A crise ambiental e a questão energética

A crise ambiental da época em que vivemos tem sido agravada pêla utilização de fontes energéticas potencialmente poluidoras, sobretudo pêlo uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

A queima dêsses combustíveis em larga escala tem aumentado enormemente a concentração de poluentes atmosféricos, sobretudo dos gases que provocam alguns dos mais graves problemas ambientais que já estudamos nas páginas anteriores, como a formação de chuvas ácidas, a diminuição da camada de ozônio e o aquecimento global.

Veja o gráfico a seguir, que mostra quais são as fontes energéticas mais utilizadas atualmente no mundo.

Matriz energética mundial (2021)

Gráfico. Matriz energética mundial (2021). Fontes não renováveis - 86 por cento. Desse valor: Petróleo: 31 por cento. Carvão mineral: 27 por cento. Gás natural: 23 por cento. Nuclear: 5 por cento. Fontes renováveis - 14 por cento. Desse valor: Hidráulica: 3 por cento. Outras fontes: 11 por cento.

Fonte de pesquisa: ih eh ah (internéchional énérdji êidjenci). Data and statistics. Disponível em: https://oeds.link/rY8dHP. Acesso em: 31 maio 2022.

Questão 6.

De acôrdo com o gráfico, qual a participação dos combustíveis fósseis no total de energia gerada no mundo?

Questão 7.

Quais são as fontes renováveis de energia? Qual é a participação dessas fontes no total de energia gerada no mundo?

A queima de combustíveis fósseis vem aumentando de maneira crescente desde o início da Revolução Industrial, ocorrida no século dezoito. A partir de então, o avanço da industrialização, dos meios de transportes e demais atividades econômicas tem se apoiado principalmente na utilização de combustíveis de origem fóssil (veja novamente, no gráfico da matriz energética mundial, que essas fontes representam 86% do total da energia consumida atualmente no mundo).

Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: A participação de combustíveis fósseis é de 86%.

Questão 7. Resposta: Energia hidrelétrica e outras fontes. A participação das fontes renováveis é de 14%.

O estudo da utilização em larga escala dos combustíveis fósseis a partir da Revolução Industrial propicia uma abordagem integrada com o componente curricular de História. Se possível, peça ao respectivo professor que discorra sôbre a importância das fontes energéticas para o desenvolvimento da Revolução Industrial.

Sugestão de avaliação

Para que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito dos combustíveis fósseis, sugira-lhes a realização de uma pesquisa sôbre o assunto.

Divida a turma em pequenos grupos e distribua os temas principais: 1 – petróleo, 2 – gás natural e 3 – carvão mineral. Oriente o trabalho dos grupos com a estruturação de um roteiro de pesquisa, no qual devem constar: origem; distribuição na superfície terrestre do tipo de combustível fóssil estudado e sua principal utilização; impacto causado ao ambiente; e alternativas de substituição para o seu uso. Peça aos alunos que mencionem as fontes consultadas, ressaltando a importância do uso de sites confiáveis, se utilizarem material eletrônico. Organizem o modo de apresentação dos resultados. Sugerimos a produção e a apresentação de cartazes ou de slides, caso a escola disponibilize recursos como projetor.

Durante a apresentação dos grupos, incentive o debate democrático dos temas. Verifique se os alunos sabem ouvir e respeitar os outros, desenvolvendo êsse hábito e adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying.

Essa atividade contempla o desenvolvimento das Competências Gerais 5 e 7 da Bê êne cê cê, pois oferece aos alunos a oportunidade para compreender e utilizar tecnologias digitais para se comunicarem, acessarem e disseminarem informações, além de produzirem conhecimento, resolverem problemas e exercerem protagonismo na vida pessoal e coletiva. A realização dessa atividade também contribui para que os alunos possam se posicionar e defender ideias que promovam a consciência socioambiental e o consumo responsável, cuidando de si mesmos, dos outros e do planeta.

Como os combustíveis fósseis continuam sendo as fontes energéticas mais utilizadas no mundo, e provavelmente vão continuar sendo exploradas para sustentar o crescimento econômico em muitos países, podemos dizer que a sociedade contemporânea está diante de um grande desafio: como manter o crescimento econômico e o aumento do consumo de energia ao longo das próximas décadas e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão dos poluentes atmosféricos provenientes do uso dêsses recursos?

