CAPÍTULO 13 A União Europeia

A União Europeia (u ê) é o bloco econômico mais antigo em formação e também o que se encontra em estágio mais avançado de integração. Por êsse motivo, tem servido de modêlo para outros blocos que buscam promover uma completa integração econômica, monetária e política.

Em seu atual estágio, a u ê constitui uma união econômica e monetária com livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas entre boa parte dos países-membros e conta com uma moeda única, o euro, adotada pêla maioria dos países do bloco e até por alguns não membros. Além disso, as regras e decisões políticas que orientam os rumos dêsse bloco são tomadas por um conjunto de instituições com poderes independentes aos do govêrno de cada país.

Entre essas instituições, há os conselhos de ministros, os tribunais de justiça e de contas, os comitês econômico e social e o parlamento europeu. Essas instituições têm o poder de regular as taxas de juros e controlar a inflação; determinar as políticas de imigração; combater os problemas socioeconômicos; criar leis que assegurem a preservação do meio ambiente; organizar um sistema de defesa comum para garantir a proteção de todos os países-membros etcétera

Fotografia. Monumento composto pelo símbolo do euro, composto por uma letra E com dois traços ao centro e estrelas amarelas ao redor. Ao fundo, árvores secas e edifícios.
Banco Central Europeu em Fránquifut, Alemanha, em 2020. Na frente do prédio, há o logotipo do euro, moeda utilizada pêla maioria dos países que fazem parte da União Europeia.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o nível de integração da União Europeia.
  • Conhecer a história da formação da União Europeia.
  • Verificar o poderio econômico da União Europeia.
  • Analisar os avanços e desafios enfrentados pêlo bloco econômico europeu.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos conhecerão o bloco econômico que engloba boa parte dos países do continente europeu, a União Europeia. Partindo dêsse estudo, êles entenderão a condição de potência econômica que êsse bloco conquistou por meio do intenso processo de integração promovido ao longo de décadas. Ainda neste capítulo, os alunos terão a oportunidade de verificar os problemas enfrentados pêla União Europeia, tanto na área econômica quanto na área social.

Ao estudar o bloco econômico União Europeia, os alunos desenvolverão aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero um, ê éfe zero nove gê ê zero dois, ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um zero da Bê êne cê cê.

Atividade a mais

  • Reúna os alunos em grupos e peça que acessem ao site da União Europeia, disponível em: https://oeds.link/tgFlZx. Acesso em: 14 junho 2022. Solicite que cada grupo escolha um tema apresentado na página visitada. Em sala de aula, solicite aos grupos que leiam o texto selecionado para toda a turma. O compartilhamento dessas informações sôbre a União Europeia permitirá que os alunos aprofundem seus conhecimentos sôbre o tema estudado.
  • Esta atividade favorece a exploração da Competência geral 5 da Bê êne cê cê, ao propiciar a utilização de tecnologias digitais na busca por informações.

O assunto trabalhado nas páginas 156 e 157 permitirá o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero um e ê éfe zero nove gê ê zero dois da Bê êne cê cê, à medida que aborda o papel de destaque da União Europeia no cenário internacional.

A União Europeia tem papel de destaque no cenário internacional. De acôrdo com a ó ême cê, em 2021 respondeu por cêrca de 28,7% das exportações e 29,7% das importações de todo o comércio mundial.

Ainda que reforçado com a entrada de Polônia, Hungria e República Tcheca, o bloco foi abalado por conta de problemas com seus países-membros, como a crise na economia da Grécia e a saída do Reino Unido, uma das nações mais importantes, ricas e desenvolvidas do continente.

Essas questões intensificaram, entre alguns países, movimentos contra a União Europeia e levaram outras nações a voltar seus esforços para o fortalecimento do bloco econômico.

A história da formação da União Europeia

A União Europeia foi formada por meio de acôrdos e tratados assinados desde o início da década de 1950. Conheça a seguir um pouco da história desse bloco, que hoje é uma união econômica e monetária.

