CAPÍTULO 15 Conflitos territoriais no mundo

No mundo atual, podemos observar inúmeros conflitos por territórios. Muitos deles estão ligados à existência de movimentos nacionalistas-separatistas, que lutam pêla criação de Estados independentes.

Outros conflitos envolvem disputas pêla redefinição de fronteiras nacionais, sobretudo em regiões onde os limites territoriais não foram claramente definidos ou aceitos pelos países vizinhos. São exemplos de disputas por zonas de fronteiras os conflitos entre Peru e Equador, na América do Sul; Egito e Sudão, na África; e entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, na Ásia.

De maneira geral, conflitos são desencadeados por países que buscam ampliar seus domínios territoriais, resgatar territórios que historicamente já lhes pertenceram ou mesmo dominar territórios com grande importância estratégico-militar ou que sejam ricos em recursos naturais.

Fotografia. Três homens fardados em pé de costas, encarando duas construções azuis, uma em cada lateral e uma grande construção com escadaria e janelas ao fundo. Há árvores em frente a ela.
Soldados sul-coreanos guardando área de fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, em Pan mundión, Coreia do Sul, em 2020.

Movimentos separatistas

Alguns povos e minorias nacionais almejam conquistar autonomia sôbre seus territórios para formar um Estado livre e soberano. Em alguns casos, essas reivindicações são lideradas por grupos radicais, que realizam ações terroristas na tentativa de alcançar seus objetivos.

Em contrapartida, muitas dessas minorias nacionais também são violentamente perseguidas e reprimidas, pois o govêrno dos países onde vivem não aceita perder partes de seus territórios. Essa repressão, por sua vez, desperta ainda mais o desejo de liberdade das minorias nacionais e estimula a atuação de movimentos separatistas que lutam pêla independência, inclusive com o uso da fôrça e da resistência armada.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Verificar que diversos países do mundo apresentam conflitos em áreas de disputa por fronteiras.
  • Identificar a existência de movimentos nacionalistas em diversos países do mundo.
  • Reconhecer a Organização das Nações Unidas (ônu) como um importante organismo supranacional.
  • Verificar a importância da ônu na geopolítica mundial.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos estudarão os conflitos por territórios espalhados pêlo mundo, e como êles interferem na vida das populações dêsses territórios.

O capítulo apresenta também a influência e os esforços da ônu para tentar proteger a população dêsses territórios e sua busca pêlo fim dos conflitos. Nesse estudo, os alunos explorarão aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero três e ê éfe zero nove gê ê zero oito da Bê êne cê cê, pois identificarão populações com culturas distintas que estão em conflitos.


  • Junto com os alunos, localize em um planisfério político os países citados na página.
  • O tema abordado nesta página permite o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito da Bê êne cê cê, ao tratar da dinâmica de fronteiras em diferentes lugares do mundo.

Atividade a mais

Pesquise previamente uma reportagem que trate de um conflito recente por território entre países. Leia-a para os alunos. Após a leitura, pergunte-lhes: Qual é o assunto principal abordado pêla reportagem? Quais os países envolvidos? Qual(is) o(s) motivo(s) do conflito? O que poderia ser feito para solucionar a situação? Além do conflito descrito na reportagem, qual outro conhecem?

Incentive-os a expor suas opiniões, cuidando para que ocorra um ambiente de respeito.

Essa proposta exercita a prática do debate para resolução de conflitos e investiga o conhecimento prévio dos alunos.

Ao realizar esta atividade, os alunos desenvolverão a prática de argumentação, pois terão de expressar suas opiniões com base em conhecimentos, respeitando opiniões distintas.

A atividade explora aspectos das Competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê, pois propicia o diálogo com a exposição de diferentes saberes e o respeito a princípios éticos e democráticos.

Diversos focos de tensão espalhados pêlo mundo são reflexos dêsses movimentos separatistas. Conheça alguns dêsses conflitos nesta página e na página seguinte.

Movimentos separatistas no mundo

Mapa. Movimentos separatistas no mundo. Mostrando a Europa, Ásia, África e Oceania. Na Europa estão indicadas as seguintes áreas: Número 1: Irlanda do Norte. Número 2: País Basco. Número 6: Kosovo. Número 8: Ucrânia. Na Ásia, estão indicadas as seguintes áreas: Número 3: Tibete. Número 4: Curdos. Número 5: Sri Lanka. Número 7: Chechênia. Outros movimentos separatistas: no sul da Europa, espalhados pelo sul da Ásia, oeste e leste da África. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 675 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. edição São Paulo: Moderna, 2013. página 59. raesbér, Rogério (organizador). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Niterói: edúfi, 2001. página 35.

1. Irlanda do Norte: conflito entre maioria protestante em favor da manutenção dos laços com a Grã-Bretanha e a minoria católica que luta pêla incorporação dêsse território à Irlanda. Desde a década de 1960, o (Exército Republicano Irlandês), movimento da minoria católica, realizou diversos atentados na região. Um acôrdo de paz foi firmado em 1998.

2. País Basco: região localizada entre a Espanha e a França, ocupada pêlopovo basco. O grupo terrorista êta (Pátria Basca e Liberdade) lutou pêla independência dêsse território durante algumas décadas, mas em 2011 declarou o fim da luta armada.

