CAPÍTULO 11 A população da Europa

A Europa é um continente bastante populoso e povoado, cuja população absoluta é de, aproximadamente, 748 milhões de habitantes, e sua densidade demográfica é em tôrnode 71 hab./km2. No entanto, essa é a densidade demográfica média, o que significa que existem áreas do continente bem mais povoadas e outras bem menos povoadas.

O mapa mostra a distribuição da população no continente europeu.

Densidade demográfica da Europa (2015)

Mapa. Densidade demográfica da Europa (2015). 
Habitantes (por quilômetros quadrados). 
Menos de 1 e de 1,1 a 10: norte da Rússia (Parte europeia), Finlândia, Suécia e Noruega, sul de Belarus, sul da Bósnia-Herzegovina e Sérvia, centro da Itália e norte da Espanha. 
10,1 a 25: faixa norte da Rússia (parte europeia), sul da Finlândia, oeste da Noruega e sul da Suécia, sul da Áustria, leste da Suíça, norte da Eslovênia, sul da Hungria, norte da Bósnia-Herzegovina, Sérvia, norte de Montenegro, Macedônia, oeste da Bulgária e Albânia, Grécia, centro e sul da Espanha. 
25,1 a 100: noroeste da Espanha, oeste da França, norte e centro da Alemanha, norte e sul da Polônia, sul da República Tcheca, norte da Áustria, Eslováquia, norte da Hungria, sudoeste da Rússia, Ucrânia, Moldávia e Romênia, centro e leste da Bulgária, leste da Macedônia e Turquia (parte europeia). 
Acima de 100: Irlanda, Reino Unido, oeste e leste da França, Bélgica e Holanda, oeste da Suíça, norte e sul da Itália, norte e oeste da Alemanha, centro da Polônia, norte da República Tcheca, sul de Belarus e noroeste da Ucrânia. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior esquerdo, a escala: 320 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Vaz Jussara. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016.

Questão 1.

Com base nos mapas das páginas 123 e 126, cite quais fatores naturais influenciam a existência de áreas de baixa densidade demográfica no continente europeu.

A distribuição desigual da população

No mapa da distribuição da população europeia, podemos observar que os habitantes encontram-se distribuídos irregularmente pêlo território do continente. As maiores concentrações populacionais estão localizadas principalmente na porção central do continente, sobretudo nas proximidades de grandes áreas urbano-industriais, como Londres (Reino Unido), liôn (França), Milão (Itália), Fránquifut (Alemanha) e (Holanda).

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: O clima frio das elevadas latitudes e as áreas montanhosas.

Objetivos do capítulo

  • Verificar as principais características populacionais da Europa.
  • Analisar as características relacionadas à elevada qualidade de vida da população europeia.
  • Conhecer o passado socialista dos países do Léste europeu.
  • Analisar algumas consequências do processo de envelhecimento da população europeia.
  • Conhecer algumas características do processo de urbanização do continente europeu.

Justificativas

No decorrer do capítulo, os alunos conhecerão as principais características populacionais do continente europeu, analisando aspectos como a distribuição da população pêlo território e as características socioeconômicas da população europeia, percebendo aspectos como a longevidade e a qualidade de vida elevada, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê. êles também poderão compreender o passado do Léste europeu e sua relação com o sistema político-econômico socialista. Ao estudar a diminuição da natalidade e o envelhecimento da população, farão análises sôbre a desaceleração no ritmo do crescimento populacional no continente.

Dessa fórma, os alunos desenvolverão parte das habilidades ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê ao analisar mapas temáticos e representações gráficas com dados estatísticos. Por fim, contemplarão aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero oito e ê éfe zero nove gê ê um zero da Bê êne cê cê, pois terão a oportunidade de refletir sôbre questões territoriais e as características do processo de urbanização e industrialização, bem como suas causas e consequências para a economia.

  • Relembre-os sôbre o conceito de densidade demográfica. Em seguida, incentive a leitura do mapa, identificando os países com maiores e menores densidades demográficas. Se possível, apresente a êles mais imagens das cidades do continente europeu.
  • Peça aos alunos que comparem o mapa do relêvo da página 123 com o mapa da página 136 e relacionem as áreas mais densamente povoadas com as altitudes do relêvo.
  • As comparações e as análises propostas contribuem para o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê, pois ampliam o senso crítico e uso de argumentos com base em conceitos geográficos.
Fotografia. Cidade com diversos edifícios e prédios menores na margem de um rio, onde há uma ponte.
Londres é uma das maiores e mais populosas cidades da Europa. Na foto, moradias de um antigo bairro e, ao fundo, moderno centro financeiro da cidade de Londres, Reino Unido, em 2021.

