UNIDADE 5 Europa: aspectos econômicos e geopolíticos

Fotografia. À esquerda, porto com navios ancorados e gruas sobre eles. Ao lado, no porto, pátio com caminhões e à direita, muitos contêineres agrupados.
Vista aérea do Pôrto de Barcelona, na Espanha, em 2019.
Respostas e comentários

Peça aos alunos que façam uma leitura da foto da página de abertura e que, oralmente, indiquem quais aspectos chamaram a atenção deles. A leitura da paisagem por meio dessa foto permitirá que os alunos consigam compreender alguns aspectos econômicos do continente europeu.

Destaque aos alunos que o continente europeu foi o berço da industrialização no mundo. Tal domínio técnico-científico permitiu que a Europa se consolidasse mundialmente como uma potência econômica.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, verifique o conhecimento prévio deles. Pergunte-lhes sôbre os países que compõem o continente europeu e as possíveis atividades econômicas desenvolvidas nele. Leve-os a refletir sôbre o que consomem que pode ter sido produzido em território europeu.

O desenvolvimento econômico é uma característica marcante de muitos países europeus. É nesse continente que estão algumas das maiores potências econômicas mundiais, como Alemanha, França, Inglaterra e Itália. Elevado nível da atividade industrial, grande produção agropecuária, ampla infraestrutura de transporte e intensa atividade comercial são alguns dos aspectos que caracterizam a forte atividade econômica da Europa.

Nas últimas décadas, o crescimento econômico e o fortalecimento das relações comerciais no continente têm sido impulsionados por acôrdos comerciais firmados entre os países que compõem a chamada União Europeia.

Além do poderio econômico, alguns dêsses países desempenham um importante papel no cenário geopolítico internacional, por participarem ativamente das decisões de ordem econômica, política, ambiental e militar, inclusive em escala mundial.

Iniciando a conversa

  1. Você sabe quais são os países considerados desenvolvidos da Europa?
  2. Que característica econômica do continente europeu você conhece?
  3. Você já ouviu falar em União Europeia? O que você sabe sôbre ela? Comente.

Agora vamos estudar...

  • as características econômicas dos países europeus;
  • a União Europeia e seus principais desafios;
  • a imigração e o aumento da xenofobia no continente;
  • o papel geopolítico da Europa no mundo;
  • os movimentos separatistas e os conflitos territoriais no mundo.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha aos alunos a estratégia Brainstorming. Para isso, consulte mais informações sôbre essa metodologia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Leve para a sala de aula notícias de jornais e de revistas sôbre as atividades econômicas desenvolvidas na Europa. Utilize essas informações para motivar os alunos a conversar sôbre o tema. Incentive-os a falar sem se preocupar com os comentários, se estarão corretos ou não. Essa maneira de trabalhar contribui para promover a socialização entre os alunos, porque os auxilia a exercitar a imaginação criadora e o respeito ao próximo. Se considerar pertinente, organize-os em grupos e distribua o material já com a atividade econômica definida para cada grupo, assim, deverão indicar seus conhecimentos sôbre determinada economia e apontá-los em uma folha. Para finalizar a atividade, oriente-os a apresentar a pesquisa aos colegas.

Respostas

1. Resposta pessoal. Aproveite a ocasião para verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Levando em consideração o í dê agá de 2019, os países que se destacam são: Noruega, Irlanda e Suíça. Considerando o pê i bê de 2020, os países mais desenvolvidos são: Alemanha, Reino Unido e França.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expor seus conhecimentos prévios sôbre o continente europeu, perguntando se êles têm conhecimento das características populacionais e econômicas, por exemplo.

3. Resposta pessoal. Aproveite a ocasião para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Verifique se êles têm conhecimento sôbre a relação do nível de integração entre os países-membros, as instituições que regulamentam e orientam as decisões políticas do bloco e o papel da União Europeia na economia internacional. Além disso, êles podem comentar sôbre a história de formação do bloco.

Esta atividade favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 6 da Bê êne cê cê, ao propor que os alunos construam argumentos com base em conhecimentos das ciências humanas.

CAPÍTULO 12 Economia da Europa

Embora no continente europeu estejam localizadas algumas das maiores economias do planeta, o nível de desenvolvimento econômico entre seus países é bem diferente.

