O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Relacione as fórmas de relêvo do continente europeu às suas principais características.

um - Montanhas • dois - Planaltos • três - Planícies

  1. Terrenos muito antigos e já bastante desgastados pela erosão.
  1. Ocupam grandes áreas na porção central e leste do continente.
  1. Formações geológicas mais recentes, formadas no período Terciário (entre 70 e 2 milhões de anos atrás). 
  1. Terrenos muito aproveitados para as atividades agrícolas.
  1. Têm altitudes muito elevadas e constantes movimentos tectônicos.
  1. Áreas que se destacam pela presença de abundantes reservas minerais.
  1. sôbre a rede hidrográfica da Europa, responda às questões.
    1. Cite as principais fórmas de aproveitamento da água no continente europeu.
    2. Leia a manchete a seguir.

O rio mais poluído da Europa fica na Bélgica. Tem 70 pesticidas.

Disponível em: https://oeds.link/FQiQLQ. Acesso em: 22 junho 2022.

  • Qual é o problema ambiental destacado na manchete? Aponte as principais causas que estão envolvidas no agravamento dêsse problema na Europa.

3. Copie e complete a tabela a seguir em uma folha de papel avulsa relacionando os tipos de vegetação e clima do continente europeu. Para isso, utilize as palavras do quadro como mostra o exemplo.

Tundra • Frio • Vegetação Mediterrânea • Polar • Estepe • Mediterrâneo • Semiárido • Taiga

Vegetação

Clima

Floresta Temperada

Temperado

Respostas e comentários

1. Resposta: um – C, E; dois – A, F; três – B, D.

2. a) Resposta: Abastecimento de áreas urbanas e de parques industriais, irrigação de áreas agrícolas, geração de energia hidrelétrica e utilização como via de transporte de mercadorias e de pessoas, favorecendo a interligação entre as diferentes regiões.

2. b) Resposta: Poluição hídrica dos rios. No continente europeu, êsse tipo de poluição tem se agravado devido ao lançamento de poluentes industriais, rejeitos de mineração, químicos agrícolas e esgotos domésticos.

3. Respostas: Estepe com clima Semiárido; Taiga com clima Frio; Vegetação Mediterrânea com clima Mediterrâneo; e Tundra com clima Polar.

Objetivos das atividades

1. Identificar as diferentes fórmas de relêvo no continente europeu.

2. Reconhecer as principais fórmas de aproveitamento da água na Europa; identificar os principais fatores envolvidos na poluição dos rios europeus.

3. Relacionar os tipos de vegetação e climas presentes na Europa.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, conduza uma prática com a exibição de vídeos que demonstrem as tipologias do relêvo europeu. Em seguida, solicite a êles que representem no caderno um esboço de cada relêvo e que organizem uma síntese com suas principais características.

2. Se os alunos tiverem dúvidas ao responderem aos itens, mostre a êles fotos dos principais rios europeus. Procure imagens que demonstrem as quatro principais fórmas de aproveitamento do rio e selecione algumas que retratem a poluição dos rios e seus agentes causadores. Por fim, solicite aos alunos que escrevam um pequeno texto acêrca da importância da rede hidrográfica e de sua preservação.

3. Caso tenham dificuldades, oriente os alunos na construção de um jôgo de perguntas e respostas sôbre os tipos climáticos e as formações vegetais da Europa. O material do jôgo é formado de cartões, cada um contendo uma questão sôbre o clima e/ou a vegetação da Europa, assim como alternativas de respostas. Ao final, êles podem jogar em duplas.

  1. Leia as frases a seguir e escreva em uma folha de papel avulsa V para as afirmações verdadeiras ou F para as afirmações falsas.
    1. A distribuição territorial da população europeia é irregular, existindo áreas com maior e menor concentração de habitantes.
    2. As regiões montanhosas e frias, como os Alpes, concentram as maiores densidades demográficas da Europa.
    3. Na Europa, a população está distribuída regularmente por todo o continente.
    4. Há grandes cidades na Europa, e seus polos industriais concentram o maior número de habitantes.
    5. O clima polar e as áreas montanhosas tornam algumas regiões do continente europeu inóspitas para a ocupação humana.
  2. sôbre a população do continente europeu, responda às questões.
    1. Descreva como tem sido o ritmo de crescimento da população europeia ao longo das últimas décadas.
    2. Quais motivos podem ser relacionados à queda da taxa de natalidade na Europa?
    3. Por que no continente europeu se observa a tendência de um envelhecimento da população.
  3. Com base no que você estudou sôbre o processo de urbanização no continente europeu, copie a alternativa que contenha a afirmação correta.
    1. A maior parte da população europeia vive nas áreas urbanas em razão do desenvolvimento industrial, que, por sua vez, impulsionou o fluxo migratório da população camponesa para as cidades.
    2. A urbanização ocorreu de modo igual por todo o continente europeu, visto que todas as regiões se industrializaram no mesmo período.
    3. Grande parte da população europeia ainda vive nos campos devido à grande oferta de trabalhos no setor agropecuário.
    4. A rede urbana europeia se caracteriza pêla presença de pequenas e médias cidades, fato que está relacionado ao recente processo de desenvolvimento industrial.
Respostas e comentários

4. Resposta: a – V; b – F; c – F; d – V; e – V.

5. a) Resposta: Ao longo das últimas décadas, o ritmo de crescimento da população europeia tem sido cada vez mais lento.

5. b) Resposta: A inserção das mulheres no mercado de trabalho, a intensificação do processo de urbanização e o elevado custo de vida contribuem para a redução da taxa de natalidade.

5. c) Resposta: O envelhecimento da população europeia está relacionado à diminuição da taxa de natalidade e às melhores condições de vida, resultando na queda da taxa de mortalidade. Dessa fórma, a expectativa de vida da população aumenta, ampliando o número de idosos comparado ao de crianças e jovens.

6. Resposta: A.

Objetivos das atividades

4. Compreender a distribuição populacional no continente europeu.

5. Compreender a evolução demográfica da Europa.

6. Caracterizar e compreender o processo de urbanização no continente europeu.

Como proceder nas atividades

4. Em caso de dúvidas, realize uma prática com o estudo dirigido do mapa. Para tanto, apresente aos alunos os mapas político, populacional e do relêvo europeu. êles também podem consultar mapas nas páginas do livro: 122 (mapa político), 123 (mapa do relêvo) e 136 (mapa da distribuição da população). Chame a atenção deles para uma leitura cartográfica que relacione os aspectos presentes nos três mapas.

5. Se os alunos tiverem alguma dificuldade com as respostas, realize uma prática envolvendo construção e análise de pirâmides etárias. Para tanto, utilize contextos demográficos distintos, como o de um país europeu, um africano e do Brasil. Após orientar os alunos a construir as pirâmides etárias, solicite-lhes que textualizem no caderno as principais características demográficas de cada país e os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais relacionados.

6. Caso os alunos não identifiquem a resposta correta, realize uma atividade com a construção de uma linha do tempo que caracterize as etapas envolvidas no processo de urbanização do continente europeu.