UNIDADE 4 Europa: aspectos naturais e população
Respostas e comentários
Aproveite as páginas de abertura para investigar o que os alunos conhecem a respeito dos temas que serão abordados no decorrer da unidade.
Promova uma conversa entre os alunos sôbre um dos aspectos marcantes da Europa: a elevada qualidade de vida da maior parte de sua população. Além disso, peça que exponham outros fatores que conheçam do continente europeu, como o dinamismo econômico, os aspectos culturais, as características naturais, entre outros temas. Caso considere oportuno, leve para a sala de aula reportagens que tratem dêsses aspectos.
Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, peça a êles que analisem a imagem e faça algumas perguntas a fim de que expressem os conhecimentos prévios deles.
a ) Que lugar está retratado na foto?
b ) Identifique elementos naturais e culturais presentes nela.
c ) Como você imagina que as pessoas que residem nesse local vivem?
Respostas
a ) A imagem retrata uma paisagem da cidade de com construções, rio e embarcações.
b ) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Elementos naturais: águas de um rio e árvores. Elementos culturais: barcos e casarios.
c ) Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar a relação do modo de vida com as características do lugar.
Embora seja um continente relativamente pequeno, a Europa é reconhecida como o berço da civilização ocidental. Nesse continente, ocorreram muitos eventos que marcaram a história da humanidade, como a Revolução Industrial, que transformou também, gradativamente, várias outras regiões do planeta, incluindo o Brasil.
Os aspectos naturais do continente europeu são muito variados, incluindo diferentes tipos de clima, formações vegetais, fórmas de relêvo e hidrografia. Outra característica marcante é a elevada qualidade de vida da maior parte de seus habitantes, o que explica o grande contingente de idosos na população.
Iniciando a conversa
- O que você sabe sôbre o continente europeu na atualidade?
- Você se recorda do nome de alguns países europeus? Cite-os.
- Você já ouviu falar em União Europeia? O que você sabe sôbre ela? Comente.
Agora vamos estudar...
- as características naturais da Europa;
- os aspectos que caracterizam a população europeia;
- a urbanização do continente europeu;
- a economia da Europa;
- a União Europeia e seus principais desafios.
Respostas e comentários
Questões 1 a 3. Respostas nas Orientações ao Professor.
Metodologias ativas
Inicie o trabalho da unidade propondo aos alunos a estratégia papel de minuto (one-minute paper) para responder às questões da página. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Distribua aos alunos fichas de folha de papel sulfite de tamanho padrão e elabore questões acêrca de características do continente europeu e de seus países, bem como questões referentes ao clima, à vegetação e à economia. êles terão um minuto para escrever o que sabem a respeito do tema abordado, sem necessidade de identificação. Depois, oriente-os a entregar os papéis a você e leia as respostas em voz alta para que êles opinem sôbre elas, dando pareceres contrários ou favoráveis. Caso julgue oportuno, proponha à turma a elaboração de uma tela de slides, que poderá ser usada como recurso para futuros estudos ou como feedback de finalização da unidade. Sugestões de perguntas: Escreva o nome de três países europeus (Sugestões de resposta: França, Itália e Alemanha). Qual é a moeda usada na União Europeia? (Euro). Em qual hemisfério localiza-se o continente europeu? (Hemisfério Norte).
Respostas
1. Resposta pessoal. Explore o conhecimento prévio dos alunos perguntando o que sabem sôbre as características populacionais, os aspectos naturais e a economia europeia.
2. Resposta pessoal. Se possível, mostre aos alunos o mapa político do continente europeu e um globo terrestre. Peça que verifiquem a disposição geográfica dos territórios dos países da Europa e com quais países cada um deles faz limite, os mares presentes no continente, em quais hemisférios e zonas térmicas da Terra está localizado, entre outros aspectos.
3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que já ouviram falar meios de comunicação. êles podem mencionar os aspectos políticos, econômicos, ambientais, sociais ou culturais da União Europeia.