êsse desafio pode ser enfrentado pêla utilização de fontes renováveis e alternativas de energia, que geram baixo impacto ambiental, como a solar, a eólica, o biogás, a biomassa, a hidráulica, entre outras.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Narrador]  Fontes renováveis de energia   [Apresentadora] Olá! Sejam bem-vindos ao nosso podcast! Tenho uma pergunta para vocês, ouvintes. Já imaginaram como seria a sua vida sem a energia? [Apresentador] Nossa, Juliana, até esse podcast precisa da eletricidade para ser transmitido, não é mesmo?     [Apresentadora] É verdade, Lucas. Quando a gente pensa em energia, logo imagina a eletricidade. No entanto, há outras formas de energia, como a dos motores de combustão dos carros, por exemplo.   [Apresentador] É muito interessante estudar como a utilização da energia aumentou ao longo do tempo. O surgimento das indústrias é um bom exemplo de como intensificamos o uso da energia.   [Apresentadora] Esses dias assisti a um documentário sobre a Revolução Industrial, que mostrava as máquinas a vapor. Elas utilizavam como fonte energética o carvão mineral para aquecer uma caldeira com água e gerar vapor, que, por sua vez, movimentava as peças das máquinas.   [Apresentador] O que antes era feito por artesãos, em pequena escala, passou a ser produzido em larga escala por essas máquinas a vapor, nas indústrias. Esse é um exemplo de como o desenvolvimento energético transforma o mundo.     [Apresentadora] Mas há o lado negativo dessa história toda. A humanidade passou a produzir em uma velocidade muito mais rápida que a capacidade de regeneração da natureza.    [Apresentador] E não podemos esquecer que toda energia que utilizamos vem da natureza, de formas muito variadas.    [Apresentadora] Desde a Revolução Industrial, precisamos de cada vez mais energia. Mas nem todas as fontes energéticas podem ser exploradas para sempre. Existem as fontes que podem se esgotar, não é mesmo?   [Apresentador] Isso significa dizer que são fontes não renováveis, ou seja, que seu uso constante pode provocar o esgotamento das reservas, que não são regeneradas em uma escala de tempo humana.     [Apresentadora] O carvão mineral, muito usado desde a Revolução Industrial, é um exemplo de fonte energética não renovável. Aliás, o carvão, assim como todos os demais combustíveis fósseis, não é renovável. [Apresentador] Os combustíveis fósseis são formados por um processo natural de decomposição de organismos ao longo de milhões de anos. O gás natural, o carvão mineral, o petróleo e o xisto betuminoso são exemplos de combustíveis fósseis.    [Apresentadora] Além disso, os combustíveis fósseis são muito poluentes!  [Apresentador] E, além de poluentes e não renováveis, os combustíveis fósseis são a fonte energética que mais contribui com as mudanças climáticas globais, que têm intensificado extremos climáticos como chuvas mais fortes e concentradas, temperaturas recordes, longos períodos de seca...  [Apresentadora] Há muitos motivos para que o mundo pense em outras formas de gerar energia e deixe de lado fontes não renováveis e poluentes, Lucas.    [Apresentador] Alternativas não faltam, Juliana. Há, inclusive, fontes renováveis que são repostas naturalmente. Vamos dar alguns exemplos?  [Apresentadora] Claro! Começando com o uso do vento para gerar energia. Os aerogeradores são estruturas capazes de transformar a força dos ventos em energia elétrica. Esse tipo de energia é conhecido como eólica.  [Apresentador] Há algumas áreas no mundo com parques eólicos bastante grandes. No Brasil, o Rio Grande do Norte, na região Nordeste, é um destaque na geração de energia eólica.    [Apresentadora] Existe também a energia solar, obtida, por exemplo, com painéis formados por células fotovoltaicas, que transformam o a radiação solar em energia elétrica.   [Apresentador] Em um país como o nosso, predominantemente tropical, não podemos esquecer que a energia solar é abundante, e deve, por isso, ser valorizada como uma fonte de energia renovável!    [Apresentadora] E as hidrelétricas? Não podemos deixar de falar delas. São uma importante fonte de energia renovável, constituindo a maior parte da matriz  elétrica brasileira.  [Apresentador] A construção de hidrelétricas se aproveita dos desníveis de relevo de alguns rios caudalosos. O fluxo das águas é utilizado para girar enormes turbinas, que transformam esse movimento em energia elétrica.   [Apresentadora] Há ainda outras fontes renováveis, como a biomassa, que transforma matéria orgânica das plantas em energia. No Brasil, se destaca o etanol, que é um tipo de combustível proveniente da cana-de-açúcar!      [Apresentador] Embora essas fontes sejam renováveis, vale lembrar que elas também geram impactos. A construção de hidrelétricas, por exemplo, causa uma série de consequências, como a construção de barragens, provocando a inundação de áreas de floresta ou mesmo de áreas onde existiam cidades, ribeirinhos, indígenas. Essas populações perdem os seus territórios e são realocadas, num processo que pode ser bastante traumático.     [Apresentadora] Lucas, acho que os nossos ouvintes gostaram de saber que existem muitas formas de gerar energia, inclusive usando fontes que a natureza consegue renovar.    [Apresentador] Nesse podcast, demos vários exemplos de fontes que, além de renováveis, não geram poluentes atmosféricos, como a eólica e a solar.  [Apresentadora] [Tom de voz animado] Agora vamos todos incentivar o uso de fontes energéticas renováveis e não poluentes em nossas comunidades?  [Apresentador e Apresentadora] [Tom de voz animado] Tchau, ouvintes!   [Narrador]Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Incompetech.     