  • 1950 - Criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (céca), que estabeleceu o livre-comércio de carvão e aço entre seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
  • 1957 - Criação da Comunidade Econômica Europeia (cê ê ê), que transformou a em uma área de livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais.
  • 1973 - Dinamarca, Irlanda e Reino Unido ingressam na cê ê ê.
  • 1981 - A Grécia passa a fazer parte da cê ê ê.
  • 1986 - Espanha e Portugal são aceitos na cê ê ê.
  • 1993 - A cê ê ê passa a se chamar União Europeia após a assinatura do Tratado de mastríchi, na Holanda.
  • 1995 - Finlândia, Suécia e Áustria ingressam na União Europeia.
  • 2004 - Dez países passam a fazer parte da União Europeia: Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia, Chipre, Malta, Estônia, Letônia e Lituânia.
  • 2007 - A Bulgária e a Romênia ingressam na União Europeia.
  • 2013 - A Croácia ingressa na União Europeia.
  • 2020 - Saída do Reino Unido do bloco europeu.

O mapa na página seguinte mostra o processo de formação da União Europeia.

Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a criação da União Europeia e complementa o tema estudado. Sua leitura pode fornecer subsídios para tratar do assunto em sala de aula.

União Europeia

     A União Europeia (u ê) é uma união econômica e política única entre 28 países europeus [...]. Ela foi criada como consequência da Segunda Guerra Mundial.

     Os primeiros passos foram promover a cooperação econômica: a ideia era que os países que comercializam uns com os outros se tornassem economicamente interdependentes e, assim, mais propensos a evitarem conflitos.

     Contudo, o que se iniciou como uma união puramente econômica evoluiu para uma organização com diferentes áreas políticas, incluindo desde política externa, segurança e defesa, desenvolvimento e ajuda humanitária, passando por mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, a relações externas e segurança, justiça e migração.

     A u ê se baseia no estado de direito: tudo o que realiza é fundamentado por tratados, que são acordados de fórma voluntária e democrática pelos países-membros.

     A u ê também é governada pêlo princípio da democracia representativa, com representação direta de cidadãos, em nível da União, no Parlamento Europeu, e com representação dos Estados-membros no Conselho Europeu e no Conselho da u ê.

     A u ê já promoveu mais de meio século de paz, estabilidade e prosperidade, ajudou a aumentar o padrão de vida e a lançar uma única moeda europeia: o euro. Em 2012, a u ê recebeu o Prêmio Nobel da Paz por contribuir com as causas de paz, reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.

COSTA, Olivier. A União Europeia e sua política exterior: história, instituições e processo de tomada de decisão. Brasília: Funag, 2017. Disponível em: https://oeds.link/Kb2dA0. Acesso em: 14 junho 2022.

Formação da União Europeia

Mapa. Formação da União Europeia. Período de adesão ao bloco da União Europeia. Anos 1950: Bélgica, França, Alemanha Ocidental, Holanda e Itália. Anos 1970: Irlanda e Reino Unido. Anos 1980: Portugal, Espanha e Grécia. Anos 1990: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Oriental e Áustria. Anos 2000: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária. Anos 2013: Croácia. Países candidatos: Turquia, Armênia, Sérvia, Montenegro, Albânia e Macedônia. Países que adotam a moeda comum (euro): Finlândia, Estônia, Letônia, Holanda, Bélgica, França, Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Eslováquia, Eslovênia, Grécia e Chipre. Saída da União Europeia em 2020: Reino Unido. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 425 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: UNIÃO Europeia. Disponível em: https://oeds.link/7vewYN. Acesso em: 3 maio 2022.

O poderio econômico da União Europeia

O processo de expansão e incorporação de novos membros fortaleceu o poderio econômico da União Europeia, exercido principalmente por Alemanha, França e Itália, grandes potências econômicas mundiais.

Essa importância tem sido alcançada tanto pêlo desenvolvimento das atividades econômicas nos países do bloco quanto pêlo aumento crescente da participação dessas nações no comércio mundial. Atualmente, a União Europeia responde por cêrca de 30% de todo o comércio mundial, volume muito superior ao alcançado por outras grandes potências econômicas, como Estados Unidos, China e Japão.