De modo geral, os países da Europa mais desenvolvidos economicamente, como Alemanha, Reino Unido e França, têm elevado nível de desenvolvimento industrial e agropecuária moderna. Já os menos desenvolvidos nesse aspecto, como Grécia e Portugal, e também grande parte dos países da Europa Oriental, em geral apresentam atividade industrial menor e agropecuária baseada, principalmente, em técnicas tradicionais de produção.

Essa diferença de níveis de desenvolvimento econômico entre os países europeus deve-se a questões político-econômicas e históricas ocorridas no continente. Como já estudamos, após a Segunda Guerra Mundial o Léste Europeu adotou o sistema político e econômico socialista. No entanto, nas últimas décadas do século vinte, êsse modêlo começou a mostrar sinais de crise econômica, culminando no fim do socialismo e da União Soviética na Europa Oriental.

Isso ajuda a explicar os grandes contrastes econômicos entre as economias europeias, como pode ser verificado nas informações a seguir, que mostram o valor do Produto Interno Bruto (pê i bê) de alguns países.

País da Europa Ocidental

PIB (em bilhões de US$) 2021

Alemanha

4.223

Reino Unido

3.186

França

2.937

País da Europa Oriental

PIB (em bilhões de US$) 2021

Romênia

284

Ucrânia

200

Belarus

68

Fonte de pesquisa: THE WORLD Bank. Gross domestic product 2021. Disponível em: https://oeds.link/3PZLWk. Acesso em: 27 junho 2022.

Questão 1.

Qual grupo de países europeus mostrados na tabela apresenta os menores ? E qual grupo de países apresenta os maiores ?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os países ex-socialistas da Europa Oriental apresentam os menores . Os países da Europa Ocidental apresentam os maiores .

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer que o continente europeu possui uma atividade industrial bastante expressiva.
  • Conhecer o elevado nível de industrialização dos países europeus.
  • Analisar a importância da atividade agropecuária para a economia europeia.
  • Conhecer as características da agropecuária do continente europeu.

Justificativa

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar as características da economia do continente europeu. Os conteúdos abordados são pertinentes para que os alunos compreendam as relações entre os países de acôrdo com as suas atividades econômicas, como a agropecuária e a indústria. Ao realizar a análise econômica, por meio de fotos, mapas e tabelas, serão explorados aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, ê éfe zero nove gê ê um zero, ê éfe zero nove gê ê um três, ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê.


  • Relembre os alunos de que o socialismo priorizava grandes investimentos que privilegiavam apenas alguns ramos da economia. No setor industrial, por exemplo, foi estimulado o desenvolvimento das indústrias de base (como siderúrgicas e petrolíferas) e, sobretudo, das indústrias bélicas. Isso, de certa fórma, dificultou o crescimento de outros ramos industriais, como o de bens de consumo (automóveis, informática, roupas etcétera). Naquele período, a população passou a enfrentar problemas de abastecimento de gêneros de consumo, como alimentos e roupas. Além disso, devido à falta de incentivos por parte do govêrno socialista, em diferentes ramos da economia, o que se verificou foi um sistema produtivo pouco diversificado e com atraso tecnológico em determinados setores da economia em relação aos países capitalistas, como as indústrias de bens de consumo domésticos.
  • O conteúdo abordado nesta página desenvolve aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, pois aborda questões econômicas do continente europeu.

Atividade industrial

O continente europeu apresenta atividade industrial bastante expressiva, pois foi o berço da Revolução Industrial, iniciada no século dezoito na Inglaterra, e que posteriormente se expandiu para o mundo.

Naquele período, a queima de carvão era a principal fonte de energia usada no funcionamento das máquinas a vapor das fábricas. Por isso, as primeiras áreas industriais da Europa se desenvolveram nas proximidades das bacias carboníferas do continente, onde era fácil o acesso a êsse recurso fóssil. Como consequência dêsse fato, a partir do século dezenove, regiões como o vale do rúr, na Alemanha, ricas em jazidas de carvão, tornaram-se importantes áreas industriais europeias.

Atualmente, parte dos modernos e diversificados parques industriais do mundo está localizada na Europa. No entanto, êsse setor da economia emprega cada vez menos a população economicamente ativa (péa) europeia, em razão da intensa automatização do processo produtivo industrial, o que diminui a oferta de empregos. O mapa a seguir mostra a distribuição das áreas industriais no continente europeu.

Áreas industriais na Europa (2021)

Mapa. Áreas industriais na Europa (2021). Áreas na Espanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Hungria, Romênia, Ucrânia e Rússia. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala:  370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE World Atlas: Encyclopedia in an atlas 11. edição London: dórlin , 2021. página 90.