3. Tibete: território de povo tibetano de tradição budista, foi anexado pêla China em 1950. Desde então, os chineses combatem a cultura e a religião dêsse povo, perseguindo monges e destruindo monastérios e templos budistas.

Respostas e comentários

O conteúdo destacado nas páginas 177 e 178 permite o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero três da Bê êne cê cê, ao abordar a manifestação de minorias étnicas em diferentes lugares do mundo.

Atividade a mais

  • Organize os alunos em duplas e solicite a êles uma pesquisa sôbre diferentes conflitos no mundo. Se possível, selecione os conflitos previamente e distribua de maneira que não haja repetições. Combinem uma data para entrega e apresentação dos trabalhos. Caso considere pertinente, promova a produção de cartazes para serem expostos em um painel na escola.
  • Para auxiliar na busca por notícias de conflitos pêlo mundo, sugerimos o site a seguir, que aborda outros sete, além do conflito entre Rússia e Ucrânia. Disponível em: https://oeds.link/ihouvJ. Acesso em: 15 junho 2022.
  • Aproveite a proposta de pesquisa e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique que para essa pesquisa é importante seguir procedimentos como: definição do tema ou assunto que será pesquisado; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; realizar uma leitura atenta do material encontrado; elaborar uma síntese a partir do material pesquisado. Antes de produzirem o cartaz, oriente os alunos que verificarem os seguintes elementos: A pesquisa possui informações necessárias para a atividade proposta? A pesquisa contemplou diversas fonte de pesquisas, como livros, sites e jornais? A pesquisa apresenta informações recentes sôbre o tema? A atividade desenvolve também o pensamento computacional, pois êles deverão sistematizar, analisar e apresentar a pesquisa realizada.

4. Curdos: grupos separatistas reivindicam a criação de um Estado independente, o Curdistão, na região ocupada por maioria curda em áreas dos territórios da Turquia, Síria, Irã, Iraque, Armênia e Azerbaijão. grupos encontram forte resistência dos governos locais, que não pretendem perder territórios ricos em petróleo e água.

Além de grande número de perdas materiais e humanas, outra consequência dos conflitos é o elevado número de pessoas que passam a viver como refugiados em acampamentos improvisados.

Fotografia. Tendas e barracas espalhadas por um amplo terreno. Há pessoas e vias entre elas. Ao fundo, o mar.
Na foto, campo de refugiados temporário de Kara Tepe com tendas do na ilha de Lesbos, Grécia, 2020.

5. Sri Lanka: a minoria étnica tâmil, de religião hindu, luta contra as tropas cingalesas, de religião budista, pêla formação de um Estado independente no norte do país.

6. Kosovo: província sérvia de maioria albanesa que reivindica independência da região sob o contrôle dos sérvios. Em 2008, o Parlamento de Kosovo declarou independência unilateral da Sérvia. Porém, essa independência ainda não foi reconhecida por alguns países, como Brasil, Espanha e Rússia.

7. Chechênia: separatistas chechenos intensificaram a luta contra o exército russo a partir da década de 1990. Após uma declaração de independência (1991), o govêrno russo invadiu o território checheno, atacando violentamente os movimentos separatistas, que contra-atacaram com ações terroristas. Desde então, a região sofre com períodos de violentos conflitos interrompidos por acôrdos temporários de paz.

8. Ucrânia: desde 2014, grupos separatistas, formados em grande parte por cidadãos russos, lutam pêla independência dos territórios do Léste e sul da Ucrânia. Os conflitos se intensificaram no início de 2022, quando fôrças militares da Rússia invadiram o território da Ucrânia (assunto que será tratado no capítulo 20 da unidade 7).

Respostas e comentários

sôbre o tema discutido, comente com os alunos a respeito das consequências dos conflitos envolvendo minorias, governos e órgãos internacionais. Em muitos casos, essas disputas resultam em genocídio, dispersão de grande quantidade de refugiados, desequilíbrio econômico da região e aumento da pobreza.

Atividade a mais

  • Promova uma conversa sôbre o tema, estimulando o senso crítico dos alunos. Analise com êles os exemplos citados e depois pergunte se êles se recordam de outras disputas envolvendo minorias ou conflitos étnicos, por exemplo. Ao final, peça que os alunos registrem no caderno sua opinião sôbre o tema da roda de conversa proposta.
  • Esta atividade contribui para o desenvolvimento da Competência geral 1 e 9 da Bê êne cê cê, ao valorizar o conhecimento historicamente construído para dialogar e explicar a realidade vivida e a tomada de decisões na construção de uma sociedade democrática e justa, valorizando a diversidade de indivíduos.

Um texto a mais

Para embasar o conceito de genocídio, leia o texto a seguir.

     Genocídio. reticências são considerados como genocídio: a) extermínio de grupos; b) danos graves, físicos ou mentais, a membros de grupos; c) atentados contra comunidades étnicas visando sua dispersão, temporária ou definitiva; d) prática para impedir o nascimento de novos membros do grupo; e) remoção compulsória de crianças para outros grupos. reticências

AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, têrmus e conceitos históricos. 2. edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. página 195.

