CAPÍTULO 8 Consumo e meio ambiente

Em muitos países, o crescimento desenfreado do consumo, nas últimas décadas, vem pressionando o ambiente com a intensa exploração de recursos naturais. Analise algumas informações a seguir.

Ilustração. Uma torneira pingando. De 1900 a 2010, a captação de água no mundo aumentou aproximadamente 630%. Ilustração. Uma plataforma com torres e grua no mar. O consumo de petróleo e a emissão de CO2 quase triplicaram nas últimas cinco décadas. Ilustração. Um machado fincado no tronco de uma árvore. A cada ano, uma área de floresta maior que o território da Costa Rica desaparece. Ilustração. Um navio com um mastro e pêndulo. A pesca marinha aumentou quase duas vezes nos últimos 65 anos.

Fontes de pesquisa: The World Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/E33S7s. fáo. Disponível em: https://oeds.link/xlsNP1. bê pê. Statistical Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. Acessos em: 31 maio 2022.

Se a exploração dos recursos naturais continuar aumentando em ritmo tão intenso, sobretudo em razão da expansão do consumo, a população poderá enfrentar uma grave crise ambiental, decorrente da escassez e do esgotamento de determinados recursos naturais.

As reservas de petróleo e carvão mineral, assim como as de outros recursos naturais não renováveisglossário , tendem a se esgotar à medida que vão sendo exploradas. Alguns recursos considerados inesgotáveis também podem se tornar escassos, como a água potável, que está cada vez mais reduzida em muitas regiões do planeta, principalmente por causa da poluição e da superexploração das fontes hídricas.

Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo Consumo e meio ambiente está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos do capítulo

  • Perceber a relação entre o aumento do consumo e o esgotamento dos recursos naturais do planeta.
  • Refletir sôbre o poder da propaganda como instrumento de incentivo ao consumo e ao consumismo.
  • Promover atitudes voltadas para o consumo consciente.
  • Verificar que o nível de consumo é diferente entre os países.

Justificativa

Ao longo das páginas dêste capítulo, os alunos perceberão que o aumento do consumo está atrelado ao futuro esgotamento dos recursos naturais. êsse assunto se faz relevante porque instiga a reflexão diante de atitudes consumistas, além da necessidade de analisar criticamente o papel das grandes corporações nacionais e internacionais ao estimularem o consumo exagerado de produtos, contemplando, assim, a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê.


  • Os assuntos tratados neste capítulo contemplam a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê ao analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população com relação ao consumo. Além disso, estão relacionados ao tema contemporâneo transversal Educação para o consumo.
  • Comente com a turma que os recursos naturais renováveis, ao contrário dos não renováveis, podem ser recriados ou renovados péla natureza, desde que utilizados de maneira consciente, como as florestas e os solos.
  • Segundo dados da Unesco, divulgados no Relatório Mundial das Nações Unidas sôbre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, em 2016, a agricultura foi uma atividade que consumiu 70% da água do planeta.
  • Relembre com os alunos a questão dos tempos geológico e histórico. Comente que as formações dos recursos energéticos não renováveis se formam em um período geológico. Verifique se êles percebem que a reposição de recursos como o petróleo pode acontecer, mas não em um período em que a atual população conseguirá utilizá-lo.
  • O tema Consumo e meio ambiente é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em ação, na página 294.

O consumo ocorre de maneira desigual

O nível de consumo entre os países ocorre de maneira bastante desigual. O consumo em maior escala ocorre, principalmente, nos países ricos e industrializados, onde o poder aquisitivo da população é maior, o que possibilita o acesso à grande quantidade e variedade de bens e serviços.

Segundo dados do Banco Mundial, em 2020, por exemplo, enquanto a população dos Estados Unidos e da Alemanha usufruía de uma renda glossário per capitaglossário anual superior a 40 mil dólares, os habitantes do Haiti (na América Central), da Etiópia (na África) e do Nepal (na Ásia) sobreviviam com menos de .1300 dólares por ano.

A tabela a seguir mostra as grandes diferenças de consumo entre alguns países.

Consumo de petróleo, água, calorias e eletricidade em países selecionados

Países

Petróleo (consumo médio per capita em litros/dia) 2020

Água (consumo médio per capita em m³/ano) 2018

Calorias (consumo médio per capita em calorias/dia) 2019

Eletricidade (consumo médio per capita em kWh) 2020

Canadá

9,6

945

3.539

14.500

Estados Unidos

8,2

1.358

3.862

13.000

Austrália

5,5

697

3.417

10.300

Alemanha

1,5

343

3.559

6.800

Brasil

1,7

308

3.246

2.500

Argélia

1,3

248

3.493

1.300

Peru

1

500

2.786

1.300

Índia

0,5

563

2.581

800

Bangladesh

0,1

222

2.626

300

Fontes de pesquisa: Statistical Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. F. acua-stat. Disponível em: https://oeds.link/SdwUju. FAO. faostát. Disponível em: https://oeds.link/bOYGIB. IEa (International Energy Agency). iéa Atlas of Energy. Disponível em: https://oeds.link/TrfqPQ. The World Bank. Energy use (kg of oil equivalent per cápita). Disponível em: https://oeds.link/LomN2Y. Acessos em: 1º junho 2022.

Questão 1.

Quais as diferenças de consumo entre países?

Questão 2.

Como podemos caracterizar o consumo da população brasileira se compararmos com o consumo da população do Canadá e de bãngladéch?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A população dos países ricos, como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Alemanha, consome muito mais que a população dos países mais pobres, como Brasil, Argélia, Peru, Índia e Bangladesh.