Fontes de energia alternativas e renováveis

Esquema. Há 7 caixas de texto, cada uma apresentando uma fonte de energia. São elas: Solar.
Energia gerada a partir da radiação solar captada por grandes painéis, que geram eletricidade por meio de reações químicas. Biogás. Energia gerada a partir de gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo e esterco de animais. Maremotriz. Energia obtida em usinas que aproveitam a variação diária das marés. Biomassa. Energia gerada a partir de materiais de origem orgânica, como bagaço da cana-de-açúcar, sementes oleaginosas, como as do girassol, soja, dendê, mamona, caroço de algodão, entre outras. Eólica. Energia gerada a partir da força do vento, que, ao movimentar enormes hélices instaladas em grandes cataventos, produz energia elétrica. Geotérmica. Energia obtida em usinas que aproveitam a água superaquecida proveniente do interior da Terra para gerar eletricidade. Hidráulica. Energia gerada pelo aproveitamento do fluxo das águas em uma usina.

Questão 8.

Junte-se a mais três colegas e pesquisem uma das fontes de energia apresentadas nesta página. Produzam cartazes com imagens e pequenos textos, mostrando como essa fonte de energia tem sido utilizada no Brasil e no mundo. Apresentem o cartaz para a turma ou o exponham em um local da escola onde todos possam ler e aprender mais sôbre êsse assunto.

Respostas e comentários

Questão 8. Resposta pessoal. Oriente os alunos na pesquisa e na confecção dos cartazes. Explique a êles que o fato de difundir o conhecimento é uma fórma de cooperar com a aprendizagem de todos.

O estudo do tema A crise ambiental e a questão energética, páginas 90 e 91, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito da Bê êne cê cê ao identificar e analisar as diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Algo a mais

No site da Empresa de Pesquisa Energética , uma empresa pública que dá suporte ao Ministério de Minas e Energia, você obtém mais informações sôbre a matriz energética brasileira.

> Matriz Energética e Elétrica. e pê e - Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em: https://oeds.link/szHOMW. Acesso em: 9 junho 2022.

> No site da Eletrobras Eletronuclear, empresa subsidiária da Eletrobras, são disponibilizados dados sôbre a produção de energia nuclear no Brasil.

Eletrobras. Disponível em: https://oeds.link/rnk73R. Acesso em: 9 jun. 2022.

Geografia em representações

Mapa-síntese

A destruição das florestas, a contaminação das águas, a poluição do ar, a desertificação dos solos e os acidentes nuclearesglossário são alguns exemplos da intensa degradação ambiental provocada por ações dos seres humanos, que pode ser observada em diferentes partes do planeta.

A intensidade dêsses problemas, no entanto, varia de uma região para outra. A devastação das florestas tropicais, por exemplo, tem ocorrido em países como Brasil e Venezuela (na América do Sul), Congo e Nigéria (na África) e Indonésia (na Ásia). A poluição atmosférica causada pêla queima de combustíveis fósseis, por sua vez, é intensa em países mais industrializados e urbanizados, como Estados Unidos, Alemanha, China e Japão.

Observe como essas informações foram agrupadas e apresentadas no mapa da página seguinte. êsse tipo de mapa é chamado mapa-síntese, e, nele, estão representados os principais problemas ambientais ocorridos no planeta.