Fotografia. Notas de euro de 100, 50, 20 em azul, laranja e verde.
O euro é a moeda oficial adotada na maioria dos países que formam a u ê. Na imagem, cédulas de euro.
Respostas e comentários
  • Proponha aos alunos um trabalho em conjunto com o componente curricular de História ao pesquisar os principais eventos da formação da União Europeia.
  • A construção da linha do tempo propicia a exploração da Competência específica de Ciências Humanas 5, pois aborda eventos ocorridos no mesmo espaço em tempos diferentes.
  • O processo de saída do Reino Unido da União Europeia ficou conhecido como bréc zit britain (Bretanha) e exit (saída).
  • Oriente os alunos na leitura do mapa apresentado, possibilitando o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao explorar a linguagem cartográfica dos mapas temáticos.
  • O tema O poderio econômico da União Europeia, abordado nesta página, desenvolve aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois, ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um zero da Bê êne cê cê, pois abrange temas relacionados à economia da Europa.

Com a intensificação das relações comerciais com outros países que não pertencem ao bloco, a União Europeia também vem aumentando o volume de suas exportações pêlo mundo. Com isso, o euro tem se valorizado no mercado internacional e concorre com o dólar estadunidense como moeda de referência nas transações comerciais.

Atualmente, a u ê desponta entre as maiores economias mundiais e se coloca como um dos grandes centros hegemônicos do poder econômico e político internacional. Confira os dados na tabela a seguir.

Indicadores socioeconômicos 2019

PIB (em bilhões)

Renda per capita (em US$)

Crescimento econômico (em %)

União Europeia

15.692

35.089

1,8

Estados Unidos

21.373

65.095

2,3

China

14.280

10.144

6

Japão

5.123

40.458

−0,2

Fonte de pesquisa: THE WORLD BANK. DataBank: World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/hmyIpK. Acesso em: 27 junho 2022.

Os desafios da integração

Embora seja o mais antigo e bem-sucedido projeto de integração econômica em nível mundial, a União Europeia apresenta alguns problemas que colocam em risco o fortalecimento do bloco e a manutenção de sua hegemonia econômica e política.

Um dêsses problemas está ligado à disparidade econômica entre os países-membros. No bloco europeu, estão reunidas desde economias altamente industrializadas e avançadas tecnologicamente, como Alemanha e França, a países com economias modestas, apoiadas basicamente em atividades primárias e terciárias, como Grécia e Portugal.

Os contrastes regionais também são acentuados, sobretudo entre os países ocidentais do bloco, onde as condições socioeconômicas de suas populações são melhores que as dos países orientais do continente.

As informações da página seguinte mostram o grande contraste econômico entre alguns países da União Europeia.

Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir auxilia no entendimento do acôrdo entre Mercosul e União Europeia. Essa leitura pode ser utilizada para complementar o estudo sôbre a intensificação das relações comerciais da Europa com outros países ou blocos econômicos.

Em 28 de junho de 2019, precisamente 20 anos após os Chefes de Estado e de govêrno do Mercosul e da União Europeia lançarem negociações para um acôrdo de Associação Birregional, as partes chegaram a um acôrdo político sôbre o pilar comercial. […].

O acôrdo comercial com a u ê constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo ao integrar um mercado de 780 milhões de habitantes e aproximadamente a quarta parte do Píbi global. O acôrdo trará resultados expressivos para a economia brasileira: a estima incremento do Píbi brasileiro de US$ 87,5 bilhõesoitenta e sete reais e cinquenta centavos em 15 anos, podendo chegar a US$ 125 bilhõescento e vinte e cinco reais se consideradas a redução das barreiras não tarifárias e o incremento esperado na produtividade total dos fatores de produção. O aumento de investimentos no Brasil, no mesmo período, será da ordem de US$ 113 bilhõescento e treze reais. Com relação ao comércio bilateral, as exportações brasileiras para a u ê apresentarão quase US$ 100 bilhõescem reais de ganhos até 2035.

pêla sua importância econômica e a abrangência de suas disciplinas, é o acôrdo mais amplo e de maior complexidade já negociado pêlo Mercosul.

BRASIL. Mercosul/União Europeia. 23 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/zTmcBK. Acesso em: 14 julho 2022.

PIB e renda per capita de países selecionados da União Europeia

País

PIB (em bilhões US$) 2020

Renda per capita (em US$) 2020

Alemanha

3.846

46.253

Itália

1.888

31.770

Irlanda

426

85.423

Hungria

156

15.980

Polônia

597

15.742

Romênia

249

12.915

Fonte de pesquisa: THE WORLD BANK. DataBank: World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/hmyIpK Acesso em: 27 junho 2022.