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Questão da Caxemira

Uma região de intensos conflitos territoriais e fronteiriços no mundo está situada no extremo norte da Índia, nas encostas da cordilheira do Himalaia, entre o Paquistão e a China. Nessa região, ocorrem conflitos pêla posse da Caxemira desde a época em que a Índia e o Paquistão deixaram de ser colônias do Reino Unido, em 1947, e grande parte da Caxemira foi incorporada ao território indiano.

Como a maioria da população da Caxemira é muçulmana, o govêrno islâmico do Paquistão considera inaceitável a Índia, de maioria hinduísta, ocupar essa área e reivindica a anexação da região ao seu território. A Índia, por sua vez, rejeita a proposta do Paquistão e acusa-o de patrocinar grupos guerrilheiros favoráveis ao separatismo. Além disso, teme que a perda da Caxemira possa resultar em uma eventual onda de movimentos separatistas em diferentes regiões do país habitadas por outras minorias étnicas, como a dos síquis, que reivindicam a autonomia a província do .

Caxemira (2013)

Mapa. Caxemira (2013). Mostrando Paquistão, capital: Islamabad, Índia, capital: Nova Délhi, Nepal, capital: Katmandu, Butão, capital: Timphu, Bangladesh, capital: Dacca e China. Região contestada: norte do Paquistão e noroeste da Índia, onde estão indicados: Território disputado entre Índia e Paquistão e Território disputado entre China e Índia. Na porção nordeste da Índia, outro território indicado como: Território reivindicado pela China. No território indiano estão demarcadas a Divisão entre as províncias indianas. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 355 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: Ismíf, Dan. Atlas dos conflitos mundiais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. página 78. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. trigésima quarta edição São Paulo: Ática, 2013. página 93.

Desde que conquistaram a independência, países já se enfrentaram em três guerras pêla posse da Caxemira: em 1948, 1965 e 1971. Milhares de pessoas morreram nesses conflitos. A questão territorial da Caxemira complicou-se ainda mais quando a China ocupou parte de seu território, em 1959, e travou uma guerra com os indianos em 1962.

A possível ocorrência de um novo conflito armado na região tem se tornado um grande foco de tensão e instabilidade geopolítica, sobretudo após a Índia e o Paquistão realizarem testes com armas nucleares, mostrando que dispõem de bombas atômicas em seus arsenais. Uma eventual guerra na região, portanto, poderia ter consequências imprevisíveis.

Respostas e comentários
  • Realize junto com os alunos a leitura da página que apresenta o tema Questão da Caxemira. Após a leitura, auxilie-os na interpretação do mapa mostrado. Oriente-os a localizar a região da Caxemira entre os territórios da China, Paquistão e Índia.
  • O conteúdo desta página favorece o exercício da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito da Bê êne cê cê ao analisar transformações territoriais, considerando movimento de fronteiras, tensões e conflitos na Ásia.
  • O conteúdo proposto na página 179 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares Geografia e História. Explora aspectos das Competências específicas das Ciências Humanas 2 e 5, pois possibilita refletir sôbre eventos ocorridos no mesmo espaço e em tempos diferentes com base em conhecimentos das Ciências Humanas.

A ônu

Em um mundo constantemente redesenhado por guerras e conflitos, o cenário geopolítico internacional conta com a participação de influentes organismos supranacionais – entre os mais importantes deles está a Organização das Nações Unidas (ônu).

Criada em 1945, na Conferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional, realizada em São Francisco, Estados Unidos, a ônu surgiu com o propósito principal de promover a busca pêla paz no mundo e evitar a repetição dos conflitos armados de grandes proporções, como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Grande Guerra (1939-1945).

Sendo o mais importante e atuante organismo supranacional, a ônu conta com a participação de 192 países-membros, entre êles o Brasil, que participa da organização desde seu início.

A ônu realiza operações em todo o mundo, atuando simultaneamente nas mais diferentes frentes, em projetos dirigidos ao combate da pobreza e da exclusão social; ao desenvolvimento econômico e social; à proteção da infância; ao fortalecimento da democracia e dos direitos humanos; ao progresso da educação, da ciência e da cultura; à defesa do meio ambiente; à melhoria da alimentação e da saúde; e à busca pêla paz.

Fotografia. Fachada de uma construção com diversas bandeiras hasteadas em frente, ao lado, um grande edifício.
séde da ônu na cidade de Nova iórque, nos Estados Unidos, em 2020.
Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

A fim de investigar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema ônu, apresente a êles as questões a seguir.

1. O que você sabe sôbre a ônu?

2. Quais são os principais objetivos da ônu?

3. De que maneira a ônu atua no mundo?

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem alguma situação internacional em que a ônu teve participação.

2. Resposta pessoal. Deixe que os alunos deem as respostas conforme o conhecimento prévio que possuem sôbre o assunto. Verifique se êles têm noção de que a ônu é a instituição mais importante na promoção da paz, da justiça e da segurança no mundo.

3. Peça aos alunos que respondam a essa questão com base nos noticiários da televisão, ou em reportagens de jornais e revistas. Verifique se êles têm conhecimento das fôrças de Paz da ônu, que atuam nos países em conflito; dos programas de melhoria das condições de vida dos povos e de conservação ambiental.


  • Comente com os alunos que todas as ações da ônu são coordenadas por uma estrutura que envolve secretarias, agências, conselhos e comissões especiais responsáveis pêla organização e execução de ações e programas em áreas específicas.
  • Explique aos alunos que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, a ônu tem realizado intervenções militares por meio do envio das fôrças de Paz a países assolados por guerras e conflitos civis.

