CAPÍTULO 9 A consciência ecológica

Conforme estudamos no início desta unidade, a sociedade vem provocando uma série de impactos ao meio ambiente, o que tem levado a humanidade a enfrentar uma grave crise ambiental. De maneira geral, podemos dizer que a crise ambiental contemporânea começou a se agravar a partir do século dezoito, com o desenvolvimento da atividade industrial pêlo mundo.

Os problemas ambientais decorrentes da atividade industrial, como o despejo de resíduos industriais em rios e a emissão de CO2

na atmosfera, foram se disseminando pêlo mundo conforme os países se industrializavam.

No entanto, a preocupação com a natureza em razão dos malefícios causados pêla poluição ambiental, ou seja, o desenvolvimento de uma consciência ambiental, ocorreu apenas no século vinte, quando os grandes desastres ambientais tornaram-se mais frequentes.

Diante do agravamento dêsses problemas, a sociedade tem se organizado para discutir e exigir ações em tôrno das causas que envolvem a conservação do planeta, como veremos a seguir.

Questão 1.

Em favor de qual causa o grupo de pessoas retratado na imagem a seguir está se mobilizando?

Questão 2.

Você considera importante a ação organizada por essas pessoas? Exponha o seu ponto de vista e verifique a opinião dos colegas.

Fotografia. Uma manifestação com muitas pessoas, uma delas segura um cartaz com a frase: SALVE A FLORESTA.
Mobilização na cidade de Brasília, Distrito Federal, em 2019, contra o desmatamento das florestas.
Respostas e comentários

*Professor, professora: O conteúdo A consciência ecológica está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Questão 1. Resposta: O grupo está se manifestando contra o desmatamento das florestas.

Questão 2. Resposta pessoal. Leve os alunos a refletir que ações como a retratada na foto são muito importantes para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservar o meio ambiente. Além disso, é possível incentivá-las a se comprometer com essa causa.

Objetivos do capítulo

  • Verificar que o agravamento dos problemas ambientais da atualidade propiciou o despertar da consciência ecológica.
  • Perceber a importância da construção de uma sociedade sustentável para garantir o futuro das próximas gerações.
  • Conhecer o que é desenvolvimento sustentável.

Justificativa

No decorrer dêste capítulo, os alunos vão perceber que as ações humanas no meio ambiente nos últimos tempos vem agravando os problemas ambientais. Dessa maneira, faz-se urgente refletirmos a respeito do despertar da consciência ecológica.

Neste estudo, os alunos poderão verificar que as atitudes voltadas a busca de uma sociedade sustentável podem ser o melhor caminho para as próximas gerações.


  • Inicie a abordagem perguntando aos alunos se êles já tiveram conhecimento ou mesmo participaram de alguma manifestação pública em favor de causas ambientais no município onde residem. Lembre-os de que existem outras fórmas de se manifestar, além das passeatas, como a elaboração de um abaixo-assinado por parte da comunidade e sua entrega à câmara de vereadores. Nos telejornais locais, são corriqueiras as reportagens sôbre reclamações de moradores contra a existência de áreas de descarte inadequado de lixo, como lixões ou em rios, e que atraem animais peçonhentos e exalam mau cheiro.
  • A capacidade de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, referente à Competência geral 10 da Bê êne cê cê, está contemplada no estudo dos conteúdos propostos no decorrer dêste capítulo.
  • Lembre os alunos de que, em geral, os problemas que atingem o meio ambiente ocorrem por meio de: contaminação dos solos; uso descontrolado de agrotóxicos; desmatamento e queimadas em áreas de florestas; poluição de rios e oceanos; resíduos industriais e domésticos; e poluição atmosférica, que ocorre em razão da emissão de gases tóxicos.
  • O tema A consciência ecológica é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em ação na página 294.

Organizações não governamentais

À medida que os problemas ambientais foram se agravando e sendo divulgados pelos meios de comunicação, a sociedade foi tomando conhecimento e se conscientizando de que estava vivendo uma crise ambiental. Muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a conservação do planeta, e, entre as décadas de 1960 e 1970, começaram a surgir os primeiros movimentos em defesa do meio ambiente.

Desde então, um número crescente de pessoas vem participando de movimentos ambientalistas ou ecológicos que atuam em favor das mais variadas causas, como a conservação das florestas, a proteção da vida silvestre, o combate às mais diversas fórmas de poluição etcétera

Os movimentos ambientalistas atuam, geralmente, por meio de organizações não governamentais (ônguis). As ônguis são entidades sem fins lucrativos, formadas por representantes da sociedade civil, com autonomia e independência política em relação aos governos. As imagens a seguir mostram algumas das principais ônguis ambientais que atuam no Brasil e no mundo.