CAPÍTULO 10 Aspectos naturais da Europa
A Europa é o segundo menor continente do planeta, com aproximadamente 10,5 milhões de km2. Do ponto de vista geológico, ela é um prolongamento da Ásia, e, juntos, dois continentes formam um grande e único bloco de terras denominado Eurásia.
A Europa está localizada no hemisfério Norte e estende-se do oceano Atlântico, a oeste, aos montes Urais, uma cadeia de montanhas com cêrca de 2,5 mil quilômetros de extensão, a Léste. montes atravessam as terras da Europa na direção norte-sul e marcam o limite territorial entre a Europa e a Ásia, dividindo o território da Rússia entre os dois continentes. Ao norte, o continente europeu tem como limite o oceano glacial Ártico e, ao sul, o mar Mediterrâneo, como é possível observar no mapa a seguir.
Divisão política da Europa (2018)
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 43.
Questão 1.
Observe o mapa e verifique a localização dos países europeus. Escolha um dêsses países e descreva sua localização geográfica, identificando seus limites com países vizinhos, com mares ou oceanos.
Respostas e comentários
Questão 1. Resposta. Verifique se os alunos conseguiram descrever a localização dos países que escolheram.
Objetivos do capítulo
- Identificar as principais características do relêvo e da hidrografia do continente europeu.
- Verificar aspectos do clima e da vegetação do continente europeu.
- Conhecer o que é a projeção cônica.
Justificativas
Neste capítulo, os alunos vão estudar o relêvo e a hidrografia europeia, e verificar aspectos relacionados ao clima e à vegetação dêsse continente, analisando, assim, os componentes físico-naturais do continente, o que contempla aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero sete, ê éfe zero nove gê ê um seis e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê. êles também poderão comparar de que maneira a superfície terrestre pode ser representada em diferentes projeções cartográficas, ou seja, cônica e plana ou azimutal, favorecendo, assim, a abordagem da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê.
- Faça a leitura do texto desta página solicitando aos alunos que analisem o mapa do relêvo mostrado na página 123. Chame a atenção deles para a localização dos montes Urais, ou seja, da cadeia de montanhas que separa o continente europeu do continente asiático.
- Comente que a Europa é constituída por algumas penínsulas. São elas: > Península Ibérica: Portugal, Espanha, Gibraltar e Andorra; > Península Itálica: Itália, San Marino e Vaticano; > Península Balcânica: Albânia, , Bulgária, Croácia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia, cossôvo e Turquia; > Península Escandinava: Suécia, Noruega e Finlândia; > Península Jutlândia: Dinamarca.
- O estudo desta página contempla aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero sete da Bê êne cê cê, ao abordar componentes físico-naturais da Eurásia.
Relevo europeu
Apesar da sua pequena extensão, o relêvo do continente europeu apresenta fórmas e altitudes muito variadas, que se originaram em diferentes idades geológicas. Veja o mapa a seguir.
relêvo e hidrografia da Europa
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 42.
O continente europeu apresenta três principais fórmas de relêvo:
- planícies: são as que mais se destacam, sobretudo nas áreas central e leste do continente. De modo geral, elas têm grande importância para o desenvolvimento da atividade agrícola, pois seus solos são muito férteis.
- planaltos: são terrenos antigos já bastante desgastados pêla erosão e, por isso, apresentam altitudes relativamente baixas. Muitos planaltos europeus sobressaem-se devido às abundantes reservas de carvão mineral e de outros recursos minerais, como o ferro, cuja ocorrência favoreceu o desenvolvimento da atividade industrial no continente.
- montanhas: são fórmas de relêvo de origem geológica mais recente que as demais fórmas de relêvo europeias. Originadas no período Terciário (entre 70 milhões e 2 milhões de anos atrás), essas regiões são caracterizadas por elevadas altitudes e constantes movimentos tectônicos, como terremotos e erupções vulcânicas.
Questão 2.