De modo geral, as menores densidades demográficas do continente europeu são observadas em regiões onde os aspectos naturais dificultam a ocupação humana, como as áreas de clima frio e de clima polar, predominantes nas latitudes elevadas, e nos terrenos montanhosos dêsse continente, como nos Alpes.

Fotografia. Vista do alto. À esquerda, uma pequena igreja com telhado vermelho, em frene a ela, casas divididas em quarteirões. À esquerda, o mar com formações rochosas e à direita, montanhas cobertas por vegetação.
Paisagem da ilha de , Islândia, em 2021. O frio intenso e o terreno montanhoso da região dificultam a sua ocupação.

Analise a tabela e compare a densidade populacional de alguns países europeus.

Densidade demográfica de alguns países europeus − 2021

País

População (em habitantes)

Área (em km2)

Densidade demográfica (hab./km2)

Dinamarca

5.813.302

43.094

135

Portugal

10.167.923

92.090

110

Reino Unido

68.207.114

243.610

280

Hungria

9.634.162

93.028

104

Itália

60.367.471

301.340

200

Noruega

5.465.629

323.802

17

Finlândia

5.548.361

338.145

16

Fontes de pesquisa: United Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. IBgê é. Países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1. Acessos em: 7 junho 2022.

Respostas e comentários
  • Explore a tabela sôbre a densidade demográfica apresentada nesta página. Oriente os alunos a verificar a disparidade entre os números de habitantes e as áreas dos países representados. Peça que comparem as densidades demográficas dêsses países com a do Brasil, que é de aproximadamente 25 habitantes por quilômetro quadrado. Em seguida, verifique as conclusões a que chegaram.
  • Para complementar os estudos referentes à densidade demográfica de alguns países europeus, proponha aos alunos a produção de gráficos de barras com os dados apresentados nesta página (população absoluta, área ou densidade demográfica). Esta atividade explora parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê. Se possível, sugira-lhes que elaborem o gráfico utilizando um programa ou aplicativo de computador para produção de gráficos. Ao final desta atividade, os alunos poderão apresentar suas produções ao restante da turma por meio de um programa de computador e de um projetor multimídia. Essas atividades exploram as Competências gerais 4 e 5 da Bê êne cê cê, pois os alunos usarão a tecnologia e diferentes linguagens para expressar seus aprendizados.

Condições de vida na Europa

Embora grande parte da população europeia apresente uma boa qualidade de vida, existem grandes disparidades socioeconômicas entre os países do continente.

Alguns países europeus, como Noruega, Alemanha e Suíça, dispõem de amplo acesso a serviços de saúde eficientes. êsse fato pode ser identificado pêla baixa mortalidade infantil, pêla alta expectativa de vida e pêla alta renda per cápita.

A adoção de uma política de bem-estar social por vários países da Europa, após a Segunda Guerra Mundial, em parte foi responsável pêla elevada qualidade de vida da população. Essa política realizou amplos investimentos nas áreas da saúde, da educação e do trabalho. Além disso, promoveu uma melhoria dos serviços de segurança e de previdência social, como o seguro-desemprêgo e a aposentadoria.

Fotografia. Uma pessoa usando touca, máscara, avental e luvas, olhando um monitor com ondas e escrevendo em uma prancheta. Há diversos equipamentos em frente.
Uma característica comum a muitos países europeus são os avançados serviços de saúde. Na foto, sala com equipamentos modernos em um Hospital de Estocolmo, Suécia, em 2020.

No entanto, outros países europeus, entre êles Letônia, Romênia, Ucrânia, Hungria e Bulgária, apresentam indicadores socioeconômicos menos favoráveis, o que se reflete na qualidade de vida de suas populações.

O aumento da pobreza e das desigualdades sociais são alguns dos problemas que afetam uma parcela das populações que vivem nesses países.

As raízes de tais problemas sociais estão relacionados, principalmente, a fatores políticos, econômicos e históricos, assunto tratado na página seguinte.

Fotografia. Sacolas e objetos amontoados em uma plataforma extensa.
Abrigos improvisados em Fránquifut, Alemanha, em 2018.
Respostas e comentários

Os conteúdos das páginas 136 a 143 possibilitam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, pois tratam de aspectos populacionais, urbanos e econômicos dos países europeus.