Logotipo S O S MATA ATLÂNTICA composto pelo nome abaixo de uma bandeira do Brasil com a parte verde incompleta.
Logotipo Sete Vidas – Grupo de Apoio Animal composto pelo nome abaixo da ilustração de um gato.
Logotipo INSTITUTO BALEIA JUBARTE composto por uma baleia sobre o globo terrestre.
Logotipo GREENPEACE composto pelo nome em verde.

As ônguis ambientalistas vêm desempenhando um papel muito importante em nossa sociedade, sobretudo na disseminação da consciência ecológica. É por meio dessa consciência que governos de muitos países têm sido forçados a criar leis ambientais mais severas para garantir a proteção da natureza, aumentando a fiscalização e punindo com rigor os crimes praticados contra o meio ambiente.

Pressionados para que respeitem as legislações ambientais vigentes, muitas empresas também já estão assumindo um compromisso no que diz respeito à conservação da natureza.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Leia o texto a seguir. Se possível, reproduza-o na lousa ou faça cópias e as distribua aos alunos.

reticências

     É possível também se unir em grupos para discutir as mudanças que queremos ver no mundo reticências. Um grupo articulado pode procurar um vereador que seja sensível aos temas ambientais e lhe apresentar suas propostas de políticas públicas. Muitos grupos se organizam e atuam dessa fórma, como os fóruns locais da Agenda 21, os fóruns estaduais e municipais de lixo e cidadania, as associações de moradores, de mães, de trabalhadores e tantos outros grupos e movimentos sociais organizados de modo formal ou informal.

reticências Ter uma página na internet também pode atrair mais gente para o grupo e dar visibilidade ao trabalho. reticências

     Para promover as discussões, organizem fóruns, cursos de capacitação, seminários, debates, eventos culturais e manifestações. Durante eventos, vocês podem distribuir material educativo — como panfletos, cartazes e vídeos — elaborado pêlo grupo. reticências

     Um ponto fundamental de todas as atividades deve ser a educação ambiental, ou seja, deve-se garantir que essas ações levem um número cada vez maior de pessoas a refletir sôbre suas atitudes em relação ao ambiente. reticências

GONÇALVES, Pólita. A cultura do supérfluo: lixo e desperdício na sociedade de consumo. Rio de Janeiro: garamond, 2011. página 8485.

Comente com os alunos que o funcionamento de algumas organizações depende basicamente das contribuições dos associados, de doações de empresas (privadas e públicas), de verbas que recebem do govêrno e de fundos arrecadados em campanhas. Algumas ônguis, como o grin píce, aceitam doações apenas de pessoa física, ou seja, não aceitam dinheiro de empresas e governos.

Algo a mais

Para conhecer um pouco mais sôbre as ônguis, sugira aos alunos que visitem os sites e desenvolvam uma pesquisa a respeito delas. Verifique a seguir o enderêço eletrônico de algumas.

> grin píce Brasil. Disponível em: https://oeds.link/OYSNmK. Acesso em: 9 junho 2022.

> Spê ésse Mata Atlântica. Disponível em: https://oeds.link/99WPrX. Acesso em: 9 junho 2022.

> Projeto Sete Vidas. Disponível em: https://oeds.link/NG6Q3o. Acesso em: 9 junho 2022.

> Instituto Baleia Jubarte. Disponível em: https://oeds.link/mJefwE. Acesso em: 9 junho 2022.

O desenvolvimento sustentável

A disseminação da consciência ecológica pêlo mundo e a pressão política exercida pêla opinião pública em favor da conservação da natureza levaram os governos de muitos países a assumirem maiores compromissos em relação às questões ambientais. Assim, a discussão dos problemas relacionados ao meio ambiente passou a fazer parte da agenda política mundial, tornando-se alvo de preocupação de governos e organismos internacionais.

Entre um conjunto de propostas de ações que deveriam ser colocadas em prática para amenizar os impactos ambientais em nível global, destaca-se um ambicioso programa cujas metas levariam à implantação do chamado desenvolvimento sustentável. êsse modêlo de desenvolvimento econômico deveria atender às necessidades da sociedade atual, sem colocar em risco a sobrevivência das futuras gerações. A implantação de um modêlo de desenvolvimento sustentável em escala planetária exigirá mudanças profundas em toda a humanidade, estabelecendo novas relações nos campos político e social.

Construindo um novo modêlo de sociedade

Construir um novo modêlo de sociedade exige ações concretas de todos os governos – no sentido de adequar as legislações vigentes, fiscalizar e punir com mais rigor as agressões e os crimes cometidos contra a natureza, promover campanhas para incentivar e disseminar a consciência ecológica, entre outras atitudes.

Também será preciso substituir as tecnologias “sujas”, que causam grandes danos ao meio ambiente, pêlas tecnologias “limpas”, compatíveis com a conservação da natureza.

