, e peça-lhes que analisem os problemas explícitos nas imagens. Incentive o debate sôbre possíveis soluções para cada situação.

Essa atividade favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 3 da Bê êne cê cê, pois oferece oportunidade aos alunos para identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ações que contribuam para transformar a situação vivida.

Respostas

1. É possível observar que a pessoa está se protegendo da poluição atmosférica.

2. Verifique se os alunos reconhecem que a atmosfera terrestre vem sofrendo os efeitos da poluição provocada pêla intensa emissão de gases tóxicos, que estão alterando a composição química da atmosfera e desencadeando uma série de problemas ambientais, como a chuva ácida e o efeito estufa.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar alguns problemas ambientais que podem ocorrer nas proximidades do lugar onde vivem, como a poluição da atmosfera ou de algum rio, lago ou praia, e o despejo de lixo em lugares inadequados, como terrenos baldios ou calçadas.

CAPÍTULO 7 A ação humana e o meio ambiente

Com o domínio de técnicas cada vez mais avançadas, o ritmo e a intensidade das atividades econômicas desenvolvidas pêlo ser humano atingiram um nível sem precedentes na história da humanidade. No entanto, êsse modêlo de desenvolvimento econômico, voltado para a exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais do planeta, vem provocando o agravamento e o surgimento de novos problemas ambientais.

Casos de degradação ambiental, por exemplo, são noticiados com grande frequência nos mais diferentes meios de comunicação, seja aqueles que ocorrem no lugar onde vivemos ou em outras partes do nosso país ou do mundo.

Embora alguns problemas ambientais sejam intensos em algumas regiões, muitos dêsses impactos podem ser observados nas mais diversas partes do planeta. Os desmatamentos são questões ambientais muito mais preocupantes em países que abrigam extensas florestas tropicais, como o Brasil. A poluição atmosférica atinge intensamente países como a China, que tem uma matriz energética apoiada principalmente na queima de carvão mineral.

Veja, a seguir, alguns problemas ambientais da atualidade.

Extensas áreas de floresta são destruídas todos os anos por conta do avanço de desmatamentos e queimadas. A devastação dessas florestas vem sendo provocada principalmente em razão do aumento das atividades agropecuárias e da exploração madeireira.

Fotografia. Vista de cima. Área coberta por vegetação com local desmatado e em chamas. Há estradas de terra, por onde passa um veículo.
Extensa área de desmatamento da Floresta Amazônica, no estado de Rondônia, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Verificar que as atividades humanas vêm causando problemas ambientais, como efeito estufa artificial, aquecimento global e chuva ácida.
  • Conhecer como o efeito estufa artificial ocorre e as consequências provocadas por êsse fenômeno.
  • Interpretar um mapa-síntese.

Justificativa

No decorrer dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar como as atividades econômicas podem interferir na dinâmica natural da Terra. Os conteúdos estudados são pertinentes para a compreensão, por exemplo, de alterações climáticas que afetam o mundo.

Dessa fórma, serão explorados aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê um cinco e ê éfe zero nove gê ê um oito da Bê êne cê cê ao permitir aos alunos analisar diversas regiões do mundo com base em informações socioambientais, utilizando mapas temáticos e diferentes projeções cartográficas. Também será abordado o uso indiscriminado dos recursos energéticos não renováveis e de que maneira êles trazem consequências para o meio ambiente.


  • Explique aos alunos que, embora as florestas sejam responsáveis pêla absorção de cê ódois, elas também consomem oxigênio durante a respiração. Pesquisas recentes indicam que alguns tipos de alga podem produzir mais oxigênio do que absorvem, além de viverem no ambiente aquático, que corresponde a mais de 50% da superfície do planeta.
  • lógo, os oceanos, que produzem mais da metade do oxigênio disponível, também devem ser preservados.
  • Os conteúdos das páginas 80 e 81 favorecem o trabalho com o tema contemporâneo transversal Saúde, pois abordam impactos ambientais negativos que causam doenças nos seres humanos, principalmente nos grandes centros urbanos.
  • Para trabalhar o tema A ação humana e o meio ambiente, convide o professor do componente curricular de Ciências para falar dos malefícios causados à saúde humana pêla poluição ambiental. Pergunte aos alunos se êles ou alguém que conhecem já tiveram alguma doença relacionada à poluição do ar, do solo ou da água.
  • Solicite aos alunos que façam uma pesquisa, se possível no laboratório de informática, a respeito das principais doenças relacionadas à poluição ambiental.
  • O tema A ação humana e o meio ambiente é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em ação na página 294.
  • As questões da página 81 propiciam aos alunos uma reflexão sôbre atitudes de responsabilidade, uma vez que chamam a atenção deles para agir de fórma confiável e consistente, de maneira que possam adotar posturas e tomar decisões que sejam benéficas para o meio ambiente. Dessa maneira, são explorados aspectos da Competência geral 10 da Bê êne cê cê ao incentivar a reflexão de ações responsáveis voltadas para princípios éticos e sustentáveis.