  1. De acôrdo com o mapa da página seguinte, responda às questões a seguir no caderno.
    1. De que maneira o mapa representa a emissão de CO2?
    2. Qual côr no mapa representa a devastação florestal?
    3. O que a côr laranja representa no mapa?
  2. Com os colegas, interprete, analise e identifique no mapa:
    1. as áreas do planeta que mais contribuem para o lançamento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera;
    2. as áreas do planeta que podem ser afetadas pêla desertificação;
    3. onde estão localizadas as florestas com elevado grau de devastação;
    4. as áreas onde se verifica que as águas oceânicas estão poluídas;
    5. os lugares que foram atingidos, mais recentemente, por grandes acidentes nucleares ou químicos;
    6. os problemas ambientais que afetam o Brasil.
Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Interpretar um mapa-síntese.
  • Analisar a espacialização de informações na superfície terrestre.
  • Refletir sôbre os impactos ambientais no mundo.

  • Os mapas-sínteses propiciam a interpretação de elementos integrados, o que é muito apropriado para a análise dos diferentes problemas ambientais que impactam o meio ambiente.
  • Oriente os alunos a observar separadamente cada um dos impactos ambientais representados no mapa. Em seguida, peça-lhes que analisem as regiões verificando o conjunto de problemas em cada uma delas. Por fim, oriente-os a visualizar o mapa como um todo e a refletir sôbre a difusão de problemas ambientais e os impactos de cada um deles nas fórmas de vida na Terra.
  • A análise dêsse tipo de mapa contempla a Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê ao incentivar a comparação de eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados.
  • A análise do mapa-síntese apresentado nesta seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê ao propiciar a interpretação e a comparação entre diferentes regiões do mundo, com base em informações socioambientais representadas em mapas temáticos.

Respostas

1. a ) Por meio de círculos rosas, proporcionais à quantidade de gases emitida.

1. b ) Por meio da côr marrom, distribuída nas localidades onde ocorre o desmatamento.

1. c ) A côr laranja representa, no mapa, as áreas com alto risco de desertificação.

2. a ) Ásia e Oceania.

2. b ) Verifique se os alunos identificam áreas com alto risco de desertificação localizadas na América, Europa, África, Ásia e Oceania.

2. c ) Averigue se os alunos identificam áreas localizadas na América do Sul, África, Ásia e Oceania.

2. d ) Confira se os alunos reconhecem que as águas poluídas estão localizadas, sobretudo, nas porções do oceano mais próximas do litoral.

2. e ) Verifique se êles identificam acidentes nucleares ou químicos localizados na América, Europa, Ásia e África.

2. f ) Emissão de gás carbônico, desmatamento, poluição das águas oceânicas, risco de desertificação, descarga de esgotos e acidentes químicos.

Principais problemas ambientais no mundo (2019)

Mapa. Principais problemas ambientais no mundo (2019). Principais regiões emissoras de C O 2 (dióxido de carbono) no mundo (em bilhões de toneladas): América do Norte: 6; Europa: 4; Ásia e Oceania: 15; América Central e América do Sul: 1; África: 1 e Oriente Médio: 2. Elevado grau de devastação florestal: áreas na América Central, América do Sul, África e Ásia. Descarga de esgotos industriais e urbanos: áreas na América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania. Acidentes nucleares ou químicos: áreas na América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia. Áreas com alto risco de desertificação: oeste da América do Norte, oeste e nordeste da América do Sul, norte, centro, leste e sul da África, sul da Europa, sul da Ásia, sul e leste da Oceania. Poluição das águas oceânicas: costa leste da América do Norte, norte, oeste e leste da América do Sul, norte e sul da Europa, norte, nordeste, leste e sul da África, sul e leste da Ásia. Áreas poluídas pela circulação de navios petroleiros: norte do Oceano Pacífico, norte e áreas ao sul do Oceano Atlântico, faixas no Oceano Índico. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1435 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ê í á (u ésse Energy Information Agency). Disponível em: https://oeds.link/U7MZ3r. Acesso em: 30 maio 2022. SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 28. FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 29.

Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que a descarga de esgotos industriais e urbanos é um dos problemas ambientais que afetam, principalmente, as grandes áreas urbanas e industrializadas do país.
  • Comente também que, de modo geral, os países mais industrializados emitem mais cê ó² na atmosfera e que os países com florestas tropicais e, geralmente, com leis ambientais mais frágeis têm maiores áreas de devastação florestal.