Fotografia. Uma grande quantidade de painéis solares dispostos em círculos ao redor de uma construção com uma torre iluminada no deserto.
Painéis solares utilizados para geração de energia limpa, na África do Sul, em 2020.

A utilização de fontes alternativas de energia, em substituição ao uso de combustíveis fósseis, cuja queima responde por grande parte da poluição atmosférica, caminha em direção a uma sociedade ambientalmente sustentável.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Aproveite as informações do texto a seguir para complementar as explicações sôbre o tema O desenvolvimento sustentável.

     O desenvolvimento sustentável foi definido e descrito de várias fórmas. Não é uma noção fixa, mas um processo de mudança das relações entre os sistemas e os processos sociais, econômicos e naturais. A Comissão Mundial sôbre Meio Ambiente e Desenvolvimento, por exemplo, definiu o desenvolvimento sustentável em têrmus de presente e futuro, desta maneira: “O desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas”. reticências

reticências Em síntese, a sustentabilidade requer um equilíbrio dinâmico entre muitos fatores, incluídas as exigências sociais, culturais e econômicas da humanidade e a necessidade imperiosa de proteger o meio ambiente do qual a humanidade faz parte. O que se procura alcançar, para todos, é a condição de “segurança da humanidade”.

EDUCAÇÃO para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Brasília: Edições Ibama, 1999. página 31. Disponível em: https://oeds.link/Fh47Vi. Acesso em: 9 junho 2022.


  • O estudo do tema O desenvolvimento sustentável propicia trabalhar o tema contemporâneo transversal Educação ambiental ao ressaltar as atitudes que podemos adotar em nosso dia a dia para contribuir com a construção de uma sociedade sustentável.
  • Aproveite a oportunidade e promova uma conversa com os alunos sôbre êsse assunto, o que pode ser feito na fórma de uma mesa-redonda. Ressalte as altitudes corretas já adotadas por êles e leve-os a refletir sôbre as ações não sustentáveis do ponto de vista ambiental.

A sustentabilidade e a participação do cidadão

O desenvolvimento sustentável também depende diretamente da participação ativa e consciente de todos os cidadãos. Veja, a seguir, algumas atitudes que todas as pessoas podem tomar no dia a dia para contribuir com a busca pêlo desenvolvimento sustentável.

Ilustração. Três setas verdes formando um triângulo em um ciclo.

Participar de campanhas de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos (lixo). Se não houver êsse tipo de serviço no lugar onde vive, a pessoa deve solicitar sua implantação à prefeitura. Por exemplo, se for descartado em local inadequado, um copo plástico leva até 50 anos para se decompor naturalmente, uma tampa de garrafa leva 150 anos e um pneu leva 600 anos.

Fotografia. Uma torneira prateada pingando.

Reduzir o consumo desnecessário de água nos hábitos e nas tarefas cotidianos, assim como evitar o desperdício fechando bem as torneiras. Por exemplo, uma torneira gotejando consome aproximadamente 46 litros de água por dia, e um pequeno vazamento pode desperdiçar até 3 mil litros por mês. Limpar as calçadas com vassoura, em vez de lavá-las com a mangueira, significa uma economia de até 300 litros de água.

Fotografia. Uma lâmpada fluorescente espiralada.

Economizar energia elétrica aproveitando a iluminação natural durante o dia e acender as luzes apenas quando necessário. Procurar utilizar lâmpadas com maior eficiência energética, como as fluorescentes ou Light Emitting Diode (léd), que, em português, significa Diodo Emissor de Luz. Elas representam, respectivamente, uma economia de aproximadamente 80% e 90% em relação às lâmpadas comuns.

Fotografia. Destaque para uma mão segurando o fone de um telefone cinza.

Denunciar os crimes cometidos contra a natureza aos órgãos responsáveis, exigindo o cumprimento da lei e a punição dos infratores. A denúncia pode ser feita pessoalmente ou por meio de correspondências.

Questão 3.

Cada um de nós contribui para a construção de uma sociedade sustentável praticando ações como essas. Converse com os colegas sôbre a importância dessas atitudes em nosso dia a dia e como elas podem ser colocadas em prática também na escola.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Ressalte atitudes como a reciclagem e o depósito correto dos resíduos em lugares adequados e a redução de uso de automóveis, que contribuem para uma sociedade mais sustentável.

