Geografia em representações

Projeções cônicas e planas ou azimutais

Além da projeção cilíndrica, que estudamos na unidade 1, existem outros tipos de projeções cartográficas. Cada uma delas representa a superfície do planeta e apresenta diferentes distorções. Por isso, são utilizadas com objetivos também diferentes. Verifique os exemplos a seguir.

A.

Ilustração A. Uma folha sobre o topo de um globo terrestre formando uma estrutura cônica.

Projeções cônicas

A projeção de , representada nesta página, é um exemplo de projeção cônica. Nela, a superfície esférica da Terra, com as linhas dos paralelos e meridianos, é projetada sôbre um cone, como destaca a imagem (A.).

Na imagem (B.), observamos que a projeção cônica representa, com maior exatidão, as áreas localizadas entre a linha do Equador e os trópicos. Já as distorções são maiores nas áreas entre os trópicos e as regiões polares.

Projeção cônica de

Mapa. Projeção cônica de Albers. Mostrando os continentes de forma distorcida. Os seguintes países estão demarcados: Argentina, Brasil, França, Argélia, África do Sul, Arábia Saudita e Índia. No canto inferior direito, a escala: 3000 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 21.

B.

Esquema B. Mostrando o mapa com projeção cônica dividido em faixas curvas indicadas como: Distorções. Baixa: na área central. Média: ao norte e ao sul da faixa central. Alta: nas duas extremidades.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 21.

Observe as imagens e responda à questão a seguir.

1. Comparando as imagens, identifique quais áreas ou países apresentam maior ou menor distorção quando representados na projeção cônica.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Identificar e interpretar uma projeção cônica.
  • Verificar que o planisfério de é uma projeção cônica.
  • Identificar e interpretar uma projeção plana ou azimutal.
  • Comparar diferentes tipos de projeções cartográficas.

  • Antes de explorar o conteúdo referente à projeção cônica, apresente aos alunos várias projeções cartográficas, questionando-os sôbre o que êles percebem de diferente entre as imagens. Assim, é possível identificar os conhecimentos prévios deles, servindo de subsídios para os encaminhamentos dêste tema da unidade.
  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação da superfície terrestre na projeção cônica. Comente que a área da superfície terrestre representada nessa projeção não permite a visualização de parte da Ásia e da Oceania.
  • Auxilie-os na observação e na análise dos mapas apresentados. Peça-lhes que comparem mapas com o planisfério em projeção cilíndrica, mostrado na página 25 dêste volume, com o planisfério em projeções planas ou azimutais, apresentado na página 133.
  • Se possível, complemente o estudo com a apresentação de mapas elaborados em outras projeções cartográficas, disponíveis em atlas escolares ou no acervo da biblioteca da escola.
  • As comparações entre diferentes projeções cartográficas propostas nas páginas 132 e 133 contemplam aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, possibilitando a aplicação da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê.

Resposta

1. As áreas que apresentam maiores distorções estão localizadas entre os trópicos e as regiões polares. Já as áreas que possuem menores distorções estão entre a linha do Equador e os trópicos.

Projeções planas ou azimutais

O planisfério de é um exemplo de projeção plana, também denominada azimutal.

Nesse tipo de projeção, a superfície esférica da Terra, com as linhas dos paralelos e meridianos, é projetada sôbre um plano, tendo seu centro localizado em um determinado ponto da superfície do globo, como vemos na imagem (A.).

A.

Ilustração A. Uma folha circular sobre o topo do globo terrestre.

Observe a seguir a representação da projeção de .

Projeção plana de

Mapa. Projeção plana de Fuller. Mostrando os continentes visto do topo, com Polo Norte no centro, Estados Unidos, Rússia, Japão e França disposto ao redor dele; Argentina e Brasil à esquerda; Argélia, África do Sul e Arábia Saudita ao sul; China, Índia e Austrália à direita. No canto inferior direito, a escala: 2330 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 11.

Na representação (B.), vemos que a projeção plana retrata, com maior exatidão, as áreas localizadas mais próximo ao centro da representação. Quanto mais afastado do centro, maiores são as distorções.

B.

Esquema B. Mapa circular dividido em círculos que indicam: Distorções. Baixa: ao centro. Média: ao redor da região central. Alta: na borda.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. página 6.

Observe as imagens e responda à questão a seguir.

2. Compare as imagens e identifique quais áreas ou países apresentam maior ou menor distorção, quando representados na projeção plana ou azimutal.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos na comparação entre a figura e a projeção cartográfica.
  • Auxilie-os na observação e análise dos mapas apresentados. Peça também que comparem mapas com o planisfério em projeção cilíndrica mostrado na página 25. > Se possível, apresente aos alunos o vídeo sôbre projeções cartográficas, disponível em: https://oeds.link/Z8XZ0N. Acesso em: 8 junho 2022. Nesse vídeo, êles poderão apreciar uma explicação detalhada das diferentes projeções cartográficas do planeta Terra.