Algo a mais

O livro Uma breve história da Europa analisa a história do continente europeu, mostrando a influência das civilizações grega e romana, do cristianismo, das ciências e das artes até os dias atuais. O autor também destaca a influência dos aspectos geográficos, políticos, culturais e sociais que moldaram o continente.

> , Jác él í. Uma breve história da Europa. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Atividade a mais

O quadro a seguir apresenta alguns dados relacionados à qualidade de vida da população europeia. Reproduza-a para os alunos e proponha que respondam às questões propostas.

Qualidade de vida da população de alguns países europeus

País

Noruega

Suíça

Alemanha

Letônia

Romênia

Ucrânia

IDH 2019

0,957

0,955

0,947

0,866

0,828

0,779

Mortalidade infantil (por grupo de mil, nascidos vivos) 2020

1,8

3,5

3,1

3,4

5,6

6,9

Expectativa de vida (em anos) 2019

82,4

83,8

81,3

75,3

76,1

72,1

Renda per capita (em US$) 2020

67.329

87.100

46.252

17.704

12.956

3.751

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/J95YLG; THE WORLD BANK. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 9 junho 2022.

A Europa Oriental e os ex-países socialistas

A partir da década de 1920, o sistema político-econômico socialista foi implantado em vários países do Léste Europeu, como Polônia, Hungria e Romênia. No entanto, a economia socialista passou por um período de crise, ocasionando uma piora na qualidade de vida da população. Os baixos salários e a carência de produtos básicos, sobretudo de alimentos, foram alguns dos problemas que mais afetaram a população do Léste Europeu.

Após a queda do socialismo naquela região, os países passaram a incorporar gradativamente a economia capitalista. No entanto, as mudanças políticas e econômicas implantadas não foram capazes de gerar benefícios sociais e econômicos para todo o conjunto da população.

Regionalização da Europa

A regionalização do continente europeu em Europa Ocidental e Europa Oriental ocorreu após a Segunda Guerra Mundial (19391945), quando o continente foi dividido em duas grandes regiões político-econômicas:

  • Europa Ocidental, capitalista, sob influência dos Estados Unidos;
  • Europa Oriental, ou Léste Europeu, socialista, sob influência da União Soviética.

Após a queda do sistema econômico socialista e do fim da União Soviética, entre o final da década de 1980 e início de 1990, essa divisão deixou de existir. Contudo, as diferenças sociais e econômicas existentes entre países ainda são profundas: os países ex-socialistas do antigo Léste Europeu são menos desenvolvidos nos setores tecnológico e socioeconômico, quando comparados aos países da Europa Ocidental.

Europa ocidental e Europa oriental (1945 1991)

Mapa. Europa ocidental e Europa oriental (1945 - 1991). 
Europa Oriental (países socialistas): União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Iugoslávia, Bulgária, Albânia e Geórgia. 
Europa Ocidental (países capitalistas): Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Irlanda, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Alemanha Ocidental, Luxemburgo, Liechtenstein, França, Suíça, Áustria, Andorra, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Turquia (parte europeia), Chipre e Malta. Na parte superior, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 515 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr sem (organizador). Geografia do Brasil. sexta edição São Paulo: êduspi, 2019. página 243

Respostas e comentários
  • No estudo desta página, promova a articulação com o componente curricular de História para explicar aos alunos tanto o contexto histórico do fim do sistema econômico socialista na União Soviética quanto o conceito dos sistemas político-econômicos: socialista e capitalista.
  • O estudo do tema Europa Oriental e os ex-países socialistas contempla aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito da Bê êne cê cê ao tratar da dinâmica das fronteiras no continente europeu.
  • Comente com os alunos que boa parcela da população de ex-países socialistas da Europa Oriental ainda vive com baixos salários, o que não lhes permite, por exemplo, adquirir uma moradia de qualidade nem pagar tratamentos médicos.

a ) Quais países apresentam as menores taxas de mortalidade infantil? E quais apresentam as menores expectativas de vida?

b ) Com base nos valores do í dê agá, quais dêsses países apresentam melhores condições de vida?