Um texto a mais

O texto a seguir apresenta informações a respeito da participação do Brasil na ônu. Leia-o para os alunos.

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ônu em cada país varia de acôrdo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos ante a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos. A Equipe de País (conhecida por sua sigla em inglês, ) está conformada pelos Representantes dêsses organismos, sob a liderança do Coordenador Residente.

ônu no Brasil. Nações Unidas. Disponível em: https://oeds.link/qacXZJ. Acesso em: 15 junho 2022.

Agências, órgãos e programas da ônu

As agências das Nações Unidas, localizadas em vários países, trabalham no desenvolvimento de programas criados para melhorar as condições socioeconômicas das populações, sobretudo nos locais menos desenvolvidos. Veja alguns exemplos:

fáo: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, agência que atua em ações voltadas para o combate e a erradicação da fome no mundo.

unicéfi: Fundo das Nações Unidas para a Infância, desenvolve programas que visam à proteção e ao bem-estar infantil.

pênúma: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que atua na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.

A ônu e a paz no mundo

Como fórma de garantir a paz, a ônu conferiu poder especial ao seu Conselho de Segurança, formado por cinco membros permanentes (Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia) e outros dez membros rotativos, eleitos a cada dois anos. Com a pretensão de ampliar seu poder político no cenário internacional, vários países do mundo, entre êles o Brasil, pleiteiam o aumento do número de membros permanentes para ocupar uma cadeira naquele conselho.

Entre as atribuições do Conselho de Segurança, está o poder de autorizar o uso da fôrça e a intervenção militar em países assolados por conflitos territoriais, guerras civis ou, ainda, controlados por governos ditatoriais acusados de genocídioglossário . Para tanto, a ônu conta com um permanente exército, que faz parte das chamadas fôrças de Paz. êsse exército age na ocupação dos territórios em conflitos e na mediação das negociações para o restabelecimento da paz, objetivo nem sempre alcançado com êxito.

Fotografia. Soldados fardados em uma área de terra com lixo espalhado. Eles usam luvas e recolhem o lixo, segurando sacos pretos.
Na foto, membros da fôrça de Manutenção da Paz da ônu realizam limpeza ambiental no Chipre, em 2021.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que várias intervenções militares realizadas pêla ônu contaram com a participação efetiva das fôrças Armadas brasileiras. A primeira dessas experiências ocorreu entre 1957 e 1967, quando o Brasil enviou tropas para fazer o contrôle e o patrulhamento da fronteira entre Egito e Israel. Entre 1965 e 1966, um batalhão de infantaria brasileira integrou a fôrça Interamericana de Paz, enviada para intervir na crise política da República Dominicana. Outro batalhão de infantaria, no qual atuaram pouco mais de mil militares brasileiros, também foi enviado para amenizar a guerra civil e restabelecer a paz em Angola, entre os anos de 1995 e 1997.
  • Em 1999, o Brasil participou ativamente das missões de paz que a ônu promoveu para garantir a independência do Timor Léste. A pedido do recém-criado govêrno timorense, as tropas brasileiras permaneceram naquele país atuando no contrôle das fronteiras, na segurança das autoridades locais, na escolta de comboios etcétera
  • Como reconhecimento da ação militar brasileira em suas operações, a ônu conferiu ao Brasil o comando da missão de paz no , que também contou com a participação de soldados argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios e canadenses. Iniciada em 2004, essa missão de paz teve o objetivo de restabelecer a paz, garantir a ordem e evitar a eclosão de um violento conflito civil após a crise política que levou à deposição do govêrno local. A missão foi concluída em 2017.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Cultura de paz

No mundo, há muitas situações de divergências que levam as partes envolvidas a travar guerras e conflitos armados. No entanto, a opção pêla violência geralmente tende a agravar ainda mais a situação, pois tal caminho dispensa o diálogo, o acôrdo, o entendimento, a compreensão e a tolerância.

Contudo, também há várias iniciativas que buscam promover uma cultura de paz mundial. Elas são desenvolvidas com base em um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida, que visam ao respeito, ao fim da violência, à liberdade e à promoção da igualdade.

Essa cultura de paz também se manifesta nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia, quando, por exemplo, o diálogo, a tolerância e a solidariedade tornam-se meios de evitar conflitos. Observe a seguir alguns exemplos dessas situações.

A.

No trânsito, há regras com o objetivo de que todos se locomovam com segurança: pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e caminhões. Para que possam circular nessa condição, é preciso haver respeito. Em alguns casos, há pessoas que ignoram essas regras, esquecendo da coletividade e agindo como se não estivessem sujeitas às normas que regulamentam o trânsito, optando por desobedecer ao que é estabelecido.

B.

Para que a convivência familiar seja a melhor possível, é preciso que as pessoas se respeitem e colaborem umas com as outras, de modo a minimizar possíveis problemas cotidianos, que podem gerar desgastes nas relações.

Quando as pessoas decidem agir pensando apenas em si mesmas, podem prejudicar a boa convivência familiar, pois não conseguem dialogar nem compreender umas às outras.