Atividade a mais

  • Oriente os alunos na produção de um mapa-síntese do Brasil. Leve-os até o laboratório de informática e peça-lhes que pesquisem mapas no site do í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/a4Dwlx. Acesso em: 10 junho 2022. êles podem escolher informações ambientais, econômicas, populacionais etcétera
  • Oriente-os a escolher entre dois e três mapas temáticos e, depois, unir as informações para compor o mapa-síntese desejado. Explique a êles que a legenda precisa apresentar as informações representadas.
  • Essa atividade desenvolve aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, uma vez que permite aos alunos a elaboração de um mapa temático.

Geografia e Ciências

As reservas da biosfera

As reservas da biosfera são áreas que abrigam importantes ecossistemasglossário terrestres e marinhos caracterizados por uma grande biodiversidade, ou que estejam sofrendo ameaça de degradação, ou que, devido à sua raridade, precisam ser preservadas.

Essas reservas foram criadas pêla Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o objetivo de conciliar a conservação da natureza com a exploração sustentável dos recursos naturais.

As reservas da biosfera são administradas conjuntamente pelos governos dos países, por ó êne gês e por centros de pesquisa. Nelas, são desenvolvidos projetos de preservação da natureza, de pesquisa científica, de educação ambiental e de manejo sustentável dos recursos naturais, visando beneficiar o desenvolvimento das atividades das populações locais.

Veja, a seguir, a localização das reservas da biosfera na superfície terrestre.

Reservas da biosfera no mundo (2020)

Mapa. Reservas da biosfera no mundo (2020). 
Reservas da biosfera: norte, oeste, leste e em maior quantidade no sul da América do Norte; toda a América Central, áreas dispersas em toda a América do Sul, grande parte da Europa, áreas dispersas no norte, oeste, leste e sul da África; sul e sudeste da Ásia, áreas no sul da Oceania. No canto superior direito, a rosa dos ventos, na parte inferior, a escala: 2140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: Unesco. World Network of Biospheres Reserves Disponível em: https://oeds.link/kQJ1Td. Acesso em: 22 maio 2022.

Respostas e comentários
  • Convide o professor do componente curricular de Ciências para desenvolver o tema sôbre reservas da biosfera. Aproveite a oportunidade para promover um debate, organizado na fórma de uma mesa-redonda, sôbre a importância da conservação dos ambientes naturais do planeta para assegurar a proteção da biodiversidade da flora e da fauna, sobretudo das espécies ameaçadas de extinção.
  • Para subsidiar a seção, sugerimos apresentar aos alunos áreas de conservação mundial, chamadas Patrimônios da Humanidade, criadas pêla Unesco. Explique a êles que essas áreas, localizadas em diversos países, referem-se a aspectos culturais, naturais ou mistos. Peça aos alunos que analisem o mapa da página e verifiquem as regiões que concentram mais reservas da biosfera.
  • Os patrimônios culturais caracterizam-se pêlas construções ou monumentos de relevância histórica; os patrimônios naturais são compostos de formações geológicas e importantes refúgios da vida animal e vegetal; e os mistos correspondem à junção dos aspectos culturais e naturais em uma só área.

Algo a mais

  • Todos os patrimônios instituídos pêla Unesco têm grande valor histórico e científico para a humanidade. Verifique mais informações sôbre o tema no site da organização.
  • Unesco. Disponível em: https://oeds.link/dJy16y. Acesso em: 9 junho 2022.
  • Se julgar pertinente, leve os alunos ao laboratório de informática para navegarem pêlo site e descobrirem novos lugares, pois é uma fonte da internet com informações detalhadas sôbre os patrimônios.

As reservas da biosfera no Brasil

Em 1992, foi criada a primeira reserva da biosfera no Brasil na área ocupada pelos remanescentes de Mata Atlântica com o intuito de salvar o que restava dessa formação vegetal. Daí em diante, mais seis reservas foram criadas.

Atualmente, o Programa Internacional Homem e a Biosfera (Mábi), da Unesco, identifica sete reservas da biosfera no Brasil. Observe, no mapa a seguir, quais são e a localização dessas reservas no território brasileiro.

Reservas da biosfera no Brasil (2020)

Mapa. Reservas da biosfera no Brasil (2020). 
Amazônia Central, no centro do Amazonas, Cerrado, em áreas dispersas entre Tocantins, Maranhão, Piauí e Goiás. Caatinga, área na região costeira do nordeste; Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Mata Atlântica, Cinturão Verde da cidade de São Paulo e Serra do Espinhaço, área no leste da região sudeste e sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos, na parte inferior, a escala: 440 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: Unesco. World Network of Biospheres Reserves. Disponível em: https://oeds.link/kQJ1Td. Acesso em: 22 maio 2022.