Atividade a mais

  • Proponha a realização de um trabalho de campo para que os alunos conheçam alguns problemas ambientais do município.
  • Organize êsse trabalho por meio de um roteiro previamente definido a fim de percorrer áreas com impactos ambientais visíveis. Durante o percurso, as causas e as consequências dos problemas ambientais devem ser observadas. Providencie autorização dos pais ou responsáveis.
  • Alguns aspectos que podem ser verificados durante o trabalho de campo: ocorrência de poluição atmosférica por indústrias; despejo de esgôto industrial ou doméstico nos rios ou lagos; deposição inadequada do lixo; e queimadas ou derrubada de matas. Se possível, registre as observações com fotos ou peça aos alunos que elaborem croquis dos lugares visitados.
  • Voltando à sala de aula, façam uma mesa-redonda para conversarem sôbre o trabalho de campo. Então, produzam cartazes com as fotos ou os croquis. Depois, elaborem uma carta destinada à prefeitura e à câmara de vereadores, reivindicando soluções para os problemas ambientais observados.
  • A atividade proposta desenvolve noções introdutórias de prática de pesquisa sôbre observação, tomada de nota e produção de relatório, pois permite identificar problemas e entender relações estabelecidas no momento da observação, visando analisá-las. Explique aos alunos que as observações durante a etapa de desenvolvimento devem ser anotadas, por exemplo, em uma caderneta, desenvolvendo, assim, a tomada de nota. Comente que essa etapa é importante, pois é o momento em que são anotadas informações importantes do que foi observado. Na sequência, depois da mesa-redonda, caso considere interessante, além da carta os alunos podem fazer a produção de um relatório, contendo: texto introdutório de apresentação; texto descritivo do que foi observado; conclusão a que chegaram; e, se julgar pertinente, também a elaboração de um croqui de alguma paisagem analisada.
As conferências temáticas sôbre o meio ambiente

A partir da década de 1970, a Organização das Nações Unidas (ônu) começou a promover reuniões, encontros internacionais e conferências temáticas para tratar de questões como meio ambiente, pobreza, fome etcétera eventos contam com a participação de líderes e representantes de governos do mundo todo, além de ônguis.

No caso das conferências ambientais, são estabelecidas propostas e ações a fim de superar a crescente degradação do meio ambiente.

Símbolo da ONU composto pela figura de um globo terrestre com ramos de folhas ao lado dele.
Símbolo da ONU.

1972

Nesse ano, ocorreu a Primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na cidade de , Suécia. Nessa conferência, os participantes debateram questões como o crescimento da população mundial, a poluição atmosférica (a chuva ácida e o contrôle da poluição do ar) e o uso de recursos naturais.

Símbolo da UNEP composto por uma pessoa em um círculo azul com ramos de folhas nas laterais.
Símbolo e sigla do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

1992

Vinte anos mais tarde, a ônu organizou a Segunda Conferência Mundial. Realizada na cidade do Rio de Janeiro, essa conferência ficou conhecida como Rio-92 ou Eco-92 e contou com a participação de representantes de 175 países. Nesse encontro, foram debatidas fórmas de conciliar o desenvolvimento social e econômico com a conservação e a proteção do meio ambiente, e foram aprovadas duas convenções: a Convenção da Biodiversidade, com o objetivo de conservar a biodiversidade e utilizar seus recursos de fórma sustentável, e a Convenção sôbre Mudanças Climáticas, que fundamentou o Protocolo de Kyoto, estabelecendo metas para redução de emissão de gases do efeito estufa.

Símbolo Rio 92 com uma estrutura circular com o mar e orla ao centro. Ao fundo, morros.
Símbolo da Rio 92.

2002

Uma década após a Conferência Rio-92, a ônu realizou outro grande encontro, na cidade de joanesbúrgo, na África do Sul, conhecido como . Os participantes reuniram-se para realizar um balanço geral das ações propostas na última conferência, com a pretensão de rever as metas estabelecidas em 1992 e trabalhar para executar o que já estava em andamento.

Símbolo composto por um pássaro abaixo de um globo com ramos de folhas. Ao redor, a inscrição: WORLD SUMMIT ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT – JOHANNESBURG 2002.
Símbolo da Conferência para o Meio Ambiente realizada em joanesbúrgo.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que as conferências temáticas promovidas pêla ônu buscam obter resultados a médio e longo prazo, mobilizando governos, instituições públicas e privadas, empresas e setores da sociedade civil organizada (sindicatos, associações, entidades de classe, ônguis etcétera).
  • Contextualize o período em que começaram os encontros internacionais para discutir os problemas ambientais. Pontue alguns temas discutidos nas unidades anteriores, como o aceleramento dos processos produtivos, resultante do aperfeiçoamento tecnológico e que tem possibilitado alterar o ambiente cada vez mais rápido.
  • Por outro lado, o processo de globalização, que promoveu a integração de países e regiões do planeta, também contribuiu para que muito mais produtos passassem a circular nos mercados mundiais, aumentando o consumo e, consequentemente, a produção de resíduos.
  • O aumento dos problemas ambientais tem afetado todos os países, independentemente do local de origem. Para exemplificar essa situação, relembre alguns dos problemas ambientais estudados nesta unidade, como a destruição da camada de ozônio, o efeito estufa artificial e a chuva ácida.