O descarte inadequado dos resíduos sólidos (lixo) tem se tornado um problema ambiental que afeta tanto os países mais ricos quanto os mais pobres do mundo. Nos centros urbanos de grande parte dos países subdesenvolvidos, é comum ver resíduos sendo despejados diretamente em rios e esgôto doméstico sem tratamento.

Fotografia. Margem de um rio repleto de lixo. Ao fundo, dois pequenos barcos e a outra margem com mais lixo, construções e árvores.
Poluição decorrente do acúmulo de resíduos sólidos no rio Buringanga, na cidade de Dacca, bãngladéch, em 2022.

Em muitos centros urbanos, outro problema preocupante é a ocupação indevida de encostas e fundos de vales, com a retirada da vegetação e a impermeabilização do solo. êsse tipo de ocupação pode causar deslizamentos de terra e alagamentos, em ocasião de chuvas fortes, tendo como consequências prejuízos materiais e, sobretudo, humanos.

Fotografia. Deslizamento de um morro com árvores e destroços. Acima dele, construções.
Área de encosta de morro ocupada com habitações na cidade de Franco da Rocha, São Paulo, em 2022.

Quando praticamos atitudes voltadas para a conservação da natureza, estamos agindo com responsabilidade, como cidadãos que pensam e se preocupam com o bem-estar de todos. Você está cuidando do planeta? Reflita sôbre suas atitudes.

Questão 1.

Cite exemplos de problemas ambientais causados pêlas atividades humanas.

Questão 2.

Identifique atitudes que a sociedade pode tomar para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas ambientais como desmatamento, poluição das águas e do ar e contaminação dos solos. Como as pessoas do lugar onde você vive podem contribuir?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Poluição das águas (mar, rios, lagos e lagoas), poluição do ar, desmatamento, efeito estufa artificial (aquecimento do planeta) e produção excessiva de lixo.

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

Atividade a mais

Leia o texto a seguir para os alunos.

     “Na rota do lixo” alerta para doenças oriundas do armazenamento e descarte incorretos de resíduos

     Última reportagem da série mostra que o lixo pode contribuir para o surgimento de vetores de doenças transmitidas por ratos, escorpiões e mosquitos. Comportamento de acumuladores também é problema. reticências

“NA ROTA do lixo” alerta para doenças oriundas do armazenamento e descarte incorretos de resíduos. gê um, 2 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/anooq4. Acesso em: 10 junho 2022.

Depois da leitura, peça a êles que expliquem o que é abordado na manchete.

Resposta

A manchete destaca que o acúmulo incorreto de lixo pode atrair animais, como ratos e mosquitos, que são transmissores de doenças.

Incentive os alunos a pensar em como essas situações podem afetá-los. Questione-os sôbre a quantidade de lixo que produzem diariamente e se já tiveram algum problema de saúde provocado pêla poluição atmosférica. Todas essas informações devem ser anotadas, e, por fim, cada grupo vai expor aos demais suas conclusões, de modo que todos possam participar.


A atividade 2 desenvolve a prática de argumentação, já que os alunos farão uma análise de vários pontos de vista e terão que reconhecer as melhores saídas para os problemas. A questão também explora a Competência geral 7 da Bê êne cê cê, uma vez que, por meio da atividade, serão capazes exercitar a consciência socioambiental.