Ilustração. Uma mulher atravessando uma rua na faixa para pedestres, indicada com a letra A. Há um caminhão parado ao lado dela, e na calçada atrás, uma família sentada em uma mesa, comendo, indicada pela letra B.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Promover a cultura da paz.
  • Valorizar a liberdade e a igualdade.
  • Promover a cidadania e a valorização dos direitos humanos.
  • Combater a violência.

  • O estudo sôbre a Cultura de paz permite o desenvolvimento dos temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos, Educação para o trânsito, Trabalho e Vida familiar e social, uma vez que o texto destaca ações e atitudes que valorizam relações pacíficas, seja na escola, no trânsito, no ambiente familiar ou de trabalho. Incentive e valorize o respeito pêla diversidade de opiniões e o embasamento coerente dos pontos de vista. Esteja atento para criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para manifestar suas opiniões com liberdade e respeito de todos.
  • Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos sôbre casos de violência (física ou verbal) que possam ocorrer no ambiente escolar ou mesmo fóra dele. Questione-os sôbre o que poderia ser feito para evitá-los.

Algo a mais

Sugira aos alunos que acessem a cartilha sôbre a cultura de paz oferecida pêlo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senáqui). Disponível em: https://oeds.link/DNd8SQ. Acesso em: 15 junho 2022.

C.

As escolas são espaços de convivência de alunos, professores, pais e demais funcionários. No entanto, infelizmente, podem se tornar um lugar desagradável, com situações de desrespeito e agressões entre estudantes e também entre funcionários e professores. Em consequência disso, podem ocorrer problemas, como baixo desempenho escolar dos alunos, crianças e adolescentes isolados, interrupção da frequência escolar, professores e funcionários desmotivados para desenvolver suas atividades e gestores sobrecarregados.

D.

O trabalho é uma atividade que faz parte do cotidiano de um grande número de pessoas. Geralmente, no local de trabalho, é preciso que haja interação entre as pessoas e o tratamento deve ser gentil, cordial, de cooperação e colaboração. Quando isso não acontece, a convivência pode se tornar desagradável.

Ilustração. Uma escola com diversas janelas com alunos caminhando em direção a ela, indicada com a letra C. Em frente, um caminhão de lixo e homens de uniformes laranjas recolhendo sacos de lixo de um recipiente verde, indicados com a letra D.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Em grupo'.
  1. Em seu dia a dia, quais situações provocam divergências e discussões? Como você costuma resolvê-las? Converse a respeito disso com os colegas.
  2. Por que as divergências entre países, algumas vezes, são enfrentadas por meio de guerras e conflitos? Que outras fórmas poderiam ser utilizadas para resolver essas situações?
  3. Se todas as pessoas fossem comprometidas para promover uma cultura de paz, quais seriam algumas das consequências perceptíveis no cotidiano? Como os desentendimentos seriam resolvidos?
Ícone 'Em grupo'.

4. Em grupos, elaborem uma lista de ações que vocês poderiam incluir no dia a dia, com o intuito de promover uma cultura de paz. Organizem-na de acôrdo com a realidade e o interêsse de vocês, podendo ser ações realizadas com os pais, irmãos, colegas, professores, desconhecidos, entre outros. Anotem essa lista no caderno e, periodicamente, retomem-na para conversarem sôbre as ações e verificarem se elas foram colocadas em prática e se isso mudou, de alguma fórma, a realidade de vocês.

Adotar atitudes voltadas para a cultura da paz significa agir com respeito, mostrando a capacidade de valorizar e agindo de maneira correta nas diferentes situações do dia a dia.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Ao desenvolver o tema Cultura de paz e indicar as iniciativas que podem gerar a paz, será desenvolvida a competência socioemocional do respeito, além de permitir o desenvolvimento de aspectos das Competências gerais 8, 9 e 10 da Bê êne cê cê, pois aborda questões que envolvem aspectos emocionais na tomada de decisões, com base no diálogo e no respeito coletivo.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a conversar e a refletir sôbre essas situações. Se possível, anote exemplos na lousa, pois pode ser que muitos deles sejam comuns na vida de vários alunos, como nas brincadeiras e jogos, na escola, no bairro, entre outros. Valorize a importância da paciência e da tolerância, principalmente na fase da vida em que êles se encontram, que costuma ser repleta de questionamentos e enfrentamentos típicos do processo de amadurecimento.

2 Resposta pessoal. Relembre-os do papel da ônu na tentativa de solucionar as divergências de maneira pacífica. Destaque que a radicalização e a opção pêla guerra e pelos conflitos trazem muitos prejuízos, incluindo a perda de vida de muitos inocentes, o que é inadmissível.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que, se a cultura de paz fizesse parte do dia a dia das pessoas, certamente existiriam menos conflitos. A atitude do diálogo seria maior e as pessoas viveriam em paz e com menos violência.

4. Resposta pessoal. Ressalte o compromisso assumido pelos alunos para combater as fórmas de violência e promover a cultura da paz.


As questões propostas nesta página exploram a prática de argumentação, uma vez que os alunos devem construir argumentos e externá-los de maneira escrita e oral.