Respostas

a ) Entre os países mostrados na tabela, Noruega, Alemanha, Letônia e Suíça apresentam as menores taxas de mortalidade infantil. Romênia, Letônia e Ucrânia apresentam as menores expectativas de vida.

b ) Noruega, Alemanha e Suíça são os países que possuem melhores condições de vida, pois apresentam í dê agá (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevado.

Aspectos demográficos

Atualmente, o ritmo lento de crescimento natural ou vegetativo da população é uma característica comum a grande parte dos países europeus, sobretudo daqueles com maior desenvolvimento econômico.

Embora as taxas de natalidade sejam diferentes de um país para outro, de modo geral, elas estão reduzidas. Em alguns países, essas taxas chegam a ser inferiores às taxas de mortalidade, ou seja, a quantidade de pessoas que nascem é menor do que a de pessoas que morrem. Isso significa que, nesses países, o crescimento natural da população torna-se negativo. Veja a tabela a seguir.

País

Taxa de natalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025*

Taxa de mortalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025*

Crescimento natural da população (por grupo de mil pessoas) 2020-2025*

Reino Unido

11,3

9,5

1,8

Alemanha

9,4

11,7

−2,3

Espanha

7,9

9,5

−1,6

Hungria

9,3

13,0

−3,7

Lituânia

9,8

14,4

−4,6

Fonte de pesquisa: United Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 7 junho 2022. *Projeção.

Questão 2.

Entre os países expostos na tabela, qual apresenta a maior e qual apresenta a menor taxa de crescimento natural da população, respectivamente?

Por que a natalidade diminuiu tanto?

Na Europa, as taxas de natalidade começaram a baixar quando a população passou a apresentar mudanças em sua estrutura familiar, principalmente a partir do final do século dezenove e início do século vinte.

Um aspecto fundamental que contribuiu para a queda nas taxas de natalidade foi a inserção das mulheres no mercado de trabalho, que deixaram de se dedicar exclusivamente ao trabalho doméstico. Além disso, com a intensificação do processo de urbanização, os gastos com alimentação, vestuário, educação e saúde, por exemplo, se elevaram, fazendo as famílias optarem por um número reduzido de filhos.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Reino Unido apresenta a maior taxa de crescimento natural da população, e a Lituânia apresenta a menor taxa de crescimento natural da população.

Comente com os alunos que há casos em que a população de um país não é acrescida e nem diminuída em número de habitantes, o que contribui para que permaneça estagnada ao longo dos anos.

Algo a mais

  • No site da ônu estão disponíveis informações do crescimento da população por continentes. Acesse essas informações e explique para os alunos que a Ásia e a África são os continentes com maior crescimento populacional, enquanto a Europa e a Oceania têm o menor crescimento da população. Por sua vez, a América tem crescimento intermediário entre os continentes. > ônu. World Population Prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 8 julho2022.
  • A análise dessas informações contempla a Competência específica de Ciências Humanas 7 e a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, pois apresenta a interpretação de dados populacionais a partir da linguagem gráfica.

O envelhecimento da população europeia

O ritmo cada vez mais lento de crescimento da população europeia tem provocado grandes mudanças na composição etária da população do continente. As reduzidas taxas de natalidade vêm diminuindo cada vez mais o número de crianças e de jovens no total da população, enquanto as baixas taxas de mortalidade, proporcionadas por melhores condições, vêm aumentando a expectativa de vida e, com isso, a quantidade de idosos na Europa.

Analise a pirâmide etária da Dinamarca, que retrata as características demográficas da grande maioria dos países europeus.

Pirâmide etária da Dinamarca (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da Dinamarca (2021). 
Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 120 e 180 mil habitantes. 
Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 150 a 200 mil habitantes. 
Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando de 150 a 180 mil habitantes.

Fonte de pesquisa: United Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 9 junho 2022.

Questão 3.

De acôrdo com a pirâmide, qual relação se pode estabelecer entre as taxas de natalidade e a base estreita do gráfico?

Questão 4.

E qual é a relação entre as condições de vida da população e o tôpo largo da pirâmide?

A base estreita em relação ao restante da pirâmide etária reflete o reduzido número de crianças e de jovens na população, em consequência das baixas taxas de natalidade. Em contrapartida, o tôpo largo da pirâmide retrata o elevado número de idosos, reflexo das baixas taxas de mortalidade.