O aumento do desemprêgo é um outro grave problema que atinge os países da u ê. A escassez de trabalho tem gerado um crescente número de pessoas em condições de pobreza em países do bloco. A inserção cada vez maior de tecnologias no sistema produtivo das indústrias, reduzindo o número de postos de trabalho, o aumento crescente de imigrantes e a retração da economia mundial ocorrida ao longo dos últimos anos são fatores que contribuem para o aumento do desemprêgo em vários países europeus.

O gráfico a seguir mostra a evolução do desemprêgo nos países da União Europeia nas últimas décadas.

Evolução do número de desempregados na União Europeia (2010-2021)

Gráfico. Evolução do número de desempregados na União Europeia (2010-2021). Desempregados (em milhões). 2010: 23. 2011: 23. 2012: 23. 2013: 35. 2014: 23. 2015: 21. 2016: 19. 2017: 17. 2018: 16. 2019: 14. 2020: 15. 2021: 15.

Fonte de pesquisa: eurostát. Disponível em: https://oeds.link/QqhQvb. Acesso em: 26 maio 2022.

Questão 1.

Com base nesse gráfico, em qual ano se registrou a maior quantidade de desempregados na União Europeia?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Em 2013, quando chegou a 35 milhões de pessoas.

Atividade a mais

  • Pesquise e leve para a sala de aula dados atuais sôbre desemprêgo, Píbi e renda per cápita no Brasil. Anote os dados na lousa e peça que os alunos comparem os dados fornecidos na tabela com os números anotados. Faça uma roda de conversa sôbre o tema e deixe êles se expressarem livremente. Verifique a capacidade dos alunos de apresentarem suas ideias e opiniões. Perceba se os argumentos apresentados estão coerentes com os números mostrados.
  • Esta atividade explora a Competência geral 7 da Bê êne cê cê, pois propicia a construção de argumentos com base em dados confiáveis.
  • A leitura e interpretação do gráfico de barras apresentados na página propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao interpretar gráficos de barras para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações econômicas mundiais.

Algo a mais

Para complementar o assunto do desemprêgo na União Europeia, apresente aos alunos as reportagens a seguir.

> , Naomi. Iniciativas da União Europeia para combater o desemprêgo jovem. Euronews, 20 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/TunMp7. Acesso em: 14 junho 2022.

> CALDEIRA, Gabriel. Taxa de desemprêgo da zona do euro fica estável em abril a 6,8%. cê êne êne Brasil, 1º junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/vc1vkT. Acesso em: 14 junho 2022.

A crise dos refugiados na União Europeia

Nos últimos anos, a União Europeia recebeu um grande número de imigrantes refugiados vindos, principalmente, de países do Oriente Médio e da África. Os países mais desenvolvidos do bloco, por oferecerem melhores condições de vida e oportunidades de trabalho, têm sido o destino mais procurado. São milhares de pessoas que, por motivos de guerras, conflitos e perseguições políticas e religiosas, deixam seus países de origem em busca de abrigo.

As principais rotas de entrada ao continente europeu, percorridas pelos refugiados, acontecem pelos países banhados pêlo Mar Mediterrâneo, como Espanha, Grécia e Itália, e também pêlo Léste europeu.

As autoridades europeias têm procurado adotar medidas para controlar o intenso fluxo de refugiados, entre elas o combate aos grupos de agenciadores (pessoas que conduzem imigrantes ilegais na travessia de áreas de fronteiras mediante pagamento) e o estabelecimento de cotas de imigrantes que podem embarcar em trens rumo ao interior do continente.

No entanto, tais medidas ainda não atingiram soluções eficazes. A inexistência de uma política comum entre os países europeus que trate da questão é um dos entraves que dificulta o combate à crise de refugiados no continente.

Fotografia. Um bote inflável com muitas pessoas agrupadas sobre ele, navegando no mar.
Embarcação improvisada no Mar Mediterrâneo transportando imigrantes ilegais da África em direção à Europa, em 2019.
Respostas e comentários
  • O tema trabalhado nas páginas 161 a 164 permitirá o desenvolvimento das Competências específicas de Ciências Humanas 1, 4 e 6 e da Competência específica de Geografia 6 da Bê êne cê cê, pois abrange o respeito à diversidade de identidades e saberes e a busca de uma sociedade mais democrática e justa.
  • Explique aos alunos que uma das principais rotas de refugiados africanos que se dirigem para a Europa passa pêlo estreito de Gibraltar, trilhando uma rota que inclui as Ilhas Canárias e as cidades espanholas de Ceuta e Melilha. A ilha de , por sua vez, está na rota que conduz os refugiados do norte da África ao sul da Itália, via Mediterrâneo.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho, proponha à turma a estratégia Storytelling. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Leia depoimentos de refugiados nos países europeus e verifique se os alunos conseguem associar o tema trabalhado com o depoimento. Proponha uma roda de conversa e oriente-os a expor suas opiniões. A seguir, confira alguns sites que contêm depoimentos que podem ser usados.