Metodologias ativas

Para complementar o trabalho, proponha à turma a estratégia line up. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Use das divergências entre os países (ou situações do dia a dia dos alunos, tais como o uso de celular em sala de aula, o uso de buzinas no trânsito, entre outras), para verificar a opinião dos alunos. Instigue-os a refletir sôbre suas respostas e certifique-se de que se tratem com respeito, independentemente das ideias. Para finalizar, reúna os alunos com opiniões semelhantes e proponha que produzam argumentos para serem apresentados a toda a turma.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. É possível afirmar que as disputas por fronteiras em muitos lugares do mundo têm sido marcadas pêla ocorrência de conflitos? Dê exemplos.
  2. De acôrdo com o que você estudou, identifique o que há de incorreto na afirmação a seguir.

Os conflitos por fronteiras ocorrem somente quando um país deseja ampliar seus domínios territoriais.

  1. Leia a afirmação a seguir. Muitos conflitos territoriais da atualidade são movidos por questões étnico-religiosas. Com base nessa afirmação, explique as razões dos conflitos travados entre a Índia e o Paquistão pêla disputa da Caxemira.
  2. Você considera importante a atuação da ônu no mundo de hoje? Por quê?
  3. Quais são as principais agências da ônu? Onde se localizam e qual objetivo de trabalho têm em comum?

Aprofundando os conhecimentos

6. A imagem a seguir é a reprodução de um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Nessa gravura, êle retratou a paz por meio de uma pomba branca, símbolo universal que representa a harmonia e a convivência pacífica entre os povos.

Ilustração. Página amarela com o desenho de uma pomba carregando um pequeno ramo de folhas. Há uma assinatura abaixo dela.
Pomba da paz, de Pablo Picasso. Gravura, 1949.
Respostas e comentários

1. Sim, muitas fronteiras que separam os países são disputadas por meio de conflitos e guerras. Podemos citar como exemplos os sangrentos conflitos que assolaram a Península dos Bálcãs no início da década de 1990, provocando a fragmentação da Iugoslávia; os problemas entre Peru e Equador, na América do Sul; entre Egito e Sudão, na África; e entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, na Ásia.

2. Não, pois as mudanças ocorridas, principalmente nas últimas décadas, devem-se, sobretudo, aos conflitos nacionalistas e separatistas que reivindicam a criação de Estados soberanos e independentes.

3. Como a maioria da população da Caxemira é muçulmana, o Estado islâmico do Paquistão considera inaceitável que a Índia continue ocupando essa área e reivindica a anexação da região ao seu território. A Índia, por sua vez, rejeita a proposta do Paquistão e acusa-o de patrocinar grupos guerrilheiros favoráveis ao separatismo. Além disso, teme que a perda da Caxemira possa resultar em uma eventual onda de movimentos separatistas em diferentes regiões do país habitadas por outras minorias étnicas, como a dos síquis, que reivindicam a autonomia sôbre a província do .

4. Resposta pessoal.

5. unicéfi, penúdi e pênúma. Elas estão localizadas em vários países e trabalham no desenvolvimento de programas criados para melhorar as condições socioeconômicas das populações, sobretudo nas nações menos desenvolvidas.

  • Caso considere interessante, reúna a turma em pequenos grupos para a realização das atividades 1 a 5. Peça que conversem com os colegas sôbre cada atividade.
  • As atividades das páginas 184 e 185 abordam a Competência específica de Ciências Humanas 6 e a Competência geral 9 da Bê êne cê cê, pois despertam o respeito e a empatia, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais democrática.

Atividade a mais

Realize com os alunos a atividade a seguir.

> Com dois colegas, pesquise em livros, jornais, revistas e na internet algumas das ações que a ônu, por meio de seus programas, desenvolve no Brasil e em outros países. Entre essas ações, podem ser pesquisados projetos sociais, ajudas humanitárias, envios de fôrças de paz etcétera Traga o resultado da pesquisa para a sala de aula e apresente-o aos colegas. Verifique também o resultado da pesquisa realizada pelos demais grupos.

Resposta

Oriente os alunos na pesquisa. O site da ônu pode ser utilizado como fonte de informação. Disponível em: https://oeds.link/9Rmy2a. Acesso em: 15 junho 2022.

  1. Qual é a sua impressão ou sensação ao analisar essa gravura? O que mais chama a sua atenção?
  2. A paz é possível no mundo de hoje? Justifique sua resposta.
  3. Como seria se vivêssemos em um mundo onde a paz prevalecesse? Converse com os colegas sôbre essa questão; depois, produzam um texto coletivo com as principais ideias.

7. Imagine que você foi convidado para participar de uma campanha que visa promover a cultura da paz no mundo. Essa campanha será realizada por meio da distribuição de cartazes com desenhos que ilustrem o tema. Em uma folha em branco, faça um desenho para ilustrar essa campanha. Depois de pronto, mostre o seu desenho aos colegas e veja o que êles desenharam.

Versão adaptada acessível

7. Junte-se a um colega e imaginem que vocês foram convidados para participar de uma campanha que visa promover a cultura da paz no mundo. Essa campanha será realizada por meio da distribuição de cartazes, com desenhos que ilustrem o tema. Em uma folha em branco, façam um desenho para ilustrar essa campanha. Depois de pronto, mostrem o desenho aos colegas e veja o que eles desenharam.