Considerando a elevada qualidade de vida dos europeus, a tendência é que, cada vez mais, aumente o número de idosos e adultos entre a população europeia. O envelhecimento dessa população tem preocupado os governos, pois o sistema previdenciário, que paga as aposentadorias, vem mostrando sinais de défícíti em muitos países europeus. Isso significa que o pagamento das aposentadorias está superando as contribuições vindas do trabalho realizado por jovens e adultos.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: A base estreita da pirâmide etária retrata as baixas taxas de natalidade da Dinamarca.

Questão 4. Resposta. O tôpo largo da pirâmide mostra uma grande proporção de idosos, o que decorre das boas condições e da elevada expectativa de vida da população.

  • Explique aos alunos que, na tentativa de amenizar o problema do défícíti previdenciário, vários países europeus tendem a aumentar a idade mínima para a aposentadoria, de modo que os trabalhadores permaneçam por mais tempo na ativa contribuindo para o sistema previdenciário.
  • Se julgar pertinente, realize uma conversa com os alunos a respeito do tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
  • Aproveite a oportunidade e conduza a conversa explorando a realidade brasileira, solicitando aos alunos que reflitam sôbre a importância de respeitarmos os idosos. Relembre que a população do Brasil está passando por um processo de envelhecimento e respeitar os idosos é necessário.
  • Essa reflexão contribui para o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 10 da Bê êne cê cê, ao promover uma conversa com base em princípios democráticos, inclusivos e solidários.
  • Para complementar os estudos, proponha aos alunos que, em duplas, façam uma entrevista e produzam um vídeo com um idoso que possa relatar sua vida no passado e atualmente. Oriente-os a formular perguntas a fim de identificar o que mudou na vida dêsse idoso com o passar dos anos, tanto para melhor quanto para pior. Por exemplo: O que mudou na questão da fórma de se comunicar? Como as compras eram feitas antigamente? Já fez compras pêla internet? Como você percebe as mudanças na urbanização das cidades?.
  • Após realizarem as entrevistas e as edições de vídeo, combine com os alunos um dia para as apresentações. êsse tipo de abordagem possibilita que criem as próprias maneiras de divulgar as informações coletadas na entrevista, utilizando ferramentas que fazem parte das culturas juvenis.

Urbanização da Europa

Atualmente, grande parte da população europeia vive em cidades. Alguns países, como Bélgica e Islândia, apresentam mais de 94% da população vivendo em áreas urbanas. êsse predomínio da população urbana sôbre a rural deve-se a fatores históricos e econômicos ocorridos no continente europeu.

O processo de industrialização, iniciado no século dezoito na Inglaterra e que se espalhou posteriormente para outros países europeus, provocou um significativo aumento da população urbana no continente. Com o avanço dêsse processo, cada vez mais pessoas do campo foram atraídas para o trabalho nas fábricas instaladas em muitas cidades.

Ao mesmo tempo, a própria indústria passou a fabricar instrumentos e maquinários que, conforme foram inseridos nas propriedades rurais, dispensaram boa parte dos trabalhadores. êsse fato acabou intensificando o êxodo rural em vários países europeus, pois ocasionou a perda de emprêgo para muitos camponeses, fazendo-os abandonar o campo e migrar para as cidades à procura de trabalho. Veja a imagem a seguir.

Pintura. Uma cidade repleta de casas e fábricas com chaminés expelindo fumaça. À direita há um pátio com galpões e chaminés altas. Há pessoas em um morro no primeiro plano e ao fundo, mais morros.
Essa imagem, de 1854, mostra a concentração de várias casas e indústrias em chéfild, Inglaterra. Assim como chéfild, até a metade do século dezenove muitas outras cidades europeias cresceram de fórma impressionante devido ao processo de industrialização.

Questão 5.

Qual é o aspecto da industrialização que mais chama sua atenção nesta imagem?

Respostas e comentários

Questão 5. Resposta pessoal. Os alunos podem citar as chaminés e a fumaça que sai delas e a quantidade de indústrias no pequeno espaço da tela. Peça-lhes que diferenciem as chaminés das indústrias (mais altas) às das residências (mais baixas, próximo ao teto).