De acôrdo com o mapa desta página, onde estão localizadas as áreas de relêvo mais elevado no continente europeu?
Questão 3.
No continente europeu, predominam quais fórmas de relêvo?
Respostas e comentários
Questão 2. Resposta: Nas porções sul, oeste e noroeste do continente europeu.
Questão 3. Resposta: O relêvo europeu apresenta o predomínio de planícies.
- Oriente os alunos a analisar o mapa apresentado na página e a verificar, por meio da interpretação da legenda, que o relêvo do continente europeu é formado predominantemente por terrenos com baixas altitudes, onde se destacam planícies e planaltos rebaixados, que se situam abaixo de 300 metros.
- A leitura do texto e do mapa apresentados na página contribui para a exploração da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê, pois aborda princípios de extensão e conexão.
Atividade a mais
- Promova uma atividade em que os alunos comparem as fórmas de relêvo da porção sul do continente europeu com a instabilidade tectônica dessa área.
- Para isso, apresente a êles um planisfério com a distribuição das principais placas tectônicas da superfície terrestre. Em seguida, solicite que identifiquem quais placas tectônicas possuem áreas de contato na porção sul do continente europeu.
- Verifique se os alunos reconhecem as placas Eurasiática, Arábica, Anatólia e Africana.
- Depois, peça-lhes que analisem no mapa desta página quais fórmas de relêvo predominam nessas áreas de contato entre placas tectônicas. Verifique se êles reconhecem que são cadeias de montanhas.
- Após essas comparações, explique aos alunos que nessa parte do território europeu há uma grande instabilidade tectônica, pois essas áreas localizam-se próximas ao encontro de placas tectônicas, o que desencadeia fenômenos como terremotos e vulcões. Países como Itália, Grécia e Turquia, por exemplo, são constantemente atingidos por fenômenos.
- Esta atividade contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da Bê êne cê cê, ao propor a reflexão e elaboração de hipóteses.
- O tema proposto a partir da página 122 contempla as habilidades ê éfe zero nove gê ê zero sete e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, ao tratar de aspectos físico-naturais do continente europeu.
Rede hidrográfica da Europa
De modo geral, a rede hidrográfica da Europa encontra-se bem distribuída pêlo continente. Devido a isso, grande parte de suas águas é aproveitada para diversas finalidades, entre elas:
- o abastecimento de áreas urbanas e de parques industriais;
- a irrigação de áreas agrícolas;
- a geração de energia hidrelétrica;
- a utilização como via de transporte de mercadorias e de pessoas, realizando, assim, a interligação entre diferentes regiões.
Vários rios europeus, como o Reno, o Danúbio, o Pó e o Ródano, nascem do degêlo de neve que se acumula nos picos das cordilheiras. Conheça, a seguir, as características de alguns dêsses rios europeus.
- Danúbio: um dos rios mais extensos da Europa, com aproximadamente 2.857 quilômetros de extensão. Em razão de sua grande dimensão, êle é muito utilizado como via de transporte para o escoamento de produtos da região central do continente até o mar Negro, onde está localizada a sua foz.
- Reno: com cêrca de 1.230 quilômetros de extensão, o rio corre na porção central do continente, atravessando importantes regiões agrícolas e industriais, entre elas o Vale do rúr, que concentra o maior parque industrial da Alemanha.
Grande parte das cargas transportadas pêlas águas do Reno é levada até o mar do Norte, onde está localizado o Pôrto de Roterdã, o mais importante da Europa. Além dos terminais de carga, o entôrno do Pôrto concentra um grande parque industrial, com refinarias de petróleo, empresas de construção naval e indústrias químicas e alimentícias.
Questão 4.
Analise novamente o mapa da página 123, observe a rede hidrográfica e identifique os principais rios do continente europeu.
Respostas e comentários
Questão 4. Resposta. Certifique-se de que os alunos identificaram o curso dos principais rios que compõem a rede hidrográfica europeia.