Questão 2. Resposta: A população do Brasil, de modo geral, consome menos que a do Canadá e mais que a de bãngladéch.

  • Explique aos alunos que os números da tabela se referem ao consumo médio per capita dos habitantes de cada país. Destaque as diferenças de consumo entre a população. Diga-lhes que 1 equivale a 1 000 litros.
  • Comente que, embora consumam mais, vários países ricos não têm em seus territórios oferta suficiente de recursos não renováveis, por isso têm de importá-los. O Japão, por exemplo, é um dos maiores importadores de petróleo do globo. Os Estados Unidos também precisam importar êsse mineral, pois, apesar de produzi-lo, seu consumo é maior do que a produção.

Atividade a mais

  • Incentive a reflexão sôbre a quantidade de água consumida por mês pêlas famílias. Utilize o aplicativo disponibilizado no site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabésp). Disponível em: https://oeds.link/Jj6afz. Acesso em: 9 junho 2022.
  • No laboratório de informática, oriente os alunos no acesso a essa página para que possam calcular o consumo diário de água, anotando no caderno e somando os valores gastos em todos os cômodos da casa. Depois de obter o resultado, sugira que comparem com o parâmetro recomendado pêla ônu, que é de 110 litros por dia.
  • De volta à sala de aula, incentive a discussão sôbre medidas que podem ser tomadas no dia a dia para diminuir o consumo de água e evitar o desperdício, como escovar os dentes com a torneira fechada e só abri-la quando for enxaguar.
  • Sugira aos alunos que, em casa, calculem os gastos, em metros cúbicos de água, dos outros membros da família. Após somarem os valores, êles podem compará-los com os índices da fatura de água do mês de suas residências.
  • Essa atividade favorece a argumentação com base em dados confiáveis para formular e defender ideias e decisões comuns que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético com relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta, de acôrdo com a Competência geral 7 da Bê êne cê cê.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Narrador]Consumo e Moda     [Apresentadora]  Olá, ouvintes! Eu sou a Renata.     [Apresentador]  E eu sou o Arthur!    [Apresentadora]  No nosso podcast de hoje nós vamos falar sobre consumo e moda.     [Apresentador] Esse assunto é muito importante. Afinal, usar roupas é uma necessidade na nossa sociedade.   [Apresentadora]  O problema, caros ouvintes, é quando o uso ultrapassa a necessidade e exageramos no consumo...     [Apresentador] Isso é o que chamamos de consumismo. No caso das roupas, deixamos de comprar de forma racional e acabamos enchendo o guarda-roupa com um monte de coisas de que não precisamos. Mas por que nós agimos assim?    [Apresentadora]  A indústria tem uma  estratégia que incentiva as pessoas a comprarem mais do que precisam. Alguns se tornam consumidores acelerados e compulsivos. Dessa forma, os produtores vendem mais e assim têm mais lucro.   [Apresentador] E vemos celebridades e outros influenciadores usando roupas da última coleção de marcas famosas.   [Apresentadora] Como vivemos na era da informação, recebemos um fluxo grande de notícias e propagandas por diferentes meios. E isso nos influencia a buscar padrões de beleza e comportamento muitas vezes artificiais e inatingíveis. Assim, compramos para tentar ficar mais perto desses padrões. Ou nos parecermos mais com as celebridades e influenciadores que admiramos.     [Apresentador] E isso vale não só para o setor de vestuário, mas também para comida, objetos de decoração, cosméticos e muitas outras coisas! No caso da moda, há até um nome para essa realidade que vivemos nos últimos anos: fast fashion.     [Apresentadora] Arthur, explica para a gente o que é fast fashion.  [Apresentador] É um termo em inglês que pode ser traduzido como moda rápida. As marcas aceleram o lançamento de novas coleções de roupas. E investem pesado em propaganda. Assim, as pessoas passam a se sentir fora de moda com mais facilidade, o que acaba por incentivar o consumo de novas peças em espaços de tempo mais curtos.     [Apresentadora]  Esse ciclo de produção acaba causando impactos ambientais e sociais muito negativos. Produzir em grande quantidade significa produzir em menos tempo, com qualidade inferior e custos mais baixos.      [Apresentador] Você falou algo importante, Renata. O custo. A mão de obra empregada na indústria da fast fashion é, em geral, muito mal paga, com péssimas condições de trabalho. Grandes marcas colocam suas fábricas em países mais pobres, às vezes bem distantes do consumidor final de seus produtos. Nesses locais, a população é mais vulnerável economicamente, e as taxas de desemprego são muito altas. Assim, é possível pagar salários mais baixos e dar condições de trabalho ruins, pois há muitas pessoas que aceitarão essas condições.     [Apresentadora]  Uma triste realidade que envolve a indústria da moda. E o que dizer dos impactos ambientais? São muitos. Veja só, quando o consumo em uma sociedade é muito acelerado, a tendência é que as pessoas descartem as coisas com mais rapidez. Até porque, nessa indústria, as roupas não são feitas para durar. Mesmo que você aceite estar fora de moda, a roupa se desgasta mais rápido que 50 anos atrás. Isso vai gerando muito, muito lixo que não tem destino certo.     [Apresentador]  É um problema das sociedades contemporâneas: nós dizemos que jogamos as coisas fora, mas não existe “fora” do planeta, tudo está conectado. Mesmo quando não enxergamos.    [Apresentadora]  Existem cada vez mais aterros, lixões e áreas lotadas de resíduos, desde eletrônicos e pneus, até os tecidos provenientes em grande parte dessa indústria da moda. Esses bolsões de descarte provocam profundos desequilíbrios nos ecossistemas mundo afora.   [Apresentador] Sem contar que todo ano toneladas de tecidos descartados encontram destino também em países empobrecidos, que têm políticas socioambientais mais frouxas.    [Apresentadora]  Uma das fibras mais utilizadas na produção das roupas fast fashion é o poliéster, um tipo de plástico. De acordo com alguns pesquisadores, quando essas roupas são lavadas liberam microplásticos, que acabam indo parar nas águas.     [Apresentador]  Há também a questão das fibras de algodão. Embora sejam naturais e não tenham o mesmo problema de poluição que o poliéster, seu cultivo em larga escala para abastecer essa indústria também é problemático. São necessários muitos químicos, o que polui solos, gera problemas de saúde para trabalhadores do campo e necessita do uso de uma quantidade excessiva de água!    [Apresentadora]  E para reciclar roupas, não é tão simples. Peças que têm uma composição de vários tipos de fibra acabam sendo mais complexas para o reaproveitamento.         [Apresentador] É importante percebermos que produzir mais roupas significa que mais roupas também são descartadas. É uma relação matemática, mas que pode ser alterada pelo comportamento humano. É importante valorizarmos roupas produzidas de formas mais sustentáveis e que tenham mais qualidade, que durem mais tempo. [Apresentadora]  E quando vamos às compras, nos perguntarmos se precisamos realmente daquelas peças de roupa.     [Apresentador] Acho que essa é uma das chaves dessa questão: uma autoavaliação sobre nossos padrões de consumo. Isso deixará nosso consumo mais consciente!  [Apresentadora] E chegamos ao final de mais um podcast. Obrigada por terem nos acompanhado até aqui e até a próxima!  [Apresentador]  Até a próxima, pessoal!   [Narrador]A trilha sonora inserida neste conteúdo é da Freesound.    