Respostas e comentários
  • O tema Atividade industrial favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove gê ê um zero e ê éfe zero nove gê ê um um da Bê êne cê cê, pois trata do tema industrialização do continente europeu.
  • Auxilie os alunos na leitura do mapa apresentado, localizando as regiões industriais do continente europeu. Essa leitura desenvolve a habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao explorar a interpretação de mapa temático sôbre a atividade industrial da Europa.
  • O tema apresentado possibilita o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê, ao tratar de como os seres humanos fizeram uso dos recursos da natureza ao longo do processo de industrialização no continente europeu.

As características da industrialização pêlo continente

Embora a Europa seja considerada um dos continentes mais industrializados do mundo, nem todos os países que dela fazem parte estão no mesmo estágio de industrialização.

Os mais avançados nessa área estão entre os mais desenvolvidos do mundo, como Alemanha, França e Reino Unido. O parque industrial dêsses países é diversificado e moderno, com indústrias de base (siderúrgica e metalúrgica) e de alta tecnologia (aeroespacial, robótica e eletrônica). É nele que está localizada grande parte das sédes de importantes multinacionais, dos ramos alimentício, automobilístico e eletrônico.

Fotografia. Vista do alto. À esquerda, rio com embarcações. À direita, indústria com construções e chaminés.
Área industrial em Haarlem, na Holanda, em 2020.

Outros países europeus, como Portugal, Espanha e Grécia, têm nível de industrialização intermediário. Isso se deve principalmente ao fato de que tiveram um processo de industrialização relativamente tardio quando comparado aos demais países do continente.

Há também países com baixa atividade industrial, sendo a maior parte os ex-socialistas da Europa Oriental, como Romênia, Croácia (parte da ex-Iugoslávia) e Albânia. Nessas nações, a industrialização esteve mais voltada para indústrias de base e menos para as de bens de consumo.

Fotografia. Vista do alto. Prédios e galpões entre torres e estruturas de ferro.
Área industrial em Targu Mures, na Romênia, em 2022.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Reúna a turma em grupos de três alunos e peça a cada grupo que pesquise cinco diferentes marcas ou empresas de origem europeia que atuam no Brasil. Além de identificar as empresas, êles deverão também indicar seu país de origem. A pesquisa deve apresentar um exemplo de produto comercializado no Brasil. Marque um dia para a entrega dos trabalhos e peça a cada grupo que apresente aos colegas o resultado da pesquisa.
  • O tema da atividade possibilitará o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um um da Bê êne cê cê, ao relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Atividade agropecuária

O continente europeu em sua totalidade apresenta uma grande produção agropecuária, com predomínio de pequenas e médias propriedades rurais. Em razão das diferentes condições naturais em seu espaço geográfico, a produção agrícola se diferencia da seguinte maneira:

  • nas áreas central e norte, caracterizadas por temperaturas baixas, as produções agrícolas que mais se destacam são as de beterraba e cereais, como trigo, aveia e milho;
  • na área sul, onde as temperaturas são mais amenas na maior parte do ano, as propriedades agrícolas estão voltadas, sobretudo, para a agricultura mediterrânea, com a produção de frutas cítricas e uvas.

Apesar de a maioria dos países europeus ter elevada produtividade agrícola, apenas uma pequena parcela dessa produção é destinada à exportação, pois muito do que se produz no continente é destinado ao abastecimento do mercado interno.

O mapa a seguir mostra a distribuição das principais atividades agropecuárias na Europa.

Atividades agropecuárias na Europa (2021)

Mapa. Atividades agropecuárias na Europa (2021). Áreas florestais: sudeste da Noruega, Suécia e Finlândia, e grande parte da Rússia (parte europeia), oeste da Irlanda e do Reino Unido, Andorra, oeste da Itália, sul da Áustria, oeste da Eslovênia, centro da Bósnia-Herzegovina, leste de Montenegro, sul da Sérvia, Macedônia, leste da Albânia, oeste da Grécia, norte e centro da Geórgia, sul de Belarus, Lituânia e Letônia. Pântano: sul da Rússia (parte europeia). Tundra: norte da Noruega. Região de montanhas: sul da Noruega, norte da Islândia, leste e sul da Rússia e sul da Geórgia. Pecuária intensiva: costa da Noruega e áreas dispersas entre Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Belarus, Romênia, Sérvia, Bulgária, Holanda e sul da Rússia. Agricultura intensiva/policultura: Áreas dispersas entre Portugal, Irlanda, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Belarus, Romênia, Sérvia, Bulgária, Holanda Ucrânia, Moldávia, Itália e sul da Rússia. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 225 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE World Atlas: Encyclopedia in an atlas 11. edição London: dórlin , 2021. página 90.