  • Explique aos alunos que nas cidades, durante o período de industrialização, a vida dos trabalhadores era muito difícil, pois grande parte dos operários vivia em bairros populosos e sem as mínimas condições de higiene. Além disso, devido aos baixos salários, muitas vezes, não conseguiam suprir algumas de suas necessidades básicas, como a alimentação. A situação precária de vida naquele período levou muitos europeus a migrar para outros continentes, como a América, em busca de melhores condições de vida.
  • A questão da urbanização europeia apresentada nesta página contempla parte das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, ao analisar as características de países europeus em seus aspectos populacionais e urbanos, e ê éfe zero nove gê ê um zero, ao analisar impactos do processo de industrialização na produção e na circulação de produtos na Europa.
  • Aproveite a imagem para desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa em estudo de recepção. Para isso, obtenha mais informações no tópico Práticas de pesquisa nas orientações gerais dêste manual. Proponha-lhes que confiram a imagem da página e que façam uma análise detalhada do que ela pretende transmitir. Incentive-os a analisar o contexto histórico-social e os aspectos econômicos da época.

Conforme o processo de industrialização e de urbanização foi se intensificando, uma ampla e articulada rede urbana, composta, sobretudo, de metrópoles, foi sendo construída na Europa. No final do século dezenove, êsse continente já contava com importantes metrópoles, como Londres, Milão e Paris. pêlo fato de concentrarem grande parte dos centros comerciais, financeiros, administrativos e políticos, ao longo do tempo essas metrópoles passaram a exercer influência sôbre outras áreas urbanas da Europa e de outros continentes.

Atualmente, a Europa conta com uma das maiores redes urbanas do mundo. A proximidade da área urbana de grandes metrópoles do continente, entre elas Londres, Paris, Zurique e Milão, deu origem a uma extensa megalópoleglossário , que abrange desde o Reino Unido até o norte da Itália, em Milão. Veja o mapa.

Uma urbanização desigual

O processo de urbanização não ocorreu de maneira homogênea em toda a Europa. Os países que se industrializaram primeiro, como Inglaterra, Alemanha e França, foram os que também primeiro se urbanizaram. Alguns países do Léste Europeu, entre êles Albânia, Eslovênia e Moldávia, deram início ao processo de urbanização somente no século vinte. Nesses países, ainda encontramos parte significativa da população vivendo na área rural.

Megalópole europeia (2019)

Mapa. Megalópole europeia (2019). 
Centro: espaço de economia dinâmica - megalópole europeia: área abrangendo Milão, Zurique, Bruxelas e Amsterdã. 
Metrópole mundial: Paris e Londres. 
Metrópole europeia: Estocolmo, Viena, Roma, Barcelona, Madrid e Istambul. 
Metrópole nacional: Amsterdã, Bruxelas, Berlim, Zurique, Munique, Milão e Lisboa. 
Principal eixo de circulação e trocas: Entre Amsterdã, Madrid, Barcelona, Bruxelas, Zurique, Milão, Londres e Paris. 
Porto movimentado: Mar do Norte, entre Amsterdã, Londres e Bruxelas,  sul da Espanha, da França, norte da Itália e sul da Noruega. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala:  450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2018. página 92.

Questão 6.

De que maneira o processo de industrialização intensificou a urbanização do continente europeu?

Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: O processo de industrialização atraiu muitas pessoas do campo para o trabalho nas fábricas das cidades. Além disso, a indústria passou a fabricar instrumentos e maquinários que, conforme iam sendo inseridos nas propriedades rurais, dispensavam boa parte dos trabalhadores, que passaram a buscar empregos nas cidades.

  • Auxilie os alunos na leitura do mapa apresentado na página. Faça a leitura da legenda e, na sequência, a interpretação das informações representadas no mapa, sobretudo da área da megalópole europeia.
  • Ao realizar a questão 6 são contemplados aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, pois promove a interpretação de mapas temáticos para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sôbre diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais, além de comparar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com base no mapa da página 136, descreva resumidamente como a população europeia está distribuída no continente, dando destaque às áreas de maior e menor densidade demográfica.
  2. Que fatores naturais explicam as baixas densidades demográficas no extremo norte do continente europeu?
  3. Que argumentos você utilizaria para afirmar que grande parte dos europeus tem uma boa qualidade de vida?
  4. Quais fatores promoveram a queda das taxas de natalidade no continente europeu?
  5. Após a Segunda Guerra Mundial (19391945) até o início da década de 1990, o continente europeu ficou dividido em duas grandes regiões político-econômicas. Quais eram essas regiões? Caracterize cada uma delas.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Reúnam-se em grupos de no máximo cinco alunos e pesquisem notícias sôbre a ocorrência da invasão e ataques russos à Ucrânia, iniciados em 2022. Investiguem quais foram as motivações e as principais consequências para os habitantes da Ucrânia. Façam um resumo e exponham as informações por meio de vídeo ou podcast.
  2. Observe as pirâmides etárias e responda às questões a seguir.