Consumismo

A crescente expansão do consumo é uma característica marcante da sociedade contemporânea e globalizada. A todo momento, assistimos ao lançamento de uma infinidade de produtos e serviços destinados a atender às mais diversas necessidades que, muitas vezes, são criadas para incentivar o consumo.

Na realidade, por um lado, todas as pessoas precisam consumir para sobreviver. Roupas, calçados, alimentos, remédios, moradias, escolas e hospitais são necessários à nossa subsistência. Consumir produtos e serviços, além de ser uma necessidade básica, é, sobretudo, um direito que deve ser garantido a todos os cidadãos para que possam viver de maneira digna.

Por outro lado, as pessoas também são incentivadas a consumir desnecessariamente, comprando muito além do que realmente precisam. A todo instante, somos “bombardeados” por uma grande quantidade de propagandas e de anúncios publicitários por meio das mídias digitais, dos comerciais de televisão e de rádio, das páginas dos jornais e revistas, dos outdoors expostos nas ruas e das promoções anunciadas nas vitrines das lojas.

Fotografia. Pessoas caminhando em um shopping com lojas e escadas rolantes.
Muitas vezes, incentivados por anúncios publicitários, adquirimos produtos sem realmente necessitar deles. Na foto, pessoas em shopping center na cidade de Belgrado, Sérvia, em 2020.
Respostas e comentários
  • No estudo do tema Consumismo, amplie a compreensão dos alunos comentando algumas atitudes básicas que podemos tomar para evitar o desperdício, como elaborar uma lista do que realmente precisa ser comprado antes de ir ao supermercado, pesquisar preços e evitar compras por impulso.
  • Comente com os alunos que as propagandas passaram a ser mais frequentes, principalmente, a partir do século dezenove. Foi nesse período que se desencadeou um crescente desenvolvimento das publicações de massa nos mais variados meios de comunicação.

Algo a mais

  • O livro Como consumir sem descuidar do meio ambiente é uma leitura interessante relacionada ao estudo do consumismo. Uma sugestão para explorar êsse recurso é propor aos alunos a realização de uma dramatização, em que possam simular situações de consumo baseadas em exemplos contidos no livro. êles podem representar tanto os exemplos de consumismo exagerado quanto os de atitudes básicas adotadas que valorizem o consumo sem desperdício e que não causem impactos ao meio ambiente.
  • A encenação de situações exemplificadas no livro contribui para explorar a cultura juvenil, uma vez que permite discutir o consumo de produtos que estão em evidência.
  • A prática de “estar na moda” é algo comum entre os jovens e adolescentes, por isso é relevante debater êsse assunto.
  • Essa atividade também aborda as Competências gerais 3 e 4, pois possibilita aos alunos participar de atividades artístico-culturais, bem como utilizar diferentes linguagens para expressar suas opiniões, ideias e entendimento acêrca do que está sendo trabalhado.
  • O já mencionado Como consumir sem descuidar do meio ambiente é uma boa opção de leitura para ampliar seus conhecimentos sôbre o consumo consciente. Reforce essa indicação para os alunos.
  • béri, Siân. Como consumir sem descuidar do meio ambiente. Tradução: Candombá. São Paulo: Publifolha, 2009.

A propaganda e o consumismo

A grande quantidade de anúncios publicitários que observamos diariamente tem sido um dos mais importantes instrumentos de incentivo ao consumo e ao consumismo. De modo geral, o consumismo caracteriza-se pêlo desejo de comprar de maneira exagerada, ou seja, pêla aquisição de produtos sem que haja necessidade no momento.