2012

Em 2012, realizou-se a Conferência , novamente na cidade do Rio de Janeiro, que contou com a participação de aproximadamente 90 países. O objetivo dêsse encontro foi dar continuidade às propostas da Eco-92 e definir os rumos do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas, discutindo temas como segurança alimentar, economia verde, acesso à água e uso de energia.

Símbolo composto por um uma folha e uma pessoa compondo um círculo com degraus entre eles. Ao lado, a inscrição: RIO mais 20. Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Símbolo da .

A implantação de um modêlo de desenvolvimento sustentável em escala planetária tem ocupado papel central na pauta de discussões da ônu. Na agenda de 2030, que define as metas e os planos de ação para alcançar os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse), o intuito é incentivar atitudes e desenvolver hábitos de combate à pobreza, além de proteção ao meio ambiente e ao clima, para que as pessoas desfrutem uma vida de paz e prosperidade. São 17 planos no total, mas vamos refletir sôbre alguns, especificamente os voltados às questões ambientais.

  • Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas.
  • Energia limpa e acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível da energia para todos.
  • Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir, de fórma sustentável, as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Questão 4.

Dividam-se em grupos de até quatro alunos e escolham um dos ó dê ésse para pesquisar. Vocês também podem trabalhar apenas com os objetivos citados nesta página. Pesquisem o que trata cada objetivo e elaborem uma proposta de ação que as pessoas podem tomar, individual ou coletivamente, para colaborar com êsse objetivo. A proposta também pode envolver ações de governos ou empresas. Combinem com o professor o dia e como fazer a apresentação.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal. Oriente os alunos sôbre a pesquisa e a proposta que podem fazer. As ações sugeridas podem envolver desde hábitos simples e cotidianos até novos aplicativos ou outro tipo de sistema. Para iniciar as pesquisas, indique o site da ônu. Disponível em: https://oeds.link/UiGVY2. Acesso em: 2 maio 2022. Combine a data e o formato da apresentação, solicitando criatividade e inovação por parte dos alunos.

A abordagem dêsses conteúdos incentiva a capacidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização, referentes à habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco da

Algo a mais

No site da , é possível obter mais informações sôbre a história do movimento ambientalista e o contexto da realização dos principais encontros internacionais para discutir os impactos ambientais em escala global.

> CONFERÊNCIAS internacionais. cetésbi, março 2020. Disponível em: https://oeds.link/7fxp6N. Acesso em: 9 junho 2022.


A atividade 4 explora o pensamento computacional, uma vez que os alunos devem organizar e gerenciar as etapas da realização da pesquisa e dividir as tarefas entre si. Nesse contexto, será preciso fazer a divisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse) entre os grupos, e cada um será responsável por pesquisar e elaborar propostas de ação voltadas para seu objetivo. Na sequência, após as apresentações, os alunos podem produzir um texto coletivo com as principais ações que consideram relevantes para alcançarem objetivos.

Problemas ambientais: responsabilidade de todos os governos

Os países economicamente desenvolvidos são os principais responsáveis pelos problemas ambientais na atualidade. Apesar de terem apenas 16% da população mundial, ou cêrca de 1,3 bilhão de pessoas, países são os maiores consumidores dos recursos naturais do planeta, que são utilizados para abastecer seus amplos parques industriais e para suprir o elevado nível de consumo da população. Consequentemente, países, ricos e industrializados, são responsáveis por grande parte dos lançamentos de gases tóxicos na atmosfera terrestre e do lixo industrial que polui e contamina o meio ambiente, entre outros problemas (foto A).

No entanto, os problemas ambientais não ficam restritos apenas a países. Brasil, China e Índia, por exemplo, também respondem por inúmeras agressões ao meio ambiente. Entre essas agressões, realizadas em diversas áreas do planeta, podemos citar a devastação de ecossistemas (derrubada ou queimada de florestas); a utilização excessiva de agrotóxicos; a erosão dos solos; o assoreamentoglossário dos rios; a poluição atmosférica e das águas, entre outras (foto B).

A.

Fotografia A. Destaque para chaminés compridas expelindo uma grande quantidade de fumaça no céu. Há construções ao redor.
Intensa poluição atmosférica na cidade de Karlshamn, na Suécia, em 2021.
Fotografia B. Rio poluído repleto de lixo flutuando. Na margem à esquerda há lixo empilhado e casas agrupadas e algumas árvores.
Trecho de rio poluído devido ao despejo de resíduos sólidos (lixo) e esgoto em Kathmandu, no Nepal, em 2022.
Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos as questões a seguir sôbre potencial e responsabilidade dos países no impacto ao meio ambiente.

a ) Cite os principais impactos ao meio ambiente provocados pêla falta de responsabilidade ambiental de diversos países.

b ) Enumere as principais medidas que, se tomadas, poderiam evitar a devastação da natureza. Depois, leia a sua resposta para os colegas e converse com êles e o professor sôbre o assunto.

