Clima e formações vegetais
O clima é um dos fatores que mais exerce influência sôbre o desenvolvimento da cobertura vegetal de uma região. Isso significa que êle pode favorecer ou inibir o desenvolvimento das formações vegetais.
Por apresentar grande parte de seu território localizado em áreas da zona temperada do planeta, entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, na Europa predomina o clima temperado, com formações vegetais que melhor se adaptam a êsse tipo de clima: as florestas temperada e subtropical. Verifique os mapas a seguir.
Climas da Europa
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 20.
Vegetação original da Europa
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 22.
Questão 5.
Comparando os mapas apresentados nesta página, é possível identificar a relação entre o clima e as formações vegetais originais no espaço do continente europeu. Em duplas, leiam os textos das páginas 127 a 129 e identifiquem, nos mapas, as relações que êles apresentam. Escolham uma dessas relações e apresente-a aos colegas de turma.
Respostas e comentários
Questão 5. Resposta nas orientações ao professor.
• A questão 5 explora a prática argumentativa, uma vez que os alunos precisam trocar ideias referentes ao clima e às formações vegetais do continente europeu por meio da observação de mapas, defendendo pontos de vista sôbre as relações entre os textos lidos.
Resposta
Questão 5. Resposta pessoal. Esta dinâmica é semelhante à metodologia ativa da Sala de aula invertida. Oriente os alunos, dando-lhes exemplos antes de iniciarem a atividade, como a inter-relação entre a vegetação mediterrânea e o clima mediterrâneo, a floresta temperada e o clima temperado, as estepes e pradarias e o clima semiárido etcétera Peça-lhes que, com base nos textos, expliquem aos colegas as características da vegetação e do clima, reconhecendo por que essa interação acontece.
Atividade a mais
- Ao abordar o tema Clima e formações vegetais, comente com os alunos que a vegetação natural do continente europeu se encontra bastante modificada. A atividade a seguir aborda as transformações nas formações vegetais da Europa.
- Leia o texto a seguir e responda às questões.
A devastação das paisagens naturais europeias
A vegetação natural da Europa sofreu grandes mudanças com o passar dos séculos. Muitas florestas nativas foram parcial ou totalmente destruídas restando, na atualidade, poucos parques e reservas naturais protegidos pêlo continente.
Vários fatores contribuíram para a devastação da vegetação natural do continente europeu. Entre , destacam-se o avanço da agropecuária e o crescimento das áreas urbanas e das atividades industriais. êles
O avanço das áreas destinadas à produção agrícola e à criação de gado foi muito importante, sobretudo, após o século , quando a população europeia crescia em ritmo acelerado, necessitando, assim, de maiores quantidades de gêneros alimentícios. dezesseis
Com a expansão das áreas urbanas, no período da Revolução Industrial (século ), e o crescimento da população absoluta europeia, houve grande busca por fontes de energia e matérias-primas. A madeira foi muito utilizada tanto no aquecimento do interior das moradias como na construção de casas e edifícios. dezoito
Texto elaborado pelos autores.
1. Qual é a atual situação das áreas com vegetação natural na Europa?
2. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a devastação da vegetação natural do continente europeu?
3. Quais fatores promoveram o crescimento das áreas urbanas e das atividades industriais, provocando a devastação da vegetação nativa dêsse continente?
Clima temperado
O clima temperado predomina em grande parte do território europeu e se caracteriza por apresentar as quatro estações do ano bem definidas, com verão de temperaturas elevadas (média de 25 ºC) e altos índices pluviométricos, e inverno muito frio, com temperaturas frequentemente abaixo de 0ºC.
Próximo à área do litoral, o clima temperado, denominado temperado oceânico, apresenta características diferentes do que ocorre no interior do continente, onde é chamado de temperado continental.
No litoral, sobretudo na porção oeste da Europa, a amplitude térmica torna-se bem menor que a registrada no interior do continente. Isso ocorre devido à influência das massas de ar úmidas e às correntes marítimas quentes que atingem o litoral europeu, provocando maior volume de chuvas ao longo do ano e tornando o inverno e o verão mais amenos, com uma média anual de 15 ºC.
O contrário acontece no interior do continente, onde predomina o clima temperado continental, com temperatura média de aproximadamente 10 ºC. Nessa região, devido à grande distância da umidade das massas de ar das águas oceânicas, o clima torna-se mais sêco, e a amplitude térmica anual é maior.