Há casos em que não precisamos de uma roupa nova ou de um calçado no momento, mas somos incentivados a comprá-los ao vermos uma propaganda que anuncia promoções e descontos aparentemente vantajosos. Em outras situações, a compra também é facilitada pêla abertura de crediários que dividem o pagamento em várias prestações. Por outro lado, muitas vezes, as imposições feitas pelos padrões de beleza e moda atuais acabam impelindo, principalmente os jovens, a compras desnecessárias e à mudança de hábitos, de consumo e de aparência.

dêsse modo, é sempre importante refletirmos sôbre quando o ato de consumir (comprar) é algo que decidimos conscientemente ou se somos levados por impulso, por influência da mídia, se para atender a padrões impostos, que, muitas vezes, não estão de acôrdo com a nossa identidade, ou mesmo se fazemos isso para evitar atitudes preconceituosas.

Com a orientação do professor, reúna-se com três colegas e realizem as atividades a seguir.

  1. Juntos, procurem se lembrar de algumas propagandas que são veiculadas atualmente na televisão, no rádio e na internet.
  2. Quais dêsses anúncios publicitários mais chamaram a atenção de vocês? Por quê?
  3. Quais são os produtos apresentados nesses anúncios? Quais deles são dirigidos preferencialmente às crianças, aos jovens e aos adultos?
  4. É possível identificar, entre os anúncios, questões como modismo ou imposição de padrões de beleza?
  5. Vocês se sentiram influenciados a comprar alguns dêsses produtos? Quais? Por quê?
  6. Converse com os colegas sôbre a importância de avaliar os hábitos de consumo por impulso e a necessidade de superar padrões, respeitando a identidade de cada um.
Ilustração. Uma televisão com um braço segurando um megafone saindo da tela. Em frente há pessoas que observam e ícones como símbolo de play, câmera fotográfica, câmera de vídeo, carrinho de compras, nota musical, entre outros.
Respostas e comentários

Professor, professora: Veja instruções para esta atividade nas orientações ao professor.

  • O estudo dos temas Consumismo e O consumo consciente, nas páginas 101 e 103, favorece o trabalho com os temas contemporâneos transversais Educação para o consumo, Educação financeira e Educação fiscal. Ao destacar a atitude de discernimento, os alunos têm autonomia para a tomada de decisões no ato de consumir, não se deixando influenciar por propagandas e imagens apelativas.
  • Incentive os alunos a pensar nesse assunto, explicando que, ao consumir produtos, nós contribuímos para a arrecadação tributária. Comente também que, além de pensarmos na questão ambiental, o consumo nos leva a refletir sôbre os gastos que temos com determinados setores de nossa vida, como lazer, vestuário, aparelhos tecnológicos e alimentação.
  • Indague-os sôbre as prioridades na hora de consumir. Destaque a importância de ter uma reserva financeira para casos de emergência e explique que os especialistas financeiros indicam que 10% do salário precisa se destinar às reservas.
  • Pergunte aos alunos se êles recebem mesada e como é a gestão dêsse dinheiro.
  • Questione-os a respeito do que êles consideram ser um consumidor consciente. Antes de responderem, oriente-os a pensar em alguma situação de consumo vivida por êles.
  • Ressalte a importância de estarmos cientes no ato de consumir, para que saibamos discernir entre o que queremos e aquilo de que realmente precisamos.
  • Comente que um consumidor consciente define suas escolhas com base nas necessidades, e não no que lhe é oferecido. Caso considere pertinente, retome as questões propostas na página anterior para que os alunos possam ampliar a discussão.

Resposta

As respostas para as questões desta página são pessoais, porém você pode passar pelos grupos e orientá-los no desenvolvimento das atividades. É possível comentar que as propagandas publicitárias são reforçadas em períodos que antecedem datas comemorativas, com o intuito de aumentar as vendas dos produtos consumidos em determinada época. Como exemplos, mencione os ovos de chocolate antes da Páscoa, os panetones antes do Natal e os brinquedos no Dia das Crianças.

O consumo consciente

Você já observou que as propagandas, geralmente, utilizam imagens de pessoas de um certo padrão de beleza expressando sentimentos de alegria e prazer ao consumir o produto anunciado?

As propagandas têm como objetivo despertar, no consumidor, o desejo por determinado produto. Por isso, elas costumam recorrer à nossa emoção, associando imagens positivas aos objetos que estão divulgando. Sendo assim, é muito importante que tenhamos discernimento no ato de observar uma propaganda e comprar algo de que necessitamos. Ter discernimento significa avaliarmos uma situação com bom senso, ou seja, com clareza para conseguir tomar a atitude correta e necessária.

Sabe quando você acredita que precisa muito de um tênis que viu em uma propaganda na televisão, corre na loja para comprar e, no final, êle acaba sendo deixado de lado? As propagandas sempre vão tentar criar em nós a necessidade de adquirir um produto. É importante que essa consciência oriente nossos hábitos de consumo.

Avaliar uma propaganda com discernimento é refletir sôbre sua mensagem e decidir se realmente necessitamos consumir o produto alvo do anúncio. Quando fazemos isso, tornamo-nos consumidores críticos e conscientes.

Questão 3.

A imagem a seguir retrata uma propaganda recorrendo emocionalmente para que o produto seja consumido. Com os colegas da sala de aula, identifiquem algumas propagandas atuais que façam êsse tipo de apêlo.

Questão 4.

Você já se deparou com uma situação em que precisou avaliar se deveria ou não comprar algum produto? Comente com seus colegas como foi essa experiência.

Questão 5.

Faça essas questões também em casa, com seus pais ou responsáveis, e compartilhe as respostas com os colegas.

Fotografia. Um homem e uma mulher sentados em um sofá assistindo uma televisão. O homem aponta um controle remoto para a tela, onde há a inscrição: O tênis que te leva para qualquer lugar. O MELHOR PARA VOCÊ!