Orientação para acessibilidade

7. Resposta pessoal.

8. Analise o mapa e a foto a seguir. Depois, responda no caderno às questões propostas.

Área ocupada pelos curdos (2019)

Mapa. Área ocupada pelos curdos (2019). Área do Curdistão: oeste da Turquia, com as cidades indicadas de: Elazig, Diyarbakir, Badinan, Van; áreas no norte da Síria, norte do Iraque com as cidades de Irbil e Halabjah e oeste do Irã com a cidade de Urmia. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 210 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 100.

  1. O que o mapa está representando?
  2. Os curdos são um exemplo de minoria nacional? Explique a sua resposta.
  3. De acôrdo com o que você estudou, explique a relação entre minorias nacionais e movimentos separatistas e estabeleça uma relação também com a foto.
Fotografia. Policiais com uniformes e capacetes, parados enfileirados, em frente a uma multidão com bandeiras em uma rua. Ao fundo, edifícios.
Na foto, policiais em confronto com a população curda para evitar manifestação no norte da Síria, em 2018.
Respostas e comentários

6. a) Resposta pessoal.

6. b) Resposta pessoal.

6. c) Resposta pessoal.

7. Resposta pessoal.

8. a) êle representa a área ocupada pêlo povo curdo em diferentes países do Oriente Médio.

8. b) Sim, porque os curdos são um povo que habita territórios controlados por governos de outros povos.

8. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • Para se certificar de que êles apreenderam os temas abordados ao longo da unidade, durante a execução das atividades 6 a 8, faça uma chamada oral, solicitando a participação dos alunos para expor suas ideias, mas permita que todos participem.
  • Com base no estudo dos assuntos, é possível que tenham modificado algumas noções que tinham inicialmente. Leve-os a confrontar conhecimentos, de modo que identifiquem aqueles que mudaram e o que se confirmou ao final dêsse estudo. Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.
  • êsse é um momento interessante para avaliar o processo de ensino e aprendizagem. Caso considere necessário, retome alguns temas estudados ao longo da unidade.
  • Na atividade 7, é possível explorar o pensamento computacional dos alunos, uma vez que buscam solucionar problemas por meio de informações e de suas análises.
  • Para ampliar o conhecimento dos alunos, sugira que realizem a campanha proposta na atividade 8 por meio de algum programa de computador, com imagens e sons. Ao desenvolver o conteúdo com o auxílio de tecnologias do cotidiano, êles desenvolvem a cultura juvenil.

Resposta

8. c ) As minorias nacionais são povos que ocupam territórios controlados por outros povos; assim, não possuem soberania sôbre o território onde vivem. Os movimentos separatistas, geralmente, representam a organização de minorias nacionais que buscam criar um Estado próprio, livre e soberano. Em alguns casos, a luta por autonomia resulta em conflitos violentos, como o mostrado na foto anterior.


Aproveite a imagem apresentada na atividade 6 e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em estudo de recepção. Para isso, busque conhecer de que maneira os alunos realizam a leitura, a interpretação, ou seja, como êles compreendem a mensagem transmitida pêla imagem às pessoas que a observam. Dessa fórma, conduza as observações dos alunos apresentando questionamentos, como: Quais elementos são representados na tela? Qual a relação existente entre o desenho e o título da tela? O que vocês sabem a respeito do artista que produziu a imagem? Se considerar pertinente, leve outras imagens do artista Pablo Picasso. Os questionamentos possibilitarão a análise da recepção dos “entrevistados” diante a imagem. Por fim, caso considere interessante incentive os alunos a produzirem uma imagem que represente a paz para cada um deles.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Caracterize, de maneira resumida, os contrastes econômicos entre os países do continente europeu.
  2. No continente europeu, estão localizados alguns dos mais modernos e diversificados parques industriais do mundo. No entanto, a indústria europeia emprega cada vez menos trabalhadores. Copie a alternativa que explica corretamente por que ocorre essa situação.
    1. devido os baixos salários pagos aos trabalhadores das indústrias.
    2. em razão da falta de mão de obra, decorrente do envelhecimento da população.
    3. por causa da intensa automação (uso de máquinas) no processo produtivo industrial.
    4. em razão do fechamento das fábricas, devido ao agravamento da crise econômica.
  3. Cite os fatores que contribuem para a elevada produtividade agropecuária no continente europeu.
  4. Leia a manchete a seguir.

União Europeia propõe córte de subsídios agrícolas, mas França considera inaceitável

Disponível em: https://oeds.link/RPJdSl. Acesso em: 27 junho 2022.

O que são subsídios agrícolas e como isso favorece o desenvolvimento da produção agropecuária no continente europeu?

  1. Em uma folha de papel avulsa, relacione corretamente as informações a seguir.
    1. Imperialismo.
    2. Eurocentrismo.
    3. Conferência de Berlim.
    1. acôrdo selado em 1885 entre as potências europeias para dividir entre si a ocupação e a exploração do continente africano.
    1. Período histórico marcado pêla ocupação e pêla exploração mais efetiva dos continentes africano e asiático.
    1. Visão de mundo que propagou a suposta superioridade dos povos europeus em relação aos demais povos do mundo.
  2. O que são os movimentos separatistas? Por que movimentos têm sido causas de conflitos em várias partes do mundo?
Respostas e comentários

1. Resposta: Os países do continente europeu apresentam grandes contrastes econômicos, pois há desde grandes potências economicamente desenvolvidas, como Alemanha, Reino Unido e França, até países com economias bem mais modestas, como Grécia, Portugal, Romênia e Belarus.