Respostas

a ) Alguns impactos na natureza causados péla falta de responsabilidade ambiental de diversos países são: devastação de ecossistemas (derrubada ou queimada de florestas); utilização de agrotóxicos; erosão dos solos; assoreamento dos rios; e poluição atmosférica e das águas.

b ) Resposta pessoal. Os alunos podem citar o cumprimento de acôrdos ambientais pelos países; a criação de reservas ambientais; a difusão de práticas sustentáveis como reciclagem, reflorestamento etcétera

Geografia e Língua Portuguesa

Cartum: informação e humor

O cartum é um gênero veiculado em jornais, revistas e sites e apresenta uma ilustração humorística e algumas vezes irônica, por meio da qual o cartunista critica algum aspecto da sociedade, propondo, assim, uma reflexão ao leitor. êsse gênero pode ou não apresentar linguagem verbal.

O cartum que você vai ler foi produzido pêlo cartunista Arionaldo e aborda a temática ecológica por meio de uma linguagem humorística, chamando a atenção das pessoas para a questão ambiental em nosso planeta.

Observe o cartum, cuja leitura tem por objetivo conhecer a crítica do autor sôbre essas questões, levando-nos a refletir sôbre elas.

Cartum. Uma menina abaixada na margem de um rio esticando o braço com uma máscara de oxigênio em direção a peixes que estão nadando em uma água cinzenta. Atrás da menina há um cilindro com a indicação: GÁS OXIGÊNIO. Ao fundo, há casas e edifícios.

Arionauro Cartuns. Poluição do rio. Arionauro, 8 abril 2016. Disponível em: https://oeds.link/k5tHN5. Acesso em: 6 junho 2022.

Com os colegas, realizem as atividades propostas a seguir.

  1. Qual é a crítica apresentada no cartum? O que o levou a essa conclusão?
  2. Por que os peixes estão recebendo oxigênio?
  3. Depois de refletir sôbre as questões ambientais, você se sente motivado a mudar alguns de seus hábitos cotidianos para contribuir com a conservação do meio ambiente? Por quê? Em caso afirmativo, compartilhe com os colegas algumas dessas possíveis mudanças e busque conhecê-las.
  4. Crie um cartum que trate de um problema ambiental existente em nosso planeta, seja em escala local, regional ou global. Depois de pronto, apresente aos colegas e confira os cartuns elaborados por êles. Para finalizar, montem uma exposição no mural da escola.
Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 da seção Geografia e Língua Portuguesa nas orientações ao professor.

  • O trabalho evidencia o uso de cartum na abordagem de temas relacionados ao meio ambiente ao enfatizar a importância da conscientização com relação ao cuidado que devemos ter com a Terra, visto que o modo de vida das pessoas tem prejudicado o meio ambiente e gerado consequências negativas.
  • Convide o professor do componente curricular de Língua Portuguesa para explicar aos alunos que a leitura do cartum deve ser feita de modo semelhante ao que se faz com o texto escrito. As informações que já temos contribuem para êsse processo de leitura.
  • Ao trabalhar a linguagem dos cartuns, os alunos explorarão aspectos da Competência geral 4 da Bê êne cê cê, uma vez que, por meio da leitura iconográfica, vão investigar problemas que envolvam informações geográficas.
  • Antes de propor a realização das questões, peça aos alunos que analisem o recurso. Destaque que o cartum, cujo elemento principal é uma ilustração, é um gênero textual e transmite uma mensagem, e que para compreendê-lo é preciso fazer uma leitura atenta.
  • Oriente os alunos sôbre a importância de saber ouvir e respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos compreenderam que o cartum faz uma crítica aos impactos ambientais, representados pêla poluição das águas.

2. Porque a água do rio em que êles vivem está tão poluída que a menina acabou ajudando os peixes com oxigênio para mantê-los vivos.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a participar da troca de ideias, manifestando suas reflexões. Valorize as respostas e o embasamento coerente de seus pontos de vista.

4. Resposta pessoal. Oriente os alunos na montagem da exposição. Se possível, abra-a para visitação das demais turmas da escola. Incentive-os a apresentar aos visitantes a crítica que construíram sôbre as questões ambientais elaboradas por meio do cartum.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que significa desenvolvimento sustentável?
  2. Que medidas podemos tomar para a construção de uma sociedade sustentável?
  3. Com base no que você estudou, explique a relação entre a crise ambiental contemporânea e o despertar da consciência ecológica.
  4. Imagine que você faz parte de um grupo de pessoas que formou um movimento ambientalista ou uma ôngui. Em favor de qual causa você atuaria? Por quê?
  5. Em seu caderno, faça uma síntese dos principais aspectos sôbre o meio ambiente debatidos em cada uma das conferências temáticas da ônu.