Um texto a mais
No estudo do tema Rede hidrográfica da Europa, comente com os alunos os programas de despoluição dos rios Tâmisa (na Inglaterra) e Reno (que nasce na Suíça e deságua no Mar do Norte, passando pêla Alemanha e França). O texto a seguir discorre sôbre êsse assunto. Apresente-o aos alunos.
A despoluição do Tâmisa e do Reno
A poluição do rio Tâmisa já havia sido detectada desde 1610. Porém, foi somente a partir de 1895 que começaram a ser projetadas estratégias de limpeza de suas águas. O mau cheiro e as epidemias de doenças vinculadas à água, como cólera e febre tifoide, que passaram a fazer parte da vida da população, fizeram o govêrno passar a investir em sistemas de captação de esgôto da cidade. No entanto, foi somente a partir de 1930 que os primeiros resultados começaram a aparecer, mas apenas depois da década de 1970 o rio pôde ser considerado despoluído, principalmente pêlo reaparecimento do salmão, peixe bastante sensível à poluição. Já a poluição do rio Reno somente foi levada a sério pêlo govêrno em 1986, após ter ocorrido um grave acidente em uma empresa multinacional suíça, que causou a contaminação das águas dêsse rio por pesticidas altamente tóxicos. A partir disso, diversos programas de despoluição passaram a ser desenvolvidos, como as estações de tratamento e monitoramento de água. Hoje, grande parte das espécies de peixes que habitavam o local voltou a aparecer.
Texto elaborado pelos autores.
A poluição e a questão hídrica na Europa
Os recursos hídricos distribuídos pêlo território europeu, incluindo principalmente seus cursos fluviais e lençóis subterrâneos, têm sido explorados de maneira cada vez mais intensa. Ao longo dos últimos dois séculos, com o crescimento populacional e a expansão das atividades econômicas, impulsionadas sobretudo pêlo desenvolvimento da atividade industrial, aumentou-se enormemente a pressão sôbre os recursos hídricos do continente. Diante disso, a disponibilidade de água vem se tornando um grande problema em muitos países europeus.
Além do aumento do consumo, a situação dessas reservas tem sido agravada pêlo aumento da poluição e pêla degradação de muitos rios e lagos. Muitos dos importantes rios que correm no continente estão seriamente contaminados pêlo lançamento de poluentes industriais, rejeitos de mineração, químicos agrícolas, assim como esgotos domésticos.
A despoluição das águas
Nas últimas décadas, alguns rios europeus vêm sendo despoluídos com o esfôrço conjunto de governos de vários países.
As águas do rio Reno, por exemplo, que já foi considerado um dos mais poluídos da Europa, têm sido recuperadas por um amplo e oneroso programa de despoluição realizado pelos governos dos países drenados pêlo curso de suas águas, como Alemanha, França e Suíça.
O govêrno britânico, por sua vez, também vem investindo maciçamente na despoluição do Tâmisa, rio que atravessa a cidade de Londres, capital da Inglaterra. Com a despoluição, peixes e crustáceos voltaram ao Tâmisa, cujas águas já estavam praticamente sem vida.
Respostas e comentários
- O tema A poluição e a questão hídrica na Europa, abordado nesta página, contempla aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê ao abordar questões socioeconômicas e ambientais na Europa.
- Explique aos alunos que, como os rios que correm no continente europeu atravessam as fronteiras de vários países, a questão hídrica na Europa tornou-se um problema de cunho internacional. Assim, ela passa necessariamente pêla gestão compartilhada dêsses recursos, envolvendo a participação conjunta dos governos de diferentes países. Nesse sentido, iniciativas voltadas para a despoluição de importantes rios do continente, já implantadas ao longo das últimas décadas, alcançaram bastante êxito.
Algo a mais
• Apresente para os alunos o site do Ministério do Meio Ambiente e algumas providências que o govêrno brasileiro vem tomando em prol do meio ambiente.
> BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://oeds.link/vrPAtg. Acesso em: 9 junho 2022.