As florestas temperadas, predominantes nas áreas de clima temperado, são compostas principalmente de árvores caducifólias, ou seja, que perdem suas folhas durante o outono.
Respostas e comentários
- Comente com os alunos que o efeito da maritimidade também ocorre no Brasil. Em razão da extensa costa brasileira, muitas cidades próximas às áreas litorâneas recebem influência da maritimidade. Como consequência, nessas áreas, a variação da temperatura é menor em relação às áreas do interior do país, onde atuam o efeito de continentalidade.
- O assunto abordado das páginas 126 a 129 contempla aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um seis da Bê êne cê cê, pois destaca os domínios morfoclimáticos da Europa.
Um texto a mais
Para complementar o estudo sôbre o tema Clima temperado abordado na página, apresente o texto a seguir para os alunos.
A maritimidade e os climas no litoral europeu
Os oceanos e mares se aquecem e se resfriam mais lentamente que as terras emersas dos continentes. Isso favorece a ocorrência de temperaturas mais amenas nas regiões litorâneas, pois o calor liberado lentamente pêlas massas de água mantém o litoral aquecido. êsse efeito que os oceanos e mares provocam nas áreas litorâneas é denominado efeito da maritimidade. Como as áreas litorâneas sofrem influência dêsse efeito, a temperatura das regiões costeiras tende a ser mais quente do que a das áreas mais afastadas do litoral. É o que ocorre, por exemplo, nas áreas costeiras de países como a França e a Espanha, onde o inverno é menos rigoroso e os verões são mais quentes que a média dos demais países da Europa.
Texto elaborado pelos autores.
Respostas
1. Muitas florestas nativas foram parcial ou totalmente destruídas, restando, nos dias atuais, poucos parques e reservas naturais protegidas pêlo continente.
2. O avanço da agropecuária e o crescimento das áreas urbanas e das atividades industriais.
3. O crescimento das áreas urbanas e das atividades industriais, decorrente da Revolução Industrial, provocou uma grande utilização da madeira para o uso doméstico, tanto no aquecimento do interior das moradias quanto na construção de casas, fábricas e edifícios.
• Esta atividade contempla aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, ê éfe zero nove gê ê um seis e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, pois aborda aspectos físico-naturais, os domínios morfoclimáticos e as questões ambientais do continente europeu.
Clima semiárido
No interior do continente europeu, sobretudo na região sudeste, onde predomina o clima semiárido, são registrados baixos volumes pluviométricos, chegando a cêrca de 705 mm no decorrer do ano. Nessa área, devido à elevada amplitude térmica anual, os verões costumam ser de temperaturas elevadas, e os invernos rigorosos com temperaturas mais baixas.
Em razão da baixa umidade, típica do clima semiárido, as pradarias e as estepes, compostas principalmente de gramíneas e plantas herbáceas, são as formações vegetais que mais se destacam. Elas se desenvolvem principalmente na primavera, devido ao derretimento do gêlo e à maior umidade do solo.
Clima frio e clima polar
Nas regiões com maiores latitudes, a incidência da radiação solar é menor, e, com isso, os climas tendem a ser mais frios, como é o caso do clima frio e do clima polar, predominantes no norte da Rússia, da Finlândia e da Noruega.
Nas áreas de clima frio, desenvolve-se a floresta boreal (também conhecida como taiga). Ela é constituída especialmente por coníferas, o que atribui um aspecto homogêneo à vegetação.
Nas regiões de clima polar, durante praticamente o ano todo, as temperaturas são muito baixas, inferiores a 0 ºC. Nelas, a vegetação predominante, adaptada ao inverno rigoroso, é a tundra, que é composta de gramíneas, liquens e musgos. Devido às baixas temperaturas, o solo da floresta torna-se congelado permanentemente, sendo chamado de permafrost.
Respostas e comentários
- Durante a leitura do texto, incentive o desenvolvimento de uma leitura inferencial, na qual os alunos poderão compreender o texto por meio de indícios apresentados pêlo autor e ou ou relacionando o texto a possíveis conhecimentos prévios. Para isso, faça questionamentos como: O que você entende como clima semiárido? êsse tipo de clima é caracterizado por índices pluviométricos elevados ou baixos? Trata-se de um clima quente ou de um frio?.