Desenvolver a autonomia significa ampliar a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões por conta própria. Com autonomia para decidir o que comprarmos, podemos consumir de maneira mais consciente.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a descrever oralmente exemplos dêsses tipos de propagandas e peça que mencionem de que maneira apelos para o consumo são transmitidos nos exemplos citados.

Questão 4. Resposta pessoal. Peça aos alunos que contem como foi refletir entre comprar ou não um produto.

5. Resposta pessoal. Oriente os alunos a anotar as respostas no caderno e defina com êles um momento de apresentação. Aproveite para orientar quanto ao respeito às individualidades, ao modo de vida de cada família, além da importância de compartilhar conhecimentos.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir para os alunos, a fim de reforçar os argumentos apresentados nesta página quanto à relação entre propaganda e consumismo.

     A indústria da publicidade (ou propaganda comercial) teve início com a eclosão dos meios de comunicação, algo evidenciado a partir do início do século dezenove. reticências Com revistas e jornais em escala industrial, emissoras de rádio e televisão espalhando-se diferentes países, a comunicação publicitária passou a atender às demandas massivas de marketing dos anunciantes. Sua mensagem persuasiva e em massa estruturou-se de fórma que impactasse as decisões dos consumidores, aliando-se aos propósitos de marketing.

reticências

GIACOMINI FILHO, Gino. Meio ambiente e consumismo. São Paulo: , 2008. página 217.


  • As atividades propostas abordam a prática argumentativa, uma vez que os alunos precisam se expressar e defender um ponto de vista sôbre a influência da propaganda no dia a dia, bem como ouvir e respeitar a opinião dos colegas.
  • Incentive o hábito de saber ouvir e respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao .
  • Outra observação importante sôbre o tema abordado diz respeito aos horários em que os anúncios são feitos, de modo que atinjam públicos específicos. Durante o intervalo da exibição de um desenho animado, por exemplo, quase todo o tempo é destinado a ofertar brinquedos e outros produtos direcionados ao público infantil.
  • As discussões acêrca do consumismo apresentadas na página favorecem o trabalho com a Competência geral 10, ao abordar a autonomia como uma capacidade necessária para exercitar nos alunos as escolhas responsáveis, visando reduzir o consumo exagerado e adquirir cada vez mais condições de adotar atitudes de consumo consciente.

Atitudes do consumidor consciente

Para que possamos atuar como consumidores críticos e conscientes, todas as vezes que compramos um produto ou adquirimos um serviço, devemos adotar algumas atitudes importantes. Veja algumas delas a seguir.

Estar atento à composição dos alimentos para ter uma alimentação saudável. Observe, por exemplo, se o alimento contém conservantes, corantes e aditivos. Essas informações podem ser encontradas na embalagem dos produtos.

Fotografia. Destaque para uma caixa de suco com foto de laranjas e as informações: 100 por cento laranja; Sem adição de açúcar e conservantes. Agite antes de beber. Conteúdo: 330 mililitros.

Estar consciente dos motivos que impulsionam a compra. Para isso, analise se os produtos adquiridos foram escolhidos por necessidade, desejo ou publicidade. Às vezes, o valor unitário do produto é o mesmo que o da suposta promoção.

Demonstrar que existe relação entre o que se compra e o que se consome. Adotar postura crítica em relação a produtos que possam contaminar o meio ambiente. Para isso, dê preferência ao uso de produtos que não prejudiquem a natureza, como o excesso de embalagens.

Fotografia. Embalagem descartável com seis maçãs.

Adotar atitude crítica diante da publicidade, analisando as vantagens e as desvantagens de adquirir o produto anunciado. Para isso, avalie se a propaganda é enganosa e fique atento à data de validade do produto. Às vezes, os estabelecimentos diminuem o preço de produtos que estão perto do vencimento.

Fotografia. Destaque para uma caixa de suco com as informações de Fabricação: 20 de novembro de 2018 e Validade: 20 de novembro de 2019.

Fonte de pesquisa: THOMAZELLI, Maria Cecília de A. V. G. Educação para o consumo. Guia para o professor. São Paulo: procôn, 1998. Disponível em: https://oeds.link/q7ZZoP. Acesso em: 1º junho 2022.

Questão 6.

De acôrdo com as atitudes apresentadas, você se considera um consumidor crítico e consciente? Comente com os colegas.

Respostas e comentários

6. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre atos de consumo, como escolha de produtos, preços, qualidade e preferência por alimentos saudáveis.

Algo a mais

  • Sugira aos alunos conhecer os 12 princípios do consumidor consciente acessando o site referenciado a seguir. > CONHEÇA os 12 princípios do consumo consciente. Akatu, 18 março 2011. Disponível em: https://oeds.link/5DxM6B. Acesso em: 9 junho 2022.
  • Além das atitudes de consumidores conscientes apresentadas na página, mostre outras aos alunos, como verificar se as roupas adquiridas não são fabricadas por mão de obra escravizada ou trabalho infantil; se a empresa prestadora de serviço segue normas ambientais rígidas; se o produto alimentar adquirido tem origem em áreas de devastação florestal; e se o móvel é de madeira certificada.

O tema é reticências

Educação ambiental

Pegada ecológica

A revisão dos nossos hábitos de consumo é cada vez mais urgente. Os problemas ambientais enfrentados atualmente indicam que já sofremos as consequências dêsse modo de vida baseado no consumo desenfreado.