> , Eve. Refugiados ucranianos partilham as suas histórias angustiantes. néchional geogréfiqui. Disponível em: https://oeds.link/Acjbnx. Acesso em: 14 junho 2022. > MIGRANTES detalham “horrores” sofridos em tentativa de chegar à Europa. ONU News, 2 outubro 2020. Disponível em: https://oeds.link/30p7EP. Acesso em: 14 junho 2022. > A SITUAÇÃO dos migrantes e dos refugiados na Europa. União Europeia, 20 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/Juu0Ta. Acesso em: 14 junho 2022.

Conheça quais são os principais países de origem dos refugiados na Europa.

Bandeira composta por três faixas horizontais em vermelho, branco e preto com duas estrelas verdes ao centro, na faixa branca.

Síria

Desde 2011, a violenta guerra civil na Síria provocou a migração de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas para outros países, como Líbano, Jordânia e países da Europa.

Bandeira composta por três faixas verticais em preto, vermelho e verde, com um brasão ao centro.

Afeganistão

Envolvido em vários conflitos desde 1970, o país tem cêrca de 2,6 milhões de afegãos refugiados em outros países além dos europeus, entre êles Paquistão e Irã.

Bandeira composta por um triângulo vermelho com um brasão amarelo à esquerda, com a parte acima dele em verde e a parte abaixo, em azul.

Eritreia

O govêrno ditatorial instalado na Eritreia desde 1993 levou em tôrno de 464 mil pessoas a migrar para outros países, como Etiópia, Sudão e várias nações da Europa.

Bandeira azul com uma estrela branca ao centro.

Somália

Os violentos conflitos decorrentes da instabilidade política da Somália, além das sêcas periódicas que atingem o país, levaram mais de 900 mil somalis a se refugiarem no Quênia, na Etiópia e no Iêmen, além dos países europeus.

Bandeira composta por três faixas verticais em verde, branco e verde.

Nigéria

Conflitos violentos envolvendo diferentes grupos étnicos levaram aproximadamente 216 mil nigerianos a migrar para a Europa e países africanos como Chade, Camarões e Níger.

Bandeira composta por duas faixas horizontais em azul e amarelo.

Ucrânia

A invasão do território da Ucrânia pêlas tropas russas, que teve início em fevereiro de 2022, desencadeou um intenso deslocamento de pessoas. Em menos de três meses de conflito, cêrca de 12,8 milhões de ucranianos fugiram de sua terra natal, buscando abrigo principalmente em países vizinhos, entre êles Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia.

Questão 2.

Com os colegas, conversem sôbre como vocês imaginam que sejam as condições de vida de um refugiado, quais são os problemas enfrentados por essa pessoa etcétera Conversem também sôbre possíveis atitudes solidárias que podemos adotar para auxiliar os refugiados que vivem em nosso país. Depois, escrevam um texto no caderno com as conclusões do grupo.

Promover ações de solidariedade é uma maneira de mostrar responsabilidade diante de situações adversas ou problemas do dia a dia, a exemplo do que fazemos em prol das pessoas que necessitam de ajuda.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal.

  • O estudo sôbre os refugiados proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos. Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos sôbre a situação dos refugiados e as políticas que precisam ser implementadas pelos governos para garantir o direito à vida, ao bem-estar, à segurança e à dignidade dessas pessoas.
  • Aproveite a oportunidade e converse com os alunos sôbre as dificuldades e os riscos enfrentados pelos refugiados durante suas longas viagens até chegar ao destino final. Destaque também que, mesmo após encontrar abrigo no país de destino, os refugiados ainda enfrentam muitas outras dificuldades, tanto em relação às suas condições financeiras e socioeconômicas, quanto às questões de adaptação aos costumes e à cultura local.