Respostas e comentários
  • Ao iniciar o estudo do tema Atividade agropecuária, peça aos alunos que comparem o mapa da atividade agropecuária na Europa (2021) com o mapa dos climas da Europa da página 126.
  • A partir dessa comparação, pergunte aos alunos a que conclusões êles chegaram a respeito da relação entre clima e atividade agropecuária. Verifique se êles percebem que, ao norte do continente, onde predomina o clima frio e polar, não há prática de atividade agropecuária.

Essa sugestão de comparação entre mapas temáticos favorece o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 3 e a exploração da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, ao comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações econômicas e em mapas temáticos. Assim, essa comparação explora a prática de argumentação, quando os alunos expressam suas conclusões e fazem uma relação entre dois tópicos, desenvolvendo o raciocínio lógico.

Uma produção agropecuária de contrastes

Vários países da Europa apresentam grande produtividade agropecuária, e isso está diretamente relacionado à intensa mecanização e ao uso de sistemas de irrigação, de fertilizantes e de sementes selecionadas. No caso da pecuária, os rebanhos recebem cuidados especiais, como acompanhamento veterinário, vacinação e melhoramento genético. Entre os principais rebanhos, destacam-se as criações de suínos, ovinos e bovinos.

Outro fator que favorece a produção agropecuária da Europa são os elevados subsídios agrícolas oferecidos pelos governos, benefícios que custeiam parte dos gastos com a produção, tornando-a mais barata para o agricultor e possibilitando que este possa negociar com preços menores no mercado. Além disso, muitos impostos taxados sôbre produtos importados tornam o produto europeu mais vantajoso, o que também leva a um investimento contínuo na modernização das propriedades.

Algumas áreas do Léste Europeu, sobretudo na Ucrânia e na Rússia, destacam-se mundialmente pêlo cultivo de cereais, especialmente o trigo. Isso ocorre devido à presença do solo tchernoziomglossário .

Fotografia. Uma colheitadeira em uma vasta plantação.
Colheita de trigo em Smolensk, na Rússia, em 2021.

Apesar do avançado nível tecnológico, a agropecuária tradicional continua sendo praticada em vários países do continente europeu, sobretudo nas economias menos industrializadas e desenvolvidas, como Portugal, Grécia e Albânia. No espaço agrário dêsses países, muitas propriedades ainda desenvolvem suas atividades apoiadas no trabalho manual, com reduzida mecanização e baixo nível tecnológico, o que resulta em pouca produtividade.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Leia o texto no site a seguir a fim de que os alunos tenham mais clareza dos impactos do protecionismo agrícola europeu em relação ao Brasil e ao mercado internacional como um todo. dêsse modo, será possível desenvolver a habilidade ê éfe zero nove gê ê um três da Bê êne cê cê ao abordar a importância da produção agropecuária, frente ao problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares.
  • Se considerar viável, peça aos alunos que pesquisem notícias atualizadas sôbre o tema. Devido às constantes pressões internacionais, êsse tema costuma ser bastante dinâmico.
  • PROTECIONISMO agrícola na Europa ameaça acôrdo com Mercosul. G1, 29 setembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/8bwwY8. Acesso em: 14 junho 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou sôbre a economia da Europa, caracterize os diferentes níveis de desenvolvimento econômico no continente.
  2. Observe novamente o mapa da página 151 e descreva a localização de três importantes áreas industriais no continente europeu.
  3. Explique como as condições naturais interferem na produção agrícola no continente europeu.
  4. O que diferencia a agropecuária praticada na maioria dos países da Europa Ocidental da empregada na Europa Oriental, tendo como base o nível tecnológico de cada um?

Aprofundando os conhecimentos

5. Verifique as tabelas a seguir. Uma delas apresenta a composição das exportações de um país em desenvolvimento do continente africano; a outra, as exportações de um país da Europa desenvolvida. Sabendo disso, responda às questões.

Composição das exportações − País A (2020)

Produtos agrícolas e outros

1%

Produtos manufaturados

7%

Combustíveis e produtos minerais

91%

Composição das exportações − País B (2020)

Produtos agrícolas e outros

7%

Produtos manufaturados

88%

Combustíveis e produtos minerais

5%

Fonte de pesquisa das tabelas: dábliu tíu ôu. WTO Stats. Disponível em: https://oeds.link/85orFc. Acesso em: 27 junho 2022.