- Ao comentar o tema Clima semiárido no continente europeu, relembre aos alunos que êsse tipo de clima ocorre no interior da Região Nordeste do Brasil. Explique que êle se caracteriza por altas temperaturas, com média de 26 graus Célsius durante o ano todo, e chuvas concentradas em poucos meses do ano, com longos períodos de estiagem. A média de precipitação é de 500 milímetros ao ano.
Clima mediterrâneo
O clima mediterrâneo, predominante no sul do continente europeu, nas terras banhadas pêlo mar Mediterrâneo, recebe influência das massas de ar tropicais, vindas do norte da África. Essas massas de ar são quentes e , pois se formam sêcas sôbre o deserto do Saara, e influenciam as características climáticas da região, fazendo o clima mediterrâneo apresentar verões quentes (com média de 30 ºC) e secos. Durante o inverno, a região é influenciada pêlas águas oceânicas, por isso essa estação torna-se mais úmida e com temperaturas amenas (com média de 15 ºC).
A vegetação mediterrânea que se desenvolve nessa região do continente é formada, principalmente, por árvores de pequeno porte e arbustos dispersos, adaptados aos longos períodos de sêca. Por estar localizada em uma área de ocupação muito intensa e antiga, essa formação vegetal vem sendo amplamente desmatada.
Clima frio de montanha
As áreas de cadeias montanhosas, como os Alpes e os Pireneus, apresentam clima frio de montanha. Nessas áreas, devido à elevada altitude, a temperatura permanece baixa, geralmente abaixo de 0 ºC , durante praticamente o ano todo. A vegetação existente em áreas com êsse clima geralmente é formada por gramíneas, liquens e musgos, ou seja, por uma vegetação adaptada ao frio intenso.
Respostas e comentários
- Ao abordar o tema Clima frio de montanha, relembre os alunos de que existe uma interdependência entre clima e relêvo. Isso acontece porque à medida que a altitude aumenta, a temperatura tende a diminuir. Normalmente, a cada 100 metros a mais de altitude, a temperatura do ar diminui aproximadamente 0,6 graus Célsius. Isso explica o fato de, mesmo em regiões de clima quente, encontrarmos áreas de elevada altitude cobertas por geleiras.
- Se possível, complemente as explicações mostrando aos alunos fotos ou imagens de outras regiões montanhosas do mundo com seus cumes cobertos por geleiras. Explique também que essas geleiras são chamadas de alpinas, enquanto as que se formam nas regiões polares são chamadas geleiras continentais, também denominadas glaciares continentais ou .
O tema é reticências
Ciência e tecnologia
Tecnologia
Os pôlderes holandeses
Quando pensamos no uso da tecnologia aplicada ao melhor aproveitamento do espaço geográfico pêlo ser humano, certamente a Holanda é um ótimo exemplo. Oficialmente, a Holanda se chama Reino dos Países Baixos (veja o mapa). êsse nome faz referência a uma de suas principais características: trata-se de um país com cêrca de um quarto de seu território localizado abaixo do nível do mar.
Devido ao crescimento urbano e à necessidade cada vez maior de áreas agricultáveis, foi necessário desenvolver tecnologias que expandissem as áreas para utilização humana. Uma alternativa encontrada foi a construção de pôlderes, que são terrenos construídos artificialmente e localizados abaixo do nível do mar. A partir da construção de diques e de canais, terrenos tornaram-se emersos e passaram a ser utilizados para diversas finalidades.
Holanda
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. sétima edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016. página 43.
Por meio dos pôlderes, os holandeses conseguiram drenar cêrca de um quinto do território de seu país. Atualmente, há mais de .3000 pôlderes na Holanda, e todos são constantemente monitorados, devido ao risco de avanço do mar. Além do monitoramento, quando necessário, os diques são elevados, de modo a impedir a inundação.
Respostas e comentários
Objetivos
- Compreender o que são pôlderes.
- Verificar os benefícios gerados à Holanda com a construção dos pôlderes.
- Entender o funcionamento dos pôlderes.
- O conteúdo abordado ao longo da seção explora as Competências específicas de Geografia 1, 2 e 7, pois trata de conhecimentos que envolvem a relação sociedade e natureza e sua relação com objetos técnicos. Além disso, abrange questões socioambientais.