Atividade a mais

Reúna a turma em grupos e solicite aos alunos que pesquisem sôbre a atual situação dos refugiados no Brasil. Auxilie-os a procurar informações em fontes confiáveis. Em seguida, oriente-os a preparar a apresentação em fórma de um telejornal, e, no decorrer da pesquisa, êles desenvolverão a filtragem das informações, ordenando-as, para então construir o telejornal, explorando, assim, o pensamento computacional.

A atividade proposta promove o desenvolvimento da prática argumentativa, uma vez que os alunos deverão construir argumentos sólidos para apontar suas opiniões sôbre o tema debatido, com base no que já sabem. Serão desenvolvidos aspectos das Competências gerais 8 e 9 da Bê êne cê cê, ao promover a empatia e a busca por atitudes que podem auxiliar outros indivíduos. Além de explorar o pensamento computacional, pois os alunos deverão analisar e propor soluções para auxiliar refugiados.

A conversa proposta na página é um momento oportuno para os alunos refletiram a respeito das dificuldades que os refugiados enfrentam ao passar a vivem em um outro país, bem como a importância de auxílios neste momento. Assim, é possível dialogar com aspectos da Competência Geral 10, orientando os alunos a reconhecerem a importância de tomarem decisões com responsabilidade e com base em princípios solidários e inclusivos.

Xenofobia no continente europeu

Durante décadas em que as economias europeias prosperavam e o envelhecimento da população avançava de fórma rápida, vários países do continente permitiram, sem muitas restrições, a entrada de imigrantes provenientes principalmente dos países subdesenvolvidos. Muitos dêsses imigrantes, constituídos basicamente por trabalhadores com baixa qualificação profissional, passaram a ser empregados em atividades de pouca remuneração, como na construção civil, nos serviços de limpeza e na entrega de encomendas, assim como no trabalho rural, sobretudo em época de colheita.

Com a crise econômica e o aumento do desemprêgo ocorrido nas últimas décadas, porém, surgiram reações contrárias à imigração. Em muitos países do continente, grupos políticos nacionalistas, sindicatos de trabalhadores, entre outras organizações da sociedade, passaram a atribuir aos imigrantes a culpa pêla falta de trabalho, situação que tem levado ao surgimento de movimentos xenófobos.

A xenofobia consiste no sentimento de aversão ao estrangeiro, que geralmente se manifesta por meio de atitudes preconceituosas e discriminatórias, por vezes de fórma extremamente violenta, em relação a pessoas pertencentes a outras culturas, religiões e etnias. Confira na foto a seguir.

Em contrapartida aos grupos nacionalistas, o continente europeu apresenta movimentações com o intuito de sensibilizar os coletivos praticantes de ações que fomentam a xenofobia, o preconceito e o racismo com práticas e manifestações que reafirmam a importância da igualdade entre as pessoas.

Fotografia. Manifestação com diversas pessoas, com destaque para um cartaz com um punho fechado. Ao fundo, árvores e construções.
Marcha contra o racismo em Bruxelas, na Bélgica, em 2020.

Questão 3.

Pesquise, em jornais, em revistas e na internet, notícias recentes sôbre casos de xenofobia na Europa. Após ler as reportagens, relacione no caderno os fatos principais de cada uma delas. Traga as anotações para a sala de aula e apresente-as aos colegas.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal.

Caso considere interessante, realize um trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos ao abordar a questão da Xenofobia no continente europeu.

Um texto a mais

Após o estudo do tema Xenofobia no continente europeu, apresente aos alunos o trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Promova um debate, relacionando o sentimento de xenofobia existente na Europa e os direitos dos seres humanos.

reticências

Artigo 1

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

reticências

Artigo 5

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo 6

Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

reticências

Artigo 13

1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

reticências

Artigo 18

Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pêlo ensino, pêla prática, pêlo culto e pêla observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

reticências

unêsco. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília, 1998. Disponível em: https://oeds.link/Ukn7hz. Acesso em: 14 junho 2022.

Ao realizar a leitura e a atividade proposta, aproveite para explorar noções introdutórias de prática de pesquisa em análise documental. Para isso, oriente os alunos a perceber que o texto foi retirado de uma fonte primária de pesquisa, ou seja, da própria Declaração dos Direitos Humanos. Chame a atenção dos alunos para a linguagem e os conceitos apresentados levando em consideração o contexto histórico em que êle foi produzido e de que a natureza do texto é jurídica. Além disso, destaque que a leitura proposta corresponde a um recorte de um documento maior que tem seus próprios contextos.