  1. A tabela do país A representa a composição das exportações de qual dos países citados no enunciado? Justifique sua resposta.
  2. A tabela do país B representa a composição das exportações de qual dos países citados no enunciado? Explique sua resposta.

6. Analise a foto a seguir. Com base nela e no que você estudou neste capítulo, responda à questão a seguir.

Fotografia. Linha de produção com carroçarias de carros entre braços mecânicos e equipamentos.
Robôs em fábrica de automóveis em Munique, na Alemanha, em 2021.

Por que é baixa a participação da péa (população economicamente ativa) na atividade industrial da Europa Ocidental?

Respostas e comentários

1. Os países mais desenvolvidos da Europa, como Alemanha, Reino Unido e França, têm elevado nível de desenvolvimento industrial e uma agropecuária moderna. Já os países menos desenvolvidos apresentam uma atividade industrial menor e uma agropecuária baseada, principalmente, em técnicas tradicionais de produção.

2. Os alunos podem citar, por exemplo, as áreas industriais no Reino Unido, na França, na Alemanha e na Rússia.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Na Europa Ocidental, em grande parte das propriedades, predomina o uso intenso da mecanização e de técnicas avançadas, como sistemas de irrigação, fertilizantes e sementes selecionadas. Já na Europa Oriental, vários países praticam a agricultura por meio de técnicas tradicionais, baixa mecanização e utilização de trabalho manual.

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) A tabela B representa um país da Europa desenvolvida. Os países desenvolvidos da Europa têm sua economia voltada para a produção e a exportação de bens manufaturados.

6. O setor industrial da economia emprega cada vez menores parcelas da péa europeia em razão da intensa robotização do processo produtivo industrial.

  • Auxilie os alunos na realização das atividades propostas nesta página. Verifique se êles apresentam dúvidas e retome algum conteúdo, caso seja necessário.
  • As atividades propostas nesta página exploram aspectos da Competência específica de Geografia 1, uma vez que os alunos deverão utilizar conhecimentos geográficos para entender a relação sociedade e natureza no continente europeu.
  • As atividades 2 e 3 contemplam aspectos da Competência específica de Geografia 3, visto que as atividades requerem que os alunos utilizem princípios da conexão, distribuição, extensão e localização.
  • Para complementar as atividades propostas, oriente os alunos a produzir um podcast ou um vídeo simulando uma conversa explicando a economia da Europa. Ao propiciar a aprendizagem com o auxílio de tecnologias, aborda-se a cultura juvenil e aspectos da Competência geral 5, quando os alunos fazem uso dessas tecnologias para se expressarem sôbre os temas estudados.
  • Nas atividades 5 e 6, os alunos terão a possibilidade de explorar a prática da argumentação, em que deverão elaborar argumentos explicativos sôbre o tema proposto.

Sugestão de avaliação

Peça aos alunos que produzam um texto sôbre o tema: Que fatores possibilitam à Europa ser uma região com várias potências mundiais?

Resposta

Verifique se os alunos conseguiram indicar os aspectos estudados ao longo do capítulo, ou seja, se indicaram fatores históricos, atividades econômicas diversas, alto grau de industrialização, excelentes índices socioeconômicos etcétera A aplicação dessa avaliação permitirá o desenvolvimento da Competência geral 1, em que se relacionam conhecimentos historicamente construídos para explicar a realidade em que se vive.

Respostas

3. Nas áreas central e norte, caracterizadas por temperaturas mais frias, as produções agrícolas que mais se destacam são as de beterraba e cereais, como trigo, aveia e milho. Na área sul, onde as temperaturas são mais amenas na maior parte do ano, as propriedades agrícolas estão voltadas, sobretudo, para a agricultura mediterrânea, com a produção de frutas cítricas e uvas.

5. a ) A tabela A representa um país subdesenvolvido do continente africano. O baixo nível de desenvolvimento industrial de muitos países subdesenvolvidos faz com que, de maneira geral, essa classe de países participe da díti como exportadora de produtos primários.

Glossário

Tchernoziom
: solo de coloração escura, com alta concentração de argila e rico em húmus. êsse tipo de solo é considerado excelente para a prática da agricultura por ser levemente alcalino, em razão de a evaporação ser maior do que a precipitação, e pêla presença do lençol freático a poucos metros da superfície.
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