Como fórma de quantificar o consumo humano e relacioná-lo aos recursos naturais da Terra, os pesquisadores canadenses Uilian rís e criaram, em 1990, o têrmu pegada ecológica. De modo resumido, êsse conceito indica quantos hectares produtivos na superfície terrestre seriam necessários para recompor os recursos gastos por um indivíduo, considerando seu padrão de consumo.

Observe, no esquema a seguir, qual era o tamanho, em média, da pegada ecológica da humanidade e dos habitantes de alguns países do mundo no ano de 2018. Confira também algumas atitudes que podemos tomar para diminuí-la.

Como reduzir a pegada ecológica?

Ilustração. Pegada pequena verde-claro. Pegada ecológica ideal 1,6 hectare global (gha). Ilustração. Pegada média verde-claro. Pegada da humanidade 2,8 hectares globais (gha). Ilustração. Pegada grande verde-escuro. Pegada de um estadunidense 9,7 hectares globais (gha). Ilustração. Pegada média verde-escuro. Pegada de um brasileiro 2,6 hectares globais (gha). Ilustração. Pegada pequena verde-escuro. Pegada de um serra-leonense 1,1 hectare global (gha).
Ilustração A. Uma pessoa tomando banho. Há bolhas sobre seu corpo e uma faixa cobre sua cintura.
Ilustração B. Uma lata de lixo verde com setas indicando um ciclo. Ao redor há área de vegetação e borboletas.
Ilustração C. Um homem de capacete andando de bicicleta em uma ciclovia. Ao lado de há um ônibus.

Fonte de pesquisa: Global Footprint Network. Disponível em: https://oeds.link/NZtDT7. Acesso em: 6 junho 2022.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o conceito de pegada ecológica.
  • Reconhecer que o consumo excessivo causa prejuízos catastróficos ao meio ambiente.
  • Verificar o tamanho da pegada ecológica ideal para comparar com a pegada da humanidade, dos Estados Unidos, do Brasil e de Serra Leoa.
  • Conhecer algumas atitudes que podem ser adotadas para reduzir o tamanho da pegada ecológica.

  • Esta seção trata de um assunto importante para o meio ambiente na atualidade, que é a pegada ecológica. Como explicado, êsse conceito indica quantos hectares produtivos na superfície terrestre seriam necessários para recompor os recursos gastos por um indivíduo, considerando seu padrão de consumo. A seção evidencia a importância de mudar hábitos para reduzir os padrões de consumo e, consequentemente, diminuir a pegada ecológica de cada um.
  • Incentive os alunos a adotar atitudes que contribuam para a redução da pegada ecológica. Confira se algumas das medidas apresentadas na seção já estão sendo adotadas por êles. Peça-lhes que citem exemplos práticos utilizados no cotidiano.
  • Sugira aos alunos que incentivem seus familiares e amigos a mudar os hábitos em favor da diminuição da pegada ecológica. Peça-lhes que compartilhem com êles o que aprenderam com o estudo desta seção.
  • Os assuntos abordados nesta seção exploram os temas contemporâneos transversais Educação para o consumo e Educação ambiental, pois tratam de hábitos do consumo e sua relação direta com o meio ambiente.
  • Explique aos alunos que a pegada ecológica ideal é aquela em que os recursos naturais disponíveis no planeta garantiria uma vida saudável a todos os seus habitantes.
  • O tema Pegada ecológica é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em ação na página 294.

Algo a mais

A pegada ecológica aborda diversos temas, além dos que foram apresentados na seção. No site a seguir está disponibilizada uma série de assuntos especiais que podem enriquecer êsse trabalho.

> PEGADA ecológica? O que é isso? dáblio dáblio éfe. Disponível em: https://oeds.link/SKOgN5. Acesso em: 9 junho 2022.

Ilustração D. Um rapaz em frente a vitrine de uma loja com camisetas expostas e a palavra: PROMOÇÃO. Abaixo há um boné e um par de tênis. Há pontos de interrogação sobre a cabeça do rapaz. Ilustração E. Um homem atrás de um púlpito discursando. Atrás dele há turbinas eólicas.

D.

Consumo: evitar hábitos consumistas.

E.

Energia limpa: exigir dos governantes que invistam em fontes de energia limpas e renováveis.

Atualmente, a humanidade tem consumido 30% a mais dos recursos naturais do que a Terra pode oferecer. Se os padrões de consumo continuarem crescendo, em 2030 a demanda atingirá os 100%, e, então precisaremos de dois planetas para sustentar o mundo, o que não é possível.

É possível diminuir a pegada ecológica? Mais que uma possibilidade, reduzir os padrões de consumo é uma necessidade! Para isso, é preciso que haja conscientização e engajamento das pessoas, dos governos e das empresas.

Ícone 'Em grupo'.

Com os colegas, realize as atividades propostas a seguir.

  1. O que é possível concluir ao observar o esquema da pegada ecológica da humanidade?
  2. Existe possibilidade de reverter êsse cenário? Se sim, qual a solução?
  3. O que as diferenças entre as pegadas ecológicas dos três países indicamsôbre o padrão de consumo de suas populações?
  4. Agora, você e seus colegas vão avaliar o consumo na escola durante uma ou duas semanas. Para isso, será preciso um exercício de observação, para, depois, elaborar um relatório. Procurem observar o que consomem em sala de aula, como materiais, roupas, energia elétrica; no intervalo entre as aulas, como água para beber ou nos banheiros, além do lanche; e em outras dependências da escola (na biblioteca: livros; na sala de informática: computadores, energia elétrica etcétera).

Depois, baseados nessas observações e em grupos de até quatro integrantes, elaborem uma lista de atitudes que podem ser tomadas para minimizar o impacto gerado. Se possível, divulguem suas conclusões para a comunidade escolar.

Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 da seção O tema é nas orientações ao professor.

Respostas

1. Verifique se os alunos percebem que a humanidade ultrapassou os limites do consumo sustentável, ou seja, estamos consumindo recursos além da capacidade do planeta. A pegada ecológica da humanidade é de 2,8 hectares, mas a ideal é de 1,6 hectare, ou seja, estamos 1,2 hectare a mais.

2. Sim, reduzindo o consumo dos recursos naturais. Reforce para os alunos a ideia de que recursos naturais são finitos e os dados são alarmantes, exigindo ações imediatas.

3. Que países ricos têm padrão de consumo mais elevado do que países pobres. Explique aos alunos que a pegada ecológica dos Estados Unidos é mais elevada porque indica o alto padrão de consumo no país. Já em Serra Leoa, considerado um dos países mais pobres do mundo, a pegada é baixa devido ao baixo consumo da população. No Brasil, a pegada é mais elevada do que em Serra Leoa, porém mais baixa do que nos Estados Unidos, indicando que o consumo do brasileiro é intermediário em relação aos outros dois países.

4. De acôrdo com o planejamento, verifique a possibilidade de diversificar a fórma de apresentação dos resultados de observação e elaboração das propostas, sugerindo a produção de cartazes, vídeos, músicas, apresentações teatrais etcétera

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique por que o aumento crescente do consumo no mundo pode ser apontado como um dos principais fatores responsáveis pêla crise ambiental que presenciamos hoje em dia.
  2. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, o consumismo está relacionado ao que você quer ou ao que você precisa? Justifique sua resposta.
  3. Imagine que você precise convencer alguém a deixar de ser consumista. Com base no que foi abordado neste capítulo, elabore um texto expondo os principais motivos pelos quais essa pessoa deve mudar sua atitude.
  4. Leia a afirmação a seguir.

A imensa quantidade de anúncios publicitários que observamos diariamente tem sido um dos mais importantes instrumentos de incentivo ao consumo e ao consumismo.

Explique o significado dessa afirmação no caderno.

Aprofundando os conhecimentos

5. As propagandas publicitárias, geralmente, utilizam imagens que anunciam um produto supervalorizando qualidades que, muitas vezes, êle não apresenta. Um exemplo disso está retratado nas fotos a seguir. Observe-as e responda às questões a seguir.

Fotografia. Um hambúrguer com pão, alface, tomate, queijo e carne.
Foto de um lanche anunciado.
Fotografia. Um hambúrguer caído, com tiras finas de alface sobre tomate e queijo.
Foto do mesmo lanche na realidade.
  1. De que fórma a propaganda revela que o consumidor está sendo enganado?
  2. Em sua opinião, qual é a ideia que as fotos transmitem? Verifique a opinião dos colegas e, juntos, conversem sôbre isso.
  3. Você já se sentiu enganado por alguma propaganda? Por quê?
Respostas e comentários

1. Resposta: O consumo mundial está contribuindo para que cada vez mais os recursos da natureza sejam explorados descontroladamente, com a finalidade de produzir mais mercadorias e manter o consumo. A exploração desses recursos vem causando sérios impactos ambientais, levando a uma verdadeira crise ambiental.

2. Possível resposta: Ao que você quer, pois o consumismo está relacionado ao ato de consumir exageradamente, comprando muito além do que realmente é necessário.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos com possíveis argumentos que poderiam utilizar.

4. Resposta pessoal. A sociedade atual vem sendo incentivada a consumir cada vez mais, muitas vezes desnecessariamente. Isso tem ocorrido porque há uma imensa quantidade de anúncios publicitários veiculados diariamente com o objetivo de incentivar o consumo de diferentes produtos. O consumo desnecessário ou exagerado de qualquer tipo de produto recebe o nome de consumismo.

5. a) Resposta: O produto anunciado era um lanche bem recheado, de aspecto apetitoso e saudável. Na realidade, o produto era bem menor, com pouco recheio, de aspecto pouco apetitoso e nada saudável.

5. b) Resposta pessoal. Ajude os alunos a interpretar as fotos. Eles devem perceber que, muitas vezes, nas propagandas, os produtos são apresentados de uma forma diferente do que são na realidade.

5. c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a expressar suas experiências e a descrever, por meio de argumentos coerentes, por que têm esse tipo de percepção formada.

  • As atividades desta página contemplam aspectos da Competência específica de Geografia 7 da Bê êne cê cê, pois incentivam os alunos a agir de fórma pessoal e coletiva com autonomia e responsabilidade, propondo ações sôbre as questões socioambientais com base em princípios sustentáveis e solidários.
  • Sobre o tema da atividade 6, explique aos alunos que, ao descartar inadequadamente um computador no lixo, os diversos materiais contaminantes poluirão o meio ambiente. Entre materiais estão o chumbo, o selênio, o cádmio e o cobalto.
  • Comente que no e-lixo há produtos químicos perigosos em vários equipamentos que podem afetar as pessoas que trabalham nesse tipo de reciclagem.
  • Em países desenvolvidos, o processo de desmanche dos aparelhos eletroeletrônicos normalmente acontece em lugares específicos e sob condições controladas. Por outro lado, em nações subdesenvolvidas, essa atividade não sofre nenhuma fiscalização e é feita de maneira inadequada, sendo muitas vezes realizada até por crianças.
  • A sucata eletrônica não é um problema apenas de quantidade, mas também porque coloca em risco a saúde humana e de outros animais e o meio ambiente, uma vez que vários de seus componentes contêm elementos que, ao serem descartados inadequadamente, contaminam o solo, os rios etcétera
  • As questões 3, 4 e 5 auxiliam no desenvolvimento da prática argumentativa, por isso, durante as atividades, permita que os alunos fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando sua capacidade de argumentação.