O repúdio ao preconceito

Seja na Europa, seja em qualquer outro continente, a xenofobia geralmente é manifestada por meio do preconceito, ou seja, ideia ou conceito criado em relação a pessoas pertencentes a outras crenças, culturas ou grupos antes mesmo de as conhecermos. É importante repudiarmos qualquer atitude preconceituosa, pois somos pessoas diferentes, pensamos diferente e vivemos em um mundo caracterizado pêla diversidade de povos e culturas, por isso a pluralidade faz parte de nosso dia a dia.

O preconceito, muitas vezes, pode ser o estopim de grandes tragédias e despertar ou aumentar o sentimento de xenofobia. Um exemplo é o atentado ocorrido na manhã de terça-feira do dia 7 de janeiro de 2015, que tirou a vida de 12 pessoas na França.

Leia a seguir o trecho de uma reportagem que trata dêsse acontecimento.

Morte em Paris

reticências Dois homens encapuzados e vestidos de negro, aparentando (ou simulando) ser fundamentalistas islâmicos, invadiram a séde de um jornal satírico francês, o Chárli , e executaram, a rajadas de metralhadoras, ao menos doze pessoas. Entre os mortos estão o editor da publicação e outros três chargistas de enorme talento e renome internacional. tchárli rébido é irreverente, reticências e crítico às instituições religiosas. Esta postura levou-o, algumas vezes, a provocar o islamismo, religião de milhões de imigrantes oprimidos e discriminados na Europa.

Sejam quais forem os responsáveis pêlo atentado, as consequências são potencialmente trágicas: aumento da onda xenófoba – especialmente anti-islâmica – na Europa. reticências

MARTINS, Antonio. Morte em Paris. Outras palavras, 7 janeiro 2015. Disponível em: https://oeds.link/JuQ0pJ. Acesso em: 9 junho 2022.

  1. Por que o ato terrorista pode contribuir para o aumento da xenofobia, sobretudo anti-islâmica, na Europa?
  2. O que é possível e necessário fazer para que a sociedade combata êsse tipo de problema?
  3. Você já vivenciou alguma situação em que houve uma atitude preconceituosa? Conte para os colegas como foi essa situação e o que, em sua opinião, deveria ter sido feito para evitá-la.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos concluíram que atos terroristas de um pequeno grupo de islamitas radicais geram insegurança e medo na população, e isso generaliza a ideia de que toda pessoa praticante da religião islâmica seja terrorista.

2. Resposta pessoal. Investigue se os alunos identificam o repúdio ao preconceito e a valorização da pluralidade cultural, religiosa e da liberdade de expressão como uma fórma de combate ao preconceito. Esteja atento para questionar e problematizar posicionamentos radicais e/ou preconceituosos.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar situações que já tenham presenciado ou tomado conhecimento por meio de algum meio de comunicação. Verifique se êles compreenderam a importância do respeito à diversidade de culturas e crenças.

  • Ao trabalhar O repúdio ao preconceito, reforce a importância de repudiar qualquer tipo de atitude preconceituosa.
  • O trabalho sôbre êsse tema permite: identificar a xenofobia como uma fórma de preconceito; estimular atitudes de repúdio ao preconceito e de combate a qualquer tipo de ação preconceituosa contra o imigrante, sua cultura e religião.
  • Aproveite a oportunidade para evidenciar a importância da valorização e do respeito à diversidade cultural.
  • Comente com os alunos que uma atitude de respeito e de tolerância diante das diversidades de povos e culturas é o primeiro passo para repudiarmos o preconceito e preservarmos os direitos humanos.
  • O tema abordado explora aspectos das Competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê, quando é trabalhado o respeito a si e ao próximo, pensando no coletivo e nos direitos assegurados como indivíduos.

Atividade a mais

Solicite aos alunos que confeccionem cartazes com mensagens que combatam qualquer tipo de preconceito. Durante o desenvolvimento desta atividade, cuide para que êles desenvolvam o hábito de respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura da paz e do combate ao bullying. Para finalizar, organize com êles uma exposição dos cartazes no mural da escola.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. A União Europeia pode ser considerada um modêlo de integração econômica bem-sucedida na atualidade? Por quê?
  2. Caracterize o nível de integração entre os países europeus em seu estágio atual.
  3. Qual é a relação entre o aumento do desemprêgo e o avanço da xenofobia em países europeus?