A criatividade é a capacidade que nos ajuda em muitas situações do dia a dia. Explore sua criatividade para criar cartazes, podcasts ou vídeos, sugeridos nesta atividade.

  1. Com a orientação do professor, reúna-se com os colegas para realizar uma pesquisa. Vamos conhecer algumas características de cada uma das reservas da biosfera no Brasil.
    1. Dividam-se em grupos de três a quatro alunos. Cada dois ou três grupos devem optar por uma reserva da biosfera do nosso país e dividir a pesquisa sôbre a diversidade de animais, as formações vegetais, a ocupação humana por meio de exploração econômica e as medidas de conservação.
    2. A pesquisa deve ser feita em livros, em revistas especializadas e na internet. As informações precisam ser sintetizadas, e uma fórma de apresentação tem de ser escolhida (cartazes, podcast, vídeo etcétera)
    3. Combinem a data de apresentação dos trabalhos. Conheça e analise as informações de todos os grupos e tire suas dúvidas com os colegas pesquisadores ou com o professor.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

Comente com os alunos que a área da Mata Atlântica engloba as reservas da biosfera da Serra do Espinhaço, a própria Mata Atlântica e o Cinturão Verde da cidade de São Paulo.

Resposta

1. Na realização da atividade desta página, divida a turma em grupos para pesquisar, cada um, uma reserva diferente. Verifique a possibilidade de exibir os trabalhos para os demais alunos da escola.


  • A realização desta atividade, com o apôio do professor do componente curricular de Ciências, favorece o desenvolvimento da Competência geral 2 da Bê êne cê cê ao exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Essa atividade desenvolve também o pensamento computacional ao organizar e gerenciar cada uma das etapas de pesquisa, selecionar os dados importantes e, por fim, ao executar o roteiro de tarefas, já que nessa pesquisa os alunos deverão se dividir e decidir qual reserva biológica usarão, bem como quais são as principais informações que precisam coletar de cada tópico sugerido pêlo professor.
  • A questão da cultura juvenil está presente na criação e na apresentação de podcast e vídeo, já que é presente no cotidiano do aluno, algo que faz parte de sua vivência e à qual êle está familiarizado.
  • Essa atividade favorece o trabalho com a Competência geral 2 da Bê êne cê cê ao promover a criatividade no desenvolvimento da proposta de pesquisa. Assim, os alunos serão desafiados a investigar e, na sequência, produzir diferentes fórmas de expressar suas ideias via recursos tecnológicos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual problema ambiental estudado neste capítulo mais chamou a sua atenção? Por quê?
  2. De acôrdo com o que você estudou, como a poluição tem intensificado a ação do efeito estufa natural? Qual é o nome dado ao fenômeno intensificado?
  3. Explique o que são reservas da biosfera.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.

     Há três meses, setecentos cientistas de mais de trinta países reuniram-se em , na Carolina do Sul, Estados Unidos, para discutir um problema que está literalmente caindo sôbre a cabeça de todos: a chuva. Não bastasse provocar um rombo na camada de ozônio da alta atmosfera e ameaçar o planeta de superaquecimento, a poluição, nas suas diversas modalidades, também envenena a chuva – algo tão benfazejo e essencial à vida como o próprio ar. Em consequência, 10 mil lagos na Suécia estão praticamente mortos. Na Noruega, outros 2 mil perderam seus peixes. Na Alemanha Ocidental, 35 por cento das florestas estão doentes. O , um dos mais belos monumentos hindus, está perdendo sua imaculada côr branca. E na Península de Yucatán, ao sul do México, a chuva está rapidamente destruindo obras da civilização maia, que floresceu ali pêlo menos 1500 anos antes da chegada do homem branco.

     No Brasil, a poluição da chuva quase não é estudada. Isso não quer dizer que os aguaceiros que aqui desabam sejam sempre limpos. Há quatro anos, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense constataram que a vegetação da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, estava sendo afetada pela sujeira da chuva. reticências

     Além de poluir rios e lagos e acabar com a flora e a fauna aquática, a chuva ácida se infiltra no solo liberando certos metais potencialmente tóxicos, como alumínio, chumbo e cádmio. Estes podem se introduzir na cadeia alimentar através de plantas e acabar prejudicando a saúde do homem. reticências

FRANÇA, sân Ruán. Castigo do céu. Superinteressante, 31 outubro 2016. Disponível em: https://oeds.link/oM2Fxg. Acesso em: 31 maio 2022.