Resposta

Questão 2. Resposta pessoal. Os alunos devem refletir sôbre a diminuição de algumas atitudes, por exemplo, a utilização de automóveis altamente poluentes; o consumo de produtos derivados de florestas nativas, como móveis, papel etcétera Oriente-os a listar atitudes que consideram favoráveis à diminuição dos problemas ambientais. Se achar pertinente, para divulgar essas atitudes de modo que conscientizem as pessoas a contribuírem para a conservação do nosso planeta, organize os alunos em grupos e proponha a produção de cartazes com frases e imagens. Auxilie-os no desenvolvimento dessa atividade e avalie locais adequados para fixá-los na escola.

Vivemos uma crise ambiental

Ao longo das últimas décadas, a exploração dos recursos naturais tem aumentado, e isso vem agravando a degradação do meio ambiente em diferentes regiões do planeta. À medida que problemas foram se intensificando no planeta, os seus efeitos passaram a ter consequências não apenas locais ou regionais, mas também em escala global.

De acôrdo com várias pesquisas, os gases tóxicos lançados na atmosfera pelos escapamentos dos veículos e pêlas chaminés das fábricas, por exemplo, ao mesmo tempo que agravam a poluição do ar, contribuem para a intensificação do efeito estufa, fenômeno que pode interferir no clima do planeta. No entanto, para outros especialistas, as alterações no clima do planeta são fenômenos naturais e não consideram as alterações humanas a principal causa.

Para os estudos que aceitam a responsabilidade das atitudes humanas na natureza, as ações da sociedade têm gerado sérios impactos ao meio ambiente, afetando a dinâmica natural da Terra e os mecanismos que regulam e sustentam a vida no planeta. Nos últimos dois séculos, os problemas ambientais se agravaram de maneira tão alarmante que, segundo alguns estudiosos, estamos vivendo uma intensa crise ambiental. Entre os principais problemas ambientais de nossa época, destacam-se:

A perda da biodiversidade (fauna e flora), provocada pêla devastação dos grandes ecossistemas terrestres e aquáticos, que já ocasionou a extinção de espécies e ameaça a existência de muitas outras.

Ilustração. Uma árvore repleta de folhas.

A diminuição da camada de ozônio da atmosfera, que protege o planeta dos nocivos raios ultravioleta emitidos pêlo Sol. Estudos indicam que êsseproblema pode ser provocado por um gás chamado clorofluorcarbono (cê éfe cê), utilizado na indústria química e em aparelhos de refrigeração como geladeiras, refrigeradores e condicionadores de ar.

Ilustração. Um termômetro.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir amplia conceitos relacionados à questão ambiental.

Com o crescimento das preocupações com a natureza, surgiram diversos têrmus para designar realidades socioambientais: ambiente, meio ambiente, meio natural, meio ecológico, ecossistema urbano. reticências. Apesar da fôrça dessas expressões, corre-se muitas vezes o risco de seu sentido tornar-se difuso e perder o significado. reticências Já o conceito de ambiente refere-se ao conjunto de condições que envolvem os seres vivos no interior da biosfera; é a soma atual das condições atuantes sôbre o organismo; os fatores ambientais incluem o clima, o solo, os recursos hídricos e bióticos em geral. O têrmu “ambiente” dispensa complementos, porque designa o meio circundante. reticências. Assim, a expressão “meio ambiente” é redundante. Mas o “meio” do homem supõe outros elementos, como espaço, tempo e representações mentais ou simbólicas. Para Daniel Vidart, “o animal vive e interage em um ambiente, enquanto o homem constrói e dá sentido a um mundo”. O ambiente é um entôrno natural, enquanto o mundo é um contôrno cultural. Já o ecossistema é uma unidade natural constituída de seres vivos (animais, vegetais e microrganismos) e uma base física (ar, rochas, água, solo), que interagem produzindo um sistema estável, como um lago ou uma mata. Mas é arriscado falar em ecossistema urbano, já que é um conceito que designa unidades naturais; é um critério naturalizante, que retira do homem sua singularidade. A cidade é a obra humana por excelência, distante da “primeira natureza” e com uma evidente artificialidade.

GIANSANTI, Roberto. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual, 1998. pê ponto 37.

A poluição das águas por resíduos domésticos, industriais e pêlo derramamento de óleo dos navios e de vazamentos em plataformas de petróleo.