Aprofundando os conhecimentos

4. Analise no mapa a seguir o Píbi dos países europeus.

Píbi dos países europeus (2020)

Mapa. PIB dos países europeus (2020). PIB (em bilhões de dólares). Menos de 100: Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Bulgária, Moldávia, Geórgia, Armênia, Liechtenstein, Luxemburgo, Chipre, Malta, Islândia e San Marino. 101 a 300: Finlândia, Irlanda, Portugal, Ucrânia, República Tcheca, Hungria, Romênia e Grécia. 301 a 1.000: Noruega, Suécia, Polônia, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, Mônaco, Andorra e Turquia. Acima de 1.000: Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Rússia. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 430 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: THE WORLD BANK. Gross domestic product 2021. Disponível em: https://oeds.link/3PZLWk. Acesso em: 3 maio 2022.

  1. Identifique no mapa onde estão localizados os países com os maiores e os menores da Europa.
  2. Que fatores históricos estão relacionados aos diferentes níveis de desenvolvimento econômico dos países do Léste Europeu e dos da área ocidental do continente?
Respostas e comentários

1. Sim. A União Europeia é o bloco mais antigo em formação e também o que se encontra em estágio mais avançado de integração.

2. A u ê constitui uma união econômica e monetária com livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas entre boa parte dos países-membros e conta com uma moeda única, o euro, adotado pêla maioria dos países do bloco. Além disso, as regras e decisões políticas que orientam os rumos dêsse bloco são tomadas por um conjunto de instituições com poderes independentes aos do govêrno de cada país.

3. A crise econômica e o aumento do desemprêgo ocorridos nas últimas décadas contribuíram para o surgimento de reações contrárias à imigração, por meio de grupos que passaram a atribuir aos imigrantes a culpa pêla falta de trabalho.

4. a) Os maiores europeus estão localizados nos países da Europa Ocidental, e os menores localizam-se nos da Europa Oriental, com exceção da Rússia.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Auxilie os alunos na realização das atividades propostas nesta página. êsse é um importante momento para verificar se êles possuem dúvidas sôbre o tema abordado. Caso considere necessário, retome algum conteúdo estudado nas páginas anteriores.
  • Com os alunos, faça uma leitura do mapa apresentado. Isso possibilitará o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 2, da Competência específica de Geografia 4 e da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, ao identificar por meio do mapa as diferenças econômicas que causam desigualdades sociais entre os países europeus.

Atividade a mais

Para complementar o tema, solicite aos alunos que, em grupo de três integrantes, produzam uma história em quadrinhos sôbre a xenofobia no continente europeu. Oriente-os a pesquisar uma história real ou fictícia que os auxilie na produção. A atividade explora a cultura juvenil, inserindo um tema que abre espaço para criatividade e explora situações do cotidiano e vivência dos alunos.

Sugestão de avaliação

Peça a cada aluno que escreva, em folha avulsa, seis frases sôbre a União Europeia, entre as quais três sejam verdadeiras e as outras três tenham informações falsas. Após os alunos concluírem a elaboração das seis frases, peça que êles troquem as folhas entre si para que os colegas identifiquem as frases verdadeiras e falsas. Peça que os próprios alunos verifiquem e registrem o desempenho dos colegas na tarefa. Ao final, faça uma roda de conversa a fim de verificar quais informações não foram possivelmente bem assimiladas pelos alunos.

Resposta

Verifique a aprendizagem dos alunos com relação ao tema. Se identificar dificuldades, promova uma roda de conversa para sanar as dúvidas e, se necessário, retome o conteúdo.

Resposta

4. b) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do Léste Europeu adotaram o sistema político e econômico socialista, que priorizava alguns ramos da economia, como as indústrias de base e as bélicas. Isso desfavoreceu o crescimento de outros ramos industriais, como os de bens de consumo. Assim, com o passar do tempo, os países do Léste Europeu passaram a apresentar atraso tecnológico em determinados setores da economia em relação a alguns países da área ocidental da Europa, que contavam com importantes regiões industriais desde o século dezenove.