  1. O texto refere-se, principalmente, a qual problema ambiental?
  2. Por que êsse fenômeno tem ocorrido em nosso planeta?
  3. Quais são as principais consequências dêsse fenômeno?
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Ajude os alunos a relembrar os conteúdos estudados.

2. Resposta: A poluição atmosférica, causada pêla intensa emissão de gases como dióxido de carbono e metano, que têm maior capacidade de reter calor, provoca um aquecimento da atmosfera e da superfície terrestre mais elevado que aquele ocasionado pêlo efeito estufa natural. A êsse fenômeno dá-se o nome de efeito estufa artificial.

3. Resposta: São áreas que abrigam importantes ecossistemas terrestres e caracterizados por uma grande biodiversidade.

4. a) Resposta: À chuva ácida ocasionada pêla poluição do ar.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta: Contaminação de lagos, destruição de florestas, monumentos e edifícios históricos. A chuva ácida também pode prejudicar as lavouras, a fauna, a flora e o abastecimento de água potável para a população.

  • Oriente os alunos nas atividades, esclareça dúvidas e verifique se êles compreenderam o conteúdo estudado. Se necessário, retome conteúdos trabalhados anteriormente.
  • As atividades exploram aspectos da Competência específica da Geografia 1 da Bê êne cê cê ao utilizar o pensamento geográfico para compreender a interação entre sociedade e natureza, bem como a capacidade de raciocínio geográfico para solucionar os problemas apresentados.

Atividade a mais

  • Incentive os alunos a participar de uma atividade de cultivo de plantas no ambiente escolar.
  • Dependendo da estrutura da escola, as seguintes alternativas são viáveis:

a ) plantio de mudas de árvores em áreas comuns, como o pátio ou o estacionamento;

b ) construção de um jardim vertical em uma parede livre;

c ) instalação de jardineiras ou vasos em áreas cimentadas, mas com iluminação natural.

  • Peça aos alunos que pesquisem, previamente, que tipos de planta são adequados para o espaço no ambiente escolar. Também é possível escolher plantas que retiram do ar elementos específicos, como o clorofito, que absorve o monóxido de carbono, ou o filodendro, que absorve o formaldeído (composto de álcool prejudicial à saúde).
  • O desenvolvimento da atividade proposta anteriormente contempla o tema contemporâneo transversal Educação ambiental ao propor atitudes que favoreçam o despertar de uma consciência ambiental nos alunos e contribuam para a formação de cidadãos proativos com relação a êsse problema, que ocorre tanto em âmbito local quanto global.

Sugestão de avaliação

Reúna a turma em grupos de até seis alunos e proponha esta atividade.

Leiam atentamente a afirmação a seguir.

Muitos especialistas já atestaram que, por causa do agravamento dos problemas ambientais nos últimos dois séculos, estamos vivendo atualmente uma crise ambiental.

Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta com base no que estudou.

Resposta

Resposta pessoal. Incentive os alunos a expor suas opiniões sôbre como as ações de toda a sociedade têm prejudicado o meio ambiente global.

Resposta

4. b ) êsse fenômeno tem ocorrido devido à intensa emissão de gases na atmosfera, como o dióxido de enxofre (ésse ô2) e o óxido nítrico (êne ô). gases procedem da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

5. Observe o mapa a seguir e compare-o com o mapa da página 85. Depois, responda às questões no caderno.

Regiões industriais do mundo (2019)

Mapa. Regiões industriais do mundo (2019). Países altamente industrializados: norte da América do Norte; norte e centro da Europa; e Japão. Países recentemente industrializados: México, Argentina e Brasil; sudoeste e leste da Europa; norte e sul da Ásia;  África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Países semi-industrializados: norte e sul da América do Sul; países no norte da África e no sudoeste da Ásia. Países com pouca ou nenhuma industrialização: América Central, países no norte e oeste da América do Sul, restante da África, países no sul da Europa e da Ásia. Regiões densamente industrializadas: Chicago, Nova York, Houston, Los Angeles, outras áreas dos Estados Unidos e México, São Paulo, Buenos Aires, Santiago, pequenas áreas na América do Sul, Londres, Paris, Moscou, grandes áreas nos países da Europa, Moscou, Novosibirsk, Beijing, Seul, Tóquio, Taipé, Hong Kong, Calcutá, Mumbai, Cingapura e demais áreas na Ásia; duas pequenas áreas na África, Sydney e outra área no sul da Austrália. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 2400 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 33.

