O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia as manchetes e responda às questões.

A.

A.

Frente fria derrubou temperatura em 11grauscélsius e chuva pode vir ácida

Disponível em: https://oeds.link/Ipjysm. Acesso em: 21 junhoponto 2022.

B.

B

Buraco na camada de ozônio: como está recuperação da atmosfera?

Disponível em: https://oeds.link/LLDUVu. Acesso em: 21 junho 2022.

Relacione corretamente as informações a seguir com os problemas ambientais apresentados nessas manchetes.

um ) Fenômeno provocado pêla emissão de alguns gases industriais, como os clorofluorcarbonos (cê éfe cês).

dois ) Causa danos em estátuas e outras construções, além de contaminar o solo e a água pêla liberação de ácido sulfúrico.

  1. Observe este gráfico, que mostra a variação do aumento da temperatura global, e responda às questões.
    1. A partir de qual período a temperatura da Terra aumentou de fórma mais acelerada?
    2. Conforme o gráfico, que fatores influenciaram mais o aumento da temperatura? Os naturais ou os antrópicos? Cite exemplos dêssesegundos fatores.

Mudança na temperatura da superfície global – 1850 a 2020

Gráfico. Mudança na temperatura da superfície global – 1850 a 2020. 
Temperatura (em graus Celsius). 
Temperatura observada (com a ação humana): sofrendo pouca variação entre 1850 e 1900 ficando na faixa de 0,0. Com aumento gradativo de 1900 a 2020, chegando a ficar acima de 1,5. 
Temperatura simulada natural (sem a ação humana). Sofrendo pouca variação de 1850 a 2020 se mantendo na faixa de 0,0.

Fonte de pesquisa: úspi. Jornal da úspi. í pê cê cê: se nada for feito, colapso climático é iminente. Disponível em: https://oeds.link/Gfgeft. Acesso em: 21 junho 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: um – B; dois – A.

2. a) Resposta: A partir de 1900.

2. b) Resposta: Os fatores antrópicos influenciaram mais o aumento da temperatura, como a emissão de dióxido de carbono, metano e outros gases, provenientes das queimadas, das chaminés das fábricas e dos motores dos veículos, chamados gases do efeito estufa.

Objetivos das atividades

1. Identificar problemas ambientais e reconhecer as causas e as consequências da chuva ácida e da diminuição da camada de ozônio.

2. Praticar a leitura e a interpretação de gráficos; identificar ações antrópicas que têm influenciado o aumento da temperatura global e refletir sôbre maneiras de conter o aquecimento global.

3. Refletir a respeito da importância das reservas da biosfera.

4. Identificar e reconhecer as diferenças entre consumismo e consumo consciente.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos tiverem dúvidas, sugira a realização de uma pesquisa – na internet – de outras manchetes sôbre os assuntos tratados e oriente-os a ler as notícias, anotar os principais dados e a compartilhar o que entenderam com os colegas.

2. Em caso de dificuldades, proponha uma pesquisa sôbre o aquecimento global e a apresentação dos resultados na fórma de cartazes, destacando as causas e as consequências.

3. Se surgirem dúvidas, promova uma conversa sôbre o assunto e incentive os alunos a expor o que entenderam. A seguir, complemente as explicações exibindo o vídeo Reserva da biosfera da Mata Atlântica, produzido pêla Reserva da Biosfera Mata Atlântica (). Disponível em: https://oeds.link/eMuFp7 Acesso em: 10 junho 2022.

4. Caso os alunos tenham alguma dificuldade, retome as explicações por meio de conversa sôbre a diferença entre consumo e consumismo, registrando as informações na lousa. êsse registro pode ser feito por meio de dois quadros, um para destacar as características do consumismo e outro para ressaltar as características do consumo consciente.

Resposta da atividade

3. As reservas da biosfera são áreas que abrigam importantes ecossistemas terrestres e marinhos que possuem uma grande biodiversidade, ou que estejam sofrendo ameaça de degradação, ou que, devido à sua raridade, devam ser preservadas. Elas foram criadas pêla Unesco para o desenvolvimento de projetos de preservação da natureza, de pesquisa científica, de educação ambiental e de manejo sustentável dos recursos naturais, visando beneficiar o desenvolvimento das atividades das populações locais.

  1. Explique o que são reservas da biosfera e por que foram criadas.
  2. O que é o chamado consumismo? Cite duas atitudes que devem ser tomadas para se praticar o consumo consciente.
  3. sôbre as fontes de energia, escreva, em uma folha de papel avulsa, o que se pede.

RE: para fontes de energia renováveis.

NR: para fontes de energia não renováveis.