Ilustração. Uma mancha atrás de um grande navio.

O aumento da poluição atmosférica, provocado pêla emissão excessiva de gases tóxicos pêlas fábricas e escapamentos dos veículos automotores, movidos a combustíveis fósseis, intensificando o efeito estufa e ocasionando o aquecimento global.

Ilustração. Um carro soltando fumaça.

O aumento da desertificaçãoglossário em locais que já apresentam clima árido ou semiárido, devido ao uso inadequado dos solos por meio de técnicas de cultivo, como as queimadas, acabam reduzindo a fertilidade da terra, poluindo a atmosfera e, consequentemente, afetando a dinâmica climática global.

Ilustração. O planeta Terra.

O aquecimento global, que, de acôrdo com muitos cientistas, tem causado anomalias climáticas, como mudanças na distribuição e no regime das chuvas e aumento ou diminuição anormal das temperaturas, observadas em diversas regiões do planeta.

Ilustração. Uma árvore em chamas.

Nas próximas páginas, estudaremos melhor alguns dos mais graves problemas ambientais provocados pêla poluição do ar: a chuva ácida, que já afeta extensas regiões da superfície terrestre, a diminuição da camada de ozônio, que atinge principalmente a região antártica, e o aquecimento global, que tem consequências diretas sôbreo clima de todo o planeta.

Respostas e comentários
  • Pergunte aos alunos se êles sabem o nome de algum animal extinto no país. Explique-lhes que é considerada extinta a espécie que não existe mais na natureza ou que vive em cativeiro. Sugira uma pesquisa sôbre animais extintos no Brasil, consultando o acervo da biblioteca escolar ou, se possível, utilizando o laboratório de informática.
  • Mencione exemplos de medidas para reduzir a poluição das águas, como o tratamento do esgôto antes de lançá-lo em rios, a fiscalização de lançamentos clandestinos (ilegais) de esgôto doméstico e industrial em corpos hídricos e a conscientização da população quanto aos riscos para a saúde do consumo de água sem tratamento e ou ou contaminada.
  • Ressalte que o derramamento de óleo nos oceanos afeta toda a biodiversidade marinha, podendo atingir manguezais, que são berçários de várias espécies, além de prejudicar a atividade pesqueira, que é a principal fonte de renda das comunidades ribeirinhas, sem contar os riscos à saúde humana ao contaminar os peixes.
  • Comente que o têrmu desertificação ganhou notoriedade em 1977, durante a Conferência das Nações Unidas sôbre Desertificação, realizada na cidade de Nairóbi, no Quênia, com a criação do Plano de Ação Mundial contra a Desertificação.
  • Além da região do Sael, na África, onde a princípio foi notado êsse processo, percebeu-se que a desertificação ocorre em outros continentes, provavelmente como resultado da exploração intensiva do solo, principalmente em ambientes árido e semiárido. No Brasil, êsse evento acontece, sobretudo, na Região Nordeste.
  • Aproveite o tema tratado na página e apresente aos alunos partes do Decreto número 2 741, de 20 de agosto de 1998 que aborda a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. O documento está disponível em: https://oeds.link/G1qR0f. Acesso em: 7 junho 2022.
  • Se possível, leve o documento para a sala de aula em formato impresso (duas a três cópias, com isso será preciso formar grupos) ou apresente-o em slides, utilizando o projetor.
  • Apresentar o documento que trata da Convenção das Nações Unidas de Combate à desidentificação abre a oportunidade para trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa em análise documental. Dessa maneira, apresente aos alunos o texto dêste documento e oriente-os a observar a linguagem formal utilizada, percebendo, assim, que se trata de um texto de natureza jurídica. Comente o contexto histórico em que a lei foi criada e que ela se trata de uma fonte primária de pesquisa. Faça a leitura de alguns trechos e oriente os alunos a pesquisarem no dicionário palavras desconhecidas.

Glossário

Desertificação
:processo em que áreas férteis, principalmente em regiões de clima árido são transformadas em desertos devido a variações climáticas e a ações humanas, como degradação do solo, retirada da cobertura vegetal, exploração de recursos hídricos, entre outros.
Voltar para o texto