Pirâmide etária da Etiópia (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da Etiópia (2021). 
Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 1 e 2 milhão de habitantes. 
Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 2 a 6 milhões de habitantes. 
Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando de 6 a 8 milhões de habitantes. Os valores diminuem gradativamente conforme as idades aumentam.

Pirâmide etária da Alemanha (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da Alemanha (2021). 
Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos, se mantendo na faixa dos 2 milhões de habitantes. 
Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 2 a 4 milhões de habitantes. 
Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 2 e 4 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa dos gráficos: United Nations. World population prospects. https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 9 junho 2022.

Respostas e comentários

1. De acôrdo com o mapa, a população europeia está distribuída de maneira desigual pêlo continente. As áreas de maior densidade demográfica estão localizadas na porção central do continente, enquanto as áreas de menor densidade estão localizadas no extremo norte.

2. O clima frio e o polar, predominantes nas latitudes elevadas, são um fator natural que dificulta a ocupação humana no extremo norte da Europa, o que explica as baixas densidades demográficas nessa porção do continente.

3. Resposta pessoal. Grande parte da população europeia apresenta elevados indicadores socioeconômicos, como í dê agá, expectativa de vida e renda per cápita altas, fatores que resultam em boas condições de vida.

4. Mudanças na estrutura familiar, principalmente a partir do fim do século dezenove e início do século vinte; inserção das mulheres no mercado de trabalho e o elevado custo de vida decorrente dos gastos necessários aos habitantes dos centros urbanos.

5. Ao longo dêsse período, o continente europeu ficou dividido em Europa Ocidental, capitalista, sob influência dos Estados Unidos; e Europa Oriental ou Léste Europeu, sob influência da União Soviética.

6. Resposta nas orientações ao professor.

  • Auxilie os alunos a realizar as atividades propostas. Caso êles apresentem alguma dúvida, retome algum conteúdo trabalhado ao longo do capítulo. êsse é um bom momento para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
  • A atividade 6 explora a Competência específica de Geografia 5 e as Competências específicas de Ciências Humanas 6 e 7 da Bê êne cê cê ao trabalhar com a pesquisa e as práticas de investigação, incentivando os alunos a construir argumentos e defender ideias e opiniões com base em informações jornalísticas, além de utilizar tecnologias digitais para apresentar suas percepções. Também explora as culturas juvenis e o pensamento computacional ao desenvolver o processo de pesquisa, a produção dos resultados e a apresentação final do trabalho.

Resposta

6. Resposta pessoal. Oriente os alunos na pesquisa e na elaboração da síntese. Essa atividade permite desenvolver competência leitora e leitura inferencial. Combine a data da apresentação e promova o momento em que as produções sejam apreciadas por todos. Incentive a criatividade dos grupos, auxilie a compor grupos mistos, com alunos de diferentes perfis e oriente sôbre respeito às opiniões de cada um.

  1. Qual país apresenta menores taxas de natalidade? Como isso pode ser comprovado nas pirâmides?
  2. Qual pirâmide etária indica o processo de envelhecimento da população? Por quê?
  3. De acôrdo com o que você estudou, quais são os problemas decorrentes do envelhecimento da população no continente europeu?

8. O cartograma representa a distribuição da população urbana na Europa. Observe-o com atenção e responda às questões.

Urbanização dos países europeus (2020)