  1.  – Energia solar
  2. – Petróleo
  3. – Gás natural
  4. – Hidráulica
  5. – Energia eólica
  6. – Carvão mineral
  7. – Biomassa
  8. – Geotérmica
  1. Escolha uma das fontes de energia renováveis ou alternativas citadas na questão anterior e escreva um texto explicando como essa energia é gerada.
  2. Observe o cartum a seguir.
Cartum. DESMATAMENTO. Uma área coberta por troncos de árvores cortadas. Ao centro, uma casa pequena com algumas árvores ao redor dela.

Fonte: LAERTE. Desmatamento. Diário do Centro do Mundo. Disponível em: https://oeds.link/GWkllW. Acesso em: 15 junho 2022.

  1. Qual é o problema ambiental retratado nesse cartum?
  2. Que mensagem crítica a artista procurou transmitir nesse cartum?

8. Escolha alguma temática ambiental (desmatamento, queimada, extinção de espécies, proteção de áreas ambientais, combate ao lixo etcétera) e a retrate por meio de um desenho ou cartum.

Versão adaptada acessível

8. Escolha uma temática ambiental (desmatamento, queimada, extinção de espécies, proteção de áreas ambientais, combate ao lixo etc.) e elabore uma manchete que chame a atenção para o tema escolhido.

Orientação para acessibilidade

8. Resposta pessoal. Verifique se a produção dos alunos chama a atenção para algum problema ambiental.

9. Explique o que é desenvolvimento sustentável e como as ônguis ajudam a aumentar a consciência ecológica.

Respostas e comentários

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta: O consumismo caracteriza-se pêlo desejo de comprar de maneira exagerada, ou seja, pêla aquisição de produtos sem que haja necessidade no momento. Para praticar o consumo consciente, devemos analisar se os produtos adquiridos foram escolhidos por necessidade, desejo ou publicidade e priorizar a compra de alimentos mais saudáveis.

5. Resposta: um ; dois êne érre; três êne érre; quatro ; cinco ; seis êne érre; sete ; oito .

6. Resposta pessoal. Verifique se os alunos abordaram corretamente como a fonte de energia renovável escolhida é gerada.

7. a) Resposta: O desmatamento de florestas.

7. b) Resposta pessoal: A mensagem de que a preservação da floresta não deve ficar restrita apenas a pequenas áreas, como no entôrno de moradias, pois, assim, as florestas correm o risco de acabar por conta do avanço do desmatamento.

8. Resposta pessoal. Verifique se a produção dos alunos chama a atenção para algum problema ambiental.

9. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

5. Diferenciar fontes de energia renováveis de fontes de energia não renováveis.

6. Compreender como as fontes de energia renováveis ou alternativas são geradas.

7. Analisar de fórma crítica o problema ambiental do desmatamento de florestas.

8. Identificar e representar por meio de cartum algum problema ambiental contemporâneo.

9. Reconhecer o que é desenvolvimento sustentável.

Relacionar o papel das ônguis e o desenvolvimento sustentável.

Como proceder nas atividades

5. Se os alunos tiverem dúvidas, reproduza uma tabela na lousa com duas colunas, escrevendo: fontes renováveis e fontes não renováveis. Em seguida, realize uma dinâmica pedindo a êles que citem exemplos dessas fontes de energia. Peça aos próprios alunos que preencham a tabela na lousa.

6. Caso os alunos tenham dificuldade, retome as explicações sôbre as fontes de energia renováveis ou alternativas. Se necessário, organize uma atividade para que eles relacionem e escrevam o nome da fonte de energia e como ela é obtida.

7. Em caso de dúvidas, promova uma leitura dirigida sôbre o tema abordado na charge. Peça aos alunos que verifiquem os principais elementos destacados no cartum e o que elementos estão representando.

8. Em caso de dúvidas, complemente as explicações apresentando aos alunos outros exemplos de cartuns ou charges que abordem temas ambientais.

9. Caso os alunos tenham dúvidas, proponha a criação de uma ôngui com temas ligados à temática ambiental. Oriente-os a pesquisar e a organizar campanhas na escola sóbre a importância da consciência ecológica e os meios de praticar o desenvolvimento sustentável com ações de implantação de coleta seletiva, redução do consumo de produtos, não desperdício de água e de energia, limpeza de espaços públicos etcétera

Respostas das atividades

9. Resposta: Desenvolvimento sustentável é um modêlo de desenvolvimento econômico que visa atender às necessidades da sociedade atual, sem colocar em risco a sobrevivência das futuras gerações. As Organizações Não Governamentais (ônguis) são formadas por pessoas que coordenam movimentos ambientalistas ou ecológicos em favor das mais variadas causas, como a conservação das florestas, a proteção da vida silvestre, o combate às mais diversas fórmas de poluição e, assim, disseminam informações e projetos que promovem o aumento da consciência ecológica.