Aprofundando os conhecimentos

6. A imagem a seguir apresenta o cartaz de uma campanha ecológica promovida pêla Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica. Observe-a com atenção.

Cartaz com a inscrição: A NOSSA ONÇA-PINTADA NÃO PODE FICAR SÓ NO PAPEL. AJUDE A PRESERVÁ-LA. 29 de novembro DIA NACIONAL DA ONÇA-PINTADA. Ao fundo, foto de uma onça caminhando em uma floresta. No canto inferior direito, símbolo: S O S MATA ATLÂNTICA.
Campanha ecológica da Fundação SOS Mata Atlântica, 2021.
Respostas e comentários

1. Resposta: Desenvolvimento sustentável significa seguir um modêlo de desenvolvimento econômico que atenda às necessidades da sociedade atual, sem colocar em risco a sobrevivência das futuras gerações.

2. Possível resposta: Participar de campanhas de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos (lixo), reduzir os gastos desnecessários com água, economizar energia elétrica, denunciar aos órgãos responsáveis os crimes ambientais, reduzir a exploração de recursos naturais etcétera

3. Resposta: A partir do momento em que a humanidade percebeu que o nosso planeta estava prestes a passar por uma crise ambiental, em razão do agravamento de vários problemas ambientais, algumas pessoas começaram a se preocupar com o futuro da Terra e a promover ações para a conscientização da necessidade de se preservar o planeta.

4. Resposta pessoal. Caso considere pertinente, realize uma roda de conversa entre os alunos para que possam expor suas respostas. Incentive a participação de todos e a expressão dos argumentos que fundamentam suas opiniões.

5. Resposta nas orientações ao professor.

Atividade a mais

  • Exercite a capacidade de argumentação e explore aspectos da cultura juvenil, sugerindo a montagem e a apresentação de uma peça teatral no pátio da escola. Converse com a equipe pedagógica sôbre a viabilidade dessa atividade e oriente a turma em todas as suas fases.
  • Nesta atividade, solicite aos alunos que se reúnam em pequenos grupos e escolham uma ônguis para ser representada como se fosse uma organização de verdade. Como cenário da representação, defina a ocasião de um encontro internacional de ônguis, em determinado país, no Dia Mundial da Água. Para nortear as discussões, as instituições fictícias (grupos de alunos) deverão elaborar suas pautas sôbre o tema escassez de recursos hídricos, e no dia do evento vão discutir as possíveis soluções para êsse problema.
  • Para auxiliar na construção das falas dos personagens, oriente os alunos a pesquisar em sites confiáveis, como os apresentados na página 109. No site da ônu, também há informações relevantes sôbre o tema sugerido para o debate. Disponível em: https://oeds.link/yPrxGM Acesso em: 9 junho 2022.

Resposta

5. Na primeira conferência, realizada em 1972, os participantes debateram o crescimento da população mundial, a poluição atmosférica (a chuva ácida e o contrôle da poluição do ar) e o uso de recursos naturais.

Na Rio-92, ou Eco-92, foram debatidas fórmas de conciliar desenvolvimento social e econômico com conservação e proteção do ambiente. Durante essa conferência, foram aprovadas a Convenção da Biodiversidade, com o objetivo de conservar a biodiversidade e utilizar seus recursos de fórma sustentável, e a Convenção sôbre Mudanças Climáticas, que fundamentou o Protocolo de Kyoto, estabelecendo metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Na , realizada em 2002, os participantes reuniram-se para fazer um balanço geral das ações propostas na última conferência, pois pretendia-se rever as metas estabelecidas em 1992 e trabalhar para executar o que já estava em andamento.

Na , realizada em 2012, foram discutidas a continuidade às propostas da Rio-92 e também desafios para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

  1. Qual mensagem a Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica procurou transmitir nessa campanha?
  2. Em sua opinião, ônguis que formam movimentos ambientalistas existentes atualmente contribuem para o fortalecimento da consciência ecológica? Justifique sua resposta.
  3. Pesquise em livros e revistas ou na internet outros exemplos de campanhas ecológicas promovidas por ônguis, movimento ambientalista, governos ou empresas. Desenhe a imagem dessa campanha no caderno ou em uma folha avulsa e escreva um texto dando destaque à mensagem que ela busca transmitir.
Versão adaptada acessível
  1. Qual mensagem a Fundação SOS Mata Atlântica procurou transmitir nessa campanha?
  2. Em sua opinião, ONGs que formam movimentos ambientalistas na atualidade contribuem para o fortalecimento da consciência ecológica? Justifique sua resposta.
  3. Pesquise em livros e revistas ou na internet outros exemplos de campanhas ecológicas promovidas por ONGs, movimentos ambientalistas, governos e empresas. Descreva uma imagem que represente essa campanha e escreva um texto dando destaque à mensagem que ela busca transmitir.
Orientação para acessibilidade