2. Resposta: C.

3. Resposta: A intensa mecanização, o uso de sistemas de irrigação, de fertilizantes e de sementes selecionadas e os cuidados especiais que os rebanhos recebem.

4. Resposta: Os subsídios agrícolas são benefícios que, ao custearem parte dos gastos com a produção, tornando-a mais barata para o produtor, possibilitam que este possa negociar seus produtos com preços menores no mercado.

5. Resposta. um - B; dois - C; três - A.

6. Resposta: Os movimentos separatistas são mobilizações de grupos que almejam e lutam pêla autonomia, ou seja, pêla independência sôbre os territórios onde vivem. Muitas vezes, os separatistas são liderados por grupos radicais que realizam ações terroristas na tentativa de alcançar seus objetivos e, em contrapartida, acabam sendo violentamente perseguidos e reprimidos, pois o govêrno dos países onde vivem não aceita perder partes de seus territórios.

Objetivos das atividades

1. Comparar as diferenças e os contrastes econômicos nos países do continente europeu.

2. Compreender as características da atividade industrial no continente europeu.

3. Identificar as características da atividade agropecuária no continente europeu.

4. Entender o que são subsídios agrícolas e como êles atuam na produção agropecuária dos países europeus.

5. Compreender e distinguir o significado dos conceitos ligados ao imperialismo promovido pêlas nações europeias.

6. Entender o que são os movimentos separatistas e sua relação com a ocorrência de inúmeros conflitos armados em diferentes lugares e regiões do planeta.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dúvidas, apresente novamente aos alunos a tabela da página 150, que mostra informações comparativas sôbre o Produto Interno Bruto (Píbi) de alguns países europeus. Se possível, complemente essa comparação apresentado informações sôbre o Píbi de outros países europeus.

2. Caso os alunos tenham dificuldade, apresente fotos que mostrem a intensa robotização das linhas de produção nas indústrias europeias, sobretudo nas economias mais desenvolvidas do continente.

3. Se necessário, complemente as explicações apresentando aos alunos imagens que mostrem a intensa mecanização das atividades agropecuárias no espaço agrário do continente europeu.

4. Em caso de dúvida, retome as explicações sôbre os subsídios agrícolas, complementando o tema com outras manchetes que tratem da questão dos subsídios agrícolas praticados por países europeus.

5. Caso os alunos tenham dificuldade, retome as explicações sôbre o imperialismo promovido pêlas nações europeias nos territórios da África e da Ásia. Peça aos alunos que escrevam três palavras-chave do conteúdo e entregue-as para o colega ao lado. Após as trocas, solicite que cada aluno escreva três frases sôbre o conteúdo utilizando para cada uma delas, uma das palavras escolhidas pêlo colega. Quando todos terminarem, promova uma roda de leitura das produções.

6. Caso os alunos tenham dúvidas, escreva na lousa os exemplos de conflitos separatistas que foram destacados nas páginas 177 e 178 do livro do aluno. Juntos, busquem identificar as principais características dêstes conflitos.

7. Analise a foto a seguir. De acôrdo com o que você estudou, copie a alternativa que se relaciona corretamente com a mensagem destacada na imagem.

Fotografia. Dois homens brancos em pé, segurando um cartaz com a frase: IMMIGRANTS GO HOME.
Manifestantes na Bósnia-Herzegovina, em 2018. No cartaz, escrito em inglês, a frase: "Imigrantes, vão para casa".
  1. Movimento de caráter xenofóbico que atua em defesa dos imigrantes que vivem no continente europeu.
  2. Campanha antixenofobia, visando combater a discriminação e promover a inserção dos imigrantes na sociedade.
  3. Protesto em defesa dos imigrantes como fórma de suprir a falta de mão de obra nos países do continente europeu.
  4. Campanha promovida por grupos xenófobos que promovem o preconceito e o racismo contra a presença dos imigrantes no continente europeu.
  1. Leia e responda às questões a seguir.
    1. O que é a ônu e quando foi criada?
    2. Qual é o principal propósito da ônu?
    3. Cite três exemplos de operações ou projetos que a ônu realiza no mundo.
Respostas e comentários

7. Resposta: D.

8. a) Resposta: A ônu (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional composta por 193 Estados-membros. Ela foi criada em 1945.

8. b) Resposta: O principal propósito da ônu é promover a busca pêla paz mundial.

8. c) Resposta possível: Combate à pobreza, proteção à infância; defesa do meio ambiente, entre outros.

Objetivos das atividades

7. Perceber a existência de movimentos que fomentam a xenofobia, ao praticar o preconceito e o racismo contra a presença dos imigrantes no continente europeu.

8. Conhecer a ônu, suas propostas e importância.

Como proceder nas atividades

7. Caso os alunos apresentem dificuldades, retome as explicações sôbre o significado do têrmu xenofobia com base em exemplos de outros casos de xenofobia ocorridos no continente europeu.

8. Caso os alunos apresentem dificuldades, leve-os ao laboratório de informática e faça com êles uma pesquisa sôbre a ônu, pontuando situações em que a organização tenha atuado ou que esteja atuando na mediação de conflitos.

Glossário

Genocídio
: crime que pode exterminar, parcial ou totalmente, um grupo ou uma minoria nacional, étnica, racial ou religiosa.
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