  1. Com base nos dois mapas, identifique e anote no caderno as áreas mais afetadas pêla chuva ácida no mundo e as áreas de alto grau de industrialização do planeta.
  2. Ao comparar as informações dos mapas, podemos dizer que existe relação entre a distribuição dos fenômenos representados? Explique.

6. Diante dos vários problemas ambientais que a Terra vem sofrendo, é preciso que nossas atitudes, mesmo que individuais, estejam voltadas para a conservação do nosso planeta. Veja, a seguir, alguns exemplos de atitudes que podemos tomar.

Algumas atitudes que contribuem para a conservação do planeta

Procure manter-se informado sobre notícias recentes relacionadas ao meio ambiente.

Converse com sua família ou grupos de amigos e identifique atitudes que podem ser adotadas para economizar água, como evitar banhos demorados, consertar torneiras com gotejamento etc.

Verifique o que você pode fazer para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica em sua casa.

Quando possível, não utilize o carro e prefira caminhar ou utilizar bicicleta.

Cuide da natureza preservando animais e vegetais.

Plante uma árvore em local adequado, pois ela pode ser o abrigo de aves que vivem por perto.

Com base nas informações, reúna-se com dois colegas e desenvolvam uma campanha para divulgar essas atitudes, de modo que conscientizem as pessoas a contribuir para a conservação do nosso planeta. Para isso, produzam cartazes com frases e imagens e os espalhem pêla escola.

Respostas e comentários

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5.b) Resposta: Sim. As áreas mais densamente industrializadas são as mais afetadas pêla chuva ácida ou com maior probabilidade da ocorrência dêste fenômeno. Assim, a concentração industrial e a grande emissão de gases tóxicos na atmosfera explicam a ocorrência de chuvas ácidas nessas áreas.

6. Resposta pessoal. Oriente os alunos durante a produção dos cartazes e avalie, antecipadamente, os locais adequados para fixá-los na escola.

A atividade 5 explora parte das Competências específicas de Geografia 3 e 4 da Bê êne cê cê, pois, por meio da linguagem cartográfica, os alunos exercitam o raciocínio geográfico com princípios de conexão, distribuição, extensão e localização na análise espacial proposta.

Atividade a mais

  • Após a resolução das questões a e b da atividade 5, peça aos alunos que identifiquem os países destacados como centros industriais (note que em alguns, como os Estados Unidos, há mais de uma cidade destacada). Sugira-lhes uma pesquisa sôbre as matrizes energéticas adotadas nesses países. Visto que muitas são baseadas na queima de combustíveis fósseis, espera-se que os alunos relacionem o tipo de matriz energética predominante em cada país com o local onde ocorrem problemas ambientais, como a chuva ácida.
  • Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito da Bê êne cê cê.
  • Aproveite a atividade 6 para promover uma conversa voltada para a conscientização ambiental. Pergunte aos alunos se as atitudes que êles têm no dia a dia contribuem para a conservação da natureza.
  • Além das atitudes destacadas no quadro, peça-lhes que citem outras medidas que podemos adotar para a preservação dos recursos naturais, como promover a reciclagem e a reutilização dos materiais; depositar corretamente os materiais descartados; utilizar lâmpadas econômicas; não deixar lâmpadas e aparelhos ligados desnecessariamente; e aproveitar a luz solar durante o dia.
  • Incentive os alunos a usar a linguagem digital para fazer a ilustração da campanha. Para isso, solicite, por exemplo, que utilizem tecnologias como programas de computador de edição de imagens. Alguns recursos são diversificados, já que permitem aos alunos inserir imagens, colorir letras e utilizar diferentes fontes, incentivando, assim, a criatividade. Dessa fórma, são desenvolvidas as Competências gerais 4 e 5 da Bê êne cê cê.

Resposta

5. a ) As áreas mais afetadas pêla chuva ácida são a parte da América do Norte, a Europa e o sudeste da Ásia. As áreas de alto grau de industrialização são os Estados Unidos, o Canadá, a área central da Europa, a Índia e o da Ásia.

Glossário

Acidente nuclear
: contaminação por material radioativo, cujas propriedades podem causar grandes danos ao meio ambiente e ao ser humano.
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Ecossistema
: conjunto de relações existentes entre os elementos físicos da natureza (água, clima, relêvo, solo etcétera) e os seres vivos (animais e plantas) em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
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