6. a) Resposta: A campanha ecológica procurou transmitir a ideia de que devemos preservar o meio ambiente, dando destaque à proteção dos animais, como a onça-pintada, que pode ser extinta, ficando pintada apenas no papel.

b) Resposta pessoal. Incentive o debate, de modo que os alunos exponham seus argumentos, e promova o respeito entre as opiniões divergentes.

c) Resposta pessoal. Combine com os alunos a data e a forma de apresentação das pesquisas.

7. Observe a imagem a seguir, de uma campanha ecológica em defesa da preservação da camada de ozônio do planeta, promovida pêlo ministério do Meio Ambiente, em 2014.

Cartaz com a inscrição: 16 de setembro. Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Preservar a camada de ozônio é cuidar do nosso planeta. Ao centro, ilustração do planeta Terra entre nuvens em um céu azul. Abaixo, logotipo DNOC, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Disponível em: https://oeds.link/pQUC27 Acesso em: 6 junho 2022.

  1. Qual é a mensagem transmitida pêla imagem dêsse cartaz?
  2. Agora, com dois colegas, imagine que vocês foram escolhidos para criar o símbolo de uma campanha de conscientização ecológica sôbre algum dos problemas ambientais que estudamos neste capítulo. Criem, além do símbolo, um sloganglossário para a campanha e montem um cartaz para divulgá-la. Se possível, complementem o trabalho acrescentando informações sôbre o problema ambiental escolhido. Essas informações podem ser pesquisadas em livros, jornais, revistas ou na internet.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: A campanha ecológica procurou transmitir a ideia de que devemos preservar o meio ambiente, dando destaque à proteção dos animais como a onça-pintada, que pode ser extinta ficando pintada apenas no papel.

6. b) Resposta pessoal. Incentive o debate, de modo que os alunos exponham seus argumentos, e promova o respeito entre as opiniões divergentes.

6. c) Resposta pessoal. Combine com os alunos a data e a fórma de apresentação das pesquisas.

7.a) Resposta: A preservação da camada de ozônio.

7.b) Resposta: Caso seja necessário, auxilie os alunos na elaboração do cartaz, organizando-os em grupos, orientando-os na montagem do material e dando-lhes sugestões para a realização do trabalho.

  • As atividades das páginas 116 e 117 proporcionam uma abordagem do tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
  • Reúna a turma em duplas e peça a cada aluno que conte para o colega qual foi seu tema preferido e enumere os pontos principais trabalhados sôbre êle. dêsse modo, cada um também exercitará a própria capacidade de síntese, ao mesmo tempo em que revisa os conteúdos abordados e faz uma autoavaliação.
  • As atividades exploram partes da Competência específica das Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, uma vez que permitem aos alunos explorar os conhecimentos geográficos por meio de outros tipos de linguagem, como a iconográfica.

Metodologia ativa

Proponha à turma a estratégia Aprendizagem baseada em problemas (). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Nessa estratégia, exponha um problema aos alunos, que devem identificá-lo e buscar soluções. Para auxiliar a turma, reproduza na lousa o texto a seguir, que envolve a degradação ambiental.

Em uma visita a um familiar que mora na área rural do município, dois irmãos descobrem que uma área de mata que deveria ser preservada vem sendo desmatada. Ao perguntarem para os vizinhos do terreno, êles responderam que o local vem sendo desmatado para exploração da madeira em carvoaria clandestina. Os irmãos descobrem também que próximo a essa área há a nascente de um rio, que abastece cidades vizinhas. Os meninos voltam para a cidade intrigados com a situação.

Forme duplas e peça aos alunos que detectem os problemas na situação. Depois, solicite a êles que debatam a respeito de soluções com base nos conhecimentos geográficos que foram construídos até agora. Para finalizar, peça-lhes que façam uma síntese do estudo, expondo seus pontos de vista em uma roda de conversa, para que haja a divulgação de soluções diferentes.

Nas atividades 4 e 7 permita que os alunos fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando sua prática de argumentação.

Glossário

Assoreamento
: processo de acumulação de sedimentos que provoca a obstrução do curso de um rio ou lago, diminuindo a sua profundidade e reduzindo sua vazão.
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Slogan
: expressão objetiva e simples de uma mensagem que, geralmente, é facilmente lembrada.
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