Atividade a mais

  • Aproveite o assunto da atividade 6 da próxima página e desenvolva noções introdutórias de prática de pesquisa em análise de mídias sociais, pois os alunos farão uma postagem em uma mídia social e terão que analisá-la durante um período.
  • Explique a êles que o trabalho será feito em duas etapas: primeiro uma pesquisa acêrca do e-lixo no município onde moram; e a segunda, a publicação em uma rede social com as informações coletadas na pesquisa. Por meio dessa publicação, êles farão uma análise de mídia. Note como deverão proceder.

1. Explique aos alunos que a pesquisa que farão será intitulada: O e-lixo em nosso município.

2. Solicite a êles que tragam para a escola fotos de equipamentos elétricos ou eletrônicos descartados irregularmente no município onde moram.

3. Os alunos deverão pesquisar em qual local do município é possível descartar adequadamente o e-lixo gerado pelos moradores. Na sequência, êles produzirão um texto explicando o que é e-lixo, alguns problemas ambientais decorrentes de seu descarte inadequado e a localização do local correto de descarte no município.

4. Juntos, professor e alunos, deverão escolher uma rede social onde podem publicar êsse texto, acompanhado da foto do e-lixo.

5. Em seguida, deverão realizar a análise de mídia verificando no intervalo de 6 dias: a frequência acumulada de curtidas na postagem, a quantidade de compartilhamento e a quantidade de comentários.

6. Com base nesses dados, os alunos farão uma tabela e analisarão os dados nela inseridos. É possível inclusive produzir gráficos com as informações coletadas na mídia social.

7. Para finalizar a pesquisa promova uma conversa a respeito do alcance da postagem realizada pêla turma nas redes sociais. Oriente-os a perceberem como as tecnologias digitais podem auxiliar na propagação de informações.

6. Leia o texto a seguir.

A riqueza do e-lixo

     O consumo de aparelhos eletrônicos com elevada tecnologia vem aumentando mundialmente. Entre outras razões, isso acontece porque vivemos um período no qual a inovação tecnológica está aliada ao consumismo. As pessoas são incentivadas pêla indústria a adquirirem aparelhos de última geração, descartando aquilo que se considera “ultrapassado”. Dessa fórma, produtos eletrônicos em perfeito funcionamento são descartados em grande escala, comprometendo o meio ambiente.

     Os eletroeletrônicos descartados são comumente chamados de e-lixo. Essa categoria engloba diversos produtos, de eletrodomésticos de grande porte (geladeiras, máquinas de lavar e aparelhos de ar-condicionado) a peças pequenas e portáteis (celulares, lâmpadas fluorescentes e tocadores de ême pê três). Nesses equipamentos podem ser encontradas matérias-primas preciosas, como ouro, prata, paládio, cobre, alumínio, platina e aço. Isso torna o e-lixo uma verdadeira fonte de riqueza, que poderia ser mais comumente explorada por meio da reciclagem dêsses metais. Além disso, a reciclagem do lixo eletrônico diminui os prejuízos que êsse tipo de resíduo pode causar ao meio ambiente.

Texto dos autores.

Fotografia. Três homens de luvas, capacetes e macacões manuseando ferramentas em gabinetes de computadores que estão sobre uma bancada.
Na foto, pessoas realizam processo de reciclagem de lixo eletrônico, no estado de , Índia, em 2021.
  1. Você já havia pensado sôbre o destino do e-lixo que produzimos? Em sua opinião, êsse assunto é importante? Por quê?
  2. Você ou alguém que conhece (parentes, amigos) já substituiu algum aparêlhu em pleno funcionamento ao surgir outro mais novo no mercado? Por que isso acontece? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.
  3. Em sua opinião, quem deveria ser o responsável pêla destinação adequada e pêla reciclagem do e-lixo? Por quê?
Respostas e comentários

Respostas 6. a), 6. b) e 6. c) nas orientações ao professor.

Respostas

6. a ) Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre o assunto e a socializar suas opiniões. Chame a atenção para o fato de a destinação adequada do e-lixo prevenir problemas ambientais.

6. b ) Resposta pessoal. Incentive o debate e a troca de ideias. Para isso, anote na lousa as hipóteses levantadas a fim de complementar ou de revisar opiniões com base em uma reflexão aprofundada. Chame a atenção para o apêlo das propagandas, para o público ao qual elas mais se dirigem e para as mensagens que transmitem com o intuito de incentivar o consumo não consciente. Comente, ainda, que muitas pessoas, principalmente adolescentes, associam o consumo de determinados produtos a státus social.

6. c ) Resposta pessoal. Se julgar necessário, comente com os alunos que os órgãos governamentais podem adotar políticas públicas para lidar com êsse problema. Contudo, para resolvê-lo, os cidadãos precisam se comprometer com essa causa. Além disso, as empresas produtoras de eletroeletrônicos também poderiam assumir um papel ativo, tanto na destinação quanto na reciclagem do e-lixo. Os alunos ainda podem concluir que realmente são necessários todos envolvimentos, configurando assim uma participação coletiva.

Glossário

Recurso natural não renovável
: elemento encontrado na natureza em quantidades limitadas. A exploração intensa dêsse recurso pode levá-lo ao esgotamento, pois sua formação é resultado de processos que levam milhões de anos para serem concluídos.
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Renda per capita
: o mesmo que renda por habitante. O valor dessa renda é obtido da divisão da renda total gerada em um país pelo seu número de habitantes.
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