Mapa. Urbanização dos países europeus (2020). 
População urbana (em porcentagem). 
Até 60: Polônia: 22.782 – 60 por cento. Eslováquia: 2.931 – 53,8 por cento. Geórgia: 2.318 – 59,5 por cento. Moldávia: 1.722 – 42,8 por cento. Romênia: 10.507 – 54,2 por cento. Sérvia: 4.913 – 56,4 por cento. Croácia: 2.369 – 57,6 por cento. Eslovênia: 1.148 – 55,1 por cento. Áustria: 5.159 – 58,7 por cento. Bósnia-Herzegovina: 1.715 – 49 por cento. Macedônia: 1.221 – 58,5 por cento. Liechtenstein: 6 – 14,4 por cento.
De 61 a 70: Irlanda: 3.111 – 63,7 por cento. Lituânia: 1.941 – 68 por cento. Letônia: 1.293 – 68,3 por cento. Estônia: 900 – 69,2 por cento. Ucrânia: 30.335 – 69,6 por cento. Armênia: 1.861 – 63,3 por cento. Portugal: 6.776 – 66,3 por cento. Montenegro: 425 – 67,5 por cento. Albânia: 1.827 – 62,15. Chipre: 807 – 66,85. 
De 71 a 80: Suíça: 6.409 – 73,9 por cento. Alemanha: 63.930 – 77,5 por cento. República Tcheca: 7.875 – 74,1 por cento. Hungria: 6.922 – 71,9 por cento. Itália: 42.007 – 715. Belarus: 7.484 – 79,5 por cento. Bulgária: 5.253 – 75,7 por cento. Grécia: 8.850 – 79,7 por cento. Rússia: 107.486 – 74,8 por cento.
Mais de 80: Islândia: 322 – 93,9 por cento. Reino Unido: 56.495 – 83,9 por cento. Espanha: 37.544 – 80,8 por cento. França: 53.218 – 81 por cento. Luxemburgo: 522 – 91,55. Bélgica: 11.397 – 98,1 por cento. Reino Unido: 56.495 – 83,95. Holanda: 15.847 – 92,2 por cento. Noruega: 4.522 – 83 por cento. Suécia: 8.905 – 88 por cento. Dinamarca: 5.108 – 88,15. Finlândia: 4.772 – 85,5 por cento. Malta: 412 – 94,7 por cento. Andorra: 68 – 87,9 por cento.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World urbanization prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 9 junho 2022.

  1. Quais são os três países europeus que apresentam taxas mais altas de urbanização? Quais são os índices de urbanização nesses países?
  2. Quais são os três países europeus que apresentam taxas mais baixas de urbanização? Quais são as taxas de urbanização nesses países?
  3. Em números absolutos, quais são os dois países que apresentam populações urbanas mais numerosas? E quais são os dois países que apresentam populações urbanas menos numerosas?
Respostas e comentários

7. a) Alemanha. Podemos comprovar que a Alemanha apresenta menor taxa de natalidade observando que a base de sua pirâmide é mais estreita que a da Etiópia.

7. b) A pirâmide etária da Alemanha, pois o corpo e o ápice da pirâmide são mais largos do que a base.

7. c) Resposta nas orientações ao professor.

8. a) Mônaco (100%), Bélgica (98,1%) e Malta (94,7%).

8. b) Os países com as respectivas taxas de urbanização mais baixas são lichten stáin (14,4%), Moldávia 42,8% e Bósnia-Herzegovina 49%.

8. c) Países com populações urbanas mais numerosas: Rússia (107486 mil), Alemanha (63930 mil). Países com populações urbanas menos numerosas: Mônaco (38 mil), Andorra (68 mil).

As atividades apresentadas nas páginas 144 e 145 contemplam as habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois abordam questões populacionais e urbanas por meio da leitura de gráficos e de cartogramas.

Metodologias ativas

Ao término do estudo desta unidade, proponha à turma a estratégia mapa mental. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Organize as carteiras da sala de aula em um semicírculo e, utilizando a lousa ou o flip chart cavalete, produza com êles um mapa mental tendo como tema principal os assuntos referentes ao continente europeu. Pergunte-lhes sôbre o conteúdo trabalhado nas últimas aulas e verifique se destacam no mapa os temas sôbre população, densidade demográfica, qualidade de vida e envelhecimento da população, industrialização e urbanização e regiões político-econômicas. Para finalizar, peça-lhes que reproduzam êsse mapa mental no caderno.

Depois de terminar a construção do mapa mental, organize a turma em pequenos grupos, de modo que cada um possa falar de um item. Peça-lhes que conversem com os colegas acêrca do que entenderam do item escolhido. Para se certificar de que êles apreenderam os temas abordados ao longo da unidade, faça uma chamada oral, por grupos, de modo que todos participem.

Com base no estudo dos assuntos, é pos­sível que os alunos tenham modificado algumas noções que tinham inicialmente. Leve-os a confrontar conhecimentos, de modo que identifiquem aqueles que mudaram e o que se confirmou ao final dêsse estudo.

Resposta

7. c ) O sistema previdenciário vem mostrando sinais de déficit. Isso significa que os gastos com os pagamentos das aposentadorias já estão superando as contribuições vindas do trabalho realizado por jovens e adultos.

Glossário

Megalópole
: extensa área urbana formada pêlo encontro de duas ou mais metrópoles.
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