Resposta

2. As áreas que apresentam maior distorção são as áreas mais afastadas do centro da projeção. Já as que apresentam menor distorção são as áreas do centro da projeção.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe novamente o mapa político da Europa, na página 122. Quais países têm terras na zona polar do planeta? Anote a resposta no caderno.
  2. Observe o mapa de relêvo do continente europeu, na página 123. Em seguida, responda às questões a seguir no caderno.
    1. Quais são as três principais fórmas de relêvo encontradas na Europa?
    2. Escreva um exemplo de relêvo de origem recente e um exemplo de relêvo mais antigo existentes no continente europeu.
  3. Com base nos mapas de clima e de vegetação da Europa, apresentados na página 126, responda às questões a seguir no caderno.
    1. Qual é a formação vegetal natural predominante nesse continente? Escreva a principal característica dessa vegetação.
    2. Quais são as formações vegetais típicas do clima frio e do clima polar no continente europeu?
  4. Qual é a influência da massa de ar tropical no clima mediterrâneo?

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe a foto a seguir. Em seguida, responda às questões no caderno.

Fotografia. Uma embarcação extensa navegando em um rio. Na margem há carros estacionados, áreas cobertas por vegetação rasteira, árvores e casas.
Embarcação transportando produtos em trecho do rio Reno, na Alemanha, em 2021.
  1. Explique a importância econômica dêsse rio para o continente europeu.
  2. Com base no que você estudou, explique como a rede hidrográfica é aproveitada na Europa.
Respostas e comentários

1. Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

2. a) Planícies, planaltos e montanhas.

2. b) Como exemplo de origem recente, os alunos deverão dar destaque às áreas montanhosas; e de relevos mais antigos, às áreas de planaltos.

3. a) Floresta temperada e subtropical. É composta, principalmente, de árvores caducifólias, ou seja, que perdem suas folhas durante o outono.

3. b) Nas áreas de clima frio, desenvolve-se a floresta boreal, também conhecida como taiga. Já nas áreas de clima polar, há o predomínio da tundra.

4. Essa massa de ar, que se fórma sôbre o deserto do Saara e atinge a região do Mediterrâneo, é quente e sêca e faz o clima mediterrâneo apresentar verões quentes (com média de 30 graus Célsius) e secos.

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) A rede hidrográfica europeia é bastante utilizada para o abastecimento de áreas urbanas e parques industriais; para a irrigação de lavouras; para a geração de energia hidrelétrica, além de ser utilizada como via de transporte de mercadorias e de pessoas.

  • Se julgar conveniente, proponha aos alunos que realizem as atividades em duplas a fim de que conversem e troquem entre si conhecimentos sôbre as questões. Ao compartilharem ideias, êles complementam as respostas um do outro e ampliam habilidades de argumentação e empatia.
  • As atividades destas páginas exploram a Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê, visto que possibilitam aos alunos expor suas ideias a respeito do tema com base em conhecimentos geográficos para explicar as situações-problema apresentadas.
  • Aproveite a seção Organizando os conhecimentos e verifique se os alunos possuem alguma dúvida sôbre os assuntos abordados ao longo do capítulo estudado. Caso considere necessário, retome algum tema abordado nas páginas anteriores.
  • A questão 5 desta página favorece o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê, ao explorar o uso que o ser humano faz dos recursos da natureza ao longo do tempo.

Resposta

5. a ) O Rio Reno constitui-se em uma importante hidrovia para o transporte regional de mercadorias. Grande parte das cargas transportadas nele é levada até o Mar do Norte, onde está localizado o Pôrto de Roterdã, na foz dêsse rio.

6. Observe as projeções a seguir.

A.

Mapa A. Mostrando os continentes em plano retangular. Os seguintes países estão demarcados: Canadá, Estados Unidos, Brasil e Argentina no oeste, França, Argélia, África do Sul e Arábia Saudita na área central, Rússia, China, Japão e Austrália no leste. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 3710 quilômetros por centímetro.

B.

Mapa B. Mostrando os continentes em área circular com o Polo Norte ao centro, Estados Unidos, Argentina e Brasil à esquerda, França, Argélia, África do Sul e Arábia Saudita na parte inferior, Rússia, Japão, China, Índia e Austrália à direita. No canto inferior direito, a escala: 4625 quilômetros por centímetro.

C.

Mapa C. Mostrando os continentes em plano cônico, com Argentina e Brasil à esquerda, França e Argélia no centro, África do Sul na parte inferior, Arábia Saudita e Índia à direita. No canto inferior, direito, a escala: 2145 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa dos mapas: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 21, 23.

No caderno, relacione essas projeções a cada uma das afirmações a seguir.

um ) Projeção plana ou azimutal de .

dois ) Projeção mais comumente utilizada na representação de toda a superfície terrestre.

três ) Projeção cilíndrica de Mercator.

quatro ) Projeção na qual os países localizados mais próximo à linha do Equador são representados com menor distorção.

cinco ) Projeção cônica de Albers.

seis ) Projeção comumente utilizada na representação do polo Norte.

sete ) Projeção na qual as áreas mais afastadas do centro são representadas com maiores distorções.

Respostas e comentários

6. um - B; dois - A; três - A; quatro - A; cinco - C; seis - B; sete - B.

Ao realizarem a questão 6, os alunos desenvolverão aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, pois, por meio da análise das imagens apresentadas, poderão comparar a superfície terrestre representada em diferentes projeções cartográficas.

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos a realização da atividade a seguir, como fórma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Caso você precisasse realizar um estudo sôbre os fluxos de produtos industrializados entre os países do mundo, qual projeção cartográfica você utilizaria para representar êsse estudo? Justifique sua resposta.

Resposta

Possível resposta: A projeção plana ou azimutal, porque essa projeção possibilita representar melhor os fluxos comerciais entre as diferentes regiões do planeta.