- Comente com os alunos que os pôlderes são uma tecnologia implantada na Holanda desde o século onze que, com o passar do tempo, foi sendo aperfeiçoada. Atualmente, a Holanda conta com mais de 3 mil pôlderes, alguns com mais de 50 mil hectares. Ressalte também que, além da Holanda, países como Alemanha e Bélgica utilizam o sistema de pôlderes.
- Ao destacar o uso da tecnologia dos pôlderes holandeses é contemplado o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia e Educação ambiental da Bê êne cê cê.
- A construção de pôlderes na Holanda possibilita que áreas antes encharcadas sejam dessalgadas. Nelas, atualmente, são encontrados cultivos de flores, frutos e legumes.
- Destaque a importância de o desenvolvimento tecnológico e científico estar correlacionado aos cuidados com o meio ambiente. Os pôlderes são bons exemplos de desenvolvimento sustentável.
- A troca de opiniões a respeito do assunto explorado na questão 2 desenvolve a prática de argumentação, pois permite que os alunos debatam ideias e pontos de vista sôbre pesquisa e tecnologia. Neste momento, procure deixar o ambiente harmonioso de modo que todos tenham a oportunidade de argumentar e serem ouvidos com respeito e empatia frente às opiniões divergentes.
- A questão 3 exercita aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6 da Bê êne cê cê, ao abranger a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o bem comum.
Como os pôlderes são construídos
A.
Mar
B.
Dique
Construção que impede o avanço da água do mar.
C.
Controle do nível das águas
A drenagem das águas é realizada por meio de canais com comportas e/ou bombas, a fim de impedir a subida excessiva da água no interior da área dos pôlderes.
D.
Pôlder
Porção de terreno abaixo do nível do mar e plano, utilizado para agropecuária, para habitação etc.
- Você já conhecia êsse tipo de tecnologia? Comente com os colegas.
- A tecnologia e o conhecimento aplicados na construção dos pôlderes, na Holanda, começaram a ser utilizados há muito tempo, desde aproximadamente o século onze, e, até hoje, há estudos e pesquisas sendo realizados de modo a aperfeiçoar êsse sistema. Em sua opinião, o investimento em pesquisa e tecnologia é importante para um país? Por quê? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.
- Na Holanda, a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos pôlderes possibilitou que áreas antes alagadas passassem a ser produtivas. Que outros exemplos você conhece de situações naturais adversas que foram contornadas por meio da tecnologia? Faça uma pesquisa explicando a localização da situação analisada, a tecnologia utilizada e os benefícios alcançados. Apresente essas informações para a turma e, se possível, para a comunidade escolar, por meio da elaboração de um mural.
Respostas e comentários
Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.
• A questão 3 contribui para o trabalho com as noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique que para essa pesquisa é importante seguir procedimentos como: definição do tema ou assunto que será pesquisado; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; realizar uma leitura atenta do material encontrado; elaborar uma síntese a partir do material pesquisado. Antes de produzirem o mural, oriente os alunos que verifiquem os seguintes elementos: A pesquisa possui informações necessárias para a atividade proposta? A pesquisa contemplou diversas fonte de pesquisas, como livros, sites e jornais? A pesquisa apresenta informações recentes sôbre o tema?
Respostas
1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expor seus conhecimentos prévios. êsse tipo de tecnologia também é utilizado em outros lugares do mundo, como Japão, Alemanha e Bélgica.
2. Resposta pessoal. O objetivo dessa questão é promover uma reflexão sôbre o assunto, incentivando os alunos a compreender a importância das tecnologias para o desenvolvimento da economia de uma comunidade e, até mesmo, para a melhoria da qualidade de vida de uma população. Explique que certos países realizam grandes investimentos em pesquisa e que isso atrai talentos para essas regiões, favorecendo o desenvolvimento tecnológico. Comente também que, em geral, os pesquisadores brasileiros ainda enfrentam grandes problemas gerados pêla falta de recursos e de investimentos.
3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a identificar, por exemplo, a construção de túneis, de pontes e de edifícios em áreas de constante atividade sísmica, de sistema de irrigação em áreas com poucas chuvas, entre outros. Essa atividade visa aprofundar a ideia de que a tecnologia pode ter uma importância fundamental na relação do ser humano com a natureza. Auxilie-os a compreender, de que modo a tecnologia pesquisada foi importante no contexto no qual foi aplicada. Questione, também, se essa aplicação provocou ou não danos ao meio ambiente, trazendo à tona essa problematização.